domingo, 15 de outubro de 2017

A CRÍTICA DO PÚBLICO A SERVIDÃO HUMANA, DE SOMERSET MAUGHAM



Maugham quis escrever um romance filosófico que desse conta não só da sua experiência desde a infância mas também do seu percurso como pensador.

Somerset Maugham começou a escrever Servidão Humana aos 37 anos como uma espécie de catarse para as suas múltiplas angústias e traumas. O romance, cujo título foi retirado da Ética de Espinosa, surgiu em 1915, depois de quatro anos de trabalho árduo. É uma típica história de aprendizagem iniciática e surgiu numa altura em que os Bildungsroman conheciam um enorme sucesso com autores como Samuel Butler, Arnold Bennett, H.G. Wells, D. H. Lawrence e James Joyce, de tal forma que os críticos de então afirmavam com ironia que não havia escritor que se prezasse que não começasse por contar a sua vida, mais ou menos disfarçada numa trama ficcional.

Maugham cria a personagem de Philip, relatando – com pormenores por vezes demasiado enfáticos – o seu longo caminho da realização pessoal, as tentativas para escapar a uma existência burguesa, acomodada e sem sentido e, mais tarde, a uma relação sórdida e condenada. Philip, à semelhança de Maugham, é um órfão entregue a guardiões mais velhos, estranhos e severos, num ambiente desconhecido e hostil. A primeira parte do livro é dedicada à vida em Blackstable – Maugham viveu em Whitestable – e na escola em Tercanbury – a de Maugham era a King's School em Canterbury – sendo descrito com minúcia o ambiente vitoriano e dickensiano da casa e da escola, com as habituais cenas de bullying – o ponto fraco de Philip é um pé boto, a de Maugham era a gaguez – a mediocridade da maior parte dos professores – ignorantes, preguiçosos, insensíveis, estúpidos –, o tédio da rotina escolar, o sentido de injustiça e a lenta descoberta da identidade.

Depois de ser tentado no sentido de ser ordenado sacerdote por um novo reitor que lhe reconhece as aptidões excepcionais, Philip escapa-se a um futuro que encara como limitado e desadequado às suas ambições e parte para a Alemanha, onde, em Heidelberg, inicia a sua vida de rapaz independente. É aí que conhece as primeiras raparigas e forma as primeiras amizades, discute Religião, Filosofia e Literatura e entra em contacto com a obra de Goethe, Verlaine e Flaubert, bem como com o teatro de Ibsen que, tal como a música de Wagner, eram considerados como demasiado modernos e terrivelmente blasfemos. É ainda em Heidelberg que um dos seus conhecidos lhe dá a ler A Vida de Jesus, de Joseph Ernest Renan – o livro que revolucionou o cristianismo no século XIX por contar a vida de Cristo na qualidade de ser humano – que o leva pelo caminho do agnosticismo, como aconteceu com Maugham. Convém lembrar que Philip é um produto perfeito da sua época. A vida “artística” em Paris, o exercício diletante de Medicina, a vagabundagem, a sedução de mulheres mais velhas, as discussões filosóficas e a atracção pelo abismo moral e sentimental que, aqui, é representado pela relação com Mildred Rogers, a criada cockney, feia, grosseira e ignorante que o explora, rebaixa e humilha, reflectem uma tendência para explorar uma sociedade convulsa e caótica onde artistas como Gauguin e Van Gogh aliavam o cúmulo da genialidade a uma existência de pobreza sórdida e aberrante.

Francis King, um escritor amigo de Maugham, fez uma ligação entre a deformidade de Philip e a homossexualidade do escritor que, já entrado em anos, confessou a um sobrinho que “tinha passado a vida a convencer-se que era três quartos heterossexual e apenas um quarto gay, quando, afinal, era exactamente o contrário”. A criação da figura de Mildred – andrógina, sem peito, magra, destituída de atractivos femininos, tanto físicos como morais – poderia, de acordo com alguns críticos, corresponder a uma necessidade de exorcizar uma relação secreta que Maugham teria mantido durante o tempo em que praticou medicina nos bairros pobres de Londres.

Embora a história de Servidão Humana seja principalmente conhecida pela relação masoquista entre Philip e Mildred – o centro da atenção das adaptações cinematográficas –, a verdade é que Maugham quis escrever um romance filosófico que desse conta não só da sua própria experiência desde a infância mas também do seu percurso como pensador. É principalmente neste livro – e mais tarde em O Fio da Navalha – que revela a intenção de mostrar os perigos do chamado "conhecimento sensível" – a imaginatio de Espinosa – cujas limitações desencadeiam a desordem dos sentimentos, o sofrimento e a paixão. Maugham tinha dificuldade em aceitar a ideia de um estado intuitivo, místico que levasse à felicidade e virtude supremas, as quais, em Servidão Humana, se consubstanciam na figura de Sally, personagem pouco determinante para alterar o rumo dos acontecimentos. Fortemente influenciado por Maupassant, Zola e Flaubert, Maugham quis lançar um alerta para todos aqueles que se deixam enredar pela armadilha de uma visão romântica da existência, baseando-se nas palavras de Espinosa: “Chamo servidão à impotência do ser humano para governar ou restringir (as suas) emoções”. Para ele, que lutou sempre para se libertar dos constrangimentos da lei e da moral, a perfeita epifania seria a que lhe revelasse o sentido da vida, por muito modesto que fosse, como esconjuro contra a inconsequência da morte.

Fonte: Crítica Servidão Humana, Somerset Maugham, da autoria de Helena Vasconcelos, publicada no suplemento Ípsilon, do Público, no dia 24 de Dezembro de 2009.

Grupo de distribuição oferece cinco equipamentos aos Bombeiros de Lagos

Os Bombeiros de Lagos foram uma das corporações de ‘soldados da paz’ do país contempladas com equipamentos resultantes de uma campanha levada a cabo pelo grupo de distribuição «Os Mosqueteiros», que detém as marcas «Intermarché», «Bricomarché» e «Roady».
No total foram entregues mil equipamentos de protecção individual de combate a incêndios florestais a corporações de bombeiros, cinco dos quais para os de Lagos. Cada um dos equipamentos é constituído por botas florestais, luvas, cógula, fato de protecção florestal (Calças e Dólman), capacete e sweatshirt.
Uma parte das verbas que serviram para adquirir os equipamentos foram obtidas através da venda do livro infantil “Bombeiro dos Pés à Cabeça”, resultado de uma parceria entre a Liga dos Bombeiros Portugueses e o grupo.
Na cerimónia de entrega dos equipamentos, Franck Saintemarie, dono da loja de Lagos, referiu que, por esta via, “conseguimos alertar as crianças para a necessidade de preservar a floresta e, simultaneamente, angariar os fundos necessários para melhorar a segurança dos bombeiros portugueses.”
Fonte: O Algarve

Hora de Fecho: João Perna, o homem que levava e trazia o dinheiro

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O motorista de José Sócrates tinha, de acordo com a acusação, um papel fulcral no esquema. "Pagava" viagens, iPhones e até tratamentos dentários. E entregava em mãos as tão desejadas notas.
A guerra à esquerda. As negociações. Os combates no Conselho de Ministros. As noites mal dormidas. No Ministério das Finanças até foram vistas esteiras para quem precisava de descansar.
Mais de mil operacionais combatem fogos no país. Há 13 feridos em Vale de Cambra. Incêndios em Monção e Lousã estão descontrolados, em Valença situação é "alarmante". Sete estradas foram cortadas.
O motorista de José Sócrates tinha, de acordo com a acusação, um papel fulcral no esquema. "Pagava" viagens, iPhones e até tratamentos dentários. E entregava em mãos as tão desejadas notas.
Ele inventou o telemóvel, ela foi crucial para o avanço das tecnologias sem fios. Hoje, Martin Cooper e Arlene Harris ajudam os mais velhos a comunicar. Conheça a história do casal comunicação
No primeiro evento público após o Ministério Público ter proferido a acusação da Operação Marquês, Sócrates deixou agradecimentos mas também avisos aos deputados do PS que o foram apoiar no Porto.
José Sócrates tinha apenas uma conta bancária na CGD, que foi passada a pente fino pela investigação. Recebeu dinheiro da mãe e até do motorista. Gastou milhares de euros em roupa e viagens.
O Governo socialista teve, mais uma vez, de encontrar pontos de entendimento e fazer cedências para ver aprovado este Orçamento do Estado. Veja as principais conquistas dos parceiros do PS.
Depois de dois anos a desiludir, Governo promete um crescimento robusto de 40% no investimento público. Se cumprir, há planos para novos hospitais, compra de comboios e autocarros e escolas renovadas.
"Origem" volta a tocar nos temas da tecnologia e da religião. Antecipando a vinda de Dan Brown a Portugal, este domingo, o Observador publica os dois primeiros capítulos do novo livro do autor.
O primeiro dia de Portugal Fashion foi em Lisboa. Neste sábado, seis designers apresentaram as suas propostas para o próximo verão. 
Opinião

Helena Matos
Eles agarram-se agora à caricatura de um Sócrates super-vilão. Eles são os instrumentalizados. Apoiaram Sócrates, muitos estiveram nos seus governos e agoram fazem de conta que foram enganados. 

Ruth Manus
Quase ninguém sabe o peso da cabeça de um empreendedor. Quantas preocupações cabem lá dentro, quantas dúvidas surgem e o quão necessário é tomar decisões difíceis. 

João Marques de Almeida
Sócrates não chegou ao poder nem o exerceu sozinho. Foi eleito primeiro-ministro como líder do PS. Nenhum dirigente do PS sente um pouco mais do que um mero “incómodo” com o que se passa com o ex-PM?

Miguel Alvim
Esta é a hora de uma nova e revigorada união de esforços do centro e da direita em Portugal, a única capaz de num futuro próximo superar e derrotar definitivamente a geringonça.

Alberto Gonçalves
Em tempos, faltava pouco para que o fervor dos devotos por Sócrates suscitasse imolações pelo fogo. Hoje assobiam para o lado e preferem que o indivíduo se imole sozinho. Nem a lepra assustava assim.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Jovem de Ílhavo luta contra linfoma. Quer ajudar? Inscreva-se como dador

Se ainda não está incrito como dador de medula óssea, faça-o, pelo João Pedro e por todos os que possam precisar. Campanha para ajudar o jovem de Ílhavo decorre em Aveiro.

A Associação de Dadores de Sangue de Aveiro (ADASCA) está a promover uma campanha a favor de um jovem, natural de Ílhavo, que luta contra um linfoma.

João Pedro Ferreira tem 21 anos e precisa de ajuda. Nesse sentido, a ADASCA está a promover uma campanha de colheita de sangue e de registo de dadores de sangue. A campanha começou no dia 7 e decorrerá ainda nos dias 21 e 28 deste mês, das 9h às 13h, e nos dias 18 e 25, das 15h às 19h30.

“Se ainda não está inscrito, torne-se dador de medula óssea, pelo João Pedro e por todas as pessoas que possam precisar”, apela a ADASCA.

Para se inscrever como potencial dador de medula óssea basta ter entre 18 e 45 anos, um peso minímo de 50 kg, altura superior a 1,5 m, ser saudável e nunca ter recibo transfusões após 1980.

Quem sofrer de obesidade mórbida, mesmo em casos de colocação de banda ou bypass gástrico, não poderá registar-se como potencial dador. Assim como quem possa sofrer das seguintes problemas: patologia cardíaca, hepatite B ou C, alguma vez na vida; doença oncológica; doenças Auto-imune (Artrite Reumatóide, Lúpus); doenças infecto-contagiosas; insuficiência renal; patologia da tiróide; diabetes; anemia crónica; hérnia discal; fibromialgia; glaucoma;

Quem não compreender a língua portuguesa tanto na sua forma oral como escrita, assim como quem não tiver residência estabelecida em Portugal não poderá inscrever-se.

Para a inscrição é necessário apresentar o BI/Cartão do Cidadão. Na campanha em causa, o local da recolha é no Posto Fixo da ADASCA, no Mercado Municipal de Santiago, 1º piso, rua de Ovar. Uma vez lá, fará o preenchimento de um questionário e caso reúna as condições necessárias para se tornar dador de medula óssea, é-lhe retirada uma pequena amostra de sangue. O potencial dador é avaliado por um médico do IPST no local de colheita de sangue.

“Contamos convosco, vamos mais uma vez fazer desta campanha uma corrente de solidariedade em prol deste jovem, ou, de outros que se encontram em situação semelhante”, pede a ADASCA em comunicado.

Fonte: Noticiasaominuto

Comentários
Joaquim Carlos Carlos · 

Dia 18 foi a data escolhida pela familia para uma acção mais concertada, que vai decorrer entre as 15 horas e as 19,30 horas. Não deixem porém de consultar o site www.adasca,pt para uam melhor localização do local.
GostoResponder14 h
Eduarda Tavares · 

Façam um gesto de amor, é fácil e pode salvar vidas. Eu tive a sorte de ter na minha família irmãos compatíveis, e não necessitei de recorrer ao banco de dadores. Não fosse isso, provalvelmente já não estaria cá.

Casas a arder nas Berlengas


Era impossível seguir no sentido Tocha - Praia da Tocha ao fim da tarde deste Domingo.
A GNR bloqueou a passagem, somente liberando para quem tivesse residência naquela área ou então, no sentido contrário, para que a evacuação se fizesse por completo.
A reportagem do Jornal Mira Online obteve a informação junto de pessoas que residem na região e também de autoridade presente no local, que a Zona Industrial era um ponto de preocupação devido a laboração que havia no local por aquela hora e para além da informação de que pelo menos duas habitações estavam a arder na localidade de Berlengas.
Ficam, aqui, as imagens possíveis que retratavam a preocupação das pessoas evacuadas e da população em geral, para além do vai-vem de veículos das autoridades e de limpeza das matas.

Mira Online

Incêndios: Evacuado parque de campismo da Praia da Tocha em Cantanhede

Resultado de imagem para Incêndios: Evacuado parque de campismo da Praia da Tocha em Cantanhede
O parque de campismo da Praia da Tocha, Cantanhede, começou a ser evacuado pouco depois das 17:00 de hoje, na sequência de um incêndio que começou em Quiaios, Figueira da Foz, disse fonte da GNR.
No local, presenciou a agência Lusa, há uma fila de automóveis a sair da Praia da Tocha em direção à Tocha e a GNR só permite passagem para a Praia a moradores.
Há meios de bombeiros posicionados na ligação à Praia.
Este incêndio começou nas matas nacionais de Quiaios, junto ao Ervedal e já obrigou à retirada de três idosos acamados da localidade de Cova da Serpe, disse o chefe de gabinete do presidente da Câmara da Figueira da Foz, Tiago Castelo-Branco, à agência Lusa.
Num outro incêndio na Figueira da Foz, dois bombeiros ficaram hoje feridos, um deles com necessidades de tratamentos hospitalares, quando se deslocavam para esse fogo, em Paião, Figueira da Foz, disse fonte da Proteção Civil.
O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, Lídio Lopes, disse, à agência Lusa, que os bombeiros se deslocavam para um incêndio em Paião, mas não conseguiu precisar o motivo do acidente.

Fonte: MadreMedia/Lusa

Há um novo santo português. Papa Francisco proclamou santo o padre Ambrósio Francisco Ferro

Resultado de imagem para Há um novo santo português. Papa Francisco proclamou santo o padre Ambrósio Francisco Ferro
O papa Francisco proclamou hoje como santo o sacerdote português Ambrósio Francisco Ferro, morto no Brasil em 3 de outubro de 1645 durante perseguições anticatólicas, por tropas holandesas, anunciou a Agência Ecclesia.
A fórmula de canonização foi proclamada em latim no início da missa celebrada na Praça de São Pedro, Vaticano, perante milhares de pessoas, adianta a Ecclesia.
O novo santo faz parte do grupo dos chamados “protomártires do Brasil”, que foram mortos no atual território da Arquidiocese de Natal, então sob jurisdição portuguesa.
Na missa de canonização celebrada pelo papa são canonizados ao todo 35 novos santos, incluindo Ambrósio Ferro.
Ambrósio Francisco Ferro era vigário de Rio Grande e terá sido torturado e assassinado no chamado “massacre de Uruaçú”, onde outras vítimas também foram torturadas, nomeadamente cortando-lhes a língua para que não proferissem orações católicas. No local do massacre foi erigido um monumento aos mártires, visitado especialmente em outubro.

Os fiéis católicos foram beatificados pelo papa João Paulo II, em março de 2000, e o anúncio da canonização de hoje foi feito em abril passado.
Além dos mártires resultantes das perseguições na arquidiocese de Natal, entre julho e outubro de 1645 nas localidades de Cunhau e Uruaçú, são canonizados também os mártires de Tlaxcala, três crianças indígenas mexicanas, o beato espanhol Faustino Miguez, fundador do Instituto Calasancio Filhas da Divina Pastora e o sacerdote franciscano Luca Antonio Falcone.

Fonte: MadreMedia /Lusa

Combustíveis. Caminhos opostos a partir de amanhã. Gasolina sobe e gasóleo desce

Resultado de imagem para Combustíveis. Caminhos opostos a partir de amanhã. Gasolina sobe e gasóleo desce
A partir da próxima semana, a gasolina ficará mais cara, com o gasóleo a seguir o percurso inverso, baixando o preço. Ambas as variações serão inferiores a um cêntimo.
As variações do mercado de crude ditam caminhos inversos para os combustíveis a partir de amanhã. Fontes do setor declararam ao Jornal Económico que o preço da gasolina se mantrá-se nos postos de “marca branca”, sendo que nos postos das principais marcas o preço aumentará, ainda que a variação não ultrapasse um cêntimo.
Abaixo de um cêntimo será também a variação que sofrerá o preço do gasóleo nos postos das principais marcas, mas neste caso no sentido descendente. Também descendente é a variação que o preço deste combustível terá nos postos das “marcas brancas”, onde a descida será de até meio cêntimo por litro.

Os mais económicos (dados DGEG)
Gasolina(s):

Posto Intermarché da Mealhada – 1,348€
Intermarché de Cantanhede – 1,348€
Intermarché de Mira – 1,348€
Intermarché Melgaço – 1,349€
Intermarché de Belmonte – 1,349€

Gasóleo(s):

Pingo Doce de Caldas Da Rainha – 1,118€
Pingo Doce de Castelo Branco-Cruz de Montalvão – 1,122€
Pingo Doce de Porto De Mós – 1,123€
Intermarché de Porto de Mós – 1,123€
Pingo Doce de Estarreja – 1,124€

Fonte: Jornal Económico

ATIVAÇÃO DO PLANO DISTRITAL DE EMERGÊNCIA E PROTEÇÃO CIVIL DE COIMBRA


Comunicado da ANPC
Resultado de imagem para ATIVAÇÃO DO PLANO DISTRITAL DE EMERGÊNCIA E PROTEÇÃO CIVIL DE COIMBRA
Atendendo à situação relativa às diversas ocorrências de incêndios rurais no distrito de Coimbra e às condições de estado de tempo atípicas para a época, entendeu a Comissão Distrital de Proteção Civil de Coimbra, na qualidade de órgão de coordenação em matéria de proteção civil distrital, proceder à ativação do Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Coimbra, com efeito a partir das 17h30 de hoje, 15 de outubro de 2017

Candidaturas para qualificação de pessoas com deficiência

Abre esta Segunda-feira, 16 de Outubro, e estende-se até 14 de Novembro o período de apresentação de candidaturas aos apoios no âmbito da Medida de Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade, para a região do Algarve.
Os projectos deverão ter a duração máxima de 36 meses (formação inicial – percursos A, B e C e formação contínua) para acções a iniciar em 2017 e nos anos seguintes não podendo, em caso algum, ultrapassar 31 de Dezembro de 2020.
Este programa permite a aquisição e o desenvolvimento de competências profissionais orientadas para o exercício de uma actividade no mercado de trabalho, tendo em vista potenciar a empregabilidade das pessoas com deficiência e incapacidade.
Podem realizar esta formação as entidades formadoras de direito privado e de direito público, que não façam parte da administração directa do Estado e que detenham estruturas especificamente vocacionadas para a área da deficiência e também as entidades empregadoras que realizem cursos de formação profissional para os seus trabalhadores com deficiência e incapacidade.
O valor do custo por hora e por formando aplicável à candidatura, excluindo os encargos com formandos e formadores é de 3,5€.
O avisos de abertura de candidatura, legislação de suporte, formulários de candidatura e respectivas orientações para elaboração das candidaturas encontram-se disponíveis aqui.
Para mais informações, devem os interessados contactar a Direcção de Serviços de Emprego e Formação Profissional da Delegação Regional do Algarve do IEFP, I.P., através do telefone 28 915 26 00.
Fonte: O Algarve

Carles Puigdemont reivindica paz e firmeza democrática perante o franquismo

Resultado de imagem para Carles Puigdemont reivindica paz e firmeza democrática perante o franquismoO Presidente do Governo Regional da Catalunha disse este domingo que sempre estará comprometido com a paz e liberdade de cada cidadão, contra a violência e as imposições.

Carles Puigdemont fez declarações aos jornalistas, na véspera do prazo dado por Madrid para a Catalunha confirmar ou não a independência.

O presidente do Governo catalão participou este domingo num ato de homenagem que assinala os 77 anos do fuzilamento de Lluis Companys, o antigo presidente do Governo da região que quase tornou a Catalunha independente.

De acordo com o atual presidente, Companys foi vítima "de uma luta muito desigual entre a legitimidade democrática das instituições catalãs e a baixeza do fascismo", que o condenou à morte "em nome da ordem e legalidade estabelecida" naquele momento.

O presidente catalão advertiu que, longe de "reconhecer por parte do Estado espanhol o tratamento que a figura histórica da Companys merece, o PP [Partido Popular, conservador] continua a vangloriar-se" da sua prisão e execução após um conselho de guerra do regime franquista.

Puigdemont disse que sempre atuará em sentido contrário ao do PP, orientado pelo "respeito forçado" aos opositores políticos e àqueles que pensam de forma diferente, e assegurou que a Catalunha "é um povo que procura" a paz, a liberdade e a preservação de valores democráticos.

"Em tempos difíceis, devemos ter essa atitude bem presente e contra a violência precisamos de civismo, contra os provocadores [precisamos de] serenidade, contra os políticos que caluniam o nosso sistema educacional, a dignidade de nossos professores", afirmou.

O presidente da Generalitat sublinhou a sua aposta pela "paz, o civismo, a serenidade e a firmeza democrática como inspiradores das decisões" que tem de tomar.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, deu na quarta-feira cinco dias ao presidente regional catalão, Carles Puigdemont, para clarificar se declarou ou não a independência na região, na sequência do referendo de 01 de outubro, considerado ilegal.

No seu discurso de terça-feira, Puigdemont disse que assumia o mandato dado pelo povo catalão para que a Catalunha seja um "Estado independente", mas propôs ao parlamento suspender os efeitos de uma declaração de independência - que nunca referiu explicitamente - por "algumas semanas" para facilitar um diálogo com Madrid.

Caso Puigdemont confirme que declarou a independência da Catalunha, Madrid dar-lhe-á um prazo suplementar -- até ao próximo dia 19 -- para fazer marcha atrás, antes de recorrer ao artigo 155.º da Constituição, que permite ao Governo espanhol suspender a autonomia da região.

O artigo 155.º da Constituição espanhola, nunca usado desde que o texto fundamental foi escrito e aprovado em 1978, permite a suspensão de uma autonomia e dá ao Governo central poderes para adotar "as medidas necessárias" para repor a legalidade.

RTP / Lusa

Fogo “completamente descontrolado” já consumiu casas em Monção

Resultado de imagem para Fogo “completamente descontrolado” já consumiu casas em Monção
O incêndio que deflagrou no sábado em Merufe, Monção, encontra-se "completamente descontrolado" e já "consumiu" várias casas. A prioridade agora é salvar vidas e bens. Quase dois mil bombeiros combatem mais de 70 incêndios em todo o país.

"A nossa prioridade agora é apenas salvar vidas e bens. O fogo está completamente descontrolado. Já tivemos que evacuar vários lugares. O vento é muito forte e leva o fogo de um sítio para o outro, disse à RTP a vice-presidente da Câmara de Monção, Conceição Soares.

Segundo esta responsável, "as habitações arderam nas freguesias de Longos Vales, onde já foram evacuados alguns lugares e em Bela (...) Ainda não sabemos quantas casas arderam, nem se eram habitadas ou não".

Contudo, a autarca garnate que os bombeiros estão a fazer o que podem.

Além de Longos Vales e Bela, o incêndio afeta ainda as freguesias de Barbeita e Anhões.

Três frentes de fogo obrigam a evacuar povoações na Lousã

O fogo florestal que eclodiu hoje no concelho da Lousã lavra em três frentes e está a obrigar à evacuação de várias localidades, disse à agência Lusa uma fonte da GNR de Coimbra.

As povoações que estavam a ser evacuadas, às 13:00, são Serpins, Alcaide, Póvoa e Boque, na freguesia de Serpins e em território da União de Freguesia de Lousã e Vilarinho, adiantou um oficial do Comando Territorial de Coimbra da GNR.

Segundo a mesma fonte, a circulação está "interdita em várias estradas" da zona.

Trinta pessoas retiradas de casa por precaução no concelho de Seia

Cerca de 30 pessoas foram retiradas hoje de suas casas por precaução em aldeias do concelho de Seia, onde lavra um incêndio florestal, disse o presidente da Câmara, Carlos Filipe Camelo, à agência Lusa.

Carlos Filipe Camelo adiantou que esses moradores "são sobretudo idosos, que saíram voluntariamente", mas que "houve outras pessoas que não quiseram sair" das habitações, nos lugares de Póvoa Velha, Póvoa Nova, Vales e Sabugueiro.

"Há cuidados redobrados em relação à população mais idosa", acrescentou.

Segundo o autarca, "serão no máximo umas 30 pessoas" que, até às 12:30, tinham sido retiradas das povoações mais próximas da zona onde lavra o incêndio florestal, no âmbito de uma ação coordenada pelas autoridades.

Esta intervenção preventiva junto das populações está a ser realizada por elementos da Proteção Civil do município de Seia, no distrito da Guarda, bombeiros e funcionários da Segurança Social.

RTP 

Sociedade | Incêndio em Vale de Cambra provoca oito feridos

O fogo já consumiu viaturas, uma escola e habitações.
O incêndio que lavra em Macieira de Cambra, Vale de Cambra, já fez oito feridos, seis civis e dois bombeiros, escreve o Jornal de Notícias.

O incêndio já consumiu uma escola, três viaturas e algumas habitações.

Há ainda outras habitações em risco de onde já foram tiradas várias pessoas.

Segundo o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, a situação está “descontrolada”.

Fonte: Sol

IF: 600 Bombeiros em Combate

O incêndio que mais meios mobiliza é na Serra da Lousã, distrito de Coimbra, com mais duas centenas de homens apoiados por três meios áereos.

Numeros semelhantes aos operacionais que combatem as chamas em Seia, na Guarda. o incêndio começou às 06:03 numa zona de mato na freguesia do Sabugueiro e está a ser combatido por 146 operacionais, apoiados por 41 viaturas e um meio aéreo.

Há ainda fogos activos em Monção, Vieira do Minho, Cinfães e Vale de Cambra.

Duas notícias confirmam que a prisão de Lula está muito próxima

Duas notícias divulgadas hoje confirmam que a prisão do ex-presidente condenado, Luis Inácio Lula da Silva, está muito próxima. 
A primeira foi publicada pelo site de esquerda Jornalistas Livres, e dizia que o juiz Sérgio Moro “armou uma cilada” para prender o petista nas próximas 24 horas.
Ao final do texto, a mídia destaca que “é fundamental que toda militância esteja atenta nas próximas 48 horas para que a casa de Lula não seja revirada e o petista não seja levado para Curitiba”.
A segunda notícia foi do Expresso da Época, e diz que “Curitiba prepara uma daquelas megaoperações capazes de povoar as manchetes dos jornais por dias seguidos.”
Há algo de muito grande acontecendo. Estas duas mídias não costumam dar bola fora.
Preparem os rojões.

Via: papotv.com.br

Manhã de domingo: João Perna, o homem que levava e trazia o dinheiro

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
O motorista de José Sócrates tinha, de acordo com a acusação, um papel fulcral no esquema. "Pagava" viagens, iPhones e até tratamentos dentários. E entregava em mãos as tão desejadas notas.
José Sócrates tinha apenas uma conta bancária na CGD, que foi passada a pente fino pela investigação. Recebeu dinheiro da mãe e até do motorista. Gastou milhares de euros em roupa e viagens.
No primeiro evento público após o Ministério Público ter proferido a acusação da Operação Marquês, Sócrates deixou agradecimentos mas também avisos aos deputados do PS que o foram apoiar no Porto.
O Governo socialista teve, mais uma vez, de encontrar pontos de entendimento e fazer cedências para ver aprovado este Orçamento do Estado. Veja as principais conquistas dos parceiros do PS.
Depois de dois anos a desiludir, Governo promete um crescimento robusto de 40% no investimento público. Se cumprir, há planos para novos hospitais, compra de comboios e autocarros e escolas renovadas.
"Origem" volta a tocar nos temas da tecnologia e da religião. Antecipando a vinda de Dan Brown a Portugal, este domingo, o Observador publica os dois primeiros capítulos do novo livro do autor.
O primeiro dia de Portugal Fashion foi em Lisboa. Neste sábado, seis designers apresentaram as suas propostas para o próximo verão.
Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow ou Ashley Judd. Saiba quem são as mais de 20 mulheres sexualmente assediadas por um dos maiores produtores de Hollywood, Harvey Weinstein.
O editor de conteúdos pornográficos Larry Flynt está a oferecer "até 10 milhões de dólares" (cerca de 8,5 milhões de euros), a quem produzir informação que leve à destituição Donald Trump.
Mais de 80 concelhos de 15 distritos de Portugal continental apresentam este domingo risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera .
Portugal tem a partir deste domingo um novo santo, o padre Ambrósio Francisco Ferro, que morreu no Brasil no século XVII e é canonizado este domingo pelo papa Francisco na Cidade do Vaticano. 
Opinião

Helena Matos
Eles agarram-se agora à caricatura de um Sócrates super-vilão. Eles são os instrumentalizados. Apoiaram Sócrates, muitos estiveram nos seus governos e agoram fazem de conta que foram enganados. 

João Marques de Almeida
Sócrates não chegou ao poder nem o exerceu sozinho. Foi eleito primeiro-ministro como líder do PS. Nenhum dirigente do PS sente um pouco mais do que um mero “incómodo” com o que se passa com o ex-PM?

Alberto Gonçalves
Em tempos, faltava pouco para que o fervor dos devotos por Sócrates suscitasse imolações pelo fogo. Hoje assobiam para o lado e preferem que o indivíduo se imole sozinho. Nem a lepra assustava assim.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Alguns crentes ficarão decepcionados com esta explicação mas, se o milagre supusesse uma impossibilidade física, não seria possível a sua explicação científica.

Rui Ramos
Tivemos um primeiro ministro cujas despesas pessoais eram pagas secretamente por um dos empresários com mais contratos com o Estado. Quando é que os políticos nos vão dizer o que pensam disto?

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa