sexta-feira, 23 de junho de 2017

Aumento de 7,9% no preço da habitação

No primeiro trimestre do ano, o Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 7,9% em relação a idêntico período do ano anterior.
De acordo com dados hoje revelados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), “no caso dos alojamentos existentes, os preços das habitações aumentaram 9,2%, o mesmo que no trimestre anterior”. No que diz respeito a alojamentos novos o aumento fixou-se nos 4,2%, a taxa mais elevada desde o primeiro trimestre de 2016.
Em relação ao trimestre anterior, o IPHab aumentou 2,1% (1,2% no quarto trimestre de 2016), elevando para oito o número trimestres consecutivos com crescimento dos preços das habitações.
O INE revela, ainda, que nos primeiros três meses de 2017 “transacionaram-se 35 178 habitações, o que correspondeu a um aumento homólogo de 19,4%. Para o mesmo período, o valor das vendas aumentou 25,9% em termos homólogos, tendo ultrapassado os 4,3 mil milhões de euros, 3,4 mil milhões dos quais referentes a transações de alojamentos existentes.”
Fonte: O Algarve

Zona comercial de Portimão passa a ter sombreamento

Começaram, esta Sexta-feira, 23 de Junho, os trabalhos de colocação de velas de sombreamento na principal zona de comércio tradicional em Portimão.
A intervenção vai custar 73.300 à Câmara de Portimão e, para já, o sombreamento vai abranger as Ruas do Comércio (troço entre a Alameda e o Largo da Mó) e Vasco da Gama, mas, no futuro, prevê-se que a área possa ser alargada, até porque a Junta de Freguesia de Portimão já se disponibilizou para a aquisição de mais velas para o troço compreendido entre o Largo da Mó e a Rua Infante D. Henrique.
Em comunicado, a Câmara de Portimão refere que “a instalação destas velas irá permitir protecção climática uma vez que vão proporcionar abrigo e conforto em condições climatéricas tais como sol, chuva e vento, sendo que por outro lado a translucidez do material permite a manutenção dos níveis de iluminação natural e a preservação da leitura global das fachadas.”
Outra particularidade “prende-se com a concepção das velas que foram elaboradas em função das características urbanas dos locais e considerando os ventos dominantes, daí que nenhuma das velas instaladas seja igual entre si, apresentando-se com áreas diferentes face às especificidades dos locais a sombrear.”
Este intervenção é, há muito, pedida pelos comerciantes locais e pela Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL). O seu coordenador local, Júlio Ferreira, congratula-se por, “ao fim de vários anos, estar, finalmente, a ser levada a ser colocado o sombreamento”.
A partir de agora, está convencido que este “passará a ser um espaço mais agradável e apetecível para comerciantes, consumidores, residentes e turistas”, o que se reflectirá positivamente no negócio dos comerciantes locais.
Fonte: O Algarve

AVISO À POPULAÇÃO: Calor e perigo de incêndios florestal

Resultado de imagem para AVISO À POPULAÇÃO: Calor e perigo de incêndios florestal
AVISO À POPULAÇÃO
AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL

Nº 10/2017
DATA 23/06/2017
HORA 17:00

Calor e perigo de incêndios florestal
1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, 23 de junho, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), prevê-se, para as próximas 48 horas, um risco muito elevado a máximo de incêndio nas regiões do interior Norte e Centro e na região Sul, em particular no Algarve.

Destaca-se o seguinte:
– Ligeira subida da temperatura máxima na região Sul (30ºC – 35ºC) até Sábado, 24 de junho;
– Hoje e amanhã (24 Junho), a humidade relativa do ar apresenta valores inferiores a 30% nas regiões do interior do Continente e HR <20% no interior do Alentejo e no Algarve, com recuperação para valores mais elevados durante a noite, exceto no sotavento algarvio;
– Hoje (23 junho) e amanhã (24 junho), vento moderado (até 30 km/h) de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde;
– No domingo (25 junho), vento moderado (até 35 km/h) de quadrante norte, em especial no litoral a sul do cabo Mondego até ao início da manhã e durante a tarde;
– A partir de dia 24 (Sábado) prevê-se alguma instabilidade com probabilidade muito baixa de aguaceiros fracos e dispersos, trovoadas e rajadas convectivas.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função da previsão quanto à evolução das condições meteorológicas, é expectável:
– Tempo quente e vento moderado a forte com permanência de condições favoráveis
à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido (a):
– Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
– Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção
de alimentos;
– Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
– O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
– Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
– A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com
– dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recorda, ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:
– Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
– Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
– Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos
de maior calor.
Considerando as temperaturas previsíveis, a ANPC recomenda ainda especial atenção aos cuidados na área da saúde, com especial atenção aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças, idosos e doentes crónicos, adaptando os comportamentos à situação em causa, designadamente:
– Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem adição de açúcar, mesmo sem sinais de sede;
– Evitar bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar;
– Fazer refeições leves e mais frequentes. Refeições pesadas e muito condimentadas são de evitar;
– Evitar a exposição direta ao sol, em especial entre as 11 e as 17 horas. Sempre que haja exposição ao sol, ou se ande ao ar livre, usar um protetor solar com um índice de proteção elevado (igual ou superior a 30). Renovar a sua aplicação sempre que estiver exposto ao sol (de 2 em 2 horas) e sempre que estiver molhado ou tiver transpirado bastante;
– Usar roupa leve e fresca;
– Evitar esforços físicos.
Mais informações em: www.dgs.pt
A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, consultando, para o efeito, o sítio
digital do IPMA, os Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e os Corpos de Bombeiros.

Divisão de Comunicação e Sensibilização

Já há explicações para a queda do avião em Tires

Piloto perdeu controlo da aeronave logo após a descolagem do Aeródromo Municipal de Cascais, diz relatório preliminar
Resultado de imagem para Já há explicações para a queda do avião em Tires
O avião que caiu em Tires, Cascais, a 17 de abril, causando cinco mortos, perdeu o controlo, "entrou em perda e colidiu com a cobertura de uma doca para descarga de camiões de um supermercado", indica o relatório preliminar.
Segundo o relatório preliminar do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), a que a Lusa teve esta sexta-feira acesso, a aeronave perdeu o controlo logo após a descolagem do Aeródromo Municipal de Cascais, seguindo-se uma "descida íngreme", que culminou com o impacto com a estrutura de descarga de camiões.
"Com o impacto, a aeronave explodiu e incendiou-se, infligindo um fogo parcial num camião que se encontrava no local. A aeronave foi destruída pelas forças do impacto e pelo incêndio pós-colisão, tendo os quatro ocupantes falecido. O motorista do camião atingido pela explosão do avião também faleceu", refere o relatório preliminar ao acidente do Piper PA-31T.
O desastre com o avião, que tinha como destino Marselha, França, ocorreu a 700 metros do final da pista de descolagem.
"Não foram encontradas deficiências estruturais preexistentes suscetíveis de terem contribuído para o acidente. Todas as superfícies de controlo de aeronave foram localizadas no local. Os 'flaps' estavam recolhidos assim como o trem de aterragem estava recolhido no momento do impacto", sublinha o GPIAFF no relatório preliminar.
O fogo provocado pelo impacto no solo propagou-se à doca de descarga do supermercado, ao camião e a uma habitação contígua ao local, que foi parcialmente destruída pelas chamas.
"A aeronave não estava equipada com um gravador de registo de dados de voo, nem tal era um requisito. A aeronave tinha todas as licenças e certificados de aeronavegabilidade válidas. As ações de manutenção ainda precisam de ser confirmadas", refere o relatório, acrescentando que a "documentação técnica da aeronave será verificada quanto a discrepâncias".
O GPIAFF indica que a investigação está em curso e que o relatório final será publicado "logo que possível".
"Diferentes órgãos da aeronave serão analisados mais aprofundadamente para apurar a sua funcionalidade e para que se possa validar todas as evidências recolhidas pela investigação, visto os destroços recolhidos estarem em muito mau estado, devido à violência do impacto e às temperaturas muito elevadas geradas pelo incêndio pós impacto", frisa o relatório preliminar.
O bimotor, modelo Cheyenne II, da Symbios Orthopedic, empresa especializada em implantes ortopédicos, despenhou-se no parque de descargas de um supermercado LIDL, numa densa área habitacional, com o piloto de nacionalidade francesa com passaporte suíço, e três passageiros de nacionalidade francesa: um casal e uma mulher.
O acidente provocou a morte do piloto, Jean Plé, 69 anos e diretor da Symbios Orthopedic, de Jean-Pierre Franceschi, conhecido cirurgião ortopédico ligado ao mundo do desporto, da sua mulher e de uma amiga de ambos.
A quinta vítima mortal é um camionista português, com cerca de 40 anos, que, aquando da queda da aeronave, se encontrava a descarregar produtos no parque de mercadorias do LIDL, na freguesia de São Domingos de Rana (vila de Tires).
Além das vítimas mortais, registaram-se ainda quatro feridos ligeiros, por inalação de fumo, dois assistidos no local e os outros dois transportados para o hospital de Cascais.
Estiveram envolvidos nas operações de socorro 93 operacionais apoiados por 33 viaturas.
Organismos da Suíça, França, Estados Unidos da América e Canadá estão a participar na comissão de investigação ao acidente aéreo. O GPIAAF conta também com o contributo dos fabricantes da aeronave, motores e hélices.
Fonte: Lusa
Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Colheita de sangue dia 24 de Junho entre as 9 e as 13 horas no Posto Fixo da ADASCA


SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!


Faça a sua subscrição gratuita

__________________________

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.” Bezerra de Menezes.

J. Carlos

Hora de Fecho: "É duro cavar a cova das pessoas que eu conhecia"

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Cinco homens e mulheres preparam o cemitério onde serão sepultadas perto de 40 pessoas. Porque é preciso ajudar o único coveiro da terra, fechar o ciclo e enterrar os mortos.
Cardoso Pereira, professor do ISA, diz que o Estado tem perdido a capacidade de intervir na floresta. É resultado da falta de prioridade política dada à prevenção. O dono do fogo é a proteção civil.
Maria Amélia fugiu com medo de morrer. Pensou levar o ouro, mas o marido disse-lhe para se salvar. Quando voltou, o fogo poupara a casa, mas não o negócio ou o vestido de noiva. E faltava algo mais
O incêndio em Góis deverá ficar dominado amanhã, sábado. O presidente da Liga de Bombeiros, Jaime Marta Soares, já falou com a PJ sobre suspeitas de mão criminosa no fogo de Pedrógão Grande.
As reportagens assinadas por Sebastião Pereira no El Mundo falavam do fim da carreira política de António Costa. O jornal espanhol diz que é um jornalista que assina com pseudónimo.
Um cenário dantesco, o combate contra as chamas, o luto e o recomeço, a luta pela sobrevivência. Dominado o incêndio em Pedrógão Grande, as imagens da maior calamidade que Portugal já viveu.
A eventual fuga de informação do exame nacional de Português "deu origem a um inquérito" e "o mesmo encontra-se em investigação no DIAP de Lisboa".
O Ministério Público está novamente a fazer buscas ao Grupo Espírito Santo. Foram recolhidas provas em residências, empresas e entidades bancárias no continente e na Madeira.
Audição de ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Sócrates não trouxe novidades. Eurodeputado do CDS insiste e pede resposta por escrito sobre os contornos do acordo secreto com o Panamá.
DJ Goldie, um artista britânico, poderá ter revelado a identidade de um dos mais misterioso artistas modernos: Banksy.
Os saldos de verão acabam de arrancar, mas há investimentos melhores do que outros. Antes de aproveitar os descontos, saiba quais as peças essenciais em qualquer armário. 
Opinião

Aníbal Cavaco Silva
Miguel Beleza serviu Portugal com grande competência, ajudando-o a vencer as crises financeiras por que passou e a dar passos decisivos para que acompanhasse o aprofundamento da integração europeia.

Rita Coelho do Vale
É a este “encanto pós desencanto” que nos temos que agarrar e que devemos incentivar e transmitir aos que nos rodeiam. Por muito bizarro que possa parecer, isso até é estudado por académicos.

João Moreira Rato
Conheci Miguel Beleza só nos últimos anos e ainda tive a oportunidade de usufruir do seu humor fino. E continuei a ouvir dos seus pares: “É uma das inteligências mais brilhantes da minha geração”.

Miguel Tamen
A economia daquilo a que chamam tragédias é favorável à comunicação social. Enquanto nos períodos normais, vive de luzes e plumas que tem de pagar, nos desastres tudo é a baixo custo.

Rui Ramos
Sr. Presidente? Sr. Primeiro-Ministro? Vão ter coragem de pedir desculpa, em nome do Estado, pelas vidas perdidas enquanto os senhores ocupavam os primeiros lugares do regime? 

7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

MiniBasket - Treino aberto na cidade - Sábado, 24/Junho, 18:00

Vem jogar connosco e experimentar o basquetebol!!!
Sábado, a partir das 18H 
Praça Comendador Álvaro Costa Leite Pinho (junto ao Ágora)

Quem são os tolos?



ON JUNHO 23, 2017 BY ANDRÉ ABRANTES AMARAL
A minha crónica hoje no Jornal Económico.
A dívida pública aumenta a níveis mais elevados que durante o período de intervenção da troika e, por isso mesmo, apesar do crescimento económico, o país está mais pobre. Com mais dívida, há mais contas para pagar no futuro que é o nosso (ainda não sou velho) e dos nossos filhos (e netos, porque a factura é mesmo elevada).
Impressiona como pouco se aprendeu com os sacrifícios dos últimos anos. Continua a confundir-se crescimento com riqueza, riqueza com azáfama, azáfama com alegria, alegria com tolice. Um círculo vicioso que ridiculariza a crítica pensada para que, quem pensa, não seja escutado. Porque quando não se escuta não há registo, ninguém se lembra, e não há responsáveis, não há culpa, não se tiram ilações. Não se aprende. Não se muda. Insiste-se, e volta-se a insistir, no mesmo erro, nas mesmas fórmulas, nas mesmas pessoas que se escapam porque ninguém é responsável do que quer que seja.
Esta crónica não é sobre a farsa política que vivemos, mas sobre o modo como a aceitamos. Vezes  sem conta me questionei se o nosso presidente, na sua azáfama, e o nosso primeiro-ministro, com o seu sorriso, não seriam uns tolos que nos governam. As viagens juntos, os elogios mútuos, um a segurar o guarda-chuva do outro era mau de mais para ser verdade. Porque sou liberal considero que o poder do Estado deve ser exercido com dignidade. Qual o interesse em assim não ser? E foi pensando nisso que concluí que, talvez, tolos não fossem aqueles dois, mas os portugueses, ou a maioria deles que neles acreditam.
“Só dança quem está na roda”, respondeu Marcelo quando lhe indagaram sobre a nega que levou do presidente do Brasil. A nova versão do “quem não está, estivesse” relativo a um presidente doutro país que pode deixar de estar é uma chamada de atenção para os que não alinham na festa. Quem não está, perde. Isto não é tolice, é mais que isso, é perverso, é vicioso. É tomar o povo por tolo que se intruja com palmadinhas nas costas, selfies e deixem lá isso que isso agora não interessa nada. É grave.
Mas será o povo tolo ao ponto de não saber que está a ser enganado? Ou será que entra na roda não para dançar, mas para sobreviver? Aguentar porque com estas elites não vamos lá e de nada vale fazer doutra forma. Se não os podes vencer junta-te a eles. O povo também sabe da vida, não é só Marcelo. Tolo é, pois, quem não alinha. Quem não entra na roda e não dança. Pode ser, mas e a dignidade? E a dívida que não quero que o meu filho tenha de pagar? Os pais e avós que lêem estas linhas não se importam com o que os seus filhos e netos pensarão deles? Ou será que também eles vão aprender a manha do desenrascanço de quem se aguenta no meio disto?

Fonte: O Insurgente

BE quer suspensão de programa de 9 milhões de plantação de eucaliptos

Programa, com fundos comunitários, é para reflorestar algumas zonas. BE quer apoios para "espécies de maior resiliência ao fogo"
Resultado de imagem para BE quer suspensão de programa de 9 milhões de plantação de eucaliptos
O Bloco de Esquerda (BE) pediu hoje a suspensão de um concurso de nove milhões de euros, em fundos comunitários, para rearborização de eucaliptos, defendendo que os apoios à reflorestação devem incidir sobre "espécies de maior resiliência ao fogo".
"O Governo tinha anunciado já a abertura de uma linha de financiamento para o apoio à plantação de eucaliptos", disse no parlamento o deputado do BE Pedro Soares, que definiu esta situação como "incompreensível" e "contraditória" com a atividade parlamentar.
E realçou: "É contraditório que haja diplomas a serem analisados na comissão de Agricultura que pretendem o controlo dos eucaliptos e ao mesmo tempo o PDR2020 [programa comunitário] financia em exclusivo, no valor de nove milhões de euros, a plantação de eucaliptos, nomeadamente em áreas de grande risco de incêndio florestal".
Tal aviso "deve ser suspenso" e deve haver um foco do Governo "para novas políticas para a floresta", sublinhou.
Pedro Soares anunciou ainda que o BE vai ter um encontro "em breve" com o executivo onde abordará esta matéria.
O anúncio foi publicado uma semana antes dos incêndios na zona Centro do país, nomeadamente em Pedrógão Grande, fogo que vitimou 64 pessoas.
O BE, lembrou Pedro Soares, tinha já apresentado um projeto de resolução pedindo ao Governo apoios financeiros aos produtores florestais, mas excluindo incentivos para novas plantações de eucaliptos, e pedindo apoios "com base no cumprimento de um conjunto de critérios de boas práticas de gestão sustentável das florestas".
"Tivemos agora conhecimento deste aviso e estamos a reagir de imediato, dizendo que é necessária a suspensão deste aviso", referiu ainda o bloquista.
O período crítico do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, que prevê diversas medidas e ações de planeamento e intervenção para proteção das florestas contra os fogos, começou na quinta-feira e prolonga-se até setembro.
Segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República, a antecipação do período crítico, que deveria começar em 01 de julho, deve-se à previsão de "condições meteorológicas adversas de temperatura, que determinam o aumento do nível de perigosidade para alerta vermelho e laranja no território continental" e aumentam o nível de risco de ocorrência de incêndios florestais.
Tal aviso "deve ser suspenso" e deve haver um foco do Governo "para novas políticas para a floresta", sublinhou.
Pedro Soares anunciou ainda que o BE vai ter um encontro "em breve" com o executivo onde abordará esta matéria.
O anúncio foi publicado uma semana antes dos incêndios na zona Centro do país, nomeadamente em Pedrógão Grande, fogo que vitimou 64 pessoas.
O BE, lembrou Pedro Soares, tinha já apresentado um projeto de resolução pedindo ao Governo apoios financeiros aos produtores florestais, mas excluindo incentivos para novas plantações de eucaliptos, e pedindo apoios "com base no cumprimento de um conjunto de critérios de boas práticas de gestão sustentável das florestas".
"Tivemos agora conhecimento deste aviso e estamos a reagir de imediato, dizendo que é necessária a suspensão deste aviso", referiu ainda o bloquista.
O período crítico do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, que prevê diversas medidas e ações de planeamento e intervenção para proteção das florestas contra os fogos, começou na quinta-feira e prolonga-se até setembro.
Segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República, a antecipação do período crítico, que deveria começar em 01 de julho, deve-se à previsão de "condições meteorológicas adversas de temperatura, que determinam o aumento do nível de perigosidade para alerta vermelho e laranja no território continental" e aumentam o nível de risco de ocorrência de incêndios florestais.

Fonte: Lusa
Foto: Tiago Petinga/Lusa

Depois de onda de calor, chuva regressa no próximo domingo

Vai poder respirar de alívio. Para domingo, dia 25, está prevista nebulosidade e períodos de chuva ou aguaceiros por todo o país. As temperaturas vão manter-se mais baixas ao longo da próxima semana.

Depois de onda de calor, chuva regressa no próximo domingo
onda de calor que assolou o país chegou ao fim. Para a próxima semana está prevista uma descida da temperatura, que se manterá com pequenas variações até sexta-feira, dia 30.
Segundo explicou ao Notícias ao Minuto fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva chegará a todo o território nacional já este domingo.
Para este dia está prevista “nebulosidade com ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros a começar pelas regiões do Litoral Centro e Sul e, gradualmente, a estender-se às regiões do Norte”. Há ainda “condições para haver trovoada”.
As temperaturas máximas oscilarão, previsivelmente, entre os 22 ºC e os 27 ºC, sendo que as mínimas deverão variar entre os 15 ºC e os 17 ºC. Ao longo da semana, “não haverá variações significativas da temperatura”, que se manterão nestes níveis até sexta-feira.
Sábado: subida no Algarve e Alentejo
O dia de amanhã contará, porém, com uma exceção. Apesar de por todo o país as temperaturas se manterem em relação ao dia de hoje, está prevista uma ligeira subida para a costa Sul do Algarve e para o Alentejo Interior.
Nestas regiões, as temperaturas máximas oscilarão (em média) entre os 32 e os 35 ºC, com as noites a registar entre 20 e 23 ºC. A subida acabará por ser colmatada pela descida prevista para domingo.
É de referir, ainda em relação ao Alentejo Interior, que as temperaturas máximas para domingo podem chegar aos 30 ºC, enquanto no resto do país não deverão subir para além dos 27 ºC.
Chuva chega após onda de calor
A chuva do próximo domingo faz respirar de alívio a maioria dos portugueses, depois de uma onda de calor ter atingido o país de Norte a Sul.
Nos primeiros 20 dias de junho bateram-se recordes. Segundo o IPMA, “no período de 1 a 20 de junho, o valor médio da temperatura máxima do ar em Portugal continental foi de 31.2 °C, valor superior ao normal em 5.8 °C; o valor médio da temperatura média foi de 23.3 °C, cerca de 3.9 °C superior ao normal; já o valor médio da temperatura mínima do ar de 15.5 °C foi 2.0 °C superior ao valor normal”.
O fatídico dia 17 de junho – que ficará marcado na memória dos portugueses pela morte de 64 pessoas devido aos incêndios em Pedrógão Grande – “foi o mais quente, com 29.4 °C de temperatura média (+10.0 °C em relação ao normal), 39.1 °C de temperatura máxima (+13.8 °C em relação ao normal) e 19.7 °C de temperatura mínima (+6.2 °C em relação ao normal)”, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Fonte: Noticiasaominuto

Incêndio na Torre Grenfell começou num frigorífico

Resultado de imagem para Incêndio na Torre Grenfell começou num frigorífico
O incêndio na Torre Grenfell, em Londres, teve afinal origem num frigorífico defeituoso. A conclusão é avançada esta sexta-feira pela Polícia Metropolitana.
Trata-se do modelo Hotpoint FF175BP, que está agora a ser alvo de novos testes por parte do fabricante.
A tragédia na torre de Londres pode vir a ser tratada criminalmente como homicídio involuntário.
A superintendente da polícia metropolitana de Londres, Fiona McCormack, admite haver matéria para avançar com acusações por homicídio no decorrer das investigações.
No dia 14 de junho, o incêndio na Torre Grenfell vitimou 79 pessoas. Apesar de ter tido origem num frigorífico defeituoso,as autoridades dizem que o revestimento e isolamento do prédio falharam em todos os testes de segurança.
Entre 400 e 600 pessoas viviam na Torre Grenfell, de 24 andares e 120 apartamentos. Dez pessoas ainda se encontram em estado crítico. A primeira-ministra britânica, Theresa May, já tinha anunciado que serão disponibilizados 5,7 milhões de euros para ajuda de emergência às vítimas deste incêndio.

Fonte: RTP Notícias
Foto: Twitter

Urbanos do Porto Novos Comboios na ligação Porto- Guimarães

Resultado de imagem para Urbanos do Porto Novos Comboios na ligação Porto- Guimarães
A partir do próximo dia 25 de junho, a CP – Comboios de Portugal vai implementar alterações aos horários nos serviços urbanos da Linha de Guimarães.
As alterações introduzidas, aos dias úteis e no período da manhã, contemplam em toda a extensão da linha, a criação de três comboios (dois deles rápidos), sendo que, no sentido Guimarães/Porto, os dois novos comboios vão circular, em substituição dos atualmente existentes.
Assim, às 7h21 passa a partir de Guimarães um novo comboio, com hora de chegada ao Porto às8h45, que efetua paragens em todas as estações e apeadeiros.
Em substituição do comboio atual, é criado um comboio rápido, com uma redução de 14 minutos no tempo de viagem, que parte de Guimarães às 8h04 e chega a Porto São Bento às 09h05.
Efetua paragens em Vizela, Lordelo, Vila das Aves, Santo Tirso, Lousado, Trofa, São Romão, Ermesinde, Rio Tinto e Porto Campanhã.
No sentido inverso, de Porto São Bento para Guimarães passa a circular um comboio, com partida às9h20 e chegada às 10h22, com paragens em Porto Campanhã, Rio Tinto, Ermesinde, São Romão, Trofa, Santo Tirso, Vila das Aves, Lordelo e Vizela.
Deste modo, a empresa dá uma resposta ajustada às necessidades de mobilidade das populações residentes nesta zona do País e, simultaneamente, potencia a procura turística que tem vindo a aumentar todos os anos, para a cidade de Guimarães.
Informações mais detalhadas em cp.pt ou no Contact Center 707 210 220.

Benfica não vai comparecer na final four da Taça

O Benfica protestou veementemente contra a arbitragem do encontro com o Sporting (5-5), na última jornada do campeonato

Resultado de imagem para Benfica não vai comparecer na final four da Taça
O Benfica anunciou hoje que não vai comparecer na 'final four' da Taça de Portugal de hóquei em patins, em protesto com "o estado de degradação que atingiu" a modalidade e com a alegada dualidade de critérios.
"O Sport Lisboa e Benfica informa que não comparecerá, este sábado, em Gondomar, na 'final four' da Taça de Portugal de hóquei em patins", afirmou o clube em comunicado.
O Benfica protestou veementemente contra a arbitragem do encontro com o Sporting (5-5), na última jornada do campeonato, em que os 'encarnados' viram um golo ser anulado a segundos do final da partida e que poderia ter dado o título ao clube da Luz.
O clube da Luz denuncia que "ao longo de toda a época a equipa de Hóquei em Patins foi sentindo que muito dificilmente poderia jogar em igualdade de circunstâncias com outros competidores". E adianta que vai "apresentar uma vasta exposição junto das entidades competentes, que deverão analisar, entre outros aspetos relevantes, a viabilidade dos atuais órgãos da FPP e até a "utilidade pública" da mesma federação".
As 'águias' deveriam jogar no sábado com o FC Porto, que se sagrou campeão, no sábado, na segunda meia-final da Taça de Portugal, já depois de a Física de Torres Vedras e o Sporting de Tomar já se terem defrontado em Gondomar.
Pode ler aqui o comunicado na íntegra:
"O Sport Lisboa e Benfica informa que não comparecerá, este sábado, em Gondomar, na final four da Taça de Portugal de Hóquei em Patins.
Esta decisão da Direção do Sport Lisboa e Benfica justifica-se pela necessidade e urgência de se tomar uma posição clara que demonstre o estado de degradação que atingiu este ano a cúpula da modalidade e o total desacordo com alguns critérios - ou falta deles - da parte da direção da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) e dos órgãos que a compõem (Conselho de Arbitragem, Conselho de Disciplina e Conselho de Justiça).
Importa realçar que esta decisão nada tem a ver com as outras três equipas que, de forma meritória, conquistaram o direito legítimo de competir, nesta fase final da prova, pela conquista da Taça 2016/17.
Ao longo de toda a época, a equipa de Hóquei em Patins do Sport Lisboa e Benfica foi sentindo que muito dificilmente poderia jogar em igualdade de circunstâncias com outros competidores no Campeonato Nacional, por circunstâncias alheias à mera e sã competição desportiva.
Perante evidentes sinais de dualidade de critérios nos bastidores, decisões erradas em pista e sucessivas nomeações de árbitros difíceis de compreender, jogadores e equipa técnica levaram a definição do campeão até à última jornada, com assinalável resiliência e espírito competitivo. Mas infelizmente, o pior estava para acontecer.
No decorrer do dérbi de Alverca - intenso, competitivo, uma autêntica final -, ficou clara a inexistência de imparcialidade em algumas decisões, quer para quem o viu no pavilhão quer para os muitos milhares que acompanharam as incidências da emotiva partida pela televisão. Algo que ficou bem expresso, pela forma como foi anulado de forma inexplicável, a poucos segundos do apito final, o golo que daria o 6-5 e muito provavelmente a conquista do 24.º Campeonato para o SLB.
Sobre todos estes temas, o Sport Lisboa e Benfica vai apresentar uma vasta exposição junto das entidades competentes, que deverão analisar, entre outros aspetos relevantes, a viabilidade dos atuais órgãos da FPP e até a "utilidade pública" da mesma federação que, nas mais diversas áreas, continua a anos-luz dos principais clubes que compõem aquele que é considerado o melhor campeonato do mundo.
O SL Benfica procurou, durante toda a temporada, junto das instâncias oficiais, compreender as razões para o estranho critério de nomeação de árbitros, mas não foi possível ouvir explicações e isso diz algo das decisões tomadas. Pediu justiça para os injustificáveis castigos a atletas do Clube - até por comparação com outras situações -, mas, mais uma vez, não foi bem sucedido.
No final de tudo isto, parece que os únicos a quem foi "tirado o sono" foi aos atletas, técnicos, dirigentes e adeptos do SL Benfica, como o comprovam declarações públicas de alguns responsáveis de órgãos pertencentes à FPP ou até a nomeação para o jogo da meia-final da Taça.
Nas últimas cinco temporadas, o SL Benfica sagrou-se duas vezes Campeão Europeu, conquistou muitas provas do calendário nacional com as suas equipas seniores masculina e feminina (que também venceu uma Liga Europeia), colaborou para o desenvolvimento do hóquei em patins jovem, organizou eventos e participou em iniciativas de promoção à modalidade e, em conjunto com os outros clubes, contribuiu para as grandes audiências televisivas do hóquei em patins. Acabou, contudo, por ser ignorado e perseguido durante toda esta temporada. A anulação de um campeonato a 23 segundos do final, sem qualquer motivo para tal, é apenas o espelho de uma época em que nunca houve igualdade de circunstâncias.
O Clube toma esta inédita decisão na sua história não apenas por interesse próprio, mas acima de tudo pelo bem da modalidade. É impossível que o profissionalismo, dedicação, empenho e paixão de clubes como o Benfica continue a conviver e estar dependente do amadorismo e "velhos hábitos" que vigoram no hóquei nacional, desde a primeira divisão às divisões inferiores, dos seniores à formação, do masculino ao feminino.
Que fique claro: tudo isto nada tem que ver com o FC Porto e a UD Oliveirense, cujas equipas lutaram arduamente pelo título nacional e que beneficiarão também, em igual medida ao SL Benfica, das evoluções positivas que se verifiquem nas estruturas que organizam as competições em Portugal.
Finalmente, porque todo o grupo de trabalho do Hóquei em Patins merece um fecho de época na companhia de quem sempre esteve presente nas bancadas, informamos que se realizará um treino à porta aberta, este sábado, no Pavilhão Fidelidade, às 18h30, hora para a qual estava agendada a meia final da Taça, em Gondomar."

Fonte: Lusa/DN
Foto: FILIPE AMORIM/GLOBAL IMAGENS