domingo, 2 de setembro de 2018

Orquestra Clássica do Centro leva serenatas ao centro histórico de Coimbra

Resultado de imagem para Orquestra Clássica do Centro leva serenatas ao centro histórico de Coimbra
A Orquestra Clássica do Centro vai realizar serenatas em locais da zona de Coimbra classificada como Património Mundial durante este mês, acompanhando as quatro fases da Lua.
Intitulada "Serenatas com a Lua Por Perto", a iniciativa pretende levar até locais da zona classificada como Património Mundial da cidade, no centro histórico, um outro tipo de serenatas, numa ponte entre "uma forma erudita e a serenata que tanto caracteriza Coimbra", disse o novo maestro titular da Orquestra Clássica do Centro (OCC), Jan Wierzba, que falava aos jornalistas durante uma conferência de imprensa que decorreu hoje à tarde.
Os concertos são protagonizados por músicos da OCC, sempre acompanhados por cantores convidados, em espetáculos de entrada gratuita e em espaços abertos, sendo eles o Palácio da Justiça (dia 08 e 21), o Pátio das Escolas (14) e o Museu Nacional Machado de Castro (22).
Durante a conferência de imprensa de apresentação da programação dos próximos seis meses, Jan Wierzba destacou também um projeto com nove municípios da região de Coimbra, em que a orquestra vai contar com a participação de músicos de bandas filarmónicas de cada um dos concelhos.
A iniciativa, que vai decorrer entre outubro deste ano e fevereiro de 2019, vai passar por uma seleção de músicos desses concelhos, que irão depois ensaiar com a orquestra e participar nos concertos, num projeto "extremamente inclusivo, que abre as portas a outros músicos", por forma a terem a experiência de trabalhar num ambiente profissional, sublinhou o maestro, durante uma conferência de imprensa, que serviu também para se apresentar como novo diretor artístico da OCC.
Para o futuro próximo, o jovem maestro pretende desafiar a formação "para fazer alguns projetos de fusão", nomeadamente com o jazz ou até com música do mundo e estabelecer um diálogo "com a música contemporânea".
Para além disso, assumiu a ambição de aproveitar os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven, em 2020, para apresentar, "pela primeira vez em Coimbra as nove sinfonias - a obra integral" do compositor alemão.
Durante a conferência de imprensa, a presidente da Associação Orquestra Clássica do Centro, Emília Martins realçou que o nome de Jan Wierzba foi aprovado "por unanimidade".
Segundo a responsável, o facto de a OCC ter agora apoio para dois anos da Direção-Geral das Artes já permitiu apresentar agora a programação para os próximos seis meses, apesar do apoio ainda estar longe daquilo que seria ideal.
Emília Martins considerou que a região é "grande o suficiente para ter outra resposta nesta área", defendendo que o Centro poderia ter duas orquestras regionais, que poderiam trabalhar em conjunto, sempre que for necessário fazer concertos de formação sinfónica.
"Para se programar a parte artística de forma sustentada e inteligente tem que se saber com o que se conta. Tem de haver um plano a médio prazo e o ideal seria estarmos já a apresentar a programação até julho", vincou o maestro.
Durante a apresentação da programação da orquestra até fevereiro de 2019, foi ainda destacada a participação em vários festivais, bem como um projeto que pretende criar uma obra que resulte da fusão entre fado e tango, da responsabilidade do músico David Wyn Lloyd.
Lusa


Fortinet inaugura Centro de Innovación en Seguridad en oficinas de Grupo Dice en Monterrey


por Yesica Flores

Este nuevo laboratorio permitirá a más de 150 socios de negocios de Fortinet, que se encuentran en la zona norte del país, realizar pruebas para los clientes en ambientes reales de operación.
Fortinet® (NASDAQ: FTNT), líder global en ciberseguridad amplia, integrada y automatizada, en conjunto con Grupo Dice, anunció el lanzamiento de su Centro de Innovación en Seguridad (CIS) en Monterrey, NL, el cual apoyará a más de 150 socios de negocios de Fortinet y a sus clientes en la zona norte del país.
“Con este tipo de iniciativas, Fortinet sigue brindando herramientas a sus canales ahora con un nuevo CIS más cercano a los clientes de Monterrey, Coahuila, Tamaulipas y Chihuahua entre otras ciudades. Este nuevo centro de tecnología en ciberseguridad permitirá la realización de pruebas y demostraciones como en los laboratorios de Fortinet de la Ciudad de México y Guadalajara, pero en una instalación más cercana a ellos”, señaló Jorge Miranda, gerente de Ventas Regionales de Fortinet México.
El nuevo centro se encuentra instalado dentro de las oficinas de Grupo Dice en Monterrey, NL, en donde los canales pueden llevar a sus clientes quienes, con previa entrevista, comparten información general sobre su arquitectura de tecnología, sus retos y las necesidades específicas de ciberseguridad. De esta forma, en el CIS se recrea el ambiente de la red empresarial del cliente quien puede ver en vivo cómo funcionaría una arquitectura de seguridad diseñada de acuerdo a su infraestructura ya instalada, así como la interoperabilidad en distintos escenarios como centro de datos, ambientes inalámbricos, BYOD, IoT, etc.
“Pensado para el beneficio de los clientes, el asesoramiento personalizado y la interacción directa con las soluciones de Fortinet, el Centro de Innovación en Seguridad de Monterrey abre sus puertas para acercar la más avanzada tecnología en ciberseguridad a las empresas y organizaciones locales, dando un paso más en el posicionamiento y expansión
de Fortinet como la empresa número 1 en ciberseguridad en México,” comentó Eduardo Zamora, director general de Fortinet en México.
Roberto Corvera, director de Distribución de Fortinet México, refirió por su parte que desde hace 4 años se planeó la inversión en este nuevo CIS. Esto es fruto de la sólida relación de Fortinet con Grupo Dice que data de hace más de 13 años y se apuesta a que siga consolidándose.
“A través del Centro de Innovación en Seguridad de Fortinet se recrea el ambiente de los clientes y se demuestra lo que el Fortinet Security Fabric puede hacer por su ciberseguridad,” comentó Rogelio Castro, CEO Grupo DICE. “Esto nos permite ofrecer a los canales las herramientas necesarias para acortar el tiempo de cierre del negocio con el cliente.”


Самые красивые аккордеонистки России - дуэт"ЛюбАня" Смуглянка

Roda de Choro | Noites Cariocas (Jacob do Bandolim) | Instrumental SESC ...

Carla Scheithe - "Tanzende Finger" von Heinz Gerlach - Profilm-Live TV p...

LUCIANE CHAMAMEZEIRA, A musa do Chamamé!

ROALDO ALEXANDRE E SUA SANFONA- GAIVOTA PANTANEIRA

BE avisa que é na timidez do PS sobre investimento que “as direitas apostam”

Resultado de imagem para BE avisa que é na timidez do PS sobre investimento que as direitas apostam
A coordenadora bloquista, Catarina Martins, avisou hoje que o "teste da esquerda" é responder à falta de investimento e que é "na timidez do PS que as direitas apostam", considerando que recuperar o país não é irresponsável nem eleitoralista.
No discurso de encerramento da 'rentrée' bloquista, Catarina Martins não poupou nos avisos e críticas a António Costa e ao Governo do PS para o último ano de legislatura, que o BE sabe que será "duro".
"Há demasiados anos que falta investimento. E é a esta insatisfação que temos de responder com coragem. É este o teste da esquerda e é na timidez do PS que as direitas apostam", declarou.
Para a coordenadora do BE, "continuar o caminho de recuperação do país não põe as contas públicas em risco, não é irresponsável e muito menos eleitoralista".
Lusa

Trinta mil portugueses e estrangeiros juntam-se hoje em Ludlow, a Fátima dos EUA

O festival português da paróquia Our Lady of Fatima, em Ludlow, Estado norte-americano de Massachusetts, tem hoje o seu ponto alto, esperando cerca de 30 mil visitantes lusodescendentes de várias partes da América.
O domingo é o terceiro e penúltimo dia da Festa, organizada todos os anos pela paróquia que completa agora 70 anos, sendo o momento mais esperado a procissão das velas que vai começar às 19 horas (24 horas em Lisboa), em que quase tudo é "uma réplica exata do que acontece em Fátima", incluindo o andor e as imagens, como explicou um dos diretores da festa, David Costa.
Entrevistado pela Lusa na véspera, o responsável disse: "Acho que as pessoas usam Ludlow como uma forma de virem pagar as suas promessas e não precisarem de passar o Atlântico para o fazer", dirigindo-se ao santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima.
Depois dos concertos de sexta-feira e sábado e do fogo de artifício da véspera, o recinto do festival recebe hoje cerca de 30 mil visitantes lusodescendentes que assistem de manhã à missa em estilo português e se deixam ficar à volta de cerca de trinta tendas de bebida e comida portuguesa e muitos carrosséis, tendas de vendas e de brinquedos, para participarem na procissão das velas, ao cair da noite.
"No domingo vai haver muita rusga, muita concertina, muito folclore", adiantou David Costa, também diretor musical da igreja, opinando: "fora de Fátima, não se vê em lado nenhum o que nós fazemos aqui".
Sete décadas volvidas sobre a fundação desta paróquia portuguesa no interior do Estado de Massachussets, a cerca 245 quilómetros de Nova Iorque, David Costa disse à Lusa que esta terá sido a primeira paróquia portuguesa nos EUA a receber o nome de Fátima: "Agora há muitas, mas nós fomos a primeira. Antes disso, eram sempre Santos Antónios, São Joãos ou coisas assim", descreveu o responsável, nascido e criado em Ludlow.
Our Lady of Fátima Parish (o nome desta paróquia) organiza uma festa anual como angariação de fundos, que nas últimas duas décadas se transformou num "festival conhecido por toda a Nova Inglaterra, Nova Iorque, Canadá e muito mais".
Mais do que um "centro de encontro" de famílias lusodescendentes espalhadas pelos EUA e que combinam encontrar-se todos os anos em Ludlow, David Costa sustenta que a paróquia portuguesa "é um ponto de peregrinação".
"Sabe, Ludlow é uma vila bem portuguesa, mas muitas vezes somos esquecidos, porque não estamos tão próximos de cidades conhecidas, como [ao contrário das comunidades portuguesas de] Fall River, New Bedford, Providence, New Jersey, Newark", recordou o diretor da comissão de festas.
A vila de Ludlow, próxima da cidade de Springfield, em Massachusetts, é constituída por pouco mais de 20 mil habitantes e à volta de um terço desse número será de ascendência portuguesa, segundo David Costa.
Outros organizadores do festival estimam que no decurso dos quatro dias (de sexta-feira até a próxima segunda-feira), tenham passado mais de 50 mil pessoas pela Festa, embora não seja possível contar o número de visitantes, porque é um festival de entrada livre.
Lusa

Samsung inaugura su primera tienda en Guadalajara


por Yesica Flores
Como parte de su estrategia de crecimiento, la compañía surcoreana, Samsung Electronics México, inauguró la primera Samsung Experience Store en Guadalajara ubicada en el centro comercial Andares. Con esta apertura, Samsung suma 4 tiendas ya inauguradas en el país (Ciudad de México, Querétaro, Puebla y Guadalajara).
La nueva Samsung Experience Store cuenta con 175 metros cuadrados de espacio diseñado exclusivamente para que los clientes que la visiten tengan la oportunidad de vivir una experiencia personalizada con toda la extensa gama de productos con la que Samsung cuenta.
“De acuerdo a datos del gobierno del estado, Guadalajara es la segunda ciudad más importante del país debido a su número de habitantes, en esta localidad se encuentran las empresas más reconocidas a nivel mundial, por tal motivo, en nuestro plan de expansión consideramos el Centro Comercial Andares como el espacio adecuado para establecer la cuarta Samsung Experience Store en territorio Mexicano”; mencionó Diego Altuzar Director Senior de Ventas de la División Information and Mobility en Samsung Electronics México.
Samsung Experience Store Andares abre sus puertas con un amplio portafolio de productos, incluido el nuevo equipo insignia de la marca: Samsung Galaxy Note9, el smartphone más avanzado, gracias a su desempeño y amplia capacidad de almacenamiento, recientemente lanzado en el país.
Los clientes podrán encontrar también equipos con destacadas características como Galaxy S9 y S9+, y la edición especial de 128 GB de memoria, “Coral Blue”, de igual forma el funcional y práctico Galaxy A6+ que ofrece una cámara avanzada de 16 MP acompañada de un lente secundario de 5 MP, así como los nuevos integrantes de la serie J: Galaxy J4, J6 y J8.
Para quienes quieren un ecosistema completo de equipos conectados, Samsung ofrece diversas opciones de Wearables con funciones y capacidades para todo tipo de actividad, desde Galaxy Gear Sport y Gear Fit2 Pro, hasta los audífonos Gear IconX.
Y si lo que buscan es entretenimiento para el hogar, Samsung Experience Store cuenta con equipos de audio y video como la impresionante línea QLED TV y la línea Premium UHD TV, así como lo último en diseño con la pantalla The Frame.
Atención Premium
 Cada una de las zonas de Samsung Experience Store está bajo la supervisión de un equipo ampliamente capacitado para brindar atención especializada y asistencia técnica personalizada, por lo cual los clientes que acudan a la tienda podrán resolver cualquier duda de funcionalidad o probar los productos de la mano de expertos.
 Express Repair Service
 Todas las tiendas de la marca se caracterizan por ofrecer un servicio único en su tipo de reparación para equipos. En el caso de smartphones, el tiempo de entrega al cliente es de una hora.
Más beneficios para los usuarios
 “Cambia tu smartphone’’ 
 En la nueva Samsung Experience Store Andares, los usuarios podrán disfrutar del programa Cambia tu Smartphone, a través del cual pueden entregar un smartphone tanto Galaxy como de otro sistema operativo participante y obtener una bonificación (luego de ser evaluado por un especialista) de hasta 10 mil pesos, para adquirir nuevos equipos Galaxy, incluido el nuevo Galaxy Note9.
Cambia tu Smartphone, está disponible en www.samsung.com, así como en tiendas Samsung oficiales. Para conocer todos los detalles sobre el programa, favor de visitar el siguiente link: http://www.samsung.com/mx/offer/change-your-galaxy/
“Samsung Protect”
 Además, en esta tienda, Samsung pone a disposición de los usuarios Samsung Protect, un servicio de garantía extendida por 24 meses que cubre contingencias físicas en los equipos, tales como: ruptura de pantalla o del cristal trasero, entre otros. Esta garantía puede obtenerse en tienda al momento de comprar el nuevo Galaxy Note9, o bien, hasta 30 días después de haberlo adquirido (a través de Samsung.com/mx)
El costo de “Samsung Protect’’ para Galaxy Note9 es de $3,199.00 pesos (más un cargo de servicio por evento de $999 pesos).
Por promoción, en todas las Samsung Experience Store, el usuario podrá contratar este servicio al 50% de descuento del 31 de agosto al 30 de septiembre de 2018.
 “Knox Guard”
Al comprar Samsung Protect el cliente automáticamente obtiene Knox Guard, un beneficio con el cual, en caso de pérdida o robo del equipo, el usuario podrá comunicarse al Centro de Servicio Autorizado Samsung en donde a través de la asistencia de un especialista podrá bloquear el dispositivo por completo, para proteger los datos e información del equipo.

El usuario puede adquirir únicamente el servicio de Knox Guard (*) en cualquier tienda autorizada Samsung, incluida la nueva Samsung Experience Store Andares.

Blue Coins
Por otro lado, Samsung cuenta con el programa de recompensas Blue Coins, el cual consiste en otorgar a los clientes el 5% del valor de las compras que realicen en las tiendas Samsung Experience Store, para poder ser utilizados nuevamente en las tiendas físicas de Samsung, con solo bajar una aplicación móvil. (**)

(*) Disponible a partir del 24 de agosto en tiendas autorizadas Samsung (Santa Fe, Querétaro, Puebla y Guadalajara).
(**) Consultar detalles del programa Blue Coins en www.bluecoins.com.mx  
Samsung Store se encuentra ubicado en la planta baja del Centro Comercial Andares con un horario de atención de lunes a domingos de 11:00 a 21:00 horas.
Por apertura de tienda, a partir del 31 de agosto y hasta el 7 de septiembre, los clientes podrán disfrutar de hasta 24 meses sin intereses al pagar con tarjeta de crédito de El Palacio de Hierro. Además, será posible adquirir el nuevo Galaxy Note9 a precio de preventa, y recibir de regalo un Gear Sport con tan solo registrarse en shop.samsungstore.mx y dar su opinión sobre el equipo. (***)

Quase 12.000 militares prestaram apoio à população desde Janeiro

Perto de 12.000 militares prestaram, desde o início do ano, apoio direto às populações, em 810 ações de proteção e salvaguarda de pessoas e bens, refere um comunicado do Estado-maior General das Forças Armadas (EMGFA).
Das 810 ações, que mobilizaram 11.783 militares, 59 encontram-se ainda em curso, entre as quais missões de apoio à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), ao Instituto Nacional de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e protocolos municipais.
Onze ações de patrulhamento e vigilância florestal no âmbito dos protocolos municipais mobilizam, por dia, 22 militares do exército em três destinos do continente.
As 44 ações de patrulhamento, vigilância e sensibilização das populações nas matas nacionais e perímetros florestais mobilizam, por dia, 136 militares, 100 dos quais do exército e 36 da marinha.
No âmbito do Plano HEFESTO, celebrado entre as Forças Armadas e a Autoridade Nacional de Proteção Civil, de 17 a 29 de Agosto, estiveram ativas 15 ações de patrulhamento dissuasor em treze distritos, num total diário de 866 militares do exército e marinha.
Lusa

Tema do Elvis Presley na sanfona **Bruno Scandalli** Boteco do Ratinho

Acordeonistas Portugueses - Cristiana 3

Cana Verde : Iris & Tony - Arcos de Valdevez

Vejam bem o que este Rapaz faz com a Concertina!

Banks Of The Ohio - Harmonica/Mundharmonika

Orange Blossom Special by MASPESOS blues harp

Mundharmonika-Quartett Austria - Wilhelm Tell Ouverture

Mundharmonika-Quartett Austria - Wilhelm Tell Ouverture

Mundharmonika-Quartett Austria - Wilhelm Tell Ouverture

Mundharmonika-Quartett Austria - Wilhelm Tell Ouverture

Mundharmonika-Quartett Austria - Wilhelm Tell Ouverture

Mundharmonika Quartett Austria - Amazing Grace

Thaisinha e Homero "O GAITEIRO". de Albino Manique

Mulher encontrada morta no rio Tâmega nas Termas de Chaves

Resultado de imagem para Mulher encontrada morta no rio Tâmega nas Termas de Chaves
Uma mulher foi hoje encontrada morta no rio Tâmega, nas Termas de Chaves, distrito de Vila Real, revelou à Lusa fonte dos Bombeiros Flavienses, ao passo que a página da Internet da Proteção Civil indica tratar-se de um "afogamento".
Em declarações à Lusa, fonte dos Bombeiros Flavienses informou que pelas 08:49 foi dado o alerta para a situação e "uma mulher foi encontrada já cadáver no rio Tâmega" pelos meios de socorro que se deslocaram ao local.
A página da Autoridade Nacional da Proteção Civil (Prociv) indica que o "afogamento" aconteceu na freguesia de Madalena e Samaiões, numas termas do concelho de Chaves.
Os bombeiros Flavienses remeteram eventuais esclarecimentos adicionais para mais tarde, uma vez que os elementos da corporação ainda se encontram no local.

Idosa morre em incêndio em Caxias

Resultado de imagem para Idosa morre em incêndio em Caxias
Uma idosa com cerca de 80 anos morreu hoje na sequência de um incêndio num prédio de habitação em Caxias, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos.
Sérgio Duarte, adjunto de comando daquela corporação de bombeiros, disse ter recebido um alerta de incêndio num prédio de habitação na avenida Croft de Moura, em Caxias, às 06:40.
"No local constatámos que se tratava de um incêndio num edifício de três pisos (rés-do-chão, primeiro piso e mansarda) e encontrámos uma idosa com perto de 80 anos que já se encontrava morta", referiu.
A senhora residia na mansarda, cujo piso abateu sobre o piso inferior.
Quatro pessoas ficaram desalojadas na sequência do fogo que afetou também um restaurante contíguo ao prédio, referiu a fonte.
Dos quatro desalojadas, dois estão a ser realojados pela autarquia de Oeiras, enquanto duas outras pessoas se encontram de férias, acrescentou.
No local estiveram 28 bombeiros de corporações de Paço de Arcos, Oeiras, Barcarena e Carcavelos, auxiliados por nove veículos e uma Viatura Médica de Emergência e Realização (VMER) do hospital de S. Francisco Xavier, elementos da Proteção Civil municipal, um vereador da autarquia de Oeiras, elementos das polícias de Segurança Pública (PSP), Municipal e Judiciária (PJ).
No local do fogo, cujas causas são desconhecidas, mantêm-se elementos da PSP e PJ, concluiu Sérgio Duarte.
Lusa
_____________________

Hora de Fecho: A tragédia escondida numa noite de Verão /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Uma cadela ladra. Uma criança aparece morta. Um homem é acusado. 99 testemunhas declaram sobre o que ouviram dizer. E uma mulher repete: "Nega sempre".
Júlia Grilo recordou que o irmão e a cunhada "ainda eram um casal apaixonado" e excluiu a hipótese de crime passional. A irmã de Luís Grilo acredita que o irmão foi vítima de um roubo que correu mal.
"A Universidade de Verão é sobretudo um espaço de formação e de ação pedagógica e o programa está cheio de pessoas com currículo e muito conhecimento nas áreas de que vão falar", diz Carlos Coelho.
"Não gosto de ser comentador de comentários de outros dirigentes políticos", mas o presidente do PSD, Rui Rio, "foi um pouco ingrato", no discurso que fez na Festa do Pontal.
"Vamos apresentar o quadro jurídico a Lula na segunda-feira de manhã. Vamos discutir o que fazer nestes dez dias de prazo", afirmou Haddad.
Na opinião do presidente da EDIA, José Pedro Salema, a canábis medicinal pode ser a próxima aposta agrícola no Alqueva, depois do olival e da amêndoa.
As vendas de veículos eléctricos e híbridos plug-in em Julho voltaram a disparar, crescendo 62% no mercado global. A Tesla foi quem mais vendeu, com 20.576 veículos. Nem imagina quem vem a seguir…
Aso 51 anos, a atriz que Portugal descobriu com “A Virgem Doida” continua a acreditar no palco como lugar de “exposição total”. Em entrevista, fala do começo, da timidez e das mudanças que viveu.
A última localização do navio foi registada ao largo da costa de Taiwan, há quase 10 anos. O cargueiro apareceu à deriva em Mianmar. Completamente vazio e ferrugento. O mistério foi agora resolvido.
1968. Um homem é agredido na Cidade Universitária. Morre. O criminoso é "o homem do cão". Prostituição homossexual? Tavez. Mas o que faz um PIDE no caso? 
Opinião

Helena Matos
Marcelo não quer que se "berre" a propósito dos portugueses da Venezuela. Mas o que distingue o berro da afirmação de valores? Apenas o campo político donde vêm as palavras. 

João Marques de Almeida
Na Europa, o grande aliado do BE e do PCP contra as políticas orçamentais da zona Euro é o governo populista de Itália. Em breve, Roma vai estar em conflito com Bruxelas. De que lado estarão PCP e BE?

Paulo Trigo Pereira
É necessário negociar, mas com firmeza, de modo a não se pôr em causa o muito que já foi alcançado. Há felizmente cada vez mais portugueses que percebem que um orçamento deve evitar cantos de sereia.

Rita Fontoura
Espanta-me que muitos católicos se afastem da Igreja. Seria como ter um filho que criamos com todo o amor e que um dia vai preso por um delito e não o visitássemos na prisão.

Alberto Gonçalves
Para escrever sobre política, meus caros, é vital ignorar aquilo que as televisões vendem no lugar da política: uma feira de horrores sem o bálsamo do cuspidor de fogo.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_____________________


Há cada vez mais pessoas à procura do exorcismo, diz bispo de Bragança-Miranda

O bispo da diocese de Bragança-Miranda revelou hoje que há cada vez mais pessoas a recorrerem à ajuda da Igreja Católica para se libertarem do mal e das suas dependências através do sacramental do exorcismo.
"Há muitas pessoas que nos procuram a pedir ajuda e eu espero que haja mais tempo disponível para responder a estas necessidades. Este tipo de acompanhamento precisa de muita escuta e muita atenção. As pessoas com o ritmo de vida atual querem respostas imediatas, mas este processo requer fé e tempo", vincou José Cordeiro.
Em entrevista à Lusa, o prelado alerta, porém, que são necessárias muitas manifestações tidas como anormais para se optar por recorrer à celebração do exorcismo.
"Quando aparece alguém a falar línguas para as quais nunca teve formação, ou entender línguas para as quais nunca estudou ou com que não conviveu. Pessoas que fazem coisas superiores à sua idade e às suas forças ou realizam algo que ultrapassa a sua capacidade física e que reagem drasticamente diante de um crucifixo ou imagens de santos, estes são alguns dos sinais que nos dão alguns alertas para se ponderar e discernir realizar o exorcismo", exemplificou o responsável.
O bispo alerta que este tipo de sacramental só deve ser efetuado por licença expressa do Bispo diocesano e por sacerdotes a quem seja reconhecida "a sua piedade, ciência, prudência e a sua integridade de vida".
José Cordeiro refere que há muitas pessoas que diante deste "mistério do mal" recorrem “à magia, aos cartomantes ou outras pessoas e outras dimensões que fazem destas questões um negócio".
"Estas situações de magia não libertam, ainda aprisionam mais as pessoas, já que as tornam dependentes e reféns da cura que procuram", alertou.
A oração e o rito do exorcismo é uma resposta para os crentes no sentido "de interceder junto de Deus pelo bem e pela cura e dar um novo sentido à vida da pessoa em causa, sabendo que não há salvação em nenhum outro, a não ser em Jesus Cristo".
"Da minha própria experiência pastoral, há pessoas que vêm à procura de um exorcismo, e após vários encontros, num ambiente crente e de oração, acabam por se sentir libertas por que foram ouvidas e se sentem amadas e sem necessidade de recurso ao exorcismo maior", frisou.
Para o bispo diocesano, os padres e os agentes pastorais terão de estar mais disponíveis para escutar e para a celebração do exorcismo ou para o acompanhamento espiritual das pessoas.
"Nesta reorganização feita na diocese temos tido isso em conta", enfatizou José Cordeiro.
Daí que, adiantou, será reavaliado, a breve prazo, um serviço de acompanhamento interdisciplinar na diocese de Bragança - Miranda, que trata deste tipo de casos, juntando profissionais de diversas áreas científicas e da medicina, à semelhança de outros exemplos espalhados pelo país.
José Cordeiro lembra que o exorcismo é uma celebração litúrgica, pelo que para não cair na "banalização" ou em qualquer tipo "de comercialização" tudo terá de passar pela decisão do bispo de cada diocese.
Lusa


Check Point Experience llega por primera vez a México


por Yesica Flores
• Gracias al crecimiento de la región, México se suma a la lista de países que llevan a cabo el Check Point Experience
• CPX Ciudad de México fue una plataforma en la cual se compartieron las tendencias de ciberseguridad explicando las amenazas que hoy en día afectan a las diversas empresas en México, haciendo hincapié en como con la transformación digital nos estamos enfrentando a la quinta generación de ciberataques (Gen V)
Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP) consolida su crecimiento en la Latinoamérica y muy particularmente en México y lo demuestra trayendo a la Ciudad de México su evento Check Point Experience (CPX), después del gran éxito obtenido en otros países como Estados Unidos, Alemania, Holanda, Suecia, Portugal, Canadá y próximamente en más ciudades.
Check Point Experience es un evento que permite a los asistentes conocer de primera mano las últimas tendencias e innovaciones tecnológicas que ha desarrollado en materia de ciberseguridad, además se llevan a cabo demostraciones en tiempo real que permiten tener una idea más certera de los riesgos y amenazas que acechan a las empresas a nivel global, de esta manera CPX se convierte en el foro ideal para compartir experiencias entre los asistentes incrementado con esto el conocimiento de las amenazas de nueva generación.
Durante el CPX Ciudad de México, Check Point compartió la experiencia de diversos ejecutivos de alto nivel de la compañía entre los que destacaron Peter Alexander, Chief Marketing Officer y Ray Jimenez, Vicepresidente Regional de Ventas y Operaciones para la Latinoamérica. Cumpliendo con la promesa de un evento basado en experiencias, se pudo escuchar a invitados especiales de diferentes sectores que presentaron su visión dando un enfoque práctico de la ciberseguridad y la relevancia que tiene este tema en las organizaciones.
Dado el contexto y la importancia de la región, Check Point incluyó temas de la prevención de ataques de quinta generación, protección contra amenazas para dispositivos móviles, seguridad en la nube, entre otras. Adicional se incluyó una mesa redonda CIO´S de diferentes sectores donde conversaron sobre su perspectiva e inquietudes en la era de la transformación digital. Y como primicia se dio a conocer el lanzamiento del sitio web de la compañía en la versión en español donde los clientes podrán conocer todo sobre las soluciones de Check Point en nuestro propio idioma.

Aos 70 anos, numa encruzilhada, a Cinemateca quer ser uma fundação

Resultado de imagem para Aos 70 anos, numa encruzilhada, a Cinemateca quer ser uma fundação
A completar 70 anos, a Cinemateca Portuguesa está "numa encruzilhada", "a lutar pela sobrevivência", e a solução pode passar pela transformação numa fundação pública, afirmou o diretor, José Manuel Costa, à agência Lusa.Em entrevista, a propósito da efeméride de celebração dos 70 anos - com uma programação que se estenderá pelos próximos meses -, José Manuel Costa recordou que a instituição vive há vários anos com um "corte orçamental abrupto e devastador" e com constrangimentos administrativos que dificultam o funcionamento.
"Estamos a lutar pela sobrevivência, quando devíamos estar a responder a novos desafios e a uma dinâmica de conjunto que está a evoluir muito depressa. As cinematecas estão a mudar, o contexto digital mudou muita coisa, todo o panorama de trabalho é bastante diferente (...) e não estamos a poder usar o nosso próprio potencial", lamentou.
Não é de agora a crítica ao subfinanciamento e aos constrangimentos decorrentes do estatuto de instituto público da Cinemateca. José Manuel Costa, diretor desde 2014, recorda que as leis de controlo orçamental limitam e prejudicam a atividade da Cinemateca.
E deu como exemplo a dificuldade de contratar trabalhadores especializados, porque está limitada ao setor da Administração Pública, ou ainda o caso do laboratório de restauro fílmico, uma das mais valias da Cinemateca a nível internacional, ameaçado "a curto prazo de desaparecimento" por esses "constrangimentos administrativos".
O diretor sublinha que a tutela - o Ministério da Cultura - está a par da situação, a quem foi apresentada uma proposta de modelo de gestão para fundação pública de direito privado, e que há um "diálogo intenso" em curso.
"Nós temos que pensar que Cinemateca é que queremos. A Cinemateca não fechará, mesmo que tenha que parar ou diminuir substancialmente a sua atividade pública, o que já seria grave", disse.
José Manuel Costa disse que, sem uma mudança estrutural, não haverá condições para cumprir duas das grandes prioridades da Cinemateca: Promover a digitalização do cinema português e ter "um projeto consistente de descentralização".
Nem será possível avançar com outros projetos propostos, que tiveram "sinal positivo do senhor ministro": A criação de um polo museográfico e uma estrutura de formação permanente na área dos arquivos de filmes, em parceria internacional.
"Estamos a esticar a corda até a um ponto em que, a muito curto prazo, vai rebentar (...) Isto que estamos a fazer não é sustentável com o quadro que temos. Consigo fazer à custa de uma tensão interna crescente, com serviços que estão altamente desestruturados, que estão muito carentes de pessoal", disse.
Este ano a Cinemateca contou com um orçamento que ronda os 4,5 milhões de euros, incluindo verbas alocadas do Fundo de Fomento Cultural, precisamente para fazer face ao corte sofrido no começo da década e à quebra de receitas provenientes da taxa de publicidade, a principal fonte de financiamento.
Lusa