sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Recuperado material furtado nos Concelhos de Cantanhede, Montemor e Figueira da Foz

A GNR de Coimbra, através do NIC de Montemor-o-Velho, no dia 14 de dezembro, deteve um homem de 46 anos por posse ilegal de armas e arma proibida e recuperou diverso material furtado, no concelho de Montemor-o-Velho.
Aquando de uma investigação despoletada por um furto numa obra que ocorreu em fevereiro de 2022, no concelho da Figueira da Foz, os militares da Guarda efetuaram diversas diligências policiais que culminaram no cumprimento de seis mandados de busca, três domiciliárias, dois em veículos e um em estabelecimento de tratamento de resíduos. No decorrer da ação foram detetadas e apreendidas várias armas de fogo sem registo ou qualquer tipo de documentação, uma arma proibida e recuperado diverso material proveniente de furtos ocorridos nos concelhos da Figueira da Foz, de Montemor-o-Velho e Cantanhede.
Da ação resultou a apreensão do seguinte material:  
·Duas pistolas;
·Duas armas de caça;
·Uma carabina;
·Uma granada de morteiro;
·Dez cartuchos;
.Um elemento de uma bomba de avião;
·Doze doses de canábis;
·Trinta e cinco extensores metálicos;
·Sete rebarbadoras;
·Cinco máquinas de soldar;
·Quatro motociclos;
·Três ciclomotores;
·Um velocípede com motor;
·Quatro cadeiras;
·Quatro motosserras;
·Quatro berbequins;
·Quatro aparafusadoras;
·Três máquinas de lavar de alta pressão;
·Uma bateria;
·Duas roçadeiras;
·Uma máquina de secar roupa;
·Um móvel metálico;
·Um tacho de alumínio;
·Um computador;
·Dois monitores;
·Um gerador;
·Um martelo elétrico;
·Um jogo de chaves;
·Uma caixa de ferramentas;
·Dois compressores;
·Uma serra circular;
·Um guincho;
·Uma extensão elétrica.
O detido foi constituído arguido e presente hoje, dia 16 de dezembro, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, onde lhe foi decretada a medida de coação de apresentações trissemanais no posto policial da sua área de residência.
A ação contou com o reforço do Posto Territorial de Montemor-o-Velho, do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Coimbra, do Núcleo de Investigação Criminal o Destacamento Territorial de Cantanhede, dos Núcleos de Proteção Ambiental (NPA) dos Destacamentos Territoriais de Cantanhede e de Montemor-o-Velho e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Figueira da Foz.


Ponta Delgada vai ser Capital Portuguesa da Cultura em 2026

Ponta Delgada vai ser Capital Portuguesa da Cultura em 2026, o que vai permitir à Câmara Municipal dar “sequência aos ambiciosos” projetos do para o setor cultural da cidade açoriana, revelou hoje a autarquia.
“Seremos a Capital Portuguesa da Cultura em 2026 e daremos a melhor sequência aos nossos ambiciosos e já traçados planos para mobilizar o setor cultural e criativo da cidade, projetando o nome e a cultura de Ponta Delgada e também dos Açores à escala nacional”, afirmou o presidente do município, Nascimento Cabral, citado em nota de imprensa.
Aquando do anúncio da Capital Europeia da Cultura, que recaiu sobre Évora, o ministro da Cultura anunciou que Portugal vai passar a ter, a partir de 2024, anualmente, uma Capital Portuguesa da Cultura, cujas três primeiras já estão escolhidas - Aveiro, Braga e Ponta Delgada.
Hoje, a autarquia açoriana revelou que “a ordem alfabética acabou por ditar que Aveiro assumiria o título em 2024, com Braga a ser Capital Portuguesa da Cultura em 2025 e Ponta Delgada em 2026”.
O social-democrata Pedro Nascimento Cabral defendeu que a “cultura é um pilar estratégico de Ponta Delgada”, lembrando que o município vai receber dois milhões de euros do Governo da República, na sequência da escolha para capital nacional da cultura.
Segundo o autarca, aquela verba vai permitir “apoiar a estratégia em curso para afirmar Ponta Delgada como um destino turístico de excelência, fazendo da oferta cultural um dos seus principais atrativos”.
Ponta Delgada como capital da Cultura em 2026 valoriza “o empenho e carinho” colocados no projeto Ponta Delgada – Azores 2027, dando “um renovado ímpeto à já assumida missão de democratizar a cultura” e conferindo à maior cidade dos Açores “dinâmicas culturais emergentes e inovadoras”, acrescentou.
A Câmara revela que, “durante o período da candidatura a Capital Europeia da Cultura, o município investiu um total de 354 mil euros em 2021, estando por apurar o montante global investido no ano de 2022".

Madremedia

Londres | Oito feridos, quatro em estado crítico, após esmagamento em concerto


A polícia está a investigar o sucedido à entrada de um concerto do artista nigeriano Asake, em Londres.
De acordo com o The Guardian, estava uma grande multidão reunida no exterior da O2 Academy Brixton, onde aconteceu o concerto, quanto se deu o esmagamento. Oito pessoas ficaram feridas, quatro em estado crítico.
A polícia metropolitana está a investigar o que foi considerado como um incidente "extremamente angustiante" na atuação do cantor e compositor nigeriano Afrobeats Asake.
O artista, cujas datas de concerto em Londres esgotaram em minutos quando os bilhetes foram postos à venda em setembro, disse que estava a rezar pelos feridos.
A polícia foi chamada ao local do concerto no sul de Londres por volta das 21h35 de quinta-feira, depois de ter sido noticiado que um grande número de pessoas estava a tentar forçar a entrada para entrar sem bilhete, o que terá resultado no esmagamento.
O concerto foi cancelado 10 minutos depois de Asake ter aparecido no palco e multidão foi aconselhada a abandonar imediatamente o edifício.

Madremedia

Águeda tem 45 empresas com estatuto PME Excelência

 Município felicita as empresas distinguidas e agradece o seu contributo para as economias local e nacional

Foram 45 as empresas do concelho de Águeda distinguidas com o estatuto PME Excelência 2021, atribuído pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, felicita estas 45 empresas pelo seu desempenho de excelência e pelo seu contributo para as economias local e nacional. “Esta distinção é um justo reconhecimento pela competitividade e capacidade empreendedora dos empresários que desenvolvem a sua atividade em Águeda e pelo contributo que dão para o crescimento económico sustentado do concelho”, declarou.

Numa palavra de apreço público, o Edil sublinha que esta distinção é um fator de diferenciação e uma evidência da solidez destas empresas.

De acordo com os dados anunciados pelo IPAMEI, Águeda é o concelho da Região da Bairrada com mais empresas distinguidas, revelando ainda um crescimento relativamente ao ano passado. Este ano receberam o “selo” PME Excelência 45 empresas, enquanto no ano passado foram 30.

Os seis concelhos da Bairrada (Águeda, Anadia, Cantanhede, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos) contam com 112 empresas PME Excelência, entre as quais 45 estão sediadas em Águeda, o que representa 40,18% do total desta região.

De referir ainda que estas 45 empresas localizadas no concelho de Águeda realizaram um volume de negócios de 185.266.709 euros, com 38.659.770 euros em volume de exportações e um resultado líquido de 24.804.717 euros.

Segundo os dados do IAPMEI, destas 45 empresas aguedenses premiadas 77,78% referem-se ao setor industrial, 15,56% dedicam-se ao comércio, 4,44% ao turismo e 2,22% à agricultura e pescas.

De referir ainda que as empresas de Águeda distinguidas representam 21,23% do total de PME Excelência no quadro dos Municípios da CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro), que conta com 212 empresas com este selo de reconhecimento. Aveiro com 63 empresas e Águeda com 45 lideram entre os Municípios da Região de Aveiro.

Em termos nacionais, com base nos seus níveis de solidez e de desempenho económico-financeiro, o IPAMEI premiou 3.881 empresas com o estatuto PME Excelência 2021, que são responsáveis, em conjunto, por 123.140 postos de trabalho. Os distritos com maior concentração de empresas PME Excelência 2021 são Porto (20,7%), Lisboa (18,9%), Braga (11%) e Aveiro (10%).

Do universo das 3.881 empresas distinguidas, 72,7% (2.820) são pequenas, 21,4% (832) são médias e os restantes 5,9% (229) representam as microempresas.

 

INTERRUPÇÃO DE TRÂNSITO ENTRE 19 E 20 DE DEZEMBRO NA LIGAÇÃO ENTRE A RUA DR. MANUEL DE ARRIAGA E A RUA EURICO SANTOS PATRÍCIO EM ARMAÇÃO DE PÊRA


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Requalificação Urbana da Baixa de Armação de Pêra, 1ª Fase – Infraestruturas de Drenagem e Elevação de Pluviais e Saneamento”, o trânsito estará condicionado na rua de ligação entre a Rua Dr. Manuel de Arriaga e a Rua Eurico Santos Patrício em Armação de Pêra. O trajeto alternativo deverá ser efetuado pela N269-1 (via dorsal).

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO NA RUA DA AZÓIA E NA RUA AFONSO III EM SILVES NO DIA 19 DE DEZEMBRO

 
O Município de Silves informa que, a Rua da Azóia e a Rua Afonso III, sofrerão um condicionamento de trânsito no dia 19 de dezembro, entre as 14h00 e as 15h00, por motivo de betonagem de obra.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

MEGA BOLO NEVÃO “CIDADE NEVE” REGRESSA À COVILHÃ

No próximo sábado, dia 17, voltará à Praça do Município a já tradicional partilha de um mega bolo, um nevão “Cidade Neve” com mais de 75 metros de comprimento, acompanhado de um chá comunitário.

O típico bolo da Covilhã será distribuído pelas padarias Colmeia Doce, Padaria do Centro e Pérola Doce, com o patrocínio de Jopama, e o chá será servido pelo Nata Lisboa, em copos alusivos ao NATAL COM ARTE, oferta do Município com a intenção de que venham a ser reutilizados nos próximos anos.

A tarde deste sábado será também animada com músicas de Natal, interpretadas pelo Grupo de Danças e Cantares do Paul, associando às tradições gastronómicas as tradicionais canções desta quadra festiva.


Promovido pelo Hóquei Clube Paivense. CASTELO DE PAIVA VAI ACOLHER NO SÁBADO 1º FESTIVAL DE PATINAGEM ARTÍSTICA

 Vai decorrer na tarde do próximo Sábado, dia 17 de Dezembro, no Pavilhão Municipal de Castelo de Paiva, o 1º Festival de Patinagem Artística, promovido pelo Hóquei Clube Paivense, uma jornada desportiva que vai acolher diversas colectividades do distrito e da região.
Fundado em 1996, o Hóquei Clube Paivense continua a dinamizar a modalidade e a realizar um trabalho muito positivo junto dos mais jovens, tendo conseguido nos últimos anos resultados satisfatórios, como recentemente no Torneio de Verão de Patinagem Artística, promovido pela Associação de Patinagem de Aveiro, e realizado em S. João da Madeira.

A Vereadora da Cultura e Desporto, Liliana Vieira, congratula-se com a realização desta bonita iniciativa desportiva e endereça os parabéns ao Hóquei Clube Paivense, na expectativa de que possam prosseguir com sucesso, conquistando mais vitórias, e dinamizando e promovendo ainda mais a modalidade no concelho.

Este 1º Festival de Patinagem Artística tem entrada livre, e o HCP apela a todos para marcar presença e encher o Pavilhão Municipal, vibrando com as prestações de todas as colectividades que vão participar neste evento desportivo, numa tarde que se deseja inesquecível.

Carlos Oliveira

Este sábado e domingo Mais duas projeções de videomapping em Cantanhede

Este fim de semana a animação de natal em Cantanhede inclui mais duas sessões videomapping, com a projeção audiovisual a incidir na fachada da Igreja Matriz, uma no sábado, outra no domingo, ambas às 18h00.

Trata-se de uma aposta do Município de Cantanhede neste género de conteúdos artísticos de inovação tecnológica, sendo que neste caso o trabalho coube a dois jovens autores do concelho que conjugam a imagem e som de forma fluída, coerente e cativante.

Este projeto específico de videomapping tem como propósito promover locais e atividades do concelho, bem como aproveitar a arquitetura do edifício, relacionando a arte de videomapping com a Arte Sacra e alguns elementos referentes ao Natal.

Manuel Lopes é o responsável pela imagem (animação e mapeamento). Fez o curso de “Música Eletrónica e Produção Musical” na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, tendo efetuado a especialização em “Interação Audiovisual em Tempo Real”.

Sylvain Barreto é o criado da banda sonora original deste espetáculo, tendo feito também a sua masterização em estúdio. Ele que iniciou o seu percurso artístico em 1999, como DJ, nos movimentos musicais underground no centro do país. Representado pela jovem agência Young Productions, rapidamente o seu trabalho se torna reconhecido nos meios em que se movimenta, consolidando os conhecimentos de música eletrónica. Mais recentemente tem concebido bandas sonoras originais para o projeto “4ª Clássicas” e tem neste âmbito percorrido palcos e cineteatros do país.


Ansião | Boas Festas


 António Miguel Perienes Peres
Gabinete de Apoio à Presidência
Município de Ansião

Cantanhede | Mostra patente até ao próximo dia 9 de janeiro de 2023 Abertura da exposição Nasceu um menino decorreu na Biblioteca Municipal

 

A Biblioteca Municipal de Cantanhede acolheu ontem, 15 de dezembro, a inauguração da exposição Nasceu um menino. A mostra é constituída por doze presépios elaborados pelas crianças dos Jardins de Infância dos Agrupamentos de Escolas Gândara Mar, Lima-de-Faria e Marquês de Marialva, do concelho de Cantanhede, nomeadamente pelos Jardins de Ançã, Cantanhede, Cordinhã, Corticeiro de Cima, Febres, Murtede, Ourentã, Pocariça, Sanguinheira, Sepins/Bolho, Tocha e Vilamar.

Na sessão de abertura esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, que contou ainda com a presença das Educadoras em representação dos Jardins de Infância que participaram na iniciativa.

O autarca aproveitou a oportunidade para louvar “o empenho, esforço e dedicação das educadoras de infância dos Jardins dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Cantanhede, que responderam afirmativamente ao convite endereçado pelo Município, através da sua Biblioteca, para participarem nesta iniciativa, envolvendo os mais novos, neste tempo mágico e encantador, cheio de tradições e vivências. Presépios estão muito bonitos, remetendo para a salvaguarda da identidade histórica do Natal, o seu significado e valor profundo, enquanto sinal de esperança e desafio de solidariedade, humanidade, justiça e paz, que decorre deste momento fascinante de um Deus que se faz Menino. Os trabalhos que revelam uma enorme criatividade e sensibilidade estética”. Pedro Cardoso afirmou, ainda, que esta é a ocasião ideal para “realçar o papel extraordinariamente importante que os educadores de infância desempenham no processo educativo e na formação integral das crianças, cujo trabalho é da maior importância para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. São elementos-chave no processo de ensino-aprendizagem e na qualidade da infância, e cujo trabalho merece os maiores elogios, pois fazem desse tempo e espaço, uma oportunidade de construir sonhos, estimular a criatividade, o interesse, a curiosidade, a partilha e as relações, afetos, através do que melhor sabem fazer, brincar”, concluiu.

Relembre-se que a mostra Nasceu um menino é constituída por trabalhos realizados pelas crianças dos Jardins de Infância dos Agrupamentos do concelho de Cantanhede e nela estão patentes presépios executados com materiais diversificados como papel, cartão, tecidos, madeira, rolhas de cortiça, plástico, vidro, corda, materiais naturais como paus, pinhas, musgo ou folhas vegetais, entre outros.


Com Caminhada, BTT e Zumba. JORNADA DESPORTIVA EM CASTELO DE PAIVA PARA DAR A CONHECER A “GRANDE ROTA”

 Já estão disponíveis, no portal do Município de Castelo de Paiva, os mapas e os tracks GPS, para a jornada desportiva BTT & Caminhada GR60 a realizar na manhã do próximo Domingo, dia 18, em Castelo de Paiva.


Com características e dificuldades distintas, são apresentados dois percursos de BTT de 20Km e 35Km e uma caminhada de 8 km, possibilitando a todos, independentemente da sua condição física, a oportunidade de explorar a Grande Rota Montanhas mágicas no concelho a caminhar, correr ou em BTT.
 A Caminhada vai percorrer parte da Etapa 2 e 3 da GR60 e do PR1 de Fornos, com ponto de partida e final no Largo do Conde, onde está prevista uma Aula de Zumba no arranque e algumas surpresas durante o percurso, sendo que, o Passeio de BTT está marcado para 9:00h e irá percorrer a totalidade da Etapa 2 da GR60 em Castelo de Paiva, num percurso circular de 35 quilómetros, com inicio Largo do Conde, em Sobrado
Esta actividade desportiva é organizada pelo Município de Castelo de Paiva, em parceria com a ADRIMAG, o Projecto VIDA, a Associação Comercial Industrial de Castelo de Paiva e o Grupo ParteRaios.
O programa estabelece a Abertura do Secretariado às 8 horas, seguindo-se o Sorteio dos Vouchers e partida do BTT às 9h00, com a Aula de Zumba marcada para as 9h15, e início da Caminhada às 9h30, sendo que, entre as 11h30 e as 13h30 haverá a distribuição aos participantes de Sopa Seca e Doces de Natal no fim da actividade.
Passeio de BTT terá 35km, mas existem duas ligações que permitem reduzir o percurso para 20km (conforme mapas anexo). Existe também um reforço alimentar sensivelmente a meio do percurso, e a Caminhada terá 8km, existindo um pequeno lanche na Quinta Agrinemus, nas Vessadas, freguesia de Fornos.
Recorde-se que, a prática desportiva oferece benefícios inquestionáveis para a saúde mental e física, que aliada ao contacto com a natureza, à descoberta da história e património locais, de novos cantos e recantos do território, acaba por proporcionar experiencias únicas. 
      Mapa e Track Gps BTT:
Mapa e Track Gps Caminhada:

Carlos Oliveira

ADAI e Liga dos Bombeiros Portugueses celebram protocolo de colaboração

A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), instituição ligada ao Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) assinam, na próxima segunda-feira, dia 19 de dezembro, um protocolo de colaboração.

Com início pelas 10h30, a cerimónia terá lugar no Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF), no aeródromo da Lousã, e tem como objetivo «formalizar e promover a colaboração existente entre a LBP e a ADAI, através do seu Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, no âmbito da investigação científica, formação avançada, realização de estudos e participação na reflexão sobre o papel e intervenção das diversas entidades envolvidas na gestão integrada dos incêndios florestais», explica Domingos Xavier Viegas, professor catedrático da FCTUC.

O evento conta com a intervenção do presidente da Liga dos Bombeiros, António Nunes, bem como do Coordenador do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, da ADAI, Domingos Xavier Viegas. Após a assinatura deste acordo, segue-se uma visita ao Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Marinha Grande | MUNICÍPIO ATRIBUI VERBA DE 33O MIL EUROS AOS BOMBEIROS DO CONCELHO

 A Câmara Municipal da Marinha Grande atribuiu apoios financeiros às Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, que totalizam 330.000,00 euros.

Os protocolos de cooperação relativos ao apoio às duas associações, foi assinado esta quinta-feira, 15 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e os representantes das respetivas direções, tendo estado também presentes o vereador António Fragoso e o técnico do Serviço Municipal de Proteção Civil, Hugo Areal.
Aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande foi concedida uma verba de 237.500,00 euros e a corporação de Vieira de Leiria recebeu o apoio financeiro de 92.500,00 euros, para o período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

O apoio financeiro concedido destina-se estritamente às despesas de funcionamento relacionadas com as atividades que visam o cumprimento da missão de agente de proteção civil do Corpo de Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e de Vieira de Leiria.

A colaboração do Município tem em consideração que as missões desenvolvidas pelos corpos de bombeiros das associações humanitárias de bombeiros voluntários se revestem de inequívoco interesse público, sendo essenciais e imprescindíveis à salvaguarda de pessoas e bens.

Outra das justificações deve-se ao facto dos corpos de bombeiros serem agentes fundamentais no âmbito da proteção civil e que os objetivos legalmente atribuídos à proteção civil municipal carecem de uma intervenção permanente e ativa dos corpos de bombeiros.


INOVA iniciou campanha de sensibilização porta a porta. Projeto de recolha de biorresíduos implementado em Cantanhede


Consciente da necessidade de recuperação dos resíduos alimentares produzidos no território de Cantanhede, a INOVA-EM desenvolveu o projeto “Cantanhede Recicla – Recolha Seletiva de Biorresíduos”, na sequência de uma candidatura ao POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Para garantir o sucesso desta iniciativa, a empresa municipal iniciou esta semana uma campanha de sensibilização porta a porta, para informar a população sobre a implementação do projeto de recolha de resíduos orgânicos, nomeadamente sobre o que podem incluir nessa triagem e a importância ambiental do processo.

Os residentes estão a receber a visita de técnicos devidamente identificados, disponíveis para esclarecer todas as dúvidas que possam surgir e entregar um folheto informativo e de um pequeno contentor de 7 litros.

Numa fase posterior, será implementado o sistema de recolha de proximidade. Para o efeito, a INOVA 7 colocará, na via pública, 400 contentores de superfície, cuja abertura será exclusivamente com uma chave, cedida gratuitamente.

Paralelamente, todos os estabelecimentos comerciais do canal Horeca - hotéis, restaurantes e cafés -, assim, como escolas, hospitais, instituições de solidariedade social e cemitérios serão equipados com contentores adequados à produção de resíduos orgânicos.

Desta forma, cada família contribuirá para a diminuição da quantidade de resíduos em aterro e para a produção de composto orgânico, para ser usado na agricultura.

As questões ambientais estão sempre no topo das prioridades da INOVA, mas a colaboração de todos é fundamental”, refere o presidente do conselho de administração, Idalécio Oliveira, que espera “uma adesão expressiva da população” a este projeto.

Sete cidades portuguesas estão entre as 1.000 melhores do mundo para startups

Lisboa, Porto e Braga foram consideradas as melhores cidades portuguesas para startups em 2022, mas há, no total, sete municípios que são considerados propícios para o desenvolvimento de novos projetos empresariais em Portugal.
De acordo com os dados analisados pela HelloSafe com base numa base de dados da Startup Blink, todas as cidades portuguesas perderam posições na classificação deste ano, no entanto, Lisboa continua a ser a cidade melhor posicionada de Portugal, ocupando o 83º lugar. A segunda cidade portuguesa classificada é o Porto, no 136º lugar, e Braga, ocupa o terceiro lugar nacional de cidades e a 432ª posição geral.
Seguem-se na lista as cidades de Coimbra, que subiu 56 lugares em 2022 e agora está no 441ª posição, Funchal na 949ª posição, e Leiria, que passou a integrar a lista este ano, e que ocupa o 965º lugar.
A capital continua a ser a única cidade portuguesa no Top 100 mundial, com o pódio a ser ocupado pelas cidades de São Francisco, Nova Iorque e Londres. Entre as cidades europeias, Lisboa ocupa a 17ª posição, atrás de capitais como Berlim, Madrid e Paris.
“Portugal tem potencial para se tornar uma das primeiras economias da Europa e um dos mercados que mais tem se desenvolvido no país é o setor de startups focadas em marketing e vendas. Lisboa é o grande exemplo disso”, diz a Hellosafe, sublinhando que StartupBlink Global Startup Ecosystem Map mostra que existem hoje, cerca de 332 startups em Portugal, 5 aceleradoras, 37 espaços de coworking, 9 organizações e 2 líderes.
“Com este estudo, queremos dar um panorama dos ecossistemas para startups disponível no mundo, dando perspetiva aos números publicados pela Startup Blink e assim, medir a evolução dos países e cidades”, escreve a Hellosafe.

André Manuel Mendes/Executive Digest


Pelo menos 10 mortos em incêndio num prédio em Lyon, França

De acordo com as autoridades, há cinco crianças entre as vítimas mortais.
O incêndio num prédio perto de Lyon, no leste da França, matou 10 pessoas, incluindo cinco crianças, e feriu 14, quatro em estado grave, durante a noite de quinta para sexta-feira, informaram as autoridades locais em novo balanço. O fogo no prédio de sete andares, cuja "origem é desconhecida", foi "já extinto", acrescentaram, em comunicado.
As chamas começaram, pouco depois das 03:00 (02:00 em Lisboa), no rés-do-chão do edifício, na zona de Vaulx-en-Velin, propagando-se aos andares superiores.
O incêndio mobilizou cerca de 170 bombeiros e dois deles ficaram ligeiramente feridos durante a intervenção.

SIC Notícias/Lusa