terça-feira, 22 de novembro de 2016

Arquivo Municipal inicia projeto de identificação de fotografias com utentes do Lar da Misericórdia

Técnicos do Arquivo Municipal de Albergaria vão começar a visitar os utentes do Lar de Idosos da Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha, num projeto que visa a identificação das pessoas retratadas nas fotografias do fundo Foto Gomes.

  A parceria entre a Câmara Municipal e a Irmandade da Misericórdia foi revelada ontem na cerimónia que assinalou o 8.º aniversário do Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha. O Vereador da Cultura Delfim Bismarck explicou que os técnicos daquele equipamento vão deslocar-se algumas vezes por mês, ao longo de 2017, ao Lar de Idosos e projetar imagens das pessoas retratadas nas fotografias da casa Foto Gomes, que tem mais de 200 mil registos arquivados, correspondentes ao período entre 1935 e 2008.

O Autarca explica que as imagens estão quase todas identificadas, porque vinham acompanhadas de livros de registo, que indicam quem encomendou as fotografias. “Mas ainda há 600 chapas que não têm registo e vamos tentar que alguém identifique as pessoas retratadas junto dos utentes do Lar de Idosos da Misericórdia”, explicou Delfim Bismarck.

 Na cerimónia de aniversário, que decorreu segunda-feira, 21 de novembro, ao fim do dia, foram assinados protocolos de doação ou depósito de diversos suportes. Foram doadas cassetes com gravações de jogos de futebol do Sport Clube Alba da década de 1980, representações digitais do arquivo pessoal do inventor Albergariense de material cirúrgico Manuel Valente dos Santos e representações digitais de “O Nosso Jornal”, o periódico mensal dos trabalhadores do Centro de Produção Fabril da antiga Portucel de Cacia, do período de 1977 a 1994.

O Vereador da Cultura, Delfim Bismarck, deixou em depósito cerca de 4500 jornais relacionados com o Concelho de Albergaria-a-Velha, datados de 1887 a 2014. Muitos dos jornais do século XIX e mesmo alguns do início do século XX são exemplares únicos.

  O Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha adotou há cerca de um ano uma plataforma de software livre, um procedimento que é apontado como exemplo de boas práticas. Os técnicos municipais têm sido convidados a mostrar o funcionamento da plataforma em vários encontros nacionais da especialidade. O software adotado não tem custos de manutenção e permite a migração e continuidade dos registos existentes.

No primeiro ano de funcionamento do novo site do Arquivo Municipal, que corresponde praticamente a 2016, foram digitalizadas 1800 imagens de fotografias em vidro, provenientes do fundo Foto Gomes, foram descritos cerca de 2000 registos de sumários de atas da Câmara Municipal, foram digitalizados 8000 processos de obras particulares e foram inseridos na base de dados 30 000 registos de encomendas do fundo Foto Gomes, correspondentes ao período 1936-1964. 

_____________________________________


Cineteatro Alba recebe Ciclo de Dança “Coordenadas para Dançar”

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, em parceria com o Conservatório de Música da Jobra (CMJ), organiza nos dias 24 e 26 de novembro o Ciclo de Dança “Coordenadas para Dançar”. O evento, a ter lugar no Cineteatro Alba, visa suscitar a discussão sobre uma comunidade de Dança mais participativa e inclui, para além dos espetáculos, um debate com professores e bailarinos.

 A performance “My Feet are Melting”, interpretada pelos alunos Cátia Sousa, Diana Gaspar e João Santiago, abre o ciclo na quinta-feira, pelas 22h00. Meia hora depois será dinamizado um debate sobre o tema “A Dança Fora dos Grandes Centros Urbanos”, que contará com a participação de Tânia Alves, gestora cultural, e de Bruno Alexandre e André de Campos, bailarinos da Companhia Olga Roriz. As duas iniciativas decorrem no Espaço Café-Concerto e são de entrada livre.

No sábado, pelas 21h30, o Conservatório de Música da Jobra traz “Utopia” à Sala Principal do Cineteatro Alba, um espetáculo que parte da realidade para um futuro inventado num lugar que não existe. Aos alunos de Dança do CMJ foi lançado o desafio de refletir e criar uma utopia, transpondo para o palco um novo espaço de sonho, onde cabe a família, as memórias e os princípios espelhadas no livro homónimo de Thomas Moore. “Utopia” é uma ideia original de Bruno Alexandre, que partilha a direção e criação com André de Campos. Os bilhetes têm o preço único de cinco euros.

 O Ciclo de Dança “Coordenadas para Dançar” é, segundo a organização, “um convite para dançar, mas antes, um convite para conversar e debater a premissa que fundamenta a Dança e as suas manifestações, mais ou menos contemporâneas, fora dos grandes centros urbanos.”

________________________________


INTERVALO

FotoNo livro de Eclesiastes, capítulo 3, versículo 1, aprendemos que há um tempo certo para tudo, e que estamos sujeitos à força do tempo e das mudanças, e que a maioria dessas forças são superiores as nossas próprias forças, e fogem de nosso controle.
Há um tempo determinado para tudo ocorrer, e há um tempo, isto é, um INTERVALO, entre a promessa e o milagre de Deus.
Como vivemos este intervalo? Muitos são ansiosos demais e por isso, às vezes, põe tudo a perder. É preciso calma e persistência... É preciso ter fé!
Jacó lutou uma noite inteira com o anjo do Senhor... E todos os seres viventes vivem suas lutas... Lutamos em busca de algo melhor... Lutamos pela prosperidade, pela vida em abundância, pela nossa alegria e felicidade.
E todas essas lutas são dignas, entretanto, algumas vezes nós estamos em lugares onde não desejaríamos estar... E, talvez você considere, que pelo que já realizou em sua vida, que mereceria estar numa situação mais confortável... Menos sofredora...
Bem, meu caro, a imensa maioria das pessoas não é satisfeita com a sua vida, e consideram que deveriam ter sido melhores recompensadas... 
Mas, conforme está escrito em Eclesiastes 3:4, “Há um tempo de chorar e tempo de rir, tempo de lamentar e tempo de dançar.”
Em Genesis 21:2, Sara concebeu um filho, no tempo determinado por Deus. Ela esperou até sua velhice para gerar um bebê; um filho, promessa de Deus para Abraão... E quando Isaque vem ao mundo, Abraão já completara cem anos de idade... Quem diria, hein?
E ao longo de suas vidas, tanto Sara quanto Abraão, cometeu muitos erros por causa de suas precipitações e ansiedades. E nas ansiedades, não é incomum vermos pessoas tentando ajudar Deus a fazer acontecer os milagres que anseiam...
Isso é uma infantilidade... Deus não precisa da ajuda de ninguém... Ele faz as coisas acontecerem no tempo certo!
Assim, se o seu milagre ainda não aconteceu, o que precisa fazer é orar e continuar acreditando. Tenha fé porque Deus é fiel!
E Sarai passou a denominar-se Sara. E Abrão passou a denominar-se Abraão, a partir do entendimento de Deus. E eles não mudaram apenas seus nomes, ambos mudaram suas identidades e seus procedimentos... Eles santificaram-se para o Senhor... E Abraão é reconhecido como o Pai da Fé!
Fé é esta qualidade que faz TUDO acontecer... É a certeza das coisas que se não veem... É o que falta neste mundo tão conturbado por ganância e poder, onde milhões de seres humanos jazem aprisionados em suas próprias armadilhas e não compreendem suas identidades... Eles desconhecem a si próprios... E ainda assim, julgam os outros...
Em 1 Samuel, capítulo 16, o pastorzinho Davi é ungido rei de Israel. Na casa de seu pai era o menor em estatura, e nunca fora um guerreiro, nem era forte... E era quase um menino!
Mas Deus nunca se engana. Ele tem uma visão diferente e olha direto para o coração... E Ele escolhe os improváveis... Improváveis no conceito do homem...
Então, se você acha-se um improvável, anime-se porque poderá realizar algo grandioso. Este pode ser um alento deveras importante para você. Não se diminua, nunca!
Lembre-se: Deus olha a sua disponibilidade em desejar servi-lo! Se você tiver isso, o resto Deus resolve e faz acontecer.
Davi, em sua mocidade, venceu um urso e venceu um leão... Ele estava alicerçado em Deus, e qualquer pessoa que estiver alicerçado em Deus será vencedor porque Deus não abandona seus aliados. Não desista de seus sonhos... Trabalhe e creia!
E, se quiser ter experiências sobrenaturais com Deus, está na hora de pedir, meu prezado. Deus quer ser íntimo com você, e você apenas precisa possuir um coração disposto... Ele tem uma promessa na vida de cada um de nós, e acredite, não podemos abortar os planos de Deus em nossa vida. Isto será um DESASTRE!
Em Apocalipse 13:8, o apóstolo João relata-nos que o cordeiro (Jesus Cristo), foi morto desde a criação do universo. Ora, Ele vem sendo apresentado ao homem desde a chegada de Adão, e Jesus também viveu período de INTERVALO.
Sabemos quase nada a respeito de Jesus, até Ele completar trinta anos de idade... Só aí Ele começou de fato o seu Ministério ... Ele se preparou por muitos anos... E conhecia cada um de nós, desde o primeiro homem sobre a face da Terra... E, talvez isso seja demais para o seu entendimento... Mas, isso é real e a própria Bíblia afiança isso!
No Antigo Testamento, a vinda de Jesus foi anunciada por muitos profetas. Em Isaías 9, nos é anunciado o nascimento do Príncipe da Paz, e nós precisamos saber viver sem nenhuma ansiedade o período de intervalo entre promessa e benção.
O tempo certo de cada um chegará, e enquanto ele não vem prepare-se, santifique-se, edifique a vida dos outros à sua volta... Seja luz neste mundo de trevas... E aí você começará a sentir novos ventos... Os ventos da sua mudança... Os ventos do seu milagre! ALELUIA!
Logo após Jesus ter sido batizado por João Batista, Ele seguiu para o deserto e permaneceu lá por quarenta dias, em completo isolamento. Ele foi por livre e espontânea vontade, e foi tentado por Satanás durante todo esse tempo. 
Tentação pesada para Ele próprio sentir o que sente cada um de nós. O apelo da carne é terrível, mas é mister resistir, e Jesus venceu todas as tentações, nunca cometeu nenhum pecado e só após este período de provas e de isolamento, Ele começou seu trabalho e conheceu seus primeiros discípulos.
Ele estava pronto para ensinar a humanidade... Estava preparado e ele precisava do INTERVALO, porque precisava conhecer esta experiência em sua própria pele! Jesus é nosso advogado perante o Pai, e Ele conhece a nossa causa! Porque a viveu!
E, vieram os milagres! Vieram porque era necessário, pois alguns só acreditam vendo com seus próprios olhos. O primeiro deles foi atendendo sua amada mãe... E milagres continuam acontecendo, porque são necessários para o convencimento...
Os milagres acontecem em todos os quadrantes da Terra, entretanto é na África onde ocorrem com mais frequência. Por quê?
Porque, meu prezado, qualquer escravo deseja ser liberto. Na África há um povo sedento de Deus, sedento de libertação.
Como muitos querem experiência com Deus, é lá que ocorrem milagres mais amiúde. Simples assim!
Povos abastados, com celeiros e lagares abarrotados, encontram nas riquezas e nos favores do mundo, o seu próprio deus. É cômodo, é fácil, é prazeroso e atende o que a carne quer... Assim, Deus, o verdadeiro Deus, aquele responsável por vida em abundância, fica num segundo plano...
Nos países mais ricos, a maioria das pessoas se basta, e querem continuar suas vidinhas tranquilas e descompromissadas... Desejam permanecer escravas do pecado... Elas amam muito além da conta, as coisas deste mundo!
Prezado leitor, a Bíblia Sagrada é um manual para aprendermos a viver melhor. Não é um manual de sobrevivência. 
Deus quer que sejamos perfeitos, e que aproveitemos o melhor dessa Terra, porém, em Santidade.
Ele não quer que você sofra, nem que tenha dificuldades, por isso, leia a Bíblia com frequência... Seus ensinamentos são preciosos...
E, não é preciso sofrer para chegar ao céu... É preciso entender o tempo que estamos vivendo e fazer as coisas certas... Há sempre um tempo de semear e um tempo de colher.
Neste preciso instante, o seu coração vive um tempo de solo fértil, onde sementes (palavra do Senhor) germinarão com força e vigor?
Reflita sobre isso... Relaxe e pare para pensar, porque às vezes perdemos oportunidades extraordinárias, de nos tornarmos melhores aos olhos de Deus.
No INTERVALO, Jesus fazia o bem a todos, e na sua mocidade ele levou uma vida normal. Ele contemplou o belo... Ele prestava atenção nas coisas simples de sua criação, e entendia perfeitamente toda a sua complexidade... Ele se encantava com a beleza de uma flor... Com o som de um rouxinol... Com o voo de uma águia... Ele era cem por cento homem, e era cem por cento Deus!
Só com mente e coração abertos seremos competentes para compreender um pouco de Deus, e eu aprendi que amar em profundidade exige conhecer em profundidade. 
Ninguém ama aquele que conhece superficialmente, porque as aparências enganam, e não raro, destroem.
Em Efésios 5:15 a 21, Paulo nos ensina como caminhar em sabedoria e vale a pena você conferir estes sete versículos.
Em 1 João 4:8, lemos: “Aquele que não ama não conhece Deus, porquanto Deus é amor.”
O sentimento mais forte é o amor e isto está muito claro em 1 Coríntios 13:13.
Ainda em Eclesiastes 3:1 a 15, lemos que há um tempo certo para tudo; então eu questiono você: Que tempo está vivendo neste momento? Um tempo de rir ou um tempo de chorar?
Em qualquer situação, sempre há um jeito de consertar erros porque Deus é bom, mas Ele pedirá conta de todos os nossos atos. 
Corrija-se! Enquanto o coração bater no peito, há tempo hábil para o arrependimento, e a mudança de comportamento. Há tempo para se voltar para o Pai!
Não carregue em seu coração, nem medo e nem angústias, nem dúvidas e nem inconstâncias. O que não consegue resolver entregue nas mãos de Deus. E ore!
E nos seus INTERVALOS entre a promessa e o milagre, seja sábio e aceite com alegria os desígnios de Deus para a sua vida.

João António Pagliosa                                                                   
Curitiba, 22 de novembro de 2016.

p.s.: Este artigo foi redigido com base na ministração da pastora Fabia, no culto da Igreja MEVA, em Curitiba, em 20 de novembro de 2016.

______________________________________________


COMUNICADO - Vila Galé lança promoções na Black Friday

Descontos em estadias e vouchers presente

A Vila Galé preparou promoções únicas para a Black Friday.


Nesta sexta-feira, 25 de novembro, o grupo oferece descontos de 20% aos clientes que reservem um mínimo de sete noites consecutivas com pequeno-almoço nos hotéis Vila Galé Santa Cruz (Madeira), Douro, Coimbra, Ericeira, Évora, Clube de Campo (Beja), Tavira e Albacora (Tavira). 

Os hóspedes que optem pelo regime de meia pensão nestas estadias usufruirão de reduções de 25%.

As reservas podem ser em qualquer tipologia de quarto e para qualquer época do ano, excetuando entre 11 e 15 de agosto nos hotéis Vila Galé Douro, Clube de Campo, Tavira e Albacora.

Estes descontos são válidos apenas para reservas feitas na Black Friday, 25 de novembro, e diretamente através da central de reservas da Vila Galé, disponível pelo número (+351) 217 907 610 ou pelo email reservas@vilagale.com, das 09h00 às 19h30.

Para assinalar este dia, também haverá promoções nos vouchers disponíveis nos quiosques da Vila Galé existentes no centro comercial Vasco da Gama e CascaiShopping. Neste caso, os vouchers bronze, para estadias de uma noite com pequeno-almoço, custarão 60€ em vez dos habituais 75€.


Esta promoção não é acumulável com outros descontos em vigor ou do cartão de fidelização Vila Galé. E a disponibilidade de quartos está limitada ao stock existente para esta campanha.

Ana Serafim
Responsável de Comunicação ⁄ Communication Manager
 
VILA GALÉ HOTÉIS 
Campo Grande 28 - 3º G
1700-093 Lisboa
Portugal 

____________________________


Daniel Bernardes Trio e Carlos Bica Festival de Jazz encerra no próximo fim-de-semana



A 2ª edição do Festival de Jazz da Marinha Grande termina no próximo fim-de-semana, com concertos de Daniel Bernardes Trio e Carlos Bica, nos dias 25 e 26 de novembro, no Auditório José Vareda do Sport Operário Marinhense e na Casa da Cultura Teatro Stephens, respetivamente.

A organização é da Câmara Municipal da Marinha Grande com o apoio do Sport Operário Marinhense. A direção artística está a cargo do saxofonista César Cardoso.

O Festival de Jazz teve início no dia 11 de novembro, com o espetáculo de Miguel Amado Group. Seguiu-se a realização do workshop de iniciação ao jazz dirigido por Bruno Santos e o concerto do Septeto do Hot Clube de Portugal, no dia 12 de novembro.

No próximo fim-de-semana realizam-se os seguintes concertos:

25 de novembro . sexta-feira . 21h30
Auditório José Vareda - Sport Operário Marinhense
DANIEL BERNARDES TRIO
Em 2013 Daniel Bernardes lança “Nascem da Terra”, que o estabelece como uma das principais figuras da nova geração de músicos de jazz portugueses. Disco muito bem recebido pela crítica e pelo público em geral, sendo tocado nas principais salas portuguesas e integrando a edição desse ano da Festa do Jazz do Teatro S. Luiz em Lisboa. 

Este concerto marca o início de um novo ciclo para Bernardes, onde pôde ser ouvida, em estreia absoluta, música escrita desde o lançamento de “Nascem da Terra”. Na sequência da estética evidenciada no álbum, marcada pelo cruzamento da espontaneidade do jazz e o lirismo da música de tradição europeia, o novo trabalho revela uma utilização mais alargada do silêncio como elemento catalisador do gesto musical. 

O novo trabalho marca também o início de um ciclo em homenagem ao realizador polaco Krzysztof Kieślowski. A ideia para este ciclo é inspirada na série “Dekalog”, onde Kieślowski se debruça sobre a temática dos Dez Mandamentos, dedicando um filme a cada um destes. Inspirado por esta ideia, Bernardes explora neste seu ciclo a ideia de motivo recorrente, uma frase musical curta, aparentemente desligada da narrativa musical, e que se mantém de peça para peça.

Os músicos escolhidos para este novo trabalho - Joel Silva e Carlos Barretto - dispensam apresentações, duas referências absolutas do jazz em Portugal, e que curiosamente se cruzaram há mais de dez anos no Orfeão de Leiria. Joel Silva é um baterista estabelecido, com uma criatividade infinita e também ele compositor com o seu disco de estreia “Geyser”. Colabora desde há muito com Bernardes o que fomentou entre os dois uma empatia enorme que se vê e se ouve nos concertos ao vivo. 

Carlos Barretto é um dos melhores e mais versáteis contrabaixistas do mundo. A sua discografia é incontornável na história do jazz europeu. A sua criatividade musical aliada a um domínio absoluto do contrabaixo e um som inconfundível, tornaram inevitável para Bernardes a colaboração neste novo trabalho. 

Ficha Artística:
Piano – Daniel Bernardes
Contrabaixo – Carlos Barretto
Bateria - Joel Silva 
Duração: 1h15 s/ intervalo
M/6
Preço: 8€

26 de novembro . sábado . 21h30
Casa da Cultura Teatro Stephens
CARLOS BICA . “AZUL” 
“Entre os vários projetos musicais que Carlos Bica lidera, e para lá das suas participações em outras áreas como o teatro, a dança e o cinema, o seu trio “Azul“ com o guitarrista Frank Möbus e o baterista Jim Black tornou-se a imagem de marca do contrabaixista e compositor. Foi com estes dois músicos, que fazem hoje parte integrante da personalidade musical do projeto, que Bica inaugurou a sua discografia pessoal, em 1996. O álbum chamou-se Azul e o grupo também.

Vinte anos passados desde a edição de “Azul”, o primeiro disco do trio de Carlos Bica com Frank Möbus e Jim Black, eis que o trio está de regresso, em disco e no palco. Com a solidez de projeto que o tempo transcorrido foi urdindo, mas também com a frescura decorrente de todos os três músicos quererem ir mais longe, não se repetindo nem se contentando com o que já fizeram – e foi, como se pode imaginar, muito. Com os Azul de 2016 reconhecemos a identidade da escrita de Bica e do som construído por estes três mestres do jazz do século XXI, mas descobrimos algo mais, entre o que estava já anunciado nos álbuns anteriores e o que não esperávamos de todo… 

Vinte anos depois, aí estão os Azul de Carlos Bica, melhores do que nunca.”
Rui Eduardo Paes (2016)
Ficha Artística:
Guitarra - Frank Mobbus 
Contrabaixo - Carlos Bica 
Bateria - Jim Black 
Duração: 1h15 s/ intervalo
M/6
Preço: 8€

Reservas: teatro.stephens@cm-mgrande.pt ou telefone 244573377.
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, nos dias de espetáculos das 18h00 às 22h00. Nos dias 11 e 25 serão vendidos bilhetes também no Auditório do Sport Operário Marinhense das 20h30 até à hora do espetáculo.

____________________________


TERREMOTOS E CASTIGOS DIVINOS

Roberto de Mattei
Uma das cenas desoladoras do forte terremoto (6,2º) que atingiu o centro da Itália, em 24 de agosto último. Acima, a cidade de Pescara del Tronto.
Uma das cenas desoladoras do forte terremoto (6,2º) que atingiu o centro da Itália, em 24 de agosto último. Acima, a cidade de Pescara del Tronto.
A partir de 24 de agosto deste ano a Itália foi sacudida por uma série de terremotos violentos que, transcorridos dois meses, não dão sinal de diminuir. São milhares, segundo os sismólogos, com intensidade e magnitude diversas. Até o momento eles provocaram um número limitado de vítimas, mas sérios danos a igrejas e edifícios públicos e privados, despojando dezenas de milhares de italianos de seus bens e de suas casas.
O terremoto de 30 de outubro, o mais grave desde o de 24 de agosto, foi sentido em toda a Itália, de Bari a Bolzano, e teve seu símbolo no colapso da Basílica de Núrsia [foto]. A notícia de sua destruição correu o mundo. Construída sobre o local do nascimento de São Bento, dela restou apenas uma frágil fachada. Todo o resto desapareceu em uma nuvem de poeira. Muitos meios de comunicação, como a CNN americana, enfatizaram a natureza simbólica do acontecimento, exibindo a imagem da catedral desmoronada na página inicial de seus sites.
Em Núrsia, a Basílica antes e depois do terremoto do dia 30 de outubro
Em Núrsia, a Basílica antes e depois do terremoto do dia 30 de outubro
Houve um tempo em que os homens eram capazes de ler as mensagens de Deus em todos os acontecimentos que escapavam à vontade deles, cada um dos quais tem um significado expresso na linguagem do símbolo, que não é uma representação convencional, mas a mais profunda expressão do ser das coisas.
O racionalismo moderno, de Descartes a Hegel e de Marx ao neocientificismo, quis racionalizar a natureza, substituindo a verdade do símbolo pela interpretação puramente quantitativa da natureza. O racionalismo está hoje em crise, mas, abeberando-se em suas fontes intelectuais, do nominalismo ao evolucionismo, a cultura pós-moderna criou um novo sistema simbólico que, ao contrário dos antigos sistemas, não se reporta à realidade das coisas, mas a deforma como num jogo de espelhos. O código simbólico que se exprime em todas as formas de comunicações pós-modernas, dos tweets aos talk-shows, visa criar emoções e despertar sentimentos, recusando-se a compreender a razão profunda das coisas.
Em Núrsia, a Basílica antes e depois do terremoto do dia 30 de outubro
A Basílica de Núrsia [foto], por exemplo, é um símbolo da arte, da cultura e da fé, cuja destruição evoca para os meios de comunicação a perda do patrimônio artístico da região central da Itália, mas não a imagem do colapso da fé ou dos valores fundamentais da civilização cristã.

Por exemplo, embora o vocábulo “terremoto” seja usado na linguagem cotidiana para indicar transtornos culturais e sociais, para a mídia ele nunca pode significar uma intervenção divina, porque Deus só pode ser apresentado como misericordioso, jamais como justo.
Em Núrsia, a Basílica antes e depois do terremoto do dia 30 de outubro
Os que falam de “castigo divino” incorrem imediatamente na difamação da mídia, como aconteceu com o Padre Giovanni Cavalcoli [foto], cujas recentes palavras na Rádio Maria foram definidas pelo substituto da Secretaria de Estado, Mons. Angelo Becciu, como “declarações ofensivas aos crentes e escandalosas aos não crentes”.

Mas, se há escândalo, é aquele causado pela tomada de posição do prelado vaticano, que demonstra ignorar a teologia católica e o ensinamento dos Papas, como Bento XVI, que na audiência de 18 de maio de 2011, falando sobre a oração de intercessão de Abraão por Sodoma e Gomorra, as duas cidades bíblicas punidas por Deus pelos seus pecados, afirma:
“O Senhor estava disposto a perdoar, desejava fazê-lo, mas as cidades estavam fechadas num mal totalizador e paralisador, sem sequer poucos inocentes, a partir dos quais começar para transformar o mal em bem. Pois é precisamente este o caminho da salvação, que também Abraão pedia: ser salvos não quer dizer simplesmente evitar a punição, mas ser libertados do mal que habita em nós. Não é o castigo que deve ser eliminado, mas o pecado, aquela rejeição de Deus e do amor que já traz em si o castigo. O profeta Jeremias dirá ao povo rebelde: ‘Valeu-te este castigo a tua malícia, e as tuas infidelidades atraíram sobre ti a punição. Sabe, portanto, e vê como te foi funesto e amargo abandonar o Senhor teu Deus’” (Jr 2, 19).”
Como esquecer que entre agosto e setembro de 2016 foram celebradas na Itália as primeiras uniões civis? “Reconstruiremos tudo”, disse o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi.
Mas, em 23 de julho de 2016, o mesmo Renzi apôs sua assinatura no decreto de aplicação da Lei nº. 76/2016, ou Lei Cirinnà, que legaliza o casamento homossexual na Itália. Esta lei é um terremoto moral, porque abate as paredes da Lei divina e a natural. Como imaginar que essa lei calamitosa seja privada de consequências? Aqueles que não renunciaram ao bom senso percebem-no imediatamente. Hoje o homem se rebela contra Deus e a natureza se rebela contra o homem. Ou melhor, o homem se rebela contra a Lei natural, que tem o seu fundamento em Deus; e a desordem da natureza explode.
A lei Cirinnà não destrói as casas, mas a instituição da família, produzindo uma devastação moral e social não menos grave do que aquela material causada pelo terremoto. Quem pode negar-nos o direito de pensar que a desordem da natureza é permitida por Deus como consequência da negação da ordem natural praticada pelas classes dirigentes do Ocidente? E, uma vez que os símbolos permitem diversas leituras, como culpar aqueles que veem na fachada de uma basílica o símbolo daquilo que hoje, sob o aspecto humano, parece restar da Igreja Católica: uma pilha de escombros? As declarações de Mons. Becciu, um dos colaboradores mais próximos do Papa Francisco, são a expressão de um mundo eclesiástico em ruínas que atrai sobre si outras ruínas.
Da promulgação da Exortação Amoris Laetitia às honras prestadas a Lutero em Lund, o Papa Francisco certamente não ajudou a restaurar a ordem neste mundo em frangalhos.
O Papa repetiu que não se deve construir muros, mas derrubá-los. Pois bem, as paredes colapsam, mas com elas desmoronam a fé e a moral católica, rui a civilização cristã, que em Núrsia, local de nascimento de São Bento, tem o seu berço simbólico.
Em Núrsia, a Basílica antes e depois do terremoto do dia 30 de outubro
Ainda assim, se a basílica caiu, a estátua de São Bento permaneceu de pé, no centro da praça em frente. Em torno dela reuniu-se um grupo de monges, freiras e leigos, rezando o terço [foto ao lado]. Esta é também uma mensagem simbólica, que nos fala da única reconstrução possível: aquela que se faz de joelhos, rezando.

Além da oração, deve também haver ação, luta, testemunho público da própria fé na nossa Igreja e na civilização cristã, que ressurgirão dos escombros. Nossa Senhora o prometeu em Fátima. Mas antes do triunfo do Coração Imaculado, a Santíssima Virgem também previu um castigo planetário para a humanidade impenitente. Devemos ter a coragem de lembrá-lo.

____________  

(*) Fonte: “Corrispondenza romana”, 5-11-16. Matéria traduzida do original italiano por Hélio Dias Viana. 
nurcia-rezandoEm Núrsia, a Basílica antes e depois do terremoto do dia 30 de outubronurcia-vista-aerea-de-amatrice
_____________________________________________________

convite || A GUERRA NOS BALCÃS || Carlos Branco




Red Hat amplía su visión móvil para apoyar el desarrollo de aplicaciones móviles a través de contenedores


by Yesica Flores

Las nuevas opciones para implementar Red Hat Mobile Application Platform ayudan a las empresas a brindar soluciones centradas en la movilidad, definidas por enfoques ágiles basados en la nube y en microservicios.
Ciudad de México, noviembre 22 de 2016. Red Hat, Inc. (NYSE: RHT), el proveedor líder mundial de soluciones de código abierto, anunció hoy el lanzamiento de Red Hat Mobile Application Platform, diseñada para funcionar en cualquier nube pública, privada o infraestructura local compatible con Red Hat Enterprise Linux. Junto con la actual plataforma de aplicaciones móviles basada en SaaS de Red Hat, las empresas ahora cuentan con un espectro mayor de opciones de implementación para integrar, gestionar y ampliar sus iniciativas de aplicaciones móviles a fin de alcanzar sus objetivos empresariales.
Considerada como el paso a una plataforma totalmente dispuesta en contenedores, Red Hat OpenShift Container Platform, está basada en contenedores con formato docker y en Kubernetes, forma parte de la estrategia de Red Hat de ofrecer una plataforma integrada única para el desarrollo de aplicaciones modernas que sea nativa de la nube, esté centrada en los dispositivos móviles, se base en microservicios y sea impulsada por la API. Esta nueva generación de herramientas de desarrollo de aplicaciones también admite DevOps y los procesos ágiles para ayudar a las organizaciones a innovar y responder a las necesidades en constante evolución de la empresa digital.
La implementación de Red Hat Mobile Application Platform sobre OpenShift ofrece una plataforma común para soportar cargas móviles que se ejecutan a la par de las aplicaciones empresariales tradicionales que necesitan ser trasladadas a la nube. A través de esta nueva opción de contar con una capacidad de implementación local totalmente soportada, los clientes pueden cumplir con sus requerimientos de gestión, regulatorios y de políticas para sus soluciones móviles.
Fiel a su compromiso con el código abierto, Red Hat también anunció la disponibilidad de los módulos de gestión de la fuerza de trabajo (WFM) como una vista técnica preliminar, que tienen sus raíces en el proyecto comunitario de código abierto FeedHenry RainCatcher. Estos módulos basados en JavaScript y Node.js pueden ayudar a acelerar la creación de soluciones para la gestión de la fuerza de trabajo móvil personalizadas que automatizan, optimizan y simplifican los procesos de la fuerza de trabajo en los servicios de campo. A través de estos módulos, las organizaciones pueden crear aplicaciones móviles con mayor rapidez y aumentar fácilmente la eficiencia en las operaciones del personal de campo.
Citas de apoyo
Cathal McGloin, vicepresidente, Plataformas Móviles, Red Hat
“La búsqueda de la transformación digital está dando paso a una nueva empresa móvil en la cual el desarrollo de aplicaciones está cada vez más definido por arquitecturas, procesos y plataformas emergentes que pueden brindar una mayor agilidad empresarial. Red Hat ofrece a las organizaciones un poderoso paquete de soluciones basadas en estas modernas tecnologías para que puedan desarrollar, integrar, implementar y gestionar aplicaciones móviles a la par de cargas de trabajo tradicionales ejecutadas en este entorno de contenedores portátiles independiente de la nube.”

Jeffrey Hammond y Michael Facemire, El Futuro del Desarrollo de la Experiencia Móvil, agosto de 2016 Informe Forrester
“Las aplicaciones modernas son complejas, omnicanales y comprenden múltiples niveles. Surgen más rápidamente, aumentan o se reducen en función de las necesidades y generan valor con mayor velocidad que las aplicaciones tradicionales. Y los desarrolladores a menudo las producen en lugar de programarlas. Los líderes de desarrollo deben adoptar técnicas de desarrollo de aplicaciones modernas a fin de lograr el éxito en el largo plazo diseñando experiencias móviles.”

Recursos adicionales
Conozca más sobre Red Hat Mobile Application Platform
Conozca más acerca de Red Hat OpenShift Platform
Participe del proyecto FeedHenry RainCatcher

Conéctese con Red Hat
• Conozca más acerca de Red Hat
• Obtenga más noticias en la sala de noticias de Red Hat
• Lea el blog de Red Hat
• Siga a Red Hat por Twitter
• Únase a Red Hat en Facebook
• Mire los videos de Red Hat en YouTube
• Únase a Red Hat en Google+
• Siga a Red Hat en LinkedIn

Acerca de Red Hat, Inc.
Red Hat es el proveedor líder mundial en soluciones de software de código abierto para empresas, que adopta un enfoque impulsado por la comunidad para brindar tecnologías de nube, Linux, middleware, almacenamiento y virtualización confiables y de alto rendimiento. Red Hat también ofrece servicios de soporte, capacitación y consultoría galardonados. Como punto de conexión entre una red global de empresas, socios y comunidades de código abierto, ayuda a crear tecnologías innovadoras y relevantes que liberan los recursos para el crecimiento y preparan a los clientes para el futuro de la TI. Conozca más en http://www.redhat.com.

Declaraciones de proyección futura
Algunas declaraciones incluidas en este comunicado de prensa pueden constituir “declaraciones de proyección futura”, según el significado que le confiere la Private Securities Litigation Reform Act de 1995. Las declaraciones de proyección futura reflejan las expectativas actuales de hechos futuros sobre la base de determinados supuestos e incluyen cualquier declaración que no se relaciona directamente con un hecho histórico o actual. Los resultados reales pueden diferir sustancialmente de los indicados por tales declaraciones de proyección futura debido a diferentes factores importantes, entre ellos: los riegos relacionados con la capacidad de la Sociedad de competir eficazmente; la capacidad de ofrecer y estimular la demanda de nuevos productos e innovaciones tecnológicas en forma oportuna; las demoras o reducciones en los gastos de tecnología informática; la integración de adquisiciones y la aptitud de comercializar con éxito tecnologías y productos adquiridos; las fluctuaciones en los tipos de cambio; los efectos de la consolidación del sector; la incertidumbre y los resultados adversos en acciones judiciales y acuerdos relacionados; la incapacidad de proteger la propiedad intelectual de la Sociedad en forma apropiada y la posibilidad de infringir o violar derechos de licencia de la propiedad intelectual de terceros o relacionados con ésta; los riesgos asociados a la vulnerabilidad de la seguridad de los datos y la información; la capacidad de superar los desafíos financieros y operativos que se plantean en las operaciones internacionales de la Sociedad; la administración y el control ineficaces del crecimiento y las operaciones internacionales de la Sociedad; la dependencia del personal clave y sus modificaciones; así como otros factores contemplados en nuestro Informe Trimestral más reciente incluido en el Formulario 10-Q (cuyas copias pueden accederse a través del sitio Web de la Securities and Exchange Commission en http://www.sec.gov), incluidos los que se encuentran en dicha página bajo los títulos “Factores de riesgo” y “Discusión y análisis de la Gerencia de la situación financiera y los resultados de las operaciones”. Además de estos factores, el rendimiento, el desenlace y los resultados futuros reales pueden diferir sustancialmente debido a factores más genéricos incluidos (sin carácter restrictivo) las condiciones generales de la industria y del mercado y los índices de crecimiento; las condiciones económicas y políticas; los cambios en las políticas gubernamentales y de orden público; y el impacto de catástrofes naturales como terremotos e inundaciones. Las declaraciones de proyección futura incluidas en este comunicado de prensa representan las opiniones de la Sociedad a la fecha de este comunicado y las mismas pueden variar. No obstante ello, si bien la Sociedad puede optar por actualizar estas declaraciones de proyección futura en el futuro, la Sociedad específicamente niega toda obligación de hacerlo. Estas declaraciones de proyección futura no deberían tomarse como referencia de las opiniones de la Sociedad en una fecha posterior a la fecha de este comunicado de prensa.
###

Red Hat, Red Hat Enterprise Linux, el logotipo Shadowman, JBoss, Ansible, Ceph, CloudForms, Gluster y OpenShift son marcas comerciales o marcas comerciales registradas de Red Hat, Inc. o sus subsidiarias en los Estados Unidos y en otros países. Linux® es la marca comercial registrada de Linus Torvalds en los Estados Unidos y en otros países. La marca denominativa OpenStack es una marca comercial registrada/marca de servicio registrada o bien una marca comercial/marca de servicio de la OpenStack Foundation, en los Estados Unidos y en otros países, y se utiliza con el permiso de la OpenStack Foundation. Red Hat no está afiliada a la OpenStack Foundation ni a la comunidad OpenStack, y no cuenta con el aval ni con el patrocinio de la OpenStack Foundation ni de la comunidad OpenStack.
Yesica Flores | noviembre 22, 2016 a las 2:12 pm
____________________________________________________

GINGA presenta sus lentes de Realidad Virtual para llevarte a vivir grandes momentos de diversión


by Yesica Flores
*Compatibles con smartphones de 4.5 y hasta 6 pulgadas
México D.F. Noviembre, 2016.- Ginga, empresa 100% mexicana dedicada al desarrollo de productos innovadores y vanguardistas en el mercado de movilidad, presenta sus nuevos lentes de Realidad Virtual para quienes quieran ser los protagonistas de videos o videojuegos que integren tecnología de 3D.
El uso de los lentes de Realidad Virtual es una tendencia entre los gadgets de moda, ya que con sólo introducir un Smartphone en su interior el usuario disfruta e interactúa con diversos contenidos, como películas, videos y juegos realizados con este tipo de tecnología virtual que es 100% envolvente, incluso podrás encontrar aplicaciones donde los movimientos que realices se verán reflejados en la “realidad virtual ” que se esté reproduciendo, podrás visualizar desde distintos ángulos, avanzar, retroceder, girar o realizar acciones que el contenido requiera.
Gracias a la gran diversidad de videos, películas o juegos que existen ya listos para ver en Realidad Virtual dentro de Internet, los contenidos pueden elegirse de acuerdo a las preferencias del usuario, desde aventuras en la montaña rusa, hasta entrar a cuartos tenebrosos, por lo que la diversión está garantizada. Los lentes de VR de GINGA son compatibles con smartphones con sistemas operativos Android y iOS y funcionan con dispositivos de 4.5” a 6”; los Lentes cuentan con un diseño ergonómico y ligero, con lentes ajustables y graduables a tu visión y cintas que se ajustan a tu cabeza.
De igual manera, incluyen un control remoto inalámbrico que opera a través de Bluetooth con un rango de distancia de 10 metros, que te permitirá manipular el sonido de las aplicaciones, pausar, regresar, adelantar y volver a reproducir tus contenidos multimedia de tu Smartphone.
Estos lentes de Ginga ya se encuentran disponibles en sus tiendas, en retail y en tiendas on line a un precio súper competitivo.
Acerca de Ginga:
Ginga Group es una empresa 100% mexicana con 20 años en el mercado dedicada al diseño y producción de accesorios innovadores de audio, cómputo y telefonía. Cuenta con 22 sucursales en México con representación en ciudades como: León, Oaxaca, Puebla, Hermosillo, Villahermosa, Monterrey, Querétaro, Toluca, Tijuana, Guadalajara, Coatzacoalcos y Ciudad de México. Asimismo, tiene más de 50 licencias en México y Latinoamérica entre las que destacan Hello Kitty, NFL, Lamborghini y DC Comics.

Cuenta con un corporativo en la Ciudad de México, almacenes de distribución en el país y diferentes plantas de producción en China, dando como resultado mayores niveles de calidad en producción y servicio.
Para más información, visite la página http://www.ginga.com.mx y únase a sus redes sociales en Facebook y Twitter.
Yesica Flores | noviembre 22, 2016 a las 2:11 pm
___________________________________________________