terça-feira, 3 de março de 2020

Sessões de colheitas de sangue todas as 4ª.s feiras e 6ª.s feiras entre as 15 horas e as 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Quem vive em Aveiro ou arredores só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer. Também, ninguém o pode fazer por si, tratasse pois de um dever cívico, individual, exclusivo.
A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA) única do género neste Concelho, completando no corrente ano 13 anos de existência.
Não tem sido fácil aguentar a sua dinâmica, sendo uma das maiores associações do País com mais sessões de colheitas num só local, os resultados alcançados falam por si.
Ainda há quem ponha em causa a sua eficiência, tais pessoas devem andar distraídas, ou preferem não se comprometer. Pelos frutos se conhece a qualidade da árvore. 
A comunidade aveirense é digna de ter no seio meio uma associação como esta? Há dúvidas?
É preciso educar o homem, arrancar-lhe o egoísmo e abrir-lhe a inteligência, para uma sensibilidade mais humana, tendo em conta que todos dependemos uns dos outros.
Sugerimos aos leitores que consultem o site http://www.adasca.pt/node/1233 onde podem encontrar mai informação.

J. Carlos

Proença-a-Nova | Município e Juntas disponibilizam equipamentos para destroçar sobrantes


O Município de Proença-a-Nova, em articulação com as Juntas de Freguesia do concelho, irá disponibilizar equipamentos para destroçar sobrantes, com o objetivo de “mitigarmos a situação das queimas uma vez que se têm mostrado de potencial risco em provocar incêndios”. A novidade foi avançada por João Lobo, presidente da autarquia, nas ações de sensibilização que o Município se encontra a realizar nas freguesias do concelho, em conjunto com a GNR, Bombeiros, Proteção Civil e Gabinete de Cadastro do Município, reforçando a importância da defesa da floresta e da proteção de pessoas e de bens. Em dias e locais a combinar, e que serão oportunamente divulgados, os interessados terão de juntar os materiais a destroçar, com um máximo de 20 centímetros de diâmetro, transformando-os em biomassa, dando-lhes, desta forma, outro fim que não o da queima. 

Esta medida pretende reduzir as estatísticas que revelam que das 40 ocorrências registadas no concelho em 2018 e 2019, mais de 77% devem-se a negligência, relacionadas com a realização de queimas ou a utilização de maquinaria agrícola e florestal sem os dispositivos necessários devido ao risco elevado de incêndio, de acordo com o levantamento feito por Daniel Farinha, coordenador operacional municipal. Além disso, a maior parte dos incêndios florestais de grandes dimensões começa junto aos aglomerados populacionais, na faixa dos cem metros. No âmbito da fase 2 da Operação Floresta Segura 2020, a SEPNA – Secção de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR realiza no concelho, nos dias 27 e 28 de março, a georreferenciação das situações críticas de incumprimento do Decreto Lei 124/2006, de 28 de junho, que prevê a gestão de combustível nos cem metros em redor dos aglomerados populacionais e nos 50 metros em redor das habitações isoladas. Os proprietários que ainda não tiverem realizado a limpeza nestas faixas poderão ser autuados. 

Foi ainda divulgado o Regulamento de Apoio à Reconversão de Áreas Florestais em Áreas Agrícolas, tendo João Lobo apresentado um vídeo que sintetiza a experiência da aldeia da Mó, já na fase final deste processo, mostrando que a união de todos os proprietários de terrenos na área de gestão de combustível dos cem metros é possível. “Através da Pinhal Maior temos uma candidatura que já foi aprovada relativamente à agricultura biológica, que inclui a produção de azeite, frutas e legumes biológicos, parte a ser feita em Sobreira Formosa. Esta é uma resposta àquilo que pode ser produzido nestas áreas, de modo a potenciar os perímetros em redor das aldeias, sabendo de antemão que esses produtos vão ter escoamento”, informou João Lobo. 

Ricardo Tavares, do Gabinete de Cadastro do Município, voltou a relembrar as condições de exceção para a georreferenciação no âmbito do BUPi – Balcão Único do Prédio, havendo novamente disponibilidade de agendamentos na Conservatória para se continuar a realizar o processo de cadastro simplificado do concelho, ferramenta essencial para a gestão florestal. As próximas ações estão marcadas para o dia 6 de março, na sede da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, às 19h00; no dia 8 de março, às 15h00 na sede da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira e, às 17h30, no edifício da Junta de Freguesia de Alvito da Beira; e dia 13 de março no Centro de Dia do Peral, às 19h00.

Proença-a-Nova | Alargado prazo do concurso do Prémio Literário Pedro da Fonseca


O prazo de entrega de trabalhos da terceira edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca foi alargado até ao próximo dia 31 de março, mantendo-se, no entanto, a data de anúncio dos vencedores a 13 de junho, Dia do Município. Assim, os textos devem ser enviados para os Paços do Concelho até ao último dia útil do corrente mês (atestado pela data de carimbo dos Correios), estando o concurso aberto a todos os cidadãos, desde que redigidos em Língua Portuguesa. O regulamento, disponível aqui, define a forma como os trabalhos devem estar identificados e devem ser enviados bem como outros elementos operacionais inerentes ao concurso. Serão escolhidos vencedores nas categorias de prosa e poesia, cada um com prémio pecuniário no valor de € 1.500,00. 

O palato – Gastronomia Tradicional é a temática deste ano e engloba as tradições e pratos típicos como a tigelada, o plangaio, o maranho, o pão e broa em forno de lenha, os que resultem da matança do porco, o afogado da boda, o cabrito assado, o bolo finto, as broas de mel, a salada de almeirão, as filhós, o queijo de cabra ou outros que derivem dos recursos do território e que nele sejam tradição. Esta escolha, à semelhança dos anteriores, tem como objetivo valorizar o património material e imaterial do concelho, neste caso concreto, a cultura gastronómica. 

Iniciado em 2016, deste concurso literário já resultou a edição de dois livros com os textos vencedores: da primeira edição foram editados os textos de Maria do Rosário Cristóvão, na categoria de conto/prosa com “O Guarda das Janelas Verdes” e de Paulo Renato de Jesus, na categoria de poesia, com “Ondulações sob Eros e Psyche: Estórias de uma mulher entre Zero e Infinito”; e da segunda edição: “Encomendação”, de Lucília Nunes, e “Gente de bem”, de Inês Montenegro, que venceram respetivamente nas categorias de poesia e prosa, e ainda a Menção honrosa atribuída ao conto “Outras Vidas” de Carlos Paixão Lopes.

Ansião promoveu conferência temática sobre emprego


Decorreu no passado dia 27 de fevereiro, no Centro de Negócios de Ansião, a conferência subordinada ao tema “Incentivos às empresas e ao emprego”, numa parceria entre o Município de Ansião, através do seu Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo (GAE), e a AEDA - Associação Empresarial de Ansião. 

Na presença de empresários com atividades profissionais nos concelhos de Ansião, Pombal, Soure e Leiria, a abertura da sessão ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, que destacou a importância do tema a abordar e a colaboração entre o GAE e a AEDA para a realização desta iniciativa. 

O painel da manhã contou com a intervenção do representante da empresa Great Team, Miguel Pipa, que abordou os diferentes incentivos existentes no Portugal 2020. O painel da tarde foi dinamizado pelo IAPMEI e pelo IEFP. Em representação do IAPMEI, Dina Sobral apresentou as diferentes funções do “Espaço Empresa”, destacando que o concelho de Ansião foi um dos concelhos pilotos no arranque deste projeto. Pelo IEFP, o Diretor Adjunto do Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria, João Ribeiro, apresentou os diferentes incentivos existentes para o emprego. 

A sessão foi encerrada pelo Presidente da AEDA, Hugo Bairrada, que fez um balanço positivo pelos temas abordados, pelo interesse demonstrado pelos participantes e pelo espírito de colaboração existente entre o GAE e a AEDA. 

Tratou-se da primeira de um ciclo de conferências temáticas, realizadas em colaboração com os parceiros estratégicos do GAE, que têm como objetivo contribuir para melhorar a informação junto dos diversos agentes económicos do concelho, dotando-os de conhecimentos e ferramentas para melhor dinamizarem as suas atividades económicas.

Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens | Ansião 10.03

A sessão distrital de Leiria do Parlamento dos Jovens - Ensino Básico, uma iniciativa conjunta da Assembleia da República, do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Ministério da Educação, vai ter lugar em Ansião, no Centro Cultural, na próxima terça-feira, dia 10 de março.

Com início às 9h00 e término dos trabalhos às 18h00, a sessão de abertura contará com a presença da Delegada Regional de Educação do Centro, Dr.ª Cristina Oliveira, da Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr.ª Catarina Durão, de um Deputado à Assembleia da República e do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues.

Município de Leiria prepara plano de contingência face ao coronavírus

Resultado de imagem para Município de Leiria prepara plano de contingência face ao coronavírus

O Município de Leiria está a preparar um plano de contingência face ao coronavírus, tendo sido constituída uma equipa de trabalho com elementos da Proteção Civil e Divisões de Recursos Humanos, Ambiente, Saúde, SMAS e Divisão da Educação. 

Refira-se que o Município de Leiria está a acompanhar, sem alarmismos mas com o olhar bem atento, a situação que se regista no nosso país, em estreita colaboração com a Unidade de Saúde Pública. 

Segundo revelou a vereadora da Saúde na Câmara Municipal de Leiria, Ana Esperança, todos os espaços públicos municipais terão o seu plano com todas as necessidades acauteladas. 

A autarca referiu ainda que estão marcadas reuniões, que serão conduzidas pela Delegada de Saúde Pública e um elemento do Centro Hospitalar de Leiria, com os Diretores dos Agrupamentos Escolares, que já receberam já orientações via DGEST, e também com os Presidentes de Junta, além de diversos serviços do Município, nomeadamente a Divisão de Proteção Civil. 

Ana Esperança revelou ainda que esta situação tem sido acompanhada pelo Município desde o início, tendo o Município utilizado os seus canais de comunicação para reforçar as mensagens e alertas da autoridades de saúde. 

Recomendamos que siga a página as nossa página no facebook Leiria - https://www.facebook.com/municipioleiria/ - e também o nosso site - https://www.facebook.com/municipioleiria/ - onde iremos dar conta das diligências que forem adotadas pelo Município. 

Siga também as recomendações da Direção Geral de Saúde - https://www.dgs.pt/

Emitida a primeira matrícula do novo modelo AA-00-AA

Resultado de imagem para Emitida a primeira matrícula do novo modelo AA-00-AA
A primeira matrícula do novo formato AA-00-AA, com dois grupos de duas letras intercalados por um grupo de dois algarismos, foi atribuída na noite passada a um veículo elétrico, informou hoje o IMT.
Segundo adiantou à agência Lusa fonte do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), a matrícula inicial da nova série (AA-00-AA) ficou "reservada pelo IMT para memória futura", tendo o primeiro veículo com a nova chapa sido matriculado como AA-01-AA.
Já à última matrícula (99-ZZ-99) do modelo que agora termina, constituído por dois grupos de dois algarismos e um grupo de duas letras, foi também atribuída a um veículo elétrico.
De acordo com o IMT, "com o novo formato passa a ser utilizado um novo modelo para todas as novas matrículas, sem a inclusão do ano e mês da primeira matrícula do veículo". São também eliminados em todos os modelos de chapas de matrícula os traços separadores de grupos de carateres, mantendo-se, no entanto, um espaçamento entre cada grupo de carateres.
Conforme explica o instituto, "o ano e mês da matrícula são elementos que não fazem parte do número da matrícula dos veículos e não são um elemento relevante para a sua identificação, sendo Portugal o único país dos 28 Estados-membros da União Europeia que apresentava estes elementos na respetiva chapa de matrícula".
"Esta situação era geradora de más interpretações, dado o referido espaço ser utilizado em muitos países para indicar a data de validade do número da matrícula e não o ano e mês da primeira matrícula do veículo", esclarece.
Em 14 de janeiro passado o IMT apontava o final de fevereiro como a data previsível para o esgotamento do anterior modelo de números de matrículas, que vigorava desde 25 de maio de 2005 e ao abrigo do qual foram emitidas mais de cinco milhões de matrículas.
O novo formato do número de matrícula deverá agora ter um período de utilização de cerca de 45 anos.
No que se refere às chapas de matrícula para motociclos, o IMT refere que, "por analogia com as chapas de matrícula dos automóveis", é introduzida uma área a azul com a inscrição do símbolo da União Europeia e do símbolo distintivo do país no qual se encontra matriculado (letra "P"), "evitando assim a necessidade da afixação de elemento adicional com esta última informação para efeitos de circulação fora do território nacional".
Quanto às chapas de matrícula da série atual e das séries precedentes, mantêm-se válidas, sendo que, no caso de substituição da chapa de matrícula, os proprietários dos veículos "podem optar pela colocação de chapas de matrícula dos modelos da nova série ou do modelo de chapa de matrícula em vigor à data da matrícula do veículo em território nacional".
Lusa

Covid-19: Pais e escolas querem anular viagens de alunos sem serem prejudicados

Muitas escolas estão com a tentar anular as viagens de estudo por causa do perigo de contágio do novo coronavírus, mas estão com dificuldades em reaver o dinheiro já pago, revelou a associação de diretores escolares.
“Na última semana notou-se que muitas escolas começaram a querer recuar nas viagens marcadas. Não é que as pessoas e as escolas estejam em pânico, mas as famílias preferem precaver-se e desmarcar ou adiar estes passeios”, disse à Lusa Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).
Segundo Filinto Lima, este movimento começou depois de os serviços do Ministério da Educação e o primeiro-ministro terem aconselhado a avaliar as viagens para o estrangeiro, e agravou-se com o conhecimento público dos primeiros casos do novo coronavírus em Portugal.
No caso das viagens marcadas para daqui a alguns meses, a resolução do problema parece estar a ser simples, mas o mesmo não acontece para os que tinham planos para as férias da Páscoa, contou Filinto Lima.
Com os voos e estadas marcados para o final do mês, as agências de viagem recusam-se a devolver o dinheiro pago, explicando que neste momento já não conseguem ser ressarcidos.
“Neste momento, estas situações passam-se um pouco por todo o país”, disse Filinto Lima.
Segundo a informação enviada por uma agência de viagens a uma escola, o dinheiro não podia ser devolvido porque a reserva com companhia aérea já estava liquidada e esta não faz devoluções.
Só seria possível recuperar o dinheiro se se tratasse de um destino interdito, desaconselhado pela Organização Mundial de Saúde ou pelo Governo, segundo a explicação da agência de viagens a que a Lusa teve acesso.
Quanto à estada, a agência de viagens disse que o hotel também não faz reembolsos “devido ao ‘timing’ da anulação, a menos de 30 dias do ‘check-in’”.
A agência explicou que só conseguiria reembolsar os clientes se houvesse uma declaração em como o destino da viagem era uma região afetada, o que permitiria anular legalmente o passeio e ativar o seguro.
Para o representante dos pais e encarregados de educação, Jorge Ascensão, a solução poderia passar precisamente pela intervenção das entidades oficiais, que deviam emitir uma recomendação a desaconselhar as viagens.
“Também não queremos que as agências saiam prejudicadas”, afirmou à Lusa Jorge Ascensão, presidente da Confederação Nacional de Associação de Pais (Confap).
“Penso que estamos perante uma situação de interesse nacional e internacional e, nesse sentido, a tal declaração das autoridades poderia fazer a diferença”, disse Jorge Ascensão, sublinhando que a ideia não é proibir viagens mas desaconselhar.
Por outro lado, o representante dos pais defendeu que “também as agências de viagens deveriam ter aqui um papel em nome da prevenção da saúde pública”, referindo que “está aqui em causa uma despesa que não foi efetuada: não houve viagens de avião nem estadias em hotéis”.
Também Jorge Ascensão lamentou que os alertas e recomendações feitos pelas autoridades de saúde e serviços de Educação “caiam em saco roto” quando não há medidas práticas que permitam aos pais tomar decisões sem serem prejudicados.
O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.100 mortos e infetou mais de 90 mil pessoas em cerca de 70 países e territórios, incluindo duas em Portugal.
Das pessoas infetadas, cerca de 48 mil recuperaram, segundo autoridades de saúde de vários países.
Além de 2.943 mortos na China, onde o surto foi detetado em dezembro, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América, San Marino e Filipinas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional de risco “muito elevado”.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou na segunda-feira os dois primeiros casos de infeção em Portugal, um homem de 60 anos e outro de 33, internados em hospitais do Porto.
Um tripulante português de um navio de cruzeiros está hospitalizado no Japão com confirmação de infeção.
Lusa

Alexandra Borges: MP arquiva queixa contra jornalista da TVI por causa de reportagem sobre a IURD

Resultado de imagem para Alexandra Borges: MP arquiva queixa contra jornalista da TVI por causa de reportagem sobre a IURD
O Ministério Público (MP) arquivou a queixa contra a jornalista Alexandra Borges apresentada por Filipe Cardoso, neto do fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), e um dos visados na reportagem da TVI sobre alegadas adoções ilegais.
Em abril de 2018 Filipe Bezerra Cardoso enviou uma queixa ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, alegando que a jornalista Alexandra Borges, uma das autoras da reportagem da TVI “Segredo dos Deuses”, o tentou subornar e à sua mulher para prestar depoimento.
Segundo um despacho a que a agência Lusa teve acesso, “não se constatou que procurasse induzir o queixoso a prestar depoimento não verdadeiro antes referindo que queria que falasse a verdade sem a pressão dos advogados da IURD”.
O autor da queixa é uma das crianças visadas na reportagem, hoje adulto e alegadamente roubado à mãe biológica e adotado por Cristiane Cardoso, filha do bispo da IURD Edir Macedo.
Como provas, a defesa do jovem apresentou cópias de conversas telefónicas e mensagens trocadas com a jornalista.
Contactada na altura pela Lusa, Alexandra Borges desmentiu a tentativa de suborno, dizendo que se tratava de uma difamação. “O meu trabalho fala por mim”, disse a jornalista.
Dois anos depois, o MP arquivou o processo considerando que depois de analisadas diversas mensagens enviadas “não se constatou que procurasse induzir o queixoso a prestar depoimento não verdadeiro” e que “nem na queixa nem no seu depoimento o queixoso detalha qual o falso depoimento que a denunciada queria que prestasse”.
Entende assim o MP que a jornalista “não está indiciada da prática de qualquer ilícito penal”.
Após o arquivamento, a jornalista Alexandra Borges disse à Lusa que irá agir criminal e civilmente contra a IURD e contra o neto do fundador da IURD, Filipe Bezerra Cardoso.
A reportagem da TVI denunciou, em Dezembro de 2017, uma alegada rede de adoções ilegais de crianças por parte da IURD.
Lusa

Rosa Grilo condenada a 25 anos de prisão efetiva pelo homicídio do marido

Resultado de imagem para Rosa Grilo condenada a 25 anos de prisão efetiva pelo homicídio do marido

Loures, Lisboa, 03 mar 2020 (Lusa) -- A arguida Rosa Grilo foi hoje condenada a 25 anos de prisão efetiva pelo homicídio do marido, o triatleta Luís Grilo, enquanto António Joaquim, também acusado no processo, foi condenado a dois anos de prisão com pena suspensa.

A arguida foi também condenada à pena máxima por profanação de cadáver e detenção de arma proibida.

No caso do suposto amante de Rosa Grilo, a condenação do Tribunal de Loures refere-se apenas ao crime de detenção de arma proibida.

Rosa Grilo e António Joaquim foram a tribunal acusados do homicídio de Luís Grilo em julho de 2018, na sua casa nas Cachoeiras, no concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa.

Na acusação, o Ministério Público (MP) atribui a António Joaquim a autoria do disparo, na presença de Rosa Grilo, no momento em que o triatleta dormia.

O crime terá sido cometido para poderem assumir a relação amorosa e beneficiarem dos bens da vítima - 500.000 euros em indemnizações de vários seguros e outros montantes depositados em contas bancárias tituladas por Luís Grilo, além da habitação.

Desde setembro de 2018, Rosa Grilo encontra-se em prisão preventiva, enquanto António Joaquim, que foi sujeito a igual medida de coação, foi posto em liberdade em 06 de dezembro de 2019, após o coletivo de juízes ter aceitado um requerimento apresentado pela defesa a pedir a revogação da medida de coação mais gravosa.

Nas alegações finais do julgamento, em 26 de novembro de 2019, o procurador do MP, Raul Farias, defendeu perante o tribunal de júri penas de 20 anos e meio de cadeia para os arguidos, sustentando que ambos planearam, delinearam e executaram um plano com vista a matar a vítima.

RTP/Notícias

Torres Vedras | BERGMAN – UM ANO, UMA VIDA


Café com Filmes
12 de março de 2020 | quinta | 21h00 às 23h00
Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/12
Em meados do século XX, durante um período de seis anos, algo insuperável acontece. Um sueco esguio, perto dos quarenta anos, inicia um período de produção cinematográfica sem precedente. Entre 1957 e 1963 realiza alguns dos maiores clássicos da história do cinema, produz peças para teatro e rádio, e realiza seis filmes para televisão. No panorama contemporâneo Ingmar Bergman continua a ser inigualável.

Suécia, 2018
Realização: Jane Magnusson
Duração: 117 minutos

Festival de Cannes - Selecção Oficial, Cannes Classics
EUROPEAN FILM AWARDS 2018 – Melhor Documentário Europeu
Coprodução: ATV - Académico de Torres Vedras
Atividade Gratuita

Lotação: 400

Teatro-Cine de Torres Vedras
3ª a 6ª: 09h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00
Horário da bilheteira
Em dias de espetáculo:
Sextas, sábados e domingos:a partir das 18h
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma 1 hora antes do espetáculo.

Compra antecipada
Bilheteira online;
Posto de Turismo de Torres Vedras;
Posto de Turismo de Santa Cruz;
Museu Municipal Leonel Trindade;
FNAC;
Worten.

Av. Tenente Valadim, n.º 19
261338131

Serpa Terra forte no Ambiente

Resultado de imagem para Serpa Terra forte no Ambiente
O Município de Serpa viu aprovada uma candidatura no âmbito da adaptação às alterações climáticas. 

As medidas a adotar atuam em dois domínios fundamentais: contrariar o efeito da ilha de calor nos espaços públicos e fazer uma gestão sustentável dos recursos hídricos. Inclui a criação de uma estrutura de sombreamento sazonal, bem como planos de água e fontes, na Praça da República, em Serpa, a criação de corredores de ventilação e a respetiva nebulização nas ruas dos Cavalos, do Calvário, dos Fidalgos e das Portas de Beja, e a alteração do abastecimento do sistema de rega a partir da rede pública, para a utilização de águas subterrâneas, no Parque Desportivo Municipal de Vila Nova de São Bento (Campo de Futebol). 

Paralelamente inclui ações de informação, sensibilização, divulgação e disseminação sobre estas intervenções e sobre a problemática das alterações climáticas. 

Estas medidas que serão agora adotadas no Município de Serpa pretendem funcionar como um modelo de boas práticas, constituindo uma referência em futuras intervenções no concelho, e que possam ser replicadas e generalizadas em outras escalas e territórios. 

Com um custo total elegível de 312 899 euros, conta com uma comparticipação financeira da União Europeia, no âmbito do POSEUR, no montante de 234 674,25 euros.

TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS FECHA PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO COM "CHAVE DE OURO"

O Teatro-Cine de Torres Vedras fecha o primeiro trimestre do ano da melhor forma, com a programação do mês de março a ir do cinema à magia, passando pelo teatro, pela música, pela performance e pela dança.
Peças é uma criação e interpretação de Bruno Humberto que se assume"uma espécie de enciclopédia de pequenas peças resgatadas dos discursos e concretizações artísticas, em destilação contínua, com várias versões de apresentação e formatos temporais". A peça sobre ao palco a 13 de março, sexta-feira, às 21h30.
Já Minutos Mágicos – O Espetáculo promete encantar a sala com a magia de Mário Daniel, a 14 de março, sábado, às 21h30. Um espetáculo para toda a família que desafia o espectador e os seus sentidos e que promete fazer com que os mais céticos acreditem no "impossível".
Este mês, o destaque vai para As Crianças Loucas, que vêm a Torres Vedras apresentar a sua primeira criação E todas as crianças são loucas. Uma criação coletiva com texto de João Cachola inspirado em O Coração de Trevas, de Joseph Conrad, e Apocalypse Now,de Francis Ford Coppola, para assistir no dia 20 de março, sexta-feira, às 21h30
21 de março celebra-se o Dia Mundial da Poesia, mas assinala-se também a primeira edição do "Sala de Estar", um ciclo de serões musicais e de cruzamentos artísticos inesperados, espetáculos intimistas e diálogos improváveis. Na sua primeira edição o ciclo acolhe A Negra (Sara Ribeiro) e Cachupa Psicadélica, que vão oferecer ao público um espetáculo inédito de música, performance e poesia, com início às 21h30.
Os mais pequenos também contam com um dia para si no Teatro-Cine de Torres Vedras. Nascer é uma produção da Associação Cultural Fugir do Medo para crianças até três anos, que sob à cena a 22 de março, domingo, às 16h30.
O último fim de semana do mês abre com Nos Tempos de Gungunhana, uma peça baseada na tradição oral dos contadores de histórias africanos, onde um único elemento se desdobra em vários personagens e retrata alguns dos episódios mágicos paralelos à vida do célebre rei tribal moçambicano Gungunhana. Para assistir a 27 de março, sexta-feira, às 21h30.
Para terminar este trimestre com "chave de ouro", o Teatro-Cine recebe a Companhia de Dança de Almada que irá apresentar Landings Qu’ils mangent de la brioche: #publicperception, a 28 de março, sábado, às 21h30.
Este mês conta ainda com a seleção do Café com Filmes, que em março apresenta Bergman – Um Ano, Uma Vida de Jane Magnusson (12 de março, 21h00), Os Olhos de Orson Welles de Mark Cousins (19 de março, 21h00) e Varda por Agnès de Agnès Varda (26 de março, 21h00).

[Crédito fotográfico: António Mendes]

Câmara de Cantanhede aprovou Plano de Contingência para o Coronavírus

A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou hoje, 3 de março, o Plano de Contingência no Âmbito da Infeção por Sars – Cov-2 (Covid-19), nos termos do Despacho n.º 2836-A/2020 - Diário da República n.º 43/2020 emitido pelas ministras da Saúde, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde. Elaborado sob coordenação da vereadora com o pelouro da Saúde, Célia Simões, e com o apoio do médico da Medicina no Trabalho, João Viegas, o documento está estruturado em 18 pontos, estabelecendo os “procedimentos que, dentro dum determinado enquadramento, visam dar uma resposta eficaz perante a ameaça de gripe provocada pelo COVID 19, de forma a assegurar a continuidade dos serviços essenciais à comunidade”. 

Nesse sentido, é recomendada a observância das “regras gerais de higiene, válidas para a prevenção não só do COVID-19, referindo-se a propósito o reforço da limpeza dos espaços comuns dos vários edifícios onde a autarquia tem serviços instalados (salas de atendimento público, hall´s de entrada, casas de banho, etc.). 

O Plano de Contingência do Município de Cantanhede define áreas de isolamento no Edifício Paços de Concelho, na Casa Francisco Pinto, no Posto de Turismo, no Canil Municipal, nos Estaleiros Municipais, na Biblioteca Municipal, nas Piscinas Municipais e no edifício da Escola Conde Ferreira, estabelecendo as condições em que um trabalhador com sinais ou sintomas de COVID-19 será colocado numa dessas áreas. 

Segundo o que consta no documento, todos os trabalhadores devem reportar à sua chefia direta qualquer suspeita de doença enquadrada com sintomatologia e ligação epidemiológica compatíveis com a tipologia de COVID-19, devendo essa chefia informar de imediato a vereadora com o pelouro da Saúde, desencadeando-se os procedimentos recomendados pela Direção Geral de Saúde para avaliação. 

A verificar-se alguma ocorrência de “caso suspeito validado”, o trabalhador doente deverá permanecer na área de isolamento com máscara de proteção, desde que a sua condição clínica o permita, até à chegada da equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), ativada pela DGS, equipa essa que assegura o transporte para o Hospital de referência, onde serão colhidas as amostras biológicas para testes laboratoriais. 

Na eventualidade de algum “caso suspeito validado” passar a “caso confirmado”, o Município de Cantanhede providenciará a descontaminação da área de isolamento e reforçará a limpeza e desinfeção das superfícies mais utilizadas pelo doente com maior probabilidade de estarem contaminadas, dando especial atenção ao seu posto de trabalho e materiais e equipamentos por si utilizados. 

Por outro lado, são enunciados procedimentos de vigilância de “contactos próximos”, estes entendidos como trabalhadores que não apresentam sintomas, mas que tiveram, ou podem ter tido, contactos com um caso confirmado de COVID-19, sendo o tipo de vigilância determinado em função do grau de exposição. 
Entretanto, também a INOVA-EM elaborou já o seu plano de contingência para o coronavírus, tendo em vista “a salvaguarda da vida dos colaboradores da empresa, reduzindo o risco de contaminação nos locais de trabalho, e limitando a propagação no interior das instalações da empresa, alertando os colaboradores para a probabilidade e gravidade do risco de uma pandemia. O referido plano tem ainda como objetivos “desenvolver e divulgar as medidas preventivas e sensibilizar para a sua adoção”, bem como “garantir o funcionamento da empresa e a prestação dos serviços aos clientes”.

Dias 4 e 5 de março | PROMOVE DIA ABERTO ÀS ESCOLAS E AO PÚBLICO – EXPOSIÇÃO DE MEIOS E EQUIPAMENTOS OPERACIONAIS (DEMONSTRAÇÕES)

Resultado de imagem para ANEPC PROMOVE DIA ABERTO ÀS ESCOLAS E AO PÚBLICO – EXPOSIÇÃO DE MEIOS E EQUIPAMENTOS OPERACIONAIS (DEMONSTRAÇÕES)
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove esta quarta e quinta-feira, dias 4 e 5 de março, o dia aberto às escolas e ao público.

Durante estes dois dias, as instalações da ANEPC, em Carnaxide, estarão abertas a alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, e ao público em geral, com uma exposição de meios e equipamentos operacionais dos vários agentes e serviços de proteção civil (Bombeiros, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa, Forças Armadas, Instituto de Socorros a Náufragos, Polícia Marítima, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Força Especial de Proteção Civil da ANEPC e Santa Casa de Misericórdia de Lisboa) e a dinamização de diversas atividades, destacando-se sessões de demonstração cinotécnica pela Guarda Nacional Republica/Polícia de Segurança Pública/Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa (busca e salvamento), e outras ações de sensibilização no domínio da proteção civil.

A iniciativa insere-se no âmbito do programa comemorativo do 1 de março, Dia da Proteção Civil 2020, efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por Despacho do Ministro da Administração Interna (Despacho n.º 6915/2008, de 21 de fevereiro).

Em Portugal e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar para a importância da proteção civil, na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes; prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes.

HORÁRIO || DIA ABERTO ÀS ESCOLAS E AO PÚBLICO

4 e 5 de março
- 09h00 às 12h00
- 14h00 às 17h00

Porto de Mós | Inertes da região requalificam arruamentos do Parque Almirante Vitor Trigueiros Crespo

Numa política de sustentabilidade, a Câmara Municipal de Porto de Mós encontra-se a requalificar o pavimento dos arruamentos e circuitos secundários do Parque Almirante Vitor Trigueiros Crespo, incluindo a zona de mini golf, utilizando, para tal, inertes da região.

Os inertes serão reaproveitados através da aplicação de brita e de pavimento em resinas do tipo Terraway, uma solução ecológica, permeável à água e ao ar e com acabamento compactado.

Com o novo piso será possível usufruir do parque em melhores condições, evitando zonas enlameadas, poeiras e irregularidades do solo.

A obra está a ser executada na totalidade dos caminhos do parque e deverá estar concluída no decorrer do mês de abril.

A empreitada inclui, ainda, a instalação de fibra ótica, a execução da rede de saneamento básico nas docas e no edifício do bar/café e a requalificação do edifício das docas, nomeadamente o wc público e o arranjo e tratamento da madeira em toda a estrutura do edifício e espaço envolvente.

Patrícia Alves

Reguengos de Monsaraz celebra Dia da Mulher com o concerto Amaro Máscaras – Lado a Lado


Reguengos de Monsaraz vai celebrar o Dia da Mulher com o concerto Amaro Máscaras – Lado a Lado. O espetáculo organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz terá entrada gratuita e vai decorrer no dia 8 de março, pelas 17h, no auditório municipal da cidade.

O cantautor Álvaro Amaro propõe “uma explosão de afetos” num concerto especial para o Dia da Mulher com música Pop e tradicional portuguesa. Na tour Amaro Máscaras, Álvaro Amaro (voz, guitarra e acordeão) é acompanhado em palco por Paulo Cavaco (piano), Armindo Neves (guitarra), André Cabica (saxofone), Rute Tapadas (voz), Pedro Martins (bateria) e Vítor Cavaco (baixo).

De acordo com Álvaro Amaro, o concerto em Reguengos de Monsaraz será “um desfile de canções, máscaras que não escondem, antes revelam paixões, vivências, lutas, viagens, experiências e sonhos, numa sensibilidade tomada pelos acenos do quotidiano com o inevitável leque de emoções que provoca”.

Marinha Grande | Câmara prepara Plano de Contingência para prevenção do Coronavírus


Resultado de imagem para prevenção do Coronavírus
A Câmara Municipal da Marinha Grande encontra-se a elaborar o Plano de Contingência, no âmbito da prevenção e controlo de infeção por novo Coronavírus (COVID-19), em cumprimento do Despacho n.º 2836-A/2020, de 2 de março.

Entretanto, é pedido aos trabalhadores do Município e à população que adotem as medidas preventivas, recomendadas pela Direção Geral de Saúde, nomeadamente:

    Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;
    Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação dos alimentos, após o uso da casa de banho, e sempre que as mãos lhe pareçam sujas;
    Utilizar lenços de papel, de utilização única, para se assoar;
    Deitar os lenços usados no caixote do lixo e de seguida lavar as mãos;
    Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
    Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.

Sensibilização sobre prevenção de incêndios em Vieira de Leiria


No dia 8 de março (domingo), a partir das 09h00, no Largo da República, em Vieira de Leiria, a Guarda Nacional Republicana, em parceria com a Câmara Municipal da Marinha Grande, realizam uma ação de sensibilização sobre gestão de combustível e prevenção de incêndios rurais.

Pretende-se sensibilizar a população e permitir que possam esclarecer as dúvidas sobre a Defesa da Floresta Contra Incêndios. Nesse momento e de acordo com a experiência que já se vai obtendo de ocasiões anteriores, aproveita-se ainda a ocasião para sensibilizar os cidadãos mais vulneráveis para os cuidados a ter com vista a evitar situações de burlas, furtos ou roubos, acidentes com máquinas agrícolas ou outras situações de âmbito policial.

A obrigatoriedade de manutenção das faixas de gestão de combustíveis constitui uma das medidas preventivas previstas no Decreto Lei nº 124/2006, de 28 de junho com redação atual, com o objetivo de reduzir o número de incêndios rurais.

A prática mais comum da gestão de combustíveis consiste na limpeza dos terrenos, através do corte e remoção da biomassa vegetal neles existentes. Uma correta e oportuna gestão de combustíveis constitui um elemento essencial para a minimização do risco de incêndio.

A prevenção aos incêndios rurais deve ser praticada de forma atempada e inteligente.

A GNR tem vindo a exercer um enorme esforço na realização de ações de sensibilização junto da população, com o intuito de promover e fomentar boas práticas agrícolas e, acima de tudo, transmitir uma mensagem de dever cívico na prevenção generalizada aos incêndios rurais, partindo da premissa que a floresta é de todos e que a todos cabe preservar e proteger.
...

COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE CONQUISTA 21 PÓDIOS NO CAMPEONATO INTERDISTRITAL DE INFANTIS


Nos passados dias 29 de fevereiro e 01 de março decorreu a edição de 2020 do campeonato interdistrital de infantis de piscina curta, decorrendo a prova nas piscinas municipais da cidade de Leira. 

Participaram nas 4 sessões da competição 287 atletas em representação de 40 clubes, oriundos das associações de natação distritais de centro Norte de Portugal (Aveiro), Coimbra e Leiria. 

Do lado da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense estiveram envolvidos nesta competição 11 atletas. 

Em termos de resultados alcançados, os maiores destaques vão para os títulos de Campeão Regional obtidos pela infantil A Tomas Oliveira e infantil B Martim Silva em todas as provas em que competiram. Assim o primeiro viria a vencer os 400 Livres, 100 e 200Bruços, 100 Costas e 200 Estilos. Já o colega faria o mesmo feito nos 100 e 400 Livres, 200 e 400 Estilos e nos 100 Bruços. 

Ainda no setor masculino, Gustavo Pires viria a obter a 2ª posição nos 400 estilos, João Lucas ficou em 2º lugar nos 1500L e na mesma prova o colega de equipa Bruno Rodrigues conquistava a 3ª posição. 

As estafetas compostas por Bruno Rodrigues, Gustavo Pires, João Lucas e Miguel Gaspar viriam a conquistar a 2ª posição nos 4 x 200 Livres e a 3ª posição nos 4 x 100 Livres e 4 x 100 Estilos. 

Já no setor feminino Luna Rodrigues e Catarina Teixeira alcançaram a 3ª posição nos 800 Livres e 400 Estilos respetivamente. 

A estafeta composta por Catarina Teixeira, Margarida Sousa, Inês Santos, Mariana Almeida viria a sagra-se campeã regional nos 4 x 10 Estilos e vice campeã nas estafetas de 4 x 100 e 4 x200 Livres. 

Assim 6 atletas Infantis da SCC obtiveram ao longo dos primeiros 5 meses da época mínimos para participarem na prova principal de inverno, o Torneio Zonal Norte que se realizará nos dias 20,21 e 22 de março em Penafiel.

No próximo fim de semana, Ciclo de Teatro Amador com espetáculos em Vila Nova de Outil, Cantanhede, Tocha, Murtede, Sanguinheira e Franciscas



São três as estreias deste fim de semana no âmbito do Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede, neste caso com espetáculos nas localidades onde estão sedeados dos grupos cénicos, enquanto outros três cumprem a jornada de itinerância com atuações “fora de casa”.
No capítulo das estreias, no sábado, 7 de março, às 21h30, a Bombarda – Companhia de Teatro apresenta no Largo das Árvores, em Vila Nova de Outil, “Aventuras e Desventuras da 1.ª Volta ao Mundo”. Trata-se da encenação de Primer Viage Alrededor del Globo, texto original de Antonio Pigafetta que relata a odisseia de Fernão de Magalhães à frente da armada espanhola que há 500 anos realizou a circum-navegação à volta do mundo, parte dele ainda desconhecido naquela altura. A partir das palavras do cronista que acompanhou a viagem, recriam-se as personagens mais marcantes e reconstituem-se alguns dos momentos emblemáticos desse percurso controverso e difícil, perigoso e deslumbrante.

Também no sábado, às 21h30, “O Cénico dos “Esticadinhos”, de Cantanhede, sobe ao palco da sua sede para representar “Crime!... Disseram elas!...”, uma adaptação de Fernando Geria e Carla Negrão com referências da popular série televisiva. A ação tem como personagem central Duarte, um homem com vasta experiência na investigação que se instala na cidade de Cantanhede, onde rapidamente se torna num detetive privado reconhecido pela sociedade como importante figura na luta contra o crime. São vários episódios envoltos em mistério, em que Duarte tem sempre a seu lado o fiel parceiro Tó. “Uma hilariante comédia nonsense, onde qualquer coincidência com a semelhança é pura realidade!”
Igualmente no sábado, à mesma hora, o Grupo de Teatro da Tocha, da Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio, apresenta no salão da sua sede “A Mulher Sem Pecado”, um drama da autoria de Nelson Rodrigues, cuja teia se desenvolve em torno do excessivo e patológico ciúme que um homem sente pela segunda esposa. A sua paralisia inventada e a perseguição obsessiva são motivos para piorar a relação marital. E quando Olegário reconhece a total fidelidade da esposa, eis que a história tem um desfecho absolutamente inesperado!
Ainda no sábado, às 21h30, o grupo de teatro RTP Tinto (Resistência Teatro e Produções), de Cordinhã, atua no salão paroquial da Sanguinheira com a peça “O Tesouro do Conde”. Nesta comédia escrita por Manuel Tomé, a ação desenrola-se na época medieval, quando os mouros, que tinham acabado de invadir um Convento de Frades nos arredores de Montemor-o-Velho, procuravam um tesouro enviado pelo Rei destinado à repovoação das Terras do Conde. Aí, um frade perseguido pelos mouros acaba por se render e depois de pressionado, deixa cair o manuscrito onde consta a localização desse tesouro. Depois de várias peripécias, o documento apareceu numa gruta 900 anos depois, descoberto por dois amigos, o João Garrafão e o Zé Rolhas, que prosseguem esta verdadeira caça ao tesouro.
A jornada de sábado conclui-se com a atuação do Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal” no salão da Junta de Freguesia de Murtede, onde vai representar, também às 21h30, uma adaptação de “Filho Sozinho”, um drama de Francisco Ventura que propõe uma reflexão sobre as exigências da educação familiar. A personagem principal é José, que em criança só fazia asneiras, sempre com a complacência da mãe. Passada a adolescência, as asneiras passam a crimes, que persistem e vão desde o furto de um cântaro de azeite, ao roubo do dinheiro dos pais, até ao assassinato de um vizinho.
Finalmente no domingo, 8 de março, pelas 15h30, é na sede da Associação do Grupo Musical das Franciscas que Grupo de Teatro, Arte e Cultura da Associação Musical da Pocariça cumpre a sua ação de itinerância com a representação de “Frio que Faz na Cama”. Da autoria do dramaturgo António Manuel Rejez, a peça proporciona uma reflexão sobre as relações afetivas, num retrato atual e sem tabus da busca pela satisfação amorosa e sexual. As saídas possíveis quando a relação entre duas pessoas se torna monótona e a superação do desgaste parece uma impossibilidade é a questão subjacente a esta peça que aflora também o desencanto do amor por alguém que recusa ser amado.
A trama desenrola-se em torno dos problemas existentes no seio de dois casais, um que vive conjugalmente há vários anos e parece cansado da vida familiar rotineira, outro, mais jovem, que vive um relacionamento animado pelo sexo e pelo prazer imediato. Têm no entanto alguma coisa em comum: o “Frio que Faz na Cama”.

Bombarda – Companhia de Teatro
A Companhia de Teatro e Recriação Histórica Bombarda, constituída como associação sem fins lucrativos em 10 de maio de 2018, é um grupo de atores e artistas profissionais e amadores, na maioria descendente de Vila Nova de Outil, localidade desde há muito ligada ao teatro, onde a vontade de representar tantas vezes se confunde e se iguala à vontade de viver. Recriação histórica, teatro de palco, teatro de rua, animação circense, animação musical, entre outros espetáculos são certamente performances que, através da interação direta e indireta com o público, fazem com que cada momento artístico seja único e intenso, e que permite um despertar de sentimentos através da ação, em palco ou na rua, com uma grande componente lúdica. Repete pelo segundo ano consecutivo a sua participação no Ciclo de Teatro organizado pelo Município de Cantanhede.


Sobre o GTT - Grupo Amador de Teatro da Tocha
As origens do GTT – Grupo de Teatro da Tocha ninguém as sabe ao certo e também não existe nenhum documento escrito onde estejam registadas. São os elementos antigos com mais anos de casa que contam, entre as memórias que ainda surgem, os momentos mais marcantes de que há lembrança.
Os ensaios decorriam na antiga sede, localizada na Rua Dr. José Gomes da Cruz. A primeira peça foi levada à cena na década de 60, no antigo Grémio de Instrução e Recreio da Tocha, onde se realizavam os bailes (no atual café Esplanada), mas a continuidade perdeu-se.
É na década de 70, pelas mãos de Júlio Garcia Simão, encenador e antigo funcionário do Rovisco Pais, que o Grupo de Teatro ganha novo alento. Mais tarde é substituído por Américo Guímaro, que levou à cena a peça "A Forja", também encenada no Festival de Teatro de Montemor-o-Velho. É com ele que se estreia a peça "Frei Thomaz".
Segue-se novamente um período de interregno, onde apenas se fazem alguns "sketches", para em 1984 Júlio Campante, de Coimbra mas casado com a professora da escola primária da Tocha, dar uma nova dinâmica ao Grupo Amador de Teatro, que com ele começou a atuar em palcos um pouco por todo o país.
O bichinho do teatro ficou de vez, e já na sede da Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio da Tocha, "o salão encheu-se um punhado de vezes". A população aderia aos espetáculos e é com o Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede e a participação no certame que o grupo se revitaliza e se consolida, ficando apenas marcada por um interregno de um ano, em 2003, devido a um vazio de direção instalado, e em 2012, por doença do ator principal, Américo Romão.
O Grupo de Teatro Amador da Tocha já levou a palco diversas peças de diferentes estilos, tais como "A Casa dos Pais", "Entre Giestas", "A Mala de Bernardete", "Serão Homens Amanhã", "Há Horas Diabólicas", "As Duas Cartas", "Uma Sardinha para Três", "Terra Firme", "Frei Thomaz", levada a palco na década de 1970 e que em 2009 voltou a estar em cena, seguida de “Falar Verdade a Mentir”, “A Forja”, “O Doente Imaginário”, uma adaptação do original da autoria de Molière, “Verdades e mentiras da vida real”, um original da autoria de José Maria Giraldo, e Desejo Voraz, peça com que encerrou a 18.ª edição do Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede.

Sobre O Cénico dos “Esticadinhos” de Cantanhede
O Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede, fundado em 1935, conhecido e reconhecido pelos seus pares, mesmo além-fronteiras, de modo a construir mais uma fonte onde as suas gentes pudessem beber cultura, formou em 1985 o grupo de teatro “Os Esticadinhos”. Para a sua génese em muito contribuíram Carlos Garcia, que fazia parte da direção desta coletividade desde então, e António Francisco, conhecido por todos como “Chico Carteiro”, o qual durante anos coordenou as peças de teatro (“Culpa e perdão”; “Malditas letras”; “Deus, ciência e caridade”; “Marido da minha mulher”; “Código penal”; “como se vingam as mulheres”; “Erro judicial”; “Meu marido que Deus o haja”; “Justiça ou vingança”; “Criado distraído”; “A órfã”; “Que mulheres”; “Casa de Pais”; “Cavalheiro respeitável”; “Duas causas”; “Marido de duas mulheres”; “Filho pródigo”; “Tire daí a menina”; “Filho sozinho”; “Flor da Aldeia”; “Crime de uma mulher honesta”; “Namoro engraçado”; “Rainha Santa” e “Processo de Jesus”). A peça “Processo de Jesus” foi relevante, tendo alcançado um êxito a nível de teatro amador no concelho. Participaram quatro dezenas de personagens, elementos do grupo, bem como atores dos grupos de teatro das Franciscas, Murtede, Sanguinheira e Vila Nova de Outil. Esta peça foi a palco em todas as localidades referidas e várias vezes na cidade de Cantanhede, chegando a ser apresentada na cidade de Viseu no ano de 2000.
Em 2003 foi levada a palco a peça “Inês de Castro” encenada por Dulce Sancho.
Em 2004, passou a coordenar o grupo de teatro Carlos Pacheco, o qual encenou e levou a palco as peças “Terra Prometida”, “Está lá fora o Sr. Inspetor”, “Tá tudo Maluco”, “Hotel 69”, “Inês de Castro e Rainha Santa” e “A Sr.ª Presidenta”. Todas as peças referidas são originais escritas pelo próprio Carlos Pacheco e apresentadas no Ciclo de Teatro promovido pelo Município entre os anos de 2004 a 2011.
Por ser uma vontade da Direção do Rancho Regional “Os Esticadinhos” e umas valências de grande importância para dar de beber cultura e lazer, em 2016 foi ativado o grupo de teatro, do qual é responsável Fernando Geria, tendo reunido um grupo de voluntários maioritariamente “esticadinhos”, movidos pelo “bichinho do Teatro”.

Sobre RTP Tinto (Resistência Teatro e Produções)
A Associação Cultura e Recreativa de Cordinhã foi formalmente constituída a 18 de outubro de 2019, tendo por objeto estatutário a promoção e divulgação de atividades socioculturais, a formação artística de jovens e seniores, a produção de eventos e objetos artísticos, a produção e edição de trabalhos nas áreas do teatro e do cinema e a defesa do património cultural de Cordinhã. O Grupo faz a sua estreia no Ciclo de Teatro com a apresentação de um original de Manuel Tomé, diretor da coletividade.

Sobre o Grupo de Teatro As Fontes do Zambujal
O Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal” foi constituído em 1996. A sua designação é uma referência às quatro fontes de origem romana que existiram no Zambujal, designadamente Fonte de Rodelos, Fonte Má, Fonte Perto e Fonte Seca.
As raízes desta formação teatral podem ser encontradas em 1954, mais precisamente em 27 de maio, data em que foi fundado um agrupamento com o nome “Viva O. R. Zal” (Viva o Rancho do Zambujal). A iniciativa partiu de alguns indivíduos da comunidade que pretendiam desenvolver atividades de lazer para preencher os seus tempos livres, assim como manter vivas a tradição e a autenticidade dos trajes, danças e cantares do Zambujal.
Depois de uma interrupção de alguns anos, o Grupo retomou o seu funcionamento em 1992, sob a nova designação de Grupo Folclórico “Os Malmequeres do Zambujal”. Em julho de 1995, passou a integrar a Associação Juvenil do Zambujal e Fornos, mais precisamente a sua secção de folclore, e em 1996 filiou-se no INATEL.
É nessa mesma altura que surge o Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal” que inicia um trabalho de produção teatral regular apresentando uma a duas peças anualmente, por altura da quadra natalícia e participando no Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede, desde a sua primeira edição.
Em 1998, faz a sua primeira apresentação fora da terra, mais precisamente nas Franciscas, no âmbito do I Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede, com as peças “Falar Verdade a Mentir” e “O Senhor”. No ano seguinte faz um périplo por várias localidades do Concelho de Cantanhede com as produções “O Céu da Minha Rua” e “Terra Firme”.
A peça que ensaiou e apresentou de seguida, no Natal de 2000, a comédia em três atos “Dois Maridos em Apuros”, constituiu-se como um grande sucesso perante o público, sendo apresentada igualmente no Ciclo de Teatro de Cantanhede do ano seguinte. Em dezembro de 2001 esta formação teatral apresentou a comédia “O Padre Piedade”, que também apresentou no Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede, em 2002.
Desde o início da sua atividade que cabe a Dinis Fatia, atualmente Presidente da Assembleia-Geral e Coordenador do Grupo de Teatro, escolher as peças a serem apresentadas, bem como distribuir os diferentes papéis pelos atores, atendendo sempre às características e capacidades de cada um. É também o autor dos cenários, passando largas horas a pintar as imagens que servem de fundo à atuação dos atores.

Sobre o Grupo de Teatro, Arte e Cultura da Associação Musical da Pocariça
O teatro na Pocariça remonta ao ano de 1895, quando começaram a ser feitas várias representações por um grupo de amadores de Coimbra. Um dos elementos deixou o grupo e decidiu organizar uma sociedade dramática, apenas constituída por amadores da Pocariça, que foi designada de Recreio Artístico. Apesar da saída de alguns membros do Recreio Artístico pouco depois da sua fundação, o agrupamento ainda subiu ao palco em fevereiro de 1896.
Em 14 de julho desse mesmo ano nasceu outro grupo de teatro amador, que foi batizado de Sociedade Dramática Pocaricense e que teve a sua estreia com a peça “Os Milagres de Santo António”.
Um novo grupo dramático foi constituído em 1909 com o objetivo específico de angariar fundos para a construção de uma casa de teatro na Pocariça. Constituído exclusivamente por elementos da localidade, este grupo exibiu as primeiras peças em abril, como a opereta intitulada “Canto Celestial” e outras peças, entre as quais um original de José Gomes Lopes, intitulado “Milagres de Amor”, o mais recordado de todos. Com a receita destas peças e com o produto de uma subscrição pública foi possível instalar um palco, camarins, vários cenários pintados e ainda pano de boca de cena.
Em abril de 1914 foi representada a última récita, uma vez que, pouco tempo depois, o prédio teve novo dono e desapareceu assim o “passatempo” de representar peças teatrais.
O Grupo Cénico da Pocariça surge já na década de 1950, sob orientação de Mário Pereira da Silva. Aí se revelaram nova vaga de atores amadores de grande vocação artística.
Para manter viva esta tradição ligada ao teatro amador, foi criado em 2000 o Grupo de Teatro, Arte e Cultura, no seio de outra coletividade de referência, a Associação Musical da Pocariça. A inspiração para este grupo está ligada ao trabalho artístico da atriz de teatro musical que conquistou fama a nível internacional, Auzenda de Oliveira, nascida na Pocariça em 1888.
O Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede, organizado pelo Município, serviu também de pretexto para trazer de volta a atividade teatral e de lhe dar um caráter sistemático e regular.
“Saudades da minha Terra” foi o primeiro êxito desta formação mais reduzida, mas também a opereta “Entre Duas Avé Marias”, peça dos anos 1950, ajudou a cimentar a reputação deste coletivo.
O Grupo participa ininterruptamente no Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede desde a sua 4.ª edição em 2001-2002.