terça-feira, 9 de maio de 2023

TERCEIRA EDIÇÃO DO RESERVA JUNTA VINHO, GASTRONOMIA E MÚSICA EM TORRES VEDRAS

 Reserva | Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho realiza-se nos dias 19, 20 e 21 de maio, nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), em Torres Vedras. O programa do evento, que terá entrada gratuita, foi apresentado no dia 5 de maio, na Sala da Destilaria do IVV.
“O Reserva iniciou em 2019 e foi um evento que veio na sequência de queremos promover aquilo que é o nosso território, aquilo que é a nossa tradição vitivinícola”, explicou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues. O evento, que nas duas primeiras edições esteve ligado às Festas da Cidade, nesta edição autonomizou-se, apresentado uma nova data e um novo local.
Outra das novidades da terceira edição relaciona-se com os produtores presentes. “Teremos os nossos produtores locais, que eram habituais para este evento, mas teremos, também, produtores que não são do território, que são de toda a Região de Lisboa”, referiu Laura Rodrigues. Existirá, ainda, uma região nacional convidada, o Douro, que é Cidade Europeia do Vinho 2023, e uma região convidada pela Comissão Vitivinícola da Região (CVR) de Lisboa, a Bairrada.
“Este é um evento onde as pessoas podem vir e construir a sua própria experiência, está sempre alguma coisa a acontecer”, referiu a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos, sobre o programa desta edição.
Na terceira edição do Reserva, para além de ser possível obter um cartão para prova de vinhos, também existirá um bar de vinhos, “porque temos pela primeira vez street food no evento e quem quiser pode vir fazer as suas refeições e acompanhar com um copo de vinho”, explicou Dulcineia Ramos.
Um dos destaques do programa é a Prova de Vinhos Comentada com Diogo Lopes, eleito enólogo do ano de 2022 pela revista de vinho Grandes Escolhas, que decorrerá no dia 21 de maio, às 12h00. Neste âmbito, realiza-se também um Curso de Iniciação à Prova de Vinhos, com o sommelier Paulo Vale, no dia 20 de maio, pelas 11h00.
Os showcookings são outra das vertentes do evento, com destaque para a presença do Chef Kitaba, no dia 19, às 18h30, e da Chef Marlene Vieira, no dia 20, pelas 15h00. A pensar nos mais novos serão realizados diariamente workshops de culinária para crianças, sendo que no dia 20 de maio, pelas 16h00, terá a participação de Pedro Jorge, que foi concorrente do MasterChef Junior.
Para acompanhar o vinho e a gastronomia, terão ainda lugar conversas e tertúlias dedicadas as esses temas, com destaque para a Tertúlia da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras sobre o tema "A Poda Mecânica da Vinha – Fator de sustentabilidade?", no dia 21 de maio, pelas 15h00.
Em termos musicais, esta edição irá contar com o DJ Xinobi, no dia 19 de maio, às 22h30, com o concerto de Buba Espinho, no dia 20 de maio, às 21h30, e com o Concerto Reserva Especial 2023, no dia 21 de maio, pelas 17h00, que junta Karyna Gomes, NBC e Susana Félix, com direção musical de João Cabrita e com o sommelier Manuel Moreira. Sobre este último concerto, a vereadora do Turismo explicou que “enquanto o concerto está a acontecer estamos também a ouvir uma prova de vinhos comentada e os próprios artistas locais irão dar a sua opinião sobre os vinhos”.
No âmbito do Reserva, realizam-se ainda os concursos “A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras” e “A minha sobremesa tem Uvada de Torres Vedras”.
O Reserva | Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho tem como patrocinador oficial a Caixa de Crédito Agrícola e Mútuo de Torres Vedras. A CVR Lisboa, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação Mundial de Enoturismo (AMETUR) são parceiros institucionais e a Vimeiro é a água oficial. O evento tem como parceiros a AEG, o Bacalhau Constantinos, o Bacalhau Riberalves e o ECOEventos e tem o apoio da Extincêndios e da FEPAL. O Reserva conta, ainda com o apoio institucional do Turismo do Centro, da AMETUR e da AMPV. A recolha de rolhas para reciclagem será realizada pela EXpur by Amorim Cork.

Bolsa de Empregabilidade do Centro: "Temos de ter pessoas felizes a trabalhar no Turismo"

Iniciativa reuniu cerca de 1000 pessoas em Coimbra, entre candidatos e empresas que procuram trabalhadores no Turismo.

É essencial que os trabalhadores do setor do Turismo estejam satisfeitos, para proporcionar aos turistas experiências gratificantes. Esta foi uma das conclusões a retirar da primeira edição da Feira de Emprego do Centro, que decorreu hoje em Coimbra, numa iniciativa da Bolsa da Empregabilidade.
O evento reuniu cerca de 50 empresas que querem contratar na área do turismo e cerca de 1000 candidatos que querem trabalhar neste setor. O local escolhido foi a Capela do Convento São Francisco, na margem esquerda da cidade.

A Sessão de Abertura da Feira de Emprego do Centro contou com a presença de José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal, Domingos Lopes, presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, e Ana Paula Pais, diretora da formação do Turismo de Portugal, além de António Marto, do Fórum Turismo, responsável pela organização deste encontro.

Na ocasião, Pedro Machado destacou “o papel extraordinário que esta Bolsa de Empregabilidade no Centro de Portugal traz para a nossa região e país”“Um país que quer ser cada vez mais competitivo na indústria do Turismo, que quer receber e fazer pessoas felizes no nosso destino, só o conseguirá se, da parte da oferta, tiver pessoas felizes a trabalhar. Somos uma indústria que quer fazer as pessoas felizes e para que isso aconteça temos de aumentar o grau de satisfação da experiência turística de quem recebemos”, sublinhou o presidente do Turismo Centro de Portugal.

Pedro Machado recordou ainda que o Centro de Portugal, nos primeiros três meses de 2023, cresceu 27% na procura de turistas nacionais e 52% na procura de visitantes internacionais, comparativamente a 2022.

José Manuel Silva felicitou a organização pela iniciativa, que disse esperar que se repita nos próximos anos, e notou aquele que considerou ser “um paradoxo”“Estamos numa altura em que vemos o paradoxo de os empresários do setor do Turismo se queixarem da falta de mão de obra e de haver candidatos a procurar emprego. Há um problema de comunicação entre empregadores e candidatos”, explicou. “Todas estas iniciativas são fundamentais para proporcionar oportunidades a quem as deseje mas também para permitir aos nossos empresários contratarem a força de trabalho necessária”, acrescentou.

António Marto realçou o facto de as Bolsas de Empregabilidade, que organiza desde 2016, serem gratificantes, uma vez que “há candidatos que entram com um sonho pela porta e saem com um contrato pré-assinado nas mãos”“Nesta edição, temos 50 empresas presentes, cerca de 1000 inscritos, entre desempregados, pessoas com empregos e que procuram novas oportunidades, e 400 estudantes de várias instituições. Estão representadas várias nacionalidades, o que comprova que o candidato de hoje não tem nacionalidade”, considerou, apelando às empresas que “tratem tão bem do vosso colaborador como tratam do vosso cliente” e dizendo aos candidatos que “este é o momento certo para estar no setor”.

Domingos Lopes, por seu lado, elogiou a iniciativa, que vem dar reposta “à necessidade de mão de obra das empresas, complementando o trabalho dos serviços públicos a esse nível e fazendo a ligação entre quem procura emprego e quem oferece trabalho”“As empresas estão aqui lado a lado, divulgando as suas condições de emprego em total transparência aos candidatos. É sem dúvida uma iniciativa muito útil”, resumiu, recordando que “nunca houve uma oferta tão qualificada de candidatos como há hoje”.

Ana Paula Pais lembrou que, atualmente, quem procura trabalho na área do Turismo tem expetativas diferenciadas. “As empresas têm de se adequar às expetativas de quem procura trabalho. Hoje, quem procura trabalhar no Turismo espera encontrar funções com mais sentido, em que haja mais sentido de realização pessoal, com mais progressão e mais adaptada às suas necessidades. Hoje temos de olhar para o trabalhador no seu contexto individual”, frisou.

No decorrer da iniciativa, teve também lugar a Conferência “Mudar para Melhor”. Moderada pela apresentadora televisiva Fátima Lopes, visou discutir o empreendedorismo no setor do Turismo e de que forma o setor pode valorizar a mão-de-obra internacional que crescentemente acorre ao nosso país. Participaram na conferência Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, Andreia Paiva, criadora do projeto Farinha & Afeto, e João Ramos, cofundador da empresa Portugal Green Travel.

A Feira de Emprego do Centro é organizada pela Bolsa de Empregabilidade, hub de contratação em Turismo, juntando cerca de 50 empresas de hotelaria, restauração, recursos humanos, animação turística e similares, com o objetivo de reunir quem procura trabalho na área do turismo e quem procura identificar talentos neste setor. Entre os vários parceiros, contou também com o apoio da AHRESP.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.
 
Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas

Monsaraz recebe exposição de Borut Peterlin com fotografias impressas conforme as técnicas usadas no século XIX

 O esloveno Borut Peterlin vai apresentar de 17 de maio a 7 de julho na vila medieval de Monsaraz a exposição de fotografia “A New Earth/Silence”. O artista expõe na Igreja de Santiago um conjunto de 37 fotografias impressas conforme o processo de colódio húmido, criado pelo inglês Frederick Scott Archer e usado entre 1850 e 1890, com impressões de carbono em vidro a partir de um negativo de colódio em placa húmida.
A mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz é inaugurada no dia 17 de maio, às 15h, e pode ser visitada diariamente das 9h30 às 13h e entre as 14h e as 17h30. Borut Peterlin tem percorrido o mundo a estudar fotografia e aprendeu em Rochester, nos Estados Unidos da América, os processos fotográficos feitos à mão no século XIX. As suas fotografias abordam a existência humana e a transcendência do espírito humano, a natureza e o homem, mas também a luta interna entre o ego e a consciência.
No âmbito desta exposição, Borut Peterlin vai realizar um workshop também no dia 17 de maio, pelas 18h, na Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de São Pedro do Corval, onde vai demonstrar os vários processos fotográficos do século XIX. O fotógrafo vai explicar o processo de colódio em placas húmidas e outros processos de impressão, como a impressão a sal, a impressão em albumina e a sua impressão preferida a carbono.
 
A exposição de fotografia “A New Earth/Silence” tem estado patente no Museu Dolenjska, na Eslovénia, viajando agora para Monsaraz. Ao longo da sua carreira, Borut Peterlin foi editor de fotografia de vários jornais e diretor de arte num festival de documentários. O fotógrafo tem apresentado os seus trabalhos desde 1998 em exposições coletivas e individuais no Japão, Reino Unido, Áustria, Eslovénia, Bélgica, Lituânia, Eslováquia, Polónia, Luxemburgo, Turquia, Alemanha, China e Sérvia.





 Carlos Manuel Barão
 

GNR reforça apelo à segurança no Vodafone Rally de Portugal

 Quase 3.000 militares da Guarda Nacional Republicana, 550 ‘marshals’ (comissários de segurança), Proteção Civil e PSP vão garantir a operação de segurança do Vodafone Rally de Portugal, o maior evento desportivo do país.
A operação de segurança do 56.º Vodafone Rally de Portugal foi o tema central da conferência de imprensa realizada esta terça-feira, no Comando Territorial da GNR, no Porto. Cerca de 2.900 militares da GNR vão assegurar as condições de segurança e patrulhamento nas 20 classificativas do evento (19 especiais da prova, mais o Shakedown), de quinta-feira a domingo, em conjunto com 550 marshals do ACP e diferentes meios da Proteção Civil e PSP. 
Toda a operação está dimensionada para um aumento no número de espectadores face aos últimos anos, ainda marcados pela pandemia mundial, com a GNR a reforçar a necessidade de colaboração do público da prova. “O objetivo da Guarda será garantir a segurança no deslocamento, acesso e decurso do maior evento desportivo nacional, para que exista um clima de tranquilidade pública e em plena segurança. A partir do final do dia 10 e até domingo a GNR irá desenvolver uma operação de segurança e patrulhamento intensivo", referiu o Major Hernâni Martins, da divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR. 
"Teremos cerca de 2.900 militares envolvidos em toda a prova, numa média de 700 por dia. O dispositivo da Guarda atuará de forma preventiva, mas estará preparado para todas as circunstâncias. Esperamos muitos milhares de adeptos, sobretudo portugueses e espanhóis", afirmou o representante da GNR, que apelou ao respeito “das ordens da guarda e das indicações dos marshals". 
Um apelo reforçado pelo Tenente-Coronel Babo Nogueira, um dos responsáveis pela operação da GNR no terreno: “Precisamos da colaboração de todos. O erro de um só espectador pode colocar em causa a realização de um troço. Se tudo decorrer dentro das regras de segurança, a prova será um sucesso. Recordamos que a presença de público só é permitida nos espaços previstos – as Zonas Espetáculo. Por definição, todo o restante espaço é espaço interdito. Apelamos ao cuidado com as causas de incêndio, apesar de não estarem previstas temperaturas altas. É importante evitar situações de perigo, que provoquem quedas ou lesões. Muito importante também é a atenção à sinalética dos veículos híbridos - luz vermelha é sinal de perigo de electrocução. É necessário aguardar a luz verde antes de se aproximar do carro”, recordou o Tenente-Coronel Babo Nogueira, aludindo à tecnologia eletrificada dos atuais Rally1. 
Horário Rodrigues, o diretor de prova do Vodafone Rally de Portugal, também destacou “a importância da colaboração com a GNR e todas as forças de segurança, sem as quais este evento não poderia ser realizado da mesma forma. A segurança continua a ser fundamental para nos mantermos entre os melhores ralis do mundo. O público comporta-se cada vez melhor, por isso que as pessoas sigam as instruções, para que o rali seja de novo um êxito”, apontou, aludindo também à “grande evolução do evento na componente ambiental. Não queremos deixar rastos, a não ser as marcas de pneu na estrada”, afirmou Horácio Rodrigues. 
Consulte aqui os mapas interativos das Zonas Espetáculo do 56.º Vodafone Rally de Portugal.


Proença-a-Nova | Taxa de execução da receita acima dos 92 por cento no orçamento de 2022

 
O Município de Proença-a-Nova arrecadou receitas no valor de € 16.791.208,41 em 2022, o que representa uma taxa de execução de 92,07%, em linha com os valores apresentados nos últimos 15 anos neste indicador. Do lado da despesa, a execução foi de 77,06%, dados presentes nos Documentos de Prestação de Contas - 2022 que foram aprovados por maioria, com três abstenções, na sessão da Assembleia Municipal de 28 de abril. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, salientou a constância da execução financeira da autarquia, apesar das dificuldades acrescidas registadas nos últimos anos devido à pandemia e às consequências do conflito armado na Ucrânia, com o aumento do custo das matérias primas e a inflação. De acordo com o autarca, foi necessário realizar ajustes para acomodar, no orçamento do ano passado, “uma variabilidade que ultrapassa os 700 mil euros no seu global”.
Só as empreitadas em curso de requalificação da Área Empresarial do Vale Porco e da segunda fase de expansão do Parque Empresarial de Proença-a-Nova foram revistas em valores superiores a 280 mil euros, não havendo financiamento para revisão de preços. O deputado do PS, André Março, salientou a aposta do Município na “atração de investimento produtivo privado”, que envolve 20% do orçamento, fundamental para “criar riqueza em postos de trabalho”. Destacou ainda a capacidade de endividamento do Município, fundamental para as candidaturas aos próximos fundos comunitários. No final de 2022, o Município cumpria os limites da dívida definidos para esse ano tendo uma margem de € 2.405.892,20. João Paulo Catarino, presidente da Assembleia Municipal, referiu casos de autarquias que estão numa situação limite de endividamento, provocada pelas dificuldades já referidas, o que não se verifica em Proença-a-Nova.
O orçamento inicial para 2022 importou na quantia de € 15.733.827,00, tendo sido realizadas dez alterações e uma revisão: o orçamento final revisto foi de € 18.048.594,83.

No âmbito da empreitada de requalificação urbanística em curso. Município vai plantar 95 árvores na Rua dos Bombeiros Voluntários

 
O Município de Cantanhede prepara-se para plantar 95 árvores na Rua dos Bombeiros Voluntários, no âmbito dos trabalhos de requalificação urbanística deste que é um dos principais acessos à cidade.
Os trabalhos, que decorrem em bom ritmo, preveem a plantação de mais 95 árvores e a colocação de 480 arbustos em 4.800m2 de zonas ajardinadas, sendo que desta área, cerca de 1.551m2 serão requalificados.
Nesta intervenção, duas árvores localizadas junto à loja do cidadão terão que ser abatidas, por se encontrarem doentes, uma outra por coincidir com a zona de criação de uma nova rotunda, enquanto outras duas serão transplantadas para outro local, pelo mesmo motivo.
Devido à localização central e ao caráter estruturante desta artéria, com a reabilitação deste espaço público pretende-se estabelecer uma relação coerente e articulada entre a circulação pedonal e automóvel e os troços da ciclovia recentemente instalada nesta zona. É também objetivo a melhoria da qualidade do ambiente urbano, convidativo e passível de ser usufruído pela população, criando uma dinâmica viva e agregadora para todas as gerações.
Os trabalhos de requalificação urbanística da Rua dos Bombeiros Voluntários incluem a beneficiação das infraestruturas existentes a nível da drenagem de águas pluviais; rede de negativos para a rede de telecomunicações; execução de rede iluminação pública incluindo novos candeeiros com lâmpadas LEDS última geração - o que representará uma enorme vantagem em termos de eficiência energética; criação de uma zona de calçada numa área total aproximada de 600 m2 e substituição da existente na zona pedonal e ciclável, que se encontrava muito irregular e escorregadia, por um pavimento com uma pintura diferenciada e dinâmica ajustada a diferentes ambientes; utilização de materiais nos locais de atravessamento (passadeiras), que garantam a mobilidade dos invisuais em condições de segurança; e a aplicação de novo mobiliário urbano, para apoiar as atividades de convívio e lazer.
Recorde-se que a empreitada tem uma extensão aproximada de 460 metros e integra aproximadamente 14.000 m2, dos quais cerca de 4.500 m2 destinados a zona partilhada para peões e bicicletas, 4.800 m2 de áreas ajardinadas e 1.650 m2 em betuminoso. A restante área de intervenção destina-se a requalificar zonas de transição e uniformização da iluminação publica ao longo das zonas pedonais.
Orçada em 459.616 euros, a obra é comparticipada a 85% por fundos comunitários.

A decorrer de 18 de maio a 2 de julho de 2023, na cidade do Porto, 3ª edição da Bienal de Fotografia do Porto apresenta Atos de Empatia em 14 locais da cidade

 A Bienal de Fotografia do Porto vai decorrer de 18 de maio e prolongar-se até dia 2 de julho por vários espaços expositivos da cidade do Porto. A 3ª edição da Bienal irá apresentar mais de 70 artistas e 14 curadores de 27 países. “Atos de Empatia” é o tema da edição 2023 e além das exposições haverá mais de uma centena de atividades dedicadas ao público em geral, escolas e às famílias.
Ursula Biemann, Acoustic Ocean, 2017
 
A terceira edição da Bienal Fotografia do Porto, intitulada ‘Atos de Empatia’, centra-se na reflexão sobre os paradigmas da atualidade e na reimaginação de um futuro regenerativo. Os co-diretores artísticos da Bienal’23, Jayne Dyer e Virgílio Ferreira, referem que o tema desta edição - “Atos de Empatia”, procura afirmar a capacidade coletiva e individual para sentir, colaborar e impulsionar mudanças por meio de atos artísticos que promovem relações saudáveis entre indivíduos e grupos. Esta edição propõe um modelo intervencionista de casos de estudo enquadrados nos núcleos SUSTENTAR, VIVIFICAR, EXPANDIR e CONECTAR, que cruzam perspetivas globais e locais, reunindo 70 artistas e 14 curadores de 27 países.
 
Todos os núcleos contam com uma abordagem diferente. Enquanto o SUSTENTAR Lab explora temas de sustentabilidade urbana e regional, o VIVIFICAR, por meio das residências artísticas com comunidades, questiona e desafia uma das questões mais prementes em territórios de baixa densidade: a fixação de populações. Uma vez que estes dois núcleos pedem soluções e ações concretas, EXPANDIR oferece uma dimensão especulativa e experimental apresentando iniciativas académicas e profissionais de cariz socio ecológico para artistas emergentes. Já o CONECTAR impulsiona diferentes ecossistemas culturais e artísticos através do intercâmbio nacional e internacional de projetos expositivos, ideias, e práticas transdisciplinares.
 
Através da capacidade empoderadora e poética da fotografia e da imagem em movimento, a premissa curatorial tem como objetivo apoiar artistas e curadores que desenvolvem esforços como ativistas culturais, questionando as atuais hierarquias assimétricas de populismo e divisão e ao mesmo tempo abraçando o desafio de expor a apatia da não-acção, da desconexão e da destruição dos ecossistemas.
A Ci.CLO, responsável pela organização e produção da Bienal’23, propõe assim uma seleção de projetos experimentais e especulativos sustentados pela participação consciente de artistas em iniciativas comunitárias e ambientais, de forma a estimular atos reparadores e empatia para o futuro.
 
Espaços como o Centro Português de Fotografia, Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, Fundação Marques da Silva, Palacete dos Viscondes de Balsemão - Triplex (Museu do Porto), Estação de Metro de São Bento, Museu do Vinho do Porto (Museu do Porto), Panóptico - Centro Hospitalar Conde Ferreira, Pavilhão de Exposições da FBAUP, MIRA FORUM, Salut au monde!, Mala Voadora, ARTES Mota Galiza, P.Artes são os espaços que irão acolher as propostas artísticas de 14 curadores e 70 artistas no Porto.
 
O acesso às 123 atividades paralelas que irão decorrer pelo Porto é gratuito e estará sujeito à lotação dos espaços. Entre as atividades destacam-se as visitas guiadas para famílias, visitas-oficina, conversas e lançamentos de livros. O espaço central das atividades de mediação da Bienal´23 Fotografia do Porto será o Coreto do Jardim da Cordoaria e irá chamar-se “Semente de Empatia”. O mesmo estará aberto de quarta a domingo. Grande parte das atividades que irão estar disponíveis ao público serão iniciadas nesse espaço, existindo ainda outras propostas para as pessoas realizarem de forma autónoma.
 
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Silves | SÍTIO DA TORRE, EM ARMAÇÃO DE PÊRA, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NA MANHÃ DO DIA 12 DE MAIO, ENTRE AS 8H00 E AS 12H00

 
O Município de Silves informa que a circulação automóvel no arruamento localizado na zona norte do Sítio da Torre, em Armação de Pêra, estará cortada no dia 12 de maio, entre as 08h00 e as 12h00, na sequência de betonagem em obra particular. Este corte de trânsito afetará a ligação direta entre a Av. General Humberto Delgado e o número 112-F que antecede a Rua Dr. António Contreiras, ficando, no entanto, garantido o acesso aos residentes.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

As “Dão Innovation Sessions” e o “Spring Tastings” regressam a Viseu.13ª edição realiza-se nos dias 19 e 20 de maio em Viseu

 Em 2022, a atividade económica em Portugal e no resto do mundo foi profundamente afetada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, com impacto na subida dos preços da energia, da logística, das matérias-primas e subsidiárias, e ainda pela pressão monetária dos bancos centrais para controlar a inflação, que levou a um abrandamento da economia global. 
No mundo do vinho e da vinha, acrescem ainda novos desafios e cenários como a mudança climática, as ameaças em termos de regulamentação Europeia e mundial, as oportunidades que o desenvolvimento tecnológico traz para o setor e a visão do mercado no presente e futuro por quem contribui e decide estratégias.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Auditório ESTGV do Instituto Politécnico de Viseu irá receber, tanto presencialmente como online (via a plataforma zoom), a conferência do evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR do Dão), cujo tema é “Wine Wars - Risk Management in the Wine Industry”. Esta edição conta com nomes como Diana Snowden Seysses - Enóloga em Napa Valley, Borgonha e Provença, Marta Juega Rivera - Enóloga e Diretora de Sustentabilidade da Alliance Wine, Simon Stannard - Diretor de Políticas da Wine and Spirit Trade Association UK (WSTA), Rogério Nogueira - Diretor Executivo da Watgrid, Edoardo Erlini - EZ Lab Blockchain Solutions, Pablo Naumann – Diretor de Marketing da Catena Zapata e Victoria González-Gordon López de Carrizosa entre outros, em quatro painéis onde se debaterá “Climate Change - Key Drivers”, “Threats of Regulation - How to (re)Act”, “Managing Risk - Knowledge and Technology” e “Challenges - Management View”.
O programa completo pode ser visto no site www.vinhosdodao.pt , e onde se poderá inscrever no seminário. A conferência será transmitida via zoom e em direto no Youtube dos Vinhos do Dão, tendo início às 10h00.
No dia 20 de maio, sábado, realiza-se o Spring Tastings no Solar do Vinho do Dão em Viseu. O evento convida a desvendar as melhores notas e perfis das grandes criações do Dão, experimentar e discutir aromas, texturas e harmonizações, com provas comentadas e gastronomia típica com os restaurantes Taberna da Milinha, Taberna do Dão e Tchicas Tasca. E, claro, não faltará boa música para animar a tarde com o Dj Pira. A entrada é gratuita.
Durante a iniciativa serão entregues os prémios da 13ª edição do Concurso "Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor - Colheita de 2022". A entrada no evento é livre e a aquisição do copo de prova tem o valor de cinco euros. Para assistir às provas comentadas deverá efetuar a sua inscrição através do preenchimento do formulário disponível no site https://www.cvrdao.pt/pt/dao-primores-spring-tastings-2023/ .
 

Benfica proibido de vender bilhetes aos seus adeptos para o próximo jogo fora na Europa

Em causa o comportamento dos adeptos encarnados na visita ao Inter de Milão, nos quartos de final da Champions. Castigo inclui multa de 35 mil euros. Benfica pondera recorrer.
O Benfica não poderá vender bilhetes aos seus adeptos para o próximo jogo fora de casa nas competições europeias, por sanção da UEFA.
Em causa o lançamento de tochas na direção das bancadas adversárias por parte dos adeptos do Benfica, na visita ao Inter de Milão, da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, no dia 19 de abril.
O castigo da UEFA ao Benfica inclui, ainda, uma multa de 35 mil euros.
No dia seguinte ao jogo, o Benfica informou que tinha endereçado uma carta ao Inter de Milão a pedir desculpa pelo ocorrido e manifestou "total repúdio" pelo comportamento dos seus adeptos em Itália. Já antes da partida, 19 adeptos do clube português tinham sido detidos.
Em nota informativa no site oficial, o Benfica informa que "vai avaliar a possibilidade de recorrer" da decisão da UEFA, que só se aplicará na próxima época, visto que os encarnados já estão fora da Europa.

RR

Queda de árvore em escola de São João da Madeira faz três feridos

Os feridos são ligeiros e foram encaminhados para o hospital para observação.
Três pessoas ficaram feridas esta terça-feira na sequência da queda de uma árvore na Escola Básica dos Ribeiros, em São João da Madeira.
A informação foi confirmada à Renascença por fonte dos bombeiros locais.
Os feridos, todos ligeiros, são dois alunos e uma funcionária e foram encaminhados para o Hospital de São Sebastião para observação.
Segundo a página da Proteção Civil, no local estiveram 17 operacionais, apoiados por sete viaturas. O incidente ocorreu pelas 13h45.

Fátima Casanova/RR

Acidente em pedreira de Famalicão provoca três feridos

Um dos feridos encontra-se em estado grave.
Um acidente numa pedreira na freguesia de Joane, concelho de Vila Nova de Famalicão, provocou esta terça-feira três feridos, um dos quais em estado grave, indicou o Comando Sub-Regional do Ave.
Fonte deste Comando explicou à agência Lusa que os operários da empresa estavam a preparar um "tiro" (termo que se usa na operação de partir pedras de grandes dimensões com recurso a explosivos), quando este "espoletou uns segundos mais cedo do que estavam à espera".
O alerta foi dado pelas 9h08 e os feridos foram transportados para os Hospitais de Braga e de Vila Nova de Famalicão.
No local estiveram os bombeiros Famalicenses, militares da GNR e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

SIC Notícias/Lusa

Morreu Rita Lee: A verdadeira rebelde brasileira

“A Rita Lee é que é o rock. Era fabulosa, tudo o que fazia era de qualidade”. José Cid não poupa nos elogios à artista brasileira que morreu esta segunda-feira, aos 75 anos.
Durante muitos anos disse que não percebia porque é que vinha a Ivete Sangalo atuar ao Rock in Rio em Lisboa e não a Rita Lee, que era a verdadeira roqueira, a verdadeira rebelde brasileira”, afirmou o cantor português, sublinhando que Lee era “uma artista fabulosa".
Tudo o que Rita Lee fazia “era de qualidade” e tudo tinha para ser considerada uma artista completa. “Afinadíssima, com um visual marcante. É um dia muito triste”, sublinha José Cid.
O cabelo cor de fogo da “fiel mutante”
Marcante, como a carreira, foi também o visual que se tornou numa imagem de marca da rainha do rock brasileiro desde os anos 1970. Os cabelos ruivos acabaram por dar lugar aos grisalhos, já em 2015.
Adorei ter sido ruiva, mas encheu o saco e, como fiel mutante, eu mudei e me ‘desviciei’ do vermelho”, disse, numa entrevista à Globo, nesse mesmo ano.

Cláudia Machado/SIC Notícias
Imagem: ISTOÉDINHEIRO


Governo espanhol vai pagar parte de empréstimo para casa a jovens até aos 35 anos

Espanha também tem um problema de habitação, nomeadamente para as camadas mais jovens. No país vizinho, a média de emancipação é aos 30 anos.
O Governo espanhol vai ajudar os jovens a comprar casa a crédito, numa altura em que mais de 80 por cento dos jovens entre os 18 e os 34 anos não consegue sair da casa dos pais.
O Governo de Pedro Sánchez vai anunciar mais uma medida para ajudar os jovens a comprarem casa, em que o Estado vai conceder um aval até 20% do valor do empréstimo para os jovens até aos 35 anos que tenho rendimento anual até aos 37.800 euros e que estejam a comprar a sua primeira casa.
Esta ajuda também vai estar disponível para as famílias com crianças.
Segundo o El País, há cerca de 16 milhões de trabalhadores que recebem menos de 36 mil e 500 euros anuais, estando aptas a receber esta ajuda, mas Pedro Sánchez ainda não revelou quantas famílias vão poder recorrer ao apoio.
Em Espanha, 80% dos jovens entre os 18 e os 34 anos não consegue sair da casa dos pais .A idade média de emancipação está nos 30 anos, enquanto a idade média na Europa é de 26 anos.
As novas medidas do acesso à habitação vão ser anunciadas esta terça-feira depois do Conselho de Ministros.
O primeiro-ministro compara a urgência de agir na área da habitação com a que houve na resposta à covid-19.

SIC Notícias

Portugal compete esta terça-feira por um lugar na final do Festival da Eurovisão

De acordo com as casas de apostas, Mimicat tem probabilidades de chegar à final, mas vencer o concurso será mais difícil.
Portugal compete esta terça-feira por um lugar na final do 67.º Festival Eurovisão da Canção, que acontece esta semana em Liverpool, no Reino Unido, com o tema "Ai Coração", composto e interpretado por Mimicat.
Na primeira semifinal do concurso, além de Portugal, cujo tema será apresentado em 5.º lugar, estarão em competição, por ordem de apresentação: Noruega, Malta, Sérvia, Letónia, Irlanda, Croácia, Suíça, Israel, Moldávia, Suécia, Azerbaijão, República Checa, Países Baixos e Finlândia.
Este ano, participam 37 países no Festival Eurovisão da Canção, mas na final irão competir apenas 26: dez são escolhidos esta terça-feira, durante a primeira semifinal, e outros dez são selecionados na quinta-feira, na segunda semifinal.
Além disso, há seis países, os chamados "Big Five" (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Itália) e o país anfitrião (que este ano deveria ser a Ucrânia, por ter vencido no ano passado) que têm entrada direta na final.
Embora não estejam em competição, na semifinal desta terça-feira serão apresentados os temas de França, Alemanha e Itália. Os representantes de Espanha, Ucrânia e Reino Unido atuam na segunda semifinal.
A semifinal desta terça-feira é exibida em direto na RTP1 a partir das 20h00.Chegar à final é provável, mas vencer é mais complicado
De acordo com a média de várias casas de apostas, calculada pelo site eurovisionworld.com, especializado no concurso, Portugal tem probabilidades de passar à final.
Este ano, Portugal está longe de ser dado como potencial vencedor, surgindo entre o 25.º e o 26.º lugar nas casas de apostas desde que Mimicat venceu a final do Festival da Canção, em março.
Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo, entretanto, falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016). Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.
Portugal venceu pela primeira e única vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema "Amar pelos dois", interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, o concurso.
Em 2022, Portugal esteve no Festival Eurovisão da Canção com "Saudade, saudade", de Maro, que alcançou o 9.º lugar no concurso. A Ucrânia venceu com "Stefania", da Kalush Orchestra.
A vitória da Ucrânia deveu-se essencialmente à votação popular. O país, que tinha sido invadido pela Rússia meses antes, obteve um total de 631 votos, 439 deles dados pelo voto do público.

RR
Imagem: TSF

Portalegre | Serviço de Saúde Ocupacional da ULSNA assinala Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

 O Serviço de Saúde Ocupacional (SSO) da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) assinalou, no passado dia 28 de abril, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, e no Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre.
O tema proposto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o ano 2023 incidiu sobre a inclusão de “um ambiente seguro e saudável” como princípio e direito fundamental  no Trabalho. Com esta premissa, o SSO decidiu focar-se na Ginástica Laboral, tendo realizado sessões práticas de exercícios, em diversos serviços dos dois hospitais da ULSNA, ao longo de todo o dia.

Para além das sessões práticas, o SSO distribuiu ainda pósteres e folhetos informativos sobre esta temática, tendo as atividades, na sua globalidade, sido bem recebidas e com muita adesão dos colaboradores.

ULSNA

I Congresso Internacional de Walking Football em Aveiro – 24 de maio

 
Promover o desporto para séniores e o walkink football junto das populações
A RUTIS (Associação Rede de Universidades Seniores), promotora do projeto Walking Football Portugal (WFP), organiza o I Congresso Internacional de Walking Football (futebol a andar). 
O congresso realiza-se a 24 de maio, no Centro de Exposições de Aveiro, no qual estará presente online o criador do Walking Football, John Croot, atual chefe executivo do Chesterfield FC, de Inglaterra.
O Walking Football é o desporto para seniores que mais cresce no mundo. Em Portugal desde 2017, o Walking Futebol Portugal tem no momento 42 equipas num total de 720 atletas com uma média de idade de 69 anos e com 32% de mulheres. 
O WFP organiza diversos torneios anuais sendo os próximos em Guimarães (13 de maio), Oliveira do Bairro (18 de maio), Loures (26 de maio) e o torneio nacional final no Jamor/Lisboa (15 e 16 de junho).
O Instituto Português do Desporto e Juventude é uma das entidades parceiras na realização do congresso.
Este congresso terá certificado com 1,6 créditos do IPDJ para técnicos de desporto e certificado SIGO de formação profissional de 7 horas.
Mais informações e inscrição em:



Sever do Vouga: “Todos por Todos” percorre Ecopista em Paradela


“Todos Por Todos” é o lema da iniciativa do voluntariado comunitário a decorrer em toda a região Centro. Sever do Vouga, através do Grupo de Voluntariado Comunitário (GVC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) deste concelho, associa-se à iniciativa, promovendo uma caminhada que se realiza a 28 de maio, pelas 8h30, na Ecopista do Vouga, em Paradela.
A ação decorre no âmbito do voluntariado comunitário ativo e próximo das comunidades locais do Núcleo Regional do Centro da LPCC e visa contribuir para a promoção da educação para a saúde e de um estilo de vida saudável na luta contra o cancro, assim como para a divulgação das iniciativas e dos serviços de apoio ao doente oncológico e familiares promovidos pela LPCC.

As inscrições para a Caminhada “Todos Por Todos” de Sever do Vouga - que conta com o apoio da autarquia - têm um valor de cinco euros e podem ser feitas junto do GVC ou no dia/local da iniciativa. Todos os inscritos terão direito a uma t-shirt, água e reforço alimentar.

Nádia Moura
Comunicação e Angariação de Fundos

Ministro da Cultura em Évora para preparar implementação de Évora_27 Capital Europeia da Cultura

Constituição de entidade de governança, infraestruturas e cronograma de financiamento foram alguns dos tópicos abordados durante o encontro. 
O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, esteve ontem, em Évora, reunido com Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, Ana Paula Amendoeira, Diretora-Regional de Cultura do Alentejo e Paula Mota Garcia, Coordenadora da Equipa de Missão Évora_27, para abordar questões relacionadas com a Capital Europeia da Cultura. 
Depois da designação oficial de Évora, e o Alentejo, como Capital Europeia da Cultura em 2027 pelo Ministério da Cultura português, em fevereiro passado, este é mais um passo na implementação da iniciativa, que Portugal voltará a acolher dentro de quatro anos, depois de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012). 
Entre os tópicos na agenda, estiveram a constituição da entidade de governança responsável pela gestão e execução de Évora_27, a definição do cronograma de financiamento, e as necessidades de investimento em reabilitação e construção de infraestruturas. 
À saída do encontro, os responsáveis anunciaram para o próximo dia 16 de maio a apresentação de Évora_27 Capital Europeia da Cultura, em sede de Conselho da União Europeia, assim como a intenção de formalizar a assinatura de um protocolo entre o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal de Évora para o desenvolvimento do processo, algo que deverá acontecer antes do verão. 
Depois de um processo de seleção para o qual concorriam 12 cidades portuguesas, Évora foi oficialmente designada Capital Europeia da Cultura em fevereiro de 2023. Évora_27 propõe o VAGAR – enquanto plena consciência de que nós, enquanto humanos, estamos sempre em relação com tudo o que nos rodeia – como resposta urgente de futuro para os desafios que a Humanidade enfrenta. Questionando a nossa posição de dominância, o VAGAR envolve coevolução, contenção, criação e construção, tempo e espaço, memória e coletivo, resiliência e tensão e surge como “uma outra arte de existência”. 
Évora_27 Capital Europeia da Cultura é promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara Municipal de Évora. Esta Comissão Executiva é ainda constituída pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA. Évora_27 conta com apoio das quatro comunidades intermunicipais do Alentejo que representam os 47 municípios da região.

PEDRO CARDOSO E NUNO ALMEIDA COMPETIRAM NOS TRILHOS DO BUSSACO

 
Numa organização da Associação Trilhos Luso Bussaco, com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada, Junta de Freguesia do Luso e Fundação Mata do Bussaco, realizou-se no passado dia 07 de maio de 2023 na Vila de Luso-Mealhada, o evento de Trail denominado “5º Trilhos Luso Bussaco".
Este evento decorreu na Serra do Bussaco e zonas limítrofes, maioritariamente em estradas de terra, caminhos florestais e single-tracks.
Participaram 2 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, competindo nas provas de 30km e 18km pontuáveis para o Circuito Nacional de Trail e de Trail Sprint da ATRP, tendo na distância de 30km, Nuno Almeida, alcançado o 34º lugar na classificação geral masculino e o 6º lugar no escalão de M45.
Na distância de 18km, Pedro Cardoso, classificou-se no 34º lugar na classificação geral masculino e o 7º lugar no escalão M45.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
MARIALVA MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

"Família do Turismo" reúne-se na Covilhã no 9.º Fórum Vê Portugal


Cidade da Serra da Estrela recebe nos últimos dias de maio o maior evento nacional sobre turismo interno, para "tecer novos caminhos".
A Turismo Centro de Portugal apresentou hoje as mais recentes novidades no programa da nona edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que vai decorrer na cidade da Covilhã nos dias 29, 30 e 31 de maio.
As novidades foram apresentadas durante uma conferência de imprensa que decorreu espaço que, em breve, será o Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel, em Lisboa, e na qual intervieram Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), José Miguel Oliveira, vereador da Câmara Municipal da Covilhã, Jorge Costa, administrador da Visabeira Turismo, e Adriana Rodrigues, chefe do núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da TCP.
O Fórum Vê Portugal é uma iniciativa anual do Turismo Centro de Portugal, que junta especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre o presente e o futuro do turismo interno. Covilhã sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Caldas da Rainha e Tomar, as cidades da região que acolheram as edições anteriores, sempre com grande sucesso. Este ano, o tema central do evento é "Tecer Novos Caminhos para o Turismo Interno".
Entre as novidades hoje anunciadas, destacam-se a introdução de novos oradores para os vários painéis do evento, que irão apresentar temas relevantes para a discussão do turismo interno.
Na conferência de imprensa, o anfitrião Jorge Costa agradeceu a presença de todos num espaço privilegiado no coração de Lisboa que nas próximas semanas irá ser o primeiro hotel 5 estrelas do grupo Visabeira em Lisboa.

José Miguel Oliveira considerou ser "uma honra para a Covilhã receber o Fórum Vê Portugal". "A Covilhã é uma cidade que se destaca no interior do país, tendo registado 300 mil dormidas em 2022. É a porta de entrada para a Serra da Estrela e dispõe de uma oferta turística diversificada. Estou certo de que o Vê Portugal será um evento memorável para os visitantes e para os moradores. Quem se deslocar à Covilhã irá ter uma experiência inesquecível", acrescentou.

Pedro Machado destacou a importância da realização do Fórum Vê Portugal no contexto atual. "Temos registado, nos últimos anos, ao crescimento da procura interna dos destinos de interior. O interior do Centro de Portugal, de que a Covilhã é exemplo, é cada vez mais o destino preferido de muitos portugueses, ajudando, em muitos casos, a compensar a diminuição da procura externa provocada pela pandemia. O interior da região está a ser redescoberto pelos portugueses e constitui, como dizemos há muito, um verdadeiro luxo do século XXI, onde se podem gozar férias com tempo, espaço e qualidade. É mais do que justo, por isso, termos escolhido a Covilhã para este Fórum Vê Portugal", considerou.

"Desde o início do Vê Portugal que trazemos para a discussão a importância do turismo interno, que é injustamente desvalorizado por muitos. Tenho a certeza que este vai ser o fórum da família do Turismo em Portugal", disse ainda Pedro Machado.

Muito para debater em três dias intensos
Durante os três dias de Fórum Vê Portugal, não vão faltar os motivos de interesse.

Coube a Adriana Rodrigues apresentar com maior detalhe o programa do Fórum Vê Portugal, que durante três dias vai tornar a Covilhã a capital do turismo interno. O programa pode ser consultado em https://bit.ly/3yCiYU2 ou www.facebook.com/forumveportugal.

Adriana Rodrigues destacou que "a 9.ª edição do Vê Portugal assume uma forte componente de inspiração e criatividade, alinhada com a cultura que se vive na cidade anfitriã, a Covilhã, cidade criativa do Design. Pretende-se, com isso, dar-se um impulso à reflexão sobre o tema do turismo interno, que fuja à norma. Simultaneamente, pretende-se propiciar uma experiência, na primeira pessoa, de alguns dos principais produtos turísticos da Covilhã e da Serra da Estrela: cultura, historia, património, natureza, gastronomia e vinhos. São todos bem-vindos, e necessários, no 'Vê Portugal', o maior forum de discussão do turismo interno que se realiza em Portugal”.

Os trabalhos do encontro começam na tarde de dia 29 de maio. Entre as 17h00 e as 19h00, o espaço do New Hand Lab recebe a segunda edição das "Reuniões B2B”. Esta é uma iniciativa que tem como objetivo juntar os agentes da oferta turística da sub-região Beiras e Serra da Estrela com operadores turísticos e agentes de viagens nacionais. Estão já confirmados 23 buyers e 22 suppliers.

Segue-se um Welcome Drink no Pena D´Água Boutique Hotel, reservado aos participantes nestas reuniões B2B.

O dia seguinte, 30 de maio, tem uma manhã preenchida com debates e apresentações no Teatro Municipal da Covilhã.

A Sessão de Abertura do evento terá a participação de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, Mário Raposo, reitor da Universidade da Beira Interior, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, e Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Seguem-se dois momentos que seguramente deixarão a audiência conquistada. Jorge Sequeira, um dos mais conhecidos "motivational speakers" nacionais, fará uma preleção a todos os presentes, com o tema "Dar ao Pedal - Destino e Partida Sem Igual"; e Luís Osório, escritor e jornalista, cronista diário na TSF, apresentará um "Postal do Dia" especial.

Às 12h00 tem lugar mais um momento alto do dia, com o debate "Turismo Interno - Desafios para Portugal". Moderada pelo jornalista Paulo Baldaia, a conversa junta um painel alargado, que inclui Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e quatro presidentes de regiões de turismo: Pedro Machado, do Centro de Portugal; Luís Pedro Martins, do Porto e Norte de Portugal; Vítor Silva, do Alentejo; e João Fernandes, do Algarve.

A tarde do segundo dia desafia todos os participantes no "Vê Portugal" a "Inspirar para Criar, na Covilhã". Esta iniciativa, em parceria com o Município da Covilhã, o Museu de Lanifícios da UBI e o New Hand Lab, pretende estimular a criatividade dos participantes e promover os principais ativos turísticos do concelho. Os participantes podem escolher entre cinco atividades, todas gratuitas mas limitadas ao número de vagas. As hipóteses são as seguintes:

Roteiro pela Arte Urbana da Covilhã – Um passeio pelo centro histórico da cidade, onde o passado se cruza com o presente nos murais de conceituados artistas, como Vhils ou Bordalo II.
Visita ao Museu de Lanifícios da UBI – A visita percorre a história dos lanifícios e dá a conhecer os saberes-fazer que lhe estão associados. Revela uma indústria que, sendo das mais antigas, continua hoje bem viva na região.
Percurso pedestre pela Rota da Floresta – Em pleno Geopark Estrela, um momento de exploração do património natural que liga a Covilhã ao Parque Natural da Serra da Estrela, fará as delícias dos amantes da natureza.
Percurso Caminho de Santiago no Concelho da Covilhã – Percurso secular entre cerejais, onde se respira natureza, história e hospitalidade. Usufruir das belas paisagens, enchendo os pulmões de ar puro, é o desafio.
Oficinas de Criação no New Hand Lab – Uma oficina, com orientação de Ana Paula Almeida, que consiste em criar uma peça decorativa revestida a crochet, com fios de lã produzidos na própria fábrica.

Jantar Oficial distingue personalidades do Turismo
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, preside ao Jantar Oficial “Vê Portugal”, na noite de dia 30. Um dos momentos mais altos do programa, este jantar já é uma tradição instituída em edições anteriores deste fórum. É a ocasião em que a Turismo Centro de Portugal homenageia empresas e personalidades que se destacam no setor turístico nacional e regional, nomeadamente ao nível da Sustentabilidade, Restauração e Hotelaria, assim como a marca e a personalidade do ano.

Durante o Jantar Oficial, serão também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituído pela Turismo Centro de Portugal e que distinguem projetos inovadores no setor do Turismo, e os Prémios de Teses Académicas, que incidem igualmente sobre o Centro de Portugal. As informações sobre estes prémios e as candidaturas estão disponíveis em https://bit.ly/3ZqEIy5.

Ainda haverá tempo para a atribuição dos prémios “Best of Responsible Trails”. Estes são promovidos pela A2Z Consulting e distinguem anualmente os percursos ao ar livre (walking e cycling) que se destacaram no ano anterior pelas melhores práticas, com a atribuição dos “Best of Responsible Trails”, em três categorias (Inteligente, Conservação e Comunidade).

A participação no Jantar Oficial "Vê Portugal", tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação.

A manhã do dia 31 é integralmente dedicada a debater o turismo interno. Começa com o painel "Inspirar para Garantir a Sustentabilidade do Turismo", mais uma vez moderado por Paulo Baldaia e que terá como oradores Luigi Cabrini, presidente do Conselho de Administração do Conselho Global de Turismo Sustentável; Alfredo Vasconcelos, Co-Owner e Produtor Executivo do Boom Festival; João Leitão, professor e diretor da UBIExecutive Business School e do MBA@UBI e Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional; e Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente.

Segue-se o painel "Marketing Territorial: como (re)criar e vender (bem) um destino", com dois grandes especialistas no tema: Edson Athaíde, CEO & diretor criativo na FCB Lisboa; e Luís Paixão Martins, consultor de comunicação.

Depois, Augusta Carvalho, Gestora de Desenvolvimento e Sucesso Comercial do Cliente em Espanha e Portugal da Amadeus, fará uma apresentação sobre "Escassez de Recursos Humanos no Turismo: É a Transição Digital a Solução?" e Roberto Antunes, Diretor Executivo do Nest Portugal - Tourism Innovation Center, abordará "A Importância da Inovação e o Uso da Tecnologia na Cadeia de Valor do Turismo".

O painel "Turismo no Interior do País - Desafios e Oportunidades" marca o arranque da tarde do terceiro dia. Para esta conversa, moderada pela jornalista Sara Tainha, contribuem Maria Regina Gouveia, vereadora da Câmara Municipal da Covilhã; Dulcineia Catarina Moura, Coordenadora Executiva da Territórios do Côa; Jorge Pessoa, empresário, e Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica do Turismo do Interior.

Já a caminhar para o final do encontro, haverá outro momento alto, que juntará quatro protagonistas no painel "Caminhos para o Futuro do Turismo Interno". São eles Cecília Meireles, advogada e ex-secretária de Estado, Adolfo Mesquita Nunes, advogado e ex-secretário de Estado, e Ana Jacinto, Secretária-Geral da AHRESP. Ainda por confirmar está a participação da Ministra da Habitação, Marina Gonçalves.

Ainda antes da Sessão de Encerramento haverá tempo para a apresentação do livro “Nenhum Turista Vai a Tucson – Viagens na América”, com a presença do autor, Alberto Gonçalves, e a editora do mesmo, Zita Seabra, pela Alêtheia Editores.

A Sessão de Encerramento do Fórum Vê Portugal estará a cargo de Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal, Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Francisco Calheiros, Presidente da Confederação do Turismo de Portugal e, ainda por confirmar, António Costa e Silva, Ministro da Economia e do Mar.

As inscrições, gratuitas, no Fórum "Vê Portugal" podem ser feitas em https://bit.ly/3FjOEBq.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas