segunda-feira, 21 de março de 2016

A LUZ AO FUNDO DO TÚNEL…BARREIRA EÓLICA



Embora com grandes atrasos, que se traduziram em mais uns tempos de agressão à saúde dos habitantes da Gafanha, finalmente viram a luz do dia os Estudos para a colocação, no Cais Comercial, da Barreira Eólica contra ventos dominantes e da Estação de Monitorização da Qualidade do Ar na Envolvente do Porto de Aveiro, em recolha contínua de dados.
BARREIRA EÓLICA
Estes Estudos, como era óbvio, vieram provar que a Barreira irá melhorar a qualidade do ar e, por conseguinte, as condições de vida dos habitantes da Gafanha e povoações situadas a sul.
Dada a localização das habitações mais próximas do Cais Comercial do Porto de Aveiro, a Sul e SE do mesmo, verifica-se que as condições de vento N e NO se afiguram como as mais propícias ao transporte de partículas de petcoke, com eventual afectação da referida zona habitacional.
Por tal motivo, foi considerada a colocação duma barreira composta, como a melhor configuração para reduzir as emissões de partículas a partir da pilha de petcoke e, logicamente, para protecção das comunidades urbanas a sul do Terminal de Graneis Sólidos.
De acordo com as cargas dos navios de transporte (6.000 a 10.000 toneladas) as pilhas de Petcoke atingirão, no máximo, 95m de comprimento, 33m de largura e uma altura de 7m.
A Barreira de protecção, a norte, terá 109m de comprimento por 7,8 de altura, coadjuvada por uma barreira a noroeste com 30m de comprimento.
De notar que esta barreira também diminui as emissões de partículas com ventos Sudeste, que iriam afectar S. Jacinto, protegendo, também estas populações.
E de acordo com declarações da Cimpor, quando for construída a Barreira será executada a Bacia de Contenção de Lixiviados e a Estação de Tratamento, protegendo o ecossistema da Ria, uma Zona de Protecção Especial (ZPE).
ESTAÇÃO DE MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DO AR
Quanto à Estação de monitorização será colocada na Escola Básica 2.3 da Gafanha da Nazaré e fará a recolha de dados em contínuo, com transmissão em tempo real para um sistema central a instalar no Porto de Aveiro, permitindo, automaticamente, gerar alertas de excedências para os vários parâmetros considerados, permitindo a eventual implementação de medidas de minimização de emissões, caso se confirme a influência das actividades do Porto.
Embora admitindo esta concepção de localização deste equipamento, face à melhoria das condições de movimentação do Petcoke já implementadas pela Cimpor e pela APA e o facto de se tratar duma estação de leitura permanente, continuamos convictos de que a melhor localização seria na Rua São João de Deus, perto do cruzamento com a Rua da Seca, na primeira linha de edifícios habitacionais localizados a sul e sudeste da zona portuária e com uma 2.ª estação em S. Jacinto, que serviria de referência, ao mesmo tempo que mediria o grau de poluição nesta Freguesia.
O equipamento terá capacidade de avaliar os seguintes parâmetros:
• Partículas em suspensão (PM10) 
• Partículas em suspensão (PM2.5) 
• BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno, Xileno) 
• Óxidos de azoto (NOx, NO, NO2) 
• Monóxido de carbono (CO) 
• Dióxido de Enxofre (SO2)

Esta Estação já foi contratualizada com uma empresa, que espera poder instalá-la ainda no mês de Abril.
Foi um conflito longo, de mais de dois anos, mas que valeu a pena, pois irá resultar na melhoria da qualidade do ar na Gafanha da Nazaré e povoações a sul, protegendo a saúde dos seus habitantes.
A ADIG esforçou-se para conseguir este desiderato e está reconhecida a todos aqueles que a acompanharam e apoiaram. Sem a sua ajuda e, principalmente, sem o seu incentivo, seria mais difícil alimentar o entusiasmo que sempre nos norteou.
Aos mais cépticos, àqueles que duvidaram de conseguirmos alcançar os objectivos, compreendemo-los, tantas têm sido as lutas perdidas ao longo dos tempos, mas só podemos reiterar-lhes o nosso agradecimento, pois a sua atitude só mais acirrou a nossa teimosia, na defesa dos direitos das populações.
Para os Poderes Públicos só uma simples e curta frase: Ficou provado que tínhamos razão…
Agora que alcançámos este ponto, estamos convictos de que a Administração do Porto de Aveiro e a Cimpor têm igual empenho em solucionar rapidamente o problema e duma vez por todas, os Gafanhões poderão deixar em herança aos seus filhos e netos uma Gafanha mais limpa, convivendo com um Porto que respeita o espaço em que se enquadra.
Gafanha, 20 de Março de 2016
Pel’A ADIG







Humberto Rocha

Marcha lenta com 15 mil camiões marcada para quarta-feira

Protesto contra aumento da carga fiscal dos combustíveis será em todo o território nacional.

Mais de 2 mil empresas de transporte de mercadorias, com cerca de 15 mil camiões, vão realizar na quarta-feira uma marcha lenta contra o aumento do imposto sobre os combustíveis, inscrito no Orçamento do Estado para 2016 (OE2016).
Em luto nacional, os transportadores rodoviários de mercadorias prometem endurecer o tom do protesto, com uma marcha lenta em todo o território nacional, utilizando para isso os cerca de 15 mil camiões de transporte de mercadorias das empresas associadas da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM).
Em causa está o aumento do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) em seis cêntimos por litro de gasóleo e de gasolina, em vigor desde meados de Fevereiro, que "compromete a competitividade do sector e, consequentemente, a sobrevivência das empresas e a manutenção dos postos de trabalho".
Depois de falhadas as tentativas de negociação com o Governo para a devolução do agravamento às empresas, através do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, para minimizar o impacto do aumento do ISP, a ANTRAM tem nova reunião agendada para 30 de Março, com o ministro Adjunto, Eduardo Cabrita.
Em comunicado, a ANTRAM antecipa que a justificação do Governo para a medida se mantenha - compensar a queda preço do petróleo nas contas públicas: "Acontece que esta baixa se reflecte em todos os países e, se em Portugal a carga fiscal for superior, as empresas portugueses deste sector terão necessariamente um custo de produção superior aos demais concorrentes europeus".
Na sequência dos encontros, o Governo propôs uma majoração do custo com o combustível em 20%, em sede de IRC, o que a ANTRAM rejeitou por considerar que "não permite atingir o valor que as empresas terão que suportar com o aumento do ISP".
Mais do que não sofrer este agravamento, as associações querem que o preço dos combustíveis, que representa 35% dos custos das empresas do sector, seja equiparado ao praticado em Espanha, o que deverá ocorrer através da devolução do ISP, com base no consumo real de combustível.

Um espetáculo mágico para toda a família!

O Musical Infantil "Casa de Chocolate" sobe ao palco no próximo dia 3 de Abril às 15h no Cine Teatro D. João V na Damaia. 


Um dos mais célebres contos baseado na obra dos Irmãos Grimm adaptados ao teatro musical numa versão mágica dedicada à família!

Facebook: 

COMPRE AQUI: 

Garanta o seu bilhete nesta sessão especial de Páscoa!

INFORMAÇÕES | RESERVAS: 
 969106806 - 967123399 

Hora de Fecho: Pactos de regime. Vale a pena falar nisso?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 
Os apelos aos grandes consensos vão-se repetindo: de Marcelo a António Costa, passando por Assunção Cristas. Últimos desafios são sobre segurança social e Europa. PSD distante.
CASO LAVA JATO 
Raul Schmidt, sócio do ex-diretor da Petrobras, foi localizado pela Polícia Judiciária num apartamento de luxo em Lisboa. O detido irá ser presente ao Tribunal da Relação de Lisboa esta segunda-feira.
CUBA 
Ainda Obama não era nascido e já os EUA e Cuba estavam de costas voltadas. Esta é a primeira visita de um Presidente norte-americano em funções a Cuba desde 1928. Acompanhe tudo aqui.
CUBA 
Obama é o primeiro Presidente dos EUA a visitar Cuba em 88 anos. Os dois antigos inimigos aproximam-se. Os cubanos, em Cuba e em Miami, agradecem.
METEOROLOGIA 
O mau tempo abateu-se sobre Lisboa, mas até ele traz paisagens espantosas: o granizo tapou de branco algumas zonas da capital e as fotografias chegaram às redes sociais. Veja-as aqui.
STARTUPS 
Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Leiria, lançou a incubadora Start-Ideia para apoiar seis startups nestas áreas. A I&D Food e a Aquasprosea já moram no Politécnico de Leiria.
POLÉMICA LULA 
Quando rebentou o escândalo Wikileaks, Lula da Silva elogiou Julian Assange por ter divulgado informações confidenciais. O vídeo com essas frases está agora a ser usado contra o ex-governante.
CIÊNCIA 
Esta terça-feira o cometa P/2016 BA14 vai fazer a maior aproximação à Terra desde o século XVIII. Vai estar a uma distância de 3,5 milhões de quilómetros, cerca de nove vezes a distância até à Lua.
ECONOMIA 
Divisão de análise económica da revista "The Economist" - a Economist Intelligence Unit - elenca os 10 grandes perigos para as economias e para as sociedades globais. Conheça-os (e o risco de cada um)
ORÇAMENTO 2016 
Presidente da República recebe diploma do Parlamento na próxima quinta-feira e já prometeu falar ao país até ao fim do mês. Assembleia da República acelerou processo numa semana.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 
Numa cerimónia especial de cumprimentos dos três ramos das forças armadas, o Presidente deu uma "volta olímpica" para agradecer à assistência, enquanto ouvia gritos de "Mar-ce-lo, Mar-ce-lo!".
Opinião

José Manuel Fernandes
Alguém me explica porque temos de nos defender do capital espanhol e preferir namorar capital angolano de duvidosa origem? Será que já esquecemos o que sucede quando é o governo a mandar nos negócios?

Alexandre Homem Cristo
É inaceitável que seja o dinheiro dos contribuintes a pagar a modernização do sector dos táxis. Sobretudo quando este teve meios e tempo para se modernizar mas optou sempre por não o fazer.

João Carlos Espada
Acusam os “yankes” de causarem a pobreza, mas esquecem que os EUA eram mais pobres do que o Brasil na época da independência. São hoje mais ricos por terem limitado todos os poderes através da lei.

João Paulo Almeida Fernandes
Importa abandonar o caminho que fez duma utopia um inferno regulamentar, arbitrário e desresponsabilizador. Importa que o ambiente não seja a desculpa de políticos covardes ou oportunistas militantes.

Helena Matos
Quem judicializou a política e a sociedade não foram as polícias nem os juízes. Fomos nós. Os juízes só estão hoje onde estão porque os políticos desertaram e os cidadãos meteram baixa psicológica
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

“ESPANHOLIZAÇÃO” DA BANCA PORTUGUESA ORIGINA MANIFESTO


 
Pranav Bhatt / Flickr
-
Manifesto contra o domínio espanhol da banca portuguesa está a ser organizado por um grupo de 50 personalidades, informou este domingo o comentador político Marques Mendes.
São 50 personalidades, entre empresários, banqueiros e economistas, que estão associadas a esta iniciativa para defender a banca portuguesa do domínio espanhol, avança o Diário de Notícias.
A informação, avançada este domingo por Marques Mendes no seu espaço de comentário na SIC, revela que está a ser preparado um manifesto devido à preocupação com a ameaça da “espanholização” da banca nacional.
“Os bancos portugueses poderiam ser dominados por espanhóis. Mas este é um tema que está a ser tão discutido, que pelo que sei está a ser preparado um manifesto de várias personalidades”, declarou o ex-líder do PSD, citado pelo Observador.
“Vamos ver se se concretiza, não vejo mal desde que não caia na tentação do populismo, na demagogia e na hipocrisia”, acrescentou o comentador político.
Entre os impulsionadores deste movimento está o empresário Alexandre Patrício Gouveia e o ex-presidente da Associação Portuguesa de Bancos João Salgueiro.
Recorde-se que Patrício Gouveia foi, há dez anos, um dos promotores de um outro manifesto chamado “Compromisso Portugal”, que defendia a manutenção dos centros de decisão em Portugal.
O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa já tinha tocado no assunto a semana passada, durante a visita oficial ao reis de Espanha.
O chefe de Estado lembrou o rei Filipe VI que a presença espanhola na banca portuguesa era “significativa” mas que isso não poderia representar nunca um “exclusivo”.
Este fim-de-semana, o jornal Expresso noticiou que o primeiro-ministro se reuniu com a empresária angolana Isabel dos Santos para ultrapassar o impasse no BPI.
O encontro terá conciliado um acordo com o La Caixa, tendo a filha do presidente angolano concordado em vender a sua participação no banco português ao grupo espanhol e o BPI a ceder as suas ações do banco angolano BFA à Unitel, operadora onde Isabel dos Santos é uma das maiores acionistas.
Por sua vez, Passos Coelho, não deixou passar esta situação ao lado e exigiu que António Costa explicasse esta alegada “interferência”.
“Não temos boa memória dos tempos em que os governos e os primeiros-ministros se envolviam em processos societários que não respeitam ao Estado, respeitam aos privados, e era muito importante que houvesse um cabal esclarecimento dessa matéria”, afirmou o líder do PSD.
Fonte: ZAP

DETIDO EM LISBOA SUSPEITO PROCURADO PELA OPERAÇÃO LAVA JATO


 
DR gallery.brasilenergia.com
Raul Schmidt Felippe Junior, operador financeiro luso-brasileiro detido no âmbito da Operação Lava Jato
A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta segunda-feira, em Lisboa, Raul Schmidt, sócio de um ex-diretor da Petrobras suspeito procurado no âmbito da Operação Lava Jato. 
O operador financeiro Raul Schmidt Felippe Junior, procurado pelas autoridades de Brasília, foi localizado pela Polícia Judiciária e detido esta manhã num apartamento de luxo no centro de Lisboa.
Diário de Notícias reporta que a operação da PJ, que começou na madrugada, ainda está a decorrer. De acordo com o Correio da Manhã, participaram na detenção, além da PJ, um dos procuradores brasileiros que colabora da operação Lava Lato, um juiz português.
A Polícia Judiciária cumpria uma carta rogatória da Polícia Federal brasileira com vista à prisão preventiva do suspeito, que estava em fuga desde julho de 2015, no âmbito da 25ª fase da Operação Lava Jato, que investiga o escândalo de corrupção na petrolífera brasileira Petrobras, tratando-se da primeira incursão internacional da mesma, de acordo com o portal G1.
De acordo com um o comunicado da Procuradoria da República no Estado do Paraná, Raul Schmidt é suspeito de estar envolvido no pagamento de luvas a antigos diretores da Petrobras, nomeadamente Renato de Souza Duque, Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada.
Além disso, terá ainda atuado como intermediário de empresas internacionais na obtenção de contratos de exploração de plataformas da Petrobras.
O operador financeiro vivia em Londres, onde tinha uma galeria de arte, mas mudou-se para Portugal quando a Operação Lava Jato começou.
“Estava verdadeiramente escondido”, afirmou uma fonte da PJ ao Observador, devido ao facto de ter sido difícil encontrá-lo no país. Uma fonte da PJ descreveu ao Público que o suspeito - cidadão brasileiro com dupla nacionalidade – não saía de casa e contaria com o apoio de familiares em Portugal.
A Operação Lava Jato, uma investigação da polícia federal brasileira, começou em março de 2014 e é vista como uma das maiores investigações a corrupção e branqueamento de capitais no Brasil.
Fonte:ZAP

EM APENAS 10 DIAS COMO PRESIDENTE, MARCELO JÁ CONSEGUIU IRRITAR PASSOS


 
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimenta Pedro Passos Coelho na cerimónia de tomada de posse
Ao fim de apenas 10 dias de mandato na Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa já conseguiu irritar Passos Coelho. É o que se pode depreender das palavras do líder do PSD sobre a Banca.
Em causa estão declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, aquando do encontro com o Rei de Espanha, em Madrid, em que o Presidente da República alertou Filipe VI para o facto de que a banca espanhola não pode ter presença “exclusiva” em Portugal.
Comentando também a alegada interferência directa de António Costa nas negociações entre o CaixaBank e Isabel dos Santos, no âmbito do BPI, Passos Coelho entende que nem o governo, nem o Presidente da República devem intervir nas questões da Banca.
O Expresso noticiou que António Costa terá reunido com Isabel dos Santos para desbloquear o acordo com o CaixaBank no BPI, no sentido de a empresária angolana vender as suas acções na entidade financeira, enquanto esta lhe cederia o controlo do Banco Fomento Angola.
“Não é uma matéria em que o Governo se deva envolver. O primeiro-ministro não tem competência nenhuma nesta matéria”, salienta Passos Coelho, conforme declarações citadas pelo Observador, que nota que o líder do PSD sublinha ainda que “nem o Presidente da República tem competênciasnesta matéria”.
Estas declarações deixam antever o desconforto de Passos com a actuação de Marcelo, ao cabo de apenas 10 dias de mandato do novo Presidente da República.
jornal i fala mesmo no “primeiro choque frontal” entre os dois sociais-democratas que “nunca gostaram um do outro”, escreve-se na capa do diário que lembra que “Passos tentou travar a candidatura de Marcelo, que acabou por apoiar a contragosto”.
Entretanto, o líder do PSD pede a António Costa que faça um “cabal esclarecimento” sobre o caso BPI, comparando a actuação deste governo com o de José Sócrates no âmbito do BCP, da Caixa e do PT.
“Não temos boa memória dos tempos em que os Governos se envolviam em processos societários que não respeitam ao Estado”, atira Passos Coelho.
Fonte:ZAP

Atenção, oito voos entre Paris e Portugal cancelados

Oito voos com destino ou provenientes de Paris para Portugal foram hoje cancelados no seguimento da greve dos controladores aéreos franceses, que decorreu domingo e hoje termina, de acordo com o site da ANA -- Aeroportos de Portugal.

DR


A greve de dois dias dos controladores aéreos em França obrigou as companhias aéreas que voam para cinco aeroportos franceses - Orly, Beauvais, Lyon, Nice e Marselha - a anular cerca de 20% dos voos.
                            
Desta forma, os dois voos com partida do aeroporto da Portela, em Lisboa, das 14:20 e das 14:55, foram cancelados, assim como as ligações entre Paris-Orly e Lisboa -- 08:35, 13:45 e 20:35 -- e Paris-Charles De Gaulle (16:45), segundo a informação disponibilizada hoje no site da ANA.

Também uma chegada e uma partida do aeroporto Sá Carneiro, no Porto, foram afetados, nomeadamente o voo que partiria para Paris-Orly pelas 13:10 e aquele que iria chegar ao norte do país via Paris-Orly, das 12:35.

Segundo a agência de notícias francesa France Presse (AFP), o tráfego nos aeroportos parisienses foi fortemente perturbado durante todo o dia de domingo devido à greve dos controladores aéreos, que apelam para que hoje prossiga.

"Perto de 40% dos voos sofrem atrasos no aeroporto de Roissy (norte de Paris)", avançou uma fonte aeroportuária à AFP.

Já no aeroporto de Orly (no sul de Paris), somente 50% do tráfego esteve assegurado domingo, de acordo com uma outra fonte.

"Houve muitas anulações e voos, mas foram sobretudo ligações nacionais que sofreram o maior impacto", precisou a fonte à AFP.

A greve lançada pelo Unsa (terceiro sindicato dos controladores do tráfego aéreo) tem como objetivo protestar a decisão de "acelerar" a baixa de efetivos em 2016, quando "todas as previsões de tráfego indicam perspetivas de crescimento significativas".

O sindicato lamenta ainda a "falta de investimento", levando a "falhas cada vez mais frequentes, com implicações diretas na cadeia de segurança".

Na página da ANA -- Aeroportos encontram-se também cancelados outros cinco voos -- com chegada ao aeroporto de Lisboa: um proveniente de Barcelona, Espanha, dois de Genebra e um de Zurique, Suíça e um de Munique, na Alemanha, desconhecendo-se a razão para o sucedido ou se estar´´a relacionado com a greve em França.


A agência Lusa tentou contactar o porta-voz da ANA, para esclarecimentos sobre voos cancelados, mas tal não foi possível.

FONTE: LUSA

Coreia do Norte disparou novo míssil. Coreia do Sul atingida

As autoridades da Coreia do Sul confirmaram que os objetos lançados esta manhã caíram ao largo da costa leste do país.

© DR
A Coreia do Norte lançou hoje quatro rockets ou mísseis de curto alcance no mar da sua costa leste, dias depois de ter testado dois mísseis de médio alcance, desafiando as sanções da ONU, anunciou o exército sul-coreano.

Um representante do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas sul-coreanas indicou que os projéteis foram lançados a partir de uma zona perto da cidade de Hamhung, pelas 15:20 (06:20 em Lisboa), tendo caído no Mar do Leste (Mar do Japão).

O tipo de míssil não foi especificado.

As tensões militares na península coreana têm vindo a agravar-se desde que o Norte realizou o seu quarto teste nuclear a 06 de janeiro, seguido de o lançamento de um rocket de longo alcance, um mês depois, encarado pela comunidade internacional como um teste de míssil balístico.

 O Conselho de Segura da ONU respondeu a estas ações no início do mês, impondo as mais duras sanções à Coreia do Norte até à data.

Nas últimas semanas, Pyongyang tem feito ameaças quase diárias de ataques nucleares contra Seul e Washington, como reação aos exercícios militares conjuntos dos dois países, que o Norte entende como ensaios para uma invasão.

Na passada sexta-feira, Pyongyang testou dois mísseis de médio alcance, seguindo indicações de Kim Jong-un, que ordenou a preparação de uma série de lançamentos de mísseis, bem como um teste de explosão de uma ogiva nuclear.

O Conselho de Segurança da ONU condenou os lançamentos, considerando-os "inaceitáveis" e uma clara violação das resoluções da ONU.

Fonte: LUSA

Finalmente esta estranha criatura foi identificada

Link to HypeScience



Posted: 20 Mar 2016 10:00 AM PDT
Estranho animal que viveu 300 milhões de anos atrás é identificado, acabando com um mistério de 50 anos
 
Posted: 20 Mar 2016 09:00 AM PDT
Até agora, os especialistas tinham certeza que estes números, divisíveis só por si mesmos e por 1, eram completamente aleatórios
 
Posted: 20 Mar 2016 08:00 AM PDT
Cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suíça, desenvolveram uma cápsula implantável que pode prevenir o Alzheimer, virando o sistema imunitário do paciente contra esta doença
 
Posted: 20 Mar 2016 07:00 AM PDT
Vídeo perturbador mostra quão pouco tempo é necessário para que ladrões instalem um “chupa-cabra” na máquina de cartão de crédito e débito em uma loja de conveniência
 
Posted: 20 Mar 2016 06:00 AM PDT
Uma possível solução para a crise de energia é a colocação de painéis solares autorreplicantes no espaço. Saiba por quê
 

360º - Obama, Cuba e os 150 km mais longos do mundo

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaBarack Obama já está em Cuba (acompanhado pela mulher, pelas duas filhas e pela sogra). É a primeira vez em 88 anos que um Presidente americano visita Havana e o acontecimento é de tal forma histórico que o próprio Granma,jornal oficial do Partido Comunista cubano, abriu um liveblog no seu site para seguir a notícia minuto a minuto (Obama, por sua vez, escreveu no Twitter: "Que bolá Cuba?", algo como "Que tal, Cuba?"). O Presidente e Raul Castro vão encontrar-se hoje para discutir as relações entre os dois países e Obama discursa amanhã para cerca de mil pessoas. O João de Almeida Dias falou com vários cubanos que explicam como olham para o que se está a passar, no texto "O aperto de mão que pode encurtar os 150 quilómetros mais longos do mundo".

A Coreia do Norte voltou hoje a lançar mísseis de curto alcance. Desta vez, quatro. As forças armadas da Coreia do Sul já disseram que estão prontas para entrar em acção caso seja necessário.

"O Benfica não foi melhor que o Boavista", escreve o Tiago Palma na crónica do jogo de ontem à noite. Mas "não há tática que trave Jonas" e, por isso, o Benfica acabou a ganhar 1-0.

Informação relevanteEstá a ser preparado um manifesto de empresários e economistas contra a presença excessiva de Espanha na banca portuguesa. A iniciativa, de acordo com o DN, é liderada por Alexandre Patrício Gouveia, que há poucas semanas escreveu sobre o tema no Observador (é uma boa altura para reler também o texto da Ana Suspiro "Quem tem medo dos bancos espanhóis?").

O assunto banca não vai desaparecer, até porque já se transformou numa polémica política. Depois da manchete do Expresso no sábado, segundo a qual o primeiro-ministro se teria reunido com Isabel dos Santos para ajudar a resolver os problemas no BPI, Pedro Passos Coelho veio pedir um "cabal esclarecimento" sobre o que se passa. "Não temos boa memória dos tempos em que os Governos se envolviam em processos societários que não respeitam ao Estado", disse o líder do PSD.

Quanto a Angola, Marques Mendes deu a novidade no seu programa de comentário na SIC: Luanda vai apoiar a candidatura de António Guterres a secretário geral da ONU. O ex-primeiro-ministro português esteve reunido com José Eduardo dos Santos.

Este ano são abertas 100 vagas para o quadro do Ministério da Educação. Segundo a manchete de hoje do DN, isso quer dizer que haverá nove mil professores com mais de dez anos de serviço que continuarão sem vínculo fixo.

O governo dos Açores quer extinguir o cargo de Representante da República, conta o PúblicoPara isso, seria necessária uma revisão constitucional. O líder parlamentar do PS, Carlos César (que também já liderou o governo dos Açores), apoia a iniciativa.

Um tribunal irlandês condenou três empresas portuguesas a pagarem 1,5 milhões de euros a 27 trabalhadores portugueses que estavam a trabalhar emcondições inaceitáveis na construção de uma autoestrada naquele país.

O acidente de autocarro que ontem provocou 13 mortos em Espanha pode ter acontecido porque o condutor adormeceu, avança o El Mundo. As vítimas são todas estudantes universitários que estavam em Barcelona pelo Erasmus e nenhuma era portuguesa.

O Movimento para a Democracia (Mpd) venceu as eleições legislativas em Cabo Verde com maioria absoluta. Os resultados oficiais provisórios apontam para que o partido de Ulisses Correia e Silva tenha conseguido 53,7% dos votos.

Ninguém sabe o que vai acontecer no Brasil esta semana, mas sabe-se que não será pacífico. Com tanta incerteza, o Observador pediu ao cientista político brasileiro Bruno Garschagen que escrevesse um artigo de opinião e análise sobre a crise. O texto começa assim: "O brasileiro é o português dilatado, escreveu Eça de Queirós. A analogia é perfeita para iluminar um personagem central da crise brasileira (e um da portuguesa): Luiz Inácio Lula da Silva é o José Sócrates dilatado pela ambição política".

A confirmação foi feita pelo próprio ministro do Interior turco: o terrorista que realizou um atentado suicida em Istambul no sábado tinha ligações ao Estado Islâmico. Sem antecedentes criminais, não era procurado pela polícia. A Turquia já teve 240 mortos em apenas 10 meses.

Mark Zuckerberg está na China e, escreve a revista Time, provocou logo três polémicas por ter decidido correr na praça Tiananmen. Uma: segundo os críticos, não terá mostrado grande preocupação com a poluição, que atingiu níveis recorde em Pequim. Duas: segundo os críticos, não terá mostrado grande preocupação com os direitos humanos, uma vez que escolheu a praça onde foi reprimido o movimento democrático em 1989. Três: segundo os críticos, não terá mostrado grande preocupação com o facto de o post que colocou no Facebook com a sua foto a correr não poder ser vista pela população chinesa, uma vez que a rede social é proibida no país. Tudo indica que Zuckerberg, que é casado com uma chinesa com nacionalidade americana, estará a tentar mudar isso: o fundador do Facebookreuniu-se com o responsável pela propaganda do Partido Comunista.

Estejam atentos: hoje a Apple organiza o seu primeiro evento do ano. O que vem aí? Há muito mais pessoas a fazer a pergunta, mas poucas a dar a resposta. O Flávio Nunes foi investigar e diz que se pode estar a preparar a apresentação de um novo iPhone mais pequeno e mais barato e de um iPad Pro mais pequeno.

Os nossos EspeciaisUma pertence à Geração Ya outra à geração Baby Boomer. O Observador juntou Reinalda Salgado, de 30 anos, e Alice Trindade, de 57, para perceber, afinal, o que é que separa as duas gerações. Emprego, família, dinheiro - as duas falaram sobre tudo. "Aos 3o anos achava que já ia estar casada, com um emprego estável e casa própria", desabafou a mais nova. Não foi bem assim.

Como é trabalhar num call center? A pergunta transformou o artigo do Tiago Palma num dos mais lidos e partilhados no Observador este fim de semana. No texto "O call center deu-me cabo da vida" há várias histórias para conhecer.

Henrique Raposo, autor do livro "Alentejo Prometido", ficou envolvido numa das maiores polémicas dos últimos meses. Quem é ele? O perfil escrito pelo Hugo Tavares da Silva conta tudo e o título já dá uma pista: "Desde muito cedo que me preparei para ser odiado".

Notícias surpreendentes
Os parques temáticos SeaWorld vão acabar com a reprodução de orcas em cativeiro. Mas nem esse anúncio acalmou os críticos, que entendem que os animais vivem em más condições e deviam ser todos libertados. A SeaWorld ainda tem 29 orcas.

O ilustrador britânico Steve Cutts olha para o mundo e só vê pessoas viciadas em tecnologia e dinheiro. Por isso, resolveu usar os seus desenhos para satirizar a sociedade contemporânea. Veja se se revê neles.

Fique a saber que o seu rosto denuncia-o. Quando abusa do álcool, do café ou dos doces é impossível disfarçar (escusa de se esforçar). A cara, como pode ver aqui, conta tudo. Descubra as pistas.

Nos Estados Unidos, as gorjetas em restaurantes podem chegar aos 20%. Mas agora alguma coisa está a mudar.Um dos mais influentes empresários da restauração do país quer acabar com isso. Mas não pense que vai poupar: o objetivo dele é incluir os 20% na conta. As justificações são surpreendentes, como descobriu o Tiago Pais.

A Vera Novais olhou para o calendário e concluiu que "a primavera de 2016 é a mais precoce dos últimos 120 anos". Mais ainda - ora ganhe fôlego e leia: "Numa semana tudo pode acontecer: começa a primavera, chove e faz sol, chove outra vez, temos uma Lua cheia, uma mudança de hora e a Páscoa".

Se está pronto para tudo isto, então também está pronto para vir ao Observador acompanhar todas as notícias. Estamos à sua espera.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa