I – Já disponível a edição janeiro / fevereiro 2024 da agenda Aveiro On
Vimos por este meio informar que se encontra disponível on-line a edição janeiro / fevereiro da Agenda Aveiro On, que partilha os principais eventos e iniciativas nas áreas culturais, sociais, reacreativas e de lazer no Município de Aveiro.
Consulte a publicação no site da CMA<https://www.cm-aveiro.pt/m unicipio/comunicacao/publicaco es-municipais/aveiro-on> ou diretamente aqui<https://issuu.com/municip iodeaveiro/docs/agenda_final_ janeiro>.
II – Câmara de Aveiro quer conhecer melhor os circuitos dos ciclistas para melhorar a segurança e a qualidade dos trajetos
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA), em parceria com as associações locais NBICLA - Núcleo da Bicicleta da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Ciclaveiro e Cicloeixo, sensibiliza a comunidade Aveirense para a utilização de equipamento de iluminação nas suas bicicletas para garantir a sua segurança.
Até ao próximo dia 31 de dezembro, a CMA e as referidas associações, vão distribuir 60 luzes de bicicleta, com sensores incorporados, que permitem detetar e reconhecer riscos e situações com maior intensidade de trânsito e, com isso, aumentar a luminosidade e o ritmo da intermitência. Estes equipamentos permitem ainda gerir o nível de luz consoante o período do dia e o nível de bateria e com um raio de visibilidade até 1,5 quilómetros de distância.
Por outro lado, os sensores permitem recolher vários tipos de dados que apoiarão a Câmara de Aveiro, a analisar quais os trajetos mais usados pelos utilizadores de bicicletas e a receber informação sobre as condições do asfalto, da infraestrutura urbana e dos potenciais perigos para os ciclistas, com o objetivo de agir de acordo com a necessidade.
Esta iniciativa é dirigida a qualquer pessoa a partir dos 16 anos, com bicicleta própria e smartphone com dados móveis para utilizar a aplicação “See.Sense Ace Rear”.
As inscrições decorrem até 31 de dezembro de 2023 através do preenchimento do formulário disponível aqui<https://docs.google.com/f orms/d/e/1FAIpQLSczP5VkCoI4gpj -dIa8VImB2hjv0nMfTVr0mxt2lw2Ff Cc4yA/viewform>. Os candidatos selecionados serão informados sobre os procedimentos de recolha dos equipamentos numa das três associações parceiras que deverá ocorrer até 13 de janeiro de 2024 (sábado).
A aquisição do equipamento tem um custo simbólico de 5,00€ que reverte na sua totalidade para a associação onde o equipamento seja levantado. Podem ser obtidas mais informações pelo email: aveirotechcity@cm-aveiro.pt<ma ilto:aveirotechcity@cm-aveiro. pt>.
III – Aveiro Tech City promove um Natal STEAM
na Casa Municipal da Cidadania
A Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito do eixo “Educação” da iniciativa Aveiro Tech City, pretende promover e estimular o desenvolvimento de competências nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), abrangendo um maior número de crianças e jovens do Município.
Neste sentido serão desenvolvidas várias atividades destinadas a crianças e jovens que terão lugar, nas duas últimas semanas de dezembro (interrupção letiva) na Casa Municipal da Cidadania para contribuir para o enriquecimento e aquisição de conhecimentos, a ocupação saudável dos tempos livres e o desenvolvimento de competências sociais.
Podem ser obtidas mais informações e efetuadas as inscrições no site<https://www.cm-aveiro.pt/ servicos/cidadania/tardes-stea m-na-casa> da Câmara Municipal de Aveiro.
Para crianças dos 7 aos 12 anos, e na vertente da Educação Steam, são apresentadas três propostas, sempre das 14h00 às 18h00 e com limite (em cada atividade) de 16 participantes.
A 21 de dezembro terá lugar “TECHLAB – Impressão 3D e Ozobots” para proporcionar o contacto com o recurso “Impressão 3D” (contextualização, modelagem e impressão) e com os mini robots “Ozobots” (conceitos e desafios em equipa através da construção de trajetos e cenários, histórias e narrativas).
No dia seguinte, 22, “Lego Wedo e Mbot” será a proposta com o contacto com a ferramenta pedagógica “Lego Wedo” (contextualização e construção de modelos) e com os robots “Mbot” (contextualização e interação).
Já no dia 27, “Rabiscadores e UBBU” será a última atividade que irá permitir o contacto com o recurso “Rabiscadores” (contextualização e construção) e com a plataforma de programação em blocos “UBBU” (conceitos e desafios promotores do raciocínio lógico).
Para os mais velhos, dos 13 aos 16 anos, também das 14h00 às 18h00 e limitadas a 12 participantes cada atividade, serão organizados dois workshops: no dia 28 de dezembro será o Workshop de Música Digital para introdução à música digital e fundamentos musicais básicos. A tecnologia na música, exploração de software de produção e experimentação prática por parte dos participantes.
No dia seguinte, dia 29, terá lugar o Workshop de Audiovisual com a introdução aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica - imagem, som, palavra, tempo, movimento, pelo que os participantes serão convidados a criar as suas próprias narrativas (cine)fotográficas, que ganharão vida numa espécie de slide show.
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro