quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

AUTOMÓVEL: Volkswagen vai contratar mais de mil especialistas em realidade virtual e inteligência artificial

Os novos empregados do grupo automóvel serão recrutados junto da indústria dos jogos e da investigação de topo e vão ajudar a desenvolver, na Alemanha, capacidades de mobilidade electrónica e condução autónoma.
Volkswagen vai contratar mais de mil especialistas em realidade virtual e inteligência artificial



Paulo Zacarias Gomes 28 de Dezembro de 2016 às 10:14




Ainda a recuperar do escândalo do software de manipulação das emissões de gases nocivos nos seus veículos a diesel, a Volkswagen anunciou esta quarta-feira, 28 de Dezembro, a contratação de mil novos funcionários para a área tecnológica, especificamente para desenvolver capacidades na área da realidade virtual e da inteligência artificial.


O reforço da equipa em áreas de desenvolvimento vai acontecer ao longo dos próximos três anos e abrange também competências como a produção inteligente, "big data" e conectividade para apoiar o desenvolvimento de software e as capacidades da marca em mobilidade electrónica e condução autónoma.


O recrutamento será feito junto da indústria de jogos e de investigação de topo, esperando-se que metade dos novos reforços fiquem a trabalhar na casa-mãe do grupo, na fábrica de Wolfsburgo, sendo os restantes distribuídos por laboratórios da companhia em Berlim e Munique, refere um comunicado difundido pelo construtor automóvel germânico.



Em Outubro deste ano a Volkswagen inaugurou em Berlim o seu laboratório digital, que se veio juntar a equipamentos semelhantes em Wolfsburgo, Munique e São Francisco, nos EUA. O objectivo é que funcionem de plataforma de contacto entre a empresa e o mundo das start-ups, constituindo "think tanks" para reforçar as soluções de condução autónoma e serviços de mobilidade inteligente desenvolvidas no grupo. 


O grupo Volkswagen emprega mais de 600 mil pessoas e produz 12 marcas de automóveis em 121 fábricas em todo o mundo. Em Portugal, a fábrica da Autoeuropa em Palmela tem 3.500 trabalhadores e pesou 4% nas exportações nacionais no ano passado, sendo o segundo maior exportador do país.



A fábrica portuguesa deverá começar a construir um novo modelo no início do segundo semestre de 2017, um SUV compacto nascido a partir do Volkswagen Golf.

Fonte:jornaldenegocios

Hora de Fecho: Quem é o pintor mais falsificado em Portugal?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Já foi quase uma indústria mas hoje os casos são cada vez menos. Depois da recente polémica com os quadros de Van Gogh, quisemos saber: há mercado para arte falsa em Portugal? E sobre que artistas?
As autoridades francesas prenderam um homem esta quarta-feira, em Toulouse, suspeito de estar a planear um ataque na noite da passagem de ano.
As autoridades alemãs detiveram um homem, esta quarta-feira, suspeito de estar ligado ao atentado que ocorreu num mercado de Natal, em Berlim, e que matou 12 pessoas.
Os problemas na banca, a imprevisibilidade de Trump, a incerteza do Brexit e até onde chegará a extrema-direita em França e na Alemanha. 2017 ainda não começou, mas já dá dores de cabeça aos decisores
Ex-ministra diz que Governo precisou de medidas extraordinárias, como o perdão fiscal, colocar o investimento público abaixo dos anos 50 e desrespeitar programa para cumprir metas do défice.
O porta-voz do PS, João Galamba, exige que Maria Luís Albuquerque se retrate, defendendo que os dados até novembro apontam para o cumprimento da meta do défice, sem qualquer medida extraordinária.
O Presidente da República sublinhou que a Justiça nacional "é ainda muito lenta", sobretudo "em alguns domínios muito especializados", e apelou a que sejam atingidos consensos mais amplos.
Depois de Isabel II faltar à Missa de Natal por motivos de doença, a "Business Insider" escreveu sobre os planos que existem para o eventual desaparecimento de Isabel II. O país vai parar.
Cansados das pilhas de roupa e de esperar na fila para pagar, reunimos mais de 100 lojas online onde pode procurar as melhores promoções, nas mais diversas áreas. Hoje começaram os saldos na Zara.
Ao longo de 366 dias, desfilaram pelas passadeiras vermelhas escolhas improváveis que andaram nas bocas do mundo. Das asas de Beyoncé ao fato de Lady Gaga, conheça os desastres de moda do último ano.
Este ano, as vendas de SUV em Portugal deverão registar um crescimento na ordem dos 50%. Mas, para o ano, há muito mais. Veja (em detalhe) as 27 novidades que vão surgir no mercado nacional. De A a Z. 
Opinião

Maria João Avillez
Da ilha que era tua, partiste sem pré aviso à beira desse Atlântico que adoravas. Mas nem eu nem nenhum dos que lá estavam em Alfama, na Igreja de Santo Estevão, te deixaremos morrer, José Pracana.

Luís Aguiar-Conraria
Agora todos fazem parte da classe média (eventualmente, classe média-alta). Ou seja, chama-se classe média à elite que nos governa. É neste mundo que vive grande parte dos opinion makers portugueses.

Maria João Marques
Só nos resta aguardar pela publicação no site da Presidência da nota congratulatória de Marcelo Rebelo de Sousa pelo regresso das andorinhas na primavera, pois estas não são menos que George Michael. 

Rui Ramos
O BCE está a gerar na Europa uma espécie de subprime político, cuja ruptura, um dia, poderá precipitar a primeira grande viragem do século. A política do BCE é um risco maior do que o populismo.

Ricardo Santos
Este ano houve o PERES e cativações. Qual será, então, o coelho que Mário Centeno tirará da cartola em 2017? Um imposto extraordinário depois das autárquicas?
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Eleições no Sporting marcadas para 4 de março

Resultado de imagem para Eleições no Sporting marcadas para 4 de março
O Presidente da mesa da Assembleia Geral do Sporting agendou para o início de Março as eleições de 2017.
Jaime Marta Soares, presidente da mesa da Assembleia Geral do Sporting, anunciou esta quarta-feira a data das eleições para os órgãos sociais do clube leonino.
Na corrida à liderança do leões, para já, há apenas um nome: Pedro Madeira Rodrigues, que anunciou a sua candidatura ontem.
TSF

54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo de 10 a 18 de Junho

Resultado de imagem para 54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo de 10 a 18 de Junho
No Centro Nacional de Exposições, em Santarém.
A 54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo, evento que se realiza no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, vai decorrer de 10 a 18 de Junho de 2017 e terá como temática central os “Cereais de Portugal”.
O certame vai contemplar áreas de referência do mundo rural e agrícola, com especial destaque para as zonas de maquinaria agrícola, agro-pecuária, artesanato e gastronomia. Os espectáculos e a promoção dos valores tradicionais não são esquecidos, como as típicas largadas de toiros, os desfiles e as provas de campinos, as actividades equestres ou a música popular e tradicional.
O Salão Prazer de Provar, iniciativa que conta com os melhores produtos agro-alimentares, volta a destacar acções dirigidas a produtores, consumidores e profissionais com relevo para a área dedicada aos vencedores dos Concursos Nacionais de produtos portugueses.
Em 2017, o conforto de visitantes e expositores é reforçado com a colocação de  mais “zonas de sombreamento” no exterior para comodidade de todos aqueles que as frequentam.
Com uma ampla participação dos agentes do sector, os seminários e colóquios que decorrem nos dias úteis constituirão um importante polo de debate e discussão dos principais temas agrícolas.
Paralelamente, decorrerá a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Nersant, e a Lusoflora de Verão – Exposição e Venda de Flores e Plantas de Portugal, organizada pela APPPFN.
A 54ª Feira Nacional de Agricultura/ 64ª Feira do Ribatejo, apresenta-se, assim, como  a oportunidade ideal para o lançamento e divulgação de novos produtos, para a promoção de novos serviços e ainda para a partilha de conhecimentos.

Guerra e Paz assinala 150 anos de «As Pupilas do Senhor Reitor», de Júlio Dinis

José das Dornas era um lavrador abastado, sadio, 
e de uma tão feliz disposição de génio


As Pupilas do Senhor Reitor
Júlio Dinis
15x23
368 páginas
13,50 €
Ficção/Literatura Portuguesa
Nas livrarias a 4 de Janeiro
Guerra e Paz Editores

É um dos romances mais conhecidos da literatura portuguesa. Escrito por Júlio Dinis em 1866, há 150 anos, este é um romance bucólico, inocente e admirável, que marca a entrada da Guerra e Paz em 2017. As Pupilas do Senhor Reitor, de Júlio Dinis, é um clássico da literatura portuguesa que evoca a transição do romantismo para o realismo. Sem perder o gosto pelos afectos e a visão idílica da vida no campo, Júlio Dinis retrata de forma bastante singular a vida rural de Portugal em meados do séc. XIX. As suas personagens tão características encantam gerações e este romance foi alvo de inúmeras adaptações cinematográficas, de teatro e até de séries de televisão bem recentes, quer em Portugal, quer no Brasil.

A história de Daniel, um jovem médico petulante que regressa à aldeia onde nasceu depois de se ter formado, é o mote de partida para As Pupilas do Senhor Reitor, numa edição a que a Guerra e Paz junta mais de 70 aguarelas do pintor Roque Gameiro, um texto acutilante de Eça de Queirós e um índice de todas as personagens.
Este é um romance de um certo Portugal, um Portugal tal­vez mítico, mas sem dúvida eterno. Todos sonhamos com este país: está em nós. Cantam-se cantigas à desgarrada, fazem-se desfolhadas e encontra-se o milho-rei. Vive-se numa aldeia onde todos se conhecem e todos conhecem a vida de todos. Temos padres bondosos, médicos diligentes e vizinhas de lín­gua viperina. Há uma história de amor, aliás duas, há gente (ligeiramente) matreira, há conflito e espingardas. Mas no fim tudo se resolve com um brinde e um sorriso. Chega às livrarias a 4 de Janeiro.





NATAL e as saudades da inocência

Pe. David Francisquini (*)
Presepio Menino Jesus Natal
Na noite do Santo Natal a alma cristã fica como que envolta numa luz especial, pálido reflexo da Luz incriada que Se tornou homem e passou a habitar entre nós. Aquele que é Todo-Poderoso se faz pequenino, frágil, débil, uma criança que cativa os corações por sua inocência, doçura e afabilidade.
Na sua infinita sabedoria, nosso Redentor quis proceder assim para ter “certa” proporção conosco. Daí a natureza encantadora das noites em que celebramos o seu nascimento. A representação singela da gruta armada dentro de uma igreja ou de um lar atrai a atenção de todos pelo seu ambiente acolhedor, por sua atmosfera deliciosa de ser sentida, própria a um Deus que se fez criança para nos elevar à dignidade de filhos d’Ele.
Presepio Menino Jesus Natal
As melodias natalinas se assemelham a reverberações celestes que pervadem nossas almas com doçura e amenidade angélicas. É o Céu que habita a Terra e nos nobilita, na medida em que nos deixamos enlevar pelos seus encantos. De onde o Natal ser a verdadeira festa do Menino Jesus. Quem, por exemplo, não se encanta ao ouvir a canção Noite Feliz? Quem não se extasia ao ouvir as notas harmoniosas do Gloria in Excelsis Deo, entoada pelos anjos nos campos de Belém, aos pastores ignotos naqueles campos, pastoreando as suas ovelhas?

Nesses momentos, quem não sente saudades de sua infância inocente? Daquela infância evocada por Cassimiro de Abreu em seus versos, com cuja lembrança nós retroagimos no tempo e nos sentimos crianças; que nos faz deixar por alguns momentos de ser nocentes, isto é, nocivos, prejudiciais, daninhos, para tornarmo-nos inocentes.
O Natal de Jesus Cristo veio trazer o fogo à Terra para incendiar os nossos corações. Assim exclama Santo Afonso de Ligório: “Vim trazer o fogo à Terra, disse Jesus Cristo, e o trouxe de fato. Antes da vinda do Messias, quem amava Deus sobre a Terra? Ele era apenas conhecido em uma pequena região do mundo, isto é, na Judeia; e mesmo lá, quão poucos eram os que O amavam no tempo de Sua vinda!
Segundo o mesmo bispo e doutor da Igreja, “no resto da Terra, uns adoravam o sol, outros, os animais, outros ainda as pedras ou criaturas ainda mais vis. Mas, depois da vinda de Jesus Cristo o nome de Deus se difundiu por toda parte e foi amado por muitos. Desde então os corações se abrasaram nas chamas do divino amor, o Deus foi mais amado em poucos anos do que nos quatro mil anos que decorreram depois da criação”.
Muitos cristãos costumam preparar em suas casas um presépio para representar o Natal de Jesus Cristo. Mas hoje são poucos os que pensam em preparar seus corações, a fim de que o Menino Jesus possa nascer neles e ali repousar. Sejamos nós desse pequeno número e procuremos nos dispor dignamente para arder nesse fogo divino que torna as almas contentes neste mundo e felizes no Céu.
Presepio Menino Jesus Natal
Com a queda do homem depois do pecado, trincou-se o relacionamento habitual entre Adão e Deus. No imponderável das tardes, Deus caminhava no Paraíso com os nossos primeiros pais, num convívio de pai com filhos. Aquele que era as suas delícias, que os visitava com todo desvelo paterno, deixou de fazê-lo. Com efeito, não foi Deus quem rompeu com Adão, mas foi este que, ao comer o fruto proibido, rompeu com Deus, afastando os seus descendentes do Criador.
Deus puniu os homens impondo-lhes a pena de trabalhar a terra para comer mediante o suor de seu rosto. As intempéries, a morte, as doenças, a natureza agreste investiam contra ele, mas uma esperança pairava de que um dia Deus voltaria para resgatar as primícias de sua criação. E de fato aconteceu, quatro mil anos depois.
Na noite do Natal a Misericórdia divina vence a justiça punitiva e resgata o homem contaminado pelo pecado. Volta a conviver com ele e fazer as suas delícias estar com os filhos dos homens. Deus se faz homem, e passa a pertencer à raça humana, nascendo na noite de Natal: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a Sua glória, glória própria do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.
Na Terra todos eram nocentes e nessa condição não havia quem pudesse reabilitar a amizade entre Deus e os homens. O Filho de Deus se serviu da Imaculada Virgem Maria para nos trazer o Inocente por excelência. Ele veio pagar pelos pecadores.
Presepio Menino Jesus Natal
Daí a importância do Natal, que é a festa de Luz, porque Jesus Cristo é a Luz verdadeira que ilumina todo homem que vem a este mundo. São João Evangelista diz “que estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não O conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não O receberam”.

Esse ensinamento não nos faz pensar em Deus em nossos dias tão tenebrosos para a fé e para as almas? Não nos faz lembrar as promessas de Nossa Senhora de Fátima e o triunfo do seu Imaculado Coração?
Que esses pensamentos ocupem nossas cogitações e nossas vias ao longo de 2017. São os meus votos neste Santo Natal a todos os leitores.


____________

(*) Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ).

Fonte: ABIM

A úlcera da educação

Os políticos, muitas vezes, cometem um pequeno erro. Falam e, depois, acreditam no que disseram. Compreende-se a razão. No mundo dos "reality-shows" tudo o que surge na televisão é "verdade". E os ministros acreditam nos "reality-shows" que mandaram realizar.



Fernando  Sobral

Fernando Sobral 27 de Dezembro de 2016 às 19:40










Olhe-se para o que dizem os antigos ministros da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues e Nuno Crato. E, depois, confronte-se com os resultados reais do que fizeram. Mesmo com estratégias de limpeza da sua imagem, feitas por comentadores muito dignos da nossa praça, sabe-se que o sector da educação (e, melhor, do ensino, porque são coisas diferentes) se degradou até níveis inimagináveis.


A educação e o ensino são as úlceras maiores deste país. São lesões que o vão corroendo. Porque o real estado do ensino não pode ser aquilatado por "rankings" do "sucesso" em escolas impossíveis de comparar, pelos números do PISA ou pelo lugar que ocupamos na lista da OCDE. Sabe-se porquê: ensinar é abrir horizontes e promover a discussão e a interrogação. E não criar apenas bons funcionários do saber que interessa. 



De vez em quando alguém vem dizer que a educação é a paixão do seu Governo. Aconteceu com António Guterres. Acontece agora com António Costa. É um sentimento comovente. Mas que, como muitos outros em Portugal, está condenado: os interesses instalados (pessoais, de facção ou económicos) no sector do ensino são tão fortes e tão contraditórios que é difícil agitar o mamute. E cada vez que este dá um passo a terra treme. Esquece-se que o ensino é a base de uma democracia robusta. 


Neste sector as paixões passam e os problemas (sobretudo no ensino público, chacinado por sucessivos ministros e clãs de interesses) ficam. É uma espécie de "O Fantasma da Ópera" da sociedade portuguesa: assombra toda a gente, de famílias e professores. Mas, no fim, os fantasmas vão continuando à solta. E nenhuma paixão parece capaz de salvar o que resta do ensino em Portugal. 

Fonte:jornaldenegocios

Futsal em Mira está a correr em clima de solidariedade

Torneio de Natal Solidário – JS Mira já teve 2 das 3 jornadas programadas para a primeira fase, concluídas.
Nesta quarta-feira acontecerão os derradeiros jogos que ditarão as posições em cada um dos grupos, de onde sairá amanhã, o campeão.
Por enquanto, os resultados são os seguintes:
Juniores 11-0 Bar Bombeiros
Galácticos FC 7-3 Galácticos Corujeira
Os Beirões 2-16 Galácticos FC
Os Primos 1-3 Juniores
Jogos de hoje:
14:15h Os Primos vs Bar Bombeiros
15:15h Os Beirões vs Galácticos Corujeira

imagens de vídeos: Juventude Socialista de Mira

Autoridades francesas detêm suspeito de planear ataque no Ano Novo

A polícia realizou uma operação em Toulouse e deteve o responsável pelos planos.

Um homem suspeito de planear um ataque terrorista na noite da Passagem de Ano, em França, foi detido pelas autoridades esta quarta-feira.
De acordo com a Reuters, o homem detido em Cugnaux, no oeste de Toulouse, já era conhecido da polícia e é suspeito de estar a planear um ataque no último dia do ano, 31 de dezembro.
Houve ainda uma outra operação em Toulouse, na terça-feira, que deteve duas pessoas, uma delas suspeita de ter premeditado um ataque contra a polícia.
Fonte: noticiasaominuto

9 serviços úteis e grátis do Google que você provavelmente não conhece


Posted: 27 Dec 2016 06:42 AM PST
O Google oferece projetos de arte e de observação espacial, além de funções como teclado para todas as línguas e cronômetro; saiba mais
 
Posted: 27 Dec 2016 05:26 AM PST
O artista Peter Kogler hipnotizou espectadores com as suas instalações psicodélicas que dão vertigem
 
Posted: 27 Dec 2016 05:06 AM PST
O alongamento pode ser uma coisa boa, mas você deve fazer isso depois – e não antes – dos exercícios
 
Posted: 27 Dec 2016 03:30 AM PST
O glutamato monossódico é um sal estável comumente utilizado na culinária oriental. É verdade que ele pode causar sintomas como náuseas e formigamento?
 

360º - De quantas balas se conseguirá desviar a economia portuguesa? E ainda a morte da Princesa Leia

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O primeiro-ministro japonês visitou o memorial em Pearl Harbor acompanhado por Barack Obama. “Jamais devemos repetir os horrores da guerra, este é o voto solene que o povo do Japão fez”, disse Shinzo Abe, que ofereceu condolências às vítimas do ataque japonês durante a Segunda Guerra Mundial. Segundo o New York Times, este terá sido o último encontro do Presidente Obama com um responsável político estrangeiro antes da tomada de posse de Donald trump.

Já começou a luta pelo poder no Sporting. Pedro Madeira Rodrigues apresentou ontem ao fim da tarde a sua candidatura à presidência. Pouco depois, Bruno de Carvalho deu-lhe as boas-vindas e revelou estar "em reflexão constante" sobre uma possível recandidatura.

Ainda no futebol: ontem, os Globe Soccer Awards atribuíram a Cristiano Ronaldo o prémio de melhor jogador do ano e a Fernando Santos o de melhor treinador do ano (depois de, no começo do dia, ter sido considerado o selecionador do ano pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol).


Informação relevante
"Feira de gado" I: a comparação. Num evento político público, para o qual foram convidados jornalistas, incluindo repórteres de televisão com as suas câmaras, o ministro Augusto Santos Silva foi filmado a fazer o seguinte comentário sobre a Concertação Social  ao ministro do Trabalho e da Segurança Social, José António Vieira da Silva: "Ali o Vieira da Silva conseguiu mais um acordo! Ó Zé António, és o maior! Grande negociante… Era como uma feira de gado!".

"Feira de gado" II: o pedido de desculpas. Ao Observador, depois de argumentar que se tratava de uma conversa privada com um "colega de governo" e "amigo de longa data", o ministro dos Negócios Estrangeiros pediu desculpa pela "linguagem excessiva".

"Feira de gado" III: o detalhe. Falando com outros jornalistas (por exemplo, do Público), Augusto Santos Silva fez ainda questão de sublinhar o seu grande respeito pela Concertação Social e (pormenor importante) pelas feiras de gado.

Há professores e investigadores contratados por universidades para trabalhar de graça - alguns são bolseiros de doutoramento ou de pós-doutoramento. O Ministério do Ensino Superior diz que são 176; os sindicatos dizem que são mais. A notícia é do Jornal de Notícias.

Na sequência de uma auditoria, o Banco de Portugal deduziu acusações contra o Montepio (e contra o ex-presidente Tomás Correia e o ex-administrador Almeida Serra). Motivo: a falta de procedimentos de controlo de movimentos financeiros ilícitos. Ainda haverá lugar a defesa, não tendo existido qualquer condenação. A notícia é do Público.

O Governo anunciou ontem um novo modelo de Prestação Social para a Inclusão que funcionará a partir de outubro de 2017. Uma das novidades é que os deficientes com uma incapacidade superior a 80% vão passar a ter direito a uma prestação social vitalícia de 3.120 euros anuais.

O aumento de 25 cêntimos no subsídio de refeição na Função Pública em agosto (há um primeiro em janeiro) vai ser tributado no IRS e através de descontos para a Segurança Social. A notícia é do Negócios.

Espanha está com medo de uma repetição dos atentados de Berlim. Por isso, várias cidades vão estar alerta durante o Ano Novo. Em Madrid, por exemplo, haverá mais 1.900 polícias nas ruas, escreve o El País.

Mais Espanha: no Podemos, há beijos e guerra. O secretário-geral do partido, Pablo Iglesias, e o porta-voz, Iñigo Errejón, deram um beijo na boca para um programa de televisão, mas isso não esconde as divergências. O João Almeida Dias explica o que se passa no partido-irmão do Bloco de Esquerda.

A Trump Tower, onde vive (e trabalha) o Presidente-eleito, foi evacuada por causa de um pacote suspeito. Depois de investigar, a polícia percebeu que era só um saco de brinquedos abandonado. Episódio encerrado? Nem por isso: o incidente provocou uma polémica no Twitter entre as equipas de Trump e do mayor de Nova Iorque.


A nossa Opinião

Maria João Marques fala sobre o "grau zero" na política: "Só nos resta aguardar pela publicação no site da Presidência da nota congratulatória de Marcelo Rebelo de Sousa pelo regresso das andorinhas na primavera, pois estas não são menos que George Michael".

Maria João Avillez escreve uma carta de despedida a uma grande figura do fado: "Nem eu nem nenhum dos que lá estavam em Alfama, na Igreja de Santo Estevão, te deixaremos morrer, José Pracana".

Luís Aguiar-Conraria analisa a classe média: "Agora todos fazem parte da classe média (eventualmente, classe média-alta). Ou seja, chama-se classe média à elite que nos governa. É neste mundo que vive grande parte dos opinion makers portugueses".

Ricardo Santos pergunta: "Em 2016, o PERES ajudou. E para o ano? Quem vai ajudar Mário Centeno? Um imposto extraordinário depois das autárquicas?"


Os nossos Especiais

Em 2017, de quantas balas se conseguirá desviar a economia portuguesa? Há os problemas na banca, a imprevisibilidade de Trump, a incerteza do Brexit e a crescente influência da extrema-direita em França e na Alemanha. A Ana Suspiro e o Nuno André Martins antecipam um ano de riscos e indefinições.


Notícias surpreendentes

Chamava-se Carrie Fisher, mas respondia pelo nome Princesa Leia. Morreu ontem, na sequência de um ataque cardíaco que sofreu há dias num avião, e deixou Mark Hamill, o Luke Skywalker de Star Wars, "sem palavras":
Foram os melhores pratos que comemos em 2016 - e acredite que vale bem a pena olhar para eles outra vez. Do tártaro de tomate à bomba de chocolates, o Tiago Pais conta-lhe tudo.

estes foram os melhores vestidos que vimos durante o ano. Passaram todos pela passadeira vermelha.

Para acabar os balanços de hoje: veja o que aconteceu na ciência em 2016, de Marte aos bebés-milagre. É impressionante.

Fique ainda com uma última notícia cá da casa: a Catarina Marques Rodrigues (que agora está na RTP) venceu o prémio Arco-Íris 2016atribuído pela associação ILGA Portugal, pela reportagem A vida no Colégio Militar: “Parece um Big Brother”, publicada no Observador a 1 de abril de 2016.  Este trabalho, que revelava  a existência de situações de discriminação em relação a alunos homossexuais, acabou por levar ao pedido de exoneração do Chefe de Estado Maior do Exército.

Reportagens premiadas, notícias em primeira mão e informação devidamente explicada: pode encontrar tudo isto no Observador, já sabe. Vá passando por cá.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa