quarta-feira, 7 de março de 2018

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS 2018 | CARNAVAL DE TORRES VEDRAS CADA VEZ MAIS SUSTENTÁVEL



O Carnaval de Torres Vedras viu, mais uma vez, vincada a sua componente ambiental. A edição deste ano, que se assumiu como um Eco Evento, deu origem a 9604 kg de embalagens de plástico e 2080 kg de vidro que foram encaminhados para a reciclagem. Os números representam um aumento de 1400 kg de embalagens de plástico e 1880 kg de vidro relativamente ao que foi recolhido no ano passado.

A dinamização do Carnaval de Torres Vedras como Eco Evento integra-se na iniciativa da Valorsul em que os municípios organizadores de eventos assumem o compromisso de reduzir o impacto ambiental dos mesmos e promovem uma adequada gestão de resíduos.

Além do apoio recebido pelo Município nessa gestão e no processo de sensibilização feito junto dos seus produtores, a Associação de Socorros da Freguesia da Carvoeira – Comissão Organizadora das Atividades das Instituições Particulares de Solidariedade Social recebeu cerca de 2587 euros, uma contrapartida financeira que resulta da entrega de embalagens de plástico e de vidro feita pelo Município à Valorsul.

A preocupação com a sustentabilidade ambiental do Carnaval de Torres Vedras é constante, e ficou este ano bem patente através do tema que lhe deu o mote. “Mares e Oceanos” foi, por si só, uma forma de alertar para a necessidade de preservação ambiental e para o grave problema de poluição que afeta os oceanos do nosso planeta.

Foi também nesse sentido que, durante as comemorações carnavalescas, a organização disponibilizou um EcoCopo, que podia ser adquirido pelos foliões em vários pontos da cidade. Este copo de material resistente podia ser reutilizado - possuindo uma fita para transportar ao peito -, evitando-se, consequentemente, a utilização dos copos de plástico comuns.

Sublinhe-se que todos os resíduos resultantes da limpeza do recinto do Carnaval (perímetro de corso, ruas e praças) foram reencaminhados para a reciclagem. Um trabalho que decorreu paralelamente aos festejos, com equipas de limpeza permanentemente nas ruas, para limpar uma cidade que, durante os 5 dias de festa, recebeu cerca de 400 mil pessoas.

Tal como aconteceu ao longo das comemorações, ao final da tarde de terça-feira as vassouras deram origem a incontáveis sacos cheios de serpentinas, confetes e outros resíduos, os contentores de separação de resíduos foram esvaziados, os camiões de limpeza e de recolha do lixo percorriam um recinto ainda cortado à circulação automóvel e as equipas de limpeza continuavam de mangas arregaçadas, tudo para que fosse garantido o regresso da cidade ao seu normal funcionamento o mais rapidamente possível.

Porque enquanto os foliões se divertem naquele que é o Carnaval “mais português de Portugal”, há quem trabalhe afincadamente para garantir que a cidade continua a ostentar um Carnaval cada vez mais sustentável.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e produção da Promotorres E.M. Alto Patrocínio: Ministério do Mar. Patrocínio: Sagres. Televisão Oficial: TVI. Apoio: Oeste Portugal. Informação sempre atualizada em www.carnavaldetorres.com


Câmara Municipal de Torres Vedras


O Teatro-Cine de Torres Vedras acolhe no próximo dia 10 de março, pelas 21h30, o espetáculo de teatro/circo “Sem Remetente”.

Trata-se de “um espetáculo mudo, de humor gestual e novo circo.
No silêncio a sala enche-se de gargalhadas com a comédia slapstick, as gags visuais, inspiradas no cómico Jacques Tati e na sua curta metragem “L’École du Facteurs”, de 1947.
Usando técnicas de circo e escadas acrobáticas, o ator Jean Philipe Kikolas manipula objetos encontrando soluções hilariantes para as dificuldades que vai criando”.

O preço dos bilhetes para se assistir ao espetáculo “Sem Remetente” no Teatro-Cine de Torres Vedras é de 5 euros.

Ficha Técnica

Clown: Quique Mendez

Técnico: Enrique Sebastian

Cenografia: Francisco Porras

Figurino: El Pozo Amarillo

Adereços: Taller Guirigay; Saul Velazquez

Fotografia: Beatriz Merino; David Palacin; Alberto Uyarra; Pablo Ventura

Direção: Quique Mendez

“Nem tudo o tempo levou”, de 29 de março a 10 de abril

Este é o mais recente musical da ContraCanto.
Depois de Aristides, a Associação Cultural apresenta um novo original, que aborda uma problemática extremamente atual e pertinente – a demência, sensibilizando para a necessidade dos afetos e da dignidade do ser humano no final de vida.
Com encenação e direção artística de António Leal e texto de Sandra Leal, música original de António Leal e Simon Wadsworth, o novo musical estreia no dia 29 de março, às 21h30, no Centro Cultural de Carregal do Sal onde subirá à cena também nos dias 30 (16:00 e 21:30) e 31 (21:30).
A 10 de Abril “Nem tudo o tempo levou” é apresentado no Centro Cultural de Tábua pelas 21:30.
O elenco integra Carla Andrino (“Doce Tentação”, “Espírito Indomável”, “A Outra”, etc.), Pedro Pernas (“As 50 sombras”, “Simone- O Musical “Bem-vindos a Beirais”, etc.), Hugo Rendas (“O Principezinho”, “Música no Coração”, “Um Conto de Natal”, etc.), Joana Leal (“Jesus Cristo Superstar”, “Um Conto de Natal”, “Aristides – O Musical”, etc.), Andreia Valles (“Música no Coração”, “Rent”, “Anything Goes”, etc.) e Teré, Constança, Rodrigo, Gonçalo, Rafael Pina e os “Contracantos”.
O elenco conta ainda com quatro músicos ao vivo: João Gentil (acordeão), António Palma (piano), Diogo Martins (violoncelo), Leandro Teixeira (percussão) sob a direção musical de Simon Wadsworth.


SINOPSE
“Nem tudo o tempo levou” é a mensagem que a Contracanto Associação Cultural pretende passar acerca do final da vida e do papel crucial que cada um de nós desempenha na dignidade derradeira daqueles que um dia nos deram tudo e que chegam ao fatídico dia em que de tudo precisam. Trata-se de uma peça musical que aborda o tempo das pessoas e as pessoas contra o tempo. 
São apresentadas as perspetivas de três gerações diferentes relativamente ao tempo que a vida tem. Uma avó, uma filha e uma neta atravessam a história e a demência de formas bem diferenciadas, mas que, de certa forma, se complementam. 
O quotidiano de uma adolescente, de uma jovem mulher e de uma mulher madura é abanado pela imprevisibilidade dos dias, impossíveis de parar, mas possíveis de embalar com a linguagem una do Amor. 
“Nem tudo o tempo levou” procura deixar uma tónica agridoce, onde a angústia adulta da impotência perante a finitude é desarmada pela simplicidade desconcertante e pragmática de uma criança. 
“Nem tudo o tempo levou”. Porque, às vezes, há pedaços de fim agarrados ao que começou. 

Reservas disponíveis através dos números 918090578 / 232960401


Lula ameaça “vão ter que arcar com o preço de decretar minha prisão ”


Após a derrota acachapante Superior Tribunal de Justiça, Lula publicou um vídeo nas redes sociais comentando:

“Se não provar um real na minha conta, um dólar na minha conta que não seja meu, eu teria que ser considerado um preso político. E eles terão que arcar com uma responsabilidade de ter a pessoa que foi o melhor presidente do Brasil, a pessoa que lidera todas as pesquisas de opinião pública, seja feita por inimigo ou por amigo. Ou seja, eles vão ter que arcar com o preço de decretar minha prisão”, ameaçou.

Qual será o preço? Será que irá colocar o MST e O MST para gerar o caos. O Brasil não tem medo, temos o Exército Brasileiro ao nosso lado.

Via: republicadecuritiba.net

TRAUMA PÓS-ABORTO

Trauma pós aborto
Plinio Maria Solimeo
Os partidários do aborto calam-se a respeito dos múltiplos efeitos negativos que envolvem as mulheres que o praticam. Segundo pesquisas, a vida nunca voltará a ser como antes para a maioria delas: um sentimento de culpa as acompanha pelo resto da vida.
Uma associação americana para a defesa da vidapublicou as conclusões de uma pesquisa feita com 987 mulheres que abortaram nos Estados Unidos e depois procuraram centros de ajuda para crises de maternidade. Elas se prontificaram a contar, de maneira anônima, o que sentiram depois do trauma.
Dessas 987 mulheres, 32% disseram que não obtiveram qualquer benefício de seus abortos. E as que os receberam, estes consistiram num profundo arrependimento e subsequente crescimento espiritual, no comprometimento com campanhas pela vida e no aconselhamento de outras mulheres que consideravam fazer o aborto ou que já o tinham feito. Por outro lado, os aspectos negativos incluíam um profundo sentimento de perda, problema existencial e declínio da qualidade de vida. Nesses lados negativos, o mais marcante é um sentimento de culpa pelo término de uma vida, de vergonha, de culpa, depressão, ansiedade, perda da autoestima e, algumas vezes, um comportamento autodestrutivo.
Os estudiosos observam que as mudanças emocionais pós-aborto estavam em grande parte baseadas no contexto pessoal e social. Por exemplo, seus resultados sugeriram que o aborrecimento emocional persistente pós-aborto, estava associado à visão do feto como ser humano, falta de apoio social, e crença de que a sociedade é julgadora ou não consegue entender o impacto psicológico do aborto nas mulheres.
Alguns pesquisadores descrevem tais fatores negativos no livro de texto que a National Abortion Federation destina a seus provedores de aborto. Portanto, uma organização abortista. Segundo eles, esses efeitos são provocados:
“1) por causa de um anterior compromisso e apego à gravidez;
2) da coerção recebida para ter o aborto;
3) de uma ambivalência significativa sobre a decisão de fazer aborto;
4) na preocupação de manter o aborto em segredo, pelo medo de estigma;
5) numa experiência pré-existente de trauma;
6) em abusos sexuais, físicos ou emocionais, passados ou presentes;
7) em perdas passadas não resolvidas, e na percepção do aborto como perda;
8) em sentimento de culpa e vergonha intensas antes do aborto;
9) num transtorno emocional ou doença mental existente antes do aborto;
10) na avaliação do aborto, antes de ocorrer, como extremamente estressante;
11) espera de depressão, sofrimento grave ou culpa e arrependimento após o aborto; finalmente, o mais importante:
12) na crença de que o aborto é o mesmo ato que matar um recém-nascido”.
É muito útil vermos as respostas que algumas dessas mulheres deram em suas entrevistas, para tocarmos com a mão os problemas que enfrentaram.Trauma pós aborto

1 — Sentimento de culpa

Uma entrevistada, quando lhe foi perguntado sobre os efeitos positivos de seu aborto, respondeu taxativamente: “Nenhum! Não há sentimentos positivos. Minha vida não está melhor, mas bastante pior. Carrego a culpa de uma criança perdida para sempre. Sei que fui perdoada, e trabalhei no tema da culpa e da vergonha, mas a dor no coração ainda segue. Poderia […] ter meu bebê aqui para amá-lo, mas tenho a pena e a dor dos braços vazios”.
Ela continua: “O único lado positivo é que me levou ao meu fim, fazendo-me cair de joelhos diante de Deus. Ele me atraiu para Si através de seu eterno perdão, misericórdia e graça. […] Foi assim que eu vim a Ele, não como uma cristã, pois eu já era, mas como aquela que realmente só O conhece agora”.
Também vai nessa linha este outro depoimento pungente: “Quando meu primeiro filho nasceu, percebi o que fiz há tantos anos [ou seja, o aborto]. O amor que eu tenho pelos meus filhos é mais poderoso do que qualquer emoção que já experimentei. O pensamento de que qualquer pessoa os possa machucar, tem enorme efeito sobre mim, como mãe. Entretanto, logo depois do aborto, comecei a ter comportamentos autodestrutivos, incluindo promiscuidade, autoindulgência e poucas escolhas. Ele mudou minha personalidade. Eu percebi, ao olhar para trás, que eu me via de forma diferente, e senti que não merecia coisas boas. Isso mudou meu relacionamento com meus pais, especialmente com minha mãe, de quem eu estava muito perto. Eu me tornei promíscua, e me afastei de Deus. Então, sinto que arruinei minha vida e o que Deus havia planejado para mim”.

2 — Empenho para que outras não caiam no mesmo erro

Outra entrevistada mostra seu engajamento depois do aborto, para levar outras mulheres a evitá-lo: “Como voluntária do CPC [centro crise de gravidez], consegui persuadir a maioria dos meus clientes envolvidos no aborto a pelo menos esperar até que pudessem ver um ultrassom antes de tomar suas decisões. Todas as que fizeram isso, escolheram depois a vida para seus filhos. Provavelmente não me tornaria uma voluntária se não tivesse sido pelo aborto que tive. Mas então encontrei minha vocação na vida, e renovei minha dedicação à educação”.

3 — Constatação de que o filho foi morto pela própria escolha da mãe

A terceira depoente faz uma afirmação de doer o coração: “Meu filho está morto, e por minha própria escolha. Passei anos de raiva, vergonha e tristeza. O aborto danificou meu relacionamento com meu marido, meus filhos e meu Deus. Por 30 anos, não falei com ninguém, além do meu marido. Meu pesar o dominou e o deixou impotente e envergonhado. Durante anos, chorei todos os domingos na igreja, experimentava depressões escuras, pensamentos de suicídio e lampejos de raiva. Meu relacionamento com meus filhos foi desequilibrado. Ou eu tinha que ser a mãe perfeita e eles filhos perfeitos, ou eu acreditava estar abaixo do desprezo. Imagine a bagunça em que eu vivi”.
Outro testemunho na mesma linha, com uma nota de quase desespero: “O conhecimento de que eu terminei a vida do meu filho é difícil de gerir emocionalmente. Tenho lutado ao longo dos anos [para alcançar o equilíbrio emocional], mas é extremamente difícil consegui-lo. Por isso luto emocionalmente batendo em mim mesma. […], é uma batalha que devo ter muito intencional. O arrependimento é um estado incapacitante para mim”.

4 — Profunda depressão

Um problema comum entre as que fizeram o aborto é uma profunda depressão, como afirma outra entrevistada: “Fiquei muito deprimida por anos após o aborto. Eu acredito que a depressão contribuiu para me fazer perder um lucrativo trabalho farmacêutico. Não trabalhei por dois anos após o aborto, e não tive energia para fazer nada. Levei cerca de três anos para me motivar a começar a viver um pouco de uma vida gratificante novamente. […] Não estou orgulhosa da minha situação na vida, e acredito que é atribuído a uma falta de autoconfiança devido ao aborto”.

5 — Destrutivo para a alma

“O resultado do aborto é destrutivo para a alma. Uma vez que eu tive de enfrentar a realidade de minha escolha para abortar, e não bloqueá-la mais, concluí que não devo continuar a negá-lo e mantê-lo sob o tapete. Minha vida foi interrompida de tal maneira que, depois de 30 anos desde o meu último aborto, ainda estou doente, emocional e mentalmente, como resultado de minhas escolhas. Terei de viver com eles [abortos] para o resto da minha vida na Terra”.

6 — Sensação de vergonha

“Uma sensação de vergonha e arrependimento ficou comigo desde o meu aborto. É temperado pelo perdão e pela fé na misericórdia e graça de Deus, mas ainda existe depois de todos esses anos. Sinto falta dos meus filhos perdidos, e lamento que os irmãos de meus filhos vivos tenham sido roubados por meio do aborto. O meu marido, que não participou de nenhuma forma do aborto, ou de qualquer outro aborto, sofreu raiva e tristeza devido ao meu aborto. Ele luta para perdoar aqueles que forçaram meu aborto“.
Para terminar, uma notícia auspiciosa vinda da Argentina: O Consórcio de Médicos Católicos de Buenos Aires assegurou que em nenhuma circunstância o aborto será legal, seguro nem gratuito, como exigem diversas organizações”. Esses médicos comprometeram sua “fidelidade ética ao serviço da vida, em todas suas etapas e circunstâncias”. O debate sobre o aborto se reavivou na Argentina. Uma iniciativa na Internet, com a etiqueta de #AbortoLegalYa, está pressionando o governo e os demais políticos para que aprovem uma lei de aborto. O projeto de reforma do Código Penal chegará ao Parlamento no próximo dia 8 de março, dia internacional da mulher. Atualmente existe na Argentina o “aborto não punível”, nos casos de risco de saúde para a mãe e de violação” (Fonte: ACI Prensa, via Actuall).2

____________

Notas:
[1] http://www.jpands.org/vol22no4/coleman.pdfWomen Who Suffered Emotionally from Abortion: A Qualitative Synthesis of Their Experiences Priscilla K. Coleman, Ph.D. Kaitlyn Boswell, B.S. Katrina Etzkorn, B.S. Rachel Turnwald, B.S.


Cerimónia do livro de Poesia, "A Delicada Teia de Ariadne"

O Litoral Centro divulga com muito agrado o conteúdo que se segue, a pedido do autor do livro que ser lançado amanhã. Parabéns ao autor.
(NR)
Resultado de imagem para livros de poesia abertos
Caro(a)s Amigo(a)s

Tendo saído de Aveiro, em 2010, onde exerci funções de Dir Executivo da Fund J J Magalhães, da Univ de Aveiro, regresso agora para apresentar o meu quinto livro de Poesia, "A Delicada Teia de Ariadne", no dia 8 de Março, às 18h30, no Edif da Ass Municipal (antiga Capitania do Porto de Aveiro), Avª.  Lourenço Peixinho, nº 4.

O Dr. Luís Serrano apresentará a obra.
Alex Duarte fará um apontamento musical.
A Licor Beirão oferecerá um Beirão d' Honra.

A sua presença será uma honra e um prazer. Em anexo, envio o Convite.

Por razões logísticas, agradecia a confirmação da presença, o mais breve possível.

Obrigado

Abraço
M Dias da Silva

Separata

A DELICADA TEIA DE ARIADNE
A Delicada Teia de Ariadne, quinto livro do autor, inspira-se no verso Nada do que vês é assi, de Sá de Miranda. As nossas memórias são a nossa biografia e retêm a imagem que temos de nós mesmos. Somos definidos por aquilo que recordamos: […] Imagem da imagem do difuso aroma. / Quase memória.; […] a paisagem que se julgou ver / e que a retina retendo foi ; […] à procura do / caminho, fomos vendo o que se não via ; […] o que vemos já não é o que se viu ; […] Ausência / do visto que passa àquilo que se não vê ; […] E a / memória, cheia de coisas, cria paisagens / profundas.

Convite 
Para conhecer melhor este livro de poesia, edição de autor, aceite o convite do autor, Manuel Dias da Silva, para assistir ao lançamento, no dia 8 de Março de 2018, às 18H30, no Auditório da Assembleia Municipal de Aveiro (Edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro), Avda Lourenço Peixinho, nº 4, em Aveiro. A obra será apresentada pelo Dr. Luís Serrano.

Terá, ainda, oportunidade de apreciar um apontamento musical, a cargo de Alex Duarte, doutorado pela Universidade de Aveiro, e um Beirão d’ Honra, oferecido pela empresa Licor Beirão.

Pombal recebe 1º Torneio de Boccia

Pombal vai acolher esta quinta-feira, dia 08, o 1º Torneio de Boccia de Pombal, numa organização da CERCIPOM – Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Pombal, que conta com a colaboração do Município.
Este torneio está inserido nos Encontros Intercentros da Zona Centro da FENACERCI (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social), e contará com a presença de várias congéneres da CERCIPOM.
Estes Encontros Intercentros têm como objetivos a promoção da prática desportiva, recreativa e de lazer; e o convívio e inclusão dos utentes destas instituições, que têm assim acesso a novas experiências, a novas realidades, onde podem promover as suas competências de relacionamento interpessoal.
O encontro realiza-se no Pavilhão Professor Eduardo Gomes, na Zona Desportiva da Cidade de Pombal, das 09H00 às 15H00.

Las Rappitenderas, mujeres empoderadas que deciden cómo ganar dinero de acuerdo con su estilo de vida por Yesica Flores



por Yesica Flores
Las mujeres en Rappi reflejan con sus historias que desean tomar las riendas de su vida y hacer lo que les gusta con un espíritu emprendedor
La creación de oportunidades suele ser una de las prioridades de las compañías que desean innovar desde cualquier sector. Por ello, Rappi, como una empresa latinoamericana enfocada en cambiar la vida de las personas, ha recurrido a la inclusión y el empoderamiento para convertirse en un medio para todo tipo de mujeres que desean hacer lo que les gusta y tener una fuente de ingreso extra al mismo tiempo.

“Los modelos basados en sharing economy abren una puerta para las personas que buscan flexibilidad en sus estilos de vida, tanto en México, como en la región y a nivel global. En ese sentido, Rappi está ayudando a revertir estadísticas que ponen a las mujeres en desventaja en el ámbito laboral”, comentó Carlos Correa Tobón, líder de Comunicaciones y Relaciones Públicas para Latinoamérica de Rappi, al considerar que sólo 43 de cada 100 son económicamente activas, según Inegi.
Correa Tobón hizo énfasis en cómo estos modelos brindan a mujeres jóvenes una manera de tener un primer acercamiento al mercado laboral. De hecho, 41.5% de las Rappitenderas tiene entre 18 y 25 años.

Asimismo, recalcó que esta alternativa facilita que sus actividades se ajusten a su estilo de vida, al crear un balance entre lo que les gusta hacer con la necesidad de tener entradas extra de dinero.
Kamile Vidaña es un ejemplo de ello, pues entró al equipo en Ciudad de México para convertir su gusto de rodar en bici en una forma de ganar dinero.
De la misma forma, Cynthia Aguilar logró hacer de su pasatiempo preferido una fuente de ingreso adicional. Además de colaborar con Rappi, es fanática del ciclismo y hace fondos de 300 a 400 kilómetros en un día.
“Ofrecer sus servicios en esta plataforma es un complemento para mujeres que quieren dedicar tiempo a sus proyectos personales” comentó Carlos Correa.
Alejandra Zaldívar, por ejemplo, relató que le gusta ser Rappitendera porque no desea encerrarse en una oficina. “Rappi es una buena opción de hobby. Puedo andar en bici, hacer ejercicio y sacar adelante mis otros trabajos", explicó. Por su parte, Ale Ballesteros, combina su rol de Rappitendera con su banda de rock.

Pero no sólo las jóvenes son las únicas que están empoderándose. Hay mujeres con liderazgo innato que están encontrando una alternativa para impactar la vida de otras personas. Betty Soriano, de 57 años, es una Rappitendera de Monterrey que con carisma y actitud positiva logró en sólo tres meses ser capitana de un equipo de 24 Rappitenderos.
“Betty, Ale, Kamile, Cynthia y Alejandra nos dan un panorama de cómo las mexicanas están desde diferentes ámbitos buscando el modo de tomar las riendas de sus vidas y ser económicamente activas. El espíritu emprendedor es una constante de estas mujeres, dando muestra de que cada vez hay más dinamismo en la economía nacional y ellas son, en gran medida, responsables de eso”, concluyó Carlos Correa.

3 consejos indispensables para encontrar la mejor guitarra


por Yesica Flores
  • Escuchar y tocar la guitarra libera hormonas del bienestar y de la felicidad.
La guitarra con, aproximadamente tres mil años de existencia el instrumento musical con más popularidad en México, el que todos han querido aprender a tocar o lo han hecho en algún momento de la vida.
¿Quién no se ha echado al menos un riff de air guitar o imaginado que la escoba es una flamante guitarra eléctrica? De acuerdo con Mamen Vercet, musicoterapeuta internacional, tocar un instrumento musical tiene efectos positivos en el humor, dolor y calidad de vida de los adultos, mientras que en los niños estimula el aprendizaje, comunicación y expresión corporal.
Además de ser sencilla de aprender y el alma de las fiestas, según una publicación de Spoon University Inc. con respaldo en estudios de la Universidad de Oregon y la Universidad McGill de Montreal (Canadá), escuchar y tocar la guitarra libera hormonas del bienestar, entre ellas la famosa dopamina o, como se la llama comúnmente, hormona de la felicidad. Así que argumentos suficientes ya tienes para retomar esas antiguas clases o iniciarlas de una vez por todas.
Consigue tu instrumento en segundamano.mx y comienza a mover esos dedos, tal vez sea el nacimiento de una nueva estrella. Aquí te damos algunos tips para que sepas qué tipo de guitarra te conviene de acuerdo a tus necesidades:

  1. Si eres totalmente nuevo en el tema puedes iniciar con una guitarra acústica para que te vayas acostumbrando al instrumento y sus partes: cuerdas, diapasón, trastes, etc, además, los vecinos no sufrirán tanto con tus primeras lecciones en las que la armonía y la afinación pueden no ser las mejores.
  2. Si ya eres de nivel más avanzado pero por alguna razón dejaste a un lado tu camino musical y hasta tuviste que vender tu instrumento, puedes conseguir unaguitarra eléctrica de marca reconocida y a un precio razonable en estos anuncios de guitarras en segundamano. Reencuéntrate con los acordes y escalas y vuelve a dominarlos.
  3. La variedad es amplia y adecuada para tus necesidades. Puedes hacer tu búsqueda por precios de guitarras, o por modelos y estilos. Si no has conseguido a un tío, primo o maestro que te pueda enseñar, en Segundamano hay una oferta de clases de guitarra ya sean presenciales o a través de libros y videos.
Gracias a que nos aporta muchos beneficios físicos y mentales, la guitarra es la mejor medicina contra el aburrimiento y la depresión ¡Tu dosis diaria de felicidad está entre cuerdas y acordes!
Así que, si te animas, puedes empezar consiguiendo la guitarra que más te guste en nuestro portal y elegir la que se acomode a tu gusto musical y a tus bolsillos, segundamano.mx te brinda una amplia variedad y el pro de enviartela a tu casa.

5 mujeres mexicanas que destacan en la ciencia


por Yesica Flores
Desde hace ya varios años se ha visto un crecimiento en el número de mujeres interesadas en la ciencia y la tecnología. El Instituto de Estadística de la UNESCO reveló que sólo el 28% de investigadores científicos son mujeres, sin embargo, el género aún no logra llegar a la paridad del 50%.
En México se han realizado esfuerzos por diversas organizaciones que buscan impulsar en las mujeres y niñas el interés por las STEM, Ciencia, Tecnología, Ingeniería y Matemáticas por sus siglas en inglés. Un ejemplo de ello es RobotiX, movimiento educativo para el empoderamiento de los niños, niñas y jóvenes a través de la robótica y las tecnologías exponenciales, que desde hace doce años ha buscado que más niñas se involucren en estas áreas.
Al respecto, Roberto Saint Martin, CEO y Fundador de RobotiX, menciona que “es muy importante instruir la ciencia y la tecnología en edades tempranas y que exista un mayor esfuerzo por eliminar las barreras para que más niñas tengan acceso a la educación de tecnologías exponenciales. Nosotros desde hace tiempo hemos logrado aumentar el porcentaje de niñas en nuestros cursos y talleres de robótica. Cada vez notamos más interés de las pequeñas, y de los padres de familia porque sus hijas se integren a la dinámica STEM”.
Sin duda el género femenino ha penetrado en diferentes ramas de la ciencia, y en el marco de la conmemoración del día de la mujer, RobotiX menciona a cinco científicas mexicanas que han logrado sobresalir por su actividad y sus aportaciones.
1. Ali Guarneros. Nacida en la Ciudad de México, Ali es maestra en ingeniería aeroespacial por la Universidad Estatal de San José, California. Actualmente trabaja en el Centro Ames en Sillicon Valley que pertenece a la Administración Nacional de Aeronáutica y del Espacio (NASA). Se especializa en el desarrollo de cohetes suborbitales y satélites de órbita inferior. Actualmente está diseñando un prototipo para utilizar la realidad virtual en el espacio.
2. Susana López Charreton. El campo de estudio de la Doctora Susana es el de la Virología, y es especialista en rotavirus. En 2001 la UNESCO le otorgó el Premio de Microbiología “Carlos J. Finlay” junto a Carlos Arias Ortiz; y en 2012 el premio “La Mujer en la Ciencia”. Obtuvo los grados de Licenciatura, Maestría y Doctorado en la Universidad Nacional Autónoma de México.
3. Alejandra Bravo de la Parra. Es miembro de la Academia Mexicana de Ciencias, y Doctora en Bioquímica por la Universidad Nacional Autónoma de México. Se dedica a la investigación de toxinas y por su aportación en temas de biotecnología fue distinguida en 2010 con el premio “Mujeres en la Ciencia”.
4. Silvia Torres Peimbert. Es la primera mujer mexicana que obtuvo un doctorado en Astronomía, el cual fue acreditado por la Universidad de California en Berkeley. En 2009 fue coordinadora del Año de la Astronomía en México. En 2011 se le premió con el reconocimiento “La Mujer en la Ciencia” y para 2015 ocupó la presidencia de la Unión Astronómica Internacional.
5. Dorothy Ruiz Martínez. De nacionalidad Mexico-Americana, Dorothy vivió sus primeros 16 años en San Luis Potosí. Desde pequeña tuvo curiosidad en los cohetes y en la ingeniería aeroespacial, que más tarde estudiaría en la Universidad de Texas. Participó y fue líder del proyecto en México para Ingenieros Sin Fronteras del Capítulo Sur, en donde se instalaron filtros de agua sustentables en zonas rurales de Nuevo León, México. Actualmente trabaja en el Centro Espacial “Lyndon B. Johnson” de la NASA y es especialista en operaciones espaciales para la Estación Espacial Internacional realizadas en el Centro de Control de las Misiones Houston.

Acerca de RobotiX: Somos el movimiento educativo de mayor impacto en Latinoamérica para el empoderamiento de los niños y jóvenes a través de la robótica y las tecnologías exponenciales como método para detonar un impacto social.

LG ELECTRONICS LANZA PROMOCIONES QUE RECOMPENSAN LA PASIÓN FUTBOLERA DE LOS MEXICANOS


por Yesica Flores

LG presenta agresivas promociones en todas sus categorías de productos en esta temporada de fútbol
Como cada cuatro años los aficionados al fútbol estarán atentos a la competencia más importante del mundo y buscan disfrutarlo con la mejor tecnología. Por ello, LG Electronics busca recompensar la pasión de los mexicanos con promociones para disfrutar de cada encuentro como si estuvieran en el estadio.
“Este tipo de eventos son un catalizador en la venta de televisores, en esta temporada mundialista estimamos un incremento en las ventas de por lo menos un 60% en comparación con un año no mundialista. Sin duda, el futuro de los televisores es la tecnología OLED y LG Electronics es la marca número 1 en esa categoría.”, dijo Daniel Aguilar, Gerente de Comunicación de LG Electronics.
Las dos promociones desarrolladas por LG tienen como objetivo brindar experiencias a sus consumidores, que van desde la posibilidad de ganar una pantalla de 55 pulgadas para disfrutar del mundial en el hogar, hasta la oportunidad de viajar a Rusia para apoyar a México en uno de sus partidos.
Grita tu pasión con LG y vete a Rusia
La primera promoción de LG busca recompensar la pasión de los mexicanos con la oportunidad de ganar uno de los 10 Viajes Dobles Todo Pagado a Rusia para demostrar su pasión por el fútbol en 1 partido de México contra Alemania. Esta promoción consta de tres pasos:
1. Comprar un producto LG entre el 15 de febrero y el 15 de mayo de 2018
2. Registrar el comprobante de compra en http://www.gritatupasionconlg.com
3. Participar en una dinámica.

Para esta promoción participan todos los productos LG: Televisores, Equipos de Audio y Video, Monitores, Latops, PC All in One, Audífonos, Lavadoras, Refrigeradores, Hornos de Microondas, Estufas, Equipos de Aire Acondicionado, Purificadores y Dispositivos Móviles. (No participan productos de categoría Business Solutions).
Participan todas las tiendas Departamentales, de Autoservicio, Mueblerías, Tiendas especializadas, Clubes de Precios y tiendas de nuestros Distribuidores Autorizados LG, Distribuidores Autorizados y CAC Telcel, CEA Movistar, Tiendas AT&T y Amazon.com
Promoción LG OLED 5-55
Esta promoción invita a los consumidores a adquirir un televisor LG OLED participante y registrar la compra en el sitio web http://www.LGOLED5-55.com o vía telefónica antes del 30 de junio del 2018, la compra se debe efectuar entre los días 15 de febrero y el 16 de junio para poder participar.
Una vez que el registro haya sido completado se debe esperar a que México juegue su cuarto partido que se llevará a cabo el 3 de julio de 2018, si México gana dicho partido y pasa a cuartos de final, el participante deberá llamar nuevamente al teléfono 01 800 847 54 54 con el código único que recibió con anterioridad y contestar correctamente una pregunta relacionada con el evento para poder ganar un televisor LG UHD de 55” de las Series UJ6200, UJ6350, UJ6520, UJ6580.
1. Comprar un televisor LG OLED entre el 15 de febrero y el 16 de junio
2. Registrar el comprobante de compra en el sitio web http://www.LGOLED5-55.com o en el teléfono 01 800 847 54 54
3. Esperar el cuatro partido de México el 3 de julio
4. Si México pasa a cuartos de final, responder la pregunta ganadora
Los productos de LG mejoran la experiencia de ver un juego de futbol.

Disfrutar de un partido de futbol involucra mucha preparación y esfuerzo antes, durante y después de cada partido, LG quiere estar presente en cada momento para reducir los tiempos de preparación y tener más tiempo para disfrutar cada segundo de los partidos.
Calidad de imagen y sonido dignos de un estadio.
De acuerdo con un estudio realizado, el 43% de los mexicanos consideran que la mejor manera de disfrutar de un evento de futbol es con un televisor de más de 55 pulgadas que ofrezca los colores más vivos. Los televisores LG OLED TV y Super UHD con Nano Cell ofrecen la mejor calidad y definición de imagen en el mercado gracias a su avanzada tecnología Active HDR con Dolby Vision™. Adicionalmente, los televisores LG cuentan con la función Football Mode, que hace que los colores se vuelvan más vivos y el audio sea mucho más realista y envolvente logrando transportar al usuario a una experiencia digna del evento más grande de futbol en el mundo desde la comodidad de su hogar.
Proyectores LG
Una alternativa muy atractiva y divertida para disfrutar del futbol con familiares y amigos este año son los proyectores LG por su capacidad de proyectar imágenes de hasta 120 pulgadas por un precio accesible. Ideales para reuniones con muchos invitados, los proyectores de LG permiten que todos disfruten del partido ya que cuentan con señal de TV y pueden conectarse con cualquier dispositivo de forma alámbrica e inalámbrica, además de ser fáciles de llevar a cualquier lado por ser tan compactos.

LG TV Monitor
En muchas ocasiones los eventos deportivos suceden a la hora de oficina y en promedio 90% de los mexicanos buscan ver la mayor cantidad de partidos posibles en una competencia mundial sin importar que no juegue México. Los TV monitor de LG son una excelente opción para oficina o lugares pequeños donde no hay una TV.

El partido comienza en la cocina
Instaview DID
Disfrutar de un buen partido de futbol no puede ser posible con el estómago vacío. Los refrigeradores de LG mantienen los alimentos y bebidas frescas y a la mano gracias sus múltiples tecnologías que ofrecen: enfriamiento rápido, constante y en cada rincón. Los refrigeradores Door in Door de LG permiten el fácil acceso a las bebidas favoritas durante el partido sin desperdiciar energía al abrir y cerrar la puerta por completo. Para no perder el tiempo buscando en el interior de tu refrigerador justo cuando sucede el gol, los refrigeradores Instaview de LG permiten ver su interior sin necesidad de abrirlo, solo golpea dos veces, toma tu bebida favorita y regresa al furor del partido.

NeoChef
Los NeoChef de LG permiten que los usuarios en vez de dedicar largas horas en la cocina preparando comida puedan invertirlas en disfrutar la emoción del partido. Con los hornos de microondas de LG los usuarios podrán cocer y freír alimentos o simplemente calentarlos en cuestión de un click.

El ambiente perfecto
TwinWash:
Con TwinWash de LG los fanáticos del futbol podrán disfrutar del partido mientras la lavadora se lleva la carga pesada. Cualquier percance que tenga la playera de México antes del partido se podrá lavar para que esté lista antes de que termine el partido, utilizando la Mini Wash sin necesidad de poner una carga grande a trabajar.

Aire acondicionado:
La temperatura del espacio en el que nos encontramos viendo un partido de futbol tiene que ser la ideal para poder disfrutar al máximo de cada instante. El evento de futbol más importante del año tomará lugar en una de las temporadas más calientes en nuestro país, por lo que generar el ambiente ideal es básico para vivir el momento al máximo. Los nuevos equipos de aire acondicionado LG con conectividad Wi-Fi, permiten controlar la temperatura de cualquier habitación por medio de tu smartphone, sin necesidad de interrumpir el partido.

Mira e Cantanhede: A poluição é assunto premente!

No passado sábado, 3 de Março, às 17 horas, decorreu no Museu Etnográfico da Praia de Mira, uma conferencia de imprensa sobre o tema "Poluição"
Estiveram presentes os Presidentes das Juntas de Freguesia da Praia de Mira, Mira e Tocha, o Presidente da Câmara de Mira, um vereador da Câmara de Cantanhede e o promotor desta iniciativa o ambientalista e empresário, Rogério Guímaro.
Eis o texto enviado à redação: 

"No decorrer da organização desta ação, tive a possibilidade de auscultar duas Associações Ambientais, uma delegação do Partido Ecologista “Os Verdes”, que teve oportunidade de visitar alguns focos de poluição, os autarcas das Juntas de Freguesia, do Município de Mira, Empresários da área do Turismo também lesados, deputados das várias cores políticas, bem como subscritores do abaixo-assinado.

Quero agradecer em especial o apoio das associações ambientalistas bem como o apoio da Junta de Freguesia da Praia de Mira, pela ajuda em todo este processo.
 A Moinhos do Arraial, Lda., empresa de matriz AMBIENTALISTA E ECOLÓGICA, com o total apoio das Juntas de Freguesia da Praia de Mira, Mira e Tocha, procederam a um abaixo-assinado, com o objetivo de solicitar o encerramento IMEDIATO das infraestruturas recentemente construídas, e que levam à descarga de efluentes em grandes quantidades, e com grande frequência, sem qualquer tipo de tratamento que vão diretamente para a Veia Real "Vala Real”, bem como através de valas a céu aberto, que têm origem na estação elevatória das Cochadas - freguesia da Tocha e que são da pertença da Águas do Centro Litoral - SGPS. Atualmente aguardo respostas formais, de várias entidades e organismos com responsabilidade efetiva na área.
Posto isto, posso acrescentar que atualmente há milhares de testemunhos de revolta, pois estamos perante cenários dantescos de poluição, e por esse motivo, já foi apresentada queixa ao Ministério Público no dia 23 de Fevereiro de 2018, onde a título de exemplo, somente uma empresa produtora de agrião-de-água, já tem mais de (700 000€) setecentos mil euros de prejuízo, que advêm diretamente da péssima qualidade da água.
Podemos mostrar que num só lago, que é de propriedade particular, mas receptor da água, que circula no sistema hídrico público e com uma área de 3.600 metros quadrados, acumulou nos últimos meses, mais de 5.400 metros cúbicos de dejectos sem qualquer tratamento, provenientes diretamente da Vala Real.
Como se compreende que os munícipes, paguem uma taxa referente ao saneamento, que supostamente seria para o seu tratamento, sendo que ao invés, o mesmo é libertado a 5 metros da sua residência pelos mesmos serviços, para uma vala do sistema hídrico público, criando um rasto de poluição, conjugado com mau cheiro e demais problemas associados. Constatamos ainda que o Estado Português pagou recentemente mais de 500.000 euros, para se proceder à limpeza da Barrinha de Mira, e em ato contínuo a  Águas do Centro Litoral - SGPS, continuam a fazer descargas, sendo que atualmente decorrem com maior quantidade e com maior fluxo, constata-se ainda que são efetuadas mais que uma vez por dia, e que são diretamente despejadas para a Vala Real, sem qualquer tipo de tratamento, em que os mesmos são acumulados em todo o percurso hídrico e especificamente no fundo da Barrinha.
Mostra-se assim que todo o dinheiro gasto recentemente foi em vão, lesando o Estado Português severamente.
Perante estes factos e outros de extrema gravidade, irá ser entregue nos próximos dias, uma providência cautelar no Tribunal Judicial de Mira, juntamente com o abaixo-assinado.

Em ato contínuo será feito um pedido de responsabilidade pelo Crime que ainda decorre, ao Sr. Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), ao Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e ao Sr. Ministro do Ambiente, pois já há muito informados, e que até à presente data, nada fizeram para o cessar.
Ambiciono ainda, que a Câmara Municipal de Mira, mova um processo judicial no sentido de apurar responsabilidades, pela destruição do sistema hídrico do Concelho de Mira, com o intuito de ser indemnizada pelo dano Ambiental causado, que é elevadíssimo, e que rondará um valor aproximado àquele gasto na recente dragagem da Barrinha, cerca de 500.000 mil euros!  
Salienta-se que até à data de hoje, foram efetuadas várias queixas, às entidades acima referidas na pessoa dos seus presidentes, tendo-as ignorado em absoluto, demonstrando total conivência e promiscuidade com as Águas do Centro Litoral - SGPS".
Rogério Guímaro
Ambientalista

Samsung establece el estándar para móviles: Samsung Galaxy S9+ es reconocido como el mejor nuevo dispositivo conectado, en el Mobile World Congress 2018

por Yesica Flores

El innovador dispositivo insignia, el servicio de pago móvil, DeX y Gear VR de Samsung reciben más de 30 premios
 
Barcelona, España, 5 de marzo de 2018 – A Samsung Electronics le complace anunciar que recibió más de 30 premios en el Mobile World Congress 2018, incluyendo el “Mejor Nuevo Dispositivo Conectado” en la ceremonia anual de los Mobile Global Awards (Premios GLOMO) para el Galaxy S9+. El Galaxy S9+ fue elegido por su diseño refinado, cámara avanzada y excelente desempeño. El Galaxy S9+ reinventa la forma en que las personas se comunican, comparten y viven el mundo.
“Felicidades a todos los ganadores y nominados de los Premios GLOMO 2018,” dijo Michael O’Hara, Director Ejecutivo de Marketing, GSMA. “Los premios GLOMO reconocen lo mejor de lo mejor en dispositivos móviles, destacando las tecnologías, productos, empresas y las personas que están superando los límites del ingenio y la innovación, creando un mejor futuro para todos. Les agradecemos a todos nuestros participantes, jueces, patrocinadores y colaboradores por apoyar los premios GLOMO del 2018”.
El Galaxy S9+ también recibió el reconocimiento de TechRadar, Android Authority, Alphr y PC Mag, y fue reconocido por organizaciones como: PhoneArena, Android Central, Expert Reviews, Android Police, T3 y Ubergizmo.
Varias de las tecnologías y dispositivos innovadores de Samsung también fueron reconocidos, incluyendo:
  • Samsung Pay reconocido como la “Mejor Innovación Móvil para Pago” en los premios GLOMO, por su servicio de pago móvil líder de la industria, que se destaca por ser simple, seguro y estar disponible en casi cualquier lugar en donde se pueda deslizar una tarjeta.
  • Gear VR con control reconocido como el “Mejor Móvil de Realidad Virtual o Realidad Aumentada” en los Premios GLOMO por establecer y superar el estándar para las experiencias de Realidad Virtual.
  • Samsung DeX reconocido el “Mejor del MWC 2018” por ITPro, y el mejor accesorio por Tom’s Guide y Digital Trends por su capacidad para potenciar un estilo de vida móvil, brindando una experiencia de pantalla completa fácil de usar al teléfono móvil.
“Estamos honrados de ser reconocidos por la GSMA y muchas otras organizaciones por nuestras tecnologías móviles”, dijo Younghee Lee, Director Ejecutivo de Marketing y Responsable de Marketing Global del Negocio de Comunicaciones Móviles en Samsung Electronics. “La forma en que las personas usan sus dispositivos y lo que quieren de la tecnología, está cambiando. En Samsung, nos comprometemos a escuchar a nuestros clientes y nos esforzamos por ofrecer no sólo los mejores productos y servicios, sino también las formas para hacer que sus experiencias sean mejores”.
Sobre Samsung Electronics Co., Ltd.

Samsung Electronics Co., Ltd. inspira al mundo y diseña el futuro con ideas y tecnologías innovadoras. La compañía está redefiniendo el mundo de las TVs, smartphones, wearables, tabletas, cámaras, electrodomésticos, equipos médicos, sistemas de conexión, semiconductores y soluciones LED. Para conocer las últimas noticias, por favor visite la Sala de Prensa de Samsung en http://news.samsung.com.