sábado, 8 de julho de 2017

Museu Marítimo de Esposende - Distrito de Braga

imagem não exibida
Esposende é uma cidade portuguesa no Distrito de Braga, região Norte e sub-região do Cávado, com cerca de 11 000 habitantes. É sede de um pequeno município com 95,41 km² de área e 34 254 habitantes, subdividido em 9 freguesias. 
Wikipédia
Foto de Rafael e Cidônio
41°31'56. 8°47'03., R. 9, Vila Nova da Telha, Portugal

Viana do Castelo é uma...

imagem não exibida
Viana do Castelo é uma cidade portuguesa - com 38 045 habitantes, situada no Distrito de Viana do Castelo, na Região Norte, e integrada na sub-região NUT III do Minho-Lima. 

Wikipédia.
Foto de Rafael e Cidônio
4901-909,, R. de Santa Luzia, Viana do Castelo, Portugal

Cantanhede: “Massagem de Som” deu a conhecer terapia oriental

Cinquenta pessoas inscritas no projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos” beneficiaram de uma “Massagem de Som – Taças Tibetanas”, numa sessão realizada por Nuno e Cristina Cunha, no antigo Salão dos Bombeiros Voluntários, em 5 de julho.
Esta prática milenar foi explorada e desenvolvida ao longo de anos de prática e estudos, por Peter Hess, engenheiro de física mecânica e pedagogo que desenvolveu a massagem de som, adaptando-a às necessidades das pessoas das culturas ocidentais. A técnica baseia-se na produção de vibrações harmónicas que pelos efeitos das ondas mecânicas induzem ao relaxamento físico e aumento do bem-estar geral. A Massagem de Som, segundo Peter Hess, é utilizada nos cuidados de saúde, na fisioterapia e psicoterapia, no relaxamento, na pedagogia, no trabalho com pessoas com necessidades especiais
Dav
As taças e os gongos utilizados nesta prática são objetos produzidos artesanalmente, compostos por uma liga metálica cuja composição pode integrar até catorze metais. Esta composição metálica possibilita que estes instrumentos de som ao serem percutidos consigam fazer vibrar cinco tons em simultâneo, mantendo a sonoridade durante vários minutos, o que as torna num instrumento musical único.
Nuno Cunha é Formador em Terapia de Som nos Graus 1, 2, 3 e 4. Em 2005 fez a formação de massagem de som segundo Peter Hess e, em 2010, recebeu a autorização de Ingrid Ortelbach, diretora da Academia Peter Hess Portugal e pioneira da terapia de som em Portugal, para facilitar os cursos de massagem de som Peter Hess. Nuno Cunha e também facilitador de Biodanza (Rolando Toro Araneda), Mestre e Facilitador de Reiki Essencial (sistema Mikao Usui), Medicina Tradicional Chinesa (Instituto Português de Naturologia) entre outros.
A massagem de som resulta de um concerto executado a partir da percussão de taças, pratos, gongos e címbalos metálicos, cujas vibrações produzem efeitos terapêuticos, bem-estar físico e mental.
Fotos: Tardes comunitárias Cantanhede. Massagens de som
Fonte: CMC

Portagens na Via do Infante rendem quase 6 milhões de euros no 1º trimestre

No 1º trimestre do ano, os condutores gastaram em portagens na Via do Infante um total de 5,746 milhões de euros. Este valor foi um pouco inferior ao registado no mesmo período de 2016 (menos 372 mil euros), de acordo com os dados agora divulgados pela Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos (UTAD).
A receita obtida apenas deu para cobrir cerca de 29% da verba que, naquele período, o Estado teve de pagar à concessionária daquela via de comunicação, que ascendeu a 19,778 milhões de euros.
No entanto, se olharmos para os dados globais de 2016, verificamos que o peso das receitas das portagens é, em termos anuais, bem superior, chegando para cobrir cerca de 66% de todas as despesas assumidas pelo Estado na Via do Infante. Trata-se de uma taxa de cobertura bem acima da média das Parcerias Público-Privadas do país, que apenas cobrem 22% dos custos.
No total, em 2016, foram arrecadados 35,7 milhões de euros de portagens na Via do Infante, enquanto que os valores pagos pelo Estado à concessionária foram de 54,2, o que dá um défice de 18,5 milhões.
A este nível, o trimestre mais negativo foi o 1º, tendo, a partir daí, vindo as receitas das portagens a ter um peso cada vez mais relevante. Inclusivamente, no 2º semestre do ano transacto, as receitas provenientes das portagens (21,428 milhões) foram suficientes para pagar todos os custos e ainda deram um ‘lucro’ de 103 mil euros.
Fonte: O Algarve

Juízes em greve após autárquicas. Validação dos resultados eleitorais em causa

Associação Sindical dos Juízes Portugueses pondera marcar a paralisação para outubro em vez de agosto, como estava previsto. A greve poderá boicotar a validação dos resultados eleitorais.

No início de junho, os juízes admitiam a possibilidade de uma greve em agosto, depois de a Associação Sindical dos Juízes (ASJP) não ter chegado a acordo sobre a revisão do estatuto profissional dos magistrados com a ministra da Justiça.

Uma vez que o impasse se mantém, os juízes admitem agora uma paralisação no início de outubro, o que pode colocar em risco a validação dos resultados das eleições autárquicas.

Fonte: TSF

Vendas no comércio a retalho aumentam 5,1%

O volume de negócios no comércio a retalho aumentou 5,1% em Maio, em comparação com o período homólogo de 2016, de acordo com o boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). O maior responsável por esta subida foi o sector dos Produtos não Alimentares (+6,6%), enquanto que os Produtos Alimentares também registaram um aumento, mas não tão acentuado (3,2%).

Quanto ao emprego no comércio a retalho, o índice registou uma variação homóloga de 3,7% em Maio (3,2% no mês anterior). Segundo o documento do INE, que apresenta os resultados obtidos através de um inquérito mensal, o índice de remunerações neste sector teve, igualmente, uma evolução positiva, uma vez que aumentou 5,7% em termos homólogos.

Este organismo estatístico também divulgou o Inquérito de Conjuntura ao Investimento de Abril, através do qual revela que as intenções manifestadas pelas empresas no investimento empresarial em termos nominais deverá apresentar uma taxa de variação de 5,1%, que compara com a previsão de 3,8% obtida pelo inquérito de Outubro de 2016. Os resultados deste inquérito apontam ainda para que se tenha registado um crescimento de 7,4% do investimento realizado em 2016.

Entre os objectivos do investimento, perspectiva-se um aumento do peso relativo do orientado para a racionalização e reestruturação e para outras finalidades, com a consequente diminuição da importância relativa do investimento de substituição e do investimento associado à extensão da capacidade de produção, continuando este, no entanto, a ser o objectivo mais referido.

O principal factor limitativo do investimento empresarial identificado pelas empresas nos dois anos analisados foi a deterioração das perspectivas de venda, seguindo-se, em 2016, a incerteza sobre a rentabilidade dos investimentos e, em 2017, a insuficiência da capacidade de auto-financiamento.

Entre 2016 e 2017 prevê-se um aumento do peso relativo da insuficiência da capacidade de auto-financiamento e uma redução do peso relativo da incerteza sobre a rentabilidade dos investimentos.

Fonte: O Algarve

Forças ocultas numa sociedade distraída

Resultado de imagem para Forças ocultas numa sociedade distraídaDe vez em quando somos publicamente surpreendidos por notícias variadas que nos deixam perplexidades, desconfianças e até fundados receios. O mundo das pessoas não é transparente e os interesses em campo entrechocam-se. Há sempre vítimas destes jogos escuros. São os mais fracos, pessoas e países, os que, numa vida de muitas dificuldades, tentam sobreviver, sem que saibam depois quem lhes põe pedras no caminho ou mesmo quem lhes fecha o caminho para que não possam ir mais longe.
Quando tudo se passa às claras há sempre alguma possibilidade de prevenção e de defesa. Não, porém, quando se cultiva o secretismo e, à superfície, não aparecem senão boas intenções, propaladas competências e mesmo gestos de solidariedade. Normalmente gestos vistosos e publicitados de muitas maneiras. Em sociedades democráticas, nas quais ninguém deverá recear ninguém, o secretismo é incómodo e preocupante, mesmo que não se consigam vislumbrar os contornos das manobras em campo.
Há pouco tempo foi a maçonaria que veio ao de cima e deixou muita gente confundida sobre a sua influência oculta ou pública, nos seus aderentes, nos meios determinantes do governo, nos projectos insinuados e promovidos, na vida do país em geral. O secretismo aconteceu noutras forças sociais, mas hoje não se justifica. Os códigos secretos, ainda que sejam meramente iniciáticos, deixam-nos sempre a pensar no que se passa para além do que revelam e do que se diz. Os partidos comunistas deixaram de meter medo, quando terminou a sua clandestinidade obrigatória. Agora os seus objectivos e projectos são públicos, os confrontos sociais têm o seu sentido e há espaços de diálogo possível, sempre úteis, mesmo que não se consigam resultados espectaculares. É legitimidade democrática e o respeito mútuo o grande apelo da convivência sem medos, nem desconfianças.
De tempos a tempos fala-se, sem grande alarde, do Club Bilderberg, a propósito dos convidados, políticos e jornalistas, normalmente, que não passam do pórtico das simpatias. As sessões dos membros são à porta fechada, o mais sigilosas possivel, com casa vigiada a pente fino e sem ninguém por perto. Nestas sessões só os magnatas mundiais, à volta de cem, de vários países, fruto de uma selecção de alto rigor. Nelas se determinam as grades linhas da política e da economia que vão reger a sociedade a nível mundial. “Um governo invisível e omnipotente que comanda os fios controladores, a partir da sombra desde o governo dos Estados Unidos da América, à União Europeia, às Nações Unidas, à Organização Mundial da Saúde, ao Banco Mundial, ao Fundo Monetário Internacional e a qualquer outra organização similar, tudo em nome dos projectos futuros da Nova Ordem Mundial”. À medida do poder que prevalece. Ali se eliminam uns e se promovem outros, se apaga e se incendeia ao mesmo tempo, sem que se possa ver a mão e o rosto de quem o faz. Também são gestos de solidariedade internacional, e por estes se confortam muitos daqueles que antes foram arruinados.
Portugal, tal como sabemos e sentimos, está agora na ribalta. Os mais pequenos e mais fragilizados, ontem como hoje, sempre estiveram na mesa das decisões, à distância, dos grandes e dos poderosos. Há dependência, que se podem sacudir e evitar. Outras têm consigo açaimos e grilhões. Se nos dividirmos cá dentro – há manobras comandadas nesse sentido – seremos mais facilmente vencidos. Se, porém, para além das ideologias que podem dividir, deitarmos mão da força interior que a todos nos toca e é a grande riqueza de todos e para todos, ainda que com sacrifícios pessoais e de grupos, demoras e dores, o êxito final será sempre de quem não desiste, sabe o que quer, luta pelo bem comum, integra riquezas e esforços os mais diversos, persiste no caminho.
Fonte: Correio do Vouga
Julho 20, 2011 
Espaço: Opinião

Todo o cidadão tem dimensão política

«Deve estimular-se em todos a vontade de tomar parte nos empreendimentos comuns. E é de louvar o modo de agir nas nações em que a maior parte dos cidadãos participa, com verdadeira liberdade, nos assuntos públicos» (G.S.31). É dever social, por vezes grave, participar nas eleições para a boa gestão das coisas públicas. É causa e efeito de amadurecimento político. Causa e efeito de solidariedade responsável.

Resultado de imagem para Todo o cidadão tem dimensão política«Esta solidariedade deve crescer sem cessar, até se consumar naquele dia em que os homens, sábios pela graça, darão perfeita glória a Deus, como família amada do Senhor e de Cristo seu IRMÃO» (G.S. nº. 32). Na antropologia cristã entra a graça que sublima o homem e o integra numa nova comunidade que transcende a sua dimensão terrena. Só com Cristo total serão possíveis a fraternidade e a paz. Com Cristo Senhor, igual ao pai. Com Cristo irmão semelhante aos homens. Se o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, também Deus se fez semelhante aos homem, assumindo a própria natureza humana. Para quê? Para «divinizar o homem».

Por Ferreira E. Silva
Livro: O Homem na Sociedade
Página nº. 55


Perdoe-nos, padre, mas hoje temos Vingança

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  
 
Às vezes nem sei bem por onde começar – acho que temos tantas coisas boas para sugerir que fico um bocado à toa. Esta semana, porém, não tive grandes dúvidas e decidi-me logo por revelar aquele que, mesmo para os residentes, é um segredo relativamente bem guardado. O Seminário Maior de Coimbra formou padres ao longo de 250 anos e, também por isso, permaneceu um pouco na sombra da sua própria cidade. Agora, há coisa de um mês, decidiu abrir as portas a todos quantos queiram descobrir as verdadeiras obras de arte que se escondem dentro daquelas paredes. O Camilo Soldado e o Adriano Miranda andaram por lá e deslumbraram-se com a cúpula da Igreja da Sagrada Família, os 9000 volumes guardados na biblioteca velha e os painéis da Sala dos Azulejos. Ora veja lá se a visitanão vale a pena.
Também vale a pena pôr Montreux na sua lista de cidades a visitar. O Sousa Ribeiro, que vai a todas, conta-nos hoje que a cidade suíça que recebe um dos mais afamados festivais de jazz da Europa já anda, de novo, às voltas com a música – e assim vai continuar até ao dia 15. Mas há muito mais para ver em Montreux – e o plano da visita está todo aqui.
Agora viramos as agulhas para o Porto. Primeiro para conhecer Alberto Fonseca, o senhor “Tendinha”, que ajudou a mudar a face à noite da cidade a partir do início deste século. É ele o protagonista desta semana e contou à Andreia Marques Pereira que novos planos tem na manga. Já que andamos pela Invicta, façamos mira à Rua da Picaria e juremos Vingança Cruel se não nos conseguirmos sentar à mesa. O José Augusto Moreira já experimentou estes dois restaurantes com assinatura do chef Luís Américo (e companhia) e garante que, afinal, nem sempre a vingança é prato que se serve frio…
Hoje despeço-me com outra sugestão de leitura. A Alexandra Prado Coelho leu o livro de Mega Ferreira e conta aqui o que pode encontrar quem com ele viajar até Itália.
Pronto, está tudo dito. Encontramo-nos no próximo sábado, à mesma hora, e durante o resto da semana na Fugas de sempre. Boas viagens!

Hora de Fecho: Rita Lee: “Sobreviver a uma ditadura só com LSD"

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Do Brasil mais ácido à Lisboa mais "à vontade", dos Mutantes aos Tutti Frutti, do "Lança Perfume" aos drops de aniz. Está tudo na autobiografia sobre a qual falámos com a cantora brasileira.
A chanceler alemã e anfitriã da cimeira, Angela Merkel, foi a primeira líder a falar neste último dia de conversações. O ponto forte do documento final do G20 é o ambiente, com os EUA isolados.
Num encontro à margem da cimeira do G20, em Hamburgo, Donald Trump e Theresa May confirmaram que um acordo comercial entre os dois países é um prioridade para depois do Brexit.
O general José Calçada, comandante de Pessoal do Exército, demitiu-se este sábado devido a "divergências inultrapassáveis" com o Chefe do Estado-Maior do Exército, avança o Expresso.
Os assaltantes que furtaram material de guerra dos Paióis Nacionais de Tancos há duas semanas farão parte de um grupo de mercenários portugueses, avança o semanário Expresso.
A professora que terá divulgado as informações relativas ao exame nacional de português que circularam nas redes sociais já foi identificada pelas autoridades, revela o semanário Expresso.
O Tribunal da Relação de Guimarães condenou um juiz por violência doméstica. Há 11 anos que se recusava a manter relações sexuais com a companheira, o que configura "maus-tratos físicos e psíquicos".
O actual parque circulante de veículos eléctricos ronda os 2 milhões de unidades. Mas, para conter o aquecimento global, seriam necessários mais de 600 milhões de unidades movidos a electricidade.
Paulo de Carvalho está a comemorar 55 anos de carreira e este sábado dá um concerto gratuito na Praça do Município em Lisboa. Ao Observador, o artista comentou 12 imagens que retratam 70 anos de vida.
Guitarra fina, indie-rock-folk, os históricos Depeche Mode e uma festa portuguesa chamada "10cotexas". Para fechar, um fantasma australiano. São as nossas sugestões para o último dia do 11º NOS Alive.
Sim, as casas nas árvores existem fora dos filmes, incluindo em Portugal. Reunimos 10 de norte a sul do país, para que passe um fim-de-semana nas alturas, em contacto com a natureza. 
Opinião

Alberto Gonçalves
É gente literalmente abjecta. Perante a tragédia, decretam o caso resolvido. Perante o desleixo, lembram desleixos maiores. Perante as dúvidas, confessam sentimentos. Perante as câmaras, dão abraços.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Que é uma mulher que aluga a sua barriga senão uma ‘proletária’, no sentido próprio do termo?! E que é o ‘pai’ do filho encomendado, senão um capitalista explorador?

Rui Ramos
Esta é a ocasião de restituir verdade ao debate político, e de admitir que, ao contrário do que disse a actual maioria, não há escolhas sem custos e sem riscos. As "cativações" tiveram um preço. 

José Milhazes
Trump e Putin são mestres em “fazer surpresas”, mas não são de esperar resultados palpáveis deste encontro, mas apenas promessas de cooperação na solução dos graves problemas do mundo.

José Manuel Fernandes
Os números agora revelados sobre o sucesso escolar e sobre os efeitos da descida do IVA na restauração são reveladores das opções erradas deste Governo. E de como se está a estragar o esforço de anos.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Papa alerta para alianças perigosas do G20

O Papa Francisco manifestou preocupação face à possibilidade de "alianças muito perigosas", especialmente para os emigrantes, entre as 20 maiores economias mundiais, segundo o jornal italiano "La Repubblica".
"Temo alianças muito perigosas entre poderes que têm uma visão distorcida do mundo: América e Rússia, China e Coreia do Norte, Putin e Assad na guerra a Síria", disse Jorge Bergoglio numa entrevista ao jornal.
"O perigo é com a imigração. O nosso principal problema é, infelizmente, crescer num mundo com pobres, fracos, excluídos, e os imigrantes estão incluídos", disse, explicando ser por essa razão que o G20 "o preocupa.
Na sexta-feira, o papa enviou uma mensagem aos países do G20, apelando para uma concentração de esforços quanto aos pobres e refugiados, e soluções para evitar conflitos.
Na mensagem enviada à chanceler Angela Merkel, anfitriã do encontro do G20, o papa Francisco pede aos participantes "prioridade absoluta aos pobres, aos refugiados, aos sofredores, aos deslocados e excluídos, sem distinção de nação, raça, religião ou cultura" e que "rejeitem os conflitos armados".
O papa chama também a atenção para a "situação trágica no Sudão do Sul, na bacia do lago Chade, no Corno de África e no Iémen, onde 30 milhões de pessoas não têm comida e água necessárias à sua sobrevivência".
Recordando que os G20 incluem um número reduzido de países, que representam 90% da produção mundial de bens e serviços, o Papa considerou que tal "deve levar os participantes a uma profunda reflexão".
"Os Estados e pessoas que têm menos força na cena política mundial são precisamente os que mais sofrem os efeitos prejudiciais das crises económicas, em relação às quais têm muito pouca ou nenhuma responsabilidade", lamentou.
O terrorismo internacional, a luta contra as alterações climáticas e o comércio livre são alguns dos temas da agenda da reunião do G20.

Fonte: JN
Foto: Alessandro Bianchi/REUTERS

Fisco penaliza pensionistas reformados por quatro cêntimos


Aumento de quatro cêntimos aos pensionistas reformados resultou em corte de benefício fiscal aos contribuintes familiares.
Contribuintes com familiares reformados com pensão mínima a seu cargo foram penalizados em mais de duas centenas de euros por a Segurança Social ter atribuído um aumento de quatro cêntimos a estes reformados, no subsídio de Natal pago em 2016, no sentido de agilizar as contas. Isto resultou no bloqueio do apoio familiar aos contribuintes nesta situação.
As deduções fiscais previstas por ascendente não foram facultadas pela Autoridade Tributária, devido ao limite legal dos rendimentos ter sido ultrapassado, escreve o Expresso. Isto é, os pensionistas receberam, em 2016, um total de 3,682,04 euros, ao invés de 3,682 euros, o limite imposto para que o Estado conceda benefícios fiscais aos familiares com a ‘custódia’. O aumento dos quatros cêntimos deveu-se ao pagamento em duodécimos estabelecido pelo Governo.
Relata o semanário, que os 263 euros atribuídos aos pensionistas foram divididos pelos 12 meses do ano, o que equivale a 21,916 euros mensais, tendo o valor sido arredondado para 21,92 euros, devido à inexistência de moedas inferiores a um cêntimo. O aumento contribuiu, assim, para a penalização dos familiares nas suas declarações de IRS.
O caso foi denunciado pelo grupo parlamentar do PCP que solicitou explicações à tutela. “Quando o programa informático da Autoridade Tributária foi tratar estes casos e cruzou informação com a Segurança Social, considerou que estas pessoas não tinham direito às deduções. É um absurdo”, sustentou o deputado Paulo Sá, citado pelo Jornal de Notícias

Fonte: Jornal Económico

Xadrez internacional na Maia

A Praça do Município recebe nos próximos dias 15 e 16 o primeiro Festival de Xadrez da Maia, que inclui um torneio internacional, um destinado a jovens, um para amadores e uma simultânea.
Resultado de imagem para Xadrez internacional na Maia
A prova internacional acontece a 16, entre as 9.30 horas e as 18.45. As inscrições poderão ser feitas até dia 15, junto, por exemplo, da Associação de Xadrez do Porto.
Já o torneio jovem tem lugar a 15, sendo que podem participar na competição todos os jogadores nascidos até 2005, filiados ou não. As inscrições devem ser enviadas até às 20 horas do dia 14. O evento decorre entre as 15 e as 18.30 horas.
Por seu lado, a simultânea começa às 13.45 horas e termina às 15, com as inscrições a poderem ser feitas até 14 deste mês.
O torneio amador realiza-se também no dia 15 e podem participar todos os jogadores filiados com ELO FIDE inferior a 1600 (em todos os ritmos), bem como jogadores não filiados. As inscrições devem ser enviadas até às 20 horas do dia 14. A prova arranca às 14 horas e finda às 17.30.
O I Festival de Xadrez da Maia visa a divulgação, promoção e desenvolvimento da prática da modalidade junto da população do concelho, que, aliás, acolhe O Amanhã da Criança, clube que representa a região na 1.ª divisão nacional de Xadrez, que irá decorrer de 17 a 23 deste mês, e o seu ramo de formação, a Academia de Xadrez da Maia.

Fonte: JN
Foto: Maria João Gala / Global Imagens /Arquivo