segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Hora de Fecho: Novas regras na banca. O que significam para si?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
BANCA 
Não lhe terá passado ao lado, com as notícias do final do ano, que houve grandes mudanças na banca europeia no último dia 1. Saiba que mudanças são estas e como irão afetar a sua vida.
REAL MADRID 
O jornal Marca está a avançar que Rafa Benítez já terá sido despedido pela direção do Real Madrid. Zidane será o escolhido para substituir o espanhol.
OPERAÇÃO FÉNIX 
Dirigentes do Futebol Clube do Porto entre os 57 arguidos acusados na Operação Fénix por terem recorrido a serviço de guarda-costas sem licenciamento
CDS 
Eurodeputado pode assumir lugar de deputado à Assembleia da República pois foi suplente na lista de Braga. Decisão sobre candidatura ainda não está tomada.
2015-2016 
A tendência é que, cada vez mais, a ciência básica e fundamental se transforme em ciência aplicada, com uma presença crescente no nosso dia-a-dia. O que é que os cientistas destacam para 2016?
STARTUPS 
Cristina Fonseca e Tiago Paiva são dois dos empreendedores sub-30 a manter debaixo de olho em 2016, segundo a Forbes. A solução que permite criar um call-center em “cinco minutos" nasceu em 2011.
STARTUPS 
As candidaturas para o Programa +Inovação +Indústria, da Portugal Ventures, estão abertas até 4 de fevereiro. Para investir em startups que atuam nos setores mais tradicionais da economia.
PORTUGAL 
Dívida pública volta a crescer em novembro e está ainda muito longe do objetivo de redução prometido para este ano.
ENERGIA 
O Tribunal da Concorrência condenou a Galp Energia ao pagamento de 4,09 milhões de euros, reduzindo para menos de metade o valor da coima aplicada à empresa em fevereiro de 2015 pela Autoridade da Concorrência (AdC).
ANGOLA 
Banco central deixa moeda desvalorizar e o kwanza passou a cair 15%. Divisa angolana perdeu quase um quarto do seu valor o ano passado e está a cair há oito anos consecutivos.
BANCA 
Financial Times diz que Fundo de Resolução do novo Mecanismo Único de Resolução europeu tem dinheiro para 'resolver' oito a dez bancos até 2020.
Opinião

Alexandre Homem Cristo
Viu-se o preço do apoio parlamentar de PCP e BE. Em breve, descobrir-se-á o custo da solidariedade presidencial. Ocupar São Bento significará mandar cada vez menos – para ser mandado cada vez mais.

Helena Matos
As não notícias são tão importantes quanto as notícias. Às vezes ainda mais que as notícias. Porque as não notícias mostram como os jornalistas resistem a desfazer as suas ilusões.

Lucy Pepper
Com as suas piadas, taxistas e empregados de café estão a limitar o uso da língua portuguesa. Já não se pode usar o condicional num pedido. Agora, é a vez da exclamação "boa!" desaparecer.

João Marques de Almeida
Catarina Martins será a maior defensora do governo do PS e tudo fará para que se cumpra toda a legislatura. Sabe que Costa só irá a votos quando estiver convencido que reduzira o BE aos 5%.

André Azevedo Alves
Mais do que saber quem será o próximo líder, importa que o CDS discuta ideias e políticas e reflicta sobre a sua razão de ser no sistema político-partidário português.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

360º - O que esperar de 2016? (e as primeiras notícias do ano)

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Antes do mais, seja bem-vindo a 2016! Que seja bom para si. Vamos às notícias? 

Enquanto dormia

A Arábia Saudita rompeu relações com o Irãoem protesto contra o assalto à embaixada do país em Teerão - que aconteceu depois da decapitação de um clérigo xiita pelas autoridades sauditas, este sábado.
Porque a polémica é tão sensível quanto complicada, vale a penaler aqui a reação do Irão e a explicação sintética do que está em causa.

O ISIS lançou um novo vídeo de propaganda onde parecem surgir dois militantes com sotaque britânico, um jovem e uma criança, a ordenarem a execução de cinco reféns. A autoridades já investigam se o Estado Islâmico tem um novo “Jihadi John”.

Um ano depois, o Charlie Hebdo põe um Deus assassino na capa. Um número especial da revista tem um Deus barbudo na capa e uma legenda desafiadora: "Um ano depois, o assassino ainda está em fuga".

As bolsas chinesas foram suspensas pela 1ª vez, depois de se registar uma queda de 6,9% nos principais índices do país. Os primeiros dados económicos do ano assustaram os investidores e fizeram acionar um mecanismo de emergência que foi introduzido no primeiro dia do ano. As bolsas europeias também abriram em baixa, por consequência.

Informação importante
Agora sim, começou a campanha das presidenciais. Ontem foi já o terceiro dia de debates televisivos, com Henrique Neto a acusar Marcelo de fazer parte de um sistema político que "contribuiu para a destruição do país". Houve também um duelo Maria vs. Marisa, assim como um Edgar vs. Morais. Sendo que tudo isso ficou registado aqui, para que possa saber o essencial.

Esta manhã, a Antena 1 junta os 10 candidatos (sim, todos os 10) num debate que promete confusão. Nós vamos segui-lo em liveblog aqui.

(vale a pena acrescentar que o dia 2 dos debates televisivos está aqui; e que o dia 1, aquele em que o desconhecido Cândido Ferreira abandonou um debate com Marcelo, ficou aqui nagaleria dos abandonos que já aconteceram no passado).

Virando para a banca, uma informação da noite passada: a empresária angolana Isabel dos Santos desafiou a administração do BPI e fez uma proposta ao BPI para comprar 10% do capital do Banco de Fomento Angola. O João Cândido da Silva explicou aqui o caso.

Também desta noite, a confirmação de que Pinto da Costa e Antero Henriques acusados pelo Ministério Públicopor recorrerem a segurança privada ilegal. A notícia foi dada pelo jornal i.

Já esta manhã, cruzam-se duas notícias sobre branqueamento de capitais. Uma na manchete do DN, anotando que o risco de financiamento do terrorismo e de branqueamentos é “médio” no nosso país - mas "muito alto" no setor imobiliário e da atividade dos notários. E outra no Económico, dizendo que o novo Governo vai avançar com uma comissão de prevenção já prevista pelo antecessor. A síntese está aqui.

O caso da morte no Hospital de São José volta a fazer manchete no Público, que conta como a Entidade Reguladora já tinha alertado há seis meses o hospital que deveria transferir os doentes com aneurisma para outras unidades (aqui tem o linkda Renascença, já que o Público ainda não tem o texto online).

O dia, convém dizer, começou com avisos de chuva e agitação marítima. Convém, portanto, manter o guarda-chuva por perto.

2016: o que esperar deste ano

Vem aí um ano em grande (assim esperamos), cheio de desafios a superar. Para lhe deixar as coordenadas e o deixar preso às notícias, preparámos vários trabalhos vale a pena ir lendo à medida do tempo que tiver. 

A Catarina Falcão fez um guia para o Mundo em 2016, numrápido mapa interativo. Fazendo uma lupa sobre a Europa, pediu a 8 especialistas que fizessem a antevisão dos 8 maiores desafios do ano (passando por Espanha e Polónia, temas que já estão bem quentes).

Olhando para a economia global, coube ao Edgar Caetano antecipar a economia global em 2016, lançando 10 grandes questões que nos vão bater à porta. O David Almas pensou no que lhe podia ser mais útil e escreveu sobre onde investir em 2016 - depósitos, certificados, fundos e ações para ganhar dinheiro.

No plano político, temos estes 7 desafios (ou dores de cabeça) para Mário Centeno, contados um a um pelo Nuno Martins. Mas também este Cara ou Coroa. 16 previsões políticas (possíveis) para 2016 - feito pela Catarina, Liliana e Rita, da nossa preciosa equipa de política.

Falamos também de pessoas - como as que vão sair e entrar no nosso léxico no ano que entra (antecipadas pela Ana Suspiro). E ainda estes 9 nomes de portugueses com menos de 30 anos que vão dar que falar em 2016.

Mas ainda há mais. Como este Qual vai ser o facto mais importante de 2016? As 12 previsões dos nossos especialistas um exercício atrevido com bola de cristal, que nos pode custar umas boas gargalhadas quando chegarmos ao fim do ano.

E, por fim, recomendo muito este Complicador para 2016, onde o Diogo Queiroz de Andrade nos deixou as 12 grandes dúvidas em aberto para o ano que entra
Notícias surpreendentes

Falando de 2016, aqui estão 15 tendências de 2015 que queremos continuar a ver em 2016. Sim, queremos mesmo.Garantia de quem sabe de moda.

Ah! Já que falamos de estilos, veja e guarde este dicionário ilustrado dos estilos masculinos. Agora que há esta mania de pôr nomes a tudo (lumberssexual, hipster, softboy, sei lá mais o quê), a Marta e a Andreia resumiram e ilustraram as últimas tendências. Afinal, que tipo de homem é você?
Ah! E no final há um quiz (para homens - e outro para mulheres).

A fechar, um guia mesmo à medida: como cumprir (mesmo) as resoluções de 2016. Para que deixar de fumar, emagrecer, mudar de alimentação e até lançar um negócio próprio não deixem de ser um objetivo ao final da primeira semana do ano, a Sílvia Silva reuniu um conjunto de resoluções específicas e definiu propostas práticas que podem ser alcançadas em pouco tempo. Identifique o seu objetivo e nós damos-lhe um empurrãozinho.

Dito isto, é hora de voltar ao trabalho. Nós por aqui, com muita informação, análise e também ideias práticas. Você por aí, espero, com muita produtividade e boa energia para começar bem 2016. Se for preciso uma ajuda, ouça uma destas 16 músicas que vão fazer agora 50 anos. Bem boas, não é João Cândido da Silva?

Passe por cá, tenha um dia feliz.
Até já! 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa