quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Vírus: Sete pessoas com passaporte português em quarentena num cruzeiro

Resultado de imagem para Vírus: Sete pessoas com passaporte português em quarentena num cruzeiro
Sete pessoas com passaporte português encontram-se em quarentena a bordo de um cruzeiro com cerca de 3.600 pessoas em Hong Kong, por receio de que possa haver casos do novo coronavírus no navio, disse hoje o Governo de Macau.
Minutos antes, em conferência de imprensa, as autoridades de Macau tinham apontado para três o número de portadores de passaporte português, mas uma atualização de última hora aumentou esse número para sete.
O executivo desconhece se essas sete pessoas são residentes de Macau.
Se forem residentes de Macau, as autoridades de Hong Kong vão comunicar com as autoridades daquela região, caso contrário “vão comunicar com os serviços consulares” de Portugal, disse o chefe de prevenção e Controlo de Doença de Macau, Lam Chong, em conferência de imprensa.
Há ainda 15 residentes de Macau a bordo do navio.
O Consulado Geral de Portugal estima que existam 170 mil portadores de passaporte português entre os residentes em Macau e em Hong Kong.
Destes, apenas cerca de seis ou sete mil serão expatriados.
Cerca de 3.600 pessoas foram mantidas num navio de cruzeiro no porto de Hong Kong para serem submetidas a exames médicos depois de três passageiros chineses, que haviam viajado anteriormente naquele navio, serem confirmados como portadores do novo coronavírus.
Na manhã de quarta-feira, uma equipa das autoridades de saúde de Hong Kong embarcou no World Dream para realizar inspeções médicas a 1.800 passageiros e 1.800 tripulantes logo após o navio atracar no terminal Kai Tak em Kowloon, que chegou depois de ser rejeitado pelas autoridades de Taiwan.
As autoridades de Macau adiantaram também que cinco residentes do território que se encontram a bordo de um cruzeiro japonês, de quarentena ao largo de Yokohoma, dos quais três viajaram com o passaporte português, mas são residentes de Macau.
Nesse navio nipónico, 20 pessoas estão infetadas com o novo coronavírus.
O navio, que na quarta-feira se afastou da costa para limpezas, vai voltar a ficar ancorado no porto de Yokohoma, a sul de Tóquio, para aprovisionamento, enquanto os infetados serão levados para centros médicos na região.
A China elevou hoje para 563 mortos e mais de 28 mil infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro), colocada sob quarentena.
Nas últimas 24 horas, registaram-se 73 mortes e 3.694 novos casos.
A primeira pessoa a morrer por causa do novo coronavírus fora da China foi um cidadão chinês nas Filipinas.
Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há outros casos de infeção confirmados em mais de 20 países, o último novo caso identificado na Bélgica na terça-feira.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou em 30 de janeiro uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.
Lusa

Parlamento chumba baixa do IVA da eletricidade para 6%

Resultado de imagem para Parlamento chumba baixa do IVA da eletricidade para 6%
O parlamento confirmou hoje a manutenção do IVA em 23% depois de ter chumbado uma proposta do PCP para baixar a taxa da eletricidade para 6%
Contra a proposta do PCP votaram o PS, CDS, PAN e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, enquanto o PSD, que momentos antes tinha anunciado o voto favorável, optou pela abstenção.
A favor votaram as restantes bancadas e deputados (PCP, BE, Iniciativa Liberal, Chega), mas não tiveram votos suficientes para fazer passar a proposta.
A proposta do PCP já tinha sido “chumbada” na comissão de Orçamento e Finanças, na madrugada de hoje, mas voltou a ser discutida e votada em plenário da Assembleia da República, recorrendo à figura regimental da avocação, que permite isso mesmo.
Voto dos sociais democratas foi um volte-face. Minutos antes da votação, o PSD tinha anunciado que irá votar a favor da proposta do PCP. “Vamos votar sim a vossa proposta porque queremos mesmo baixar o IVA da energia aos portugueses”, afirmou Duarte Pacheco, dirigindo-se à bancada do PCP.
Também a proposta do BE de redução do IVA da energia para os 13% foi chumbada, apesar de ter sido pedida a desagregação por pontos para que a descida para a eletricidade e para o gás fosse votada separadamente.
No ponto sobre a eletricidade, o PSD, BE, PCP, PEV, Iniciativa Liberal e Chega votaram a favor, mas estes deputados não foram suficientes para fazer passar a medida uma vez que PS, CDS-PP, PAN e a deputada não inscrita, Joacine Katar Moreira se opuseram.
Lusa

OE2020: PAN considera que o orçamento melhorou e critica posição do PSD sobre touradas

Resultado de imagem para OE2020: PAN considera que o orçamento melhorou e critica posição do PSD sobre touradas
O PAN considerou hoje que o Orçamento do Estado para 2020 está "bem melhor" com as alterações na especialidade e saudou em particular a subida do IVA para as touradas, criticando a posição do PSD nesta matéria.
Estas posições foram assumidas no encerramento do debate do Orçamento do Estado para 2020 na Assembleia da República pelo deputado do PAN André Silva, que declarou que a proposta do Governo "sai do parlamento bem melhor do que entrou", com a correção de "algumas distorções fiscais" e "alguns impostos ambientais".
"Conseguimos corrigir uma das maiores obscenidades fiscais do nosso país: o IVA da tauromaquia", destacou André Silva, acrescentando: "A tauromaquia é a manifestação maior da cobardia humana, que vive do divertimento alarve com a fragilidade alheia. E nesta matéria não percebemos a posição do PSD".
O deputado do PAN defendeu que "o PSD tem que escolher se quer ser um partido do século XXI, progressista, com valores éticos elevados que acompanha a evolução da sociedade e ser alternativa de Governo ou se quer ficar no Portugal dos Pequeninos".
A subida do IVA aplicado aos espetáculos tauromáquicos dos atuais 6% para 23% foi aprovada em sede de especialidade com votos a favor de PS, BE e PAN e com votos contra de PSD, PCP e CDS-PP. Chega e Iniciativa Liberal abstiveram-se.
Nesta intervenção no encerramento do debate orçamental, André Silva dirigiu também críticas ao executivo, por "manter vários subsídios perversos" como "as isenções de ISP sobre a produção de energia, da aviação ou da navegação marítima" num "num contexto de emergência climática".
"É pena que o Governo não tenha acolhido o pacote de medidas do PAN que visavam o aumento da eficiência energética através de vários instrumentos de incentivos e políticas fiscais. Não se entende que os produtores de carne não só não paguem impostos como ainda o Estado lhes pague para poluírem", prosseguiu.
O deputado do PAN questionou "por que é que todos os setores económicos estão a assumir a responsabilidade no combate às alterações climáticas e a superprotegida indústria da carne fica de fora" e deu a resposta. "Por causa da coligação negativa PS-PSD que neste país tudo permitem à CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal)".
"Termino como comecei, este orçamento não é o melhor, mas com o trabalho e empenho do PAN, sai do parlamento melhor do que aquele que cá entrou", reiterou.
Lusa

Ordem faz queixa à ONU sobre cuidados de Saúde nas prisões

Na sequência das inúmeras denúncias recebidas, tanto por parte de reclusos como por parte de guardas prisionais, sobre os cuidados de saúde nas prisões portuguesas, a Ordem dos Enfermeiros escreveu à Ministra da Justiça e ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a quem pede intervenção urgente.

Em causa está o facto de os guardas prisionais estarem a ser obrigados, sob pena de ameaça de processo disciplinar, a distribuírem medicação aos reclusos, incluindo medicação de psiquiatria, o que viola de forma grosseira a reserva de competência de Enfermeiros e médicos.

A situação é ainda mais grave em casos de urgência, onde os reclusos ficam dependentes da “avaliação” dos guardas prisionais e da única substância constante do ‘kit’ de urgência, paracetamol, o que viola as Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Reclusos, também conhecidas como Regras de Nelson Mandela.

Na origem destas violações grosseiras está o facto de em nenhum estabelecimento prisional existirem profissionais de Saúde em permanência, como já foi admitido, pelo menos desde 2017, pela Direcção-geral de reinserção Social.

“Não existe da parte do Governo português uma verdadeira vontade politica de corrigir uma clara falha na conjugação do sistema prisional com o sistema de Saúde, violando-se, assim, o direito universal à Saúde por parte dos reclusos”, considera a Ordem dos Enfermeiros, razão pela qual escreve agora ao secretário-geral da ONU.

Câmara Municipal de Aveiro: Reunião de Câmara – 06 de fevereiro de 2020


Resultado de imagem para renião da camara mucnipal de aveiro
Apresentamos por este meio a informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 06 de fevereiro de 2020.
  1. Adjudicada a requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho
O Executivo Municipal deliberou adjudicar a requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, pelo valor de 3.969.785,29€ (+IVA), à empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A., com um prazo de execução de 16 meses.
O processo segue agora para assinatura de contrato e visto do Tribunal de Contas.
O projeto de requalificação da Avenida, elaborado pela empresa FASE, Estudos e Projeto S.A., com uma gestão de acompanhamento feita pela Equipa Técnica da CMA, desenhou um perfil que confere uma grande unidade a toda a Avenida, das “Pontes” até à Estação da CP, com a valorização do espaço destinado ao peão, proporcionado por passeios amplos, com larguras superiores a 5 metros em toda a sua extensão.
O espaço destinado aos veículos foi reduzido, passando as vias de circulação a deter as medidas mínimas (3,25m na faixa de rodagem para transportes públicos e ciclovia e 3m na faixa de rodagem normal) e limitação da velocidade para o máximo de 30km/h.
O projeto da nova Avenida prevê duas faixas de rodagem com duas vias em cada sentido e uma zona de estacionamento em paralelo à via, também em cada sentido, junto aos passeios.

Avenida mais humana
A CMA pretende com esta requalificação valorizar e rentabilizar os usos e a imagem da Avenida, aumentado o espaço público, no sentido de promover as relações humanas, dando mais qualidade ao espaço pedonal e ciclável, aumentando e qualificando o seu parque arbóreo, passando de 69 para 147 árvores, valorizando o seu património e garantindo a construção e o bom funcionamento das novas redes de infraestruturas de iluminação pública, águas pluviais e resíduos sólidos urbanos, assim com dos vários modelos de mobilidade e transportes.

Valorização patrimonial
Na componente da valorização patrimonial destaca-se o troço entre os edifícios da Antiga Capitania e do antigo Banco de Portugal, com um piso homogéneo e à mesma cota, dando primazia ao peão, recolocando o Monumento ao Soldado Desconhecido, aproximando-o das pessoas e criando novas ofertas de zonas de estar, paragens de autocarros e praça de táxis.

A CMA prossegue o seu trabalho de execução do PEDUCA – Plano de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro, numa operação integrada de qualificação urbana com sustentabilidade ao nível da mobilidade e da qualidade urbana ambiental e socialmente equilibrada. Uma boa parte desses investimentos são financiados pelos Fundos Comunitários do Portugal 2020, tendo o PEDU da Cidade de Aveiro, sido um dos projetos melhor classificados em termos de avaliação de qualidade na Região Centro.
Uma das peças dessa operação é a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, com a sua ligação íntima e próxima às “Pontes” e ao Largo do Rossio, à Ponte de São João, à Ponte da Eclusa e aos terrenos da Antiga Lota, assim como ao Bairro da Beira-Mar e aos Canais Central e das Pirâmides.
  1. Contratos de Delegação de Competências entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia
Dando seguimento à boa prática que a Câmara Municipal de Aveiro vem executando há três anos, o Executivo Municipal deliberou aprovar os Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e cada uma das dez Juntas de Freguesia para o ano de 2020, reportando-se os seus efeitos a 01JAN20.
Para o exercício das competências previstas nestes Contratos, a CMA vai transferir para as Juntas de Freguesia uma verba total de 2.100.000€.
A avaliação da execução dos Contratos de Delegação de Competências será feita mediante a apresentação pela Junta de Freguesia de relatórios mensais de execução a entregar à Câmara Municipal até ao dia 8 de cada mês.
Os Contratos vão agora ser apreciados e aprovados pela Assembleia Municipal, pelos Executivos das Juntas de Freguesia e pelas Assembleias de Freguesia, sendo a sua assinatura pública realizada na Sex.28FEV20.
Para as áreas das despesas correntes, vão ser investidos 1.212.350€, nas seguintes tipologias: Limpeza de valas e valetas, Manutenção de jardins e espaços verdes; Limpeza de bermas, passeios e pequenas reparações/construção de passeios; Qualificação de caminhos rurais.
Para a área das despesas de capital / investimentos, vão ser investidos 887.650€ na Manutenção de parques infantis; Manutenção/colocação de placas toponímicas; Fontes, fontanários e tanques; Manutenção de polidesportivos e várias e diversas operações definidas, que das quais destacamos:
- Armazém da Junta de Freguesia de Aradas – 62.500€;
- Requalificação da Casa Conselheiro Nunes da Silva, em Cacia (em continuidade da cooperação estabelecida nos anos de 2017 a 2019) – 60.000€;
- Polidesportivo da Quintã do Loureiro, Cacia (em continuidade da cooperação estabelecida no ano de 2019) – 17.500€;
- Reconstrução e construção de caminhos interiores e muros no Cemitério de Cacia – 25.581€;
- Ampliação do Cemitério de Eixo – 70.000€;
- Construção da Capela Mortuária de Esgueira (em continuidade da cooperação estabelecida no ano de 2019) – 49.219€;
- Polidesportivo da Bela Vista, Esgueira – 17.500€;
- Parque Infantil de Taboeira – 15.000€;
- Execução de enrocamento da Ribeira de Vilar – 11.270€;
- Requalificação do Polidesportivo de Vilar – 17.500€;
- Nova Casa Mortuária no Cemitério de Oliveirinha – 30.000€;
- Construção do Armazém da Junta de Freguesia – 50.000€;
- Parque Infantil das Quintãs – 20.000€;
- Requalificação do parque de merendas de Mamodeiro (em continuidade da cooperação estabelecida nos anos de 2017 a 2019) – 20.000€;
- Construção de parque de estacionamento junto ao cemitério do Viso, Mamodeiro – 15.000€;
- Requalificação do Polidesportivo de Nariz – 17.500€;
- Qualificação do Largo das Festas de Requeixo – 28.446€;
- Construção do Salão de eventos de Nariz – 40.000€;
- Requalificação do Polidesportivo de Nossa Senhora de Fátima – 17.500€;
- Armazém da Junta de Freguesia de Santa Joana (em continuidade da cooperação estabelecida no ano de 2019) – 85.000€;
- Parque Infantil e Geriátrico de Santa Joana – 30.000€;
- Adaptação de parte do Edifício da Junta de Freguesia a Biblioteca, em Santa Joana – 10.000€;
- Execução do Parque da Quinta do Peixinho, em São Bernardo (em continuidade da cooperação estabelecida no ano de 2019) – 19.960€;
- Requalificação da Fonte dos Amores, em São Bernardo – 21.274€;
- Projeto do Complexo Desportivo de São Jacinto (em continuidade da cooperação estabelecida nos anos 2017 a 2019) – 2.500€;
- Capela Mortuária – 30.000€;
- Circuito de Manutenção de São Jacinto – 20.000€.
  1. CM Aveiro adquire propriedade na Rua Direita de Aradas para melhorar condições de circulação pedonal e rodoviária
O Executivo Municipal deliberou autorizar a aquisição do imóvel situado na Rua Direita de Aradas, n.º 53, com a área de 153,00 m2, pelo valor de 53.220€, de forma a melhorar as condições de circulação pedonal e rodoviária na Rua Direita de Aradas no cruzamento com as Ruas do Brejo e Rua dos Eucaliptos, onde será também construída uma nova rotunda negociada e acordada no âmbito das contrapartidas do licenciamento da ampliação do Centro Comercial Glicínias (conforme Nota de Imprensa do dia 25 de janeiro de 2018).
Além desta importante peça, o acordo conta ainda com outras obras, algumas já concretizadas, nomeadamente:
- a reestruturação do eixo de ligação entre a Rotunda do Eucalipto / das Glicínias e a Rotunda localizada à frente da entrada principal do Centro Comercial já executada, assim como a criação de um novo acesso de entrada na área do loteamento no sentido sul/norte entre a Rotunda do Eucalipto / das Glicínias e a Linha do Norte;
- a reestruturação já finalizada do cruzamento da ex-EN109 com a EN235, de forma a permitir que o tráfego que entra na EN109 vindo da EN235 e se dirige para norte, possa entrar diretamente no túnel, retirando-o da circulação na Rotunda do Eucalipto / das Glicínias;
- o alargamento do tabuleiro da (ex)EN109 na passagem superior sobre a Linha do Norte (ferrovia), com ligação em três faixas em cada sentido do trânsito na ligação entre o cruzamento da Estrada de São Bernardo junto ao Pingo Doce e a Rotunda do Eucalipto / das Glicínias, sobre a (ex)EN109, com atravessamento inferior à EN109 para peões e bicicletas, no viaduto da Linha do Norte, a iniciar no segundo trimestre de 2020.
As intervenções acima referidas que são assumidas em termos de execução de projeto e de obras pela empresa VougaInvest S.A., em contrapartida da ampliação do Centro Comercial Glicínias, tendo esta operação um valor estimado de cerca de 1,5 milhões de euros.
  1. Isenção de taxas de licenciamento à Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal
Tendo em vista as obras de qualificação de uma fração comercial para instalação da sede regional da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal em Aveiro, o Executivo Camarário deliberou reconhecer o interesse municipal do empreendimento e isentar a taxa devida, pela emissão de alvará de licença, no valor de 207,10€.
A Câmara Municipal de Aveiro no âmbito do PMAA – Programa Municipal de Apoio às Associações 2019 atribuiu à Associação o valor de 20.000€ de apoio ao investimento, para a qualificação deste mesmo espaço.

5. Hasta pública para atribuição de dois lugares de venda no Mercado Municipal Manuel Firmino
O Executivo Municipal deliberou aprovar o procedimento por hasta pública, para atribuição do direito de ocupação de dois lugares de venda para instalação e exploração de um estabelecimento de comércio e/ou serviços, nas lojas 3 e 10 do Mercado Municipal Manuel Firmino.
Os Mercados e Feiras são para a Câmara Municipal de Aveiro um investimento prioritário no atual mandato (2017/2021). Tratam-se de infraestruturas importantes para o desenvolvimento económico do Município, que queremos fazer crescer na qualidade e diversidade da oferta, respeitando o âmbito e as mais-valias de cada unidade.
  1. Concessão do Bar-Esplanada do Cais da Ribeira de Esgueira
O Executivo Municipal deliberou adjudicar o procedimento por concurso público para a concessão do Bar-Esplanada do Cais da Ribeira de Esgueira, a Vanessa Sofia da Silva Moreira Aires, pelo valor mensal de 500€ (+ IVA), com um prazo máximo de ocupação de 10 anos.
Com esta medida a Câmara Municipal de Aveiro avança com uma nova ação de capacitação e de dinamização da zona envolvente ao Cais da Ribeira de Esgueira, ponto essencial de partidas e chegadas para o percurso de fruição paisagística da Via Ecológica Ciclável, um investimento de aproximadamente 800.000€, suportado apenas pelo orçamento da CMA, com 7,5km de extensão, que permite observar toda a frente-Ria de Mataduços, Póvoa do Paço e Vilarinho.
  1. Doação ao Museu da Cidade
O Executivo Municipal deliberou aceitar a doação feita pelo artista Ralph Kerle, da fotografia “Vincent’s House”, que apresenta o Cais dos Botirões, local ícone do Bairro da Beira-Mar, a qual irá integrar a Reserva do Museu da Cidade.
A Câmara Municipal aprovou também o agradecimento público pela generosidade e a cidadania ativa demonstrada pelo doador que, com esta manifestação de altruísmo, contribui para o enriquecimento do acervo museológico municipal.





UNAVE | Em fevereiro e março: FORMAÇÕES EM GESTÃO DA CONSTRUÇÃO, DIREÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS

Resultado de imagem para UNAVE
UNAVE – Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, e o Departamento de Engenharia Civil da universidade aveirense levam a efeito, de 14 de fevereiro até 7 de marçouma série de formações em gestão da construção, direção e fiscalização de obras.

Especialmente dirigidas a engenheiros, arquitetos, técnicos de fiscalização, medidores e orçamentistas, gestores e outros quadros de empresas que atuam no setor da construção civil e obras públicas, devido à crescente complexidade técnica das obras que integram qualquer empreendimento, estas formações podem ser frequentadas em bloco (gestão de construção + direção de obra + fiscalização de obra) ou separadamente, por módulos temáticos, de acordo com as seguintes opções:

Opção 1 – Gestão da Construção
duração: 8 horas
datas de realização: 14 e 15 de fevereiro 2020
Opção 2 – Gestão da Construção + Direção de Obra
duração: 20 horas
datas de realização: 14, 15, 21 e 22 de fevereiro 2020
Opção 3 – Gestão da Construção + Fiscalização de Obra
duração: 24 horas
datas: 14, 15, 22 de fevereiro, 6 e 7 de março de 2020
Opção 4 – Gestão da Construção + Direção de Obra + Fiscalização de Obra
duração: 36 horas
datas:  14, 15, 21, 22  de fevereiro, 6 e 7 de março de 2020
A coordenação científica e pedagógica das formações é da responsabilidade da professora doutora Maria Fernanda da Silva Rodrigues, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.


TORRES VEDRAS AVANÇA COM APROVEITAMENTO HIDROAGRÍCOLA DE SIZANDRO E ALCABRICHEL

O concelho de Torres Vedras vai avançar com o aproveitamento hidroagrícola dos rios Sizandro e Alcabrichel. O Executivo Municipal aprovou, esta terça-feira, as minutas de protocolo a celebrar com a Alcabrirega – Associação de Rega do Vale do Alcabrichel, a Sizanrega – Associação de Rega do Vale do Sizandro, a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e a Águas do Tejo Atlântico que irão permitir que a água destes dois rios seja utilizada para rega.
Os protocolos garantem os estudos necessários ao desenvolvimento de uma solução técnica e de um regime de utilização comuns do uso de recursos hídricos para rega, tendo em conta os 40 kms de extensão do Rio Sizandro e os 25 kms de extensão do Alcabrichel. Em simultâneo será efetuada a identificação de proprietários necessária à implementação de aproveitamento hidroagrícola.
Há cerca de 10 anos que estas associações de regantes têm construído pequenos açudes. Contudo, segundo o protocolo, os mesmos “são manifestamente insuficientes e mal dimensionados”. Estas associações reúnem os principais e potenciais beneficiários dos recursos hídricos e das infraestruturas que, no futuro, irão permitir uma rega mais eficiente a custos energéticos adequados.
Serão criados gabinetes de missão, de forma a garantir a sua execução, assim como comissões de acompanhamento para a elaboração dos planos.
Os protocolos contemplam a apresentação de candidaturas ao Programa Nacional de Regadios, que pretende expandir, reabilitar e modernizar os regadios existentes e a criação de novas áreas regadas, contribuindo para o combate às alterações climáticas e a utilização mais eficiente dos recursos. O Programa Nacional de Regadios é financiado através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB).

Águeda | Ambiente e sustentabilidade: Câmara de Águeda recebe Encontro Municipal de Eco-Escolas



Este ano, sete novas escolas aderiram ao programa elevando para 15 o número de escolas do Concelho que se comprometem a desenvolver projetos ambientais 

“Vocês são pessoas muito abertas à mudança e a fazer a diferença e são vocês que podem levar os vossos pais à mudança. Chateiem toda a gente para terem cuidado com o ambiente”. Elsa Corga, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, fez este apelo dirigindo-se a um público muito especial: crianças que fazem parte do programa Eco-Escolas e que ontem estiveram no Salão Nobre da Autarquia para participar no Encontro Municipal de Eco-Escolas, que contou ainda com a presença dos vários docentes envolvidos no programa em Águeda. 

Edson Santos, Vice-Presidente da Autarquia, salientou, neste encontro, que é necessário envolver toda a comunidade educativa para pôr em prática as ideias desenvolvidas pelas Eco-Escolas, educando para a sustentabilidade e ensinando todos a “cuidar do ambiente”. 

Margarida Gomes, Coordenadora nacional do programa Eco-Escolas, marcou “presença” no evento através de uma vídeo-chamada, tendo frisado a importância de “descomplicar” o que é necessário fazer para que os estabelecimentos de ensino sejam Eco-Escolas e possam exibir a bandeira verde que as identifica. Apelou aos professores presentes para que se inscrevam nos concursos ainda em aberto e promovam iniciativas que se enquadrem nos vários projetos que o programa tem definido. 

O Concelho de Águeda tem 15 Eco-Escolas, sendo que sete aderiram este ano, e ainda dois Eco-Agrupamentos, que se comprometem a desenvolver um conjunto de ações e atividades que pretendem envolver os diferentes elementos da comunidade escolar (alunos, professores, auxiliares de ação educativa, encarregados de educação e comunidade envolvente, nomeadamente a Câmara Municipal). “Águeda + Sustentável” é um compromisso que a Câmara de Águeda tem com a sustentabilidade, no âmbito da qual apoia as Eco-Escolas como meio por excelência de promoção e educação ambiental, seja através da disponibilização de recursos (humanos e materiais), seja pela comparticipação financeira a cada escola aderente, seja ainda pela dinamização de atividades. 

Desde 2017, a Câmara de Águeda, no âmbito do Eco-Escolas, já promoveu 378 atividades, envolvendo um total de 6.982 pessoas. Este ano letivo foram já 22 as ações e 1.383 pessoas envolvidas nos várias iniciativas. 

Este ano, a Câmara de Águeda tem em mãos para realizar este ano, no âmbito da educação sustentável, alguns projetos, nomeadamente o “Life Águeda”, que incide a sua ação na conservação da biodiversidade nos rios (com duas atividades, o “O Rio de Todos” e “O Rio vai à escola”). 

Destaque ainda para o Vaivém do Oceanário que, este ano, regressará a Águeda, onde serão apresentadas um conjunto de atividades ligadas à preservação da água, dos rios e dos mares. 

Paralelamente ao ambiente, a Autarquia vai, este ano letivo e no âmbito da promoção de meios suaves de mobilidade, implementar um projeto que vai levar a bicicleta às escolas, ensinando as crianças do 4.º Ano de escolaridade a aprender a andar de bicicleta e ainda as regras de circulação na via pública. “Ambiente tem a ver com mobilidade e a bicicleta é importante para a saúde e ambiente”, disse ainda Edson Santos.

Ansião | intermunicipal de atletismo já é já uma realidade


No passado dia 5 de fevereiro, realizou-se em Alvaiázere a primeira prova de um projeto de atletismo promovido e organizado conjuntamente pelos Municípios de Ansião, Alvaiázere e Penela, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria.

Esta iniciativa intermunicipal, que visa incluir na vida das crianças e dos jovens destes três concelhos vizinhos, pertencentes às Terras de Sicó, mais um momento de prática desportiva e de socialização, contribuirá para a sua formação integral e, por conseguinte, para a formação de adultos mais capazes e saudáveis.

Segundo o vereador do desporto da Câmara Municipal de Ansião, Paulo Fernandes, "só incluindo na vida dos jovens iniciativas como esta, será possível que estes sintam e consolidem valores essenciais, nomeadamente disciplina, espírito de sacrifício, capacidade de trabalho, de esforço, espírito de equipa, entre outros, capazes de os tornarem um dia mais habilitados e felizes". 

Os três vereadores com o pelouro do Desporto destes três municípios, deixam um penhorado agradecimento aos três Agrupamentos de Escolas e à Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, e em especial aos professores envolvidos, não esquecendo os voluntários da Associação de Atletismo de Leiria, pela colaboração prestada na realização deste primeiro KM Jovem Terras de Sicó.

Este projeto constitui mais uma passada larga na promoção da prática de desporto nos territórios do norte do distrito de Leiria.

Abertas as inscrições para a 31ª edição do concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2020 com o apoio da Makro Portugal

Inscrições abertas até 28 de fevereiro

A makro Portugal acompanha o concurso Chefe Cozinheiro do Ano (CCA) desde sempre, como patrocinador oficial. Nesta 31ª edição do maior concurso nacional de cozinha para profissionais, a empresa grossista, junta-se e apoia novamente este desafio que elegerá o Chefe Cozinheiro do Ano de 2020.
O desafio é lançado a todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos, ou mais de 5 anos de experiência profissional comprovada, que se inscrevam até ao próximo dia 28 de fevereiro.

“É com muito orgulho que voltamos a apoiar mais uma edição do CCA. As inscrições já começaram e estamos seguros de que este será um ano surpreendenteTemos notado um crescendo de qualidade ao longo dos anos. Com esta iniciativa, da qual a makro é a principal patrocinadora, esperamos enaltecer o valor, a criatividade e a distinção da Cozinha Portuguesa, bem como dos seus profissionais. Portugal tem realmente muito talento na área da gastronomia, que será sempre um cartão-de-visita ao nosso país”, comenta Isabel Caeiro, Communication & Engagement Manager da makro Portugal.
Nesta edição os concorrentes terão de apresentar um menu composto por uma Sopa, um Prato de Peixe, um Prato Tradicional de Carne em Tabuleiro e uma Sobremesa, sendo que o resultado terá de se diferenciar através da técnica, criatividade e dos sabores escolhidos. Na final nacional, o prato mais inovador da competição será galardoado com o Prémio Inovação Helmut Ziebell, em homenagem ao chefe Helmut Ziebell.
A competição, composta por três etapas regionais e uma final nacional, contará com um júri presidido pelo chefe António Bóia, atual chefe de cozinha do JNcQUOI e da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal.
Cada etapa regional realiza-se numa Escola de Hotelaria, e conta com um Seminário dedicado à Gestão de Negócios de Restauração e com a exibição do documentário ‘30: O Chefe Cozinheiro do Ano e a Cozinha em Portugal’.
O concurso desafia os vencedores de anteriores edições a juntarem-se a esta edição e a realizarem um jantar no contexto de cada etapa regional.
As etapas regionais terão lugar a 16 de abril, a 29 de abril e a 7 de maio, em três regiões diferentes. Os finalistas serão apurados com base nos resultados obtidos nas etapas regionais.
A final nacional terá lugar no Porto, a 11 de novembro, e contará com um palco de demonstrações sob o tema “O CCA do Futuro” e um Fórum Pensar Cozinha, dedicado a todos os profissionais de cozinha, bem como a todos os interessados na área da gastronomia. Este será um momento marcado por apresentações, debates, entrevistas, demonstrações, e um cocktail de entrega de prémios.
As inscrições poderão ser feitas no site oficial do concurso, onde se encontram mais informações relativamente à edição de 2020.

Câmara Municipal de Évora homenageia atletas da seleção de Seniores Masculinos da Associação de Futebol de Évora


Ontem, 05 de fevereiro, os atletas da Seleção de Seniores Masculinos da Associação de Futebol de Évora, que recentemente triunfou na fase nacional da 12th UEFA Region’s Cup, foram homenageados na Câmara Municipal de Évora.

Na cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, compareceram os 23 atletas vencedores, bem como a equipa técnica e os elementos diretivos da Associação de Futebol de Évora, que foram recebidos por todo o Executivo Municipal. O Presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá, teve oportunidade de felicitar o grupo e toda a estrutura diretiva da associação, agradecendo em nome do Município pelo trabalho que têm vindo a desenvolver, e que agora se reflete nesta vitória desportiva, um importante contributo para o prestígio de Évora e de todo o Distrito.

O Presidente da Associação de Futebol de Évora, António Pereira, agradeceu em nome da associação o apoio da Câmara Municipal.

A Taça das Regiões da UEFA é a principal competição europeia de futebol destinada a equipas amadoras. Nesta época desportiva realiza-se a 12ª edição, com fase final a ter lugar na Roménia. Évora, pela primeira vez na sua história, irá estar presente em representação de Portugal.





Prémio Literário UCCLA vai ser uma parceria UCCLA-Guerra e Paz, Editores


A UCCLA, organizadora do Prémio Literário Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, anuncia a celebração de uma parceria com a Guerra e Paz editores para a publicação do livro vencedor da 5.ª edição do Prémio que, além da UCCLA, associa também o Movimento 800 anos da Língua Portuguesa e tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

A UCCLA e a Guerra e Paz editores estabeleceram um protocolo que visa não só a publicação da próxima obra premiada, mas igualmente os livros vencedores do período 2020-2023.

Para Vítor Ramalho, Secretário-Geral da UCCLA, este acordo «visa alargar a distribuição das Obras vencedoras, dando-lhes cada vez mais proximidade aos leitores, através de uma forte visibilidade em livraria, mas igualmente através de acções de comunicação que promovam o Prémio junto da crítica, dos comentadores e da Imprensa em geral. Queremos que este Prémio marque o imaginário de gerações e seja um elo fraterno entre os criadores de língua portuguesa.»

Para a Guerra e Paz, esta é, segundo o editor Manuel S. Fonseca «uma extraordinária oportunidade de servir toda a lusofonia, alargando o que é já uma das linhas editoriais mais acarinhadas pela editora, como bem o comprova a nossa particular ligação a autores angolanos. Queremos servir o Prémio UCCLA com os pés bem assentes na difícil realidade editorial actual, mas abertos ao sopro de sonho que o romance e o poema sempre convocam.»

As candidaturas para a edição deste ano estão abertas até às 24h00 do próximo dia 23 de Fevereiro, por correio electrónico, para o endereço premioliterario@uccla.pt. O regulamento pode ser consultado aqui. Podem candidatar-se concorrentes de qualquer nacionalidade, sem Obra publicada. São aceites obras em Prosa de ficção (romance, novela, conto ou crónica) e Poesia.

As candidaturas devem ser formalizadas até às 24h00 do dia 23-02-2020, por correio eletrónico, para o endereço premioliterario@uccla.pt, segundo o regulamento.

O júri deverá anunciar o vencedor do Prémio UCCLA de 2020, no dia 6 de Junho, na Feira do Livro, devendo a publicação da Obra ter lugar na rentrée literária, em Setembro, já com a chancela da Guerra e Paz editores.

Vencedores do Prémio UCCLA
2019 - “Praças”, de A. Pedro Correia, de nacionalidade Portuguesa e natural de Angola.
2018 – “Equilíbrio Distante”, de Óscar Maldonado, de nacionalidade Paraguaia, a residir em São Paulo, no Brasil.
2017 - “Diário de Cão” de Thiago Rodrigues Braga, de nacionalidade Brasileira, natural de Corumbá, Goiás, Brasil.
2016 – “Era uma vez um Homem” de João Nuno Azambuja, de nacionalidade portuguesa.

Mário Alexandre Borges 

COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO OPERACIONALIZADAS “COM SUCESSO” NA COVILHÃ


A Comissão de Acompanhamento e Monitorização da implementação e desenvolvimento do quadro de competências na área da Educação do Município da Covilhã reuniu ontem, dia 5 de fevereiro, na Sala de reuniões do edifício dos Paços do Concelho. 

Criada na sequência da aceitação de competências na área da Educação pelo Município da Covilhã, esta Comissão é constituída pelo Presidente da Autarquia, pela Diretora Regional de Educação do Centro, em representação do Governo, e pelos Diretores dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas do concelho da Covilhã. 

A reunião serviu para aprovar o regulamento interno e avaliar a operacionalização das novas competências da autarquia. Foram ainda definidos os montantes e prazos das transferências financeiras para os Agrupamentos/Escolas, de acordo com as informações dos respetivos Diretores e da Tutela. As verbas serão transferidas na próxima sexta-feira, 07 de fevereiro, após aprovação em reunião do executivo camarário agendada para a manhã do mesmo dia. 

Regina Gouveia, Vereadora com o pelouro da Educação, congratulou-se com o facto de a Comissão ter reconhecido por unanimidade “a forma exemplar, eficaz e célere na concretização deste difícil processo, com novos desafios para todos”. A autarca destacou a integração do pessoal não docente nos quadros da Câmara Municipal: “Em tempo recorde, integrámos 241 novos colaboradores e uniformizámos o processamento salarial de todo o universo municipal”. 

“Para que este processo continue a decorrer como ambicionamos, é essencial que se mantenha e reforce uma relação de confiança entre todos os intervenientes, fundamental na prossecução dos objetivos municipais em matéria de educação, com qualidade e eficiência acrescidas”, concluiu Regina Gouveia.

A comédia e o teatro regressam em março ao Altice Forum Braga

Resultado de imagem para Altice Forum Braga
Braga, 06 de fevereiro de 2020 – A comédia e o teatro regressam em força ao Altice Forum Braga. Março traz aos palcos o novo espetáculo de Rui Sinel de Cordes, a 2ª edição do Braga Comédia, o espetáculo “Casal da Treta” e o regresso de Fernando Mendes com “Insónia”.

O próximo mês faz subir ao palco do Grande Auditório do Altice Forum Braga diversos espetáculos de entretenimento. Desde espetáculos de Stand-Up Comedy, passando pelo Teatro, o mês que celebra o início da primavera, estará recheado de bom humor, gargalhadas e, até, reflexões sobre a Humanidade.

O pioneiro do humor negro português, ator e apresentador de televisão, regressa dia 03 de março ao Altice Forum Braga com nova atuação intitulada “O Início”. Em tour pelo país, Rui Sinel de Cordes relata o que acredita ser toda a história da Humanidade até 2020, numa visão contundente e reflexiva.  Os bilhetes foram colocados à venda nos locais habituais e online https://ticketline.sapo.pt/evento/rui-sinel-de-cordes-o-inicio-46777

Braga Comédia II escolheu novamente o Altice Forum Braga para a apresentação da segunda edição. Dia 05 de março os comediantes Ana Arrebentinha, João Seabra, Pedro Soares e Hugo Rosa, com apresentação a cargo do mágico Daniel Guedes, prometem muitas gargalhadas e sorrisos. O Braga Comédia II, organizado pela CERCI de Braga e a Brain Entertainment, é um evento solidário de angariação de fundos para as atividades desenvolvidas no Centro de Atividades Ocupacionais daquela cooperativa. Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais habituais e online:

O teatro à portuguesa também marca estreia neste mês. “Casal da Treta” e “Insónia” trazem a Braga três grandes atores bem conhecidos do público.  Ana Bola junta-se a José Pedro Gomes para levar “Casal da Treta” ao palco do Grande Auditório, no dia 07 de março pelas 22h. Détinha (Ana Bola), a mítica mulher de Zezé (José Pedro Gomes) recorda décadas de vida em comum, onde temas como poliamor, fitness, "prótese" e da próstata ao “forno” uterino, são abordados de forma descontraída e sem tabus por esta dupla de peso. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e online em: https://ticketline.sapo.pt/evento/casal-da-treta-48456

Para fechar o mês, Fernando Mendes na personagem de Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licorosos, que vive com a corda no pescoço, regressa dia 28 de março, com o espetáculo “Insónia”. Uma hilariante atuação onde pelo meio desta ‘Insónia’ vamos assistir a alguns programas de televisão que Custódio vai vendo para “ver se chama o sono”. O conhecido ator e apresentador do “Preço Certo”, protagoniza diversos momentos muito improváveis com alguns dos seus amigos e colegas de toda a vida, num espetáculo de ir às lágrimas. Bilhetes à venda nos locais habituais e online https://ticketline.sapo.pt/evento/insonia-com-fernando-mendes-48321


Sobre o Altice Forum Braga
Sob a gestão da InvestBraga - Agência para a Dinamização Económica de Braga, o Altice Forum Braga é um centro de eventos, localizado na cidade de Braga, Portugal. É uma estrutura vocacionada para a realização de feiras, exposições, congressos e outros eventos de carácter sociocultural, científico, recreativo e desportivo. Para além do Centro de Congressos, com diversas salas, um Pequeno Auditório, com a capacidade de 254 lugares e um Grande Auditório, o maior da região norte, com 1432 lugares, o Altice Forum Braga oferece também para a realização de todo o tipo de eventos, um Pavilhão com a capacidade de até 12.000 espetadores, sendo desta forma, a segunda maior sala de espetáculos do país.
...