quinta-feira, 13 de abril de 2017

Luís Silva é o candidato do PS à Câmara Municipal de Cantanhede

Luís Miguel Silva, Médico de medicina geral e familiar em Cantanhede, é o candidato aprovado pela Comissão Política do Partido Socialista em Cantanhede para as eleições autárquicas que se realizarão este ano.
Afirma o PS  que “Ao longo da sessão  (em que foi eleito) aclamou-se a tremenda experiência que o agora candidato do PS tem dos diversos cargos autárquicos que já desempenhou. Destes destacam-se a Vereação na Câmara da Cantanhede, Deputado na Assembleia da União de Freguesias Cantanhede/Pocariça e os diversos cargos que desempenhou no seio da Comissão Política do PS em Cantanhede”.
Na sua breve apresentação, Luís Silva reafirmou que “esta candidatura se assume como uma missão. Missão essa que tem caracterizado desde sempre, a sua vida profissional de médico, empresário e a já vasta experiência como autarca em Cantanhede.” Disse ainda que aliado a este atributo, tem ainda a juventude necessária para potencializar Cantanhede com projetos inovadores e gente jovem e genuína que ama verdadeiramente a sua terra da forma que esta terra merece.
Luís Silva referiu que “trabalho e vivo na cidade de Cantanhede há quase 20 anos. Assumo este compromisso de trabalhar em prol das pessoas, mantendo-me fiel aos meus princípios, com a liberdade e disponibilidade necessária, para construirmos uma terra com um futuro promissor que todos desejamos e merecemos.”
Disse Luís Silva: ”Hoje, é crucial que exista um melhor aproveitamento dos fundos comunitários (do Portugal 2020) é essencial para melhorar não só a vida das nossas gentes, como também de prestar melhores serviços públicos! Impõe-se um modelo de desenvolvimento económico sustentável para o nosso concelho.”
Terminou a sua intervenção afirmando que: “é essencial olhar para o que interessa, as Pessoas. É necessário compreender quais os problemas que sofrem no dia-a-dia. Eu sei, eu falo com elas diariamente – foram elas que me deram a força e o incentivo necessário. Foram as pessoas da nossa terra que me deram a coragem para trabalhar para que também nós consigamos progredir. Chegou a hora de devolver a esperança num futuro novo e promissor para a nossa terra e para as nossas gentes.
Luís Miguel Silva é Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra.Especialista em Medicina Geral de Familiar. Tem Pós-Graduações em Medicina Legal, em Medicina do Trabalho e em Higiene e Segurança no Trabalho. É Médico de Clínica Geral e Familiar no Centro Saúde Cantanhede  e Gerente e Director Clínico do Centro Médico São Mateus – Cantanhede.
Fonte: Notícias de Coimbra

Pai que matou filho de um ano para receber seguro foi condenado a prisão perpétua

A pena de morte esteve em cima da mesa, mas foi retirada por o acusado ter aceite abdicar de julgamento com júri

Um juiz condenou a prisão perpétua um pai, residente no estado norte-americano da Virgínia, por assassinar o seu filho de um ano de idade com o objetivo de beneficiar de um seguro de vida de meio milhão de dólares.

Os promotores concordaram em não condenar Joaquin Shadow Rams à pena de morte em troca deste abdicar do seu direito a um julgamento com júri.

O infortúnio andou perto de Joaquin Shadow Rams. A sua ex-namorada foi baleada e morta em 2003. A sua mãe morreu em 2008, tendo-se suicidado. E o seu filho de um ano de idade, Prince McLeod Rams, morreu sob os cuidados do pai, durante uma visita ordenada pelo tribunal.

"Ou ele é o bastardo mais azarado do planeta ou é um assassino", afirmou em 2012 a mãe da criança assassinada, Hera McLeod, que fugiu da relação cerca de duas semanas após Prince McLeod Rams nascer.

Os promotores não compraram a teoria da má sorte e acreditam que Joaquin Shadow Rams é responsável pelas três mortes. Afirmaram que ele matou o seu filho para ficar com os 500 mil dólares do seguro de vida da criança.

Joaquin Shadow Rams, que está preso desde 2013, tem insistido na sua inocência. Afirmou sempre que Prince morreu após sofrer uma convulsão provocada por febre durante a quarta visita sem supervisão que lhe foi permitida.

Os promotores afirmaram que Prince foi afogado ou sufocado e que as convulsões que terá sofrido não foram fatais.

Joaquin Shadow Rams apenas foi condenado pela morte do filho, uma vez que os promotores foram impedidos de apresentar provas em relação às mortes da ex-namorada, Shawn Mason, e da sua mãe, Alma Collins. Nas três mortes, estiveram envolvidos seguros de vida.

Fonte: DN

Agenda 23 Milhas - abril-maio-junho 2017



Agenda 23 Milhas - abril-maio-junho 2017
Rádio Faneca; Ilustração à Vista; Territórios Públicos; música: do soul meiguinho de Salvador Sobral ao rock assanhado dos Blind Zero; teatro; dança; formações; residências artísticas; cinema; e um novo espaço na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. Nos quatro espaços do 23 Milhas - Ílhavo e na rua, festejamos a arte, a cultura e a comunidade.
Espreitem a agenda deste trimestre aqui:


_____________________________________________________

SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Litoral Centro – Comunicação e Imagem http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Arronches (e CV) - Vai passar a dispor de Posto de Emergência Médica (PEM)



O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, presidiu hoje à cerimónia de criação de um novo modelo para constituição de Postos de Emergência Médica (PEM) que prevê a abertura, já em 2017, de vinte novas Ambulâncias de Socorro em Corpos de Bombeiros um pouco por todo o país.

Ainda no decorrer desta cerimónia, o INEM anunciou ainda que irá proceder à renovação da frota do Instituto num prazo de cinco anos e que inclui a substituição de 41 Ambulâncias ainda em 2017.

O INEM demonstra assim que pretende reforçar o relacionamento com os seus parceiros, nomeadamente os Corpos de Bombeiros.

Foi ainda assinado o contrato-programa entre o INEM e a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) para formação e recertificação de TAS e firmado o memorando de entendimento entre o INEM, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) que possibilita a acumulação de funções de trabalhadores do INEM para o exercício de funções nos quadros de comando de Corpos de Bombeiros.

No Alentejo estes são os concelhos contemplados com Novos PEM.

BV. Arronches
BV Crato
BV. Marvão
BV. Castelo de Vide
BV. Viana do Alentejo
BV. Cuba
BV.Mourão
BV. Alvito
BV. Barrancos

INEM demonstra assim que pretende reforçar o relacionamento com os seus parceiros, nomeadamente os Corpos de Bombeiros.

Evento contou com a presença do Presidente da ENB, José Ferreira, do Presidente da LBP, Jaime Marta Soares, do Presidente da ANPC, Joaquim de Sousa Pereira Leitão, do Presidente do INEM, Luís Meira, e do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Fotos: Emílio Moitas 

Região Centro recebe investimento de dois milhões nos cuidados de saúde primários

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) anunciou hoje que vai avançar com investimentos que ultrapassam os dois milhões de euros na área dos cuidados de saúde primários, em parceria com cincos municípios.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a ARSC informa que irá celebrar protocolos de cooperação com cinco autarquias da região Centro, com o intuito de concretizar diversos investimentos, ao longo deste ano, na área dos cuidados de saúde primários.
"Autorizados por despacho conjunto dos secretários de Estado das Autarquias Locais e Adjunto e da Saúde, os protocolos a assinar com as Câmaras de Aveiro, Mortágua, Pedrógão Grande, Santa Comba Dão e Ovar visam a remodelação de instalações e a construção de novos centros de saúde, num investimento global que ultrapassa os dois milhões de euros", explica.
Fonte: Lusa

EUA. Pentágono treinou "rebeldes" da Al Qaeda na Síria na utilização de armas químicas


Michel Chossudovsky

Os media ocidentais refutam as suas próprias mentiras. Eles não só confirmam que o Pentágono tem estado a treinar os terroristas na utilização de armas químicas como também reconhecem a existência de um não tão secreto "plano apoiado pelos EUA para lançar um ataque com armas químicas na Síria e culpar o regime de Assad" .

O Daily Mail de Londres, num artigo de 2013, confirmou a existência de um projecto anglo-americano endossado pela Casa Branca (com a assistência do Qatar) para efectuar um ataque com armas químicas na Síria e atribuir a culpa a Bashar Al Assad.

O artigo seguinte no Mail Online foi publicado e a seguir removido. Note-se o discurso contraditório: "Obama emitiu advertência ao presidente sírio Bashar al Assad", "Casa Branca dá sinal verde a ataque com armas químicas". 

Esta reportagem no Mail Online publicada em Janeiro de 2013 foi removida a seguir.
Para mais pormenores clique aqui .

O treino do Pentágono de "rebeldes" (também conhecidos como terroristas do Al Qaeda) na utilização de armas químicas.

A CNN acusa Bashar Al Assad de matar seu próprio povo enquanto também reconhece que os "rebeldes" não só estão na posse de armas químicas como também que estes "terroristas moderados" filiados à Al Nusra são treinados na utilização de armas químicas por especialistas sob contrato com o Pentágono. 

Numa lógica enviesada, o mandato do Pentágono era assegurar que os rebeldes alinhados com a Al Qaeda não adquiririam ou utilizariam ADM, ao realmente treiná-lo na utilização de armas químicas (soa contraditório): 

"O treino [em armas químicas], o qual está a realizar-se na Jordânia e na Turquia, envolve como monitorar e proteger stocks de matérias-primas e manusear sítios e materiais com armas, de acordo com as fontes. Alguns dos empreiteiros estão no terreno na Síria a trabalhar com os rebeldes para monitorar alguns dos sítios, segundo um dos responsáveis.

A nacionalidade dos treinadores não foi revelada, embora os responsáveis previnam contra a hipótese de serem todos americanos. ( CNN , 09/Dezembro/2012). 

Captura de écran do artigo da CNN. 
O link original foi redireccionado para blogs da CNN.
A reportagem à direita, da jornalista premiada Elise Labott, da CNN (relegada para o status de um blog da CNN), refuta numerosas acusações da CNN contra Bashar Al Assad. 

Quem está a efectuar o treino de terroristas na utilização de armas químicas? De fonte confiável: a CNN. 

E estes são os mesmos terroristas (treinados pelo Pentágono) que são os alegados alvos da campanha de bombardeamento anti-terrorista de Washington iniciada por Obama em Agosto de 2014: 

"O esquema estabelecido pelo Pentágono em 2012 consistiu em equipar e treina rebeldes Al Qaeda na utilização de armas químicas, com o apoio de empreiteiros militares contratados pelo Pentágono – e a seguir sustentar que o governo sírio era responsável por utilizar as ADM contra o povo sírio.O que está a desdobrar-se é um cenário diabólico – o qual é uma parte integral do planeamento militar – nomeadamente uma situação em que terroristas da oposição aconselhados pelos empreiteiros ocidentais da defesa estão realmente na posse de armas químicas. 

Isto não é um exercício de treino rebelde em não-proliferação. Enquanto o presidente Obama declara que "você será responsabilizado" se "você" (referindo-se ao governo sírio) utilizar armas químicas, o que é contemplado como parte desta operação encoberta é a posse de armas químicas pelos terroristas patrocinados pelos EUA-NATO, nomeadamente "pelos nossos" operacionais filiados à Al Qaeda, incluindo a Frente Al Nusra, a qual constitui o mais eficaz grupo combatente financiado e treinado pelo ocidente, em grande parte integrado por mercenários estrangeiros. Numa distorção amarga, Jabhat al-Nusra, um "activo de inteligência" patrocinado pelos EUA, foi colocado recentemente na lista de organizações terroristas do Departamento de Estado.

O ocidente afirma que vem para resgatar o povo sírio, cujas vidas estão alegadamente ameaçadas por Bashar Al Assad. A verdade é que a aliança militar ocidental não só está a apoiar os terroristas, incluindo a Frente Al Nusra, como também a tornar disponíveis armas químicas para a sua "oposição" de forças rebeldes.

A fase seguinte deste cenário diabólico é que as armas químicas nas mãos de operacionais da Al Qaeda serão utilizadas contra civis, o que potencialmente poderia levar toda uma nação a um desastre humanitário.

A questão mais ampla é: quem é uma ameaça para o povo sírio? O governo sírio de Bashar al Assad ou a aliança militar EUA-NATO-Israel, a qual está a recrutar forças terroristas de "oposição", as quais estão agora a ser treinadas na utilização de armas químicas" ( Michel Chossudosvsky , 08/Maio/2013). 

07/Abril/2017 - O original encontra-se em www.globalresearch.ca/... 

Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ 

EUA ATACAM AFEGANISTÃO COM A “MÃE DE TODAS AS BOMBAS”


Informação foi confirmada pelo oficial do Departamento de Defesa dos Estados Unidos

Os Estados Unidos da América lançaram, esta quinta-feira no Afeganistão, a maior bomba não-nuclear da história.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos revelou o ataque à Fox News, descrevendo a bomba como a “mãe de todas as bombas”.

Segundo explica a Fox News, a bomba foi largada num complexo de grutas pertencente ao Estado Islâmico na província afegã de Nangarhar, local onde, na semana passada, um soldado norte-americano foi morto numa operação contra os jihadistas.

O general John Nicholson explicou que os jihadistas estão a optar por se esconderem em bunkers e túneis, razão pela qual esta bomba, que pesa cerca de 11 toneladas, é a “munição perfeita” para atacar e impedir o avanço do Daesh.

Patrícia Martins Carvalho, em Notícias ao Minuto

O TEMPO DOS HOMENS EXCECIONAIS



Uma das coisas irritantes da avaliação do presente é a ideia de que “isto nunca esteve tão mal”

Ana Sá Lopes – jornal i, editorial

Enquanto desabafo de café, emocional, faz sentido: afinal, o tempo em que éramos jovens era o melhor de todos. A reescrita do passado enquanto lugar de prazeres etéreos é um mecanismo automático e algum esquecimento é preciso para continuar a marcha da vida dos povos.

Veja-se a Europa: foi preciso uma grande dose de esquecimento para trancar os traumas da II Guerra Mundial num poço, pôr uma pedra em cima e, sobre essa pedra, construir uma nova igreja – a da Europa como lugar primeiro da solidariedade, teoria agora em fim de ciclo.

Infelizmente, as memórias de passados felizes são coisas íntimas e humanamente compreensíveis que não resistem à lógica, à estatística e à política. Esta semana, no lançamento da edição definitiva de “O Canto e as Armas”, de Manuel Alegre, que foi publicado pelo primeira vez faz agora 50 anos, Alegre desabafava que “é muito difícil transmitir às novas gerações o sufoco daquele tempo”. Nada mais verdadeiro. É, aliás, quase impossível.

Como explicar que havia uma ditadura, uma guerra colonial, caixões de Pedros soldados, uma pobreza assustadora, uma classe média assustada e remediada, uma função pública que tinha de assinar um papel a declarar a sua aversão ao comunismo? Onde as mulheres tinham um bocadinho mais de direitos do que os animais têm hoje? Esse país que hoje parece intangível, incompreensível, quase uma lenda para as gerações mais jovens, era o que havia há 50 anos.

“O Canto e as Armas” é o retrato bruto desse país, feito por um poeta muito jovem e combatente. Mas esse tempo negro foi também o tempo dos homens excecionais. Manuel Alegre é um desses homens excecionais que o país – e as gerações mais jovens – devia saber homenagear condignamente. Mas, se calhar, muitos não percebem. Nem o percebem. Mas os poetas têm a dádiva de também não precisar disso.

“Cântico da morte” do FCP: VÍTIMAS DO CHAPECOENSE ÀS VOLTAS NAS TUMBAS


A claque do FCP cantou a desejar a morte dos do Benfica à semelhança da equipa brasileira do Chapecoense, que pereceram na queda do avião. Chamam-lhe sátira e consideram manobra de diversão por ter sido interpretada como ofensiva. Divulgaram um comunicado onde anunciam a decisão de não cantar mais aquele cântico de desejo da morte física do adversário Benfica. Chamar sátira a algo tão explicito faz lembrar aquela do “ver Lisboa a arder” e outras do estilo no apelo ao ódio. A falsa interpretação e justificação esfarrapada não oculta o desrespeito pela vida dos adversários, nem o desrespeito pelos atletas do Chapecoense que morreram no trágico acidente, assim como seus familiares, amigos e adeptos. Lamentável, no mínimo. Coisa de bestas, para dizer com objetividade.

A evidência da maldade, da diarreia mental que tantas vezes sobrecarrega os indivíduos das claques, dos fanáticos e antidesportistas, são o que também afasta muitas pessoas de assistirem e participarem nos eventos que podiam ser realmente festas do desporto. Devido a claques radicais, agressivas e desordeiras é melhor não. E ver o possível na televisão. 

As claques… Aquelas claques… Acabem com elas, separem o trigo do joio em benefício do desporto e dos desportistas. É que, neste caso do “cântico” dos do FCP até as vítimas do Chapecoense devem estar às voltas nas suas tumbas, a requerer às bestas respeito e paz para as suas almas. (CT / PG)

Super Dragões acabam com cântico polémico: "Não é mais do que uma sátira"

Claque do FC Porto diz-se "solidária com a tragédia ocorrida com a equipa brasileira da Chapecoense".

Os Super Dragões reagiram, em forma de comunicado, à polémica causada pelo cântico entoado na noite de quarta-feira, no Clássico de andebol, onde desejavam que “o avião da Chapecoense fosse do Benfica”.

Numa nota publicada nas redes sociais, a claque do FC Porto diz-se “solidária com a tragédia ocorrida com a equipa brasileira da Chapecoense”, e que a “letra da música entoada no dia de ontem no referido jogo, não é mais do que uma sátira sem quaisquer consequências reais”.

“Ainda assim, e por percebermos que a mesma foi interpretada como ofensiva, quer a direção esclarecer que tal não se vai repetir”, acrescenta, apelando, ainda, “à união de todos os portistas e que não se distraiam com manobras de diversão”.

O COMUNICADO DOS "SUPER DRAGÕES", FINALMENTE O BOM SENSO

Na sequência do jogo de andebol de ontem à noite FC Porto-slb, vem a direção da claque esclarecer os seguintes pontos:

1 – Todos os elementos deste grupo, conforme provam diferentes artigos publicados nas redes sociais, estiveram e estão solidários com a tragédia ocorrida com a equipa brasileira da Chapecoense.
2 – A letra da música entoada no dia de ontem no referido jogo, não é mais do que uma sátira sem quaisquer consequências reais....Ver Mais

Carlos Pereira Fernandes, em Notícias ao Minuto

Portugal. CADA CAVADELA, SUA MINHOCA


Rafael Barbosa* – Jornal de Notícias, opinião

Mais tarde ou mais cedo, haveria de chegar mais uma fatura para os contribuintes. Quando ainda se fazem contas ao que vão custar os buracos da CGD e do Novo Banco, eis que surge mais um banco na liça, desta vez o Santander Totta, pronto a cobrar milhões por conta dos famigerados swaps assinados pelo conjunto de "boys" do PSD, PS e CDS que costumam alternar na gestão das empresas públicas de transportes. Depois da ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque ter empurrado o problema com a barriga (um pouco a exemplo do que fez com o BES/Novo Banco, com o Banif e com a CGD), com isso aumentando a conta, vem agora Mário Centeno anunciar as "vantagens" do acordo. Que se podem resumir assim: o Estado (os contribuintes) paga 1,7 mil milhões de euros ao Santander e este, por sua vez, soma-lhe 600 mil euros e empresta 2,3 mil milhões ao Estado, por 15 anos e com uma taxa de juro de 1,8%. Diz o ministro das Finanças que, com este acordo, os custos são menores, nomeadamente por via da poupança futura com juros. É uma forma de olhar para o problema, compreensível se tivermos em conta que Centeno, não sendo responsável pelo buraco, teve de encontrar uma forma de o tapar. Outra é perceber que assim se vai delapidando o dinheiro público, agravando o défice, aumentando a dívida, sem que ninguém seja verdadeiramente responsabilizado pelos atos de gestão danosa.

Há uma empresa, a Tecnórem, que ganha um concurso público de 21,5 milhões de euros para a construção da Escola de Comunicações da NATO, em Oeiras. Há uma outra empresa, a Mota-Engil, para a qual trabalha agora Paulo Portas, que já foi ministro da Defesa, que fica em segundo lugar no mesmo concurso e apresenta uma reclamação. Há um diretor-geral, Alberto Coelho, que fez parte da Comissão Política do CDS com Portas, que decide pedir o aconselhamento a uma sociedade de advogados, a Sérvulo Correia, a partir do qual a empresa que tinha ficado em segundo lugar passa para primeiro, e em que a empresa que tinha ficado em primeiro lugar é desclassificada, aparentemente à revelia de alguns dos membros do júri do concurso. Há uma tentativa da empresa que passa de bestial a besta para travar o processo em Tribunal Administrativo que esbarra na invocação do interesse público por parte do atual ministro da Defesa, Azeredo Lopes. A Tecnorém faz uma denúncia junto do Ministério Público, em que acusa Paulo Portas de participar num esquema de favorecimento à Mota-Engil. O contrato é assinado, assunto arrumado. Ou haverá por aí algum mal-intencionado que ache que algumas destas coincidências precisam de esclarecimento?

* Editor executivo

Martifer agravou prejuízos para 43 milhões de euros em 2016

Empresa diz que tem uma carteira de encomendas de 236 milhões de euros só nas construções metálicas
Os prejuízos consolidados da Martifer agravaram-se de 500 mil para 43,6 milhões de euros no ano passado, face a 2015, segundo as contas da empresa hoje divulgadas em comunicado, através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A Martifer justifica o crescimento dos resultados negativos com “eventos não recorrentes sem impacto no cash flow superiores a 40 milhões de euros”.
Contribuíram para estes resultados imparidades de clientes no valor de 5,3 milhões de euros e, também, imparidades em ativos considerados como não sendo fundamentais para o negócio (non core) no valor de 21,2 milhões de euros.
Os resultados operacionais caíram 14%, para 217,1 milhões de euros, enquanto os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) desceram 61,4%, para 4,4 milhões de euros.
A dívida líquida regrediu 9,2%, para 236 milhões de euros, distribuindo-se em um terço para o negócio das construções metálicas e em dois terços para as energias renováveis.
No comunicado, a empresa refere que tem um total de 239 milhões de euros de encomendas em carteira para construções metálicas.
Nas perspetivas de evolução, a Martifer aponta como objetivos o reforço da internacionalização e a redução da dívida através da venda de ativos non core, entre outros.

Fonte: Jornal Económico

FARTOS DE JUDAS E DE MIMADOS VANDALOS FINALISTAS


Quase não vale o tempo de pegar neste Expresso Curto. Chávena fria, café fraco (talvez martelado), adoçado com um sintético qualquer que se topa à distância. Açucar é que não é. Quem o serve é o editor de sociedade(?) Rui Gustavo, do “papelão” do tio Balsemão Marinha Bilderberg. Credo, a cousa está mesmo uma zurrapa.

Não perdendo mais tempo em considerações de apreciação da qualidade da beberreira vamos lá ao que há para escrever sobre a abertura de hoje. Notem que é preferível ser fora do contexto cafeeiro se assim valer o desvio.

Importante salientar: não interpretem que este tirador do Curto de hoje não saiba das artes do pó que era contrabando para Espanha e que deu oportunidade ao tio Nabeiro para fazer deltamente fortuna e coisas boas. Acontece é que este período carrega uns quantos de sorumbatismo e de fartum por tudo e por nada. Adiante, e leiam o Curto porque vale sempre a pena, mesmo quando a alma é pequena.

Só mais um aparte: os “putos” foram a Espanha e partiram aquilo tudo. Fizeram disparate. Pois fizeram. Ah, e tal, são jovens e todos os jovens fazem disparates… Pois, então está bem. O Carola, o Manel, o Jaime, o Antunes, o Belmiro, o Zé da Carroça, o Pé Descalço, milhares deles, começaram a trabalhar aos 10 anos, aos 12, aos 14 anos, sem hipótese de estudar muitas das vezes ou estudando à noite depois do grande cansaço que era a força que restava ao fim do dia… Esses não compreendem estes mimados do caraças, com grandes cabedais para a estiva e outros trabalhinhos mas que vão a Espanha partir aquilo tudo por… divertimento. Ah, e tal, são jovens. Pois. E até futuros lideres políticos, e empresários, e patrões… Ora já se compreende porque andamos atascados nesta fossa, porque é que há tipos do estilo do Passos Coelho e quejandos… Aióóóó. Já cheira a palha.

De outra lavra, JN: Portugal criticado na luta contra a corrupção. E mais um “cheirinho”:
“O organismo do Conselho da Europa para combate à corrupção voltou este ano a instar as autoridades portuguesas para que reforcem a criminalização de subornos e tráfico de influências. 
O Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO) do Conselho da Europa lamenta que o tráfico de influência em Portugal só seja criminalizado se não implicar um ato ilegal.
Segundo o organismo, o crime de tráfico de influência está ainda limitado a situações que envolvam um ato ilegal e não se aplica a todos os funcionários estrangeiros ou membros de organizações internacionais.”
São os três primeiros parágrafos, mas há mais.

Com ironia dá ainda para fazer notar que essa da corrupção é uma conveniência dos batoteiros, dos sacanas, dos Judas que contribuem para arrasar este país e outros países. Não combater o fenómeno convenientemente parte dos decisores, dos líderes. Talvez tipos e tipas do estilo dos que vão a Espanha e partem tudo e têm a lata de se acharem vítimas. Olhem, o Dias Loureiro também se considera vítima da máquina da justiça, e o José Sócrates, e tantos outros. Sabemos que aquela máquina é uma grande treta e vagarosa… Isso até convém à maioria dos corruptos, de alto a baixo. Assim como convém imenso o “deixa andar”, os “alçapões” construídos pelo legislador… Quem? Os deputados que sentam o traseiro nas legislaturas que vão e vêm no ritmo de engonhar e fazer que fazem. 

Que não são todos a fazer isso. Pois não, mas são alguns que engatam tudo e emperram a máquina. Mesmo que fossem só dois eram demasiados. Aliás, esses tais moralistas que se acham no direito de se reformarem da AR ao fim de 12 anos (ou 16?) mas que para os comuns mortais que “eles governam e que de suas vidas põem e dispõem” obrigam à chapa dos 40 anos de descontos (45?) ou aos 70 anos de má-vida.

 Estamos perante uma sacanagem de todo o tamanho, perante uns sacadores sem-vergonha, imorais que não revêem as suas abusivas mordomias e vantagens comparativamente aos que eles dizem que “governam” mas que na realidade exploram e permitem legislativamente (também) que uns quantos chicos-espertos explorem e façam fortunas por via dessas explorações.

Adiante. Jesus Cristo tem hoje a última ceia e um sacana (ou mais) vai traí-lo. Esse era Judas, segundo a história. Fartos de Judas andamos nós.

Apanhe a boleia. Expresso Curto, sempre bom de ler… e meditar. E aprender sobre as linhas com que nos cozemos. Bom dia, se conseguirem (MM / PG)

Bom dia, este é o seu Expresso Curto 

Rui Gustavo – Expresso

Gosto da Páscoa e dos Jesus and Mary Chain

Estamos na Páscoa. Como não sou católico nem cristão (talvez só um bocadinho) esta época foi, durante muitos anos, há mais do que gosto de admitir, sinónimo de umas férias que faziam inveja aos meus pais e aos adultos que já trabalhavam. Fui adolescente nos anos 80 e não havia viagens de finalistas nem Spring break. Só filmes sobre isso que alugávamos nos videoclubes. E Sobre o assunto que mais sobressaltou os portugueses esta semana: os putos expulsos do hotel em Espanha são estúpidos e quem pensa que eles são estúpidos já se esqueceu de que foi estúpido. Como não morreu ninguém, mais vale rir do assunto.

Digo que sou um bocadinho cristão porque tenho um fraco por filmes religiosos (fui ver “Os Dez Mandamentos” no antigo Monumental e quem adormeceu foi o meu tio cinéfilo. Há uma reposição amanhã no Centro Cultural de Belém mas tenho medo de quebrar o encanto) e gosto de histórias bíblicas e de Jesus a expulsar os vendilhões do templo, um episódio que jamais se repetiria como se pode ver pelo comportamento extremamente cristão de algumas pessoas que alugam quartos e alojamento aos peregrinos que querem ver o Papa em Fátima, já daqui a um mês. Da Páscoa gosto da ideia de que nada é definitivo. Nem a morte. O Henrique Monteiro explica melhor do que eu. O grão de trigo ao morrer, renasce.

A economia portuguesa, dada como morta várias vezes ao longo da nossa história, e depois de ter recebido a extrema-unção em 2011, com o pedido de ajuda à troika, dá agora sinais de estar a sair da via sacra. O indicador coincidente do Banco de Portugal - uma espécie de medição mensal do crescimento do Produto Interno Bruto - acelerou para 1,4%.

O índice de confiança dos consumidores está a crescer desde setembro e está no máximo desde 2000.

O governo vai rever no Programa de Estabilidade a previsão de crescimento para 2% este ano; o desemprego está em cima dos 10% e pode este ano baixar dos dois dígitos pela primeira vez desde 2008.

O Instituto Nacional de Estatística revelou que o défice em 2016 baixou para 2%, o que significa uma poupança de 85 milhões de euros. E a geringonça que apoia o governo, apesar de maioritariamente laica, acredita que pode conseguir o milagre de 1% de défice em dois anos.

Não quero parecer corporativo, mas estas notícias não devem servir de grande consolo aos 50 trabalhadores da Cofina que vão ser despedidos para o grupo "ajustar a atividade às tendências de mercado". Já aconteceu em todos os grupos de comunicação – Impresa incluído – e reflete uma realidade inegável: vendemos menos e as empresas investem menos em publicidade nos jornais. A solução deve ser simples e andamos a tentar encontrá-la há vários anos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Depois do ataque terrorista em Estocolmo, que já tinha sucedido ao ataque em Londres, que se seguiu ao ataque em Munique, que foi uma cópia do atentado em Nice, a ameaça terrorista chegou ao futebol. O autocarro do Borussia de Dortmund, do português Raphäel Guerreiro, foi atacado à bomba nas imediações do estádio. Um jogador ficou ferido, o jogo adiado, mas ontem o espetáculo teve de continuar, contra a vontade dos alemães. O Mónaco de Leonardo Jardim ganhou mas o Borussia ainda não está morto.É como diz o Diogo Pombo. Nem os alemães são de ferro.

Noutro jogo da Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo, dado como acabado ou pelo menos no ocaso da carreira, marcou o 100º (sim, centésimo) golo nas competições europeias, tornou-se o primeiro jogador a consegui-lo e o Real Madrid matou a eliminatória.

No jogo dos patinhos feios o Atlético de Madrid venceu o Leicester por 1-0. Os portugueses que me desculpem, mas adorava que a história do ano passado se repetisse e que os foxes ganhassem a Liga dos Campeões depois do título de campeões ingleses da época passada. Não vai dar, eu sei.Os milagres raramente se repetem.

Como a Páscoa também é perdão, o Governo e o banco Santander chegaram a acordo e encerraram o caso dos swaps. O Estado vai ter de pagar 1,7 mil milhões de euros e recebe empréstimo em condições favoráveis de 2,3 mil milhões de euros. Tão perfeito como o final de um filme bíblico.

Amanhã e sábado há greve dos trabalhadores dos museus. Péssima notícia para quem vai passar os três dias da Páscoa na cidade e opta por não participar no êxodo geral para o sul e para a praia. São Pedro também pode ser vingativo e as previsões do tempo não são grande coisa.

Chamava-se Liliane Pinto e morreu ontem, aos 27 anos. Há seis meses teve o azar de se cruzar com Pedro Dias, o alegado homicida de Aguiar da Beira. Liliane viajava no carro com o marido e os dois foram atacados a tiro. O homem morreu no local. Um militar da GNR já tinha sido morto pelo suspeito que se terá "zangado com Deus".

A Rússia vetou ontem uma condenação da ONU ao ataque com gás químico a alvos civis na Síria. Os Estados unidos culpam o regime de Bashar Al-Assad mas Putin continua a defender a inocência do líder Sírio. O presidente americano, Donald Trump, que autorizou um ataque à base de onde terá partido o ataque tenta recolher apoios e já disse que, afinal, a Nato não é obsoleta.

O que eu ando a ler

Toda a gente sabe que o trabalho de um editor é ler. Passo os dias a ler textos da concorrência e dos meus camaradas. Tento ajudar sem estragar muito e não me posso queixar. Tudo isto para dizer que não estou a ler nada. Estou, digamos, entre livros (é uma vergonha, eu sei). Ando mais a ver e a ouvir.

“Damage and Joy”, The Jesus and Mary Chain. Tal como a Páscoa ensina, nem a morte é definitiva. Depois de 19 anos mortos e enterrados nas prateleiras dos filhos dos anos 80 os irmãos Reid voltam com um álbum espetacular que soa como novo. Oiçam esta ou esta e se eu não tiver razão podem reclamar no site do grupo. Ao contrário do que é costume nos regressos das grandes bandas daquela época, as novas músicas não soam a covers das antigas (sim Pixies, estou a falar com vocês), nem são simplesmente irrelevantes (Lamento Depeche Mode, mas é a verdade). Mas quem é que compra CD hoje em dia? Voltem à estrada que ainda não vos vi.

“A Bela e o Monstro”, de Bill Condon. Tenho sobrinhos já não assim tão pequenos que às vezes me raptam para o cinema. Desta vez quiseram ver a versão em carne e osso do clássico de animação da Disney, que por sua vez é uma adaptação do filme de Jean Cocteau, que se inspirou num conto de Gabrielle-Suzanne Barbot. O filme é bonito e competente, mas estava meio aborrecido quando o miúdo me espantou: “Quando vejo estes filmes até me esqueço da realidade.” Tens razão Miguel. Tinha-me esquecido.

“Crazy Heart”, de Scott Cooper. O filme que valeu o Oscar a Jeff Bridges tinha-me escapado e só agora o apanhei na TV Cine. A história da queda e ressurreição de um cantor country alcoólico que vive dos êxitos do passado. Fiquei a saber que um dos meus atores favoritos (o Dude, do Big Lebowski, o radialista do Rei Pescador) também canta – e bem – e que o Colin Farrel consegue disfarçar o sotaque irlandês com eficiência. Bom filme.

“MLK The Murder Tapes”, RTP2. Documentário Americano sobre os últimos 18 dias da vida de Martin Luther King, assassinado num motel em Memphis. O documentário, astuto, cola imagens que já tinham sido transmitidas em noticiários locais e nacionais e reconstitui com precisão o assassinato do homem que lutou para acabar com o racismo legal nos Estados Unidos. No último discurso, declara que gostava de chegar a velho, o que era “expectável”, mas que não se importava de morrer porque já tinha chegado ao “topo da montanha” e visto a terra prometida e que ele podia não chegar lá, mas, “o povo”, havia de chegar lá. Ainda não Dr. King. Ainda não.

Amanhã é sexta-feira santa e não há Expresso Curto. Na segunda-feira ressuscita pela mão milagrosa do Ricardo Marques.

UM MUNDO NOVO


Ana Alexandra Gonçalves*
Tempos houve em que a subserviência era característica maior dos representantes políticos, sobretudo no contexto europeu. Todos se recordam da postura do Governo português perante as instâncias europeias e perante o ministro das Finanças alemão. Tempos diferentes, dir-se-á. Não, políticos diferentes apenas isso. Exemplo: Portugal ainda não saiu do procedimento por défice excessivo, embora esteja quase lá. Ainda assim e perante as constantes ameaças, os actuais representantes políticos não se vergam, mostram personalidade e sobretudo mostram o que é representar os cidadãos portugueses.

É evidente que existe uma diferença entre Passos Coelho e o seu séquito e o actual Governo: Passos Coelho e seus acólitos perfilhavam na totalidade a ideia de que se deve matar um povo com doses cavalares de austeridade, apostando numa postura de total subserviência. Tantas vezes Gaspar, Coelho e Albuquerque se baixaram que se lhe viu o rabo. Visão que a todos nos embaraçou.

Façamos um exercício fácil de executar: imagine-se a postura de Passos Coelho - caso ainda fosse primeiro-ministro - perante o inefável Presidente do Eurogrupo. Deixo tudo à vossa imaginação.

Este é todo um mundo novo. Sem medo, sem graxa barata, com personalidade. Um mundo novo que finalmente não nos envergonha a todos.


Um homem com amigos nunca é pobre - Páscoa feliz

"Disse-me (o meu avô) mais de uma vez:
- Um homem pode não ter nada. Pode não ter dinheiro. Pode não ter casa. Pode não ter mulher. Mas, se tiver amigos, nunca é pobre.
E esta frase continuou para sempre comigo: um homem com amigos nunca é pobre".

António Lobo Antunes


Para todos os nossos votos sinceros, e descomprometidos, de uma Páscoa Feliz, muitas amêndoas e poucas hiperglicemias... e cáries..

Atentamente

JRui + MJose + Mariana