quarta-feira, 13 de maio de 2020

Autoeuropa quer Portugal a produzir mais Volkswagen do que a Alemanha

Expresso | Autoeuropa é a fábrica mais eficiente e inovadora da ...
O diretor-geral da Autoeuropa, Miguel Sanches, assumiu hoje perante o primeiro-ministro e o Presidente da República o desafio de colocar a fábrica de Palmela a produzir mais veículos Volkswagen do que a Alemanha.
"Temos de criar as condições para que se façam mais Volkswagen em Portugal do que na Alemanha, é o desafio que temos", afirmou Miguel Sanches, durante a visita conjunta que o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, fizeram à fábrica de Palmela, no distrito de Setúbal.
Enquanto caminhavam pela fábrica, rodeados por jornalistas, após ouvir estas palavras, Marcelo Rebelo de Sousa observou: "Mas esse é o objetivo". E o primeiro-ministro também concordou: "Sim, sim".
Antes, António Costa falava com o diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa sobre as cadeias de produção na Europa e a localização das fábricas de motores, das quais a fábrica de Palmela depende.
O primeiro-ministro argumentou que "a distância é exatamente a mesma" se os motores vierem da Polónia para Portugal ou se forem de Portugal para a Polónia.
Se passarem a ser produzidos em Portugal, "é verdade que a distância para a Alemanha é um bocadinho maior", mas "com uma vantagem: é que as fronteiras nunca fecham, nem estão sujeitas a incidentes", apontou o chefe do Governo.
"Precisamos de volume, porque as fábricas de motores instalam-se junto às fábricas de maior volume", salientou Miguel Sanches.
O diretor-geral da Autoeuropa referiu ainda que 70% da produção da Autoeuropa tem como destinos os mercados da Alemanha, de Itália, Espanha, Reino Unido e França.
"Não é mau, são dos primeiros a recuperar e a abrir", considerou o Presidente da República.
Numa intervenção no final desta visita, Marcelo Rebelo de Sousa expressou "gratidão à Autoeuropa, à sua competência, à sua excelência, à sua qualidade, à capacidade de adaptação a este tempo que vivemos, àquilo que soube criar de ambiente social nesta casa e aquilo que está a fazer a favor do país".
O chefe de Estado estendeu este agradecimento a todos os que na indústria, na agricultura, no comércio e nos serviços "sabem ultrapassar tempos difíceis e construir um Portugal melhor" e a todos os que nesta altura "estão a trabalhar por todo o país, sem medo, sem angústia, sem ansiedade".
"A Autoeuropa é um exemplo, há muitos e muitos exemplos por todo o país. Temos a esperança de que o exemplo da Autoeuropa seja um exemplo que sirva para toda a Europa também. Aqui é o exemplo da colaboração entre a Alemanha e Portugal. A nível europeu tem de ser o exemplo da colaboração de todos os que formam a União Europeia", acrescentou.
Marcelo Rebelo de Sousa reiterou a mensagem de que, no atual contexto de pandemia de covid-19, a União Europeia deve responder com solidariedade e afirmando os valores que estiveram na base do projeto europeu.
Após uma paragem de seis semanas, os trabalhadores da Autoeuropa regressaram no final de abril para se inteirarem dos novos procedimentos de higiene e segurança a adotar nesta fase e a produção de automóveis recomeçou na semana passada, com dois turnos.
Na segunda-feira, fonte oficial da Autoeuropa confirmou à Lusa que um trabalhador da Volkswagen Group Services, empresa do grupo Volkswagen que presta serviço nas instalações da fábrica de Palmela, "testou positivo à covid-19".
Contudo, "a cadeia de contágio não ocorreu na fábrica e de acordo com as orientações técnicas da Direção Geral da Saúde, o paciente é considerado de baixo risco", referiu a mesma fonte, adiantando que os trabalhadores que estiveram em contacto com a pessoa infetada receberam indicação para permanecerem em casa e vão ser testados.
Lusa

Na Figueira da Foz trocam-se viseiras de proteção por alimentos para os sem-abrigo

Visão | Covid-19: Na Figueira da Foz trocam-se viseiras de ...
Um grupo de três profissionais da área da informática, residentes na Figueira da Foz, está a produzir equipamentos de proteção individual para entidades ou cidadãos necessitados face ao novo coronavírus, pedindo, em troca, alimentos para os sem-abrigo.Intitulado “233-SOS-Makers”, denominação que integra o indicativo de telefone fixo da Figueira da Foz e a referência aos artesãos dos tempos modernos (maker’s), que usam impressoras a três dimensões (3D) para dar corpo aos seus projetos, o grupo nasceu no final de abril de uma ideia colaborativa de David, Marco e Luís, que já integravam o movimento nacional que está a fazer produção artesanal daqueles equipamentos.
Ouvido pela agência Lusa, David Sopas, perito em segurança informática, por estes dias transformado em ativista social e um dos mentores do grupo da Figueira da Foz, explicou que os três amigos chegaram a produzir centenas de viseiras de proteção, no pico da pandemia de covid-19, para várias instituições, que foram fornecidas pelo movimento que tem milhares de utilizadores.
“Agora, já não faz sentido ser em grande número, porque as empresas que trabalham com plásticos e outros materiais têm toda a legitimidade para o fazer e devem fazê-lo. Porque o comércio precisa de vender e a economia tem de avançar”, defendeu David Sopas.
O projeto do “233-SOS-Makers” passou, assim, por produzir em pequenas quantidades, a nível local, com a diferença assente numa ideia de Patrícia Oliveira, mulher de David: pedirem bens alimentares em troca das viseiras, para os entregarem a uma instituição, a C.A.S.A., que dá apoio a cidadãos sem-abrigo.
As viseiras, mas também os ‘salva-orelhas’ – objeto colocado na parte de trás da cabeça, que permite prender os elásticos das máscaras – “são feitos em pequenas quantidades e entregues a pessoas que necessitem mesmo deles, como profissionais que estão na linha da frente do combate à pandemia ou doentes oncológicos que tenham dificuldades em adquirir os equipamentos”, entre outros.
“Em troca, pedimos alimentos e as pessoas dão o que puderem, não há uma tabela. Mas a Figueira da Foz é uma cidade extremamente solidária, já aconteceu por duas presilhas para as orelhas nos darem três volumes de pacotes de leite”, observou David Sopas.
Na página criada na rede social Facebook, o grupo de ‘maker’s’ vai atualizando o número de géneros alimentares recebidos e entregues à instituição de apoio aos sem-abrigo, que, na terça-feira, ascendiam a quase 300 unidades, com destaque para o leite, conservas, bolachas e cereais.
E se uma clínica dentária, que requereu equipamentos de proteção para os seus profissionais, entregou em troca géneros alimentícios “porque o pode fazer”, a instituições como os Bombeiros Voluntários ou delegações da Cruz Vermelha do concelho da Figueira da Foz aqueles foram entregues sem a ‘regra’ da troca por bens alimentares, “porque nesses casos não faz sentido pedir nada, estamos a ajudar quem a todos ajuda”, precisou.
“Mas também houve quem nos pedisse 100 viseiras e eu recomendei uma empresa que as está a fazer e precisa de produzir. Não é a minha área de negócio, a empresa onde trabalho [em segurança informática e agora a partir de casa] está em funcionamento e não recorreu ao ‘lay off'”, disse David Sopas.
Por outro lado, o processo de produção artesanal, explicou, acaba por ser algo moroso e privilegia a qualidade em detrimento da rapidez.
“Ao início, quando não havia equipamentos em lado nenhum, uma viseira fazia-se em 40 minutos. Agora, é feita com outro cuidado e já demora quase duas horas. Montá-las com os devidos cuidados é mais complicado que a própria impressão 3D, temos de desinfetar muito bem os acetatos e arranjar acetatos com a grossura indicada, o que às vezes não é fácil”, notou o perito informático.
Depois de três semanas de atividade, o projeto criado na Figueira da Foz, no litoral do distrito de Coimbra, já teve eco nas Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, onde a ideia da troca por bens alimentares foi adotada por uma instituição social, com a colaboração do grupo “233-SOS-Makers”.
Segundo David Sopas, a instituição em causa “apoia 75 casais, faz sopa todos os dias, mas já tem falta de batatas e outros produtos”.
“Esta semana estamos a fazer 100 viseiras para lhes entregar, para que as possam trocar pelos géneros alimentícios de que necessitam. No sábado, vamos entregá-las, saímos da Figueira com a esperança de sorrisos nas Caldas da Rainha”, rematou.
Lusa / Madremedia: Fonte e Foto

Figueiró dos Vinhos | Estragos de javalis recomendação à câmara do Vereador do PSD, Engº Filipe Silva



JAVALIS DESTROEM CULTURAS E CAUSAM PREJUÍZOS 
Câmara não deve ficar de braços cruzados.
Os produtores e proprietários rurais estão preocupados com os avultados e crescentes prejuízos agrícolas decorrentes do aumento descontrolado da população de javalis.

Estes animais invadem os lugares, destruindo as culturas, as hortas, os quintais e a agricultura de subsistência de muitas famílias.

Segundo vários Munícipes com quem falámos, estamos perante o aumento exponencial de javalis que de forma avassaladora irrompe todos os dias pelas povoações, já há casos assinalados na própria vila, deixando atrás de si um rasto de destruição e de prejuízos.

Segundo relatos estamos perante situações de superpopulação que podem vir até a constituir, uma ameaça para a saúde pública por se revelarem um meio de fácil transmissão de doenças, como a tuberculose, a triquinose ou, mais grave ainda, a peste suína africana.

A juntar a isto há a segurança rodoviária que também é preciso acautelar. Muitos acidentes são causados por javalis que atravessam inesperadamente as estradas.

É, pois, urgente tomar medidas. Segundo as Associações de Caçadores está na altura de fazer as esperas, porque é quando os animais começam a procurar novas culturas.

O Partido Social Democrata entende que, perante as inúmeras queixas que se ouvem um pouco por todo o concelho, a Câmara Municipal deve, com urgência, chamar o assunto a si e em articulação com as entidades competentes e as Associações de Caçadores delinear estratégias para a elaboração de um plano rápido de redução e controlo da população de javalis respeitando, naturalmente, a legislação ambiental e os requisitos de proteção da natureza e da própria espécie.

Feira Semanal e Feira dos Grossistas reabrem na próxima semana

Braga, 13 de maio de 2020 – A Feira Semanal de Retalho e a Feira de Grossistas voltam a receber clientes na próxima semana, mas com novas regras. A decisão de reabrir aquelas feiras foi tomada em conjunto pelo Município de Braga e pela InvestBraga. O atendimento aos Feirantes será realizado pela InvestBraga no Altice Forum Braga, a partir de 18 de maio de 2020.

Com o levantamento gradual das medidas de confinamento, a Feira Semanal de Retalho e a Feira dos Grossistas, que se realizam habitualmente à terça-feira, voltam ao seu funcionamento, com a disponibilização dos habituais produtos e serviços, já no dia 19 de maio.

De acordo com a administração da InvestBraga, a decisão de abertura traz consigo a definição de diversas medidas de proteção, quer para feirantes, quer para quem os visita.  Carlos Silva, Administrador Executivo da InvestBraga, salientou “que é necessário introduzir regras que permitam criar um clima de segurança em todas as atividades, sendo as feiras apenas mais um exemplo, de modo a permitir que os nossos clientes possam voltar às suas rotinas com confiança”.

Após uma paragem de mais de dois meses, a reabertura destas feiras está condicionada ao cumprimento de todas as normas e recomendações definidas pela Direção Geral de Saúde (DGS), tendo os comerciantes que obedecer a um conjunto de normas de funcionamento específicas, que visam garantir as condições de segurança e higiene no exercício da sua atividade.

·Obrigatoriedade de uso de máscara pelos feirantes da Feira Semanal de Retalho e a Feira dos Grossistas.
·Os utilizadores/clientes das feiras devem, no espaço da feira, utilizar máscaras.
·Os utilizadores devem respeitar entre si a distância social de segurança (2 metros), no momento de visita aos stands para fazer as compras.
·Os feirantes devem ter desinfetante nos seus espaços/bancadas/tendas para uso próprio e dos clientes.
·Os feirantes devem desinfetar as superfícies da zona de venda que usarem, ou que estiveram em contactos com os clientes.
· Os feirantes devem higienizar as mãos no início e no final de cada atendimento.
· Os utilizadores/clientes devem evitar tocar em objetos e superfícies.
·Não devem estar mais de 2 pessoas por bancada/espaço de atendimento dos feirantes.
· Nos recebimentos os feirantes devem evitar o uso de numerário, privilegiando o pagamento automático (Multibanco, MBWay e Contactless).

Em conformidade com as diretrizes da DGS, será obrigatório, quer para os clientes, quer para os vendedores, todas estas medidas de contingência devem ser respeitadas e cumpridas.

As medidas determinadas pelo Município de Braga e pela InvestBraga visam criar um clima de segurança e confiança para disponibilizar um conjunto de bens para o dia a dia de todos os munícipes, assim como permitir a continuidade da atividade profissional dos diferentes vendedores.


O Administrador Executivo da InvestBraga aponta ainda que “é necessário, cada um de nós, em conjunto com o todo, ajudar a retomar o sistema económico da região e para que as nossas vidas voltem pouco a pouco a alguma normalidade”.

Castelo de Paiva | Zona envolvente à Igreja Paroquial vai ser beneficiada

CONSIGNADA A OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DA PONTE DAS TRAVESSAS NA FREGUESIA DE REAL
Depois da abertura de concurso público, foi recentemente consignada, em cerimónia realizada nos Paços do Concelho, a obra de Requalificação do espaço envolvente da Igreja de Real, uma empreitada entregue à empresa penafidelense Revicalçadas – Unipessoal Ldª, com um custo superior a 215 mil euros.
Esta obra é financiada no âmbito do PROVERE, enquanto estratégia de valorização económica de base territorial dirigida para territórios de baixa densidade, tem por objectivo fomentar a competitividade através da dinamização de actividades inovadoras e alicerçadas na valorização de recursos endógenos do território.
Nesta estratégia de desenvolvimento regional estão inscritos dois importantíssimos investimentos para o concelho de Castelo de Paiva, avançando agora em primeiro lugar, a empreitada de Requalificação e Valorização Turística da Zona Envolvente à Ponte das Travessas, na freguesia de Real, destacando-se intervenções no alargamento da travessia sobre o Rio Sardoura e melhoramentos em todos os espaços envolventes à Igreja Paroquial, ao nível de pavimento e arranjo do Lavadouro Comunitário e fontenário municipal ali localizado.
Segundo a edilidade paivense, nesta empreitada está prevista a construção de uma nova Ponte das Travessas localizada no Caminho Municipal 1139, cuja acessibilidade nesta zona terá importantes obras de beneficiação, sendo que, esta intervenção será financiada pelos fundos comunitários e comparticipada pelo Município Paivense. 
Esta é uma obra necessária e urgente, tendo em conta o estrangulamento rodoviário que se verifica nesta travessia localizada na freguesia de Real, perspectivando-se que, estas obras de beneficiação, agora consignadas, vão possibilitar uma circulação mais funcional e segura para viaturas e peões.

Assim, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva mantém a aposta na recuperação da rede viária interna, e nos últimos meses tem avançado com empreitadas de pavimentação em várias zonas do concelho, garantindo uma melhor mobilidade e qualidade de vida aos paivenses.

Carlos Oliveira 

Cantanhede | Plataforma “Da Terra à Mesa” já se encontra disponível online



Acaba de ser lançada pelo Município de Cantanhede a plataforma de venda online de produtos locais e regionais “Da Terra à Mesa”. Este projeto, dinamizado pelo Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor da autarquia visa estimular a comercialização de produtos agrícolas e pecuários concebidos no concelho de Cantanhede.
Em fase de testes desde o início de março, esta iniciativa tem como principal objetivo dinamizar o desenvolvimento económico da região, nomeadamente no setor primário da economia, prevendo a criação de um circuito curto de comércio, reduzindo a intermediação, facultando não só a todos os consumidores um acesso rápido a produtos saudáveis e de elevada qualidade, como também um eficaz escoamento da produção dos agricultores locais.
Esta estratégia assenta também num conceito de preservação de técnicas de produção tradicionais e ancestrais de cultivo agrícola, valorizando a diversidade e variedade de produtos produzidos no concelho de Cantanhede. Estes alimentos já se encontram, por isso, completamente adaptados ao clima, pragas e solos, exigindo por isso a aplicação de uma menor quantidade de produtos fitofarmacêuticos e fertilizantes, apresentando-se assim mais naturais, beneficiando com isso a saúde dos consumidores e o bolso dos produtores.
Os clientes podem assim efetuar as suas encomendas diretamente ao produtor, com a grande vantagem de os produtos adquiridos virem diretamente da terra, garantindo assim a frescura e a qualidade dos mesmos.
Poderá aceder facilmente à plataforma “Da Terra à Mesa”, bastando para isso consultar o portal institucional do Município de Cantanhede ou diretamente através do link https://www.cm-cantanhede.pt/daterraamesa.
O Município de Cantanhede relembra ainda, que os produtores interessados em participar neste projeto poderão fazê-lo a qualquer altura, através da inscrição na plataforma criada para o efeito, através do e-mail gmaa@cm-cantanhede.pt ou através do contacto telefónico 231 410 100 ou 969 287 659.
O Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor terá a gestão e controlo da plataforma a seu cargo, garantindo o cumprimento legal de todos os procedimentos, com as ações relacionadas com os produtos fornecidos e as informações prestadas a serem da exclusiva responsabilidade dos produtores.

Ansião | Criada Plataforma Municipal de Educação

O Município de Ansião criou uma plataforma de apoio à educação com o objetivo de ser mais acessível a toda a comunidade educativa e de promover a interação e o trabalho em rede, cada vez mais necessário e, de momento, essencial. 

Esta plataforma permite consultar informações relativas às candidaturas à Ação Social Escolar; efetuar inscrição nas Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), da educação pré-escolar, e nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), do 1.º ciclo do ensino básico; efetuar a requisição de Transporte Escolar (TE), do pré-escolar ao ensino secundário; e aceder gratuitamente a conteúdos educativos digitais dirigidos ao pré-escolar e ao 1.º ciclo no âmbito do ensino a distância (E@D). 

No âmbito das suas competências na área da educação, o município assegura e financia as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC). A conceção destas atividades tem por base os interesses das crianças/ alunos e as necessidades das suas famílias, pelo que, face à suspensão das atividades letivas presenciais, a autarquia tem reunido todos os esforços no sentido de assegurar a sua continuidade até ao final do ano letivo. 

As AAAF têm continuado a ser desenvolvidas pela empresa contratada pelo município no início do ano letivo e, nos meses de abril, maio, junho, julho e agosto, tal como no mês de março, estas atividades não terão qualquer custo para os agregados familiares. As AEC continuam a ser dinamizadas pelos professores que trabalharam com os alunos ao longo do ano letivo. Também as técnicas municipais de Psicologia e Terapia da Fala dão continuidade ao trabalho desenvolvido presencialmente ao longo do ano letivo com o intuito de não quebrar o elo de ligação com as crianças e alunos. 

Todos os conteúdos destas atividades estão acessíveis na Plataforma Municipal de Educação, em http://educacao.cm-ansiao.pt/

Prosseguindo com os princípios de uma educação ativa e inclusiva e reconhecendo a importância de uma estreita e permanente ligação entre todos os agentes educativos nesta fase de constantes adaptações a uma nova realidade, entendeu a autarquia serem estas medidas de apoio às famílias com vista à minimização dos impactos do confinamento.

Proença-a-Nova | Amoras Country House Hotel é “Estabelecimento Clean & Safe”


O Amoras Country House Hotel é a primeira unidade hoteleira do concelho a receber o selo “Estabelecimento Clean & Safe”, atribuído pelo Turismo de Portugal para “distinguir as atividades turísticas que asseguram o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controlo da Covid-19 e de outras eventuais infeções, reforçando, assim, a confiança do turista no destino”. Também a Horizontes – Turismo Desportivo é a primeira empresa de animação turística a receber a mesma distinção. 

Com a validade de um ano, este selo está disponível apenas para os empreendimentos turísticos (casas de campo, hotéis e agroturismo), agentes de animação turística e agentes de viagens e turismo que cumpram os requisitos definidos nas normas a observar e que incluem, por exemplo, protocolo de limpeza e higienização, formação para todos os colaboradores e procedimentos de lavagem e desinfeção para garantir a segurança de funcionários e hóspedes. 

“Esta é uma excelente medida do Turismo de Portugal para, aos poucos, começar a dar segurança neste período de progressiva retoma da atividade económica num sector que foi profundamente atingido”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. “Ainda que com todas as precauções de segurança, o território pode agora mostrar-se como um destino turístico de excelência até por todo o turismo de natureza que pode ser explorado sem se massificar”. Ainda a aguardar as medidas que o Governo irá publicitar sobre as regras para frequentar as praias fluviais, o Município encontra-se a preparar uma reunião com os alojamentos para delinear uma estratégia comum para a época de verão. “Com a restrição das viagens aéreas, é expectável que muitos portugueses optem por viagens dentro do país e poderemos aproveitar este impulso para nos divulgarmos como destino turístico que aposta na segurança de todos, de quem nos visita, mas também de quem aqui reside”. 

Existem no concelho seis outros empreendimentos turísticos e três agentes de animação turística que podem solicitar o mesmo selo. Para o alojamento local, que representa a grande maioria (35 alojamentos no concelho), o Turismo de Portugal está a definir o processo de atribuição de selo que apresentará na próxima semana.

Sertã | GNR realiza ações de sensibilização nos transportes públicos

O Destacamento Territorial da Sertã da GNR, no qual se inclui o Posto de Proença-a-Nova, realizou, na manhã de 7 de maio, uma ação de sensibilização juntos dos passageiros que utilizaram transportes públicos. O objetivo foi alertar para a obrigatoriedade do uso de máscara, de acordo com o definido no Decreto-Lei 20/2020 de 1 de maio, e para a verificação do cumprimento da lotação máxima do autocarro, agora limitada a 2/3 da sua capacidade. O Tenente Diogo Vicente, comandante do destacamento da GNR da Sertã, que engloba os postos territoriais de Proença-a-Nova, Oleiros, Vila de Rei e Sertã, referiu que esta iniciativa está integrada na operação “Transição Segura”, ou seja, “é a passagem daquilo que foi o período de confinamento, que culminou no fim do Estado de Emergência, que nos permite alguma liberdade e, por isso, estamos a fazer esta transição de forma segura e pacífica, alertando as pessoas para a responsabilidade do uso da máscara no seu dia a dia e na utilização de transportes públicos”. 

Nos autocarros dos percursos de Moitas e Sobreira Formosa, só um passageiro não tinha máscara. “Agora estamos numa fase inicial, que é uma fase mais preventiva e de aconselhamento, e posteriormente iremos começar numa fase de fiscalização. Aproveito para alertar que as coimas da não utilização de máscara em transportes públicos vai desde os 120 aos 350 euros”, adiantou o Tenente Diogo Vicente. Para além dos autocarros, também os táxis vão ser fiscalizados: o Decreto-Lei já referido estabelece que “os bancos dianteiros devem ser utilizados apenas pelo motorista, não podendo a ocupação máxima dos veículos pelos passageiros ultrapassar as recomendações sobre lotação máxima, a definir em portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas dos transportes e do ambiente, devendo ainda ser acautelada a renovação do ar interior das viaturas e a limpeza das superfícies”. 

Quanto ao balanço do período do Estado de Emergência, não houve registo de casos de crime de desobediência. A GNR sensibilizou as populações para o recolhimento e distanciamento social, tendo notificado muitas pessoas que pretendiam deslocar-se do seu concelho de origem nos dias em que tal foi proibido pelo Governo. Foram também chamados a atuar no caso de consumo de álcool na via pública em grupo e fizeram vigilância dos casos de isolamento profilático de pessoas infetadas ou em prevenção, não tendo havido ninguém a desobedecer nessas circunstâncias. “A população tem um papel fundamental, não são só as forças de segurança ou as autoridades de saúde, o papel é de todos e é muito mais fácil se trabalharmos todos em equipa porque se formos só nós a fazer a pressão na fiscalização, ou mesmo só os avisos das autoridades de saúde, não é suficiente. As pessoas têm que interiorizar que é uma nova fase e que estamos a criar novos hábitos”. 

A Câmara Municipal de Proença-a-Nova associou-se a esta iniciativa oferecendo máscaras para os militares distribuírem junto dos passageiros que não tivessem proteção e tem apoiado ativamente, enquanto entidade de proteção civil, na sensibilização para o cumprimento de todas as medidas preventivas para evitar a propagação do novo coronavírus na região.

Investigadores da UC utilizam resíduos do fruto da nogueira para o combate a nemátodes parasitas de plantas


Uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF) e do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) descobriu uma forma de valorizar os resíduos resultantes do processamento do fruto da nogueira, que atualmente não têm qualquer aproveitamento, através da extração de compostos com efeito “nematodicida”, isto é, para o controlo de nemátodes parasitas de plantas que afetam uma ampla gama de espécies economicamente importantes, causando elevadas perdas ao nível da produção (qualidade e quantidade).
Estes novos nematodicidas de origem natural resultam de uma colaboração iniciada há cerca de uma década pelos investigadores Hermínio de Sousa (Departamento de Engenharia Química) e Isabel Abrantes (Departamento de Ciências da Vida), com o objetivo de reutilizar e valorizar resíduos provenientes da indústria agroalimentar através da extração de compostos para posterior utilização em diferentes fins e aplicações.
Nesta procura, os investigadores identificaram dois compostos pertencentes ao grupo das naftoquinonas, que viriam a revelar-se “bionematodicidas” eficazes no combate a nemátodes parasitas de plantas. Os nemátodes parasitas de plantas, com ênfase nos nemátodes das galhas radiculares (Meloidogyne spp.), assim designados por induzirem a formação de galhas no sistema radicular de diversas plantas, são uma das maiores ameaças à produção agrícola em todo o mundo. Estima-se que todos os anos estes nemátodes causem perdas de culturas, a nível mundial, de cerca de 5%, o que constitui um obstáculo à produção agrícola.
As naftoquinonas «são peculiares porque são responsáveis pelo aroma intenso do fruto da nogueira ou da própria árvore. Ao analisar as moléculas das naftoquinonas, verificou-se que estas poderiam funcionar como pesticidas de origem natural por terem semelhanças químicas com moléculas comerciais. Após otimização dos processos de extração, obtivemos um extrato enriquecido em dois compostos: 1,4-naftoquinona e juglona», relatam Carla Maleita e Mara Braga, investigadoras no projeto.
Analisado o extrato obtido, seguiram-se vários testes para verificar a sua eficácia como nematodicida. Os resultados foram muito positivos, revelam as investigadoras da FCTUC: «os compostos ativos identificados no extrato foram testados diretamente em dois tipos de nemátodes fitoparasitas que afetam as culturas do tomateiro e da batateira, nemátodes das galhas radiculares e das lesões radiculares. Ao fim de 72 horas, um dos compostos tinha eliminado mais de 40% dos nemátodes, sem afetar os organismos não alvo do solo e as plantas».
Além de permitir a valorização dos resíduos do fruto da nogueira, como fontes renováveis de produtos à base de naftoquinonas, este estudo contribui igualmente para o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável e amiga do ambiente, constituindo uma alternativa à aplicação de nematodicidas sintéticos, que apresentam elevados impactos na saúde humana e no ambiente.
As investigadoras notam que «os resíduos do fruto da nogueira, que apresentam alguma toxicidade, são normalmente colocados em aterros o que pode originar uma grande concentração de naftoquinonas no solo e, eventualmente, a contaminação dos cursos de água ou dos lençóis freáticos».
Embora ainda seja necessário realizar mais alguns ensaios laboratoriais e no campo, a equipa acredita que, a médio prazo, estes extratos possam vir a integrar produtos nematodicidas comerciais «desde que a indústria mostre interesse. Temos vários indicadores de que é possível ter um produto desta natureza e com esta capacidade nematodicida no mercado, uma vez que os extratos desenvolvidos revelaram ser uma alternativa eficaz aos nematodicidas sintéticos», concluem Carla Maleita e Mara Braga.

Cristina Pinto

Ó Senhora de Fátima tolhei os passos à infiltração comunista

A fim apressarmos a aurora bendita do Reino de Maria, uma oração para rezarmos nestes apocalípticos dias de tantos perigos que ameaçam o Brasil, o mundo e a Igreja
Neste dia 13 de maio de 2020 celebramos o 103º aniversário da 1ª aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos (Lúcia, Francisco e Jacinta). Ocasião mais do que propícia para suplicarmos a Ela que, o mais breve possível, venha o triunfo do Imaculado Coração de Maria no Brasil e em todo o mundo.
Plinio Corrêa de Oliveira — fundador da TFP brasileira e, sem dúvida, o maior divulgador durante o século XX da Mensagem de Fátima — indagou o seguinte:
“O que podemos fazer para evitar o castigo anunciado em Fátima, na tênue medida em que ele é evitável? O que podemos fazer para obter a conversão dos homens, na fraca medida em que ela ainda possa ser obtida antes do castigo, dentro da economia comum da graça? O que podemos fazer para apressar a aurora bendita do Reino de Maria, e para nos ajudar a caminhar no meio das hecatombes que tão gravemente nos ameaçam? Nossa senhora o indica: afervoramento na devoção a Ela, oração e penitência”.
Nesse sentido, segue uma muito oportuna oração para rezarmos esses trágicos dias de pandemia, iniciada na China comunista. Essa bela prece foi composta pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira para recitação particular.

Oração a Nossa Senhora de Fátima
ÓRainha de Fátima, nesta hora de tantos perigos para as nações cristãs, afastai delas o flagelo do comunismo ateu.
Não permitais que consiga instaurar-se, em tantos países nascidos e formados sob o influxo sagrado da Civilização Cristã, o regime comunista, que nega todos os Mandamentos da Lei de Deus.
Para isto, ó Senhora, conservai vivo e aumentai o repúdio que o comunismo encontrou em todas as camadas sociais dos povos do Ocidente cristão. Ajudai-nos a ter sempre presente que:
1°) O Decálogo nos manda “amar a Deus sobre todas as coisas”, “não tomar seu Santo Nome em vão” e “guardar os domingos e festas de preceito”. Mas o comunismo ateu tudo faz para extinguir a Fé, levar os homens à blasfêmia e criar obstáculos à normal e pacífica celebração do culto.
2°) O Decálogo manda “honrar pai e mãe”“não pecar contra a castidade” e “não desejar a mulher do próximo”. Mas o comunismo deseja romper os vínculos entre pais e filhos; quer entregar ao Estado a educação dos filhos; nega o valor da castidade; e ensina que o casamento pode ser dissolvido por qualquer motivo, pela mera vontade de um dos cônjuges.
3°) O Decálogo manda “não furtar” e “não cobiçar as coisas alheias”. Mas o comunismo nega a propriedade privada e a sua importante função social.
4°) O Decálogo manda “não matar”. Mas o comunismo emprega a guerra de conquista como meio de expansão ideológica, promove revoluções e crimes em todo o mundo.
5°) O Decálogo manda “não levantar falso testemunho”. Mas o comunismo usa sistematicamente a mentira como arma de propaganda.
Fazei que, tolhendo resolutamente os passos à infiltração comunista, todos os povos do Ocidente cristão possam contribuir para que se aproxime o dia da gloriosa vitória que predissestes em Fátima, com estas palavras tão cheias de esperança e doçura: “Por fim, o meu imaculado coração triunfará”.
ABIM

Cantanhede | Período para limpeza de terrenos foi prolongado até 31 de maio

Governo estendeu prazo por um mês

Devido ao período alargado que confinamento e impacto que a pandemia SARS-COV-2/Covid-19 teve em Portugal, o Governo decidiu alargar o prazo legal para execução dos trabalhos de limpeza e de gestão de combustíveis 

A Câmara de Cantanhede relembra por isso, que, o novo prazo legal para a execução dos trabalhos de gestão de combustível é da responsabilidade dos proprietários, nomeadamente em 100 metros à volta das aldeias e de 50 metros de edifícios isolados expirava no passado dia 30 de abril, foi novamente prolongado para dia 31 de maio. A edilidade cantanhedense recorda ainda que aquando da execução destas ações devem ser seguidas as recomendações da Direção Geral da Saúde, mantendo as medidas de proteção e de distanciamento social aconselhadas. 

Desta forma os proprietários ou arrendatários que detenham terrenos junto a edifícios devem promover a gestão de combustível nos mesmos, de acordo com os critérios previstos no Decreto-Lei n.º 10/2018, de 14 de fevereiro.

PARTICULARES PODERÃO CONTINUAR A APRESENTAR CANDIDATURAS AOS PROGRAMAS DE APOIO À REABILITAÇÃO URBANA DE SILVES

Prazo de apresentação de candidaturas encontra-se suspenso
Câmara de Silves contra taxa turística | AbrilAbril
A Câmara Municipal de Silves informa que o prazo para a apresentação de candidaturas ao Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) e ao Programa de Apoio à Recuperação dos Jardins e Pátios Interiores (PARJPI) do edificado localizado na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Silves, inicialmente a decorrer durante o 1.º trimestre e 2020, encontra-se suspenso desde o passado dia 09 de março. Esta suspensão vigorará enquanto a situação excecional de prevenção, contenção, mitigação e tratamento da infeção epidemiológica pelo novo coronavírus, motivador da doença COVID-19, se mantiver, acrescida de 17 dias úteis, e permitirá que os interessados possam continuar a apresentar candidaturas.

Relembramos que o PAHAB tem como objetivo contribuir para a melhoria das condições de habitabilidade do edificado localizado na ARU de Silves e assim reforçar a atratividade dessa área de reabilitação, designadamente, para fins habitacionais. A comparticipação do Município de Silves fixa-se em 20% do valor máximo de despesa elegível (neste caso o máximo da despesa elegível varia de acordo com a tipologia dos trabalhos comparticipáveis definidos em regulamento).

Por seu lado, o PARJPI tem como objetivo contribuir para a valorização, promoção e conhecimento do património natural e paisagístico da cidade de Silves, concretamente os espaços verdes privados localizados na ARU de Silves. Neste programa a comparticipação do Município de Silves fixa-se em 20% do valor das obras realizadas, tendo como limite máximo, por intervenção, o montante de 500 euros.

Todos os documentos inerentes ao processo de candidatura, assim como os respetivos regulamentos, estão disponíveis para consulta e download em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/827/operacao-de-reabilitacao-urbana.aspx, devendo as candidaturas ser formalizadas através do endereço de correio eletrónico reabilitacao.urbana@cm-silves.pt.

Património da Marinha Grande nomeado para as “7 Maravilhas da Cultura Popular”

Marinha Grande – Wikipédia, a enciclopédia livreO Município da Marinha Grande está nomeado para as 7 maravilhas da Cultura Popular nas cinco categorias a que se propôs, tendo passado para a 3ª fase do concurso. Nesta fase as candidaturas serão avaliada por um Painel de Especialistas, sendo eleitos os 140 finalistas que participarão nas respetivas eliminatórias regionais.

A Organização das 7 Maravilhas de Portugal® recebeu 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular. Estas candidaturas foram avaliadas pelo Conselho Cientifico, que acabou por atribuir o selo de Nomeado a 471.

Os resultados da avaliação pelo Painel de Especialistas, da 3ª Fase do concurso, serão conhecidos a 7 de Junho. Nessa fase, o Painel de Especialistas, composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elege 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais.

A 7 de Junho serão igualmente divulgadas as próximas etapas do concurso, que estão neste momento condicionadas à evolução da pandemia causada por covid-19.

A Câmara Municipal da Marinha Grande candidatou cinco elementos do património cultural do concelho: o Vidro, na categoria Artesanato; as lendas de São Pedro de Moel, na categoria Lendas e Mitos; "O Barco" do Rancho Folclórico de Vieira de Leiria, na categoria Músicas e Danças; a Arte Xávega, nos Rituais e Costumes; e a Procissão da Nossa Senhora dos Navegantes; na categoria de Procissões e Romarias.

Artesanato - Artesanato em Vidro
Tradição e modernidade caraterizam hoje o artesanato em vidro na Marinha Grande. Do ponto de vista técnico, a utilização do maçarico para amolecer e modelar o vidro tem vindo a ser uma prática utilizada por artesãos há décadas na Marinha Grande, para a produção de vários objetos de cariz e expressão popular. Trata-se de uma técnica milenar, utilizada para a produção de contas de vidro, botões e peças que vão desde figuras antropomórficas e zoomórficas aos objetos de laboratório, e que progressivamente foi apropriada por operários vidreiros e incorporada em pequenas oficinas familiares, já que não implicavam avultados investimentos em tecnologia, nem significativos custos de produção, e podia ser praticada em pequenas áreas.

Cerca de duzentos e setenta anos de manufatura de vidro ininterrupta conferem à Marinha Grande o título e o reconhecimento internacional como a capital portuguesa do vidro.

Lendas e Mitos - Lendas de São Pedro de Moel
O filho do Marquês de Vila Real, D. Miguel Luís de Menezes e futuro Duque de Caminha cresceu junto ao mar, em S. Pedro de Moel. Aí também se rendeu à beleza da sua esposa, D. Juliana filha dos Condes de Faro. Reza a lenda que um dia o Duque convidou a esposa para dar um passeio. Seguiram de cavalo em direção a Norte, pelo cimo da arriba, parando sobre um pequeno promontório. O Duque tirou da cela uma manta que estendeu no chão e envoltos no silêncio só interrompido pelo som do mar, deram largas ao seu amor.

Músicas e Danças - "O Barco" do Rancho Folclórico de Vieira de Leiria
A coreografia "Pescadores da Praia - O Barco", cantada e dançada pelo Rancho Folclórico Peixeiras da Vieira resulta num quadro etnográfico, que representa a pesca artesanal, designada de arte xávega,e que desde tempos remotos se pratica na Praia da Vieira. Os habitantes da praia aventuravam-se no mar em barcos “Meia Lua” tentando daí tirar o seu provento, providenciando assim o sustento das famílias. Esta era uma vida muito dura, condicionada pelo estado do mar, tantas vezes bravio, e a coragem com que o enfrentavam valeu-lhes a designação de “lobos do mar”.A letra, música e coreografia são da autoria de Raúl Brito Quiaios (já falecido), e foram escritos na década de 40 do século passado. Com acentuado pendor dramático,tal, segundo se diz, advém do facto de se inspirar no Naufrágio do barco da companha de Manuel da Silva Sapateiro denominado "Salsinha". Com efeito em 15 de novembro de 1907, o Salsinha virou-se a poucos metros da praia, espetando-se de proa e ré na areia, com a companha constituída por 26 homens, quase toda debaixo do barco.

Rituais e Costumes - Arte Xávega
A Praia da Vieira é amplamente reconhecida pela tradição da Arte Xávega, prática determinante para a afirmação da identidade da sua comunidade piscatória e dos usos e costumes das gentes da Praia da Vieira.Tratando-se de uma preciosa herança deixada pelos seus antepassados, a comunidade da Praia de Vieira tem lutado e contribuído para que a mesma não se extinga, e personifica com orgulho este vasto património vivo.A xávega é a prática de pesca artesanal de arrasto para terra que se realiza com rede de cerco. Na Praia da Vieira, grandes embarcações de fundo chato e de proa alta em forma de meia-lua entram mar adentro, enfrentando as ondas, deixando o cabo de um dos extremos da rede preso em terra. Depois de deitada a rede ao mar, a umas centenas de metros da costa, os pescadores regressam para terra com o cabo que segura o outro extremo da rede.Com os dois cabos em terra, a rede é puxada atualmente por tratores, até à praia, onde é recolhido o peixe.Porém, o conjunto de práticas que caracterizam a arte xávega na Praia da Vieira não de esgota apenas na simples atividade piscatória, mas num conjunto de práticas intrinsecamente associadas, que foram incorporadas pela comunidade, e fazem hoje parte do universo da tradição da Arte Xávega da Praia da Vieira.

Procissões e Romarias - Procissão da Nossa Senhora dos Navegantes
Na terceira semana de agosto, realiza-se na Praia da Vieira, freguesia de Vieira de Leiria, a tradicional festa religiosa em honra de São Pedro e da Senhora dos Navegantes.O acontecimento inclui a típica procissão do mar, momento único e muito especial para a gente local e para os muitos veraneantes e turistas que se deslocam a esta praia do concelho da Marinha Grande. A festa da fé que homenageia a gente do mar, muito especialmente os seus pescadores, traduz um simbolismo muito especial para a população local, que não esquece os trágicos acidentes em que pereceram filhos da terra que infelizmente foram apanhados pela força das águas do mar.

Ansião | Câmara antecipa apoio a coletividades do concelho

A Câmara Municipal de Ansião aprovou a antecipação dos apoios às coletividades e entidades concelhias num valor superior a 40 mil euros. 

No âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo em vigor, a autarquia vai possibilitar a antecipação do pagamento dos apoios ordinários já aprovados para o corrente ano às cerca de quarenta associações e coletividades, num financiamento de 34.069,95 euros. 

Considerando o impacto económico das medidas de confinamento decorrentes da pandemia por Covid-19, nomeadamente o cancelamento ou a suspensão das atividades previstas no plano anual destas entidades, o Município irá permitir a solicitação da antecipação por duodécimos, no presente mês de maio, do financiamento que se previa ser atribuído até ao final do mês de setembro. 

Os mesmos fundamentos e propósitos abrangem também a CASAN – Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Beirão, no âmbito do protocolo celebrado para a constituição do Gabinete de Apoio Técnico ao Desenvolvimento Rural, no valor de 3.166,68 euros, e a Associação Florestal do Concelho de Ansião, à luz do protocolo para a cooperação nos domínios da gestão florestal e da proteção civil, no montante de 3.100,00 euros. 

Consciente do seu papel na promoção da dinâmica associativa, a autarquia tem vindo a reforçar, desde 2018, o apoio financeiro no quadro das regras que reformulou para o apoio ao associativismo, reconhecendo o contributo das coletividades para o desenvolvimento e coesão sociais, para a promoção do território e para a consolidação da identidade cultural do concelho. 

No setor do desporto, além do apoio regular, têm sido apoiadas a recuperação de atletas, a inscrição de atletas em formação de todas as modalidades praticadas no concelho e ainda a gratuitidade dos transportes no âmbito da formação. 

As coletividades culturais e recreativas, nas suas diferentes valências, têm visto também aumentados os apoios, designadamente na formação, seja na música, seja na dança, e no folclore federado, como garantia da manutenção da autenticidade na recriação das danças e cantares tradicionais, que acrescenta valor à etnografia da região. 

Os pedidos de isenção de taxas de transporte e os apoios extraordinários a atividades não previstas nos seus planos anuais, têm merecido, de igual forma, a melhor atenção da parte do município.

Ansião | Câmara atribui apoio financeiro extraordinário a Bombeiros


A Câmara Municipal de Ansião deliberou apoiar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ansião com um subsídio excecional de 10.000 euros e a antecipação, para o corrente mês de maio, do remanescente do apoio ordinário aprovado para 2020 no valor de 38.000 euros. 

Esta medida foi avançada considerando as manifestas dificuldades financeiras causadas na corporação pela pandemia pela Covid-19, devido à redução dos serviços remunerados e ao acréscimo na despesa com a aquisição de equipamento de proteção individual. 

No quadro das suas atribuições e competências, a autarquia tem vindo a reforçar as verbas transferidas para esta instituição, contribuindo para a sua capacitação para um eficiente e ininterrupto exercício da sua missão humanitária. 

No âmbito do combate à propagação do novo coronavírus, o município já entregou kits de equipamento de proteção individual e alargou o prazo de pagamento de encargos da associação. 

O Município de Ansião tem prosseguido em permanente estado de alerta e de atuação, seja nos domínios da saúde e da proteção civil, seja no apoio às entidades locais do setor da economia social, seja ainda no apoio aos cidadãos mais vulneráveis ou mais desprotegidos e na informação e sensibilização de toda a comunidade.

Carta aberta ao Sandro, em memória da Valentina e de muitas "Valentinas"



Uma carta que a meu ver diz tudo... Parabéns ao autor, em memória da Valentina e de muitas "Valentinas"😥😥😥
"Olá Sandro,
O meu nome é Mário Gonçalves. Não me conheces. Eu também não te conhecia, passei a conhecer pelos piores motivos. Tenho uma filha da idade da Valentina, o anjo que mataste com as tuas próprias mãos.
Ontem sentei-me na cama da minha filha durante a madrugada, só para a observar a dormir. Pensava para comigo, como é possível um "pai" matar um anjinho tão indefeso? A chuva caía lá fora e entre tantos pensamentos jamais consegui obter uma resposta, pois na verdade não há respostas para um ato tão hediondo como esse.
Durante o dia de ontem, foi possível ler a revolta de milhares de pessoas nas redes sociais sobre a tua pessoa. Pais, Mães, Avós, em suma, pessoas de bem e com sentimentos que jamais conseguem entender o porquê Sandro, o porquê de teres agido dessa forma.
Se somos alguém para te julgar? Não. Isso caberá aos magistrados deste País e a Deus. Em relação aos magistrados deste País, infelizmente não te vão dar uma sentença severa como aquela que mereces. Já Deus, bom, Deus não dorme, Deus saberá o castigo que te reserva daqui para a frente.
Podia chamar-te monstro, animal, entre tantos outros adjetivos, mas isso valia-me de quê neste momento? Já tudo foi dito. Nada mais se pode dizer.
O que se pode dizer é que um anjinho indefeso foi morto às tuas mãos. Às mãos de um cobarde que teve o descaramento de chorar em frente às câmaras sabendo o que tinha feito. Mas sabes? A culpa não é só tua.
Estando este anjinho sinalizado pelas "doutorinhas" e "magistrados" deste País, por maus tratos na tua casa, eu pergunto o que é que estes serviços fazem na realidade? Bom, é fácil, mamam elevadas quantias de dinheiro ao final do mês, ordenados chorudos, porque é isso que lhes importa e não o bem estar das crianças.
É ver certas "doutorinhas" cheias de nove horas ao pescoço a tomar os pequenos almoços prolongados, beber cafés e fumar cigarros à porta dos seus serviços durante a dia, porque isso sim, são boas a fazê-lo, enquanto os verdadeiros problemas continuam por resolver.
Não és o único acéfalo que deveria ser julgado, mas sim quem permitiu que a tua filha estivesse na mesma casa que tu.
Não posso dizer mais nada. Para mim este assunto fica por aqui, espero que a justiça seja severa e que na prisão conheças "bons amigos" que te ajudem a integrar por lá.
Deixo-te com esta foto, para que olhes fixamente a mesma e te lembres que a menina que tens no teu colo está agora debaixo de terra. Foste tu que a mataste. Chamar-te "Pai" é uma ofensa grave a todos os verdadeiros Pais deste mundo.
Tenho a certeza a pequena Valentina está agora num lugar melhor e a perguntar-se...
Porquê "Pai"? Porquê?
Esteja onde estiver que dê muita força à sua mãe e a todos os que a amavam.
Em relação a ti Sandro, já tudo foi dito, agora não há mais nada a fazer. Que conheças o inferno na terra enquanto por cá andares.
Atenciosamente,
Mário Gonçalves"

Fonte: Facebook