sábado, 12 de novembro de 2022

Liga MEO Surf - Noite de Gala nos Portugal Surf Awards para coroar os melhores surfistas portugueses em 2022


- Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot receberam troféus de campeões nacionais;

- Etapa de Peniche reeleita a melhor do ano pelos surfistas;

- Guilherme Fonseca levou quatro prémios, incluindo o troféu Pedro Lima Fair Play;

- Jovem Maria Salgado foi outras das estrelas da noite;


Fotografias do Portugal Surf Awards 2022 (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas) - Clique aqui


Fotos: Guilherme Ribeiro e Francisco Rodrigues, Teresa Bonvalot, Guilherme Fonseca e Maria Salgado (Jorge Matreno/ANSurfistas)


Lisboa (12/11/2022) - A 13.ª edição dos Portugal Surf Awards premiou, esta sexta-feira, os melhores surfistas nacionais, numa noite de gala que serviu para coroar os campeões nacionais e vencedores da Liga MEO Surf 2022, Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot. A cerimónia, que decorreu em Lisboa, distinguiu ainda outras individualidades e entidades que se destacaram ao longo da temporada que chega agora ao final.

As duas principais estrelas da noite foram Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, que receberam os troféus dos títulos conquistados. Esta foi a primeira vez que Guilherme se sagrou campeão nacional Open, enquanto Teresa, que no final do mês está de partida para o Havai para atacar uma histórica qualificação para o circuito mundial feminino, conquistou o cetro pela quarta vez na carreira. Além do título, Teresa Bonvalot ainda levou para casa o prémio da Allianz Triple Crown feminina e da melhor onda feminina do ano, enquanto o vice-campeão nacional Vasco Ribeiro foi o autor da melhor onda masculino do ano.

Entre as várias categorias que distinguiram os melhores do ano, destaque para a eleição de Peniche como a melhor etapa pelo segundo ano consecutivo, num prémio que foi decido por voto dos próprios surfistas. Os mesmos surfistas elegeram Guilherme Fonseca e Maria Salgado para vencedores do troféu Surfers’ Surfer.

Guilherme e Maria foram outros dos destaques da noite, levando para casa o maior número de troféus. Gui conquistou ainda o prémio Personalidade do Ano, Allianz Triple Crown e o prémio Pedro Lima Fair Play. Já Maria Salgado foi, igualmente, a melhor júnior do ano e a surfista distinguida com a maior evolução do ano, após votação dos media partners da Liga MEO Surf.

Menção ainda para a segunda edição do prémio que distingue o clube do ano e que foi conquistado novamente pelo Ericeira Surf Clube, por decisão inerente à performance dos seus associados.

Por fim, o galardão ANS Share foi entregue ao MEO, enquanto o Prémio Carreira foi conquistado pela Allianz.

Liga MEO Surf 2022:
– Campeões nacionais e vencedores da Liga MEO Surf: Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot;
– Vencedores da Allianz Triple Crown: Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot;
– Maior evolução do ano: Maria Salgado;
– Melhor onda: Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot;
– Juniores do ano: Maria Salgado e Francisco Mittermayer;
– Surfers’ Surfer: Guilherme Fonseca e Maria Salgado;
– Melhor Evento: Bom Petisco Peniche Pro;
– Clube do ano: Ericeira Surf Clube;

Outras Distinções:
– Campeões nacionais Pro Júnior: Martim Nunes e Érica Máximo;
– Personalidade do Ano 2022: Guilherme Fonseca
– Prémio Carreira 2022: Allianz
– Prémio ANS Share: MEO
– Prémio Pedro Lima Fair Play: Guilherme Fonseca

A Associação Nacional de Surfistas endereça os parabéns a todos os premiados, desejando grande sucessos a todos e que os seus objetivos se concretizem tão cedo quanto possível. Até 2023!

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios da Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e de Peniche, o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz, Onda Pura, Ericeira Surf Clube, Associação Açores de Surf e Bodyboard, Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Os Portugal Surf Awards são uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da FIRE! em parceria com o MEO.

Mais informações em www.ansurfistas.com e mais fotos em Facebook/ansurfistas


RECESSAP participou no Encontro Internacional do Património e Rotas Culturais Ibero-americanas

 > O encontro decorreu nos dias 10 e 11 de novembro, na cidade de Quito, no Equador, e teve por objetivo promover o turismo cultural, as suas experiências e os seus desafios
 
> A Coordenadora da Secretaria Técnica da Rede participou no encontro com a apresentação de uma conferência com o título “Celebrar a diversidade cultural através do património cultural”
 
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa participou durante os dias 10 e 11 de novembro no Encontro Internacional do Património e Rotas Culturais Ibero-americanas que decorreu na cidade de Quito, no Equador (América do Sul).
O encontro, organizado pela Oficina Nacional do Equador da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), teve lugar no Centro Cultural Benjamín Carrión Bellavista durante os dias 10 e 11 de novembro, com o objetivo de promover o turismo cultural, suas experiências e desafios. No encontro participaram mais de 20 especialistas internacionais, incluindo representantes do Equador, Argentina, Perú, Santiago do Chile, Bolívia e Panamá, e organizações como o Instituto Europeu de Itinerários do Conselho da Europa, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios e o Caminhos de Santiago.
 
A Coordenadora da Secretaria Técnica da Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e Páscoa, Encarnación Giráldez, participou no encontro com a apresentação de uma conferência com o título “Celebrar a diversidade cultural através do património cultural”, no painel subordinado ao tema “Celebrando o património cultural: religiosidade e património imaterial”, moderado por Norma Campos, da Visión Cultural (Bolívia), e no qual também participou um representante de Quito que falou sobre a Semana Santa dessa cidade.
 
A cooperação em matéria de património cultural constitui um espaço propício para a promoção de acções com impacto no âmbito social, cultural, educativo e económico, para além de potenciar o património como motor de desenvolvimento no âmbito do turismo cultural, contribuindo para a criação de emprego e transformação de regiões mais isoladas.
 
Destacou-se o papel que podem ter as Rotas Culturais como laboratórios abertos de atuação e colaboração que favorecem a aproximação de pessoas, instituições e redes, colocando em destaque o património natural e cultural local, assim como, o património material e imaterial. Constituem, ainda, um motor para melhorar a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável dos territórios, para além de servirem de estímulo a acções educativas, com capacidade para difundir e promover conceitos à volta das transformações climáticas e da sustentabilidade para as próximas gerações.
 
Um dos principais vetores desta iniciativa centra-se nos valores em termos de direitos de diversidade cultural. Estes contribuem para fomentar o exercício da democracia cultural, o acesso à cultura, a participação e o diálogo intercultural entre diversos espaços e geografias.
 
Mais sobre a Rede Europeia
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo, em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión (Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha). Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca, em Múrcia e Viveiro, em Lugo.
 
Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.
 
Abel Rocha
Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga

Actividade semanal da GNR a nível nacional

Entre os dias 4 e 10 de novembro

Detenções

376 detidos em flagrante delito, destacando-se:
133 por condução sob o efeito do álcool;
94 por condução sem habilitação legal;
30 por tráfico de estupefacientes;
14 por furto e roubo;
13 por posse ilegal de armas e arma proibida;
Três por violência doméstica.

Apreensões:

  • 1332,8 doses de haxixe;
  • 379,85 doses de cocaína;
  • 264,52 doses de liamba;
  • 260,8 doses de heroína;
  • 16,5 doses de MDMA;
  • 16,4 doses de óleo de canábis;
  • Seis selos de LSD;
  • 16 pés de canábis;
  • 13 armas de fogo;

Quatro comprimidos de Anfetaminas;

  • Um comprimidos de MDMA;
  • 28 armas de fogo;
  • Dez armas brancas ou proibidas;
  • 390 euros em numerário.

Arouca | Festival da Castanha 2022: conheça o programa atualizado

 A 11.ª edição do Festival da Castanha decorre de 10 a 13 de novembro. Organizado pela Câmara Municipal de Arouca em conjunto com a Associação Florestal de Entre Douro e Vouga, a AGA – Associação Geoparque Arouca e a Casa do Povo de Arouca, o evento pretende celebrar o castanheiro e a castanha, o mel e o cogumelo, promovendo a sua produção e incentivando o seu uso na gastronomia regional. Este evento estava inicialmente previsto para o último fim de semana de outubro, tendo sido adiado em virtude das condições meteorológicas adversas.

Festival da Castanha 2022 | Programa

10 de novembro (quinta-feira)

10h30 e 14h00
Visita educativa “Da natureza para a mesa”
Parceria: AGA – Associação Geoparque Arouca e Agrupamento de Escolas de Arouca
Mercado Local – Arouca Agrícola

11 de novembro (sexta-feira)

10h00
Oficina “Cogumelos: como produzir em casa”
Parceria: Associação Florestal de Entre Douro e Vouga e Agrupamento de Escolas de Arouca
Público-alvo: comunidade escolar

10h30
Showcooking de outono com Chef Manuel Mendes
Parceria: AGA – Associação Geoparque Arouca e Agrupamento de Escolas de Arouca (Restaurante Pedagógico)
Terreiro de Santa Mafalda

10h30 e 14h00
Visita educativa “Da natureza para a mesa”
Parceria: AGA – Associação Geoparque Arouca e Agrupamento de Escolas de Arouca
Mercado Local – Arouca Agrícola

11h00
Abertura do espaço de venda de bolos e broa caseira
Parque Municipal

12h00
Abertura dos espaços gastronómicos
“Castanhas e cogumelos de Arouca em ementa”
Parque Municipal

14h00
Passeio micológico kids
Parceria: AGA – Associação Geoparque Arouca e Agrupamento de Escolas de Arouca (Oficina da Ciência)
Escola Secundária de Arouca

14h30
Magusto intergeracional: convívio entre castanhas
Parque Municipal

16h00
Divulgação dos vencedores dos concursos

  • Gastronómico
  • Melhor Mel de Arouca
  • Melhor Castanha de Arouca

Terreiro de Santa Mafalda

18h00
Abertura da Feira dos Produtos Regionais, Agrícolas e Artesanato
Av. 25 de Abril

21h00
Animação com concertinas
Ruas da vila

21h30
Concerto: Luar na Lubre
Praça Brandão de Vasconcelos

24h00
Castanha Noite Dentro
Terreiro de Santa Mafalda

12 de novembro (sábado)

9h00
Percurso Pedestre: PR 3 – Caminhos do Sol Nascente
Caminhada: 13 km
Partida: Igreja Matriz de Moldes

9h30
Saída micológica orientada por Sílvia Leão
Inscrição prévia obrigatória

10h00
Apicultor por uma hora no Arouca Geopark
Parceria: ApisFreita e AGA – Associação Geoparque Arouca
Inscrição prévia obrigatória aqui / 256 940 254
Apiário da ApisFreita

11h00
Workshop de transformação e inovação de produto “fruta em calda” por Mariana Alves
Parceria: AGA – Associação Geoparque Arouca
Terreiro de Santa Mafalda

14h00
Laboratório de Cidadania Jovem – Sessão 3 – “Ambiente e Sustentabilidade”
Inscrição prévia obrigatória até 11 de novembro aqui 
Parque de Merendas da Associação dos Amigos da Paradinha

14h15 às 15h30
Workshop de enxertia para principiantes
Inscrição prévia obrigatória
Terreiro de Santa Mafalda

14h30
Apicultor por uma hora no Arouca Geopark
Parceria: ApisFreita e AGA – Associação Geoparque Arouca
Inscrição prévia obrigatória aqui / 256 940 254
Apiário da ApisFreita

15h00
Oficina de danças tradicionais europeias com PédeXumbo
Parque Municipal

16h00
Bebeteca a partir do livro “O ladrão de folhas”
Sessão de leitura para bebés dos 6 aos 36 meses
Biblioteca Municipal

16h30
Identificação dos “Cogumelos de Arouca” apanhados na saída micológica
Terreiro de Santa Mafalda

17h00
Showcooking “Castanhas e cogumelos de Arouca” com o chef Manuel Mendes
Terreiro de Santa Mafalda

18h00
Workshop Delta Cafés – Academia Barista Delta 
Terreiro de Santa Mafalda

21h00
Espetáculo de concertinas
Parque Municipal

21h00
Desfile “Arouca na Moda”
Terreiro de Santa Mafalda

23h00
Magusto tradicional
Av. 25 de Abril

24h00
Castanha Noite Dentro
Terreiro de Santa Mafalda

13 de novembro (domingo)

9h00
Passeio de BTT “Rota do Ouriço”
Parceria: BTT Arouca
Guiado e gratuito
Inscrição obrigatória em bttarouca.blogspot.com
Ponto de encontro: Terreiro de Santa Mafalda

10h30
Workshop “Abóboras do Arouca Agrícola: diversidade, benefícios e utilizações” pela nutricionista Ana Helena Pinto
Parceria: AGA – Associação Geoparque Arouca
Terreiro de Santa Mafalda

15h00
Oficina de danças tradicionais do mundo com PédeXumbo
Parque Municipal

16h00
Baile do ouriço
Terreiro de Santa Mafalda

16h30
Magusto tradicional
Praça Brandão de Vasconcelos

Organização
Câmara Municipal de Arouca
Associação Geoparque Arouca
Associação Florestal de Entre Douro e Vouga
Casa do Povo de Arouca

Apoios
Academia Sénior de Arouca
Agrupamento de Escolas de Arouca
Associação Social e Cultural de Espiunca
BTT Arouca
Confraria Trotamontes
Rede de Bibliotecas Escolares

Patrocínio
Delta Cafés

Horários

Espaço de venda de bolos e broa caseira
Sexta-feira:11h00 às 23h00
Sábado: 11h00 às 23h00
Domingo: 11h00 às 18h00

Feira dos Produtos Regionais, Agrícolas e Artesanato
Sexta-feira:18h00 às 24h00
Sábado: 10h00 às 24h00
Domingo: 10h00 às 18h00

Pátio dos Petiscos (Parque Municipal)
Sexta-feira: 12h00 às 04h00
Sábado: 12h00 às 04h00
Domingo: 12h00 às 18h00

Programa sujeito a alterações

https://www.cm-arouca.pt/festival-da-castanha-2022-conheca-o-programa-atualizado/