sábado, 28 de setembro de 2019

Nacional | Taxa de desemprego em queda

A taxa de desemprego baixou em julho para 6,4%, valor inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) ao do mês anterior, em 0,2 p.p. ao de três meses antes e em 0,4 p.p. ao do mesmo mês de 2018, anuncia o Instituto Nacional de Estatística (INE).Aquele organismo acrescenta que, comparando com o mês precedente, a população desempregada diminuiu 5 mil pessoas (1,5%) e a população empregada aumentou 11,4 mil pessoas (0,2%).
A população empregada foi estimada em 4.843.800 pessoas, tendo aumentado 0,2% (11,4 mil) em relação ao mês anterior. Relativamente a três meses antes (abril de 2019), a população empregada aumentou 0,1% (5,6 mil) e em comparação com o mesmo mês de 2018 aumentou 0,7% (35,3 mil).
A estimativa provisória da taxa de desemprego de agosto é 6,2%.

Olhão tem novo plano de pormenor

Foi publicado esta sexta-feira, 27 de setembro, em Diário da República, o Plano de Pormenor Noroeste de Olhão (PPNO), que estabelece o regime de uso, ocupação e transformação do solo, com uma área de intervenção de 20,62 hectares, na zona da Quinta João de Ourém.
O PPNO, que tem uma vigência prevista de 10 anos, entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação e tem como objetivo promover a requalificação territorial e ambiental da sua área de intervenção, caracterizada por vários loteamentos dispersos.
O documento, que foi aprovado por unanimidade na Assembleia Municipal de Olhão do passado dia 26 de junho, de acordo com o presidente do Município, António Miguel Pina, “vem resolver os problemas que alguém criou a cerca de 400 famílias ali residentes. O PPNO é, por isso, de extrema importância. Agora está definida a forma mais eficaz para os olhanenses usufruírem, harmoniosamente, da Quinta João De Ourém”.
Assim, com este documento, prevê-se o “remate do perímetro urbano através da ligação das infraestruturas viárias dos diversos loteamentos existentes de forma integrada na rede de percursos de atravessamento (pedonal, ciclável e rodoviário) que permitam a vivência do espaço edificado, bem como da envolvente próxima a requalificar e consolidar”.
O PPNO define as regras para ocupação dos terrenos ainda por edificar, prevendo as áreas de construção máxima e concebendo estruturas que permitam gerar utilizadores do espaço urbano. Pretendem-se espaços públicos agradáveis, respeitando os princípios de acessibilidade e salubridade, caracterizados pela ventilação natural e conforto térmico, que deverão ter reflexo tanto no espaço exterior como no interior das construções.
As transformações urbanas pretendidas deverão ser alvo de financiamentos adequados à viabilização do Plano, que prevê também a regularização de edifícios construídos em espaços agrícolas e Reserva Agrícola Nacional (RAN). Com este PPNO prevê-se ainda a reclassificação do solo rústico em solo urbano na sua totalidade considerando que, de acordo com o PDM em vigor, 84% da área de intervenção está classificada como solo urbano e o restante como agrícola (aproximadamente 2% deste espaço está, ainda, sujeito ao regime jurídico da RAN).
A área de intervenção do PPNO é delimitada a norte por área agrícola, a sul pela Rua da Comunidade Lusíada (onde se localiza a Escola EB2/3 Prof. Dr. Paula Nogueira), a poente por uma linha de água junto ao Campo Municipal de Olhão e a nascente pelo Bairro Lopes.
O documento pode ser consultado aqui: http://bit.ly/PPNOlhao

Política | Catarina Martins: “O Governo nada teria feito sem o BE e sem o PCP”

Resultado de imagem para Catarina Martins: “O Governo nada teria feito sem o BE e sem o PCP”
 SAPO24
A coordenadora do BE defendeu hoje que "o Governo nada teria feito" sem bloquistas e comunistas porque "as decisões da maioria foram graças aos três", considerando este acordo "a melhor notícia que Portugal teve nos últimos 4 anos".

"Orgulhamo-nos do caminho feito e não discutimos quem é que teve a ideia de cada uma das medidas. O Governo nada teria feito sem o Bloco e sem o Partido Comunista Português", afirmou, Catarina Martins, num almoço na FIL, em Lisboa, a maior ação que o BE organiza durante esta campanha eleitoral para as legislativas.

Na perspetiva da líder do BE, "as decisões da maioria foram graças aos três" e os bloquistas gostaram "desta cooperação sempre que serviu para resolver os problemas” do país.

"Três semanas antes das eleições de 2015, disse a António Costa que faríamos uma maioria de governo se o PS aceitasse três condições: descongelar as pensões, não diminuir a contribuição das empresas para a Segurança Social e não facilitar os despedimentos", começou por lembrar.

O PS, segundo Catarina Martins, "na altura respondeu" com a continuação da "campanha a apelar à maioria absoluta, mas no dia das eleições, toda a gente ficou a saber que o Bloco de Esquerda mantinha o mesmo desafio que tinha feito, toda a gente sabia que era possível trabalhar para um acordo".

"E esse acordo foi a melhor notícia que Portugal teve nos últimos quatro anos e o Bloco orgulha-se do caminho que fez", enfatizou.

Defeitos este acordo, a líder do BE só aponta "ainda ter sido pouco, porque fez pouco pelos precários, pelos trabalhadores por turnos, para combater as desigualdades salariais", ou ainda "para recuperar cada um dos hospitais e centros de saúde".

"E a nossa responsabilidade é hoje, como há quatro anos e como em cada um dos dias, vencer barreiras", assumiu.

Sobre estes quatro anos e os compromissos assumidos, Catarina Martins garantiu ainda que o BE "cumpriu cada um dos acordos que fez” no país, recuperando uma ideia já defendida nas eleições europeias deste ano: "quem cumpre, merece crescer".

"Lutaremos por mais deputados e mais deputadas em todo o país", admitiu, considerando que ao longo desta legislatura os bloquistas foram "a garantia do povo".

Entre estes deputados que o BE quer fazer chegar à Assembleia da República está Beatriz Dias, "que será deputada africana e portuguesa, que tem feito a história no combate ao racismo, no combate pela igualdade", enalteceu a líder bloquista.

O discurso de Catarina Martins terminou com a citação de parte da letra da canção "Eu vi este povo lutar", de José Mário Branco, uma música que se ouviu na íntegra no final.

No almoço previsto para cerca de 1500 pessoas, mas com uma dezena de mesas vazias, estiveram as caras mais conhecidas da "família bloquista", como os três fundadores, Francisco Louçã, Fernando Rosas e Luís Fazenda, assim como deputados e cabeças de lista nestas eleições.

A líder do BE sentou-se com o mandatário nacional, Mário Tomé, o líder da bancada parlamentar, Pedro Filipe Soares, a candidata por Lisboa Beatriz Dias e nomes da geração mais jovem do BE, como Joana e Mariana Mortágua, Isabel Pires, José Soeiro e Fabian Figueiredo.

Lusa

Política Mundial | Fim de tratado nuclear acena flagelos universais


Luis Dufaur
Os EUA formalizaram a saída do Tratado para a eliminação de mísseis nucleares de meio e curto alcance (INF) assinado, no final da Guerra Fria, com a União Soviética em dezembro de 1987.
No momento em que as crises do Irã e da Coreia do Norte se acentuam, um calafrio percorreu o hemisfério norte, noticiou “The New York Times”.
O pacto proibia à Rússia e aos Estados Unidos fabricar, instalar ou realizar testes de misseis de curto alcance (de 500 a 1.000 quilômetros) e de médio alcance (de 1.000 a 5.500).
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, anunciou a retirada seis meses após denunciar o acordo em razão da negativa de Moscou de destruir um novo míssil que viola o pacto e se gabar de estar construindo outros imensamente mais destrutivos.
Há anos, Washington e Moscou se acusam de violar esse tratado assinado em 1987. Mas, a violação ficou patente quando a Rússia apresentou o Novator 9M729 (SSC-8 para a NATO) que supera os 500 quilômetros de alcance.
São más notícias para a Europa, porque o Velho Continente voltará a ser o campo de jogo macabro das duas superpotências nucleares.
O fim do INF não mudará as coisas da noite para o dia, mas os dois já estão desenvolvendo novas gerações de engenhos de destruição de pesadelo que estavam proibidos.
A Rússia já está instalando-os na fronteira com a Europa do Leste. Desde Kaliningrado poderá atingir capitais como Berlim e Londres. Mikhail Gorbachev, único signatário vivo do INF declarou à agência Interfax, que o fim do tratado “dinamita não só a segurança de Europa, mas do mundo todo”.
O orçamento de Defesa russo é a décima parte do americano, mas a vontade de Vladimir Putin de se mostrar como o homem mais poderoso diante de seus compatriotas justifica qualquer desatino.
O especialista russo Pavel Felgenhauer está convencido de que “vamos assistir ao desenvolvimento e instalação de novas armas”.

Putin falou de versões terrestres dos mísseis Kalibr que até agora eram uma exclusividade da Marina. Também apresentou – numa tela virtual – o míssil hipersónico Kinzhal, escreveu “El Mundo” de Madrid.
E ainda anunciou o denominado “Satan-2” intercontinental que um só poderia destruir um país como a França ou um estado como Texas.
As bravatas de Moscou têm grande valor eleitoral interno, mas não pode ser reduzido a apenas isso. O apocalipse nuclear pode ser uma hipótese suicida válida para um regime impiedoso que cambaleia.
“Os EUA e a Rússia entraram agora num estado de instabilidade estratégica”, disse Ernest J. Moniz, ex-secretário de energia.
Por sua vez, o ex-senador Sam Nunn, escreveu para “Foreign Affairs” o artigo “O retorno do Dia do Juízo Final”.Nele, defende que “desde a crise dos mísseis cubanos de 1962 a confrontação russo-americana envolvendo armas nucleares foi tão alta como hoje. “Porém, contrariamente à Guerra Fria, os dois lados não se cegaram tanto voluntariamente como hoje para o perigo”.
Simultaneamente, Pompeo convidou à China e outras nações a entrar “numa nova era de controle de armas”. Pequim não deu nenhuma resposta positiva, e ainda que o fizesse seria de credibilidade duvidosa.
A China acumulou o arsenal balístico mais avançado do mundo, cujos mísseis, teoricamente, só estariam equipados com cabeças convencionais (não nucleares).
A China não assinou o INF, mas desenvolveu e instalou a família de mísseis apocalípticos. Centenas de mísseis chineses proibidos miram Taiwan, Japão e Índia, e podem atingir Guam e outras bases americanas no Pacífico.

Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev assinaram em Washington D.C. o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) quando a grande mídia comemorava o “fim do comunismo” e “da História”.

O almirante Harry B. Harris Jr., comandante das forças americanas no Pacífico, declarou ante o Congresso que os diversos tipos de mísseis chineses na região seriam “mais de 2.000”, 95% dos quais em violação dos critérios do INF.
Pequim esperneia ante o anúncio de que os EUA instalariam baterias antimísseis em território sul-coreano.
Para Samore, a China não cumprirá qualquer acordo futuro de restrição de armas nucleares.
Trump pretende testar logo seus novos engenhos até agora proibidos, e pelo fim do ano outros modelos que podem atingir entre 1.800 e 2.500 milhas. A questão é onde instalá-los. O Japão e a Coreia do Sul poderiam ser bases. Mas, embora perigosíssimo, nada disso é o pior.
O futuro da guerra atômica “está nas armas no espaço, na inteligência artificial e nos engenhos cibernéticos não-tripulados, para os quais não há restrições”, diz Gary Samore, chefe de estratégia nuclear no Conselho de Segurança Nacional.
O atentado iraniano com drones contra refinaria saudita abalou o mundo. Mas seria apenas um teste dessa nova guerra, feito em pequena escala e a nível convencional.
ABIM

A probabilidade de furacão Lorenzo atingir Açores é “superior a 80%”


A probabilidade de o furacão Lorenzo atingir os Açores é "superior a 80%", esperando-se rajadas até 150 quilómetros por hora e ondas superiores a 20 metros, segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

O furação Lorenzo, de categoria 3 na escala de Saffir-Simpson, segundo o comunicado do IPMA, encontrava-se hoje, às 09:00 UTC (10:00 em Lisboa), a 2510 quilómetros a sudoeste dos Açores, deslocando-se para norte/noroeste a uma velocidade de 17 quilómetros por hora.

O IPMA prevê para o grupo ocidental do arquipélago (ilhas Flores e Corvo), de acordo com os últimos dados disponíveis, vento do quadrante sul com rajadas até 150 quilómetros por hora, chuva forte e ondas de sudoeste com "altura significativa entre 10 a 12 metros".

Nas ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira (grupo central), o vento surgirá do quadrante sul com rajadas até 180 quilómetros por hora e chuva forte, com altura máxima de onda superior a 20 metros.

No grupo oriental, que compreende as ilhas de São Miguel e Santa Maria, estão previstas rajadas até 110 quilómetros por hora e ondas de altura significativa de sete a nove metros.

O IMPA adianta que, "devido à distância a que o furacão se encontra, existe ainda incerteza relativamente à trajetória exata e respetiva intensidade" com que poderá atingir os Açores.

A Proteção Civil dos Açores vai "reforçar os meios e colocar em alerta máximo" os corpos de bombeiros, as forças de segurança, os serviços das obras públicas e os serviços municipais.

Será também aumentado o número de operadores da PSP responsáveis pela linha 112 e o número de operadores de Proteção Civil e da linha de emergência médica.

O presidente da Proteção Civil dos Açores recomendou a adoção de medidas de autoproteção, como "guardar objetos soltos no jardim e à volta das residências, limpar os sistemas de drenagem, consolidar os telhados, as portas e as janelas, circular só em caso de extrema necessidade, reforçar as amarrações das embarcações, não praticar atividades relacionadas com o mar e praticadas ao ar livre e afastar-se das áreas baixas junto das orlas costeiras e das ribeiras".

Lusa

Politica | CDS quer que Ministério Público investigue declarações de António Costa e Azeredo Lopes

Resultado de imagem para CDS quer que Ministério Público investigue declarações de António Costa e Azeredo Lopes

O CDS-PP propôs que o parlamento envie ao Ministério Público as declarações do ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes e do primeiro-ministro, António Costa, sobre o caso Tancos, para saber se houve “falsas declarações”.

Numa conferência de imprensa na sede nacional do partido, em Lisboa, a presidente do partido, Assunção Cristas, questionou se o presidente da Assembleia “já garantiu que todas as declarações prestadas no parlamento”, tanto de Azeredo Lopes como de António Costa, “foram entregues ao Ministério Público”.
“É muito importante que seja esclarecido se houve ou não falsas declarações com relevância para este processo”, afirmou Cristas, admitindo que, em último recurso pode ser o partido a pedir, não tendo dúvidas de que houve declarações contraditórias entre Azeredo e Costa em todo o processo do furto de material militar do paiol de Tancos, em 2017.
E porque, no seu entender, depois da acusação pelo Ministério Público de Azeredo Lopes, o “assunto está longe de estar esclarecido”, a presidente do CDS desafiou, uma vez mais, o primeiro-ministro a, “de uma vez por todas, vir esclarecê-lo”.
Em termos de iniciativas, a líder dos centristas anunciou ainda a sua intenção de apoiar uma segunda comissão de inquérito parlamentar, após as eleições de 06 de outubro.
Assunção Cristas acrescentou que o seu partido “participará ativamente” na reunião da comissão permanente da Assembleia da República, sugerida pelo PSD.
Para o CDS, hoje “tudo indica que o ministro [Azeredo Lopes] não só soube do ‘achamento’, mas que participou ativamente em todo o processo de encobrimento, desobedecendo a uma ordem da PGR [Procuradoria-Geral da República] – de cujo protesto da PGR o primeiro-ministro assumiu que teve conhecimento”.
A resposta de Costa à comissão de inquérito, “agora não serve” e Cristas questiona se mantém a resposta que deu, por escrito: Azeredo Lopes “desempenhou com lealdade as funções de ministro da Defesa Nacional, transmitindo-me sempre, em todos assuntos, a informação que considerou relevante ou que eu solicitei”.
Lusa

Corpo de homem carbonizado encontrado numa queimada no Seixal

Resultado de imagem para Corpo de homem carbonizado encontrado numa queimada no Seixal

O cadáver de um homem carbonizado foi hoje encontrado, na sequência de um incêndio, na Quinta das Laranjeiras, freguesia de Fernão Ferro, concelho do Seixal (Setúbal), disseram à agência Lusa fontes dos bombeiros e da GNR.

De acordo com a fonte da guarda, o homem terá sido vítima de uma queimada que se descontrolou, tendo o alerta sido dado por um vizinho por volta do meio-dia.

"Quando chegaram ao local, os bombeiros e a GNR encontraram uma vítima cadáver carbonizada no perímetro do fogo", relatou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.

O incêndio ocorreu num descampado, situado numa zona urbana na Quinta das Laranjeiras.

A Polícia Judiciária (PJ) deslocou-se ao local para proceder a averiguações, referiu a fonte da GNR.

As operações de socorro mobilizaram os bombeiros do Seixal e Sesimbra, GNR e a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Almada.

Lusa

JUSTIÇA | Tribunal não conseguiu provar que havia sexo no Impacto Club

A principal arguida de um processo em que duas mulheres responsáveis por uma “boîte” em Coimbra eram acusadas de lenocínio agravado e de explorar sexualmente várias mulheres foi condenada a quatro anos de prisão, com pena suspensa.
Na leitura do acórdão, a juíza Ana Gordinho disse que o tribunal não conseguiu provar que se praticava sexo dentro do “Impacto Club”.
“Não houve uma única testemunha que confirmasse esta versão e as escutas [telefónicas] também não levaram a essa conclusão, uma vez que o grosso das escutas se referiam a um bar de alterne e ‘striptease'”, afirmou a magistrada.
O Tribunal de Coimbra condenou a Adriana pelo crime de auxílio à emigração ilegal a uma pena de quatro anos de prisão, com pena suspensa por igual período, com regime de prova.
O coletivo de juízes presidido por Ana Lúcio Gordinho absolveu-a das acusações de lenocínio e branqueamento de capitais, que constavam na acusação do Ministério Público (MP).
Segundo o MP, esta arguida vivia “há muito à custa do ganho das prostitutas”, tendo explorado no final dos anos 1990 e no princípio do século XXI a residencial “Camélias Club”, na Mealhada, juntamente com outra mulher, conhecida por ‘Madame Filipa’, entretanto falecida.
Em 2011, regressou ao “Camélias Club”, visto que a antiga proprietária ficou doente, gerindo, ao mesmo tempo, o “Impacto Club”, na cidade de Coimbra, refere a acusação.
Uma sobrinha da principal arguida, que se encontra no Brasil, e que por isso esteve ausente do julgamento, estava acusada de colaboração na gestão do Impacto e de ter, juntamente com a tia, constituído uma sociedade para explorar o espaço.
O tribunal decidiu também condená-la pelo crime de auxílio à emigração ilegal a uma pena de 2,6 anos de prisão, suspensa por igual período, e absolvê-la dos crimes de lenocínio e branqueamento de capitais.
Para além das duas mulheres, eram também arguidos a empresa constituída para gerir o estabelecimento e dois empresários da zona de Lisboa acusados de angariar mulheres para as ‘boîtes’.
Os dois empresários foram absolvidos dos crimes de lenocínio e prostituição de que estavam acusados.
NDC

Mundo | Receitas do alojamento de turistas estagnadas em Moçambique

O Presidente Filipe Nyusi revelou durante o seu Informe sobre o Estado da Nação que Moçambique recebeu “quase 3 milhões de turistas”, é quase o dobro do que no ano anterior no entanto os visitantes parecem não frequentar os hotéis pois as receitas de alojamento estagnaram em torno de 2,4 biliões de Meticais. Prioridade, pelo menos nos discursos, o Turismo no nosso país continua a ser feito apenas na Cidade de Maputo que acolheu 41 por cento dos turistas nacionais e 69,1 visitantes estrangeiros.
“O turismo, uma das quatro áreas prioritárias, registou uma evolução na contribuição para o PIB, passando de 2,3 por cento, em 2015, para 3,5 por cento, em 2018 (...) recebemos quase 3 milhões de turistas, no nosso País, um aumento de 64 por cento”, assinalou Nyusi no discurso que efectuou na Assembleia da República no passado dia 31 de Julho.
Porém este números não se traduzem em receitas para os operadores turísticos, a julgar pelas números de 2018 recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que contabilizou 5,08 biliões de Meticais, “representando um crescimento de 2,6 por cento face ao igual período de 2017. Relativamente a estrutura da receita, 47 por cento refere-se a receitas de alojamento, 42 por cento as receitas de restauração, estando em harmonia com as receitas de 2017 que foram de 47 por cento e 41 por cento, para o alojamento e restauração, respectivamente”.
O @Verdade perguntou ao antigo representante operadores privados de Turismo e empresário do sector, João das Neves, porque razão o aumento dos turistas assinalado pelo Chefe de Estado não se traduz em mais receitas. “Moçambique enfrenta um enorme desafio na aferição dos dados estatísticos. O sector privado tem vindo a questionar os números divulgados pelas estatísticas oficiais e no meu entender o principal desafio esta relacionado com a necessidade de se definir melhor quais são os dados relevantes que devem ser monitorados”.
Para o empresário turístico: “Alguns países de referência contam por exemplo apenas os estrangeiros não residentes como turistas à chegada à fronteira de entrada no país e apenas os seus cidadãos que saem do país como turistas nacionais que vão para fora. Esta metodologia permite expurgar as inúmeras viagens dos seus próprios cidadãos em movimentos de ida-e-volta frequentes de trabalho e outra mas que alteram as estatísticas”.
“Por outro lado há necessidade de se automatizar o sistema de recolha de dados porque os processos manuais propiciam vícios de lançamento de dados que adulteram os resultados no seu todo. Importa referir que nem tudo vai mal e que há um enorme esforço para se melhorar as estatísticas, mas há ainda uma grande divergência entre o que se pretende e o que se consegue apurar”, ressalvou Neves.
“Inhambane é o turismo tradicional do mercado sul-africano”
Entretanto os dados do INE indicam que a Cidade de Maputo é aquela que continua a receber maior número de hóspedes nacionais com 41 por cento, seguida por Gaza 8,7 por cento, os turistas estrangeiros também preferiram a capital do país para fazer turismo 69,1 por cento, apesar de não possuir as melhores praias e nem mesmo o melhor ecoturismo de Moçambique.

“A estadia média por hóspede estrangeiro, tal como a de nacionais, foi também de cerca de 2 noites, em 2018. Nesta categoria, destaca-se a província de Maputo com cerca de 5,9 noites de permanência por parte dos hóspedes estrangeiros, seguida pela província de Inhambane com a estadia média de 5 noites” apurou o INE que assinalou, comparando as estadias de 2017-2018, “regista-se que no geral a estadia dos hóspedes estrangeiros cresceu 5 por cento com maior crescimento absoluto em Inhambane e Província de Maputo cujos crescimentos alcançaram um dia”.
João das Neves assinalou que “a província que tem a maior taxa de ocupação continua a ser Niassa devido ao reduzido numero de instâncias. As províncias onde foi feito um avultado investimento e onde o numero de instancias turísticas é elevado, o nível de ocupação foi-se degradando ao longo dos últimos anos causando uma depreciação do nível de oportunidades e promovendo a falência técnica da maior parte dos estabelecimentos”.
Mas o empresários turístico analisa “este factor com alguma sensibilidade pois por um lado gostamos de promover mais investimento para aumentar o número de empregos e dinamizar os mercados com a injecção de dinheiro novo, mas por outro lado se não respeitamos as capacidades do mercado, ao inundarmos com mais e mais provedores de serviços, torna-se um mercado selvagem e insustentável causando a erosão daqueles que já se encontram no mercado”.
“Maputo naturalmente como capital tem que ser um dos Pólos principais. Inhambane é o turismo tradicional do mercado sul-africano que apesar de ser o nosso mercado emissor de baixa renda é o que sustenta a Província de Inhambane pelo numero de visitantes”, esclareceu ao @Verdade.
Falta “estruturação simples e prática para a atracção de turistas de lazer e negócios”
Neves considerou que Moçambique precisa “de eleger um primeiro destino para o transformar no Pólo Turístico de atracção de massas. Nesse local deverão ser criadas todas as condições para o turismo desde a segurança, uma polícia especializada, a higiene e limpeza, as infra-estruturas de acesso, actividades e lazer, logística alimentar e de alojamento, e serviços, desde a cultura ao artesanato, etc, etc. Algo imponente que faça com que toda a gente da região e alem fronteiras pretenda visitar (citando exemplos como Sun City ou Ushaka Marine World em Durban, Marine Water Front em Cape Town)”.
“Depois de conseguirmos por um Pólo a funcionar como deve ser, podemos replicar as experiências por outros pontos do país. Em relação ao local onde isto deve acontecer, há discussões sobre se deveria ser no grande Maputo (que neste momento Congrega a Ponta do Ouro/Reserva dos Elefantes + Baixa da Cidade de Maputo até a Macaneta e as ilhas Xefina) ou a Praia do Tofo em Inhambane. Ambos são bons pontos de partida, o importante é tomar a decisão e fazer acontecer”, sugeriu o operador turístico.
No entanto João das Neves recordou ao @Verdade que continua a faltar também a “estruturação simples e prática para a atracção de turistas de lazer e negócios. Moçambique neste momento não consegue competir fortemente no mercado internacional que gasta milhões de dólares na divulgação dos seus destinos e precisa de encontrar formas inovadoras para se posicionar em um ou dois nichos de mercado apelando à cooperação internacional com os seus parceiros estratégicos para ajudar a impulsionar o fluxo de grupos regulares de turistas e visitantes a partir desses países, incluindo África do Sul, Portugal, Espanha, Itália, Holanda, China, Japão, Rússia, EUA, entre outros”.

“Por outro lado falta a coordenação de programas específicos envolvendo todos os intervenientes: as agências de viagens e operadores turísticos, os hoteleiros, as rent a car, os transportadores aéreos, terrestres e marítimos, os agentes do Estado, agentes da arte e cultura, promotores de eventos e a monitoria dos resultados desses programas de forma simples, prática e direccionada ao desenvolvimento do negócio”, concluiu o experiente operador turístico moçambicano.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Desporto | Contratação de Silas pelo Sporting é “tão ridícula como inaceitável”, diz a ANTF

Resultado de imagem para Contratação de Silas pelo Sporting é “tão ridícula como inaceitável”, diz a ANTF
O Jogo
Varandas, "licenciado em medicina", criticado por escolher treinador sem qualificação

O Sporting apresentou Silas como o novo treinador, mas o técnico não tem as habilitações mínimas para poder exercer o cargo, facto que mereceu um veemente repúdio da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF).

Em entrevista à Renascença, José Pereira, o presidente da ANTF, criticou duramente Frederico Varandas, o presidente dos leões, por dar cobertura à situação.

"Custa-me a acreditar que uma pessoa licenciada em medicina, como o presidente do Sporting, admita para exercer funções quem não está devidamente habilitado. São situações tão ridículas como inaceitáveis", afirmou.

Silas até pode orientar os treinos, mas nos jogos estará na mira da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, como lembrou o líder da ANTF.

"A nova lei determina que seja a própria ASAE a fiscalizar este tipo de situações", realçou, exemplificando que, como adjunto (é assim que vai constar na ficha de jogo), não poderá estar estar de pé na área técnica a dar indicações.

Isto porque Silas não tem o quarto nível UEFA Pro, necessário para orientar uma equipa da I Liga.

"No Belenenses SAD tinha que estar sentado no banco, podendo dar esporadicamente uma instrução, como pode um médico, um massagista, ou um fisioterapeuta. Se incumprir no Sporting, está sujeito a multas pecuniárias e suspensões", insistiu José Pereira.

A situação será ainda mais complicada na Liga Europa, uma vez que Silas nem sequer poderá participar nas conferências de imprensa nem nas entrevistas rápidas após os jogos.

"Poderá ir como adjunto, como acontece em Portugal. Como principal terá de estar outra pessoa com o quarto nível UEFA Pro e só essa pessoa poderá usufruir da área técnica e dar instruções aos jogadores, de acordo com a regulamentação", reforçou.

A nível oficial, o Sporting contratou um adjunto... até ao final da época. Isto porque Silas não conseguirá obter o quarto nível antes do campeonato terminar.

"Não está nos programas da Federação fazer um curso em novembro", explicou o presidente da ANTF, reagindo a algumas notícias que davam conta de que Silas iria obter a habilitação necessária em novembro.

"Aliás, nunca o fez e não acredito que faça um curso especial para o Silas. O próximo curso a realizar-se será no final do campeonato", concluiu José Pereira.

Bancada.pt

Tecnologia | Facebook esconde contador de “likes” a partir desta sexta-feira

Resultado de imagem para Facebook esconde contador de “likes” a partir desta sexta-feira
Renascença
Medida começa a ser testada na Austrália. Os utilizadores podem ver as reações dos seus posts, mas não a quantidade dos que o fizeram.

Como fazer com que os utilizadores liguem mais aos conteúdos das publicações? Acabar com “likes” (gosto em português). A medida arranca esta sexta-feira, na Austrália.

Os primeiros testes do Facebook para esconder o número de “likes” aos posts dos utilizadores arrancaram na Austrália. Assim, os utilizadores desta têm acesso a todos as pessoas que fizeram um “like” ou outra reação, mas não a quantidade.

A medida quer evitar que os utilizadores apaguem publicações por não terem o número de “likes” esperados e diminuir a constante comparação entre perfis.

Esta medida é semelhante ao que foi feito no Instagram, e depois da Austrália devem seguir-se outros países.

Segundo um porta-voz do Facebook, o objetivo é recolher feedback dos utilizadores para compreender se esta mudança vai melhorar a experiência das pessoas na rede social.

Os utilizadores vão poder continuar a expressar reações, como “adoro” ou “surpresa”, e a fazer comentários.

RR / Agências

Mundo | Encontrado corpo de bebé atirado ao rio pelo pai adolescente em Barcelona

Jornal SOL - SAPO
A polícia espanhola localizou o corpo sem vida do bebé atirado pelo pai ao rio Besòs, em Sant Adrià, nos arredores de Barcelona, na Catalunha.

O corpo do bebé, nascido na segunda-feira, foi encontrado pelos cães de busca num canavial daquele curso de água e recuperado pelos Mossos d' Esquadra (a polícia da Catalunha) após o corte das canas.

O bebé foi atirado ao rio ao final da tarde de terça-feira, pelo pai da criança, um jovem de 16 anos, que confessou o crime às autoridades. O juiz decretou que o jovem fosse internado em regime fechado durante seis meses num centro juvenil.

A mãe tem 13 anos e escondeu a gravidez. O casal reservou na segunda-feira um quarto de um hostel em Collblanc de l'Hospitalet, onde a jovem deu à luz. Depois limparam o quarto e deixaram o local como se nada tivesse acontecido.

Saíram com uma mala para Sant Adrià de Besòs, na terça-feira, e à tarde separaram-se. O pai foi visto a atirar a mala para o rio e testemunhas garantem que entrou depois num bar, encharcado e em estado de choque, até os pais chegarem ao local para o levarem a confessar.

JN
Foto  Epa/alejandro Garcia

México | Satisfacción Al Cliente Y Atención Personalizada, Aspectos Que Hacen Mejor Los Emprendedores Que Los Grandes Comercios Electrónicos


por Yesica Flores
De acuerdo con Mail Boxes Etc., los emprendedores digitales especializados en la venta de electrónicos deberán mejorar su logística de envíos para competir con las gigantes tiendas de comercio electrónico en México, las cuales ofrecen envíos confiables, rápidos, accesibles para la entrega de este tipo de productos que, generalmente, implican una inversión considerable para el consumidor.
La venta en línea de este tipo de productos ha superado la resistencia del consumidor por adquirir algo sin antes interactuar con él. Ahora con tan solo una detallada descripción de las características, fotos de todos los ángulos y videos que ilustren el producto, así como reseñas y evaluaciones de los clientes satisfechos, es que se fundamenta la decisión del comprador.
Los aparatos electrónicos se encuentran entre los más buscados en línea desde celulares hasta pantallas y refrigeradores, incluso en el mercado han surgido emprendimientos de personas que buscan generar un propio ingreso al crear tiendas en línea que ofrecen productos de doble uso, seminuevos, además de servicios de reparación.
De acuerdo con un estudio de la Asociación Mexicana de Venta Online (AMVO), las compras en línea se están diversificando para artículos tradicionalmente adquiridos en tiendas físicas; los electrónicos (computadoras, cámaras y celulares) y del hogar (decoración, muebles, electrodomésticos) son los más vendidos con una penetración de compra en línea de 65% y 63%, respectivamente. Además, durante la campaña Hot Sale que se realizó este año, la asociación logró un crecimiento de 77% en ventas en comparación con 2018, entre las que destacan los electrónicos (30%), celulares (21%) y electrodomésticos (19%).
Crear una tienda en línea para ofrecer productos electrónicos requiere planeación y conocimiento del mercado y de la competencia, por lo que la logística es uno de esos detalles que se deben cuidar para tener una propuesta única de valor que la haga diferente al resto, ya que la rentabilidad no solo dependerá de tener buenos productos sino de acompañar al consumidor en cada paso, desde que siente interés por el producto hasta que llega a sus manos.
“La experiencia de entrega debe ser grata, es un ingrediente clave en el éxito de los gigantes del comercio electrónico. Para que este simple proceso juegue a favor de la empresa no se debe pensar como un tema aislado sino dentro de la misma estrategia de negocio y definir cómo entregar un extra para que los clientes nunca olviden a la marca”, afirmó Ilan Epelbaum, director general de Mail Boxes Etc.
Algunas recomendaciones para asegurar que se está aplicando un diferenciador en los envíos son: personalizar la entrega según la persona que recibirá la compra con un diseño acorde a la ocasión. Incluir la opción de enviar el mismo día considerando a las nuevas generaciones ávidas de inmediatez, una plataforma para dar seguimiento en tiempo real, un empaque que proteja y brinde emoción a la experiencia y establecer una política accesible de devoluciones, además se debe considerar tener de un socio en logística para asegurarnos de que todo lo anterior suceda.
“La venta de electrónicos en línea se ha convertido en un negocio de alta demanda, por lo que tener un apoyo logístico es crucial para que los productos lleguen a su destino en el menor tiempo y costo posible, de manera que seamos competitivos frente a los gigantes. Se puede crear un envío que supere las expectativas y proporcione satisfacción al cliente a través de una atención personalizada. Todo aquello que un emprendedor puede hacer y que quizás no es posible manejar para una empresa de mayor tamaño”, finalizó Ilan Epelbaum.

Mundo | Women Economic Forum Llega A México Para Potencializar El Liderazgo De Las Mujeres


por Yesica Flores

  • La primera edición en el país contará con 70 galardonados
  • Durante los tres días de evento habrá 8 conferencias magistrales, más de 130 panelistas, cena de gala y un magno concierto
  • Women Economic Forum celebró 25 ediciones mundiales en abril de 2019
 #DreamsInAction: Conectando la fuerza humana” es el tema central del Women Economic Forum que se llevará  a cabo en el Centro CitiBanamex del 15 al 17 de octubre y recibirá a personalidades como Rosario Marín, Ex-tesorera mexicana de los Estados Unidos, Marcelo Ebrard, Secretario de Relaciones Exteriores de México, Irene Espinosa, Subgobernadora del Banco de México, Benjamín Salinas, Director General de TVAzteca, entre otros.
Women Economic Forum, es una organización sin fines de lucro con una visión filantrópica y un espíritu de colaboración de clase mundial, que ha creado conexiones con 100,000 miembros y mujeres inspiradoras en 150 países, llega a México por primera vez con el objetivo de apoyar el empoderamiento de la mujer.
Esta organización de la mano de ALL Ladies League, han creado una plataforma internacional que permite a mujeres y líderes ampliar oportunidades comerciales impulsadas por emprendedores, autores, líderes de opinión y celebridades más exitosos del mundo.
“Uno de nuestros objetivos es que las mujeres encuentren un rol de liderazgo en lo político, en lo laboral y en todos los aspectos de su vida. Al empoderarnos creamos redes de conexión y de sororidad que funcionen para impulsar una sociedad incluyente y con mayor equidad”, comentó Michelle Ferrari, Presidenta Women Economic Forum México.
Las actividades de inauguración y clausura, contarán con la presencia de la Dra. Harbeen Ahora, Fundadora y CEO Global de ALL Ladies League y del Women Economic Forum, Claudia Sheinbaum, Jefa de Gobierno de la CDMX, la Dra. Beatriz Gutiérrez Müller, Presidenta del Consejo Asesor Honorario de la Coordinación Nacional de Memoria Histórica y Cultural de México, Michelle Ferrari, Presidenta Women Economic Forum México, entre otros, además personalidades como Yalitza Aparicio, la Dra. Olga Sánchez Cordero, Secretaria de Gobernación, Adela Micha, periodista, Sergio “Checo” Pérez, piloto de automovilismo, Alfonso Cuarón, director y productor de cine, Martha Debayle, locutora y empresaria, son sólo algunos de los galardonados.
México aún tiene retos para integrar a las mujeres en el ámbito laboral y disminuir la brecha salarial. Según cifras del Foro Económico Mundial, la población está compuesta en un 52% por mujeres, de la cual sólo cerca del 42% son económicamente activas y tiene un trabajo remunerado. De acuerdo a ONU Mujeres, las mexicanas ganan en promedio 16.5% menos que los hombres.
ALL & WEF se encuentran entre las redes de mujeres más grandes que ofrecen un gran impacto de apoyo, permitiendo conexiones globales para potenciar el emprendimiento y el liderazgo de las mujeres bajo el espíritu #SheforShe, #SheforHe y #HeforShe, siendo un movimiento de igualdad de género sin división de género.
Women Economic Forum, ha realizado ediciones a nivel mundial en Estados Unidos, Canadá, Europa, Reino Unido e India, donde la organización tiene su sede, alentando a reunirse para el intercambio de pares y la creación de redes que permiten “Business Beyond Borders” en un espíritu de hermandad.

Negócios | Thomas Cook. Governo abre cordões à bolsa com 150 milhões para as empresas

Resultado de imagem para Thomas Cook. Governo abre cordões à bolsa com 150 milhões para as empresas
TSF
Pedro Siza Vieira anunciou ainda que o Governo vai criar um plano especial de promoção para o Algarve e para a Madeira, no valor de dois milhões e 250 mil euros.O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, anunciou em entrevista à TSF que o Governo abriu "uma linha de crédito disponível para as empresas que possam ser afetadas pela insolvência da Thomas Cook que vai estar disponível para apoiar a tesouraria dessas empresas".

Pedro Siza Vieira explica que esta linha é criada no âmbito do programa Capitalizar: "São cerca de 150 milhões de euros que estão disponíveis e o crédito por empresa pode chegar até cerca de um milhão e meio de euros. Isso permitirá às empresas aguentar até um período de três anos em condições muito favoráveis àquilo que possa ser uma quebra da sua tesouraria motivada por estas insolvências."
O governante explica que pelo peso daThomas Cook nas regiões do Algarve e da Madeira é necessário "fazer um esforço grande para conseguir recuperar turistas para essas regiões".
"Vamos fazer um plano especial de promoção para o Algarve e para a Madeira, no valor de dois milhões e 250 mil euros, que será feito em parceria com a Associação de Turismo do Algarve e a Associação de Promoção da Madeira para conseguirmos promover estes destinos, aumentar a oferta de transporte aéreo e de operação turística para alguns mercados emissores onde a Thomas Cook tinha mais importância. Desde logo o Reino Unido, mas também a Alemanha, a França, a Holanda, os países nórdicos ou a Polónia", anunciou.
TSF