domingo, 2 de abril de 2023

Ciência: Porque é que a Antártida é o único continente do nosso planeta que não pertence a ninguém?

 Pense um pouco. Se o Homem teve sempre o desejo de ter terra para si, porque será que a Antártida não pertence a ninguém? Poderá pensar que não tem interesse para ninguém. Se pensa assim, prepare-se…

A Antártida corresponde a cerca de 10% da superfície do planeta, e as mudanças do clima no continente e do Oceano antártico podem afetar o resto do planeta. É o continente mais frio, mais alto e mais ventoso do planeta. É tão remoto que nem mesmo o famoso explorador James Cook conseguiu chegar ao continente quando o tentou 2 vezes no século XVIII. A Antártida é um continente rico em recursos marinhos e terrestres: sabemos hoje que poderá possuir diamantes, ouro, petróleo e os seus mares possuem camarão e peixes abundantes. Esta abundância é traduzida em haver muitas focas, pinguins e baleias, que foram caçadas pelo Homem principalmente nos séculos XIX e XX.
As movimentações de vários países com interesse sobre a Antártida é notória com expedições nacionais a esse continente principalmente a partir do séc. XIX. No início do séc. XX, exploradores como Admundsen, Scott, Dawson e Shackleton tiveram papéis muito importantes para aumentar a visibilidade deste continente. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as tensões sobre aquela região aumentaram… Para resolver a situação, as maiores potências mundiais decidiram que este continente deveria ser de toda a humanidade. E assim surgiu o Tratado da Antártida, que Portugal assinou em 2010.
O Tratado da Antártida, inicialmente redigido em 1959, defende que este continente deverá ser para a ciência e para a Paz, sem fins militares, e explicita que todas a reclamações de áreas da região Antártica ficassem sem efeito. Concluindo, que a Antártida seja para toda a Humanidade. Com este Tratado, vieram medidas ambientais importantes como as convenções sobre a proteção da fauna e flora, do estabelecimento de uma comissão para a conservação dos recursos marinhos vivos (CCAMLR) e, mais recentemente, da Comissão para a Proteção Ambiental (CEP). Esta última comissão, surgiu através do Protocolo de Proteção Ambiental, também conhecido pelo Protocolo de Madrid (onde foi assinado), que Portugal assinou em 2014. Este Protocolo é extremamente importante numa perspetiva ambiental, pois defende, entre muitas outras coisas, que a exploração mineral é proibida na Antártida, e estará a celebrar os seus 25 anos de assinatura em 2016.
O Tratado da Antártida possui reuniões anuais onde se revê tudo associado a ele. Estas reuniões pretendem reafirmar a dedicação dos Países envolvidos na preservação da Antártida como reserva natural e a sua importância na cooperação internacional. Os assuntos discutidos focam a compreensão das implicações das alterações climáticas na Antártida e no resto do mundo, promover investigação científica e consolidar a cultura das colaborações internacionais. Abordando os desafios futuros sobre o ambiente, gestão e operações, pretende-se produzir um conceito de gestão deste território para o bem do nosso planeta, tendo a ciência o papel mais importante. Mas outros assuntos são também analisados que possuem muita importância, como o turismo, áreas protegidas, educação e comunicação de ciência. Caro leitor, agora já sabe porque é que a Antártida é o único continente que não pertence a ninguém, mas que certamente deverá ter uma atenção de todos nós.

José Xavier

MINISTRO DO AMBIENTE E SECRETÁRIO DE ESTADO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E FLORESTAS VISITARAM HERDADE DA PARRA, EM SILVES

 O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, e Presidente do Conselho Diretivo do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Nuno Banza, visitaram ontem, dia 31 de março, a Herdade da Parra, em Silves.
A visita de trabalho que foi acompanhada pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma; Vereador da CMS, Maxime Sousa Bispo e Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil e Florestas da CMS, Nelson Correia, teve como objetivo conhecer e avaliar as intervenções de gestão de combustíveis e ações complementares em curso na Herdade da Parra, aproveitando ainda para fazer o ponto de situação relativamente a várias iniciativas em curso no concelho no âmbito das candidaturas aprovadas, no apoio à operacionalização da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível (RPFGC) e no processo de implantação das áreas integradas de gestão da paisagem (AIGP) aprovadas pelo Município.
 

 

Município de Estarreja assume Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social

 Formalização de acordos de cooperação na segunda-feira, dia 3, às 10h, nos Paços do Concelho
 
A partir do dia 3 de abril de 2023, a Câmara Municipal passa a assumir as competências no domínio de Ação Social, no quadro de transferência de competências do Estado para as Autarquias Locais.
 
Tendo com objetivo a formalização da implementação da Resposta Social de SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do Município de Estarreja, realiza-se no dia 3 de abril, próxima segunda-feira, às 10h00, no Edifício dos Paços do Concelho, a sessão de Assinatura dos Acordos de Cooperação com as seguintes instituições: Associação de Solidariedade Estarrejense, Centro Paroquial e de Assistência da Freguesia de Pardilhó, Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca e Fundação Benjamim Dias Costa.
 
Este momento simbólico marcará o início de uma nova fase do SAAS, sob coordenação do Município de Estarreja e com o apoio das entidades referidas para o funcionamento deste serviço.
 
A Câmara Municipal passa a assegurar o serviço de atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social e o acompanhamento da componente de inserção aos beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI). O trabalho será garantido por uma equipa técnica constituída por profissionais de serviço social, de psicologia, de educação social, de ação direta e coordenadora.
 
Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação;
Apoiar em situações de vulnerabilidade social;
Prevenir situações de pobreza e exclusão sociais;
Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.
 
Onde e quando?
 
Marcação prévia: devem os munícipes da área de residência de cada freguesia previamente agendar atendimento com o respetivo serviço:
 
Freguesia de Avanca: 234 884 902 | 913 608 541
Freguesia de Beduído e Veiros: 234 849 400 | 936 784 547
Freguesia de Canelas e Fermelã: 933 729 922
Freguesia de Salreu: 933 729 922
Freguesia de Pardilhó: 234 851 566 | 966 046 956

 

 

 

Dias e horário

de atendimento

 

Local de atendimento

Abrangência território

CPAFP

3ª e 5ª feiras

09h00 -12h30

Centro Paroquial de Pardilhó

Freguesia de Pardilhó

CPSMA

3ª e 5ª feiras

09h30 – 13h00

Centro Paroquial de Avanca

Freguesia de Avanca

FBDC

Fermelã

2ª – 09h30 -13h00

Canelas

5ª 14h30 -17h00

Salreu

5ª 09h30 – 13h00

Junta de Freguesia de Fermelã

U.F. Canelas e Fermelã

Freguesia de Salreu

Junta de Freguesia de Canelas

Junta de Freguesia de Salreu

ASE

Beduído

3ª e 5ª

09h00 – 12h30

Veiros

14h30 – 17h00

Beduído

Associação de Solidariedade Estarrejense

 

Veiros

Junta de Freguesia

U.F. Beduído e Veiros

 

 

Gabinete de Atendimento Social Integrado

Este gabinete qualifica o atendimento social, com vista a uma resposta mais eficaz e concertada, às pessoas e famílias, que se apresentam em contexto de vulnerabilidade social.

Procurando otimizar os resultados da intervenção social, rentabilizando os recursos existentes, este gabinete constitui um espaço privilegiado de manifestação e diagnóstico das necessidades e dos problemas da população, os quais exigem uma intervenção continuada e global.

Os munícipes podem tratar questões diversas, nomeadamente: habitação, apoios em alimentação, vestuário, medicação, rendimento social de inserção, alcoolismo, pobreza, entre outros.

 

Onde e Quando?

Câmara Municipal de Estarreja / Edifício Casa da Cultura

Praça Francisco Barbosa

Todos os dias úteis das 09h00/12h00 – 14h00/17h00

 

Marcação prévia – 234840600


 

Carla Miranda