segunda-feira, 17 de julho de 2023

The Black Mamba, IRMA e Mimicat são os primeiros nomes do Festival Dunas de São Jacinto 2023


De 25 a 27 de agosto
O Festival Dunas de São Jacinto, promovido pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), regressa de 25 a 27 de agosto e tem já dois grandes concertos confirmados, The Black Mamba e IRMA (25) e Mimicat (26).
No arranque do evento, 25 de agosto, sexta-feira, o primeiro de três grandes concertos vai contar com os The Black Mamba e IRMA, que vão atuar no palco principal do evento pelas 22h00. No dia seguinte, 26 de agosto, sábado, será a vez da artista portuguesa, vencedora do Festival da Canção 2023 e finalista do Festival Eurovisão da Canção subir ao palco, também pela mesma hora.
O Festival mantém em 2023 as principais caraterísticas do evento, aliando cultura, natureza e desporto, em mais um contributo da CMA de diferenciação dos Festivais de verão nacionais, proporcionando um conjunto variado de atividades gratuitas nesta localidade situada entre a Ria e o Mar.
A CMA reserva para a apresentação oficial do Festival Dunas de São Jacinto – que iremos realizar no mês de agosto – o grande destaque musical desta edição 2023, com atuação marcada para as 18h00 de dia 27 de agosto, domingo.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]
Imagem: Notícias de Aveiro

Cantanhede | Livro apresentado a 22 de julho na Biblioteca Municipal. Lagoas da Silva lança “Os Esquecidos de Deus”

 
“Os Esquecidos de Deus” é o título da mais recente obra do escritor Lagoas da Silva, cuja apresentação decorre no próximo dia 22 de julho, pelas 17h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Esta obra aborda o dia a dia miserável da maioria dos habitantes da região da Gândara, no início e em meados do séc. XX, em contraponto com a vida dos mais abastados.
A apresentação de “Os Esquecidos de Deus” estará a cargo de Raquel Grilo, numa sessão com fins solidários a favor de uma jovem com paralisia cerebral profunda que tem protagonizado um extraordinário percurso de recuperação.
Neste seu mais recente romance, o escritor desenvolve a narrativa em torno de um casal da Gândara, Francisco e Marta.
Armando Lagoas da Silva nasceu em Febres, bem no “coração” da Gândara e viveu mais de duas décadas em África. É colaborador de mais de três dezenas de jornais editados em França, Alemanha, Canadá, Luxemburgo, Suíça, Reino Unido, Estados Unidos, Venezuela, Brasil, África do Sul, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Austrália e Macau, nos quais, ao longo dos últimos anos publicou centenas de artigos de opinião.
Como romancista, já publicou África, A Terra de Mil Sóis, O Piar dos Mochos, Os Amores de Sofia, O Outono da Alma, As Fronteiras do Absurdo, Pensamentos (poesia), A Grande Paixão de Jesus Cristo, O Amante da Morte, Nas Sombras da Noite, A Mulher Islamita, Deus e os Filósofos e A Cigana de Olhos Negros.

MUNICÍPIO DE SILVES IMPLEMENTA ZONAS DE COEXISTÊNCIA NO CONCELHO

 Silves, Armação de Pêra e Pêra já têm espaços públicos onde os peões têm prioridade sobre os veículos
Tendo por objetivo a criação de condições que tornem os espaços públicos do concelho mais amigos dos habitantes, privilegiando a redução da circulação rodoviária e dos focos de poluição atmosférica e sonora, o Município de Silves implementou três zonas de coexistência (ZC) no concelho. Silves, Armação de Pêra e Pêra são as três localidades que, por agora, têm estes espaços especialmente concebidos para utilização partilhada entre peões e veículos, com sinalização específica, onde vigoram regras especiais de trânsito que favorecem a fruição de transeuntes e obrigam a uma maior disciplina na circulação de veículos. 
Desta forma, atualmente quem circula na Praça da República (Silves), avenida frente Mar (Armação de Pêra), largo 1.º de Maio e ruas Almeida Garrett e Alexandre Herculano (Pêra) está a circular em zonas de coexistência, onde os peões têm prioridade relativamente a veículos e onde os condutores devem adequar a velocidade às condições de circulação pedonal, nunca podendo ultrapassar os 20 km/h.
Nestas zonas - e de acordo com o artigo 78º - A do Código da Estrada - peões e condutores deverão ter em consideração as seguintes regras:
» Os utilizadores vulneráveis podem utilizar toda a largura da via pública sem restrições
» É permitida a realização de jogos na via pública;
» Os condutores não devem comprometer a segurança ou a comodidade dos demais utentes da via pública, devendo parar se necessário;
» Os utilizadores vulneráveis devem abster-se de atos que impeçam ou embaracem desnecessariamente o trânsito de veículos;
» É proibido o estacionamento, salvo nos locais onde tal for autorizado por sinalização;
» O condutor que saia de uma zona de coexistência deve ceder passagem aos restantes veículos.
Outra das particularidades das ZC é o facto destes espaços obedecerem a regras fundamentais de desenho urbano da via pública, tendo por base os princípios do desenho inclusivo, considerando as necessidades dos utilizadores vulneráveis, inclusive com a definição de uma plataforma única, onde não existam separações físicas de nível entre os espaços destinados aos diferentes modos de deslocação.
Está, assim, dado um passo importante para a promoção de deslocações pedonais e fruição dos espaços públicos com efeitos positivos no âmbito do ambiente, redução da circulação automóvel, segurança, atratividade, inclusão e qualidade de vida nestas zonas do concelho de Silves.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 18 DE JULHO NA RUA DR. JOSÉ VENTURA DUARTE EM SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES ENTRE AS 09H00 E AS 12H00

 O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede pública de abastecimento de água, no âmbito da empreitada “Requalificação do Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines”, o fornecimento de água será interrompido na Rua Dr. José Ventura Duarte em São Bartolomeu de Messines, no dia 18 de julho, entre as 09h00 e as 12h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais está disponível o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Fim-de-semana repleto de actividades desportivas. Sexta edição do evento “ Rios Ibéricos realiza-se em Castelo de Paiva e Penafiel

 Duatlo e Triatlo vão atrair muitos adeptos WALK “ASTIC” é a novidade do evento.

O próximo fim-de-semana vai ser repleto de emoção e exercício físico em Castelo de Paiva. De 21 a 23 de Julho, o Largo do Conde e em Entre-os-Rios, serão palco de uma série de eventos desportivos que prometem animar a região e envolver atletas de todas as idades. Uma organização em cada momento, do Município de Castelo de Paiva, Município de Penafiel, Federação de Triatlo de Portugal, Centro Sol Nascente e da Just Begin.

Esta grande jornada desportiva começa na Sexta-feira, pelas 22:00h, com a WALK “ASTIC” NIGHT, uma caminhada nocturna que levará os participantes a desfrutar de várias sensações ao mesmo tempo, vai proporcionar momentos de entretenimento inesquecíveis. A cada paragem ao longo do percurso, os participantes serão surpreendidos com eventos especiais com néon, fumo e espuma, criando uma atmosfera única e envolvente. Ainda pode fazer a sua inscrição para esta actividade.

No Sábado, durante a tarde, no Largo do Conde, em Castelo de Paiva será o cenário da prova RIOS IBÉRICOS DUATLO JOVEM, uma competição que combina a corrida e o ciclismo. Esta é uma excelente oportunidade para os jovens atletas mostrarem as suas habilidades e determinação. A participação neste Duatlo experiência está aberta a qualquer pessoa com idades entre os 6 e os 100 anos … permitindo aos adultos experimentarem com os jovens em distâncias pequenas.

Já no Domingo, pelas 09:00 em Entre-os-Rios, Penafiel, e com final no Largo do Conde, será o ponto alto do fim-de-semana, com a TAÇA DE PORTUGAL DE TRIATLO, em distância Olímpica. O evento contará com a presença já confirmada de atletas dos Clubes: SL Benfica, CD Escola Santana, Ilha da Madeira, CT Almada, Vasco da Gama AC Sines, entre outros, prometendo uma competição renhida e momentos de grande emoção. Os triatletas irão demonstrar toda a sua força, resistência e habilidades numa das modalidades desportivas mais encantadoras. Realizar-se-á também duas provas promoções de Triatlo e Duatlo com distância Sprint e em Estafetas, para os atletas que preferirem distâncias menores.

Todos os intervenientes nesta organização, reconhecem a importância do desporto na promoção da saúde e do bem-estar da população, e juntos, vão proporcionar um fim-de-semana imperdível para os amantes do desporto, residentes e visitantes de outras regiões de Portugal.

Todas as informações mais pormenorizadas sobre o fim-de-semana desportivo, incluindo horários, locais e inscrições, podem ser encontradas nas páginas referidas pela organização. 

Docente da Universidade de Coimbra eleita presidente da Sociedade Portuguesa de Materiais

 
Sandra Carvalho, professora catedrática do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi eleita por unanimidade como presidente da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) para o biénio 2023-2025.
«A liderança da SPM é um desafio completamente diferente dos assumidos até ao momento na minha carreira, apesar de que chegar a este cargo seria natural, uma vez que iniciei a atividade no Conselho Diretivo da associação como vogal durante 2 mandatos, sendo nos últimos 4 anos a vice-presidente», refere Sandra Carvalho.

Neste mandato os novos Corpos Sociais da SPM eleitos pretendem seguir três grandes linhas de ação que pretendem congregar a comunidade “dos materiais” e assim, tornar-se uma voz ativa junto de decisores políticos e económicos, tecido empresarial e sociedade civil, implementar estratégias para aumentar o dinamismo e a sustentabilidade económica da SMP, caminhando para a sua profissionalização a médio prazo, e ainda, promover a importância da ciência e engenharia dos materiais como pilar do desenvolvimento sustentável, aumentando a identificação dos sócios com a associação.

«Tendo tido um percurso científico de mais de duas décadas na área da Ciência e Engenharia dos Materiais, claramente que me identifico com a missão da SPM, e, nesse sentido, considero que poderei ser útil nessa missão», observa a catedrática, que aceitou este desafio por acreditar que lidera uma «equipa forte, dinâmica e de confiança» que a ajudará a implementar o programa de ação validado pelos sócios em eleição.

«Muitos serão os desafios a superar, mas destaco a sustentabilidade financeira da Sociedade, a crise na formação em Engenharia de materiais pela pouca procura por parte de novos estudantes e o desenvolvimento de novos materiais para responder às atuais preocupações ambientais e energéticas», salienta a docente, acrescentando que para atingir todos estes objetivos «irá alinhar a sua estratégia em cinco vetores fundamentais, designadamente interface com a indústria, financiamento e internacionalização, formação em materiais, comunicação e divulgação e divisões técnicas», conclui.

A SMP é uma associação de índole técnica e científica, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover, de forma independente, o conhecimento na área dos materiais e relevar a sua importância no desenvolvimento económico e social, congregando as partes interessadas.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Silves | ANIMAÇÃO DE VERÃO COM JOÃO FAÍSCA

 A próxima sessão da Animação de Verão tem lugar já no próximo dia 21 de julho, pelas 22h00, na Fortaleza em Armação de Pêra e conta com a atuação de João Faísca.
O espetáculo é de entrada livre e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Armação de Pêra. 
A iniciativa organizada pelo Município de Silves tem como objetivo qualificar a oferta turística de Armação de Pêra, dinamizar o comércio local, atrair visitantes e proporcionar momentos únicos a todos quantos por lá passem.
 
+ SOBRE JOÃO FAÍSCA
A música reflete diferentes estados de espírito e tem igualmente o poder de os influenciar. O projeto de João Faísca explora essa faceta, recorrendo a diversas frentes musicais, usando ambientes ora calmos, ora introspetivos, onde sons de diversas influências (pop, rock, funk, reggae, jazz) se cruzam e se ligam às palavras para contar uma história. Histórias essas que exploram a dualidade de personagens e contextos, fazendo referências a obras tanto no âmbito da música, como da história e da literatura, deixando sempre em aberta a interpretação de quem lê. Tudo, sempre em harmonia!