domingo, 15 de janeiro de 2017

Trabalhadores Social Democratas defendem abstenção do partido na TSU

A estrutura liderada por Pedro Roque assume que ficaria mais tranquila se o PSD anunciasse a abstenção na apreciação parlamentar que vai pedir a cessação da vigência do diploma que prevê a descida da Taxa Social Única.
Pedro Roque lidera a estututura dos Trabalhadores Social Democratas

Os Trabalhadores Social Democratas (TSD), estrutura sindical ligada ao PSD que está integrada na UGT, mantêm o apoio ao acordo de concertação social alcançado em Dezembro e preferiam que o PSD se abstivesse na redução da Taxa Social Única (TSU), caso o diploma do Governo seja levado ao Parlamento pelos partidos da esquerda que apoiam o executivo.

Se me perguntar qual a posição que desejaria do partido, a minha resposta é que se abstivesse”, diz ao PÚBLICO Pedro Roque, secretário-geral dos TSD e deputado social-democrata, que na reunião da bancada, na última quinta-feira, dia 12, foi confrontado com a decisão de Pedro Passos Coelho, assumindo que há “divergências” entre a posição do PSD e a do sindicato que dirige.

"O que une a geringonça não é um projecto para Portugal, é fazer oposição ao PSD"

Questionado sobre se ficou surpreendido com a posição defendida pelo líder do partido, Pedro Roque respondeu: “Ficaria mais tranquilo com o anúncio da abstenção do PSD”.

O anúncio de Passos Coelho deixa os TSD numa situação peculiar: se, por um lado, os seus dirigentes estiveram directamente envolvidos na negociação do acordo (através da UGT); por outro, alguns desses dirigentes também são deputados, estando sujeitos à disciplina partidária.
Empenhámo-nos para que existisse o acordo”, refere Pedro Roque, lembrando que muitas das reuniões de concertação social foram conduzidas por Lucinda Dâmaso, presidente da UGT e membro da direcção dos TSD. “Quando aconteceu [o acordo], eu próprio telefonei ao secretário-geral da UGT para o congratular”, acrescenta.
Mas também entende a posição de Passos Coelho: “Compreendo que o PSD não deve ser a muleta do Governo nas situações em que não consegue o apoio dos partidos que o suportam na Assembleia da República”.

UGT: posição dos parceiros vai reforçar diploma da TSU

Agora, perante a decisão da liderança do seu partido, Pedro Roque diz que irá respeitar a disciplina de voto. Contudo apresentará uma declaração de voto, juntamente com outros deputados que também fazem parte dos TSD. Esta posição foi, aliás, comunicada a Pedro Passos Coelho na mesma reunião do grupo parlamentar.
A redução da TSU é uma das contrapartidas do acordo de concertação, alcançado em finais de Dezembro, que consagrou o aumento do salário mínimo para os 557 euros (em vigor desde 1 de Janeiro). A ideia é que as contribuições das entidades patronais para a Segurança Social baixem 1,25 pontos percentuais (de 23,75% para 22,5%), quando estiverem em causa trabalhadores que, nos últimos três meses de 2016, ganhavam entre 530 e 557 euros (podendo ir até aos 700 euros, considerando o pagamento por trabalho extra e nocturno).
A medida não agrada ao PCP, Bloco de Esquerda e PEV que anunciaram que, quando o decreto-lei for publicado, será chamado ao Parlamento para apreciação. O PSD, que no passado também reduziu a TSU para compensar a subida do salário mínimo, garante que votará ao lado da esquerda, acabando por inviabilizar a redução da TSU.

PSD fora da geringonça


Apesar dessa posição, o PSD rejeita ser responsabilizado por um eventual falhanço de um acordo de concertação social. "Ai nós é que pomos em causa a concertação social? Então eles é que fazem o negócio, desentendem-se entre eles e nós é que temos a responsabilidade?", questionou-se Pedro Passos Coelho numa iniciativa do partido em Faro. "O PSD não faz parte da geringonça e não fará. Tenham ao menos coragem para assumir as decisões que tomam".

Fonte: Público

Francesa Kiabi vai investir 13 milhões e criar 400 empregos

Resultado de imagem para Francesa Kiabi vai investir 13 milhões e criar 400 empregos
Em cinco anos, a Kiabi quer abrir dez lojas. Em março abre loja na Grande Lisboa, em maio segue-se o Grande Porto.
A cadeia francesa de moda Kiabi tem um plano para Portugal: em cinco anos quer abrir dez lojas e criar 400 postos de trabalho. “Estamos a apostar bastante no mercado português e, para garantir o crescimento que estamos a planear, vamos investir à volta de 13 milhões de euros”, adiantou Isabel Azevedo, country manager da Kiabi Portugal ao Dinheiro Vivo. “O investimento será sobretudo em imobiliário e, naturalmente, em formação e crescimento da equipa”, clarifica. Vão concorrer com H&M, Zara ou Primark.
A abertura, já em março, da loja no Fórum Sintra é o primeiro passo neste plano de expansão. Para maio preparam uma abertura a norte. “Temos em estudo uma abertura no Grande Porto num centro comercial”, adianta a responsável da cadeia de vestuário, sem mais detalhes por “questões de negociação contratual”.
Fonte: Dinheiro vivo

Hora de Fecho: Gentil Martins: "Aos 86 anos, não me sinto gagá"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A mão não lhe treme e só não opera mais porque não o deixam. Aos 86 anos, numa entrevista de vida, António Gentil Martins conta os momentos mais marcantes da sua vida, fala da família e do seu ídolo.
Estão previstas quatro votações, que podem terminar noite dentro. Processo só pode ficar resolvido antes se algum dos candidatos conseguir maioria absoluta.
Direção-Geral de Saúde explica que cuidados alimentares deve ter para fintar as descidas de temperatura. Se achava que as bebidas alcoólicas ajudavam a aquecer, é melhor pensar duas vezes.
Martin Winterkorn, que se demitiu há mais de um ano devido ao "escândalo" das emissões de gases a envolver a VW, já saberia da manipulação pelo menos dois meses antes, segundo o diário alemão "Bild".
Ministro da Economia britânico admite a possibilidade de baixar impostos e encargos às empresas no Reino Unido para que o país se mantenha competitivo, caso perca acesso ao Mercado Único Europeu.
Quando Tal Golesworthy descobriu que estava em risco de rotura na aorta, não ficou convencido com a cirurgia que lhe foi proposta – por isso inventou uma nova. Por Geoff Watts.
O presidente do PSD garante que o partido terá um candidato próprio na capital e que não apoiará a candidata e líder do CDS na corrida à câmara municipal de Lisboa.
O representante dos trabalhadores sociais-democratas, Pedro Roque, afirmou ao Público que preferia que o seu partido se abstivesse no Parlamento, viabilizado a redução da TSU.
Passos afirma que PCP e BE mudaram de opinião sobre a redução da TSU e voltou a pronunciar-se contra a hipótese de nacionalização do Novo Banco. "Não chega já a CGD?", questiona o presidente do PSD.
Presidente francês defendeu a conveniência da conferência sobre o Médio Oriente, que se realiza em Paris, e sublinhou que a "paz não é um sonho do passado".
Ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, intensificou a sua atividade política na Coreia do Sul. Imprensa considera que é uma "campanha preliminar" para anunciar candidatura à presidência do país. 
Opinião

João Marques de Almeida
Se o PS precisa do PSD quando se alia a comunistas e bloquistas, então a geringonça ainda não tem a maturidade suficiente para governar Portugal. Cresçam e aprendam a governar sem fazerem queixinhas.

Walter Osswald
Daniel Serrão soube sempre intervir e argumentar, falando a linguagem da razão esclarecida e responsável, respeitosa e tolerante, a linguagem de quem quer ajudar o outro a ser mais feliz e mais justo.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Mário Soares, mesmo não sendo católico, sempre teve esta certeira intuição: a de que a Igreja seria sempre sua aliada na luta pela democracia e pela liberdade.

José Miguel Pinto dos Santos e José Fonseca Pires
Será de proibir o pagamento de bónus a banqueiros que se revelam ineficientes quer no laboratório, quer na vida real? Não. Mas não se pode é esperar que pagando prémios obscenos se têm bons resultados

Rui Ramos
Não sei se foi “pouca gente” ao funeral de Mário Soares. Mas o país oficial, ao antecipar uma manifestação popular que não era provável que acontecesse, criou essa impressão. 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Portuguesa quebra recorde do mundo dos 50 km marcha

A portuguesa Inês Henriques estabeleceu este domingo o recorde do mundo de 50 km marcha, ao cumprir a distância em 4:08.25 horas, em Porto de Mós, Leiria.Resultado de imagem para Portuguesa quebra recorde do mundo dos 50 km marcha
A marchadora olímpica, de 36 anos, fixou o recorde nos campeonatos nacionais de marcha de estrada de 35 e 50 km, aproveitando o facto de a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) ter aberto a distância ao setor feminino a partir deste ano.
A melhor marca mundial nos 50 km marcha registada anteriormente data de 2007 e pertence à sueca Monica Svensson, com 4:10.59 horas, mas não é reconhecida como recorde pela IAAF, uma vez que a distância não era oficial no setor feminino.
A atleta do Clube de Natação de Rio Maior, atual campeã nacional dos 20 km marcha, foi assim a vencedora do primeiro Nacional de 50 km para mulheres, depois de ter sido também a mais rápida na passagem aos 35 km, com 2:50.09 horas.
Inês Henriques conta três participações olímpicas, a última das quais no Rio2016, onde alcançou o 12.º posto nos 20 km marcha. No currículo conta ainda um sétimo posto nos Mundiais de 2007 e um nono nos Europeus de 2010, sempre na distância dos 20 km.
No setor masculinos, João Vieira do Sporting foi o primeiro nos 35 km, com 2:38:40 horas, à frente de dois marchadores do Benfica, Pedro Isidro, que ficou na na segunda posição, com 2:42.41, e Miguel Carvalho, terceiro, com 2:45.16.
Nos 50 km, a vitória foi de Amaro Teixeira, do CA Seia, com 4:56.53 horas, enquanto Henrique Santos, do GD Diana, terminou em segundo, com 5:00:12.
Fonte: JN
Foto: Arquivo/Global Imagens

Eu, Psicóloga: O psicólogo é antes de tudo um forte

Por Caio Caio Cesar Rencinai Estan
Psicólogo, Psicanalista e membro do Departamento de Formação em psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae



O psicólogo é antes de tudo um forte. Parafraseando Euclides da Cunha em sua obra os Sertões, inicio este meio de comunicação com meus leitores, esta frase se auto explica, aos psicólogos que se sentiram tocados com a mesma, aos profissionais da saúde e outros tantos que desejam colocar seu sofrimento acima do outro, como se houvesse uma escala de sentimentos, de dor, como se não fosse subjetivo.

A dor, o esforço, os sentimentos que acompanham o trabalho são subjetivos, de modo que, se um indivíduo fala que está exausto ou muito cansado, de fato, eu imagino que ele deva estar muito cansado ou exausto, mas eu, enquanto indivíduo não pode dizer e nem é permitido disser, que eu sei o quanto ele se cansou, pois, neste jogo, entram algumas figuras e imagens que são do indivíduo. Portanto, eu não sei o quanto determinada pessoa está sofrendo pois, não estou no corpo dela.

De uma forma muito semelhante ocorre no campo da psicologia, temos de abarcar o sentimento do paciente, escutando muitas vezes, suas raivas, frustrações, desabafos, entre outros e somente então a partir dai, entrar um pouco no sofrimento do outro, para então, escutar realmente o que o aflige, indubitavelmente.


O psicólogo, a partir do momento que entra no campo da dor do outro, sente também esta dor, mas sim, tem que lidar com a cientificidade da psicologia e em outro momento, saber lhe dar com a dor de outrem e, desta forma, o psicólogo se alterna entre estas duas vertentes, mas ainda, não pode se incluir demasiado em outrem, pois penso eu ficaria muito confuso para retornar novamente ou não saberia voltar, afetando deveras sua vida enquanto profissional da saúde e ser humano fora daquele espaço.

Ao terminar a sessão, o psicólogo tem de ter a certeza de que devolveu ao paciente tudo o que ele depositou naquela figura e mais ainda, tem de ser profissional a medida que da uma breve devolutiva ou simplesmente fala algo; nestas horas, o falar do psicólogo vale ouro e o paciente, mesmo que fragilizado, retorna novamente na outra sessão com pouco mais de sentido em seu problema.

Uma vez que, o psicólogo foi ao âmago do mesmo e retornou, este seria o atendimento considerado por muitos ideal, tendo a neutralidade e serenidade como Freud descreve em um de seus textos, ainda não expressando sentimentos e fazendo a famosa “cara de paisagem”, mas a medida que tomamos a dor do paciente para si, e em muitos casos, surge uma vontade incomensurável de falar para o paciente de coisas que estão literalmente na cara dele e ele não consegue ver, é nestas horas que muitos não se contém e tentar, via dor do paciente, dar um nome aquele inominável que o paciente está ali diante do psicólogo. 

Querendo que este nome seja por leviandade ou pelo âmago de ajudar ou auxiliar o próximo, muitos passam por cima do que aprenderam, do que conhecem da teoria e vão de encontro com o que o paciente está pedindo, está suplicando e muitas vezes aclamando; o psicólogo se vê em uma sinuca de bico, muitas vezes não sabendo a qual senhor servir, a qual recorrer e abarcando por demais a história do paciente que, entra novamente em contradição, buscando “tirar” dele o sofrimento, e quando eu digo, “tirar” dele o sofrimento, seria retirar do paciente o que ele está sofrendo e retirar dele enquanto psicólogo, a dor que sente de uma situação supra parecida. 

É inevitável que o psicólogo enquanto ser humano se depare com situações como esta enquanto um profissional que atende pessoas, mas ainda cabe ao mesmo, entrar na dor e sair da dor do paciente, não tornando, em absoluto, o trabalho do psicólogo fácil.

Contudo ainda, é preciso valorizar o psicólogo, assim como outros profissionais da saúde no que tange ao trabalho deles, tendo em vista que cada indivíduo apresenta a sua dor e cada dor tem de ser compreendida como una, de forma que a dor é individual e não coletiva, transformando assim, o meio em que vive e mais ainda, o universo biopsicosocial do indivíduo.


Posted: 14 Jan 2017 08:25 AM PST
“A profecia autorrealizável é, no início, uma definição falsa da situação, que suscita um novo comportamento e assim faz com que a concepção originalmente falsa se torne verdadeira.” Robert Merton – Psicólogo




O conceito de profecia auto realizadora não é novo em psicologia. Há muito se percebe que a expectativa de uma pessoa a respeito do comportamento de outra pode contribuir para que essa última se comporte de acordo com o que se espera dela. Desta forma uma profecia autorrealizável é um prognóstico que, ao se tornar uma crença, provoca a sua própria concretização. Dito de outra forma , quando as pessoas esperam ou acreditam que algo acontecerá, age como se a profecia ou previsão já fosse real e assim a previsão acaba por se realizar efetivamente. 

Profecias (e estereótipos) são impostos e repetidos até que o próprio sujeito se modifique, tornando-se aquilo que o outro acredita que ele é. Se permitirmos, somos engavetados. Algo que foi dito ao ser assumido como verdadeiro - embora seja falso - uma previsão pode influenciar o comportamento das pessoas, seja por medo ou por confusão lógica, de modo que a reação delas acaba por tornar a profecia real.

Este processo não é consciente e nem sempre esta pessoa deseja que tais coisas aconteçam, mas ao "profetizar", ou seja, ao acreditar que ocorrerão acabará por colaborar para este desfecho sem ao menos perceber o quanto interferiu no resultado.

Vemos isto ocorrer o tempo todo, por exemplo quando um professor comunica a uma criança a mensagem "Eu sei que você é inteligente", a criança aceita essa avaliação e muda seu autoconceito para incluí-la. Infelizmente, podemos presumir que o mesmo princípio também se aplica a estudantes cujos professores enviam a mensagem "Eu acho que você é burro". Não acredita? Pense nesses exemplos :

Esperava ficar tão nervoso que estagnada em uma entrevista de emprego. Foi o que aconteceu.

Previa se divertir muito (ou nem um pouco) em uma reunião social. Suas expectativas se consumaram.

Um professor ou chefe explicou uma nova tarefa dizendo que provavelmente você não faria direito a princípio. Você não fez direito.

Um amigo descreveu alguém que você estava prestes a conhecer, dizendo que você não gostaria da pessoa. A previsão foi carreta: você não gostou da pessoa.

Em cada um desses casos, há uma boa possibilidade de que o evento tenha ocorrido porque foi previsto que ocorreria. Você não precisava ter estragado a entrevista, a festa pode ter sido chata por você ter contribuído para isso, você poderia ter se saído melhor no serviço se o chefe não tivesse falado, e talvez gostasse do novo conhecido se o amigo não tivesse lhe incutido um preconceito. Em outras palavras, foi a expectativa que ajudou a fazer com que cada evento ocorresse.

Esse tipo de profecia auto-realizável é uma força poderosa para moldar o autoconceito e, em consequência, o comportamento das pessoas, como tem sido demonstrado em diversos ambientes, além das escolas. E pode ser usada tanto para o mal quanto para o bem.

Na medicina, pacientes que, sem saber, tomam placebos — substâncias como injeções de água esterilizada ou pílulas de açúcar, sem o menor valor curativo — muitas vezes reagem ao tratamento de forma tão positiva quanto os pacientes que receberam de fato uma droga. Os pacientes acreditam que tomaram uma substância que fará com que se sintam melhor, e essa convicção produz uma "cura". 

Na psicoterapia, Rosenthal e Jacobson apresentam vários estudos que sugerem que pacientes que acreditam nos benefícios do tratamento mostram melhoras, independentemente do tipo de tratamento que recebem.

Mas o que podemos fazer para evitar que isto ocorra? A primeira coisa é se conhecer. O autoconhecimento nos ajuda a entender quais são as nossas crenças limitadoras, e como ela atrapalha o nosso dia. Observe seus comportamentos e sentimentos, a auto-observação ajuda na identificação destas profecias quando estiverem causando danos no bem estar emocional, social, profissional, dentre outros. Lembre-se: não é por que alguém te disse algo a seu respeito que aquilo é verdade. Por fim, mude seus pensamentos substituindo-os por algo positivo. É a velha história do copo com água. Ele pode estar meio cheio ou meio vazio. Depende do que você quer ver.

Era mesmo uma noite “não”!

Demasiados erros cometidos, alguma desconcentração momentânea em reclamações com a arbitragem, e uma noite para esquecer: assim pode-se definir o que se passou no Cabanão, este sábado.
É certo que a equipa do Ossela joga bom futsal e tem jogadores que, aqui e ali, fazem a diferença. Mas, neste jogo a equipa que veio do Distrito de Aveiro, limitou-se a jogar q.b., aproveitando as benesses que a equipa da casa foi dando.
Ao intervalo, o Ossela já vencia por 0-3 e, na segunda parte, apesar de ter concedido 4 golos, ainda aumentou o seu pecúlio até o 4-8 final.
Este foi mesmo, um encontro sem história, já que desde o primeiro minuto o Domus estava a perder e esteve, na maior parte do tempo... perdido, em campo! Como positivo mesmo, só a famosa raça de uma equipa que esteve longe do seu melhor... e, também, a presença cada vez mais constante, de uma juventude que mostra que a formação do clube vai dando frutos, desde já.
Marcadores: Márcio, Digo (2), Pedro, Migas (3), Vitinho e Costinha, pelo Ossela e, Carapinha (2), Mickey e Xiquito, pelo Domus Nostra.
Resultado: 4-8 (0-3, ao intervalo)
Cartões: Cláudio, Mickey, Rafa (amarelos) e Diogo (vermelho direto), pelo Domus e, Júlio (amarelo) e Leandro (vermelho direto), pelo Ossela.
Arbitragem: Vânia Roque, 2º árbitro, com péssimo desempenho na primeira parte, tentando, na segunda parte, "compensar" errando mais vezes a favor da equipa da casa. Mas, o estrago estava feito nos primeiros vinte minutos. Daniela Roque, 1º árbitro, teve atuação dentro do que se espera de uma arbitragem tranquila. Cláudio Santos, foi o cronometrista.
Positivo: Público, sempre presente, nunca regateando apoio; Raça e juventude no Domus, Júlio, belíssimo jogador do Ossela e o coletivo desta equipa.
Negativo: Os erros defensivos do Domus, a já referida arbitragem e o facto da equipa da casa ter um plantel curto para tantas lesões e advertências que têm apoquentado o clube, esta temporada.
De realçar, ainda, a entrega de um par de sapatilhas ao melhor marcador da equipa na época passada, Cláudio, como prémio para este jogador que nunca baixa os braços e que, ainda ontem, juntou-se ao grande rol de lesionados. O que ele espera é estar rapidamente pronto para marcar muitos golos... com as novas sapatilhas!
Mira Online

O Keep Calm esteve lotado. Todos queriam ver Maria Leal…

No passado dia 7, Maria Leal esteve a atuar no Keep Calm, em Mira.
Não havia espaço para mais ninguém! Cerca de 400 pessoas deslocaram-se até o bar, bem situado  no centro da vila de Mira, para assistirem ao espetáculo da artista, que durou cerca de 30 minutos.
A reportagem do Mira Online quis saber do gerente João Ribeiro e da sua esposa, Vanessa Fernandes, qual foi o resultado desta ousadia que foi contratar Maria Leal para dar um pequeno show. Ambos mostraram toda a sua satisfação pelo feed back, garantindo que "esta aposta é para ser repetida com outros artistas que movam multidões", numa clara demonstração de que muitas e boas novidades virão a caminho nos próximos tempos!
Resta aguardar pelas notícias que, provavelmente, não demorarão muito a chegar, as quais o Mira Online estará atento para colocar a par, todos os fãs deste local aprazível de Mira, no que se refere a diversão, boa companhia e, claro, bebida e alimentação...

Serviços de saúde estão a dificultar acesso a grávidas imigrantes

Todas as grávidas estão isentas das taxas moderadoras na saúde. Mas há imigrantes sem visto de residência que se queixam de barreiras de acesso a consultas e exames. Casos que chegam a associações têm aumentado no último ano. Hoje é Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, declarado pelo Vaticano
Resultado de imagem para Serviços de saúde estão a dificultar acesso a grávidas imigrantes
Chegou a Portugal em Fevereiro, grávida de quatro meses, com a expectativa de o marido conseguir trabalho e ela também. Indiana, Zarat (nome fictício) é uma mulher pequena e fala pausadamente. A determinada altura da conversa com o PÚBLICO começa a chorar, entre o relato do que foi o périplo para conseguir tratamento médico e a falta de informação sobre o que aconteceu ao bebé que acabaria por perder, depois de dar à luz.
Tudo começou com as primeiras idas ao centro de saúde num dos bairros periféricos de Lisboa. Tentou pelo menos três vezes registar-se e ter consulta, mostrando exames a comprovar que estava grávida. Mas sem visto ou autorização de residência, não foi atendida. Mostraram-lhe um papel onde estava escrito que precisava de visto de residência, cartão de segurança social, entre outros requisitos impossíveis de obter naquela situação. E pediu ajuda a uma organização que apoia pessoas como ela. Conseguiu, finalmente, ser atendida no centro de saúde. Onde ninguém a informou, contudo, que precisava de uma declaração do médico a isentá-la das taxas cobradas em consultas e exames. “Era muita coisa ao mesmo tempo”, lembra. “Não tínhamos trabalho, não podíamos pagar”, acrescenta.
Em Portugal, o tratamento médico não pode ser recusado a ninguém, estando ou não em situação irregular. Além disso, diz o despacho n.º 25 360/2001, do Ministro da Saúde, que os imigrantes de países terceiros sem autorização de residência ficam isentos de taxas em situações que ponham em perigo a saúde pública. Uma circular da Direcção-Geral de Saúde (DGS), de 7 de Maio de 2009, clarifica ainda que essa isenção é dada aos imigrantes que apresentem ou não um atestado de residência da Junta de Freguesia a demonstrar que vivem em Portugal há mais de 90 dias, caso se enquadram nas excepções. Aí está incluído a saúde materno-infantil e a saúde reprodutiva, consultas de planeamento familiar, interrupção voluntária da gravidez, acompanhamento e vigilância da mulher grávida, parto e puerpério ou cuidados de saúde prestados aos recém-nascidos, entre outras. Prevê-se ainda isenção para quem está em situação de exclusão social ou carência económica.
Porém, a dificuldade de acesso à saúde por imigrantes, sobretudo de países terceiros, e sem a situação regularizada, não é de todo incomum. Várias mulheres entrevistadas pelo PÚBLICO queixaram-se: foi recusado o atendimento no centro de saúde, pura e simples, mesmo estando grávidas; ou foi-lhes cobrado pagamento, indevidamente; ou não foram vistas por um médico por não falarem português; ou foi-lhes recusado o acesso a um número de Serviço Nacional de Saúde quando, na verdade, até descontam para a Segurança Social e pagam impostos. A DGS diz que desconhece casos como estes e indica que “qualquer situação que lhe seja comunicada será analisada”. Acrescentou mesmo que, se “necessário, serão tomadas iniciativas que corrijam as suas causas”. Também o Ministério da Saúde informou que não tem registo de queixas.
Fonte: Publico

RESTAURANTE REAL: Tradições respeitadas… modernidade sempre procurada!

O REAL abriu portas pela primeira vez a 1 de Agosto de 1992. João Seiça e Maria Real desenharam a sua visão e criaram um restaurante que rapidamente se tornou uma referência no concelho de Mira e arredores.
Ao longo dos anos seguintes a família Real (como é mais conhecida) fez crescer o seu projeto através da melhoria contínua da sua oferta de Restaurante/Bar/Café.
No ano 2003 é tomada a decisão de renovar o Real, conferindo-lhe uma nova configuração, um novo estilo mais moderno (que ainda hoje se mantém bastante atual) assim como uma reformulação do seu próprio conceito e produto. Nesta nova fase, sempre com a presença e orientação dos “chefes” de família, é a nova geração da mesma que lidera a gestão do Real, concretamente, duas das filhas do casal, Cidália e Paula.
Ao longo de 24 anos o Real soube adaptar-se e posicionar-se de forma constante às expetativas das novas gerações de clientes, soube crescer de forma sustentada cimentando bem o seu lugar na oferta de restauração no concelho de Mira e alargando consideravelmente a sua influência e reputação além dos limites concelhios.
Chega o ano de 2016 e uma nova etapa para esta família que decide entregar o seu “Real” a novas mãos. Está na altura de a família Real descansar um pouco!
Com uma ligação já antiga à casa, surge esta equipa de fãs do Real dispostos a fazer com que o Real continuasse a demonstrar toda a sua força e capacidade de evoluir.
José Camarinha – 43 anos – formado em bar/gestão/comercial
Alexander Amarante – 40 anos – formado em restauração/bar/formação
Rui Cruz – 39 anos – formado em restauração/bar/gestão
Projeto 2017 #25anosdepaixao
Ano de comemorações dos 25 Anos do REAL com iniciativas a divulgar ao longo do ano e com uma grande festa pensada para o dia 1 de Agosto de 2017 (data oficial da comemoração dos 25 anos)
Projeto de Futuro
Sob a alçada deste mote, #realmentediferente, a sua equipa pretende respeitar a linha de continuidade do Real relativamente ao nível qualitativo e inovador da oferta do estabelecimento, assegurare estrategicamente uma preocupação constante em observar o mercado que os rodeia e adaptar os seus serviços e produtos às mudanças do mesmo, às expetativas das novas gerações que vão chegando mas sem largar nunca o carimbo da tradição e da cultura local. Pretendem, também fazer por aproximar o Real da comunidade local, com sinergias associadas a serviços e produtos, assim como pretendem transformá-lo em algo mais do que um estabelecimento de comidas e bebidas…
A sua agenda de animação cultural passa por apresentar exposições periódicas de artistas locais com artesanato, pintura, fotografia e outros eventos que promovam um valor acrescentado à comunidade local, através do Real. Suas ofertas gastronómicas passarão rapidamente a incluir algumas referências da cozinha Gandaresa fazendo do restaurante um espaço de escolhas abrangentes entre os pratos locais, a cozinha Portuguesa e alguns clássicos internacionais. No Bar, além da já referida animação cultural, dão prioridade à promoção de novos produtos locais e nacionais, cujas marcas reconhecem frequentemente o Real como o palco ideal para sua promoção

Preço de casas volta a subir com vendas a crescerem 30%

Taxas de juro historicamente baixas e maior concessão de crédito à habitação estão a impulsionar a compra de casa pelos portugueses. Preços vão subirResultado de imagem para Preço de casas volta a subir com vendas a crescerem 30%
“Neste ano deveremos crescer mais de 30% em vendas de casas, se o Estado não fizer recair mais nenhuma medida com impacto penalizador sobre o setor imobiliário”, acredita Luís Lima, presidente da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal. E os preços vão atrás.
Podem aumentar na ordem dos 7,5%, impulsionados pela subida da procura e pela parca oferta de nova construção. Acima desse valor “já é especulação”.
Depois de anos em que o setor sofreu na pele com a quebra de rendimento disponível dos portugueses – em parte compensado pelas compras feitas por estrangeiros, que em setembro ainda representavam 23% das vendas -, o mercado doméstico dá sinais de recuperação, à boleia de maior concessão de crédito por parte dos bancos, da descida dos spreads e da queda da Euribor para novos mínimos históricos. “Houve um claro regresso dos portugueses à compra de casa”, diz Miguel Poisson, diretor-geral da ERA Portugal, empresa de mediação imobiliária que tem no mercado doméstico 80% da sua clientela.
Um regresso que muito se deve à “disponibilidade e às melhores condições dos bancos para a concessão de crédito”, diz. “Ainda sem dados de 2016 fechados, os indicadores do Banco de Portugal apontam para um crescimento de 40% [face a 2015] no crédito à habitação.” Isto depois de um crescimento de 74% de 2014 para 2015, reforça Miguel Poisson.
Fonte: Dinheiro vivo
Foto: DN

Encontrado corpo de cidadão alemão na costa de Porto Santo

O cadáver encontrado sábado numa balsa salva-vidas na baía do Focinho do Forte, na costa norte da ilha do Porto Santo, é de um indivíduo de nacionalidade alemã, diz, em comunicado emitido na madrugada de hoje, a Autoridade Marítima Nacional.

Resultado de imagem para Encontrado corpo de cidadão alemão na costa de Porto Santo
"Tratava-se um indivíduo do sexo masculino, com 67 anos, de nacionalidade alemã e das diligências efetuadas no local, foi possível identificar a vítima como tripulante de um veleiro de pequenas dimensões, de bandeira alemã "Tortuga", revela o comunicado.
O Comando da Zona Marítima refere que "o desconhecimento da localização desde veleiro já havia sido reportado por um familiar do proprietário".
"Com base nesta suposição, mesmo sem ter sido recebido um alerta através dos sistemas de emergência obrigatórios para este tipo de embarcações que navegam em alto mar, foi acionada uma operação de busca com empenhamento de meios da Marinha e da Força Aérea, através do navio patrulha Tejo (NRP Tejo), em comissão na Madeira, e uma aeronave C-295 do Destacamento Aéreo da Madeira, respetivamente", acrescenta.
O Comando diz que "foram igualmente empenhados navios mercantes que navegavam em trânsito entre o continente e o arquipélago da Madeira" mas que, depois de coberta uma área de patrulha de mais 3000 milhas quadradas, ao longo de três dias de buscas, "não foram recolhidas evidências que alguma situação anómala pudesse ter ocorrido com este veleiro".
Nesse contexto, o Comando declara ser ainda desconhecida "a causa da morte do tripulante agora encontrado" pelo que o NRP Tejo prossegue as buscas na tentativa de encontrar o veleiro e o segundo tripulante.
O alerta foi dado ao Serviço Regional da Proteção Civil e posteriormente ao Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal, cerca das 16:47, o qual informou de imediato o Comando-local da Polícia Marítima do Porto Santo, cujos elementos se deslocaram para o local a fim de tomar conta da ocorrência.
Fonte: Lusa
Foto: © Reuters

EUA em alerta máximo contra ataques terroristas na tomada de posse de Trump

Resultado de imagem para EUA em alerta máximo contra ataques terroristas na tomada de posse de Trump
O Governo norte-americano está a planear medidas extraordinárias para prevenir ataques de atiradores, drones armados ou com camiões, como os de Nice ou Berlim.
A cinco dias da tomada de posse de Donald Trump, as autoridades estão em alerta máximo, por causa de possíveis atentados. O Governo norte-americano está a planear medidas extraordinárias para prevenir ataques de atiradores, drones armados ou com camiões, como os de Nice ou Berlim.
São esperadas cerca de um milhão de pessoas na cerimónia que acontece daqui a cinco dias.
O secretário da Segurança Interna garantiu que as autoridades não têm conhecimento de qualquer ameaça credível até agora. No terreno vão estar cerca de 28 mil agentes e o FBI vai ter detetores de radiação e químicos na zona.
Fonte: Jornal Económico

Comentário: o mundo está ser cada vez mais governado (dominado) por loucos perigosos, porque além de colocarem as suas vidas em perigo, colocam as vidas de inocentes no mesmo caminho.
A forma como outros partiram deste mundo cão não lhes serve de exemplo.

J. Carlos

Descarrilamento interrompe tráfego ferroviário na linha do Douro

Duas carruagens descarrilaram à entrada da estação de Livramento, Vila Meã. Não há previsão para ser retomada a circulação ferroviária
OCTÁVIO PASSOS/ GLOBAL IMAGENS
O tráfego ferroviário na linha do Douro está interrompido, devido ao descarrilamento de duas carruagens "à entrada da estação de Livramento", próximo de Vila Meã, disse à Lusa fonte das Infraestruturas de Portugal.

Segundo a mesma fonte "não há quaisquer feridos", mas adiantou que "as duas carruagens terão saído dos carris", o que impede a circulação e obriga a um transporte alternativo a partir desta estação, passando por Vila Meã e até Marco de Canaveses.

A mesma fonte não precisou o tempo previsto para a circulação ferroviária ser retomada, contudo, referiu que o acidente ocorreu por volta das 12:10.
A linha ferroviária do Douro liga o Porto a Barca d' Alva, em Trás-os-Montes, tendo o acidente ocorrido no primeiro terço do troço.

Fonte: DN