quarta-feira, 29 de março de 2023
Dia Mundial do Sono assinalado em Alter do Chão
Sessão sobre o Rastreio do Cancro do Cólon e Reto em Arronches
UCC de Ponte de Sor/Montargil promove a saúde oral e a alimentação saudável
Monforte assinala Dia Mundial do Rim
Dia da Mulher assinalado em Fronteira
Reguengos de Monsaraz | Projeto europeu em São Pedro do Corval quer conhecer as ideias dos habitantes para a sua aldeia
Região de Aveiro 2030 - INVESTIR+. Sessão pública de apresentação esta sexta-feira, dia 31, em Estarreja
TRANSFORME UM “GESTO” NUM APOIO” E AJUDE A “CONTINUAR A CRESCER”
A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, aproveitando a época de entrega das declarações de IRS que se iniciou-se no passado dia 1 de março e que vai terminar no dia 31 de Maio, relançou recentemente a campanha denominada por – “TRANSFORME UM GESTO NUM APOIO E AJUDE A CONTINUAR A CRESCER”, e que pretende sensibilizar os contribuintes aquando o preenchimento da DECLARAÇÃO ANUAL DE IRS, para atribuírem do seu IRS, 0,5%, sem qualquer encargo para o doador.
Em vez de o seu IRS ficar todo nas mãos do Estado, uma parte é encaminhada para a nossa Associação, sem que isso tenha influência na sua fatura do IRS.
Isto quer dizer, que se tiver direito a reembolso, não vai receber menos por este gesto e se tiver que pagar, a conta não será mais elevada.
Esta campanha tem como objectivo reunir alguns recursos para que no futuro a Sociedade Columbófila venha a reunir condições para conseguir continuar a desenvolver as actividades desportivas, culturais e sociais no concelho de Cantanhede, nomeadamente projectos para a comunidade e realização de trabalhos de inserção social de crianças e jovens e suas famílias.
Recorde-se que, para o efeito basta ao preencher a sua declaração de IRS, indicar no quadro 11 do modelo 3, campo 1101, colocar o número de identificação fiscal 500815780 da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e assinalar com “X” o campo das Instituições Particulares de Solidariedade Social, declarando assim a sua vontade de doar os seus 0,5% a favor daquela Instituição.
Assembleia Municipal de Évora aprovou desagregação de freguesias de São Manços e São Vicente de Pigeiro
Antes do período da Ordem do Dia foi também proposto pelo Presidente da Assembleia Municipal, e aceite por todos, fazer um minuto de silêncio em memória do Comendador Rui Nabeiro.
- Acordo de Cooperação Atípico do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social - Aprovado por maioria com 30 votos a favor (12 do PS, 8 da CDU, 4 da Coligação Mudar com Confiança, 3 do MCE, 1 do MICAZA, 1 do MMPI e 1 do Chega) e 1 voto contra do BE).
- Protocolo com o Centro Humanitário de Évora| Cruz Vermelha Portuguesa para desenvolvimento de ações de acompanhamento dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção - Aprovado com 29 votos a favor (12 do PS, 8 da CDU, 4 da Coligação Mudar com Confiança, 3 do MCE, 1 do MICAZA e 1 do MMPI) e 2 votos contra (1 do BE e 1 do Chega).
- Proposta de alteração ao Regimento da Assembleia Municipal de Évora - Aprovada por maioria, com 22 votos a favor (12 do PS, 4 da Coligação Mudar com Confiança, 3 do MCE, 1 do BE, 1 do MICAZA e 1 do MMPI), 6 votos contra da CDU e 3 abstenções (2 da CDU e 1 do Chega).
Pode ainda assistir aos trabalhos em https://youtube.com/live/cmgYuAye9dY
Os Caretos de Podence
- Reservar hotéis na Booking através deste link;
- Fazer um seguro de viagem da IATI Seguros (com proteção COVID-19). Os leitores do Alma de Viajante têm 5% de desconto usando este link.
- Excursões e ingressos em monumentos na GetYourGuide (compre com antecedência e evite as filas);
- Alugar um carro com a Discovercars (é o site que uso sempre).
Cantanhede | Biblioteca Municipal promoveu Oficina de Pintura para Idosos
A Biblioteca Municipal de Cantanhede dinamizou, no passado dia 27 de março, uma Oficina de Pintura. Particularmente direcionada para um público sénior, na iniciativa estiveram presentes cerca de uma dezena de utentes da Associação Cívica dos Amigos da Pocariça (ACAP), que que se fizeram acompanhar por duas técnicas da instituição.
A oficina foi dinamizada pela artista plástica Ana Carvalho, cujos trabalhos se encontram patentes na Biblioteca Municipal durante todo o mês de março e que prontamente acedeu à realização de uma Oficina de Pintura e ensinar um pouco da sua arte aos participantes.
Após a apresentação da pintora Ana Carvalho, seguindo as orientações da artista, cada participante pintou uma base de madeira, utilizando para o efeito tintas acrílicas e outros materiais. Os resultados foram verdadeiramente surpreendentes, para regozijo dos participantes, que se mostraram visivelmente satisfeitos com os trabalhos que alcançaram: oito placas de madeira, decoradas com motivos florais.
Recorde-se que Ana Carvalho é a autora da exposição Miscelânea – Cor, Forma, Traço, patente na Biblioteca Municipal até 29 de março e acolheu, de forma entusiástica, o convite deste equipamento cultural para conduzir uma Oficina de Pintura destinada ao público Idoso.
SOCIEDADE COLUMBÓFILA VOLTA A RECEBER BENS DO GRUPO “OS MOSQUETEIROS”
A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, recebeu muito recente mais um conjunto muito significativo de diversos bens, para o projecto que desenvolve em Cabo Verde.
Os Administradores do Grupo Os Mosqueteiros, voltaram, assim, a reconhecer o trabalho desenvolvido pela Associação sediada na cidade de Cantanhede, doando mais uma vez, um vasto conjunto de caixilharia, portas exteriores e interiores, material elétrico, provenientes dos seus ramos de negócio e que se destinam ao apetrechamento e recuperação de algumas habitações de famílias carenciadas, da cidade do Tarrafal de Santiago, e de S. Domingos em Cabo Verde.
A parceria estabelecida entre a Sociedade Columbófila e o Grupo Os Mosqueteiros, que decorre já há alguns anos, tem permitido de uma forma diferenciadora, continuar a cooperar com algumas instituições de Cabo Verde, nomeadamente autarquias e Associações de base local, que no terreno conseguem com estes apoios, acudir às necessidades das famílias mais vulneráveis e necessitadas das cidades da Praia, S. Domingos e do Tarrafal.
Para além do Projecto de Cooperação . de Partida !, estes bens tem possibilitado à Sociedade Columbófila, alargar a sua base de apoio no trabalho de âmbito social que vem desenvolvendo junto das famílias que acompanha e mais necessitadas do concelho,
Para além destes envios, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com estes apoios, tem também “acudido” às necessidades de outras instituições de referência no acolhimento de crianças e jovens, no distrito, doando parte dos bens recebidos.
O material agora doado, sem qualquer tipo de utilização anterior, proveniente da dádiva do Grupo Os Mosqueteiros, será na sua esmagadora maioria, encaminhado para o Municipio do Tarrafal.
Esta nova parceria vem reforçar, ainda mais, a ligação que a empresa sediada na zona industrial de Cantanhede, vinha mantendo nos últimos anos com a Sociedade Columbófila, permitindo através da responsabilidade social da empresa, aprofundar ainda mais a colaboração já existente, entre as duas entidades.
Cantanhede | No próximo sábado, 1 de abril. Ciclo de Teatro Amador com cinco espetáculos em simultâneo
Adenda: Por motivo de força maior, a agenda sofreu alterações, pelo que solicitamos a correção da informação anteriormente enviada.
- O XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede prossegue este sábado, 1 de abril, com cinco espetáculos em simultâneo, a partir das 21h30.
No salão da Associação Cultural e Recreativa do Zambujal, o Grupo Resistência Teatro e Produções – Associação Cultural e Recreativa de Cordinhã apresenta as peças “A Venda” e “Eles e Elas”.
O Centro Cultural de Portunhos, por seu lado, é palco de “O Marido de Duas Mulheres”, pelo Grupo de Teatro “Renascer” do Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira.
No Multiusos de Febres, o palco está por conta do Novo Rumo – Teatro de Amadores de Ançã, para apresentar o espetáculo “Segue a Vida”.
O Grupo de Teatro S. Pedro, apresenta a peça “Cantanhede a rir. É o melhor rémédio”, na sede da Associação Musical da Pocariça.
Por último, o Grupo de Teatro Cordinha d’Água do Grupo Folclórico “Os Lavradores” de Cordinhã apresenta as peças “Alice no País do Medo” e “Ser Feliz”, na sede do Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede.
O XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede leva 17 grupos e mais de 300 atores a diversos palcos do concelho.
Cultura | “Serpentina” é a nova exposição da pintora Adriana Molder - 13 abril Porto
“Serpentina” da pintora Adriana Molder em exposição na Escola das Artes.
Marinha Grande | ALUNOS CONHECEM FUNCIONAMENTO DO MUNICÍPIO
Coimbra | Professor da ESAC integra grupo de peritos da INQAAHE
Município de Proença-a-Nova e Associação de Futebol de Castelo Branco assinam protocolo para a promoção do desporto e do território
O Município de Proença-a-Nova e a Associação de Futebol de Castelo Branco assinaram esta segunda-feira, dia 27 de março, um contrato-programa de desenvolvimento desportivo que visa reforçar a colaboração entre estas duas entidades na promoção da prática desportiva no concelho e “alicerçar a cultura do desporto enquanto condição essencial para a criação de valores nos jovens, tais como responsabilidade e espírito de equipa, e fomentar a atratividade ao território, gerando riqueza nos nossos agentes económicos”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
No âmbito deste protocolo, no valor de 19 mil euros de apoio financeiro, Proença-a-Nova irá receber as Taças Distritais de Futebol de Praia de seniores femininos e seniores masculinos previstas para junho e julho, bem como a Taça Distrital de Futebol de Praia de Formação no Campo de Areia da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva e os estágios das Seleções Nacionais de Futsal e Futebol de Praia (femininos e/ou masculinos).
Neste protocolo estão ainda abrangidas ações de formação contínua no âmbito do desenvolvimento desportivo e a dinamização do projeto “A prática desportiva no 1ºciclo – uma abordagem a partir do futebol e do futsal”.
“Estamos a promover a descentralização das atividades e este protocolo visa isso. A prática desportiva depende muito da boa vontade e do interesse que as autarquias têm nessa matéria e este é o segundo protocolo com a Câmara Municipal de Proença-a-Nova e acreditamos que esta é a forma mais indicada para descentralizar a prática desportiva, neste caso, o futebol”, conclui Manuel Candeias Costa, presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco.
Nos termos do nº1 do artigo 6º da Lei 5/2007, de 16 de janeiro, incumbe às autarquias locais a promoção e a generalização da atividade física, enquanto instrumento essencial para a melhoria da condição física, da qualidade de vida e da saúde dos cidadãos.
Proença-a-Nova | Cerimónia militar encerra comemorações do Dia da Unidade do Comando Territorial da GNR de Castelo Branco
As comemorações do Dia da Unidade do Comando Territorial da GNR de Castelo Branco terminaram esta terça-feira, 28 de março, com a realização da cerimónia militar que decorreu no Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, contando com a presença de alguns dos 727 militares que compõem esta força, bem como de um pelotão da Guardía Civil espanhola, mais concretamente de Cáceres, para além dos convidados provenientes de diversas instituições distritais e nacionais. O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, recebeu o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, nesta cerimónia que assinala o 14º aniversário deste Comando Territorial e o 111º aniversário da instalação da primeira força da GNR em terras albicastrenses.
Na sua intervenção, o Comandante do Comando Territorial de Castelo Branco, Coronel Albino Tavares, recordou a data de 1912: “passaram 111 anos de presença constante e ininterrupta da guarda e dos que, envergando uniforme, têm dado o melhor de si em prol da segurança, da tranquilidade e do bem-estar das populações que aqui residem ou trabalham ou ainda de todos os que nos visitam nesta região do interior do país e que agora chamamos territórios de baixa densidade, o nosso território”. Na sua perspetiva, tem sido implementada uma estratégia centrada nas pessoas, “visando reforçar a proatividade, proximidade e visibilidade, fortalecendo, capacitando e valorizando a importância do patrulheiro e da sua presença junto da comunidade”. A atuação da GNR, e dos 31 postos territoriais existentes no distrito, centra-se na proximidade à população, sejam os mais idosos e vulneráveis ou os mais isolados ou fragilizados.
O responsável pelo Comando Territorial apresentou ainda as estatísticas da atuação da GNR em Castelo Branco. José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, referiu que esses números estão em linha com o registado a nível nacional, salientando que em 2022 registou-se mais 30% de operações de prevenção criminal, patrulhamento, policiamento de proximidade e de relacionamento com as comunidades locais. “As forças de segurança deram um contributo significativo para que Portugal continue a estar entre os países mais pacíficos do mundo. Fizeram-no com sentido do dever e profunda dedicação ao valor da segurança, constitutivo do estado de direito democrático”. Quanto a verbas, ficou a nota que, para o distrito de Castelo Branco, haverá “investimentos nas infraestruturas previstos de mais de 4 milhões e meio de euros”. O ministro destacou ainda o papel das câmaras: “os autarcas são uma das mais importantes expressões das comunidades locais e com eles podem ser estabelecidas as melhores parcerias para garantir um país seguro porque é disso que estamos a falar”.
Para além da cerimónia militar, o concerto da Orquestra de Câmara da GNR nos Paços do Concelho, no dia 19 de março, a cerimónia religiosa na Igreja Matriz de Proença-a-Nova, a 26 de março, e os dias de portas abertas nos quartéis foram outros dos momentos do programa deste ano.
Tese de doutoramento da Universidade de Coimbra recebe prémio internacional
A tese de doutoramento de Vanessa Magalhães, professora do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), uma investigação em gestão responsável, foi reconhecida internacionalmente pela EFMD Global com a atribuição do 2022 Outstanding Doctoral Research Award (ODRA).
A investigação premiada foi desenvolvida tendo como principais objetivos «contribuir para a compreensão do fenómeno das perdas e desperdícios alimentares ao longo das cadeias de abastecimento de produtos frescos e fornecer uma framework para orientar futuras investigações que procurem determinar as estratégias de mitigação mais promissoras», revela Vanessa Magalhães, docente e investigadora do DEM.«Ganhar este prémio é uma grande honra e um reconhecimento do meu trabalho árduo, dedicação e excelência na investigação. Este prémio demonstra que a investigação contribuiu para a comunidade académica e potencialmente para a sociedade como um todo», considera a docente da FCTUC.
De acordo com Vanessa Magalhães, o seu trabalho de doutoramento «oferece metodologias multidimensionais e holísticas, aplicadas numa perspetiva de cadeia de abastecimento, para analisar as inter-relações entre as causas da perda e desperdício de alimentos e para avaliar e priorizar as estratégias de mitigação com vista à sua redução ao longo das cadeias de abastecimento de alimentos frescos».
Assim, no âmbito desta tese foi possível concluir que as questões logísticas são as principais razões das perdas e desperdícios alimentares nas cadeias de abastecimento de frutas, vegetais e carne bovina. Além disso, este trabalho evidencia ainda «o papel da gestão da informação para melhorar o fluxo de comunicação ao longo da cadeia de abastecimento e assegurar que o processo de tomada de decisão seja apoiado por informação suficiente e em tempo real, promovendo, desta forma, a redução das perdas e dos desperdícios alimentares ao longo da mesma», descreve a investigadora.
Segundo a professora do DEM, «as conclusões obtidas neste trabalho são de interesse significativo para os profissionais, gestores e decisores políticos», uma vez que a partir desta investigação foi gerada «informação valiosa para a tomada de decisões sobre a implementação de estratégias para reduzir as perdas e desperdícios alimentares ao longo das cadeias de abastecimento de produtos frescos».
Além disso, «é também apresentada uma framework que pode ser replicada, passo a passo, para minimizar a perda e o desperdício alimentar dentro de qualquer negócio ou cadeia de abastecimento, permitindo a priorização de esforços rentáveis com os maiores ganhos ambientais e sociais relacionados», conclui.
Fundada em 1972, a EFMD é uma organização global, sem fins lucrativos, reconhecida internacionalmente como um organismo de acreditação para escolas de negócios, programas de escolas de negócios e universidades corporativas.
Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia
Actividade Semanal da GNR de Coimbra