sábado, 11 de junho de 2016

Movimentos sociais e sindicatos protestam em Fortaleza contra governo Temer

Edwirges Nogueira - Correspondente da Agência Brasil
Manifestação em Fortaleza
Os manifestantes caminharam por 2,5 quilômetros pelas principais avenidas de FortalezaEdwirges Nogueira/Agência Brasil
Movimentos sociais e entidades sindicais realizaram hoje (10) à tarde uma passeata em Fortaleza para reafirmar posição contrária ao governo interino de Michel Temer. Faixas com as frases “Fora Temer” e “Volta Dilma” eram as mais vistas entre os participantes.
A caminhada saiu da Praça Luíza Távora e percorreu cerca de 2,5 quilômetros pelas avenidas Santos Dumont e Desembargador Moreira em direção à Praça da Imprensa, no bairro Aldeota, área nobre da cidade. Além das faixas, havia um boneco gigante com o rosto de Temer, que teve os braços atados com cordas.
“Não reconhecemos esse governo golpista, que não tem o apoio popular e que seus ministros mostram a que veio. Nosso objetivo é derrubar esse governo e fazer com que Dilma volte, porque ela foi eleita pela maioria do povo brasileiro. No entanto, não vamos aceitar que ela governe com as pautas do capital internacional e do conservadorismo”, disse Roberto Oliveira, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
O coordenador das Organizações dos Povos Indígenas do Ceará, Weibe Tapeba, denunciou perdas de direitos sociais ocasionadas pelas decisões do governo interino.
“Programas importantes, como o Programa Nacional de Habitação Rural, foi suspenso e fomos pegos de surpresa. Vários programas relacionados à saúde e educação indígena estão ameaçados e há um movimento contrário à demarcação de terras indígenas, que é nossa prioridade”, concluiu Tapeba.

Edição: Armando Cardoso

Crimes levam polícia de Bangladesh a prender 3.150 pessoas

Da Agência Sputnik Brasil
A polícia de Bangladesh, na Ásia, prendeu 3.150 pessoas nas últimas 24 horas, após uma onda de crimes violentos no país.
Desde fevereiro, vários não muçulmanos - incluindo cristãos, hindus, escritores e ativistas liberais - foram assassinados. O crime mais recente foi ontem (10), quando um padre hindu quase foi decapitado.
Segundo o canal Sky, a operação nacional contra a onda de crimes foi iniciada após o primeiro-ministro Sheikh Hasina prometer capturar cada um dos assassinos.
O canal informou, ainda, que a maioria dos detidos era composta de criminosos comuns. Estima-se que, entre os mais de três mil presos, apenas 65 sejam integrantes de grupos militantes, que assumem a autoria dos ataques.

Protesto lembra morte de garoto de 10 anos em ação policial na capital paulista

Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil
Protesto foi organizado por militantes negros
O protesto contra a morte da criança foi organizado por coletivos de militantes negrosDaniel Mello/Agência Brasil

Militantes de coletivos negros fizeram neste sábado (11) um protesto em frente ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, lembrando a morte de um menino de 10 anos em uma ação policial na região do Morumbi, na zona oeste de São Paulo. No último dia 2, o menino estava com um amigo, de 11 anos, em um carro roubado de um condomínio do bairro.

Os policiais militares que atenderam a ocorrência alegam que o menino, que estava ao volante, disparou contra eles e que o balearam para se defender.

Vídeos de câmeras de segurança mostram o carro desgovernado, depois parado e um policial se aproximando e fazendo o disparo que atingiu a criança na cabeça. Não foram encontradas marcas dos tiros que teriam sido efetuados pelo garoto. Segundo os policiais, isso porque o menino fez os disparos com o vidro abaixado e fechou a janela pouco antes de ser baleado.
O grupo levou cartazes que classificam o elevado número de mortes de jovens nas periferias como um genocídio da população negra. O ato se opôs a outra manifestação, da qual participaram moradores da região do Morumbi, bairro onde está localizado o Palácio dos Bandeirantes, em apoio à ação dos policiais.
Durante a maior parte do tempo, os protestos ficaram em calçadas opostas, com os manifestantes trocando provocações. Porém, os participantes do ato favorável aos policiais chegaram a se aproximar dos militantes dos movimentos negros para discutir e até trocaram ofensas. Não houve, no entanto, nenhuma agressão.
Versão inconsistente

A versão dos agentes tem, na opinião do ativista Gilson Nascimento, diversas inconsistências. “De dentro de um carro, dirigindo em perseguição, essa criança não está em condição de dar tiros e expor a vida desse policial”, disse Gilson. Ele lembra que, em outros casos, foi comprovado que policiais fraudaram provas para acobertar execuções classificando-as de reação de legítima defesa.

“Estamos aqui para dar voz ao Ítalo, uma criança de 10 anos foi assassinada pela polícia. Nós, que moramos em periferia sabemos, qual é o modus operandi [modo de agir] da polícia. Plantar arma e forjar crimes são as coisas mais comuns que existem”, acrescentou.

“Aceitar que uma criança de 10 anos tome um tiro na cabeça e chamá-la de criminoso é muito mais cômodo do que raciocinar por que essa criança chegou a uma situação em que ela expusesse a sua vida”, destacou Nascimento, ao falar da importância de discutir o contexto social em que vivia o garoto e vivem inúmeros jovens nas periferias das grandes cidades.

A recepcionista Keyla Luenda , de 27 anos, disse que foi ao protesto para pedir o fim da impunidade em caso de execução cometidas por agentes do Estado. “A gente luta para que isso aconteça e que cada vez mais policiais como esses possam ir para a cadeira”, ressaltou a jovem, que também perdeu o irmão, vítima de uma ação policial.

“As pessoas têm que saber que isso acontece diariamente, não é só pelo Ítalo [nome do menor morto pela polícia] ou por meu irmão, é por toda a população”, afirmou a recepcionista.

Em defesa dos policiais
Do outro lado da rua, o deputado federal Major Olímpio (SD-SP), defendeu a atitude dos policiais. “O resultado morte não é desejável nunca. Mas eu prefiro saber da morte de um criminoso-mirim de dez anos, do que de um policial, pai de família que estava ali em função pública”, ressaltou o parlamentar que tem atuação ligada a temas relacionados a segurança pública e a aos interesses corporativos dos policiais militares.
O presidente do Conselho de Segurança do Portal do Morumbi, Celso Neves Cavallini, também se manifestou favoravelmente a ação dos agentes. “[Merece] logio, porque ele tirou da rua um criminoso. Não importa a idade dele”, enfatizou Cavallini que preside um dos conselhor comunitários que analisa as questões relativas à segurança em cada bairro. Para ele, o fato de um dos garotos estar vivo mostra que os policiais apenas reagiram contra uma agressão. “Se o policial tivesse a ideia de matar, teria matado os dois, não um”.

Edição: Nádia Franco

Polícia encontra, em Maricá, corpo de australiano que estava desaparecido

Cristina Índio do Brasil - Repórter da Agência Brasil
O corpo do turista australiano Rye Hunt, de 25 anos, foi encontrado em Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A confirmação foi feita pela delegada titular da Delegacia de Descoberta de Paradeiros da Polícia Civil, Elen Souto. Hunt estava desaparecido desde o dia 21 de maio. Segundo a polícia, em razão do avançado estado de decomposição do corpo, não foi possível determinar a causa da morte.
Para identificar se o cadáver achado era do australiano, o serviço de perícia fez exames antropológicos com informações sobre sexo, idade e ancestralidade; de sobreposição de imagens fotográficas; de comparação radiográfica e de comparação em radiogramas. Além disso, foi determinante para a identificação, a grande quantidade de pontos de concordância e nenhum ponto de discordância nos dados observados.
Antes da confirmação da polícia civil, a família do australiano já tinha dado a notícia, por meio de uma mensagem na página Find Rye Hunt, numa rede social, que foi criada para ajudar nas buscas ao turista, e pediu desculpas por não ter compartilhado a informação pessoalmente aos amigos e familiares. “Estamos desapontados por não ter a oportunidade de compartilhar diretamente esta notícia triste e importante com os nossos amigos mais próximos e familiares. Pedimos desculpas por alguns terem visto isso, pela primeira vez, na mídia”, apontou a mensagem.
A família disse, também, que naquele momento, ainda aguardava uma notificação oficial da polícia do Rio, mas, apesar disso, podia confirmar que o corpo encontrado era de Hunt. Na conclusão da mensagem, a família agradeceu ao apoio e a sensibilidade que recebeu durante as buscas.

Edição: Kleber Sampaio

Filha de Johnny Depp deslumbra em baile de finalistas

lily-rose depp 2
A filha de Johnny Depp e de Vanessa Paradis esteve no baile que assinalou o final de mais uma etapa académica, com a conclusão do ensino secundário, e destacou-se pela sua elegância.
Lily-Rose Depp esteve acompanhada da colega e amiga Harley Quinn, filha do diretor de cinema Kevin Smith.
A jovem modelo, de 17 anos, deslumbrou com um vestido comprido, rosa pálido, um visual muito sóbrio, próprio para uma adolescente da sua idade.
Kevin Smith, que para além de guionista, diretor e realizador de cinema é também amigo de Johnny Depp, mostrou, com algum humor, como a sua filha e Lily-Rose celebraram o encerramento de mais esta fase das suas vidas.
Longe das luzes da ribalta, Lily mostrou que, apesar da pesada herança do sobrenome e do sucesso que já faz no mundo do espectáculo como atriz e modelo, é uma jovem como qualquer outra e que também faz as mesmas coisas que as meninas da sua idade.

Fonte:movenoticias

Ator americano condenado a 40 anos de prisão por matar mulher

michael jace
Michael Jace, ator da série norte-americana ‘The shield’, foi condenado a 40 anos de prisão pelo homicídio da mulher.
O ator ouviu a sentença esta sexta-feira (10) e, no final, pediu desculpas à família, a quem afirmou não ter justificação para o seu ato.
O homicídio aconteceu em Maio de 2014, pouco tempo depois de April Jace ter pedido o divórcio. Durante uma discussão, o ator baleou a mulher uma vez pelas costas e duas vezes nas pernas. Depois de ter cometido o crime ligou imediatamente para a polícia a dar conta do sucedido.
O advogado de defesa disse na audiência que o seu cliente estava arrependido e que “disparou no calor do momento”, tentando arranjar uma desculpa para tão macabro crime.
Ainda em tribunal, foi lido um testemunho do filho de 10 anos do casal, que ouviu o pai dizer: “Se gostas de correr, corre para o céu”, antes de dar o segundo tiro.
O casal estava junto há nove anos e tinha dois filhos.
Michael Jace, que trabalhou em filmes como “Forest Gump” e “Planeta dos Macacos” (2001), ficou famoso pelo seu papel na série policial “The Shield”.

Fonte:movenoticias

GOVERNO SUECO ESQUECE PROMESSAS E REFORÇA ENERGIA NUCLEAR


 
O governo de esquerda na Suécia anunciou esta sexta-feira que vai manter a energia nuclear e substituir reatores em fim de vida, esquecendo as promessas de um abandono progressivo das centrais nucleares.
Apesar das promessas, feitas durante a campanha para as legislativas de 2014, de suspensão do desenvolvimento da política nuclear, os sociais-democratas e os verdes chegaram a acordo com a oposição para a construção de um máximo de dez reatores para compensar o encerramento das unidades envelhecidas ou não-rentáveis.
O objetivo é garantir o fornecimento energético do país a longo prazo, de acordo com o documento assinado, pela direita, pelos moderados, centro e cristãos-democratas.
“A Suécia deve dotar-se de uma rede elétrica sólida, caracterizada por uma elevada segurança no fornecimento, um fraco impacto ambiental e tarifas concorrenciais”, de acordo com o texto do acordo.
O partido de Esquerda (extrema-esquerda), os liberais e os Democratas da Suécia (extrema-direita) não são signatários do acordo, que a organização não-governamental ecologista Greenpeace considerou “um travão ao desenvolvimento de energias renováveis“.
O governo decidiu também abolir, em 2019, uma taxa sobre a produção nuclear, mas o Estado vai recuperar o imposto perdido – cerca de 500 milhões de euros por ano – com uma subida do IVA sobre a eletricidade.
O fim desta taxa era “uma condição prévia importante” para os investimentos necessários à modernização do parque nuclear sueco, realçou, em comunicado, Magnus Hall, diretor-geral da companhia pública de eletricidade central Oskarshamn, gestora de sete reatores.
Dos 9 reatores em funcionamento, construídos nas décadas de 1970/80, 3 devem ser encerrados até 2020: dois na central de Ringhals (oeste), e um em Oskarshamn (sudeste), onde a filial sueca do grupo alemão E.ON é maioritário. A central Oskarshamn 2 já foi encerrada.
O acordo fixa um objetivo de 100% de energias renováveis até 2040 e defende um investimento nas energias solar, eólica, hidráulica e nas bioenergias.
Questionado sobre este objetivo é compatível com a manutenção do nuclear, o ministro da Energia social-democrata, Ibrahim Baylan, respondeu: “É um compromisso”.
/Lusa
Comentário: como vai este mundo? Que ar respiramos? Envenenamento da atmosfera! Inquinamento dos Mares! Terrível pesadelo que sobre nós pesa e pelo qual somos inteiramente responsáveis.
Em que estado está o nosso mundo? O que podemos fazer pata o salvar?  O HOMEM, a sua comodidade, o seu progresso, a sua conquista desenfreada e a sua MORTE, ou a NATUREZA, o seu primitivismo, e a sua VIDA?
Terrível opção sobre a qual teremos de decidir colectivamente! Fica a observação: O Homem ou a Natureza?
J. Carlos

A TARTARUGA MAIS RARA DO MUNDO ESTÁ EM RISCO DE DESAPARECER DE ANGOLA


 
A tartaruga de couro, considerada a mais rara do mundo, que chega a pesar 900 quilogramas, está em risco de desaparecer de Angola, enfrentando atualmente uma situação “caótica” de ameaça com um reduzido número de desovas.
O alerta foi transmitido por Miguel Morais, investigador da Universidade Agostinho Neto e coordenador do projeto “Kitabanga” (tartaruga gigante na língua nacional quimbundo), que estuda e investiga os cinco tipos de tartarugas marinhas presentes ao longo da costa angolana.
projeto “Kitabanga”, nome pelo qual é conhecida em Angola a tartaruga de couro, acompanha a desova de outras duas espécies ao longo da costa, a tartaruga verde (quase 1,25 metros de comprimento e 230 quilogramas) e a tartaruga oliva, com sete estações de amostragem permanentes distribuídas entre as províncias do Zaire, Bengo, Luanda, Benguela e Namibe.
“Angola está entre as praias com alguma densidade de desova para a tartaruga de couro, mas temos verificado uma diminuição considerável ao longo do tempo. Para dar um exemplo, nos pontos de amostragem tivemos no ano passado oito animais e este ano apenas um. Antes tínhamos cerca de 100 por ano”, explicou o especialista e coordenador do projeto de conservação.
A desova desta espécie de tartaruga, que chega aos dois metros de comprimento e que está“criticamente ameaçada” em Angola, acontece por norma entre outubro a março, colocando em média 80 ovos na praia.
Além disso, os especialistas deste projeto acompanham a situação da tartaruga de oliva, que chega aos 72 centímetros e 45 quilogramas, cujas praias de Angola são as principais para desova na costa ocidental de África.
Também neste caso está seriamente ameaçada.
“De uma forma geral, a situação das tartarugas em Angola não é saudável. Assiste-se a uma pressão muito grande, não só por predação direta, do ponto de vista antrópico, mas também por efeito dos impactos indiretos associados à pesca”, sustentou Miguel Morais.
“A quantidade de animais que todos os anos é morta ou morre acidentalmente é um pouco assustadora, face à reprodução durante os períodos de desovas”, assinalou ainda o especialista, do departamento de biologia daquela universidade de Luanda.
As tartarugas de pente (quase um metro e 80 quilogramas) e cabeçuda (1,20 metros e 200 quilogramas), que se alimentam em Angola, são igualmente acompanhadas pelos técnicos e estações do projeto “Kitabanga”, numa área de atuação direta de 55,5 quilómetros de praias protegidas, 3,4% da costa angolana.
“Comparando com os anos passados, verifica-se um decréscimo de algumas das espécies e uma estabilidade, ainda que prematura, de outras”, refere o coordenador do projeto, lançado em 2003 com o apoio do Ministério do Ambiente e o patrocínio de várias empresas privadas.
Até 2015, o “Kitabanga” permitiu analisar a situação nacional, registando e preservando mais de 15.000 ninhos. Durante este período de 12 anos foi acompanhada eclosão de cerca de 1.850.000 ovos de tartarugas marinhas nas praias angolanas, além de formação e apoio das comunidades locais na proteção destes ambientes e espécies.
/Lusa

LONDRES TEM MAIS COCAÍNA NOS ESGOTOS QUE QUALQUER OUTRA CIDADE DA EUROPA


 
De acordo com o relatório sobre consumo de drogas, realizado e divulgado pela União Europeia, a capital britânica é a cidade que está no topo da lista.
A informação foi divulgada pelo jornal The Independent, que refere um relatório sobre consumo de drogas divulgado no início do mês de junho.
Segundo o jornal britânico, há mais cocaína nos esgotos de Londres do que em qualquer outra cidade da Europa.
Para chegarem a esta conclusão, vários técnicos recolheram e analisaram amostras da água de esgotos de 42 cidades europeias no decorrer de 2015.
A recolha foi efetuada durante uma semana e a água do esgoto de Londres continha 711 mg de benzoilmetilecgonina, a principal substância química da cocaína, para cada mil pessoas.
Ainda de acordo com o mesmo documento, o auge de consumo da cocaína acontece às quintas-feiras.
O referido relatório mostra também que a cocaína e o ecstasy são as drogas mais populares nas cidades europeias mais ocidentais e em algumas do sul. No lado mais oriental do continente, a preferência vai para as metanfetaminas.
Contudo, nem tudo são más notícias. O consumo de drogas na Europa tem diminuído em alguns países.
É o caso da Dinamarca, cujo pico de consumo aconteceu em 2008.
ZAP / Bom Dia

Pai tenta matar o filho a tiro

Crime em Ponte de Lima.
 
Por Francisco Manuel

Um homem com cerca de 40 anos tentou matar o filho com uma arma de fogo esta madrugada, num contexto de violência doméstica, em Ponte de Lima. O jovem com cerca de 20 anos ficou ferido e não corre perigo de vida. Homem dispara sobre filho Após uma discussão, o pai foi buscar a caçadeira e disparou sobre o filho.

 O jovem foi atingido numa perna e foi transportado para o hospital de Viana do Castelo. O agressor foi detido pela GNR sem oferecer resistência. A investigação está a cargo da Polícia Judiciária e o homem deverá ser presente a juiz ainda este sábado.

Fonte:CM

Criança de sete anos atropelada em Barcelos fica em estado grave

Uma criança de sete anos foi atropelada, ao início da tarde deste sábado, e encontra-se em estado grave.

Um atropelamento em Vila Seco, em Barcelos, deixou uma criança de sete anos em estado grave, tendo sido colocada em coma induzido e transportada para o Hospital de São João, onde será feito um diagnóstico mais pormenorizado.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos confirmou ao Notícias ao Minuto que o condutor do veículo se desviou para a berma devido a uma ultrapassagem em sentido contrário, o que terá proporcionado o atropelamento.

O acidente aconteceu na Estrada Nacional 205 e o alerta foi dado às 14h55, sendo que, para além dos bombeiros, estiveram no local a VMER de Barcelos e a GNR.

Fonte: noticiasaominuto
___________

NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.

Bebé de cinco meses morre no carro dos pais em Felgueiras

Um bebé de cinco meses perdeu a vida, na tarde deste sábado, no carro dos pais.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras explicou ao Notícias ao Minuto que o alerta foi dado pelos pais e que, quando os serviços de emergência chegaram ao local, o bebé já se encontrava em paragem cardiorrespiratória. Foram feitas manobras de reanimação mas sem sucesso.

Até ao momento as informações sobre o que terá acontecido ainda são escassas.

No local estiveram os bombeiros e a VMER de Guimarães
___________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


Marcelo defende reforço da participação política dos emigrantes

Foto:Impala
O Presidente da República defendeu hoje um reforço da participação política dos emigrantes, sem especificar em que termos, e afirmou que a celebração 10 de Junho fora de Portugal é para repetir e "deve ficar institucional".

Falando em seu nome e do Governo, Marcelo Rebelo de Sousa declarou: "Nós estamos atentos ao reforço da participação política dos nossos compatriotas espalhados pelo mundo na política portuguesa. E faremos tudo para que esse reforço se dê mais vezes, mais intensamente".

O chefe de Estado falava durante uma cerimónia em Champigny-sur-Marne, nos arredores de Paris, perante centenas de emigrantes e lusodescendentes, a quem assegurou que "quer o Presidente da República quer o Governo estão atentos aos novos problemas das comunidades portuguesas", incluindo o ensino da língua portuguesa.

"E foi bom ouvirmos ontem [sexta-feira] o compromisso do Presidente da República Francesa [François Hollande] quanto ao apoio à língua portuguesa em França", considerou, com o primeiro-ministro, António Costa, sentado ao seu lado.

No final do seu discurso, Marcelo Rebelo de Sousa frisou que as comemorações, inéditas, do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas fora do país são para repetir.

"É bom que os portugueses que vivem no território físico de Portugal se habituem a admirar e a homenagear os que vivem fora desse território, porque esses são tão ou mais importantes do que eles. É bom que se habituem, porque isto não é uma vez sem repetição, é o começo de uma prática, que deve ficar institucional", disse.

A celebração do 10 de Junho sempre no território nacional "acabou, porque não pode ser assim", reforçou o Presidente da República.

Por sua vez, o primeiro-ministro, António Costa, comparou a história da emigração para França com a aventura dos navegadores portugueses que partiram à descoberta do mundo, considerando que "não é menos extraordinária, menos brilhante nem requereu menos coragem".

"E nem sempre os emigrantes portugueses tiveram em Portugal o reconhecimento que lhes era devido. E eu sei que há um misto de amor e de amargura, de saudade e de tristeza, de vontade de regressar, mas ao mesmo tempo impossibilidade de esquecer a razão por que partiram", considerou.

António Costa acrescentou que a presença do Presidente da República hoje em Champigny significa que, "de uma vez por todas, Portugal quer reconhecer aos seus emigrantes o lugar mais alto que lhes é devido na honra e na glória dos portugueses que, pelo mundo, souberam engrandecer o nome de Portugal".

Nesta cerimónia ao ar livre, em Champigny, foi inaugurado um monumento em homenagem ao antigo autarca comunista francês Louis Talamoni, que se empenhou na melhoria das condições dos portugueses que ali viviam, em barracas, nos anos 60 e 70.

Também hoje, o Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram em Créteil, outro município a sudeste de Paris, para a inauguração de uma rotunda com o nome de Armando Lopes, presidente da Rádio Alfa, onde encontraram o fadista Carlos do Carmo.

Quando souberam que Carlos do Carmo ia estar no domingo na festa da Rádio Alfa, Marcelo Rebelo de Sousa disse-lhe que, nesse caso, "tem de falar", mas António Costa emendou: "Não, cantar". Ao que o Presidente sugeriu: "Falar cantando".

Fonte: Lusa
___________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Hora de Fecho: Uma destas mulheres poderia ser Bond, Jane Bond

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
CINEMA 
Gillian Anderson deu o tiro de partida, Emilia Clarke pegou na deixa. Mas é impossível imaginar James Bond em versão mulher. Será? Depende. Que mulher? Damos cinco hipóteses.
ÓBITO 
O sociólogo e provedor do leitor do jornal Público morreu este sábado em Lisboa aos 79 anos. Era presidente do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior.
PRESIDENTE DA REPÚBLICA 
O Presidente condecorou um fotógrafo de 90 anos que deu a conhecer ao mundo os bidonvilles onde viviam os portugueses. Falou aos emigrantes lesados do BES, com António Costa. E puxou por Portugal.
COMPANHIAS AÉREAS 
Quatro voos da Air France que deveriam realizar-se entre Lisboa e Paris no sábado e no domingo foram cancelados devido à greve dos pilotos da companhia aérea.
PSD 
A alteração do estatuto dos gestores públicos foi feita pelo Governo e Passos diz que "é muito importante" saber se os partidos da maioria estão de acordo. Também provoca a esquerda sobre sanções.
LIFESTYLE 
Quando está confortável, mas tem de ir à casa de banho. Quando bate com mindinho num canto da mesa. Quando nunca acerta na quantidade de esparguete. Ria-se com as situações mais irritantes da vida.
ZIKA 
As recomendações em relação ao zika mudaram desde o início do surto no Brasil e continuarão a mudar à medida que se vai fazendo mais investigação científica sobre o vírus.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA 
A cantora norte-americana Christina Grimmie morreu depois baleada no final de um concerto em Orlando. Grimmie tornou-se famosa depois de descoberta num programa de talentos.
NOS PRIMAVERA SOUND 
O segundo dia do NOS Primavera Sound não foi meigo para as pernas, tantos (e diferentes) eram os concertos disponíveis. Num festival onde se tem primado pela pontualidade, só os Kiasmos tiveram azar.
ESTILO 
Num festival como o NOS Primavera Sound há boa música e estilo para dar e vender. Quinta e sexta o Parque da Cidade encheu-se de coroas de flores, ténis confortáveis e casacos largos à prova de chuva.
RESTAURANTES 
Quase sete anos depois da abertura do primeiro restaurante, o Sushic dá nome a quatro espaços, consome quatro toneladas de peixe por mês, fatura três milhões de euros e abre novo espaço em Lisboa.
Opinião

Rui Ramos
A maior parte dos portugueses sente incerteza e vulnerabilidade. Portugal tem de ser estabilidade, ou não será nada. Precisamos de nos voltar a sentir em casa.

André Azevedo Alves
A encenação do fim da austeridade a que estamos a assistir pode até ser eficaz para satisfazer clientelas políticas mas vai sair muito cara ao país.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Hoje, defender que a criança já concebida mas ainda não nascida é parte do corpo da mãe é, do ponto de vista científico, tão anacrónico como seria absurdo defender, em pleno século XXI, o geocentrismo

Bruno Vieira Amaral
Este ano, pela primeira vez, participam 24 equipas, um número faraónico que vai transformar o certame no eléctrico 28 em hora de ponta.

Diogo Pombo
São mais de 80 mil a cantar. Reagem a tudo e não é barulho, é ruído bom. A forma como o estádio vive o primeiro jogo do Europeu arrepia e cruzar-me com antigos craques também ajuda.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

MORREU PAQUETE DE OLIVEIRA


 


Paquete de Oliveira desempenhava desde dezembro de 2013 as funções de Provedor do Leitor do jornal Público
Paquete de Oliveira desempenhava desde dezembro de 2013 as funções de Provedor do Leitor do jornal Público
O sociólogo e jornalista Paquete de Oliveira faleceu este sábado aos 79 anos, vítima de doença prolongada. Atualmente o académico madeirense era Provedor do Leitor do jornal Público, que avançou a informação.
Paquete de Oliveira foi padre e, em paralelo com a atividade religiosa, iniciou a sua carreira jornalística aos 23 anos, como chefe de redação do Jornal da Madeira, pertencente à Diocese da região, onde esteve até 1966.
Já no início dos anos 70, inicia estudos em Sociologia na Pontífice Universidade Gregoriana, em Roma, onde se viria a licenciar no ano de 1973.
Regressa a Portugal e, a partir de 1976, começa a colaborar com o Expresso, Diário de Lisboa e também, durante cerca de 10 anos, no Jornal de Notícias.
Alcançou notoriedade como comentador do programa Casos de Polícia entre 1992 e 1997 e ainda como o primeiro Provedor do Telespectador da RTP, cargo que ocupou entre 2006 e 2011.
Foi professor universitário a tempo inteiro, tendo dado aulas e realizado investigação no ISCTE, onde coordenou o mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, ISCSP e ISEG.
Desempenhava desde dezembro de 2013 as funções de Provedor do Leitor do jornal Público, que deu a conhecer a notícia da sua morte.

JORNAL ITALIANO CAUSA POLÉMICA AO OFERECER “MEIN KAMPF” AOS LEITORES


 
O jornal italiano Il Giornale oferece este sábado aos seus leitores o livro Mein Kampf, do ditador alemão Adolf Hitler, numa ação que chocou a comunidade judaica e até o primeiro-ministro, Matteo Renzi.
O jornal italiano explica que o controverso Mein Kampf, “A Minha Luta”, faz parte de uma primeira série de oito livros dedicados ao Terceiro Reich, que serão vendidos semanalmente.
O primeiro-ministro italiano Matteo Renzi reagiu vivamente na sua conta no Twitter à publicação desta obra programática, escrita em 1925.
“Acho assustador que um jornal italiano proponha hoje o Mein Kampf de Hitler. Saúdo afetuosamente a comunidade judaica. Nunca mais! », escreveu Renzi na rede social.
Também o presidente da comunicade judaica italiana, Renzo Gattegna, considerou indecente a iniciativa do jornal.
O jornal justifica a ação de oferecer aos leitores o polémico livro, numa versão de 1937 comentada pelo historiador Francesco Perfetti, pela necessidade de “conhecer para rejeitar“.
“Ler o Mein Kampf é um verdadeiro antídoto contra o nacional-socialismo“, defende o historiador num artigo publicado no Il Giornale.
Uma edição comentada pelos estudiosos da obra foi publicada no início de janeiro, na Alemanha, pela primeira vez desde o fim da Segunda Guerra Mundial, depois de os direitos do livro terem passado para o domínio público.
De acordo com o investigador italiano Frediano Sessi, citado pela cadeia RaiNews24, é lamentável que esta publicação não siga o exemplo da edição alemã, na qual foram publicadas “3500 notas críticasao texto do Führer”.
Dirigido por Alessandro Sallusti, o jornal é conhecido pelas suas posições de direita, inclusivamente sobre a questão da imigração, e é propriedade de Paolo Berlusconi, irmão do antigo chefe de Governo Silvio Berlusconi. Tem uma tiragem diária de 200.000 exemplares.
Todas as questões relacionadas com o nacional-socialismo são particularmente sensíveis em Itália, devido aliança que houve entre Hitler e o regime fascista de Benito Mussolini.
ZAP / Lusa