sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Portalegre | Dia Mundial da Fisioterapia; Fisioterapia dá mais vida aos anos

13 de Outubro, dia do fisioterapeuta - iSaúde Brasil

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Fisioterapia, que ocorre no próximo dia 8 de setembro, o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação da ULSNA realizará 4 sessões clínicas faseadas entre o mês de setembro e outubro.

Estas sessões têm como objectivos: dar a conhecer o serviço através da sua caracterização funcional; publicitar os seus resultados quer em ambulatório quer em internamento; apresentar o contributo da fisioterapia em condições específicas no contexto de serviços de internamento e demonstrar a importância do exercício no doente internado. Todas estas sessões terão lugar na sala de conferências do Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre. 

Nas palavras do Diretor do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação da ULSNA, Dr. Pedro Figueiredo, a "Fisioterapia dá mais vida aos anos, uma vez que o tratamento fisioterapêutico, se encarrega da melhoria da qualidade de vida dos utentes para que estes consigam desempenhar as suas atividades diárias, quer sejam familiares, sociais ou profissionais, da forma mais rápida possível e de modo a que se sintam novamente realizados". Por sua vez, a coordenadora do evento e técnica deste Serviço, Luísa Albano, "a Fisioterapia tem como objetivo manter e restaurar a condição física dos utentes e a sua capacidade funcional ao longo da vida."

Gabinete de Comunicação e ULSNA, 4 de Setembro de 2020

Estarreja | 2020: A arte nas ruas à sua espera entre 12 a 20 de setembro

Um festival que vive na rua e do espaço público. Entre 12 a 20 de setembro, o ESTAU – Estarreja Arte Urbana oferece mais de 30 atividades, desde instalações murais, workshops, exposições, conversas, cinema, música, performances, animação de rua e visitas guiadas ao museu a céu aberto e aos seus cerca de 40 murais e instalações artísticas de criadores nacionais e internacionais. O ESTAU 2020 não ficou imune à pandemia da COVID-19 o que ditou a readaptação do seu formato para que se cumpram todas as diretrizes de segurança e higiene sanitária.

Com curadoria de Lara Seixo Rodrigues, e inspirados pela riqueza do património cultural e natural do nosso território, 5 artistas estarão a trabalhar ao vivo em novas peças que irão ver a luz do dia em 5 locais públicos. Com esta edição, a galeria de arte urbana de Estarreja ganhará seis novas peças artísticas e estende-se a Fermelã e a Veiros, onde o ESTAU ainda não tinha deixado a sua marca.

Artistas trabalham ao vivo no museu a céu aberto
Um dos primeiros artistas urbanos em Portugal, Gonçalo MAR, deixará a sua estética única, povoada de cor e formas com inspiração na flora local, numa parede do Centro de Saúde de Estarreja e irá orientar o workshop de arte urbana, que resultará numa pintura mural no Multiusos, edifício onde pousou, em 2015, o conhecido “Guarda-Rios”, de Bordalo II, onde começou esta aventura de street art.

Padure, artista romeno que reside em Portugal, estará junto à Rotunda do Hospital, para traçar o seu estilo de linha simples e limpo, numa reflexão sobre o confinamento, em três paredes de uma casa da Rua da Agra, Salreu.

Na Rua Desembargador Correia Teles, em frente à imponente obra de Millo, Mariana Rio vai criar um mural sobre o impacto humano na Natureza e no Planeta. Esta intervenção terá uma segunda leitura, de realidade aumentada.

No centro cívico de Veiros, as lâminas de betão do Pavilhão do Clube Cultural e Desportivo de Veiros ganharão novos padrões com a intervenção de Los Pepes Studio, uma dupla de artistas composta por Meggie Prata e Francisco Leal, que irão explorar temáticas da identidade cultural do território.  

Também Pedro Podre se inspira em elementos da terra para a sua pintura num posto de transformação da EDP, localizado na Avenida da Igreja, em Fermelã.

Concerto ao ar livre com o pianista Júlio Resende
Com as criações de arte urbana em destaque, o festival terá, ao longo de 9 dias, um conjunto de atividades. Destaca-se o concerto de Júlio Resende, pianista, compositor e um dos mais internacionais músicos portugueses. Estará na Praça Francisco Barbosa no dia 19 de setembro, pelas 21h30, para apresentar o seu mais recente álbum Cinderella Cyborg, um namoro assumido entre o homem e a máquina, entre o acústico do piano, da bateria e do contrabaixo, e os sons eletrónicos dos pads chips.

Sala de Estar com concertos intimistas
"Sala de Estar" é o convite para uma descoberta, de forma mais intimista, do território, ativando as intervenções de arte urbana, os espaços públicos e o património. Ciranda – dupla dos músicos Gileno Santana (trompete) e Inês Vaz (acordeão) - atua no dia de abertura do ESTAU, a 12 de setembro, às 18h30, no Jardim da Biblioteca Municipal. Seguem-se Lika, compositora, cantora e guitarrista, no dia 13, às 18h30, no átrio da Casa da Cultura, e Ana Mariano, no dia 20, às 19h, no Jardim da Biblioteca.

Convite para conhecer este concelho à beira-ria
A par das intervenções de arte urbana, o património natural único, as tradições, o artesanato, o património arquitetónico e a gastronomia intensificam o convite para vir à descoberta deste concelho à beira-ria.

Há visitas ao BioRia e passeios de moliceiro na Ria de Aveiro, visitas à Casa Museu Egas Moniz e à Casa Museu Marieta Solheiro Madureira que se realizarão no dia 13 de setembro.

O longo programa prevê a realização de duas exposições: de pintura de Bafo de Peixe, na Biblioteca, e de desenho sobre o território de Pedro Cabral, na Casa da Cultura. Bafo de Peixe orientará ainda uma oficina sobre escultura em papel.

As crianças também partem à descoberta do ESTAU
O programa prevê atividades específicas para o público infantil: Contos com Fraldas para bebés até aos 3 anos (dia 12, às 10h30, na Biblioteca), o espetáculo de teatro “O Contador” (dia 19, às 10h00, no Jardim da Biblioteca) e a Caça ao ESTAU, uma visita guiada ao roteiro de arte urbana para crianças dos 6 aos 12 anos (dia 19, às 11h, início na Biblioteca).

Desde 2016 a aproximar a arte aos cidadãos
2016 foi o ano de transformação de Estarreja numa cidade-galeria, que hoje apresenta cerca de 40 murais e instalações artísticas. Deixando a Arte Urbana a falar com a cidade, com as pessoas, com o património e com a natureza. Nas peças de arte estão a identidade cultural do território, o património cultural e ambiental, as pessoas, as histórias.

2020 continua a explorar a transformação do espaço público, a devolvê-lo aos estarrejenses, e a promover o diálogo com a arte. E, mais do que nunca, a valorizar a vivência destes momentos na liberdade do exterior.


A cidade na palma das mãos com a aplicação “Sentir Estarreja”
A nova aplicação “Sentir Estarreja”, que será apresentada no dia 18, às 15h, vai de encontro a essa transformação e cria novas experiências ao se interagir com o território, conhecê-lo nas suas diferentes dimensões e poder partilhá-lo com o mundo.

A app, que disponibiliza nesta fase dois roteiros temáticos - um dos quais o circuito de arte urbana – convida a explorar o território de forma simples, interativa e intuitiva, com acesso a conteúdos de texto em diferentes línguas, vídeo e imagem, e, nas próximas fases de desenvolvimento, em formato de realidade aumentada e áudio-guia.

Estarreja é um museu a céu aberto e hoje figura no mapa das capitais europeias de “urban art”.

Carla Miranda

Covilhã | CONFERÊNCIA - "Cidades Criativas da UNESCO em Portugal"

No âmbito da candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO, na vertente de Design, o Município continua a série de conferências e atividades onde temáticas ligadas à Inovação, à Sustentabilidade e ao Design são exploradas e debatidas.

A Câmara Municipal da Covilhã convida o Seu Órgão de Comunicação Social a comparecer hoje, dia 04 de setembro, sexta-feira, pelas 17h30, no Miradouro das Portas do Sol, na conferência “Cidades Criativas da UNESCO em Portugal”.

A programação oficial do evento é a seguinte:

17:30 - Receção dos convidados
Prelúdio Musical – Susana Saraiva
18:00 - Abertura da Conferência
                Câmara Municipal da Covilhã
                Comissão Nacional da Unesco
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela
18:10 - Apresentações sobre o projeto e a experiência de cada Cidade Criativa da Rede Portuguesa
Amarante
Barcelos
Braga
Idanha-a-Nova
Leiria
Óbidos
19:00 - Diálogos criativos (com intervenção do público e moderação do Prof. Doutor Francisco Paiva, diretor executivo da candidatura da Covilhã)
19:30 - Visita à exposição «Paradoxo», da jovem artista covilhanense Ânia Pais, na Galeria Professor António Lopes

70.000 visitas registadas durante a 1ª edição digital da Feira do Livro de Braga


Terminou esta quinta-feira, 3 de setembro, a 29.ª edição da Feira do Livro de Braga, a primeira em formato digital. Ao longo de 60 dias, o certame recebeu mais de 20 mil visitantes, que se traduziram em mais de 70 mil visitas. 

Ao longo dos 60 dias, para além da feira virtual, a 29ª edição contou com uma programação cultural diversa, dinamizada quer pela Câmara Municipal de Braga (CMB) quer pelo grupo dst, mecenas do evento, num total de mais de 160 ações, que equivaleram a cerca de 49 horas de atividade

As sessões em streaming permitiram atrair novos públicos à feira, tendo passado pelo Facebook da iniciativa, e de muitos outros parceiros, autores nacionais e internacionais, que contribuíram para o debate e apresentação de novidades no mundo literário. O público pôde assistir a 13 conversas com escritores e outras personalidades, entre as quais se destacam as sessões com o escritor José Luís Peixoto ou o músico Fernando Ribeiro, dos Moonspell. Estas sessões permitiram ainda atrair um número elevado de público, por se tratar de uma transmissão aberta a todos, via Facebook. Para além de um aumento da audiência, a diversificação geográfica foi um ponto a favor neste tipo de transmissões ao vivo. Desta forma, assistiram às sessões pessoas de todo o país, mas também do Brasil, Espanha, França, Suíça, Reino Unido, Alemanha e outros territórios.

Este formato online permitiu receber visitas provenientes de todo o mundo, destacando-se a visita de utilizadores provenientes do continente americano e da Ásia (Macau, Hong Kong, Arábia Saudita), a que se juntaram os europeus.

Em Portugal, a Feira do Livro de Braga foi visitada, maioritariamente, por bracarenses (40% das visitas), tendo recebido ainda visitas do Porto (24%), Lisboa (19%), Aveiro, Coimbra, entre outros distritos do país, assim como das regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Destaque ainda para a participação do público feminino (70%), contra 30% de visitas do público masculino. Esta edição recebeu visitantes com idades muitos diversas, desde os 18 aos mais de 65 anos, sendo que as visitas foram realizadas maioritariamente a partir de dispositivos smartphone, seguido das visitas a partir de computadores desktop.

Esta interação e dinamização via página Facebook da Feira do Livro de Braga traduziu-se numa elevada percentagem de engagement (8,5%) naquela rede social, posicionando o evento no segmento de Feiras do Livro, com um crescimento de mais de 30%.

Para Lídia Dias, Vereadora da Cultura, o balanço da Feira do Livro pode ser considerado positivo "apesar das circunstâncias". No entender da responsável pelo Pelouro da Cultura, esta opção " revelou-se como a mais lúcida em face do contexto", permitindo uma "abertura clarividente ao universo digital" quer dos livreiros, quer da própria Feira do Livro, "que cresceu em visibilidade". "O ideal era termos realizado a Feira do Livro no formato habitual, no entanto encontramos uma fórmula que nos permitiu sublimar as limitações que este tempo nos impõe", salienta.

Apesar do balanço das vendas "não ter sido satisfatório para todos", a Vereadora da Cultura acredita que a oportunidade criada por esta pandemia "poderá ter permitido uma abertura promissora ao universo digital, que poderá potenciar as próximas edições da Feira do Livro de Braga" que, espera, "possa regressar à normalidade". 

Ao todo, e com cerca de 6 mil livros disponíveis na plataforma Dott, os 20 expositores registados na Feira do Livro de Braga responderam a centenas de solicitações de clientes, que se traduziram em vendas de mais de 600 livros, mas com impactos diferentes em cada expositor, uns venderem muitos e outros tiverem vendas baixas. As compras foram feitas maioritariamente por mulheres (64%), a partir de equipamentos moveis (smartphones), sendo que o universo que mais comprou foram pessoas entre e 25-34 e 35-44 anos.

Para José Santos, responsável da Livraria Fernando Santos, apesar do balanço não ter sido positivo a nível de vendas, o novo formato da feira “obrigou a livraria a modernizar-se a nível de comunicação, possibilitando o alcance de públicos que anteriormente não eram habituais”. O expositor acredita que, apesar da participação não se ter materializado num retorno imediato, “a curto prazo irá colher os frutos dessa promoção”.

Um dos princípios orientadores da 29.ª edição da Feira do Livro de Braga passava pelo apoio aos livreiros, editoras e alfarrabistas da cidade, para além da promoção dos expositores na plataforma Dott, este apoio assumiu ainda uma vertente financeira direta, na aquisição exemplares que foram alvo de oferta em passatempos promovidos na página oficial.

“Este ano tivemos uma Feira do Livro diferente e, com recurso às plataformas digitais, foi possível alcançar público nacional e internacional. Essa é a imagem que fica da edição deste ano e que, apesar das circunstâncias excecionais, se revelou um evento agregador de um sector cada vez mais fulcral na nossa sociedade”, refere Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, lembrando que “houve a preocupação de desenvolver várias ações de promoção das livrarias, alfarrabistas e editores com a finalidade de os apoiar de forma a recuperarem rapidamente destes meses difíceis”. Em 2021, “esperamos voltar ao formato tradicional e continuaremos a contribuir para que Braga tenha um papel importante na promoção da leitura”, conclui Ricardo Rio.

Já José Teixeira, Presidente do Conselho de Administração da dst group, confessa que “num ano único e enlouquecido, a dst também se adaptou para vencer o «19»” e que “sem as armas da liberdade, sem a literatura e a poesia, tudo seria ainda mais difícil e a loucura navegaria mais incontrolável”. O mecenas da feira afirma que o grupo “continua, como há 25 anos, a promover o Grande Prémio de Literatura e a apoiar a festa dos livros e da leitura, a apoiar a Feira do Livro de Braga”. E acrescenta ainda que: “neste ano, empenhamo-nos ainda mais e contruímos com a InvestBraga um programa cultural tendo em vista a nossa sanidade mental e a de todos que precisam da liberdade e da ferramenta que a suporta, o conhecimento fundado nos livros”.

Com a digitalização da Feira do Livro de Braga, como consequência da pandemia de COVID-19, as livrarias, editoras e alfarrabistas encontraram, na plataforma online Dott, uma alternativa à habitual venda física de livros na feira. Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, aponta a transferência do processo de vendas para a web e a digitalização dos catálogos das livrarias e alfarrabistas de Braga como “o ponto mais positivo desta edição”. Para o administrador executivo da InvestBraga, “esta foi uma oportunidade para a modernização digital, que veio consolidar nas livrarias e alfarrabistas a venda online e que estas poderão optar pelo prolongamento deste modelo de negócio após o término da feira”.

Carlos Silva considera ainda que “foi a mais longa Feira do Livro de Braga experienciada, em termos de tempo e ações culturais e envolvimento de publico digital, com um balanço global muito positivo e com um envolvimento muito forte de todos os parceiros, entre outros a dst group e o programa de radio “Livros com RUM”, de António Ferreira, aos quais temos de deixar um agradecimento especial”.

Para Conceição Norberto, proprietária da Livraria ler.com.gosto, “apesar de todas as condicionantes que a abordagem de uma feira do livro numa plataforma digital tem, fiquei sensibilizada com todo o empenho na realização da Feira do Livro do Braga de 2020 e parabenizo todos os envolvidos pela iniciativa”.

Por outro lado, Alcides Santos, faz um balanço extremamente positivo desta que foi a primeira participação da Livraria Senda na feira. Para o livreiro, “a aposta neste formato digital foi a opção mais acertada tendo em consideração o contexto atual”. Relativamente ao retorno financeiro, este foi “acima das expectativas”, confessa o expositor.

A reformulação da Feira do Livro de Braga, evento literário mais emblemático da cidade, num modelo acessível a todos os bracarenses e não só, veio reafirmar a aposta da Câmara Municipal de Braga, da InvestBraga e da dst group na cultura e na literatura, mesmo no período de confinamento.

“Em 2021, a organização da 30ª edição da Feira do Livro de Braga passará pela idealização de um evento híbrido, que contenha uma componente presencial, assim as circunstâncias o permitam, e vendas online”, adianta Carlos Silva.

ACILIS lança Selo “Estabelecimento Seguro” em colaboração com o Município de Leiria


A ACILIS, em colaboração com a Câmara Municipal de Leiria, lançou o Selo “Estabelecimento Seguro” para os setores do ‘Comércio e Serviços’ e ‘Restauração e Bebidas’ do concelho de Leiria.
Com esta iniciativa, enquadrada nas medidas de apoio à retoma da economia e reabertura dos estabelecimentos, a ACILIS reforçar entre todos o sentimento de confiança e segurança.
O selo foi criado para reconhecer que os estabelecimentos aderentes assumem, de forma voluntária, responsável e profissional, o compromisso de cumprirem um conjunto de regras e boas práticas em termos de segurança, higiene, saúde e de distanciamento social.
Com base nas regras e orientações fixadas para o contexto de pandemia que vivemos, este sistema de reconhecimento e distinção criado pela ACILIS avalia, valoriza e enaltece os compromissos de qualidade de serviço e boas práticas de higiene e segurança assumidos pelos estabelecimentos aderentes.
Destinatários, acesso e condições de atribuição
  1. O selo será atribuído, em exclusivo, aos estabelecimentos dos associados da ACILIS que assumam, sobre compromisso de honra, o cumprimento integral de um conjunto de requisitos fundamentais.
  2. O selo é de adesão voluntária, de forma gratuita, e tem a validade de um ano.
  3. O pedido de atribuição do Selo poderá ser efetuado através deste formulário eletrónico ou de forma presencial junto dos Serviços da ACILIS.
  4. A ACILIS verificará o cumprimento dos compromissos fundamentais.
Divulgação do selo
  1. Este selo será uma marca visível do exterior dos estabelecimentos.
  2. Os estabelecimentos deverão, também, afixar em local visível a “Declaração de Compromisso” subjacente à atribuição do selo.
  3. O selo poderá ser usado quer fisicamente no estabelecimento, quer na presença digital da empresa, cumprindo as normas de identidade visual da marca criada pela ACILIS.
Reporte de inconformidades
De forma a garantir o envolvimento ativo dos consumidores será disponibilizado e divulgado o contacto de email mail@acilis.pt, para que possa ser reportada à ACILIS qualquer inconformidade em estabelecimentos distinguidos com o selo “Estabelecimento Seguro”.
Consulte aqui os compromissos fundamentais a serem cumpridos pelos estabelecimentos de Comércio e Serviços e de Restauração e Bebidas.


Covid-19: Criado grupo de trabalho para acompanhar abertura do ano letivo em Leiria

A abertura do novo ano letivo no contexto Covid-19 está a ser acompanhada em Leiria por um grupo de trabalho multidisciplinar, com a participação do Município, representantes dos agrupamentos escolares e do ensino privado, Delegada de Saúde e Proteção Civil, criado com o objetivo de garantir as melhores condições para o regresso dos alunos às aulas. 

Esta sexta-feira, decorreu uma reunião deste grupo de trabalho, com a participação das vereadoras da Educação do Ambiente e saúde e da Educação do Município de Leiria, Ana Esperança e Anabela Graça, respetivamente, em que foram abordados vários temas relativos às preocupações e medidas a tomar no sentido de tornar a abertura do ano letivo o mais segura possível. 

A higienização dos espaços, as regras de utilização de recreios, refeitórios e salas de aula e demais espaços escolares, a gestão dos recursos humanos, a comunicação com pais e encarregados de educação e as medidas a tomar em caso de surgimento de algum caso de contágio foram alguns dos temas abordados neste encontro. 

A partilha de boas práticas foi uma das medidas propostas nesta reunião, em que foi realçada ainda a importância de, apesar do contexto Covid-19, serem garantidas as condições para que os alunos possam brincar e interagir em segurança.

Estudo com homem que vê caras a “derreter” permite perceber como o nosso cérebro reconhece faces


Um estudo internacional realizado com um indivíduo que sofre de uma lesão cerebral extremamente rara, em que vê caras a “derreter”, permitiu aumentar o nosso conhecimento sobre como o cérebro processa e reconhece as faces que vemos.

O estudo, já publicado na revista científica Current Biology, foi conduzido por investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), em colaboração com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e com as instituições americanas Dartmouth College e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

A equipa estudou um homem destro de 59 anos, identificado como A.D., que apresenta uma condição neurológica designada hemi-prosopometamorfopsia, uma lesão extremamente rara, sendo conhecidos cerca de 25 casos em todo o mundo, que leva a que a perceção de faces, apesar de ser algo que temos de fazer continuamente, seja geradora de grande desconforto.
Esta condição, explica Jorge Almeida, investigador principal do estudo e diretor do Proaction Lab da UC, «caracteriza-se geralmente pela perceção de uma distorção nos olhos, nariz e/ou boca apenas num dos lados da face – estas partes da face parecem estar a descair, quase como se estivessem a derreter. Nada mais além de imagens de faces causa estas distorções».

Tal como outros pacientes com hemi-prosopometamorfopsia, as distorções vivenciadas pelo paciente A.D. foram causadas por uma lesão nos feixes de matéria branca que ligam as áreas neuronais dedicadas às faces que estão no hemisfério esquerdo com as que estão no hemisfério direito.

As várias experiências realizadas com este paciente permitiram concluir que, «para vermos e reconhecermos faces, o nosso cérebro usa um processo semelhante aos sistemas de reconhecimento digital de faces usados pelas plataformas Facebook e Google», demonstrando pela primeira vez a existência de uma etapa no processamento de faces em que estas são rodadas e redimensionadas para corresponder a um padrão: «no processo de reconhecermos uma face que estamos a ver, comparamos esta face com as que temos na nossa memória. Assim, todas as vezes que vemos uma face, o nosso cérebro cria uma representação dessa face e alinha-a com um modelo que temos em memória», esclarece Jorge Almeida.

Foi, também, possível mostrar que estas representações de faces estão presentes nos dois hemisférios do cérebro e que as representações das metades direita e esquerda das faces são dissociáveis. Assim, esta investigação «veio não só aumentar o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro, bem como apoiar com evidência científica uma das metodologias de reconhecimento facial mais usadas atualmente», acrescenta.

Uma das experiências realizadas prendia-se com a apresentação de imagens em diferentes perspetivas (de perfil esquerdo, de frente e de perfil direito). O paciente indicou que os olhos, boca e/ou nariz das faces apresentadas pareciam estar descaídas - zonas a vermelho na imagem 1 em anexo. Nenhuma outra deformação foi reportada quando foram apresentadas imagens que não fossem faces (automóveis, casas, etc.).
Numa outra experiência, os investigadores expuseram imagens de faces em formas muito distintas: as metades esquerda e direita das faces em separado, em ambos os lados do campo visual (direito e esquerdo) e rodadas a 90, 180 e 270 graus.

Independentemente de como as faces eram apresentadas, A.D. continuou a reportar que as distorções afetavam as mesmas partes da face, representadas a vermelho na imagem 2 em anexo. Mesmo quando a face era invertida (boca em cima e olhos em baixo), o paciente via as distorções agora no lado esquerdo. Continuava a ser o olho direito que parecia estar a “derreter”, mesmo que na face invertida este esteja localizado no lado esquerdo da face.

«Ao apresentar faces em vários ângulos de rotação, verificámos que apenas as características direitas da face estavam distorcidas, mesmo quando a face foi apresentada invertida a 180 graus e essas partes da face se encontravam no lado esquerdo. A única forma de explicar este resultado é que ao processarmos faces, rodamo-las e criamos um modelo centrado na face e não no observador. Desta forma, o olho direito neste modelo centrado na face é representado sempre como o olho direito, mesmo que este esteja no nosso campo visual esquerdo como quando vemos uma face invertida. Este modelo centrado na face é depois comparado com um modelo já existente», conclui Jorge Almeida.

O artigo científico, intitulado “Face-Specific Perceptual Distortions Reveal A View- and Orientation-Independent Face Template”, pode ser consultado em: https://doi.org/10.1016/j.cub.2020.07.067.


Cristina Pinto

Fecham candidaturas às linhas de apoio a entidades artísticas

As candidaturas às linhas de apoio do Ministério da Cultura às entidades artísticas e de adaptação dos espaços às medidas de prevenção de contágio da covid-19 encerram hoje, segundo o seu regimento.

Também encerram as candidaturas à linha de apoio social, adicional aos apoios concedidos pela Segurança Social a trabalhadores independentes da área da Cultura, que se destina a "artistas, autores, técnicos e outros profissionais da cultura", operacionalizada através do orçamento do Fundo de Fomento Cultural.
A linha de apoio às entidades artísticas, que dispõe de 3 milhões de euros de dotação, "visa apoiar a retoma e manutenção das atividades das entidades artísticas e o seu regular funcionamento", tendo em conta "os prejuízos decorrentes da suspensão total ou parcial de atividade no contexto da pandemia covid-19".
"Podem solicitar esse apoio as entidades que tenham sido consideradas elegíveis e não apoiadas no âmbito do programa de apoio sustentado 2020-2021 da Direção-Geral das Artes (DGArtes), em qualquer das áreas artísticas a concurso, bem como as entidades beneficiárias do programa de apoio sustentado (quadrienal e bienal) da DGArtes", segundo o Ministério da Cultura.
Quanto à linha de apoio de adaptação dos espaços às medidas de prevenção de contágio do novo coronavírus, tem por objetivo apoiar a adaptação de espaços e equipamentos culturais às regras e recomendações das autoridades competentes no contexto da pandemia de covid-19.
Segundo as regras são "elegíveis pessoas coletivas de direito privado com sede em Portugal, que exerçam atividades de natureza não lucrativa e sejam proprietárias e/ou responsáveis pela gestão de espaços e equipamentos culturais, tais como teatros, cineteatros e auditórios culturais".
Esta linha tem uma dotação de 750 mil euros e cada entidade pode obter, no máximo, dois mil euros. Tal como na linha de apoio social, os apoios são "atribuídos por ordem de apresentação, até ao limite da dotação".
A linha de apoio social, a mais significativa das três, tem um teto máximo de apoio de 34,3 milhões de euros, sendo "operacionalizada através do orçamento do Fundo de Fomento Cultural".
Os formulários permanecem disponíveis em http://www.pees.gov.pt/emprego/#cultura.
Continuam abertas as linhas de apoio excecional do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), para o financiamento de projetos já apoiados, à produção e a festivais, cujas edições de 2020 tenham sido suspensas, adiadas ou canceladas.
O montante total disponível é de 3,5 milhões de euros e os pedidos podem ser apresentados até 31 de março do próximo ano.
As regras aplicáveis a estes apoios estão disponíveis em https://ica-ip.pt/pt/.
Na passada terça-feira, a quatro dias do fecho do prazo de candidaturas, realizou-se uma ação de protesto, convocada pela plataforma Convergência pela Cultura, que argumenta a falta de respostas da tutela para o setor.
O Ministério da Cultura sublinhou, pelo seu lado, que mantém "total disponibilidade para o diálogo com todos, continuando a trabalhar empenhadamente num vasto conjunto de medidas, muitas das quais já responderam a questões" com que foi confrontado "nos últimos meses e outras, já adotadas ou em curso, que visam dar resposta aos desafios que temos pela frente e que preparam estruturalmente o futuro".
Lusa

Deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro – 03 de setembro de 2020


Apresentamos por este meio a informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro, realizada ontem, quinta-feira, dia 03 de setembro de 2020, nos Paços do Concelho.

Adjudicada obra de requalificação e ampliação da Escola Básica de Azurva
O Executivo Municipal deliberou adjudicar a requalificação e ampliação da Escola Básica do 1.ºCiclo (EB1) de Azurva, pelo valor de 1.531.403,79€ à empresa EMPRIBUILD, Lda..
Esta obra é parte integrante da estratégia definida na Carta Educativa do Município de Aveiro, que está em vigor desde o final de 2019, e prevê a reorganização profunda da rede escolar municipal e a requalificação dos estabelecimentos de ensino, dotando-os de todos os requisitos de conforto, segurança e qualidade para alunos, funcionários e corpo docente.
O projeto prevê a ampliação da atual infraestrutura, com a adição de uma sala de ensino pré-escolar e a criação de uma biblioteca. As quatro salas de aula atuais afetas ao 1.º Ciclo, vão ser reabilitadas.
A empreitada vai tratar ainda de renovar as estruturas sanitárias e salas de apoio. Serão também criados novos espaços exteriores de recreio coberto e organizado o recreio descoberto, nomeadamente com a reabilitação do polidesportivo atual.
Logo após a assinatura do contrato o processo segue para visto do Tribunal de Contas.

Conceção, construção e concessão do complexo crematório e casas mortuárias de Aveiro
O Executivo Municipal deliberou autorizar a abertura do concurso público para a conceção, construção e concessão do primeiro complexo crematório e casas mortuárias de Aveiro, para um período de 30 anos.
Este é um investimento importante, considerando que a opção pela cremação no nosso Município regista uma procura crescente e sendo que na Região de Aveiro não existem crematórios, obrigando muitas das vezes as agências funerárias da região a recorrerem aos equipamentos de São João da Madeira, Figueira da Foz e do Porto, com os inconvenientes de deslocação e lista de espera, que as mesmas acarretam para os nossos concidadãos.
Para ser possível esta obra, a Câmara Municipal de Aveiro adquiriu em julho, três imóveis na Rua Aires Barbosa, junto ao Cemitério Sul de Aveiro, com a área total de 1.494,90m2, pelo valor de 552.000€.
O processo segue para apreciação de deliberação da Assembleia Municipal.

Prestação de serviços para fornecimento de refeições escolares
O Executivo Municipal deliberou ratificar a decisão do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de adjudicar a prestação de serviços para o fornecimento de refeições nos Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar, do Ensino Básico e Secundário do Município de Aveiro, para o período de 01 de setembro a 31 de dezembro de 2020, à empresa GERTAL – Companhia Geral de Restaurantes e Alimentação, S.A., pelo valor de 1.010.706,12€.
Este processo já integra as novas competências da CMA no âmbito da Descentralização, com a assunção da gestão das refeições do 2º e 3º Ciclo e do Secundário.
Trata-se de um serviço de vital importância, destinado a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos de idade, sendo que para os alunos subsidiados com Escalão A e B do pré-escolar e do 1.º Ciclo, a CMA garante a isenção do pagamento (Escalão A) e a redução de 50% no pagamento do valor definido para as refeições escolares (1,15 €). No caso do 2.º e 3.º Ciclo e Ensino Secundário, este apoio é realizado pelo Ministério da Educação.

Reabilitação de novo troço da Estrada de São Bernardo em concurso público
O Executivo Municipal deliberou tomar conhecimento do despacho do Presidente, Ribau Esteves, que autorizou a abertura do concurso público para a reabilitação da Estrada de São Bernardo, no seu troço mais a Norte, entre a Avenida Europa (junto ao Pingo Doce) e a rotunda de ligação à Rua Dr. Ernesto Paiva, pelo valor base de 511.980€.
Tal como noticiado na última segunda-feira, dia 31 de agosto, a opção da Câmara Municipal de Aveiro de avançar para a reabilitação deste troço, visa essencialmente o facto de se tratar de um importante eixo de ligação à cidade consolidada, que necessita de ver renovada a sua pavimentação e espaço público.

CMA dá parecer sobre o Plano de Ação de Redução do Ruído Ferroviário
Após analisado o plano de ação de redução de ruído da ferrovia, que se esteve em consulta pública, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresentou quatro notas fundamentais relacionadas com a preservação dos valores paisagísticos do território, a promoção turística e o aumento da qualidade das composições.
Para a CMA a qualidade de vida do Cidadão na proximidade da linha ferroviária é sem dúvida melhorada com a introdução de medidas de redução do ruído, sendo que este plano de ação deve beneficiar das seguintes medidas:
  1. As barreiras sejam desenhadas de forma a ter um impacto reduzido na paisagem, seja em dimensão, cores e material, ou seja, devidamente integradas e o mais discretas que seja possível, não se materializando o emparedamento do território;
  2. Que seja salvaguardada a vista dos passageiros dos comboios sobre o nosso território, quer pelo conforto do passageiro, como pela promoção turística da região;
  3. Que seja garantida a qualidade da paisagem e o campo de visão a partir dos edifícios confinantes com as barreiras a implementar;
  4. Que as barreiras acústicas sejam colocadas no mínimo indispensável e que a maior parte dos ganhos ao nível da redução do ruído da ferrovia, sejam conseguidos pela maior qualidade dos comboios e dos carris a esse nível.
Este parecer está devidamente enquadrado com a estratégia assumida e definida na revisão do Plano Diretor Municipal, em vigor desde o dia 10 de dezembro de 2019, onde se assume uma visão centrada na promoção da qualidade de vida para todos e na valorização e integração dos recursos naturais, entre outros.

Câmara reforça verba para cuidar animais errantes e animais de companhia de famílias carenciadas
O Executivo Municipal deliberou ratificar o despacho do Presidente, Ribau Esteves, que autorizou o reforço da verba referente ao protocolo entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Ordem dos Médicos Veterinários, no valor de 3.000€. Este valor será utilizado no âmbito da Campanha Animais de Companhia e do Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco (PNASVACR), para atribuição de Cheques Veterinários referentes aos animais errantes capturados e para animais de famílias carenciadas.
Em 2020, com valor de 10.000€ atribuído anualmente, foram esterilizados 91 animais, colocados 55 microchips, administradas 28 vacinas antirrábicas, além de terem sido realizados tratamentos e análises pontuais, assumindo a Câmara um investimento crescente nesta nova e importante área da vida do nosso Município.
A Campanha Animais de Companhia, da CMA, iniciada em junho de 2018, tem como objetivo a sensibilização dos Cidadãos assente em cinco eixos: “não ao abandono”, “adote um animal”, “vacinação, legalização e identificação eletrónica”, “esterilização de animais abandonados” e “não fique indiferente”, além de uma linha dedicada, viatura própria e este protocolo com a Ordem dos Veterinários relativo ao PNASVACR.

Aprovado pagamento aos vencedores do curso “CodeHero” – Aveiro Tech City
O Executivo Municipal deliberou autorizar o pagamento dos respetivos prémios, aos formandos do CodeHero Challenges – um curso da iniciativa Aveiro Tech City – no valor global de 600€.
Destinado principalmente para os estudantes do Ensino Secundário e Profissional de Aveiro, mas aberto a toda a comunidade, tratou-se de um curso de Introdução às Ciências da Computação, disponível online e gratuito e tem como objetivo promover competências STEAM e a literacia computacional, de forma a que os nossos jovens e cidadãos adquiram as capacidades necessárias para as exigências de futuro do mercado de trabalho, aumentando as probabilidades de sucesso no seu percurso.
Como incentivo à concretização dos exercícios surge o CodeHero Challenges para premiar os formandos que obtiverem as melhores pontuações. Os prémios dividem-se em duas categorias, estudantes do Ensino Secundário e Profissional em Aveiro e a população em geral. O primeiro lugar recebeu um prémio no valor de 200,00€ e o segundo lugar uma menção honrosa no valor de 100,00€, e que agora divulgamos:

Categoria: Estudantes do Ensino Secundário e Profissional
1.º Prémio – 200.00€
Tiago Miguel Domingues Branco Tavares Silva
Menção Honrosa – 100.00€
André Gabriel Butuc

Categoria: Cidadãos
1.º Prémio – 200.00€
José Alberto da Silva Júlio
Menção Honrosa – 100.00€
Bruno Ferreira

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.
Todas as informações estão disponíveis através do website: www.aveirotechcity.pt .

Covid-19: Câmara apoia mais Cidadãos e Famílias através do FAF
O Executivo Municipal deliberou ratificar os despachos do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, de apoio económico a mais nove famílias residentes em Aveiro, correspondendo a mais 21 Cidadãos ajudados, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, definidos na “Ação 8” do “Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica / Operação Anti Covid-19”.
Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que foi duplicado no seu valor orçamentado, fixando-o nos 100.000€. Estes apoios suplementares ao normal, são apenas atribuídos a indivíduos ou famílias no âmbito do impacto nas despesas e/ou nos rendimentos resultante da “Crise Covid-19”, tendo sido já apoiadas um total de 62 famílias e 193 cidadãos.
A CMA prossegue desta forma o seu trabalho como agente solidário importante, ativo e com capacidade, nos processos, de Combate à Pandemia da Covid-19, de relançamento da atividade socioeconómica e de execução de múltiplos investimentos em todas as áreas da sua atividade (materiais e imateriais), colocada ao serviço de Todos os Cidadãos, Associações privadas sem fins lucrativos, Juntas de Freguesia, Entidades Públicas e Privadas.

Cogestão das Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
Assinado a 28 de agosto, o Protocolo de Colaboração Técnica e Financeira entre o Fundo Ambiental, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vem permitir a cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, no âmbito do processo de Descentralização em curso (Decreto Lei n.º 116/2019, de 21 de agosto).
Com este Protocolo a CMA receberá do Fundo Ambiental a quantia de 100.000€ no quadriénio 2020 – 2024, para apoio no cuidado e gestão da Reserva, da sua fauna, flora e da dinamização do espaço.
Neste âmbito, foi também celebrado um Memorando de Entendimento entre o ICNF e a CMA para a dinamização conjunta do Centro de Interpretação e do Centro de Acolhimento da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.
Assim, o Executivo Municipal deliberou agora ratificar os dois documentos, sendo que a gestão conjunta do espaço está já em fase de preparação da sua implementação no terreno, para o que a CMA já tem a trabalhar desde 1 de setembro 2020 uma Técnica Superior Bióloga que irá desempenhar funções na cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto .

Rui Pinto começa hoje a ser julgado

Rui Pinto, criador da plataforma eletrónica Football Leaks, através da qual divulgou milhares de documentos confidenciais do mundo do futebol e alegados esquemas de evasão fiscal cometidos em diversos países, começa hoje a ser julgado por 90 crimes.

O arguido, de 31 anos, está acusado de 68 crimes de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo e ainda pelos crimes de sabotagem informática à SAD do Sporting e tentativa de extorsão ao fundo de investimento Doyen, pelos quais começa a responder no Tribunal Central Criminal de Lisboa.
Rui Pinto, que disse ser "fanático por futebol desde criança", assumiu ser o criador do Football Leaks e, sob o pseudónimo 'John', ter divulgado informações que terá obtido de forma ilícita a partir de Budapeste, onde foi detido em 16 de janeiro de 2019.
Depois de ter estado prisão preventiva entre 22 de março de 2019 e 08 de abril deste ano, Rui Pinto foi colocado em prisão domiciliária, em habitações disponibilizadas pela Polícia Judiciária (PJ) e sem acesso à internet, depois de ter sido considerado que "apresentava disponibilidade para colaborar com a justiça".
O arguido, que também é responsável pelo processo Luanda Leaks, está em liberdade desde 7 de agosto, por decisão da presidente do coletivo de juízes responsável pelo julgamento, Margarida Alves, encontrando-se inserido no programa de proteção de testemunhas, em local não revelado e sob proteção policial.
Rui Pinto arrolou 45 testemunhas, entre as quais o ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho, o treinador do Benfica, Jorge Jesus, a ex-eurodeputada Ana Gomes, o diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, e Edward Snowden, que em 2013 denunciou informações confidenciais e programas ilegais de espionagem dos Estados Unidos.
O 'caso Rui Pinto' não tem paralelo na história recente da justiça portuguesa e provocou um debate internacional sobre o conceito de 'whistleblower' (denunciante) e o equilíbrio entre o direito à reserva de pessoas e empresas e o alegado interesse público das informações divulgadas na plataforma Football Leaks.
Lusa

Homem que terá matado mulher morre minutos depois em acidente de viação

Um homem de 51 anos terá assassinado na quinta-feira a mulher, na casa onde viviam, em Pinheiro de Lafões, Viseu, acabando mais tarde por morrer, após um acidente de viação, disse hoje à Lusa fonte da GNR.

De acordo com fonte da Comando Territorial de Viseu da GNR, o homicídio terá ocorrido por volta das 22:00.
Após matar a mulher, acrescentou a mesma fonte, o homem de 51 anos entrou no carro com o filho, de cerca de 10 anos.
O carro acabou por se despistar às 22:20 em Valadares, São Pedro do Sul, distrito de Viseu, e o homem entrou em paragem cardiorrespiratória, acabando por morrer, detalhou a mesma fonte.
A mesma fonte disse que não foi possível confirmar se o despiste foi acidental ou propositado.
O filho encontra-se em estado grave, mas livre de perigo.
A Polícia Judiciária encontra-se agora a investigar o caso.
Lusa

Necessidade de dadores dos grupos sanguíneo O- e A- (negativos) e O+ e A+ (positivos)

O assunto além de delicado é também complicado. Todos os anos este cenário se repete, parece que não se aprende nada. Na época do Verão, ou com a gripe sazonal, pelo Natal, passagem do Ano, festejos do Carnaval e ainda na altura da Páscoa a quebra de dadores de sangue nos locais de colheitas é mais do que evidente.

O que acontece então? Surgem os apelos à dádiva de sangue com algum dramatismo à mistura, passando a ideia que doentes podem correr perigo de vida no caso de faltar sangue ou componentes sanguíneos, se isso acontecer a culpa é dos dadores.

«Há momentos em que os hospitais ficam com as reservas de sangue reduzidas. Muitas vidas poderão ficar em perigo por falta de sangue para transfusões. E afinal é tão simples dar uma pequena ajuda para que nada disso aconteça. Se você der, se todos derem, não haverá falta de sangue», esta mensagem foi difundida há uns anos através dum folheto do então IPS.

Perante um texto desta natureza, as pessoas ficavam alarmadas, podendo sentir-se comprometidas no caso de não aderirem à dádiva de sangue, com a imagem duma criança entubada num hospital qualquer a apelar ao sentimento de compaixão dos leitores.

A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA), única do género existente neste Concelho, que este ano completa 14 anos, nunca cancelou uma sessão de colheitas, como também nunca virou a cara ao CST de Coimbra, ao contrário deste, cujos factos e resultados falam por si.

A propósito do tema para este “Porque hoje é… Domingo” foi enviado pela primeira vez à referida associação pelo o CST de Coimbra o texto que a seguir se transcreve:

– “Na necessidade de apresentarmos o maior equilíbrio possível no pool de grupos sanguíneos existentes nos Bancos de Sangue disponíveis para satisfazer todos os doentes que dele necessitam, seja qual for o seu grupo sanguíneo, temos nesta altura do ano a necessidade de aumentar esse pool, nomeadamente, para os grupos sanguíneo O- A– (negativos) e O+ A+ (positivos).

Como têm conhecimento dos grupos sanguíneos dos dadores que habitualmente integram as vossas sessões de colheita de sangue, apelo à vossa colaboração e solidariedade no sentido de os tentarem contactar para, se reunirem as condições necessárias e suficientes para doarem o seu sangue e o fazerem nos próximos dias.

Como sei que o espírito de entreajuda é uma “marca” da vossa Associação Humanitária estou certa que iremos em conjunto “melhorar,” os stock dos grupos sanguíneos, acima referenciados para ajudar os doentes que mais precisam do nosso apoio”, subscreve Maria Helena Gonçalves, Assistente Graduada Sénior de Imuno-hemoterapia.

Conclusão, a ADASCA há dois anos que suspende as sessões de colheitas nos últimos 15 dias do mês de Agosto, afim de proporcionar algum descanso aos elementos da direcção. Não é um luxo, sim uma necessidade psicofísica.

Decorrido este período de tempo, as sessões de colheitas regressam à normalidade, a saber: todas as 4ª.s e 6ª.s feiras entre as 15 horas e as 19:30 horas, Posto Fixo, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º., Rua de Ovar (Bairro Social de Santiago),Coordenadas GPS: N 40.62659, W -8.65133, Tel.: 234 095 331, com encaminhamento de chamadas sem valor acrescentado.

J. Carlos
Director

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/2020/08/30/porque-hoje-e-domingo-necessidade-de-dadores-dos-grupos-sanguineo-o-e-a-negativos-e-o-e-a-positivos/