quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

𝑁𝑂𝑇𝐴 𝐷𝐸 𝐼𝑀𝑃𝑅𝐸𝑁𝑆𝐴 | 21 𝐹𝐸𝑉 14ℎ30 > 𝐵𝑖𝑏. 𝑀𝑢𝑛𝑖𝑐𝑖𝑝𝑎𝑙 | 𝐶𝑂𝑁𝑉𝑂𝐶𝐴𝑇𝑂́𝑅𝐼𝐴 𝘈̀𝘚 𝘌𝘚𝘛𝘙𝘜𝘛𝘜𝘙𝘈𝘚 𝘈𝘙𝘛𝘐́𝘚𝘛𝘐𝘊𝘈𝘚 𝘌 𝘊𝘜𝘓𝘛𝘜𝘙𝘈𝘐𝘚 𝘋𝘖 𝘋𝘐𝘚𝘛𝘙𝘐𝘛𝘖 𝘋𝘌 𝘝𝘐𝘚𝘌𝘜 | 𝐅𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐢𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐚 𝐂𝐫𝐢𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚

 A Pausa Possível e a Europa Criativa com o apoio não financeiro da Câmara Municipal de Viseu, comunicam que no dia 21 de fevereiro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva irão promover um workshop de 180’ destinado a agentes culturais e criativos das diferentes áreas: música, artes performativas, património, literatura, design, arquitectura, etc para a que mais estruturas do distrito se possam candidatar a fundos europeus.
Procedeu-se a uma convocatória de artistas e agentes do distrito de Viseu uma vez que o número de candidaturas de projectos culturais e artísticos portugueses às diferentes linhas de apoio do programa Europa Criativa, é insipiente face a outros países europeus, situação que se pretende atenuar através desta sessão teórico prática, estimulando as estruturas deste distrito a formalizar candidaturas competentes.
 
Neste sentido apelamos aos órgãos de comunicação social que apoiem a divulgação desta ação, na tentativa de chegar ao maior número de criadores e agentes culturais e artísticos de todas as áreas para que possam ser mais eficazes na elaboração de possíveis candidaturas a projectos que possam beneficiar a região.
 
Obrigada
Sandra Oliveira
 
Presidente da Pausa Possível  
  
CONVOCATÓRIA
ÀS ESTRUTURAS ARTÍSTICAS E
CULTURAIS DO DISTRITO DE VISEU 
“Financiamento europeu para projectos culturais e artísticos: como, quando, onde e porquê?”
Como obter financiamento para um projecto cultural ou artístico é uma pergunta comum (e bastante permanente) do sector cultural e criativo.
 
Nesta sessão teórico-prática pretende-se:
Mapear os principais programas europeus mais vocacionados para financiar projectos culturais e artísticos e a respectiva calendarização indicativa;
Evidenciar as principais funcionalidades do Portal Funding & Tenders, o portal de candidaturas para financiamento europeu;
Detalhar as principais linhas de financiamento no âmbito do Europa Criativa – programa europeu de apoio exclusivo ao sector cultural e criativo
Enumerar quais os erros mais comuns das candidaturas ao Europa Criativa e como os contornar;
>Facultar os dados estatísticos mais relevantes no âmbito do Europa Criativa;
>Detalhar as principais funcionalidades do Portal Funding & Tenders (plataforma onde se fazem candidaturas aos programas Europeus);
>Referir a importância das parcerias locais, regionais e transnacionais e quais os principais mecanismos para encontrar entidades parcerias além-fronteiras;

DESTINATÁRIOS* | Sessão destinada a agentes culturais e criativos das diferentes áreas: música, artes performativas, património, literatura, design, arquitectura, etc.
 

WORKSHOP    21 FEV.| 14H30 | BIBLIOTECA MUNICIPAL  


Sessão da Assembleia Municipal de Porto de Mós Descentralizada | 23 de fevereiro de 2024

 Informam-se todas as pessoas que poderão assistir à sessão ordinária da Assembleia Municipal de 23 de fevereiro de 2024, a ter lugar às 19h00, no Salão Paroquial das Pedreiras

Poderá, ainda, assistir à Sessão Ordinária da Assembleia Municipal, em direto, através da página do facebook do município em facebook/municipiodeportodemos.
 
 
Em 2024 comemoram-se dois acontecimentos que importa assinalar, o Cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 e o centenário da criação da freguesia de Pedreiras, em 19 de dezembro de 1924. Conscientes da sua importância, a Assembleia Municipal de Porto de Mós e a Junta de Freguesia de Pedreiras decidiram convidar um destacado orador nacional para participar na próxima sessão ordinária da assembleia municipal, que fará uma intervenção sobre a importância do poder local para o desenvolvimento e para a democratização da sociedade portuguesa.
 
Diogo Ferreira é doutorado em História e investigador integrado do polo de investigação “História, Territórios e Comunidades”, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido uma carreira sólida sobre teoria e metodologia da história local, ancorada frequentemente nos seus vários trabalhos sobre História de Portugal no século XX e sobre o município de Setúbal em particular. É, hoje, uma referência nacional nestes campos de estudos, sendo autor de vários livros, capítulos e artigos de especialidade, em revistas nacionais e internacionais.
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

ALTERAÇÕES DE TRÂNSITO EM SILVES A PARTIR DO DIA 16 DE FEVEREIRO ÀS 09H00

 O Município de Silves informa que, serão implementadas alterações de trânsito em Silves, a partir do dia 16 de fevereiro, às 09h00, com as seguintes modificações:
» Rua Sítio do Pinheiro e Rua do Monte Branco » implementação de sentido único de trânsito, poente/nascente
» Rua S. José, Enxerim » implementação de sentido único de trânsito, poente/nascente
» Rua dos Lírios e Rua da Esteva, Bairro Ché, Enxerim » implementação de sentido único
» Rua do Sagrado Coração de Maria » implementação de sentido único de trânsito poente /nascente
» Rua Dr. João de Menezes » implementação de sentido único no sentido nascente/poente
» Rua Cruz da Palmeira » implementação de sentido único de trânsito, exceto bombeiros (até ao quartel)
O Município de Silves agradece a melhor compreensão e atenção dos automobilistas, residentes e utentes.

 

Integrando as comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril. “A OPOSIÇÃO DE SILVES AO ESTADO NOVO” ABRE CICLO DE CONFERÊNCIAS “A PALAVRA É UMA ARMA”

 Terá lugar no próximo dia 20 de fevereiro, pelas 21h00, na Sociedade Recreativa Alcantarilhense, a palestra “A Oposição de Silves ao Estado Novo”. A conferência, promovida pelo Município de Silves no âmbito do 50.º aniversário do 25 de Abril, integra um ciclo de três conferências “A palavra é uma arma” e será proferida pela investigadora Maria João Raminhos Duarte.
Esta 1.ª sessão irá centrar-se, particularmente, na oposição ao regime ditatorial no concelho de Silves no período entre 1926 e 1974 e de como a cidade, caracterizada por um forte movimento operário ligado à indústria corticeira e pelo republicanismo “democrático” da sua elite local, se destacou, desde o primeiro momento, no combate à ditadura.
“Em Silves, houve opositores de todos os tipos. Neste âmbito, apresenta-se a história desses movimentos, os seus protagonistas e são identificadas as suas atividades e influência dentro e fora do concelho. De igual modo se apresenta a repressão social, civil e política, a depuração administrativa e, por último, a repressão formal e a violência”, salienta Maria João Raminhos Duarte referindo-se a este tema.
A expulsão da função pública, os despedimentos, as torturas, as prisões e o desterro prolongado fazem parte da memória coletiva da cidade que aqui também se pretende preservar.
As sessões seguintes, que serão alvo de oportuna divulgação, realizar-se-ão nos dias 01 e 15 de março, respetivamente, abordando as temáticas "Existência no Feminino: A Mulher Algarvia no Estado Novo" e "A Longa Noite: Presos Políticos Silvenses".

A entrada é livre.

Cantanhede | Helena Teodósio critica orientação do Governo no plano estratégico para a água e saneamento

 

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede está desagradada com a orientação dada pelo Governo à distribuição dos fundos no setor da água e saneamento, lamentando que nesse processo “sejam privilegiados fatores de escala e maximização dos apoios, restringindo-os, como regra geral, aos investimentos que beneficiem da escala de agregação em entidades intermunicipais ou de parcerias com entidades gestoras do Grupo AdP – Águas de Portugal, conforme é preconizado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 23/2024 e no Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP 2030).
Subscrita por todos os vereadores do executivo camarário cantanhedense e pelo Conselho de Administração da INOVA-EM,a posição crítica de Helena Teodósio já foi manifestada pela própria no Conselho Diretivo da ANMP, do qual faz parte, e na CIM – Região de Coimbra, onde é vice-presidente. A autarca considera a orientação do Governo “uma inaceitável discriminação negativa dos municípios que insistem em manter a seu cargo a gestão dos sistemas de abastecimento de água e saneamento, como é o caso de Cantanhede, através na INOVA-EM. Na prática, a nossa empresa municipal fica impedida de recorrer aos fundos comunitários para financiamento dos investimentos estruturantes que tem projetados neste domínio”, afirma, dizendo não vislumbrar “que critérios podem estar na base de tal impedimento para empresas não integradas em parcerias intermunicipais ou no Grupo AdP – Águas de Portugal”.
Segundo Helena Teodósio, “tem havido uma enorme insistência no sentido de a INOVA-EM ser integrada nessa entidade, o que o Município de Cantanhede sempre recusou negociar, no pressuposto de que os serviços prestados pela empresa municipal são de excelente qualidade e os seus indicadores de gestão refletem uma sólida situação financeira, em função dos bons resultados de exploração que tem obtido, mesmo cobrando tarifas que são das mais baixas a nível nacional. Quero acreditar que a limitação no acesso aos fundos comunitários com que estão confrontadas as empresas não integradas em parcerias intermunicipais ou em entidades gestoras do Grupo AdP – Águas de Portugal não é uma forma de pressão para que essa integração venha a ocorrer, mas torna-se difícil não ler dessa forma tal impedimento”, lamenta a líder do executivo camarário cantanhedense.
Helena Teodósio entende que “a distribuição dos recursos financeiros do PRR e do Portugal 2030 num setor tão estruturante como o da água e saneamento deve obedecer, exclusivamente, a critérios de qualidade técnica e relevância dos projetos, independentemente da dimensão das entidades gestoras que submetam as candidaturas para obtenção de financiamento. Não vejo como um processo desta natureza possa ser equacionado de outra forma”, sublinha.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE DESAFIA CRIANÇAS A “SENTIR AS EMOÇÕES”


“Sentir as Emoções” é a designação do programa de competências sociais e emocionais, num ambiente positivo e estimulante, que está a ser desenvolvido pelo Município da Marinha Grande em escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do concelho.
O projeto pretende combater problemas de relacionamento e comportamentos inadequados, desenvolvendo a inteligência emocional, através do estímulo da perceção emocional, da capacidade de entender e gerir as emoções, do desenvolvimento de competências de autocontrolo e do desenvolvimento de competências sociais (relacionamento interpessoal) e de tomada de decisão consciente.
Foram, até à data, realizadas várias sessões em contexto de turma/sala de aula, por uma psicóloga, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências emocionais e transmitir hábitos saudáveis ao nível da saúde mental.
A primeira edição deste programa foi implementada em três turmas da Escola Básica João Beare, entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024. Segue-se nova edição, que vai contemplar o Jardim-de-Infância da Ordem. A Câmara Municipal levará esta iniciativa a outras escolas, mediante a manifestação de interesse da parte de professores e educadores.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Aula Aberta para assistir online, a 22 de fevereiro, às 14h30. O que é que o código de conduta nos diz sobre a cultura ética da organização?

 Manuela Silva, provedora de Ética da EDP e responsável pelo Ethics Office corporativo da mesma empresa, e Helena Gonçalves, coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School, são as oradoras convidadas da Aula Aberta sobre “Código de ética/conduta: o que nos diz sobre a cultura ética da organização?” que se realiza online a 22 de fevereiro, às 14h30. Uma iniciativa da Católica Porto Business School, aberta ao público, que se enquadra no lançamento da 3ª edição do Curso Executivo de Ética, Compliance e Whistleblowing nas Organizações.
 Os códigos de ética/conduta são uma ferramenta crucial para as organizações expressarem a sua cultura ética, darem orientações claras aos seus colaboradores e partilharem expectativas com as partes interessadas”, salienta Manuela Silva, que refere ainda que as organizações que não possuem este tipo de códigos acabam por perder uma oportunidade de reforçar a sua própria cultura ética.
 
Manuela Silva teve a seu cargo em 2019 o processo de revisão do Código de Ética da EDP. “Esse novo código, reconstruído ao nível das melhores práticas internacionais, foi considerado um dos melhores das empresas do PSI, de acordo com a metodologia do Instituto of Business Ethics (IBE) para avaliar a qualidade dos códigos”, realça a provedora e responsável pelo Ethics Office corporativo da empresa.
 
No entender de Helena Gonçalves, é importante que as organizações utilizem “a Lei 93/2021 e o Regulamento Geral de Prevenção da Corrupção para a criação de ambientes legalmente enquadrados e propícios ao desenvolvimento de um clima e cultura éticas nas organizações”.
 
Nesta aula aberta, vai ser apresentado o Code of Ethics/Conduct Index [PSI] Portugal, que permite avaliar de modo abrangente os códigos de ética/conduta de organizações sedeadas em Portugal através de uma análise de quatro dimensões: natureza, linguagem e tom; facilidade de utilização; canal de denúncias/’speak up’; e liderança. A sessão “Código de ética/conduta: o que nos diz sobre a cultura ética da organização?” realiza-se em formato online a 22 de fevereiro, às 14h30.

Fernanda Teixeira

 

Marinha Grande | MUNICÍPIO REFORÇA ILUMINAÇÃO LED PARA POUPANÇA ENERGÉTICA

 O Município da Marinha Grande substituiu 61 luminárias de sódio por tecnologia LED, no Jardim da Vala Real e na Ribeira das Bernardas, em Casal de Malta, para reforçar a eficiência da iluminação pública e poupar energia, que implicou um investimento de cerca de 40 mil euros.
Deste modo, pretende-se intensificar a iluminação destes espaços públicos e economizar cerca de 70% os custos relacionados com os consumos de energia, contribuindo, também, para o meio ambiente.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Elementis e Universidade Católica estabelecem parceria para desenvolvimento de inovações químicas sustentáveis no Porto

 No dia 16 de fevereiro, pelas 12h30 horas, realiza-se o evento de lançamento da recente parceria na área da química sustentável e formação entre o Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e a Elementis, empresa internacional que opera no setor químico.
“Esta parceria é uma oportunidade importante para em conjunto trabalharmos na formação de recursos humanos altamente qualificados em ambiente de investigação, mas também para desenvolvermos novos produtos na área da química sustentável,” salienta Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. “Como centro de investigação e laboratório associado, cuja missão é também a transferência de conhecimento e o impacto na sociedade, é essencial desenvolvermos parcerias estratégicas como esta que nos permitem alavancar a ciência que produzimos,” conclui.
 
O grupo Elementis, com sede em Londres, anunciou recentemente que vai investir até três milhões de euros no seu primeiro centro global de excelência e laboratório de investigação e desenvolvimento (I&D) no país, que vai abrir no segundo semestre de 2024, no Porto. “Estamos muito entusiasmados com a nossa parceria com a UCP e reconhecemos o enorme potencial que ela possui. Através desta colaboração, iremos combinar a nossa experiência em formulação com a tecnologia avançada e capacidades analíticas do Centro de Biotecnologia e Química Fina, para oferecer soluções inovadoras e sustentáveis aos mercados que servimos”, explica Joe Lupia, vice-presidente senior de Investigação & Desenvolvimento da Elementis. “Temos a ambição de lançar 50 novos produtos até 2026, objetivo para o qual este centro de investigação e desenvolvimento no Porto terá um papel crucial, e por isso se torna tão importante estabelecer parcerias que possam enriquecer os nossos esforços,” finaliza.

A parceria entre a Universidade Católica Portuguesa e a Elementis assenta: no suporte e atração de talentos; na formação; na partilha de melhores práticas; na utilização da infraestruturas e equipamentos do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF); na colaboração para inovação nos segmentos de Cuidados Pessoais e Especialidades de Desempenho; e em oportunidades de estágio para estudantes. O evento de lançamento da parceria entre a Universidade Católica Portuguesa e a Elementis vai decorrer no dia 16 de fevereiro, às 12h30 horas, no Auditório Comendador Arménio Miranda, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.
 
 Fernanda Teixeira

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO DE PINTURA NO MUSEU DO VIDRO

 O Foyer do Museu do Vidro, na Marinha Grande, inaugura a exposição de pintura “Green Hope” de Dermot Allen, no dia 2 de março, pelas 16h00, cuja entrada é gratuita.
Dermot Allen é designer internacional, artista e professor de arte e design. Mudou-se para a Marinha Grande em 1991 para trabalhar na indústria vidreira, na JM Glass. Entre 1996 e 2000, lecionou Design de Produto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo, voltando, depois, a Inglaterra para concluir o seu Mestrado em Multimédia Interativa e lecionar Multimédia e Jogos.

Regressou à Marinha Grande em 2023 com a sua esposa portuguesa, passando o último ano a explorar e pintar a beleza da envolvência da praia da Pedra do Ouro, onde ambos moram.

Nas palavras do artista, “Pedra é um lugar mágico único de beleza e maravilhas, onde se pode caminhar, limpar a mente e curar o corpo e a alma. Tentei capturar um pouco dessa beleza e magia no meu trabalho. Espero que a minha exposição Green Hope (Esperança Verde) também o encoraje a explorar a sua paisagem incrível e única”.

A exposição “Green Hope”, de Dermot Allen, está patente de 2 a 31 de março, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30). A entrada é gratuita.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Universidade de Aveiro integra projeto europeu para promover a Educação STEAM no ensino secundário

Promover a Educação STEAM no ensino secundário em Portugal, Espanha, Grécia e Turquia é o grande objetivo do projeto europeu OpenUS4ALL – “Open Universal STEAM for All”. A Universidade de Aveiro, através do Departamento de Educação e Psicologia e da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, integra o consórcio responsável por esta iniciativa europeia.

O projeto OpenUS4ALL visa fornecer aos professores do ensino secundário de Portugal, Espanha, Grécia e Turquia um enquadramento teórico e prático que lhes permita realizar projetos STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) enriquecedores e flexíveis no âmbito do currículo, e reduzir as barreiras e proporcionar oportunidades de aprendizagem a todos os alunos, implementando o Universal Design for Learning e a filosofia da Escola Aberta, sem perder de vista a importância e o papel das competências digitais.
Tendo em vista esse objetivo, o projeto será desenvolvido ao longo de 3 anos (até setembro de 2026), por 8 parceiros de Espanha, Portugal, Grécia e Turquia: Universidad Miguel Hernandez de Elche (instituição coordenadora, Espanha), Fundación Museo Didáctico e Interactivo de Ciencias de la Veja Baja del Segura de la Comunitat Valenciana (Espanha), Universidade de Aveiro (Portugal), Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento (Portugal), Epistimi Epikoinonia (Grécia), Kadir Has Universitesi (Turquia), Junior High School Livadochori Lemnos (Gré
cia), e Menteşe Şehit Mehmet Çetin Anadolu İmam Hatip Lisesi (Turquia). Durante este período será desenvolvida a metodologia OpenUS4All que inclui uma plataforma, um programa de capacitação, um programa de workshops multiplicador, o programa de projetos STEAM, atividades de disseminação e avaliação final.
Neste consórcio, a Universidade de Aveiro é representada pelo Departamento de Educação e Psicologia e pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, sendo responsável pelo desenvolvimento de atividades e ferramentas educativas de apoio digital e pela conceção e implementação do programa de formação de professores.

A reunião de arranque do projeto decorreu nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, em Elche, Alicante, Espanha.

Este projeto Erasmus+, dedicado à Educação STEAM, tem financiamento total de 400 000€.
*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro

...

Marinha Grande | APRESENTAÇÃO DE LIVRO “A FESTA DA PRIMAVERA” NO AUDITÓRIO DA RESINAGEM


"A Festa da Primavera” é o título do livro infantil da autoria de Ana Luísa Correia, da editora Cordel d’Prata, que vai ser apresentado no dia 2 de março, pelas 16h00, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande.
A “Festa da Primavera” conta a história de três deusas e um Deus de diferentes regiões do mundo, que resolvem encontrar-se para festejar a Primavera e celebrar a amizade. Flora, deusa romana das flores, tem uma adoração especial pela sua rosa; Freya, deusa nórdica do amor e da magia é a mais romântica do grupo; Ostera, deusa endiabrada, especialmente quando se enerva, é um pouco louca por dietas e Tyr, o deus da luz e da justiça, tem o poder de acalmar as amigas com o som mágico da sua flauta.

O encontro é marcado numa Floresta Encantada onde árvores, flores e animais celebram a vida com muita animação e gargalhadas à mistura. Pascoalita, a coelhinha de pelo branco e fofo, juntamente com os seus amigos da floresta, preparam uma grande festa para os receber e os Deuses, apanhados pela surpresa, são envolvidos num ambiente de amor, magia e algumas delícias à mistura. Afinal, a festa da primavera é também a Festa da Amizade!

Gabinete de Comunicação e Imagem

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NA ESTRADA MUNICIPAL 524 - ESTRADA DOS AMENDOAIS E PARQUE LOGÍSTICO DO ALGARVE - NO DIA 16 DE FEVEREIRO ENTRE AS 08H30 E AS 16H00

 O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água, o fornecimento de água será interrompido, na Estrada Municipal 524, nomeadamente na Estrada dos Amendoais e Parque Logístico do Algarve, na União de Freguesias de Algoz e Tunes, entre as 08h30 e as 16h00, no dia 16 de fevereiro.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.
...

Universidade de Coimbra dinamiza seminários sobre desenvolvimentos recentes na área da Engenharia Química


O Centro de Engenharia Química e Recursos Renováveis para a Sustentabilidade (CERES) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a dinamizar uma série de seminários sobre Engenharia Química.
Na sessão do próximo dia 21 de fevereiro, quarta-feira, o Auditório Nobre do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da FCTUC, receberá Carla Pinto, da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), para apresentar o rótulo Ecolabel. Haverá ainda uma mesa redonda com algumas das empresas detentoras do mesmo.

Os “CERES Talks” decorrem na terceira semana de cada mês, à quarta-feira, e pretendem criar um ambiente estimulante ao debate e aprendizagem, direcionado a profissionais da indústria, académicos e estudantes interessados nos últimos desenvolvimentos na área da Engenharia Química.

Nestas talks serão abordados temas diversos, desde as últimas inovações em Engenharia Química até às questões emergentes na indústria e investigação. Cada apresentação será conduzida por especialistas que se destacam nas suas respetivas áreas e prometem contribuir significativamente para o avanço do conhecimento científico e tecnológico.

A participação nos “CERES Talks” é gratuita e para informações mais detalhadas pode consulta a página de LinkedIn do centro.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Concerto do Iberian Ensemble na Ermida do Vale

A Ermida da Nossa Senhora do Vale, em Cête, Paredes, acolhe um concerto do Iberian Ensemble no próximo dia 23 de fevereiro, sexta-feira, pelas 21h30.
Depois das Igrejas de Soalhães, Gatão e Valadares, a Ermida do Vale receberá a quarta apresentação do Ciclo de Concertos pelo Interior do Património 2023-24, promovido pelo Iberian Ensemble, com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rota do Românico.
A interpretação musical na Ermida do Vale, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1950, estará a cargo de Alexandre Andrade, na flauta barroca, e de Ivan Oliveira, na teorba e guitarra barroca.
O grupo de música antiga Iberian Ensemble, sob a direção artística de Alexandre Andrade, dedica o seu trabalho à performance histórica de repertórios dos séculos XVII e XVIII. Partindo de instrumentos da época, os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação

Exposição “Terra e Céu” de Manuel José Marques na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz

As cores reúnem-se nas telas pintadas por Manuel José Marques para celebrar a terra e o céu na plenitude do sol, que o autor vai apresentar na exposição que estará patente de 16 de fevereiro a 17 de março no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. Intitulada “Terra e Céu”, esta mostra de pintura a acrílico sobre tela pode ser visitada de segunda-feira a sábado, entre as 10h e as 12h30 e das 14h e as 17h30.
Nesta exposição, o autor propõe 17 quadros que “respiram um Alentejo sem sombras, pleno de luz e de infinito, onde por vezes aparece Monsaraz como uma presença silenciosa e vigilante, a despertar novos sentimentos”. As obras foram pintadas entre 2017 e 2024 e a vila medieval de Monsaraz foi a inspiração para seis quadros, nomeadamente “Vigiando a Planície”, “Amendoeiras”, “Tardes de Oiro”, “Navegando em terra firme”, “Sentinela da Manhã” e “Sentinela da Tarde”.
Manuel José Marques é pintor, sacerdote, professor e jornalista, estudou no Instituto Superior de Teologia de Évora, onde é docente, e fez a licenciatura e o mestrado na Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha). Na pintura iniciou-se na técnica do desenho a lápis, interessou-se pelo desenho a pastel e recentemente entrou no campo da pintura a óleo e acrílico e na composição com diversos materiais, como tecidos, areias e colas.
O autor considera-se um autodidata que “procura o impossível. Cada tela é um lugar de desassossego e inquietação que abre espaço ao silêncio e à paz”. “Terra e Céu” é a sétima exposição de Manuel José Marques, que apresentou pela primeira vez os seus trabalhos em 1996 em Évora, seguindo-se mostras em Monsaraz (2017 e 2019), Montemor-o-Novo (2018), Reguengos de Monsaraz (2019) e Monforte (2021).





Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem

Cantanhede | No próximo fim de semana. Teatro Amador em Covões e Zambujal


O Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede tem agendados para o próximo fim de semana mais dois espetáculos, desta vez em Covões e Zambujal.

No sábado, às 21h30, é a vez do Grupo de Teatro da Associação Cultural e Desportiva do Casal (ACDC) subir ao palco do salão da Casa do Povo de Covões, para interpretar o “Milagre no Convento de Santa Maria-Joana e Vamos Cortar na Casaca 2023”, de Jean Pierre Martinez.
No primeiro caso, a peça passa-se no contexto de uma loja conventual, cujas vendas financiam as boas obras das Irmãs Ervanárias. O famoso elixir de Santa Maria-Joana perdeu todo o esplendor de outrora, a ponto de pôr em risco a economia desta peculiar comunidade. Feliz ou infelizmente, a Irmã Ana, que estava encarregue da destilaria do Convento, morre, pelo que teve de ser substituída pela Irmã Inês, uma freira noviça revolucionária, que encarava aquela delicada e exigente função numa perspetiva um pouco mais heterodoxa. E foi assim que, ao tentar renovar a fórmula do elixir acrescentando uma erva misteriosa à preparação, fez dele um sucesso que viria a dar muito que falar.

A sessão encerra com Vamos Cortar na Casaca, com sketch de pendor musical em que o grupo de teatro, através da sátira e do bom humor, faz crítica social e as políticas locais e nacionais.

Também no mesmo dia, pelas 21h30, o Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal” vai interpretar “As sogras”, no Salão da Associação Cultural e Recreativa do Zambujal.

Trata-se de um enredo que se desenrola em torno de um filho que decide fazer o funeral a uma suposta defunta que era lésbica e acaba por descobrir que tem três sogras todas lésbicas.

“A meio do funeral, surge uma greve com os coveiros que faria e geraria o atrasar do funeral. Entretanto, fazem uma festa para passar o tempo”, lê-se na sinopse.

A edição de 2024 do Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede decorre até abril com a participação de 17 grupos cénicos e mais de 300 atores e outros intervenientes.

De acordo com o modelo definido para esta ação de dinamização cultural, as associações que integram a iniciativa realizam dois espetáculos, um na sua comunidade, outro na “casa” de outra entidade envolvida.


Proença-a-Nova | CPCJ promove Programa de Prevenção da Violência Sexual contra Crianças e Jovens


Iniciou-se no dia 18 de janeiro e decorrerá até ao dia 9 de maio o Programa de Prevenção CARE, uma iniciativa dinamizada pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), e promovida na comunidade escolar pela CPCJ de Proença-a-Nova.
Com o objetivo de prevenir a violência sexual contra crianças e jovens, este programa abrangerá todos os alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova.

O Programa de Prevenção CARE foi desenvolvido pela APAV no âmbito do Projeto CARE, que oferece apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual. Os principais objetivos deste programa incluem dotar as crianças de informação e competências que lhes permitam identificar, antecipar e agir perante situações de violência sexual, independentemente do contexto ou idade, capacitando-as e tornando-as mais atentas.

É crucial a prevenção desde tenra idade, visto que dados da APAV/Rede CARE revelam que cerca de 15 a 20% dos pedidos de apoio anuais dizem respeito a crianças com idades entre 0 e 7 anos. O Programa de Prevenção CARE visa ajudar as crianças a reconhecerem comportamentos abusivos e a procurarem ajuda atempadamente, especialmente considerando que muitas situações de vitimação ocorrem no contexto intrafamiliar.

O programa consistirá em quatro sessões com uma duração aproximada de 60 minutos cada, com atividades interativas e físicas para promover o envolvimento das crianças. As sessões abordarão temas como o estabelecimento de relações positivas, a identificação das partes do corpo consideradas "privadas", a distinção entre "bom toque" e "mau toque", a compreensão dos conceitos de "bom segredo" e "mau segredo", e a identificação de pessoas adultas de confiança na rede social informal das crianças.

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos, que apoia vítimas de crime e violência. Fundada em 1990, a APAV tem como missão apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais. A APAV promove ainda a informação, sensibilização e formação sobre a temática da violência e do crime, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos