segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

PEDRO CARDOSO E OTÍLIA COSTA DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA EM DESTAQUE NO TRILHO DOS REIS

 

Numa organização da DAP – Associação de Desporto e Aventura de Portalegre, e com o apoio do Município de Portalegre, Turismo do Alentejo, E.R.T., Uniões de Freguesias de Sé e São Lourenço, Ribeira de Nisa, Carreiras, Reguengo e São Julião, realizou-se no passado 15 de janeiro, a edição 2023 do Trilhos dos Reis em Portalegre, prova que integrou 3 distâncias de trail, pontuáveis para os diversos Circuitos Nacionais de Trail da ATRP.

Participaram 8 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo na Ultra de 48 km, o atleta José Santos, alcançado o 61º lugar na classificação individual masculino e o 20º lugar no escalão M40.

Na prova de 28 km, Otília Costa, alcançou a 24ª posição na classificação individual feminina e a 3ª posição no escalão F40.

Na mesma distância José Machado, alcançou o 80º lugar masculino e o 18º no escalão M40 e Nuno Almeida, 163º masculino, 43º M45.

Na distância de 18 km, Minis Trilhos dos Reis, no escalão feminino, Gabriela Oliveira, obteve no final de percorrer a distância a 18ª posição na classificação individual feminina e a 7ª posição no escalão F40 e Claudia Ferreira, 84ª feminina, 21ª FSenior.

No sector masculino e a percorrerem a mesma distância, Pedro Cardoso, alcançou o 30º lugar na classificação individual masculino e o 3º lugar no escalão M45 e Nelson Heleno, o 62º lugar masculino e o 26ºno escalão MSenior.

Coletivamente a equipa da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, alcançou na prova de 28km, o 26° lugar da classificação colectiva, entre 56 equipas finalistas e na prova de 18km o 14º lugar em 53 equipas.

Destaque para os pódios dos atletas Otília Costa e Pedro Cardoso.

Com o apoio:

Fisioterapeuta Ana Taraio

Luisa Cabeleireiro

Mariana Martins

Óptica Loisas Lentes Zeizz

Streetsport Animação Turística

Marialva Mediação Mobiliária

NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA PARTICIPARAM NO 1º ZEBRA TRAIL

 

Realizou-se no passado dia 15 de janeiro, a primeira edição do Zebra Trail, numa organização da Secção de Atletismo do C. F. “Os Marialvas”, com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede e da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Portunhos e Outil e de Ançã, entre outras instituições, percorrendo maioritariamente percursos e trilhos envolventes à localidade da Pena.

Participaram 5 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na prova de 19Km participou o atleta José Mendes, que alcançou o 74º lugar na classificação geral masculino e o 21º lugar no escalão MSenior.

Na prova de 12 km, no sector feminino, Catarina Marques, alcançou a 8ª posição na classificação geral feminina e a 4ª posição no escalão F40 e Luísa Santos, a 33ª posição na classificação geral feminina e a 9ª no escalão F45.

No sector masculino na mesma distância, André Santos, alcançou o 50º lugar na classificação masculino e o 15º lugar no escalão MSenior e João Cavadas, o 71º lugar masculino e o 4º lugar no escalão M55.

Coletivamente a equipa da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, alcançou o 8° lugar, em 15 equipas finalistas, na prova de 12km.

Com o apoio:

Fisioterapeuta Ana Taraio

Luisa Cabeleireiro

Mariana Martins

Óptica Loisas Lentes Zeizz

Streetsport Animação Turística

Marialva Mediação Mobiliária

NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)




Alvaiázere | II Rota do Olho do Tordo

 O Município de Alvaiázere, através do Gabinete de Desporto, vai dinamizar, no próximo dia 12 de fevereiro, uma Caminhada e um Mini-Trail que permitirá desfrutar do melhor que este curso de água proporciona nesta altura do ano. 

A inscrição deverá ser efetuada através do preenchimento do formulário no link: https://www.totalcrono.pt/eventos/rotadoolhodotordo2023 A inscrição terá um custo de 5€. Todas as provas terão incluído reforço final. Informações adicionais pelos contactos: 915 698 733 / 916 088 447 / 915 698 669.


NOTA DE PESAR DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL - FALECIMENTO DE MANUELA MIRANDA

 “A doutora Maria Manuela Miranda, foi uma cidadã empenhada e dedicada a causas sociais.
Deputada Municipal eleita, trouxe consigo, para além desses valores, o seu contributo de vida enquanto educadora e formadora.
Com mandato da Assembleia Municipal,  empenhou-se também na nobre missão da proteção de crianças e jovens em risco, deixando a sua marca enquanto membro da CPCJ, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
Em tributo ao seu exemplo de vida, apresento à sua família todos os que com ela privaram, o meu voto de pesar pela sua perda.”
Aníbal Curto Ribeiro
Presidente da Assembleia Municipal

MONUMENTO AO 18 DE JANEIRO DE 1934 “CRISTALIZA MEMÓRIA DA MARINHA GRANDE”

 A requalificação do conjunto escultórico do Monumento ao 18 de Janeiro de 1934 e a respetiva intervenção no espaço público, foram apresentados este sábado, 14 de janeiro, na praça junto à Rotunda do Vidreiro, na Marinha Grande.

O Monumento ao 18 de Janeiro de 1934, da autoria do escultor Joaquim Correia, foi requalificado pelo Município e passado totalmente a bronze, sendo composto por dois blocos revestidos de baixos-relevos e escultura do vidreiro.
Numa cerimónia que contou com a presença de entidades locais e da família do autor do monumento, o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, recordou que se trata de “uma obra emblemática, não apenas porque retrata um dos momentos mais expressivos da história da Marinha Grande e do seu povo, mas também porque foi pensada e criada por um dos artistas maiores da nossa terra, Joaquim Correia”.
Aurélio Ferreira salientou que, sabendo-se que "o mestre Joaquim Correia privilegiou o bronze no seu percurso artístico”, “foi tomada a decisão de transferir o suporte dos restantes elementos de cimento para bronze, dignificando o monumento, tendo também sido aprovada a sua deslocalização para o espaço onde nos encontramos e que permite à população uma leitura e interpretação de maior proximidade, garantindo o sentimento de pertença e de identificação com o monumento”.
O presidente concluiu que se cumpriu “a ideia de Joaquim Correia, ao mesmo tempo que se dignifica este conjunto escultórico, a própria revolução e a memória dos que combateram em prol da liberdade. O Monumento que aqui é apresentado cristaliza a memória de um momento marcante e identitário da luta que caracterizou que deve ser salvaguardada, divulgada e perpetuada”.


Na ocasião, o arquiteto João Correia, um dos filhos do escultor Joaquim Correia, demonstrou a satisfação da família por ter sido cumprido o desejo do autor da obra em deslocalizar o Monumento da rotunda para aquele local, onde, agora, pode ser contemplado de perto. Revelou que “o meu pai teria sentido natural alegria, que será a realização de um desejo que ele, como artista, sempre imaginou para este local. Sempre defendi a presença deste monumento aqui, porque a sua leitura não era possível no sítio onde estava”.

João Correia explicou que “o primeiro nível do monumento é a comemoração de uma revolta, legítima, necessária, e que mesmo que muito curta no tempo e na permanência da situação, foi muito significativa e encorajou muita gente para outras revoltas”. Salientou outro aspeto importante do conjunto escultórico que “é o nível histórico, social, quase etnográfico da própria Marinha Grande, que está retratado na parte de trás do monumento”, com alusões ao trabalho e “sacrifício brutal das famílias”.

A requalificação do monumento e a construção dos arranjos exteriores para a sua relocalização representaram um investimento total de cerca de 150 mil euros, acrescidos de IVA.

Carlos Hipólito assume liderança da Phenix em Portugal


Lisboa, 16 de janeiro de 2023 – Carlos Hipólito é o novo Head of Portugal da Phenix, marca de referência no combate ao desperdício alimentar na Europa. O responsável assume a direção em Portugal com a missão de desenvolver o segmento de negócios B2B, nomeadamente o programa da Phenix de conversão de excedentes de grandes superfícies comerciais em doações a IPSS. O objetivo é alargar o serviço a mais empresas e setores, apoiando ainda mais pessoas em situação de carência.

O novo responsável refere que “A Phenix é uma empresa com uma missão de honra, à qual já pude chamar de casa, enquanto Diretor Comercial. Hoje, no papel de Head of Portugal, assumo o compromisso de dar continuidade ao trabalho de excelência desenvolvido, até então, pelo Frederico, ajudando os portugueses e as empresas portuguesas a mitigarem o desperdício nas suas vidas”.

Carlos Hipólito é licenciado em Sociologia do Trabalho pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, e pós-graduado em Sociologia do Trabalho e das Organizações, pela mesma instituição de ensino, e em Direção Comercial e Vendas, pelo IPAM. Está ligado à Phenix e à sua missão desde 2021, tendo passado ainda por organizações como a Zomato, LetsBonus Portugal e Groupon Portugal, nas áreas de Sales e de Marketing and Partnerships.

A Phenix chegou a Portugal em 2016 com o seu programa de doações, e, mais tarde, criou também uma app antidesperdício, dedicada ao segmento B2C, que permite conectar o comércio local ao consumidor final através de cabazes de alimentos, a um terço do preço habitual de venda ao público, evitando que sejam desperdiçados. A aplicação já tem presença em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Viseu e Coimbra.

------

Sobre a Phenix Portugal

A operar em Portugal desde 2016, como parte do plano expansão internacional, só em 2023 já somos responsáveis por evitar o desperdício de mais de 11 milhões de refeições e de mais de 700 toneladas de produtos não alimentares, evitando assim que fossem emitidas mais de 13 mil toneladas de CO2 para a atmosfera, só em Portugal. Colaborando de perto com a Sonae, Brisa, E'leclerc, Hotéis Júpiter, entre outros, ajudamos na redução do desperdício, encaminhando os seus excedentes para a nossa rede de mais de 1200 instituições parceiras. Com escritórios em Lisboa e no Porto, contamos com uma equipa em expansão fortemente empenhada em reduzir o desperdício em Portugal. Em outubro de 2019, lançámos a nossa aplicação anti-desperdício, a Phenix App, focada no comércio local e no público em geral, que conta já com mais de 250 000 utilizadores e com mais de 1 800 estabelecimentos aderentes, em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Viseu e Coimbra. Mais informações em https://wearephenix.com/pt-pt/

Cláudia Pinheira

Colisão de embarcações faz um morto em Aveiro

Embarcações estariam na apanha da ameijoa e atrapalharam-se ao fugir daquilo que achavam ser a polícia marítima.
Um homem de 55 anos morreu esta madrugada em São Jacinto, Aveiro, na sequência de uma colisão entre duas embarcações de recreio.
Fonte da Polícia Marítima de Aveiro confirmou à Renascença que o acidente aconteceu perto da meia noite desta segunda-feira.
Ao que tudo indica, duas embarcações estariam "na apanha da ameijoa" quando avistaram uma terceira embarcação a aproximar-se. Julgando tratar-se da polícia marítima, "colocaram-se em fuga" e acabaram por colidir.
"Atrapalharam-se na fuga e um barco passou por cima do outro", adiantou a mesma fonte.
A pessoa que seguia na segunda embarcação, apesar de ter sido abalroada também, conseguiu voltar ao barco pelos seus próprios meios e não necessitou de assistência médica.
No local ainda estiveram elementos do INEM e dos Bombeiros da Murtosa, mas o óbito acabou por ser declarado no local.

Daniela Espírito Santo / RR

Morreu Gina Lollobrigida, diva do cinema italiano

Morreu a Gina Lollobrigida aos 95 anos. A informação é avançada pela agência de notícias italiana ANSA.
A atriz italiana era conhecida como símbolo sexual na década 1950. Após ter-se afastado do mundo do cinema, Gina Lollobrigida tornou-se fotógrafa e escultora.
A Ansa recorda que, em setembro do ano passado, a atriz, que muitos recordam como La Bersagliera, personagem que interpretou nos filme “Pão, Amor e Fantasia” (1953) e “Pão, Amor e Ciúme” (1954), teve alta de uma clínica, onde tinha sido internada devido a uma queda, em casa, na qual tinha fraturado do fémur.
Gina Lollobrigida, carinhosamente apelidada Lollo e descrita pela agência de notícias como “grande protagonista do cinema italiano”, nasceu em Subiaco, na região de Lazio, onde se situa Roma, em 04 de julho de 1927.
A sua popularidade está muito ligada ao novo cinema italiano, mas foi num filme francês, “As aventuras de Fanfan la Tulipe”, de Christian-Jaque, datado de 1952, que a carreira de Gina Lollobrigida ‘deu o salto’ e tornou-a numa das ‘sex symbols’ do cinema italiano.
Gina Lollobrigida venceu vários prémios, entre os quais sete David di Donatello, atribuídos pela Academia Italiana de Cinema e considerados os Óscares de Itália.
Madremedia/SIC Notícias
Imagens:
Dento - Sky News;
Capa - Variety

Reservas de sangue nos hospitais estão de novo em baixo

As reservas de sangue estão novamente em baixo, sobretudo para os grupos sanguíneos: O+, O- e A-. Por isso, tem sido feito um apelo às dádivas, sobretudo neste mês de janeiro, em que, por norma, há  escassez de sangue.

Os interessados podem aceder ao site www.adasca.pt com o apoio do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Évora | REMODELAÇÃO DA COBERTURA DO EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO

Teve início no passado dia 2 de janeiro a obra de remodelação da cobertura do edifício dos Paços do Concelho, na Praça do Sertório. 
O antigo Solar dos Martins da Silveira, imponente edifício de estilo neoclássico que desde o ano de 1882 aloja a sede administrativa do Município Eborense, irá beneficiar de uma obra de remodelação estrutural tão importante como necessária, dado o avançado grau de degradação em que se encontrava. 
Os trabalhos em curso irão envolver, para além de uma limpeza geral, a substituição do madeiramento e reforço estrutural, substituição de telhas, beirados e lanternim e recuperação da sala do relógio, incluindo a fachada e paredes envolventes. Para além destes, a remodelação em curso inclui diversos trabalhos de cantarias, carpintarias, pinturas, instalações elétricas e climatização/ventilação. Dada a natureza da obra, será necessário proceder à instalação de uma cobertura provisória durante o tempo de realização dos trabalhos, que se prevê venha a ser de 365 dias. 
A obra de remodelação da cobertura do edifício dos Paços do Concelho decorre em regime de empreitada, com um valor de investimento de 1 543 391,99€+IVA. Este teve enquadramento através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, ao abrigo do Programa Alentejo 2020, através do qual foi garantido o financiamento de 85%, sendo os restantes 15% suportados pelo Orçamento Municipal. O funcionamento dos Serviços Municipais alojados nos Paços do Concelho e o atendimento à população não serão afetados.

Mais de 500 pessoas assistiram a espetáculo único no Multiusos de Febres

 Concerto de Ano Novo juntou as quatro filarmónicas de Cantanhede

Cerca de 160 instrumentistas das quatro filarmónicas de Cantanhede - Phylarmonica Ançanense – Associação Musical, Associação Filarmónica Marialva de Cantanhede, Filarmónica de Covões e Associação Musical da Pocariça -, proporcionaram um concerto único no Multiusos de Febres, perante cerca de 500 pessoas. Um espetáculo que podemos intitular “4 em Sinfonia”, com quatro bandas a interpretar um mesmo programa em plena harmonia e sintonia.

O espetáculo de Ano Novo foi o culminar de um processo empenhado e criativo dos maestros das quatro filarmónicas - Cláudio Batista, Nuno Choupeiro, Fausto Moreira e Pedro Ralo -, dos dirigentes das coletividades e, sobretudo, dos cerca de 160 executantes que estiveram em palco para dar a conhecer o trabalho que resultou dos vários ensaios conjuntos.

Um programa diversificado, com uma estrutura coerente, durante o qual pontuou a interpretação de temas cantados por elementos ligados às bandas filarmónicas, proporcionou uma noite de sábado inesquecível e que marcou também o início do ano cultural no concelho.

A fechar a noite, os músicos interpretaram um tema inédito da autoria e conduzido por Fausto Moreira – “Marcha Carlos de Oliveira” -, com um breve trecho do poema “Xácara das Bruxas Dançando”, da autoria do poeta da Gândara.

Febres, freguesia que acolheu desde cedo o escritor Carlos de Oliveira, acabaria por ser o local ideal para a apresentação deste tema inédito. No final do concerto, Fausto Moreira ofereceu o trabalho ao Município de Cantanhede, entregando-o em mãos à presidente da Câmara, Helena Teodósio.

Na ocasião, a autarca felicitou os elementos das quatro filarmónicas pelo excelente concerto que proporcionaram, sublinhando que todos os atributos que caracterizam o movimento filarmónico estiveram em palco, nomeadamente a partilha de emoções pela música.

O movimento filarmónico em Cantanhede está vivo e tem uma qualidade superlativa, como se viu em palco. Importa destacar, por outro lado, o trabalho destas coletividades ao nível da formação de jovens no campo da música”, enfatizou.

O próprio Município reconheceu, em 2022, a importância do trabalho destas quatro filarmónicas, tendo-lhes atribuído um subsídio individual de 5.000 euros, um apoio complementar aos subsídios que a autarquia concede às associações culturais.

Helena Teodósio chamaria depois ao palco os dirigentes de cada uma das bandas filarmónicas e os quatro maestros, a quem entregou lembranças do Município.

O espetáculo terminou com a interpretação do hino-marcha "Cantanhede", da autoria de Amílcar Morais e letra de Maria de Lurdes Santos.

Marcaram também presença no concerto o vice-presidente, Pedro Cardoso, os vereadores Célia Simões e Sérgio Negrão, a presidente da Direção da Gira Sol, entidade parceira na concretização desta iniciativa, e os presidentes de Junta de Ançã, Cantanhede e Pocariça, Febres e Cadima.


Paulo Cardantas

Águeda | Centro de Interpretação do Rio vai divulgar património natural e cultural ligado ao rio

 Exposição permanente e diversas atividades – para diferentes faixas etárias – vão abordar os rios da região, em especial o Rio Águeda
Águeda vai ter um Centro de Interpretação do Rio. As obras de adaptação e reabilitação do antigo edifício do Centro de Canoagem e sua zona envolvente já iniciaram, implicam um investimento de 412.753 euros e têm um prazo de execução de 150 dias.
 
“Depois de resolvermos um imbróglio judicial que impediu o seu uso durante quase duas décadas, vamos finalmente implementar este projeto que não só vai transformar positivamente aquela zona, com um espaço criativo e pedagógico, como vai permitir divulgar o imenso e rico património natural que temos no nosso concelho”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que esta infraestrutura irá ser uma referência na região na promoção e educação para a ciência e na difusão da importância dos nossos rios.
O grande objetivo deste espaço, que integra o conjunto de ações a implementar no âmbito do projeto LIFE Águeda, é difundir o rio, através da criação de uma exposição permanente e da promoção de atividades para as diversas faixas etárias, explorando tanto o património natural, a biodiversidade, os ecossistemas e os habitats presentes, como a riqueza cultural que lhe está associada, nomeadamente as tradições, os ofícios, engenhos, instrumentos e dinâmicas que se desenvolviam na bacia do Rio Águeda (e algumas que ainda ocorrem).

O Centro de Interpretação do Rio – C-Life tem, assim, uma componente pedagógica muito forte, que permite explorar a ligação entre os ecossistemas naturais e o património cultural e social locais. Para além de abordar as intervenções realizadas no âmbito do projeto LIFE Águeda, o C-Life vai divulgar aspetos como o continuum fluvial (parte acessível aos peixes e que permite a sua circulação no rio), os obstáculos no rio (tipos e funcionalidades dos açudes), biodiversidade do rio, conjunto de peixes nativos, peixes migradores, vegetação autóctone, ações de combate e controlo de espécies invasoras, entre outros temas.

Serão ainda abordados, neste centro, a história do Rio Águeda, a ligação ao povo aguedense (nomeadamente aspetos relacionados com a exploração económica dos recursos fluviais), bem como
as artes de pesca e a pesca sustentável.
 
O Centro de Interpretação do Rio, que será adaptado para poder ser utilizado por pessoas portadoras de mobilidade condicionada, irá contar com três aquários, uma sala polivalente e um mini-auditório, ocupando uma área total de construção de 443 metros quadrados (num terreno com área de 5161 metros quadrados).

Em concreto, no piso 0 serão criadas zonas de vestiários, instalações sanitárias, zona de arrumos e área de acesso ao piso superior. A reorganização pensada permitirá que este piso seja de
funcionamento autónomo, servindo de apoio ao espaço exterior e às atividades que aí possam ser realizadas.

No piso 1 será desenvolvido o núcleo expositivo composto por receção, escritório (sala de apoio) e um percurso/corredor que se caracteriza por um efeito em curva, como se de um rio se tratasse e
onde vão ser criados os aquários. No final, haverá uma sala polivalente, dotada de equipamento multimédia.

Serão ainda arranjados os espaços exteriores, prevendo-se a aplicação, em áreas previamente definidas, de pedra rolada.

Ao investimento da empreitada de construção do Centro de Interpretação do Rio soma-se a aquisição dos aquários e o design de interiores, comportando um investimento total de 531.407 euros.

Refira-se que este equipamento está a ser construído no âmbito da implementação do projeto LIFE Águeda, que visa a (re)naturalização dos troços dos rios Vouga, Águeda e Alfusqueiro, bem como o
restauro dos seus habitats. O Projeto LIFE Águeda tem estabelecida uma parceria entre entidades dos domínios público e privado, com a coordenação por parte do Instituto MARE (Universidade de Évora), integrando o Município de Águeda, o Fluviário de Mora, a Docapesca e a Aqualogus.

Sismo de magnitude 2,6 sentido no concelho de Cascais

O abalo foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) no concelho de Cascais e não causou danos pessoais ou materiais.
Um sismo de magnitude 2,6 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Cascais, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o IPMA
Em comunicado, o IPMA adianta que o sismo teve o seu epicentro a cerca de 20 quilómetros a oeste-noroeste de Cascais e foi registado pelas 07:40 nas estações da Rede Sísmica do continente.
Este abalo foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada)
O nível III da escala de Mercalli significa uma intensidade fraca.

SIC Notícias/JMO

Professores voltam à greve esta segunda-feira: o calendário das paralisações

Os sindicatos que representam o setor reúnem-se esta semana com o ministro da Educação para mais uma ronda de negociações.
Arranca esta segunda-feira mais um período de greve dos professores. Nas próximas semanas, estão previstas paralisações às primeiras aulas do dia em todo o país. Fique a conhecer o calendário de protesto.
Os sindicatos que representam o setor reúnem-se esta semana com o ministro da Educação para mais uma ronda de negociações. Depois de um mês de greves, um acampamento de professores à porta do Ministério e uma manifestação nacional com grande adesão, os professores entendem que ainda não é tempo de parar.
Esta segunda-feira os docentes voltam para a rua para pedir sobretudo respeito e uma escola pública digna. Descontentes com as atuais condições de trabalho, os dois sindicatos convocaram uma nova ronda de greves.
A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai começar por Lisboa, e depois por ordem alfabética, levará a greve a diferentes distritos.
O STOP vai manter as paralisações às primeiras aulas do dia, para já por tempo indeterminado, mas tudo está dependente da reunião com o ministro da Educação que se realiza na quinta-feira.
A Fenprof assume que caso as negociações corram bem, as greves podem ser canceladas. Até lá mantém-se o calendário com as paralisações a terminarem dia 8 de fevereiro no Porto.
Três dias depois, dia 11, haverá uma nova manifestação, desta vez apenas para professores.
O secretário-geral da Fenprof defende que a terceira ronda negocial deve incluir todos os sindicatos que representam o setor. Em cima da mesa vão estar exigências como a revisão do regime de recrutamento e mobilidade e a contagem de todo o tempo de serviço.

SIC Notícias