segunda-feira, 27 de maio de 2019

Saúde | Cinco sintomas alarmantes e urgentes de cancro na medula óssea


O mieloma múltiplo (também designado simplesmente como mieloma) é um cancro com origem nos plasmócitos da medula óssea. Trata-se de uma doença rara, em Portugal estima-se que em cada ano surjam cerca de 400 novos casos.

Cinco sintomas alarmantes e urgentes de cancro na medula óssea
Trata-se de uma doença maligna da medula óssea, em que a célula afetada é o plasmócito. Este tipo de célula pertence à família dos linfócitos, células responsáveis pela defesa do organismoatravés da produção de umas proteínas especiais, as imunoglobulinas, segundo informaçõs disponibilizadas pela rede de hospitais privados CUF.

Entre as suas funções, os plasmócitos produzem uma substância (Fator Ativador dos Osteoclastos) que ativa os osteoclastos (tipo de células do osso), causando lesões ósseas.
Normalmente os plasmócitos na medula correspondem a uma pequena percentagem (menos de 5%). No mieloma múltiplo eles aumentam em número, de forma não controlada, infiltram a medula óssea e provocam um enorme aumento da produção das imunoglobulinas.
Trata-se de uma doença que atinge ligeiramente mais os homens do que as mulheres. O mieloma múltiplo é mais comum entre os 50 e os 70 anos, ocorrendo a sua incidência máxima entre os 60 e os 65 anos. A sua ocorrência antes dos 40 anos de idade é rara (3%), adianta a CUF.
A raça negra apresenta uma tendência mais elevada para o desenvolvimento desta doença.
Quais são as causas do Mieloma Múltiplo?
A causa desta doença não é conhecida. Provavelmente contribuem diversos fatores genéticos e ambientais, como substâncias tóxicas ou radioativas.
Alguns estudos sugerem que a obesidade ou o excesso de peso podem ser um fator de risco para mieloma múltiplo.
Sintomas de Mieloma Múltiplo
De acordo com o site da CUF, em alguns doentes existem muitos sintomas; noutros são as alterações laboratoriais que prevalecem.
Frequentemente não existem quaisquer sintomas no momento do diagnóstico, sendo este realizado na sequência de exames laboratoriais de rotina nos quais se encontram anomalias que sugerem a presença de mieloma múltiplo.
- Um dos sintomas mais comuns é o cansaço, relacionado com a presença de anemia.
- Noutros casos, o primeiro sintoma pode ser uma infeção respiratória ou outra.
- Insuficiência renal de instalação súbita
- Dores ósseas intensas e prolongadas. Estas dores ósseas são comuns e resultam das lesões do osso resultantes da ativação dos osteoclastos.
- Nos casos mais avançados, quando existe uma grande fragilidade dos ossos, basta um movimento brusco ou um pequeno trauma para ocorrer uma fratura.
Diagnóstico
O diagnóstico é laboratorial, sendo confirmado mediante a realização de análises ao sangue e urina que demonstrem a presença de um aumento da concentração de imunoglobulinas.
É também importante realizar um estudo da medula óssea, através de uma punção aspirativa (mielograma) ou de uma biópsia óssea.
Tratamento
O mieloma múltiplo não pode ser curado, mas existem tratamentos que podem fazer regredir e estabilizar a sua evolução.
Os tratamentos possíveis incluem a quimioterapia, a radioterapia e o transplante de medula óssea, podendo ser complementados por outros como os bifosfonatos, que permitem evitar a progressão da doença óssea.
Uma vez que a imobilidade tende a agravar a doença óssea, é importante evitar estar acamado ou muito tempo parado. Deve-se praticar exercício, como andar a pé ou fazer natação, mas os exercícios violentos e a sobrecarga com pesos devem ser evitados.
Fonte: Noticias ao Minuto

Viseu | Xutos & Pontapés e UHF protagonizam noites de rock português na Feira de São Mateus

Resultado de imagem para FEIRA DE SÃO MATEUS

Dois grandes ícones do rock em Portugal sobem ao palco da Feira em 2019, a 31 de agosto e 7 de setembro. Os bilhetes já estão à venda emwww.feirasaomateus.pt.

Os Xutos & Pontapés e os UHF, dois dos nomes mais emblemáticos do rock português, atuam na Feira de São Mateus em 2019, nos sábados de 31 de agosto e 7 de setembro.

Os icónicos Xutos regressam à Feira pelo segundo ano consecutivo, no Dia Altice, para um concerto para todos. Na bagagem, levam 40 anos de carreira e hinos como “Homem do Leme”, “Minha Casinha” e “Não Sou o Único”.

O Dia Delta, em 2019, é dos UHF, um dos regressos mais aguardados pelos amantes do rock. A banda conta também com uma discografia de quatro décadas, da qual fazem parte “Matas-me com o teu olhar” ou “O Vento Mudou”.

O Gestor da Feira de São Mateus e Vereador da Cultura do Município de Viseu, Jorge Sobrado, avança que “estas propostas reforçam o grande palco da portugalidade da Feira de São Mateus e a sua atratividade intergeracional. Esperamos casa cheia para o reencontro com duas das mais históricas e lendárias bandas nacionais”.

Os bilhetes para estes dois concertos já podem ser adquiridos online, no site da Feira de São Mateus (www.feirasaomateus.pt) e da Blueticket (www.blueticket.pt/), ou na sua rede de lojas associadas (Fnac, Worten, Media Markt, ACP, El Corte Inglés e Pagaqui). A Viseu Marca possui, também, um ponto de venda, no Pavilhão Multiusos.

Já são doze os artistas anunciados pela organização para a edição deste ano. Carolina Deslandes (9 de agosto), Fernando Daniel (14 de agosto), David Carreira (27 de agosto), Ludmilla (16 de agosto), Pedro Abrunhosa (17 de agosto), ÁTOA (20 de agosto), Badoxa (23 de agosto), Natiruts (24 de agosto), Piruka e Jimmy P (30 de agosto), Richie Campbell (6 de setembro) e Gipsy Kings Feat. Andre Reyes (14 de setembro) têm concerto agendado em Viseu.

Em 2019, a Feira de São Mateus decorre entre 8 de agosto e 15 de setembro. São 39 dias para feirar em Viseu. Todas as informações e programação estão disponíveis em www.feirasaomateus.pt e nas redes sociais da Feira (Facebook e Instagram).

A Feira é uma iniciativa do Município de Viseu, com organização executiva da VISEU MARCA. O Santander, Super Bock, MEO, Sumol, Jornal do Centro, Delta, Galp, Turismo do Centro, JS Clínica, Fidelidade, Litocar, Ribeiro Santo, Nutriva, Lugrade e Fnac são patrocinadores oficiais do evento. O Correio da Manhã e a CMTV são os Media Partners Nacionais deste ano.



Um feito inédito no Futsal de Aveiro - AD DE BAIRROS RECEBEU TAÇA DE CAMPEÃO DISTRITAL E GARANTE PRESENÇA NA 2ª DIVISÃO NACIONAL



Equipa recebida ontem em festa na Câmara Municipal

A equipa paivense da Associação Desportiva de Bairros já tinha alcançado, a quatro jornadas do final da prova, o titulo de Campeã Distrital de Futsal, no principal escalão da AF de Aveiro, conseguindo um feito histórico notável e assegurando a presença na 2ª Divisão Nacional na próxima temporada, mas ontem, depois do ultimo jogo da temporada, onde venceu no seu reduto os Atómicos por 5-3, recebeu o troféu da mãos do presidente da AFA, Arménio Pinho e foi recebida em ambiente de festa nos Paços do Concelho pelo Executivo Municipal, liderado por Gonçalo Rocha.

Trata-se de um título inédito para esta colectividade paivense, presidida porMárcio Inverneiro, que realizou uma época fantástica, e que, para além de ter garantido a subida de divisão, para o escalão nacional, tem reservada a presença na final da Super Taça Distrital, podendo ainda, conquistar a Taça de Aveiro, uma vez que está apurada para a “Final Four” da prova.

Ainda no rescaldo daquele que foi o maior feito desportivo de Bairros, com uma festa que se estendeu pelas ruas da freguesia e da urbe paivense, muitos foram aqueles que felicitaram a colectividade, os seus dirigentes e atletas, deixando rasgados elogios pela extraordinária prestação conseguida nesta temporada, onde ficou bem vincada a superioridade da equipa paivense, que dominou o campeonato do principio ao fim com grande mérito.

O presidente da Assembleia Municipal, Gouveia Coelho, deu os parabéns à colectividade, por esta grande conquista, lembrando depois o Voto de Louvor, já aprovado na ultima sessão da AM, e desejando que a AD Bairros continue nesta caminhada vitoriosa e possa alcançar ainda mais êxitos, enquanto José António Vilela, autarca da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, mostrou-se orgulhoso por este feito desportivo e depois das felicitações, anunciou também um Voto de Louvor que será entrega à colectividade na festa da freguesia, programada para 10 de Junho, noParque das Tílias 

Por sua vez José Manuel Carvalho, vereador do Desporto da edilidade paivense, exaltou o orgulho desta consagração desportiva, realçando a satisfação de ter colectividades no concelho com esta dinâmica desportiva, felicitando os dirigentes, jogadores e equipa técnica por este sucesso que honra Castelo de Paiva, evidenciando depois, o esforço e a dedicação que todos tiveram numa época que se tornou inesquecível, realçando também o excelente relacionamento que sempre houve com a Câmara Municipal e desejando o maior êxito no desafio nacional que se segue.

Ricardo Jorge, em nome da Associação de Futebol de Aveiro, congratulou-se com este sucesso, traduzido na conquista do campeonato distrital, realçando o valor desta estrutura desportiva com uma excelente equipa, que sempre demonstrou garra e humildade, sabendo construir uma época de sonho agora premiada com a subida aos campeonatos nacionais, onde se espera volte a evidenciar se pela positiva, aproveitando o momento, para pedir uma presença honrosa da colectividade paivense na próximaGala da AFA a realizar brevemente.

José António Magalhães, o técnico desta temporada notável da AD de Bairros,mostrou-se feliz com este título, destacando a prestação dos jogadores e o trabalho incasável da estrutura directiva, lembrando que a temporada ainda não terminou, uma vez que a equipa ainda tem a Final Four e Super Taça Distrital para disputar , e existe no conjunto uma enorme vontade de concluir a época conquistando o “ triplete “, não deixando de agradecer, em jeito de conclusão, o apoio de todos nesta vitória que a todos encheu de orgulho.

Por último, o presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha,congratulou-se com este êxito desportivo, realçando a satisfação de ver a AD de Bairros a escrever uma das mais bonitas paginas da sua história, mostrando-se feliz por presenciar este feito histórico de uma equipa humilde, que soube unir esforços, evidenciar empenhamento, mostrar raça e conquistar um título importantíssimo, assumindo-se como um clube admirado e respeitado no panorama do futsal distrital, sublinhando o quanto tem sido gratificante ver o Pavilhão Municipal de Desportossempre repleto de bairristas e paivenses a apoiar de forma incondicional este grupo fantástico de atletas, que tudo fizeram para merecer este título distrital, que os vai levar aos nacionais da modalidade já na próxima temporada, endereçando por isso, oreconhecimento e gratidão a todos quantos contribuíram para este grande sucesso desportivo em Castelo de Paiva.

Destacando a alegria de poder viver este êxito desportivo, o edil paivense lembrou que a prestação da equipa de Futsal da AD de Bairros teve o condão de mobilizar a comunidade, conseguindo uma brilhante prestação sustentada nu trabalho fantástico, digno de realce ao longo da época, onde se evidenciou uma garra enorme e forte coesão, um sinal bem forte da força que o associativismo tem nesta freguesia, sublinhando que merecem este reconhecimento público porque honra e prestigia o concelho, formulando votos para que o novo desafio, nos campeonatos nacionais, seja mais uma excelente oportunidade, para que a equipa possa continuar a brilhar e a ser sensação.

Para o presidente da colectividade, Márcio Inverneiro, que agradeceu a todos os que trabalharam e deram o melhor de si para a concretização deste êxito desportivo, agora é tempo de perspectivar o futuro , que passará pela necessidade de continuar a preservar a honradez, a transparência e a competência, como princípios fundamentais para honrar o nosso lema e o nosso passado, continuando a construir um clube com dignidade e prestigio que honre a nossa terra e o concelho.

O dirigente da AD de Bairros promete uma presença digna nos Nacionais da 2ª Divisão e realça que, é imperioso que todos possam e devam fazer do Bairros não apenas um equipa, mas o seu clube, esperando contar com o melhor apoio na próxima temporada, onde as dificuldades serão diferentes.

Carlos Oliveira

Canil Municipal de Évora com nova decoração



Durante a semana passada, de 20 a 24 de maio, dois jovens artistas, Gabriel Roque – Lefunkyart e Bruno Santos, estiveram a pintar o muro exterior do Canil Municipal de Évora através de grafitti.

A ideia surgiu na sequência de uma proposta destes jovens artistas, de forma voluntária, o muro da frente exterior do canil, desenhando cães, gatos e pessoas, enquadrados de forma harmoniosa, transmitindo sentimentos de alegria e felicidade mútua, utilizando cores vivas e quentes.
O projeto foi muito bem recebido pelo Serviço Veterinário Municipal, que viu uma excelente oportunidade de trazer a arte ao canil.
Este projeto artístico tem como objetivos aproximar a comunidade eborense do canil/gatil municipal e das problemáticas do abandono, ao mesmo tempo que promove a adoção de animais, desmontando alguns sentimentos de tristeza associados ao abandono e permanência dos animais no canil, que bloqueiam muitas vezes a entrada de possíveis adotantes.
O projeto pretende ainda promover a relação homem-animal e seus benefícios, ao mesmo tempo que acentua a necessidade do envolvimento de toda a comunidade em ações de voluntariado no âmbito desta problemática.
Contou com o apoio da arquiteta Alexandra Raimundo da Câmara Municipal de Évora, com a direção artística e execução de Gabriel Roque - Lefunkyart, e com o artista Bruno Santos, voluntários incansáveis, face ao calor que se fez sentir nestes dias.

Évora envolvida em exercício europeu de proteção civil



Cascade´19 é um exercício europeu de proteção civil que irá decorrer em Portugal entre 28 de maio e 1 de junho de 2019, organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, sendo cofinanciado pela Comissão Europeia no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

No exercício, que visa testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata (sismo, cheias, acidente químico, rutura de barragem e poluição marítima) em território nacional. Participam equipas de Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, mobilizando no total mais de 600 operacionais, estrangeiros e portugueses. Trata-se de um LIVEX (Live Exercise) com mais de 50 cenários diferentes, nos distritos de Lisboa, Aveiro, Évora e Setúbal.

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), e a Comissão Municipal de Proteção Civil composta por representantes (oficiais de ligação) das principais entidades, públicas e privadas, com sede no concelho e distrito, irão estar naturalmente envolvido neste exercício internacional, com a cidade de Évora a ser palco de três cenários e um quarto a ocorrer junto a uma infraestrutura em zona rural (a informação sobre os cenários mantém-se reservada até ao dia 28 de maio).

O Cascade’19, irá envolver, em Évora, e noutros locais, um conjunto alargado de figurantes, contando ainda, com a presença de mais de três dezenas de observadores internacionais, com o objetivo destes experienciarem as várias componentes do exercício, passando pelos centros de decisão, eventuais postos de comando e os próprios teatros de operações,

Para o município de Évora, o cenário previsto tem por base a ocorrência de um evento sísmico, com consequências no edificado e infraestruturas críticas, com o SMPC de Évora a ter assim a possibilidade de testar e melhorar o sistema de proteção civil municipal.

Durante os exercícios haverá um aumento considerável na circulação de viaturas de socorro (bombeiros e forças de segurança), que não farão uso das respetivas sirenes, de modo a não serem confundidas com veículos em marcha de urgência.



No dia 29 de maio a circulação automóvel, no acesso à Praça do Giraldo e vias adjacentes, poderá estar sujeita a demora, devido à circulação de viaturas de socorro. No dia 30, poderão surgir dificuldades de estacionamento e circulação ao longo da Rua de Avis e no parque de estacionamento junto a rotunda de Avis e junto ao Hospital do Espírito Santo.

: A IMPRENSA E A JUSTIÇA NOS ÚLTIMOS 100 ANOS NA COVILHÃ



A Câmara Municipal da Covilhã e o Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco promovem a exposição “A Imprensa e a Justiça: O Caso da Covilhã, 100 anos”, no Palácio da Justiça da Covilhã.

Trata-se de uma mostra documental com registos jornalísticos, editados nos últimos cem anos pela imprensa local e regional, que revelam e fundamentam a história da Covilhã nos diferentes círculos da sociedade, da economia, da política, da religião e da justiça. Páginas de jornais que evocam ilustrem e notáveis personalidades, destacando-se, nas publicações da atividade judicial, a figura do judiciário da Cova da Beira - José Almeida Eusébio, patente nesta exposição como pessoa marcante ligada à imprensa e à magistratura.

A cerimónia de inauguração terá lugar na sexta-feira, dia 31 de maio, pelas 17h00, com a presença do Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira e do Juiz Desembargador José Avelino Gonçalves, Presidente do Tribunal da Comarca de Castelo Branco.

Sob a curadoria de Francisco Geraldes e de José Avelino Gonçalves, a exposição estará patente ao público de 31 de maio a 28 de junho, no Tribunal Judicial da Covilhã, tendo a mesma o apoio dos semanários “Notícias da Covilhã” e “Jornal do Fundão”.

CAMPO VOLTA A VISITAR A CIDADE EM TORRES VEDRAS




O campo vem de novo à cidade em Torres Vedras…

No próximo dia 1 de junho as cores, cheiros e sabores da Feira Rural “invadem” mais uma vez o centro de Torres Vedras, entre as 8h e as 17h.

Em cerca de 250 bancas poder-se-á adquirir produtos típicos do concelho de Torres Vedras e da região Oeste, nomeadamente: hortícolas; frutícolas; produtos certificados de agricultura biológica; flores; plantas aromáticas; produtos regionais e tradicionais; pastel de feijão de Torres Vedras; gastronomia e doçaria tradicional; pão, queijos e enchidos; vinhos; licores; mel; azeite; artesanato contemporâneo e tradicional; antiguidades; velharias; e artigos de colecionismo e numismática.

A principal novidade este ano da Feira Rural de Torres Vedras é, recorde-se, a extensão do evento à Praça Machado Santos (vulgarmente conhecida como “Praça da Batata”), onde será precisamente comercializado este produto agrícola, por alusão, assim, à história desse espaço. Aí poder-se-á não só adquirir este produto, mas também degustá-lo na Street Food "Fritaria" que irá disponibilizar, entre as 10h e as 16h, diferentes tipos de batata confecionada de várias formas. Animação não vai faltar no local, que contará com a atuação do grupo Copo de 3 das 11h30 às 12h30 e das 15h às 16h.

Para além desta animação musical haverá outra nesta edição da Feira Rural, de caráter itinerante, a levar a cabo pelo Rancho Folclórico "Os Camponeses de Varatojo", entre as 10h e as 11h.

Também como novidade na feira, o espaço dedicado à gastronomia tradicional é agora proporcionado na Praça Machado Santos, onde chefs de quatro restaurantes do Concelho.de Torres Vedras proporcionarão vários pratos que constituem a oferta regular dos mesmos.

Outra novidade este ano no evento é o Passeio de Burritos, que proporcionará, durante a manhã, aos mais pequenos, poderem passear de burro, gratuitamente, pela Feira Rural. 

Também para as crianças continua a ser disponibilizado um serviço de baby sitting, na Praça do Município.

Será ainda disponibilizado aos visitantes um comboio turístico que circulará gratuitamente num trajeto próximo à feira.

A Feira Rural de Torres Vedras é uma organização do Município de Torres Vedras e prosseguirá em Torres Vedras nos primeiros sábados do mês até outubro (à exceção da edição de agosto, que terá lugar em Santa Cruz).

Mais informações sobre esta iniciativa, que desde 2004 traz o melhor do campo à cidade, podem ser obtidas pelos números de telefone: 261 094 746; ou pelo e-mail: feira.rural@promotorres.pt.

Nacional | XXVI Encontro Nacional de Homenagem aos Combatentes

Os Portugueses vão honrar os que serviram Portugal

A Comissão Executiva para a Homenagem Nacional aos Combatentes 2019 promove no próximo dia 10 de Junho, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, o seu XXVI Encontro Nacional. As cerimónias que ali terão lugar têm por objectivo prestar homenagem a todos aqueles que combateram e combatem em defesa dos valores e da perenidade da Nação Portuguesa.

Por esta razão, ali se reúne sempre um tão grande número de Portugueses, não só os que foram Combatentes no Ultramar, mas também todos aqueles que, amantes da nossa História e envolvidos na construção de um futuro mais próspero para a sociedade portuguesa, querem ser participantes activos nesta homenagem. 

Programa
10h30 – Missa de sufrágio pelos Combatentes que tombaram pela Pátria, na Igreja de Santa Maria no Mosteiro dos Jerónimos;
12h15 – Abertura da cerimónia junto ao Monumento aos Combatentes;
12h16 – Palavras de abertura do Vice-Almirante João Pires Neves, Presidente da Comissão Executiva;
12h19 – Leitura da mensagem de Sua Excelência o Presidente da República;
12h23 – Discurso alusivo à cerimónia pelo Prof. Bernardo Pires de Lima;
12h31 – Cerimónia inter-religiosa (católica e muçulmana); 
12h38 – Homenagem aos Mortos e deposição de flores;
13h02 – Hino Nacional pela Banda da GNR. Salva protocolar por navio da Marinha;
13h05 – Passagem de aeronave da Força Aérea;
13h09 – Passagem final pelas lápides;
13h30 – Salto de Pára-quedistas do Exército;
13h35 – Almoço-convívio nos terrenos frente ao Monumento.

O Presidente da República enviará uma coroa de flores e uma mensagem aos Combatentes. São convidados de honra o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, as Chefias Militares, os militares agraciados com a Ordem Militar da Torre e Espada, o Comandante-Geral da GNR, o Director Nacional da PSP, os presidentes das Associações de Combatentes, o Secretário Executivo da CPLP e os Adidos Militares ou Culturais juntos das embaixadas da CPLP em Lisboa.
 
Os Portugueses vão honrar os que serviram a Pátria.
-
Para mais informações contactar:
Secretário da Comissão Executiva para a Homenagem Nacional aos Combatentes 2019
Tenente Coronel Morais Pequeno | Tlm. 937 026 693 |

Coimbra | Estudo sobre o emprego de artigos pirotécnicos em dias de risco de incêndio Apresentação de resultados| 29 de maio | LNEC

Resultado de imagem para auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Os resultados de um estudo sobre o emprego de artigos pirotécnicos em dias de risco de incêndio, realizado por uma equipa de investigadores da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), sob coordenação do catedrático Xavier Viegas, vão ser apresentados na próxima quarta-feira, dia 29 de maio, às 10 horas, no auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na Avenida do Brasil, 1001, Lisboa.

Este estudo teve como objetivos efetuar o levantamento de dados estatísticos sobre a ocorrência de incêndios florestais causados por artefactos de pirotecnia; a caraterização do risco de incêndio florestal, em função das condições meteorológicas, do coberto vegetal e da topografia; a caraterização dos principais artefactos de pirotecnia e modos de lançamento; e apresentação de recomendações sobre cuidados ou limitações no emprego de artigos pirotécnicos em cenários de risco de incêndio.

No âmbito do estudo foram realizados ensaios sobre a dispersão e queda de possíveis resíduos do lançamento de diferentes artigos de pirotecnia e a temperatura desses resíduos ao atingir o solo, e a possibilidade de ignição de biomassa no coberto do solo.

A apresentação e discussão dos resultados deste estudo «revestem-se de particular interesse para os profissionais do setor e para as entidades envolvidas no licenciamento de espetáculos de pirotecnia, durante o período crítico», afirma José Carlos Góis, docente e investigador da FCTUC que participou no estudo.

«Importa dar a conhecer as diferentes tipologias de artigos de pirotecnia e em que condições é seguro ou não o seu emprego e não decidir apenas com base nas condições climatéricas. Em caso de maior risco, importa definir as condições mínimas que garantam a mitigação do risco e salvaguardem a segurança de pessoas e bens. Existem diferentes categorias de artigos de pirotecnia de venda livre, certificados por organismos notificados que podem ser utilizados de forma segura, de acordo com as regras definidas na rotulagem que acompanham o artigo», salienta o também presidente da Associação Portuguesa de Estudos e Engenharia de Explosivos (AP3E).

Apesar de a legislação em vigor se aplicar de forma igual em todas as regiões do país, «não existem critérios uniformes e fundamentados para muitas decisões de proibição. Tal situação tem conduzido, de forma indiscriminada, à não aprovação ou cancelamento de espetáculos de pirotecnia em eventos culturais ou religiosos onde o fogo-de-artifício é uma tradição, que atrai a população e marca os pontos altos das festividades», observa o especialista em engenhos explosivos.

José Carlos Góis refere ainda que «durante o período crítico e mesmo com risco máximo de incêndio existem locais com condições para o lançamento de alguns tipos de artigos de pirotecnia, sem risco de incêndio, podendo, contudo, ser adotadas algumas medidas de segurança (exemplo desses locais: praias, rios, lagos, zonas urbanas ou até rurais sem qualquer vegetação próxima da zona de lançamento). Importa relembrar que no período crítico os foguetes estão proibidos».

 Cristina Pinto

Covilhã | INVESTIMENTO INTERNACIONAL RECUPERA PATRIMÓNIO INDUSTRIAL DA COVILHÃ



A antiga Fábrica Francisco Mendes Alçada vai dar lugar a uma residência para estudantes. O projeto, liderado pela empresa internacional MAIAR, já foi entregue na Câmara Municipal da Covilhã e deverá estar concluído em setembro de 2020.

A empresa pretende implementar uma rede de residências nos principais centros urbanos de Portugal, sendo a Covilhã a cidade escolhida para iniciar o projeto. Pedro Antunes, um dos sócios gerentes da empresa, destacou as características únicas da Covilhã que fazem dela uma cidade com excelentes oportunidades de negócio, devido à sua capacidade de atrair alunos nacionais e internacionais. Salientou ainda que este investimento tem como objetivo “criar um novo modelo de residências, com elevada qualidade, que pretende integrar e envolver os alunos na vida da cidade”.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, “este é um projeto diferenciador do ponto de vista da reabilitação urbana e um verdadeiro exemplo de recuperação do património industrial”. Para o autarca, “este investimento prova que a Covilhã está na moda e no radar dos investidores”.

A residência terá valências como cozinha, espaços comuns, ginásio, zona de estudo, sala de convívio, sala de trabalhos de grupo, lavandaria, limpeza periódica de quartos, quartos individuais, receção, wi-fi, representando um investimento aproximado de 10 milhões de euros.

Corte de água na Marinha Grande

Resultado de imagem para Corte de água na Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que no dia 28 de maio, entre as 14h30 e as 18h30, irá proceder à interrupção do normal abastecimento de água em algumas ruas na Marinha Grande.

Vão ser afetadas as seguintes ruas: Rua de Angola (entre a Rua do Sol e a Rua dos Baroseiros), Travessa de Angola, Travessa José Dinis, Rua da Vitória (entre a Travessa da Vitória e a Rua de Angola), Rua Carlos da Silva Couceiro, Rua Joaquim da Silva Couceiro (entre a Rua de Angola e Rua Bairro do Camarnal), Rua Indústria dos Plásticos, Travessa Valverde, Rua Fernando José Alvarez Baridó (entre a Rua de Angola e a Rua Transformadores do Vidro), Travessa Fernando Alvarez Baridó, Rua Transformadores de Vidro e Travessa João Gallo.

Esta intervenção vem na sequência dos trabalhos de ligação da conduta de abastecimento de água da Rua da Vitória e remodelação de válvulas na Rua de Angola.

Durante o período de interrupção os moradores devem ter o cuidado de manter as torneiras fechadas, na medida em que o abastecimento de água poderá ser retomado antes da hora prevista.

A Câmara Municipal agradece a compreensão de todos.

ALUNOS DO CONCELHO DE TORRES VEDRAS ESTÃO A USUFRUIR DE UMA "PRIMEIRA ONDA"


Cerca de 500 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade de escolas do litoral do Concelho de Torres Vedras estão a usufruir de uma “Primeira Onda”.

Trata-se de uma nova atividade de enriquecimento curricular proporcionada neste território a crianças da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira e das freguesias da Silveira e S. Pedro da Cadeira, a qual pretende facultar a iniciação à modalidade desportiva de surf bem como sessões de formação acerca do mar nas vertentes ambiental e de segurança.

As aulas do “Primeira Onda” têm sempre lugar em praias do Concelho de Torres Vedras (Praia da Foz, Praia Azul, Santa Cruz e Santa Rita), já que devido à consistência do seu mar apresentam excelentes condições para a iniciação à prática do surf. O local da aula é sempre escolhido tendo em conta vários fatores, como o estado das marés, as condições de prática e o estado do mar. Os professores que ministram as aulas são experientes e estão equipados com os melhores meios de segurança, além de que, todo o material usado nas mesmas, é totalmente user-friendly (pranchas em espuma) a fim de evitar lesões. Devido precisamente a questões de segurança, cada professor é responsável por um grupo muito pequeno de alunos, de forma a que esteja sempre em total controlo da situação. Todos os professores do projeto "Primeira Onda" são certificados pela Federação Portuguesa de Surf, têm anos de experiência nas aulas de iniciação e proporcionam um acompanhamento próximo e profissional dos alunos, garantindo a sua mais completa formação.

Com este projeto pretende-se: aumentar os níveis de segurança no usufruto do mar pela população mais jovem por meio de trabalho educativo de prevenção e consciencialização sobre os perigos do mar, cidadania e meio ambiente; dar a conhecer conceitos de ecologia marinha, educação ambiental e cidadania; aumentar os índices de conhecimento do mar junto da população local, privilegiando as crianças como grupo-alvo desta ação; e aumentar o número de praticantes de desportos náuticos.

O "Primeira Onda" é coordenado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e tem como parceiros os agrupamentos de escolas S. Gonçalo e Vítor Melícias, a Associação Sealand Santa Cruz e as escolas de surf locais. Integra-se no projeto "EcoMar" e é financiado pelo Portugal 2020/Mar2020 por meio do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

Este ano as respetivas aulas tiveram início em abril, prolongando-se até junho, serão retomadas em setembro e outubro e, posteriormente, de março a junho.

Os órgãos de comunicação social que pretenderem fazer uma reportagem sobre este projeto deverão contactar a Área de Comunicação da Câmara Municipal de Torres Vedras pelo n.º de telefone: 261320 751; ou pelo e-mail: tiago.oliveira@cm-tvedras.pt.

Coimbra | Sensibilização e Capacitação dos Media – 28.5.2019 – Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal

É já amanhã que terá lugar esta iniciativa do projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal em que contamos com a presença de todos os profissionais da área da comunicação no sentido de abordar em conjunto as temáticas das áreas-alvo do projeto e o modo mais adequado de as comunicar, numa perspectiva de partilha de ideias e experiências, de modo a enriquecer esta iniciativa que pretende tornar as vivências nocturnas das cidades do centro de Portugal mais saudáveis.

Gratos desde já pela v/ presença, aproveitamos para anexar a localização do Pavilhão 9 do Polo Sobral Cid dos CHUC (a partir da portaria), local onde decorrerá a sessão.

Em anexo documentos relativos ao projeto NSCCP.
Contacte-nos para mais informações!

A Equipa do projeto

Évora | Dia Mundial da Criança festejado nas Piscinas Municipais de Évora



A Câmara Municipal de Évora, em conjunto com diversos parceiros, assinala o Dia Mundial da Criança 2019 com um programa cujo ponto alto é no dia 31 de Maio, nas Piscinas Municipais. Neste dia serão dinamizadas atividades lúdico-pedagógicas e de expressão física e motora entre as 9 e as 16 horas, para os alunos das Creches, Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Tais actividades encontram-se organizadas em 38 estações, dando oportunidade às crianças de brincar e participar em atividades desportivas, culturais, lúdicas, nomeadamente: vólei, circuito de prevenção rodoviária infantil, basquetebol infantil, artes marciais infantis, expressão dramática, laser run, 5 ao dia, crescer com saúde, slide, patinagem, badminton, hip hop, jogo verdade e consequência, danças urbanas, ténis, atividades aquáticas, pinturas faciais, insufláveis, entre outras.

Estão inscritos mais de 30 Estabelecimentos de Educação e Ensino Público e Privado, com valências de creche, jardim-de-infância e 1º ciclo do ensino Básico, num total de cerca de 1300 crianças/alunos.

As turmas do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância da EPRAL vão dinamizar um conjunto de atividades para creche, jardim de infância e 1º ciclo do Ensino Básico. A turma do Curso de Artes do Espetáculo e Interpretação da Escola Secundária André de Gouveia apresentará o espetáculo musical “Comer, Comer, Comer” e animará a iniciativa ao longo da manhã; e as turmas do 10º e 11º ano do Curso Profissional de Apoio Psicossocial da Escola Secundária Severim de Faria irão apoiar a execução de atividades. A Companhia de Artes Performativa “XPTO” e a empresa de animação Néroca também animarão a iniciativa.

Este evento conta com a colaboração de diversos parceiros, nomeadamente os Agrupamentos de Escolas de Évora, o 5 ao Dia/Maré, a GARE, PSP, ARSA/UCC, Associação de Futebol de Évora, União das Freguesias de Nª Sra. da Tourega e Nº Sra. de Guadalupe, EPRAL e GNR. Haverá igualmente a participação do Serviço Veterinário Municipal através do Projeto Fiel, do Projeto Municipal de Promoção do Sucesso Escolar EducArte e de professores das Atividades de Enriquecimento Curricular. Aliaram-se ainda, como parceiras, as farmácias eborenses Teixeira, Ferro, Galeno, Avó e Horta das Figueiras, que doaram protetores solares.

Para o dia 7 Junho, está prevista a festa de Final de Ano “CulturÉvora – Évora Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura”, entre as 21 e as 22:30 horas, na Arena de Évora. É dinamizada por alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e destinada a toda a Comunidade Educativa (a entrada gratuita para a comunidade educativa mediante o levantamento de bilhetes nas escolas e Arena d’ Évora).

O programa inclui ainda, de 27 a 30 de Maio “À descoberta dos bonecos de Santo Aleixo”, no âmbito do Projeto Municipal “Artes À Escola”, a partir das 10 horas, no Teatro Garcia de Resende, para os alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclo (entrada gratuita mediante inscrição prévia ou reserva através do email artesaescola@cm-evora.pt).

De 28 Maio e 1 de Junho, tem lugar “Brincar é um direito! - A Ludoteca assinala o Dia Mundial do Brincar e o Dia Mundial da Criança com atividades lúdicas”, que incluem brincadeira livre, modelagem de balões, massa de cores, pinturas, dança urbanas, pinturas faciais e insuflável. O programa tem lugar entre as 10 e as 12 horas e das 16 às 19 horas, na Ludoteca - Parque Infantil Almeida Margiochi. Foi preparado para as crianças das Creches, Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico (mediante marcação prévia) e Famílias.

Figueiró dos Vinhos | Concurso Intermunicipal de Ideias “Empreendedorismo nas Escolas” dia 31 de maio, em Figueiró dos Vinhos



Tendo presente a necessidade de pugnar pela saúde pública, segurança e bem-estar animal, promovendo campanhas de esterilização de animais errantes como forma de controlo da sua população, o Município de Figueiró dos Vinhos apresentou uma candidatura à DGAV - Direção Geral de Alimentação e Veterinária que foi recentemente aprovada.

Estes apoios, previstos no Despacho n.º 2301/2019 de 8 de março destinam-se a campanhas de esterilização, atribuído por animal esterilizado, em condições legalmente definidas, designadamente nas instalações adequadas de um CRO (Centros de Recolha Oficial de Animais de Companhia) ou num centro de atendimento médico veterinário autorizado para o efeito.

Assim, até 30 de novembro irá decorrer esta ação, visando cumprir objetivos de controlo animal e saúde pública.

Marinha Grande | Câmara assina acordo com IRN para instalação de serviços no Atrium

Investimento nas pessoas
Câmara assina acordo com IRN para instalação de serviços no Atrium
Resultado de imagem para Marinha Grande
A Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, e a Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, vão assinar os acordos para a adaptação e futura instalação dos serviços do Instituto de Registos e do Notariado no Edifício Atrium, na Marinha Grande, a ter lugar no próximo dia 28 de maio, pelas 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A sessão tem o seguinte programa:

-Intervenção da Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande

-Intervenção do Presidente do Conselho Diretivo do IGFEJ

-Intervenção da Presidente do IRN

-Assinatura dos acordos

-Intervenção da Secretária de Estado da Justiça.

Évora | 14.ª BIME: de 04 a 09 de junho são as marionetas quem mais ordena


As marionetas estão de volta a Évora. De 4 a 9 de Junho, a 14.ª edição da BIME - Bienal Internacional de Marionetas de Évora, acolhe 73 espetáculos provenientes de 11 países, num total de 28 companhias e 85 artistas. Ao longo de 6 dias, os espetáculos direcionados para todos os públicos realizam-se em 13 espaços diferentes da cidade. 2019 Marca assim o regresso deste acontecimento de referência após um hiato que permanecia desde 2013.

A BIME é um encontro internacional de marionetas que tem lugar nesta cidade desde 1987. Organizada pelo CENDREV – Centro Dramático de Évora, a bienal abre as portas da cidade aos bonecos e marionetistas de todo o mundo e transforma as ruas, as praças, os jardins e o Teatro Garcia de Resende (TGR) num grande palco para esta expressão artística, revela a organização.

Os Bonecos de Santo Aleixo são os verdadeiros anfitriões deste Festival. No início dos anos 80, esta família de títeres tradicionais foi acolhida em Évora. Aí, encontrou a sua casa e uma família de atores com quem tem viajado pelo mundo fora. A BIME é a ocasião em que os Bonecos de Santo Aleixo convidam todas as marionetas vivas do mundo a virem conhecer a sua cidade e o público de todas as idades a participar desse encontro.

A BIME é organizada pelo CENDREV em parceria com a Câmara Municipal de Évora e conta com o apoio institucional do Ministério da Cultura, o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e do Observatório da China.

O calendário de espetáculos pode ser consultado em: http://bit.ly/BIME2019calendarioprograma

A bilheteira funciona no TGR, podendo as reservas ser efetuadas através dos seguintes contactos: 266 703 112 ou geral@cendrev.com

Os bilhetes para os espetáculos no Teatro Garcia de Resende têm os seguintes preços:

€6 – Adultos | €3 - Estudantes, Reformados e Crianças até 12 anos | €25 - Série de 5 Bilhetes (5 espetáculos diferentes) | €45 - Série de 12 Bilhetes (3 ou 4 espetáculos diferentes).

Évora | Festival Política no Teatro Garcia de Resende


17 atividades de entrada gratuita para Concertos, filmes, workshops, debates e arte

O Festival Política chega pela primeira vez a Évora durante os dias 30 e 31 de maio e 1 de junho. Todas as actividades decorrem no Teatro Garcia de Resende e são de entrada gratuita.

Criado em 2017 e com edições em Lisboa e Braga, o Festival Política tem como objectivo envolver a sociedade civil e fomentar o debate em torno da política através de debates, performances, concertos, filmes, workshops e actividades para famílias. Em ano de eleições europeias, o festival procura promover uma maior consciência política e social, sobretudo nas gerações mais novas. A programação está já disponível em www.festivalpolitica.pt. Tendo como palco o Teatro Garcia de Resende, entre as 17 actividades programadas para Évora, destacamos as seguintes:

· Espectáculo-lição de História, onde o humorista Hugo van der Ding promete fazer uma viagem pelos preconceitos europeus e sobre as várias personagens que ajudaram a escrever a História do continente (31 de maio, 21h30).

· Speed dating com deputados. Encontro entre os cidadãos e deputados. Durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam individualmente com os deputados, apresentando dúvidas, questões e contributos. Capacidade 20 pessoas. Inscrição: festivalpolitica@gmail.com (31 de maio, 17h30)

· Sessão de Cinema Todos Europeus (30 de maio, 17h). Seis curtas-metragens que ajudam a refletir o que é ser europeus e os entraves à cidadania europeia.

· A humorista Cátia Domingues irá dinamizar uma conversa sobre como o humor ajuda a combater a discriminação e o discurso de ódio (30 de Maio, 21h30)

· Sessão Fronteiras (31 de maio, 18h30). Quatro curtas-metragens, incluindo “O Salto”, de Luís Godinho. “Évora, finais da década de 60. Para escapar à Guerra Colonial, um grupo de jovens prepara o “salto” para França ou para a Holanda. Iludindo a vigilância repressiva da PIDE, utilizam as instalações da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT), em Évora, para organizar a fuga”, destaca a sinopse.

· Danças Europeias – workshop Pedexumbo. Vamos conhecer as danças de roda, em linha, a par ou em grupo, onde se dá ênfase ao convívio, à diversão e à descontração. Não há limite de idade para dançar e para quebrar fronteiras. Capacidade: 20 pessoas. Inscrição via festivalpolitica@gmail.com (1 de Junho, 15h)

· Descobrir a Europa - Workshop infantil. Conhecer a História da Europa e das suas instituições de uma forma divertida. Dos 6 aos 10 anos Capacidade para 15 crianças. Inscrição via festivalpolitica@gmail.com (1 de Junho, 16h)

. Quem ganha com a PAC – Política Agrícola Comum? (debate, 1 de Junho, 16h). Participam Miguel Bastos Araújo (biogeógrafo, estuda os efeitos das alterações climáticas na biodiversidade, professor universitário, Prémio Pessoa 2018), Nuno Belchior (agricultor e ativista) e Tito Rosa (engenheiro agrónomo, quadro aposentado do Ministério da Agricultura).

· Espiga – música de Évora para a Europa. Concerto com produção de Dj Sims. Inclui a apresentação de um tema inédito dedicado à Europa (1 de Junho, 21h30).

O Festival Política conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora, Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão Nacional de Eleições, Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Museu de Leiria e m|i|mo premiados pela APOM

Resultado de imagem para Museu de Leiria e m|i|mo premiados pela APOM

O Museu de Leiria ganhou esta sexta-feira o prémio “Projeto Internacional” na gala de entrega dos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), numa cerimónia no Teatro Miguel Franco, em Leiria, em que o m|i|mo – museu da imagem em movimento – obteve uma menção honrosa.

No caso do Museu de Leiria, foi premiado o trabalho desenvolvido para o Congresso Internacional e a exposição na Croácia comemorativa dos 20 anos da descoberta do Menino do Lapedo, enquanto no caso do m|i|mo foi premiado trabalho de Museologia da exposição do Mimo "Nós e os outros".

Na sessão de entrega dos prémios, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou o trabalho desenvolvido nos museus, onde as equipas, com grande dinamismo, assumem “a criatividade como o principal recurso ao seu dispor”.

O autarca destacou ainda a existência de uma rede de espaços museológicos de grande qualidade em todo o país, graças a uma geração de autarcas e líderes associativos que descobriu a importância e o potencial destes espaços para o desenvolvimento dos territórios, seja pelo papel que representam ao nível do reforço do sentimento de pertença à comunidade, pelo papel pedagógico e cultural, mas também pelo impacto na promoção económica e turística.

“A grande vitória é ver os nossos museus cheios de vida e a receberem cada vez mais visitantes”, disse, defendendo que, atualmente, os museus são “espaços de contemporaneidade, espaços em que se promove a reinterpretação disruptiva do presente em linguagem artística, e são também lugares sagrados em que se preserva a memória daqueles que nos precederam”.

Refira-se que a APOM, fundada em 1965, atribui os prémios anualmente, desde 1997, a museus, projetos, boas práticas, profissionais e diversas atividades desenvolvidas no setor.

Este ano a associação recebeu cerca de 200 candidaturas de instituições de Portugal continental e das Regiões Autónomas, bem como de projetos de expositivos portugueses no estrangeiro, tendo sido distinguidas 89 entidades.

Abstenção: 68,6. Três milhões de portugueses decidiram o futuro de mais de dez milhões

Quase 70% dos eleitores decidiu não votar. O PS até pode ter tido mais votos, mas nesta eleição para o Parlamento Europeu, todos perderam — incluindo os que não querem saber de política.
"São todos corruptos". Em dias de calor, as câmaras de televisão são uma presença tão assídua nos areais quanto os vendedores de bolas de Berlim. Em dia de eleições Europeias, mais ainda se justificam os vox pop de pé na areia. Este domingo não foi exceção.
Vox pop é a gíria jornalística para sair à rua e andar aleatoriamente a caçar quem queira falar para um microfone. A tradução diz qualquer coisa como "a voz do povo". Está-se a ver, contudo, que quando se escolhe ao acaso uma amostra de entrevistados reduzida (como sejam as pessoas que estão numa dada praia à hora a que os jornalistas lá chegam) as respostas que dão nunca podem ser verdadeiramente significativas.
Pelo meio das entrevistas, ouve-se sempre qualquer coisa próxima de "não voto porque são todos mentirosos" ou "não voto porque não costumo votar".
As experiências recentes noutros países mostram que nem as sondagens, com método mais científico do que a breve interpelação, são capazes de delinear com precisão o futuro que só as urnas ditam.
É por isso que as eleições são um alargado vox pop. Um momento em que todos são chamados a falar, independentemente de estarem próximos ou não das praias da linha de Cascais, onde os jornalistas gostam sempre de fazer os seus diretos.
Ainda, durante a tarde, o diagnóstico era este: praias cheias, mesas de voto vazias. E a verdade é que Portugal bateu hoje o seu próprio recorde de abstenção. Milhões de portugueses escolheram não escolher, não votando nos nomes de quem lhes vai decidir a vida nos próximos cinco anos.
Os números, porém, têm de ser lidos com cautela. Porque em termos absolutos, até houve mais gente a votar. Confuso?
Nestas Europeias, foram inaugurados novos cadernos eleitorais. Concretamente, os eleitores com capacidade eleitoral ativa são este ano 10.761.156, quando nas europeias de maio de 2014 eram 9.696.481.
O acréscimo de novos votantes não é assim tão grande; todavia, houve mais algumas dezenas de milhares de pessoas a ir às urnas este ano.
Mesmo assim, a decisão de todos ficou nas mãos de poucos: à volta de três milhões. Traduzindo, o partido ‘vencedor’ destas Europeias em Portugal, o PS, foi, na verdade, a escolha de pouco mais de um milhão de eleitores.
Porém, a culpa há de caber a todos. Cabe aos que ficaram em casa; cabe aos políticos que não conseguiram convencer as pessoas; cabe à imprensa, que não está a explicar ao certo o que é a União Europeia — e qual a importância de participar na escolha dos eurodeputados.
Foi mais ou menos isto que disse o primeiro-ministro à chegada ao hotel Altis, em Lisboa, para acompanhar a noite eleitoral junto do seu PS. Para António Costa, a elevada taxa de abstenção prevista é um motivo de "reflexão profunda" para todo o sistema político e para a comunicação social.
"Se esses números forem assim, estão mais ou menos em linha com o que aconteceu em 2014 e isso só demonstra que não é possível falar-se de Europa apenas no período de campanha eleitoral. Deve ser um motivo de reflexão profunda seguramente para o sistema político, mas, também, para os diferentes órgãos de comunicação social”.
Isto porque, afirma o líder socialista, “se há este grau de desinformação, ou de menor interesse, dos cidadãos relativamente à União Europeia, isso também quererá dizer alguma coisa sobre a informação que é divulgada”.
Costa sublinha, no entanto, que não está a atribuir culpas, até porque “é uma questão de decisão de quem votou e não votou. A repetição ano após ano da ideia de que as decisões são tomadas em Bruxelas sem a participação de cada país, de cada Governo e de cada cidadão cria naturalmente um grande afastamento por parte dos eleitores relativamente aos processos europeus”.
Durante todo o fim de semana, Marcelo Rebelo de Sousa desdobrou-se em apelos ao voto. Com um vídeo íntimo no sábado e várias intervenções na imprensa mesmo durante este domingo, o presidente da República tentou convencer os portugueses de que todos os votos são importantes.
Marcelo pediu o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu, não deixando "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é de todos”.
Porém, a meteorologia não esteve do lado do presidente. O calor convidava mais à praia do que às mesas de voto (que ainda por cima foram reordenadas). Ciente disso, Marcelo insistia: os portugueses que “arrumem a sua vida: os que foram passear, os que foram para o campo, foram para a praia, que voltem a tempo de votar ainda”, apelou à hora de almoço em Celorico de Basto.
Com Pedro Soares Botelho / Madremedia

Ao PS coube a festa, ao PAN a surpresa e ao BE o reforço. Assim foram as eleições europeias em Portugal

Resultado de imagem para Ao PS coube a festa, ao PAN a surpresa e ao BE o reforço. Assim foram as eleições europeias em Portugal
A vitória do PS, com uma vantagem de mais de 10 pontos percentuais sobre o PSD, o reforço do BE e a eleição de um eurodeputado do PAN marcaram a noite dos ganhadores das europeias em Portugal.
Em sentido inverso, o PSD e o CDS-PP falharam os objetivos de aumentar a sua representação no Parlamento Europeu e a CDU perdeu mesmo pelo menos um eurodeputado.
Outro dos perdedores da noite eleitoral foi António Marinho e Pinto, que nas europeias de 2014 conseguiu eleger dois eurodeputados para o seu partido de então, o MPT (Movimento Partido da Terra), mas agora fica fora do Parlamento Europeu.
A vitória eleitoral coube ao PS, com 33,38% dos votos, cujo resultado extrapolado para legislativas deixa o partido longe de uma maioria absoluta, mas com uma vantagem de mais cerca de 10 pontos em relação ao segundo partido mais votado, o PSD, uma margem confortável para aspirar à manutenção do poder.
Uma vitória que o líder socialista, António Costa, classificou de "expressiva, clara e inequívoca".
Os resultados provisórios às 01:20 de segunda-feira, quando estavam apuradas todas as freguesias no território nacional, indicavam que PSD alcançava, percentualmente, o seu pior resultado de sempre, com 21,94%, um 'score' inferior aos 24,3% obtidos nas legislativas de 1976.
O CDS-PP alcançou também o seu pior resultado de sempre em europeias, com 6,19% dos votos, mas manteve Nuno Melo no Parlamento Europeu.
A CDU foi outra das forças derrotadas da noite, ficando em quarto lugar com 6,88%, abaixo dos 6,9% conseguidos nas legislativas de 1999 e dos 9,09% das europeias de 2004.
O Bloco de Esquerda e o PAN foram dois vencedores da noite eleitoral, com os bloquistas a conseguirem eleger um segundo eurodeputado e a duplicar a votação de 2014, com cerca de 320 mil votos e 9,82%, consolidando-se como a terceira força mais votada nas europeias.
Já o PAN, o partido Pessoas-Animais-Natureza, surpreendeu ao conseguir eleger pela primeira vez um deputado ao Parlamento Europeu, com cerca de 5,08% e 165 mil votos.
Derrotados da noite eleitoral foram também a Aliança, do ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, que falhou a eleição de Paulo Sande para Estrasburgo (1,86% de votos) e a coligação Basta, do ex-social-democrata André Ventura, um partido da área considerada populista que ficou em nono lugar com 1,49%, atrás do Livre de Rui Tavares (1,83%).
Cerca da 01:20, já tinham sido apurados 99,72% dos votos, faltando apurar os resultados em nove consulados. Faltavam ainda atribuir seis mandatos dos 21 que Portugal tem no Parlamento Europeu.
Nas reações, o presidente do PSD, Rui Rio, reconheceu que o partido falhou os objetivos para as eleições europeias, mas considerou que tem condições para conseguir “um bom resultado” e vencer as legislativas.
Assunção Cristas e Nuno Melo, do CDS-PP, assumiram também o falhanço dos objetivos. A líder centrista assumiu o resultado “aquém dos objetivos traçados”, afirmou ter compreendido “o sinal” que os eleitores lhe quiseram dar, embora afirmando a convicção de que o partido está “forte e unido”.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, admitiu que o resultado eleitoral da CDU foi "particularmente negativo" para os interesses dos trabalhadores, do povo e do país, reconhecendo a quebra face aos três eurodeputados eleitos em 2014.
A CDU tinha obtido há cinco anos o seu segundo melhor resultado de sempre em sufrágios europeus, sendo a terceira força política mais votada, com 12,7%, e três mandatos conquistados.
Quanto à coordenadora do BE, Catarina Martins, qualificou de "extraordinário" o resultado do partido, considerando que estas eleições "reconfiguram o mapa político" e que "a disputa política está nos projetos que a esquerda tenha capacidade para apresentar".
Portugal elege 21 dos 751 eurodeputados ao Parlamento Europeu.
Lusa / Madremedia