sábado, 24 de junho de 2023

Liga MEO Surf: Guilherme Fonseca e Carolina Mendes destacam-se no dia inaugural do Allianz Ribeira Grande Pro

Praia do Monte Verde recebeu a elite do surf nacional com ondas de 0,5m no regresso da 1ª divisão do surf português aos Açores.
Destaques:- Guilherme Fonseca mostrou nível de surf excelente no masculino
- Carolina Mendes foi a melhor surfista na categoria feminina
- Eliminação de Gabriela Dinis foi a grande surpresa do dia
- Francisco Benjamim vence prémio Ribeira Grande Best Surfer
- Ação de sensibilização ambiental inserida no programa "Amar o Mar" do Grupo Jerónimo Martins contou com dezenas de crianças de escolas do concelho de Ribeira Grande.

Quadro de resultados - Clique aqui
Fotografias do dia 1 (Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas) - Clique aqui

Foi hoje para a água o dia inaugural do Allianz Ribeira Grande Pro, 4ª e penúltima etapa da Liga MEO Surf que decorre até ao próximo Domingo na praia do Monte Verde, Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, Açores.

A competição que engloba os melhores surfistas que integram a 1ª divisão do surf nacional avançou com a primeira ronda masculina e feminina em ondas de 0,5m. Foi um dia desafiante que obrigou os atletas a fazerem uma escolha criteriosa das ondas e a optarem por pranchas com características que facilitam gerar velocidade para realizar boas manobras.

Guilherme Fonseca foi o principal destaque da categoria masculina ao efetuar as duas melhores ondas do dia, uma delas com nota de excelência (8.00 pontos), a que juntou outra de 7.25 para fazer o melhor score da prova até ao momento com 15.25 pontos em 20 possíveis.

Eduardo Fernandes foi outro dos surfistas em evidência ao mostrar um surf sólido com manobras fortes que valeram o segundo melhor score do dia, com 12.35 pontos. Halley Batista, Luís Perloiro e Francisco Almeida também se adaptaram bem às condições face à concorrência efetuando scores na casa dos 11.00 pontos.

O atual líder do ranking Go Chill, Vasco Ribeiro, também se estreou neste dia com uma vitória com um total de 8.50 pontos.

O surfista local, Francisco Benjamim, passou a sua bateria em 2º lugar atrás de Luís Perloiro e, com a eliminação surpresa de Jácome Correia, venceu automaticamente o prémio Ribeira Grande Best Surfer que distingue o melhor surfista açoriano do evento.

Na prova feminina, a campeã nacional de 2016 e 2017 e vencedora da etapa anterior da Liga MEO Surf na Ericeira, Carolina Mendes, voltou a mostrar estar num bom momento de forma ao realizar e melhor onda e score com 6.00 e 11.00 pontos, respetivamente.

A vice-campeã da etapa anterior, Camilla Kemp, também se estreou de forma positiva nesta prova com o segundo melhor score do dia, 9.55 pontos.

A surpresa do dia foi a eliminação de Gabriela Dinis que está em igualdade pontual com a líder do ranking Go Chill, Francisca Veselko. A surfista vencedora da primeira etapa da Liga MEO Surf deste ano, na Figueira da Foz, não se conseguiu encontrar com as melhores ondas e foi eliminada pelas surfistas da Costa de Caparica, Mafalda Lopes (1ª) e Sofia Matos (2ª).

Durante este dia decorreu uma ação de sensibilização ambiental no Allianz Ribeira Grande Pro. A iniciativa está inserida no programa "Amar o Mar" do Grupo Jerónimo Martins e contou com dezenas de crianças de escolas do concelho de Ribeira Grande.
A ação de sensibilização e de pedagogia ambiental em prol dos oceanos contou com uma palestra e limpeza de praia.

O call para o segundo dia de competição está marcado para as 8h00 deste sábado na praia do Monte Verde.

Agenda do Allianz Ribeira Grande Pro (sujeito a alterações / horário local Açores):

2º dia – Sábado, 24 de Junho
08H00 – Call do segundo dia de competição
16h00 – Sunset Party Corona & Somersby

3º dia – Domingo, 25 de Junho
07h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
13h00 – Go Chill Expression feminina e masculina (por confirmar)
14h00 – Finais do Allianz Ribeira Grande Pro (por confirmar)
15h00 – Entrega de prémios do Allianz Ribeira Grande Pro Pro (por confirmar)

A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Ribeira Grande e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Açores Surf e Bodyboard.

Mais informações em www.ansurfistas.com.
Fotos: Guilherme Fonseca, Carolina Mendes e Francisco Benjamim. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)

GOVERNANTES DEBATEM FUTURO CAMPUS DE SAÚDE EM TORRES VEDRAS


A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, participou hoje, no Ministério da Coesão Territorial, numa reunião sobre o Campus de Saúde que será instalado no antigo hospital do Barro, em Torres Vedras.
A reunião, convocada pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, contou com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, da presidente da CCDR do Centro, Isabel Damasceno, e da presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, Teresa Almeida.

Também presente esteve o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, João Eurico da Fonseca, e o recém-nomeado coordenador do projeto por esta instituição, Joaquim Ferreira.

Esta reunião teve como objetivo dar a conhecer o projeto aos membros do Governo que tutelam as áreas que serão desenvolvidas de forma integrada neste Campus: saúde, ensino e investigação. Na ocasião foram, ainda, identificados os instrumentos de financiamento que poderão ser mobilizados para cada uma destas áreas e debatidos os próximos passos no percurso de implementação do Campus de Saúde em Torres Vedras.

Ribau Esteves alerta para o facto das verbas do Quadro de Fundos Comunitários 2021-2027 ainda não estarem ao dispor de serem utilizados pelos Municípios e Regiões

 No terceiro ano formal do Acordo Parceria 2021-2027, a Presidente da Comissão Europeia afirmou que a política de coesão da UE tem fundos, mas não tem projetos. O Presidente da Câmara de Aveiro considera incorreta esta afirmação e relembra que as Autoridades Locais e Regionais, em Portugal e na maioria dos Estados-Membros, ainda não têm ao seu dispor esses fundos, dois anos e meio despois do início formal do novo Quadro de Fundos Comunitários.
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves alertou esta tarde para o atraso na execução dos Fundos Comunitários do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027, num momento em que já “estamos no seu terceiro ano de execução formal, mas em Portugal, como na esmagadora maioria dos Estados-Membros, ainda não estamos, sequer, no primeiro ano em que as verbas se encontram ao dispor das Autoridades Locais e Regionais para aprovarmos e executarmos projetos”, afirmou o Autarca na sua intervenção na Reunião da Comissão da Política de Coesão Territorial e Orçamento da União Europeia (COTER) do Comité das Regiões da União Europeia (UE), reunida esta sexta-feira, em Sibiu, na Roménia, e na qual fez um intenso e importante debate sobre a Politica de Coesão da União Europeia, atual e pós-2027.
Ribau Esteves falava em resposta áquilo que considera ter sido uma afirmação “incorreta” da Presidente da Comissão Europeia, que disse que a Política de Coesão da UE tem fundos, mas não tem projetos.
Para o Presidente da CMA é necessária “muita atenção para este combate político” que os Municípios e as Regiões da UE têm de fazer, em defesa da Política de Coesão, ameaçada que está de corte dos seus recursos financeiros.
“De facto nós ainda não estamos com a possibilidade de utilizar as verbas do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e sabemos que estamos no último ano da execução das verbas do Quadro Financeiro Plurianual anterior (2014-2020) e estamos também – embora com uma fatia muito pequena – a executar as verbas do Mecanismo Europeu da Recuperação e da Resiliência”, disse.

Importância à Competitividade e ao Ambiente
O Presidente da CMA propôs que a Política de Coesão da UE, no horizonte pós-2027, possa dar muito mais importância à dimensão da Competitividade e do Ambiente, através de “um discurso político que evidencie de forma mais explícita que, na verdade, a Política de Coesão é um contribuinte líquido muito importante para aumentarmos a Competitividade das Economias Locais e da Economia Europeia” e, ao mesmo tempo, “para que a Europa melhore a sua prestação em termos Ambientais”.

O alargamento da UE, e uma Política de Coesão da Europa em ajuda à Ucrânia

Por fim, Ribau Esteves referiu-se a uma questão que considera ser conhecida de todos, mas que da qual “se foge sistematicamente, que é a questão do alargamento da UE: vamos ou não vamos ter alargamento até 2027 ou nos anos seguintes a 2027? Sim ou não?”, começou por questionar.
Para o Presidente da Câmara de Aveiro a Política de Coesão a este nível deve ter em devida conta a entrada de novos Estados-Membros, caso se concretize essa possibilidade, ao mesmo tempo que “tem de colocar na dimensão da Política de Coesão da UE, as Políticas de Coesão da Europa, na relação da União com aqueles Estados que ainda não são Estados-Membros”, nomeadamente a Ucrânia, que, para Ribau Esteves vai ter de continuar a ter apoio financeiro da União”, concluiu.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Marinha Grande | EXECUTIVO MUNICIPAL VISITA OBRAS EM CURSO

O Município da Marinha Grande tem em curso diversas obras, com o objetivo de continuar a assegurar a qualidade de vida à população, algumas das quais foram recentemente visitadas pelo Executivo municipal.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e os vereadores com pelouros Ana Alves Monteiro, João Brito, Ana Laura Baridó e António Fragoso iniciaram a visita às intervenções de manutenção e beneficiação de blocos de habitação social localizados em Casal de Malta, com substituição de coberturas e reabilitação energética do edificado.
Na Escola Básica 2/3 Nery Capucho está a ser construído um novo espaço jogo e recreio, para colocação de brinquedo e piso sintético.
Também as obras das instalações da Colónia Balnear e da Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, foram visitadas.

Outra das infraestruturas visitada foi o novo ponto de água da Escoura, que vai servir de apoio aos já existentes no concelho, no combate a incêndios.


BANDEIRAS AZUL, QUALIDADE DE OURO E ACESSÍVEL EM PRAIAS DA MARINHA GRANDE

Realizaram-se, no dia 22 de junho, as cerimónias do hastear da Bandeira Azul, Bandeira Qualidade de Ouro e Bandeira Praia Acessível em três praias do concelho da Marinha Grande.
Na Praia da Vieira foi erguida a Bandeira Praia Acessível (junto ao Monumento ao Pescador). Seguidamente, foram hasteadas, na Praia Velha, a Bandeira Azul e a Bandeira Qualidade de Ouro (em frente ao Restaurante Meraki). Por último, foi a vez de se erguerem a Bandeira Azul e a Bandeira Qualidade de Ouro (junto à Praça Afonso Lopes Vieira), em São Pedro de Moel.
Nas cerimónias estiveram presentes o presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; o presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; o vereador António Fragoso; a presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa; o presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso; o capitão do Porto da Nazaré, Mário Figueiredo; os representantes da ARH Centro, Nélson Silva e Carlos Oliveir; um elemento da Força Aérea Portuguesa; membros da GNR; Bombeiros de Vieira de Leiria; coordenadores do programa Eco-Escolas e concessionários das praias.
A Bandeira Azul é um programa internacional de qualidade ambiental, de regresso ao concelho pelo 2.º ano consecutivo, após 23 anos de ausência, que distingue o esforço de diversas entidades e implica o cumprimento de critérios de qualidade de água, segurança, gestão ambiental, educação ambiental e informação. A bandeira "Praia com Qualidade de Ouro 2023", atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, distingue a qualidade de excelência da água. O galardão de “Praia Acessível”, este visa tornar acessíveis as praias portuguesas, marítimas e fluviais, às pessoas com mobilidade condicionada e sensibilizar todos para esta problemática.