sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Homem morreu depois de ter sido agredido em Trancoso

 
A Polícia Judiciária está a investigar o caso e admite a possibilidade de se tratar de um homicídio.
Um homem, de 41 anos, morreu, esta sexta-feira, após ter sido agredido na localidade de Cótimos, no concelho de Trancoso, no distrito da Guarda, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários de Trancoso.
De acordo com a mesma fonte, a vítima estava fora do carro, suspeitando-se, por isso, de “agressão” e não de acidente.
O senhor tinha sido barrado na estrada, parou [saiu da viatura] e alguém o agrediu, eventualmente pelas costas”, explicou.
 O óbito foi declarado no local, um acesso à estrada nacional que liga Trancoso a Meda, junto à localidade de Cótimos, no concelho de Trancoso.
O homem, de 41 anos, passava por aquele local, por volta das 04:00 desta sexta-feira, ao deslocar-se para o trabalho diariamente “e alguém deve ter-lhe feito uma espera”.
A vítima saiu do carro para tirar as pedras da estrada [que poderão ter sido colocadas propositadamente] e foi agredida quando estava fora do carro”, adiantou a mesma fonte dos bombeiros.
 O alerta foi dado às 06:14 e no local estiveram meios dos Bombeiros Voluntários de Trancoso e da Guarda Nacional Republicana (GNR), além de uma VMER (viatura médica de emergência e reanimação) da Guarda.
O caso está sob investigação da Polícia Judiciária na Guarda, que admitiu, à agência Lusa, a possibilidade de se tratar, de facto, de um homicídio.

SIC Notícias/Lusa

 

Violência aumenta nas ruas de Paris após ataque à comunidade curda

A tensão nas ruas da capital francesa aumentou entre a polícia e vários manifestantes curdos após o ataque que fez três mortos e deixou quatro feridos esta manhã.
 Aumentou a tensão entre a polícia e manifestantes nas ruas de Paris, após um homem de 69 anos ter disparado num centro cultural curdo, na sexta-feira de manhã, causando a morte a três imigrantes. Outras três estão internadas, uma com gravidade e as outras duas em observação com relativa gravidade, declarou a procuradora da República de Paris, Laure Beccuau.
O homem, que foi detido pela polícia numa intervenção na rua d’Enghien, no 10.º bairro da capital, já era conhecido pelas autoridades por atos de violência, em 2016 e 2021. Reformado, antigo maquinista de comboios, o suspeito tinha registo criminal por crimes de ódio. Em 2021 foi acusado de tentativa de homicídio num campo de migrantes.
O indivíduo disparou “sete a oito” tiros contra “pessoas que estavam num centro cultural curdo, num cabeleireiro e num restaurante” do mesmo bairro, descreve a RFi.
Suspeita-se que o ataque desta sexta-feira foi motivado por questões raciais embora a polícia não o tenha confirmado. No entanto, logo após a detenção do atacante, o ministro do Interior francês disse, numa ida ao local do ataque, que o “suspeito tinha como alvo estrangeiros”.
A presidente da Câmara de Paris declarou se tratar de um “atentado cometido por um militante da extrema direita” e expressou o seu apoio à comunidade curda.
“Os curdos devem poder viver em paz e segurança onde quer que eles vivam. Mais do que nunca, Paris está do lado deles nestes momentos sombrios”, escreveu a autarca no Twitter.
O presidente Emmanuel Macron classificou o ataque de “odioso”, que atingiu os “curdos da França” no “coração de Paris” e enviou “condolências às famílias da vítimas” deixando também um “reconhecimento às forças da ordem pela coragem e por manterem o sangue-frio”.
Toda a zona circundante do 10.º bairro de Paris tem estado sob forte proteção policial. As autoridades pediram às pessoas para evitarem a zona mesmo antes da escalada de tensão.
Mas a violência entre a comunidade curda e a polícia eclodiu nas ruas onde foram lançadas bombas de gás lacrimogénio, barricadas foram levantadas e contentores de lixo incendiados.
Madremedia

Condições meteorológicas adversas: CHUVA, VENTO E AGITAÇÃO MARÍTIMA – MEDIDAS PREVENTIVAS

 1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica: 

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias um agravamento das condições meteorológicas, com chuva persistente, vento e agitação marítima, salientando-se o seguinte: 
− Períodos de chuva, em especial no Norte e Centro, sendo persistente e por vezes forte no Minho e Douro Litoral, ente o final da tarde do dia 24 de dezembro e o final da tarde do dia 25 de dezembro, e na região Centro durante o meio da manhã e a tarde do dia 25 de dezembro; 
− Vento a predominar do quadrante sul mais intenso a partir da tarde do dia 24 de dezembro no litoral oeste e nas terras altas da região Sul (<40 Km/h), soprando até 50 Km/h e com rajadas da ordem dos 80 Km/h nas terras altas do Norte e Centro 
− Agitação marítima com ondulação de sudoeste até 4m na costa ocidental a norte do cabo Mondego, no período 00h-06h do dia 25 de dezembro.
Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt

 Informação Hidrológica Relevante: 
De acordo com a informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), podem ocorrer variações significativas dos níveis hidrométricos nas zonas historicamente mais vulneráveis: 
− Bacia do Lima - aumento significativo das afluências com impacto no domingo (25DEZ), em especial em Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima; 
− Bacia do Cávado 
– aumento significativo das afluências e possibilidade de descargas das barragens de Caniçada e Salamonde, com impacto domingo (25DEZ); 
− Bacia do Tejo 
– afluências de Espanha vão manter-se elevadas, bem como as afluências às barragens da sub-bacia do Sorraia.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
 Em função das condições meteorológicas presentes e previstas é expectável: 
− Ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento; 
− Ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras; 
− Instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo; 
− Arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública; 
− Piso rodoviário escorregadio e formação de lençóis de água.
 

3. MEDIDAS PREVENTIVAS A ANEPC
 recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente: 
− Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; − Não se expor às zonas afetadas pelas cheias; 
− Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; 
− Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; 
− Ter especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação e permanência nestes locais; 
− Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias; 
− Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; 
− Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima; 
− Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança. 


ANEPC | Divisão de Comunicação e Sensibilização

Um Santo e Feliz Natal.

“Sois imenso, e fizestes-Vos pequenino;
sois rico, e fizestes-Vos pobre;
sois omnipotente, e fizestes-Vos frágil.”
Papa Francisco, Natal 2013
No CNS | Campus Neurológico queremos que este espírito se estenda ao longo do ano. Queremos transformar dias difíceis em momentos de coragem, fraqueza em confiança, solidão em partilha, dor em amor!
Todos juntos tentamos transformar a vida daqueles que connosco se cruzam, para que haja entre nós um sentimento contínuo de generosidade e solidariedade.
Unidos por estes laços fraternos, desejamos a todos os nossos utentes, familiares, colaboradores e amigos, um Natal pleno de União e um Novo Ano com muita Saúde, Paz e Alegria.

Um Feliz Natal.
A EQUIPA DO CNS

Promovidas pela União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça. Tenda de Natal com diversões para os mais novos na última semana do ano

 

Em estreita parceria com o Município de Cantanhede e a Associação Empresarial de Cantanhede, a União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça vai dinamizar a Tenda de Natal, instalada na Praça Marquês de Marialva, na semana entre o Natal e o Ano Novo.

Assim, de 26 a 30 de dezembro, as crianças poderão disfrutar de insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões e jogos tradicionais, entre as 15h00 e as 18h00, para além do carrossel instalado no local.

Trata-se de uma oportunidade dos mais novos se divertirem neste período de festa e de pausa letiva, celebrando este tempo de alegria e festa.

Recorde-se que a programação de Natal deste ano se estende até 6 de janeiro de 2023.

Além da sonorização de rua e iluminação alusiva ao Natal nas ruas mais movimentadas da cidade, a Praça Marquês de Marialva é palco de inúmeras atividades, entre exposições, concertos, presépios e um mercadinho.

Da programação consta também uma tômbola de Natal, até dia 6 de janeiro de 2023. Ainda no âmbito desta quadra, a Biblioteca Municipal acolhe a exposição "Nasceu um Menino", que reúne trabalhos dos jardins de infância dos agrupamentos de escolas do concelho.

Este vasto programa de animação promovido pelo Município de Cantanhede decorre no âmbito de uma parceria que envolve a Associação Empresarial de Cantanhede, as Juntas de Freguesia e várias entidades de carácter sociocultural do concelho.




Ataque a tiro no centro de Paris faz dois mortos e vários feridos

A polícia já deteve um homem com cerca de 69 anos. Prosseguem as investigações.
Um ataque a tiro no 10.º bairro de Paris provocou, pelo menos, dois mortos e quatro feridos, dois deles em estado grave.
A polícia já deteve um homem com cerca de 69 anos.
Já segundo a France Press, os disparos ocorreram numa rua onde fica o centro cultural curdo.
A Procuradoria parisiense abriu um inquérito para averiguar as causas deste ataque, cujas motivações são ainda desconhecidas.

RR

Dados provisórios da Operação “Natal 2022”


No período de 22 de dezembro até às 08:00 horas de hoje, 23 de dezembro, no âmbito da Operação “Natal, a GNR registou os seguintes dados:
7860 condutores fiscalizados, dos quais, 50 conduziam com excesso de álcool e, destes, 28 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 19 pessoas por conduzirem sem habilitação legal;

Das 1 907 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se:
  • 557 por excesso de velocidade;
  • 137 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 64 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 49 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 38 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Relativamente à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 265 acidentes, dos quais há a registar 3 vítimas mortais, 4 feridos graves e 50 feridos leves.

Relativamente aos acidentes com vítimas mortais, os mesmos ocorreram:
  • Colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um veículo de ligeiro de passageiros parado na berma, na A22, sentido E/O, da qual resultou um morto;
  • Colisão frontal entre dois veículos ligeiros de passageiros, em Esmoriz, da qual resultou um morto;
  • Despiste de ligeiro de passageiros com capotamento, em Azoia de Cima, Santarém, do qual resultou um morto;
Durante a operação, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações:
  • Condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas;
  • Excesso de velocidade;
  • Falta de inspeção periódica obrigatória;
  • Manobras perigosas;
  • Incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem;
  • Utilização indevida do telemóvel.