quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Colheita de Sangue Dia 19 de Setembro no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Colheita de Sangue Dia 19 de Setembro no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Dêem mais sentido à vida, tornem-se dadores de sangue e de medula óssea.




As sessões de Colheitas de Sangue vão decorrer nos Dias 16, 23 e 30 de Setembro entre as 16:00 horas e as 20:00 horas, ainda nos dias 19 e 26 (deste mesmo mês) entre as 9 horas e as 13 horas no Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, em Aveiro. Compareçam, não deixem de convidar os vossos familiares e amigos.
 
O Posto Fixo da ADASCA funciona no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, em Aveiro, o mesmo que a imagem apresenta.
Lembramos que o Mercado Municipal de Santiago dispõe de excelentes para estacionamento das viaturas, como ainda um Parque de Estacionamento Subterrâneo onde podem deixar as viaturas, livre de ser multado.

Todas as pessoas interessadas em aderir pela primeira vez à dádiva de sangue, estão convidadas a comparecer, fazendo-se acompanhar do B.I. ou do seu substituto de forma a facilitar a inscrição junto do administrativo do IPST, o mesmo deve acontecer com os dadores regulares. Não se deve doar sangue em jejum, deve-se sim, tomar o pequeno-almoço com exclusão de bebidas alcoólicas. Doar sangue não cria habituação, não emagrece nem engorda, bem pelo contrário, faz bem á saúde.


Lembramos que é necessário efectuar duas dádivas no ano económico para continuar a beneficiar da isenção das taxas moderadoras, ainda que só sejam válidas nos Centros de Saúde (cuidados primários), através da apresentação da Declaração emitida pelos Administrativos do IPST, devendo os dadores guardar uma cópia da referida dádiva.

O sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. O Sangue corre nas suas veias. É saudável? Dê Sangue! Ajude os outros… Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Doar sangue e medula óssea é um gesto solidário que ajuda a salvar vidas. Não fique indiferente.

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro, contacte-nos pelos meios abaixo indicados.


Deixe-se levar pelo Coração. Dê Sangue, porque dar sangue é dar vida. Os questionários para a dádiva de sangue, são distribuídos pela ADASCA no local a partir das 8:00 horas, para adiantar o atendimento dos dadores. O Sangue é "a água necessária" que faz correr o rio da vida! (Elsa Oliveira). Esta jovem já nos deixou… fisicamente. Paz à sua alma.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO DURANTE O ANO DE 2015?
Coordenadas GPS:
N 40.62659
W -8.65133
Nota: o mapa de Brigadas para todo o ano pode ser solicitado através deste e-mail: geral@adasca.pt.
 Localização do Mercado Municipal de Santiago em Aveiro
http://aveiro123-portaaberta.blogspot.pt/2014/11/localizacao-do-mercado-municipal-de.html

5ª. Convenção Nacional de Dadores de Sangue realiza-se no dia 24 de Outubro em Aveiro

5ª. Convenção Nacional de Dadores de Sangue realiza-se no dia 24 de Outubro em Aveiro


Caros Colegas Dirigentes!

A Direcção da ADASCA é levada a crer que, já é do vosso conhecimento que a 5ª. Convenção Nacional de Dadores de Sangue vai ser realizada no dia 24 de Outubro em Aveiro, no Auditório do Instituto do Desporto e da Juventude (IPDJ) Delegação de Aveiro, conforme os documentos que já foram enviados no dia 24 de Agosto por correio electrónico cabendo à supracitada associação a responsabilidade da sua organização, 4 anos decorridos da 1ª. Convenção, também em Aveiro.

Temos alguma dificuldade em compreender os "incidentes" ocorridos, que levaram o Núcleo de Dadores dos Bombeiros Voluntários de Bucelas a declinar a sua organização, nos moldes acordados no decorrer da 4ª. Convenção na Carapinheira.

Acreditamos também, que é do vosso conhecimento o conteúdo da Carta Aberta da autoria da Direcção da Fepodabes, posta circular nas redes sociais, como no site da mesma, tendo a mesma sido entregue nos serviços administrativos do IPST.


Face a esse comportamento, e considerando que os serviços jurídicos da ADASCA estão a dar-lhe o devido tratamento, foi decidido não enviar convite à referida federação, considerando a dita como persona non grata nesta 5ª.  Convenção.

É nossa pretensão tratar de assuntos sérios, respeitantes à dádiva de sangue e seus incentivos, além de outros que a todos deviam preocupam, sempre em prol dos dadores, e não visando "o lavar roupa suja". BASTA esse comportamento nas edições anteriores, com a devida ressalva na última que se realizou na Carapinheira.

A organização da 5ª. Convenção está no bom caminho, queremos que todos se sintam Bem-vindos até Aveiro, principalmente os que fazem questão de vir por bem, quanto aos outros pensem duas vezes.


Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432


NB: A ADASCA vai convidar dadores seus associados para estarem presentes na dita Convenção, para que observem in loco como os dirigentes se tratam uns aos outros, e compreenderem porque razão eu digo para abrirem os olhos.

ADASCA Organiza a 5ª. Convenção Nacional de Dadores de Sangue Dia 24 de Outubro, no Auditório do IPDJ – Delegação de Aveiro

ADASCA Organiza a 5ª. Convenção Nacional de Dadores de Sangue Dia 24 de Outubro, no Auditório do IPDJ – Delegação de Aveiro


Prezados Colegas e Amigos!
C/c às Entidades Oficiais

No pretérito dia 23 de Julho, a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro - ADASCA foi informada via e-mail do seguinte:  "Perante o clima vivido nas últimas semanas, decidiu a nossa Direcção (unanimidade), não organizar a próxima Convenção.

Não nos revemos neste tipo de confrontos, os quais em nada dignificam a Dádiva Benévola de Sangue". Texto assinado por José Falcão,  Presidente Direcção dos Bombeiros de Bucelas, entidade que se tinha candidatado no ano transacto à realização da 5ª. Convenção.

A ADASCA ao ser confrontada com tal decisão, reuniu a sua Direcção no dia 27, e entre os diversos assuntos constantes na Ordem de Trabalhos, constava um que despertou o interesse de todos os presentes: chamar a si a responsabilidade para a realização da V Convenção Nacional de Dadores de Sangue, que vai decorrer no dia 24 de Outubro do ano em curso, num local a indicar posteriormente.

Não podíamos estar mais de acordo com o texto justificativo em epígrafe: "Não nos revemos neste tipo de confrontos (...) ", logo e por imperativos de consciência a cidade de Aveiro vai uma vez mais acolher aquela iniciativa que a todos deve honrar. A liberdade, a independência tem o seu preço, por vezes bem elevado, a ADASCA não está sob o jugo de ninguém para decidir o que deve ou não fazer, tanto neste campo como noutros.


A referida Convenção vai ter como tema principal: O Futuro da Dádiva de Sangue e Incentivos. Outros sub-temas vão fazer parte do programa como:  “O Futuro da Dádiva de Sangue em Portugal, Realidades e Desafios”, “O Estatuto do Dador de Sangue”, “Seguro do Dador e a sua eficácia”, o e por fim avaliar a reposição da Isenção das Taxas Moderadoras nos Hospitais Públicos, sub-aproveitamento do Plasma, sendo para o efeito convidados oradores para a sua dissertação.

Naturalmente, as Associações, Núcleos de Dadores vão poder apresentar comunicações livres desde que se enquadrem com o Regulamento Geral para as Convenções Nacionais de Dadores de Sangue, sendo o mesmo do conhecimento de todos.

Estamos atentos às movimentações com o intuito de nos desacreditarem, infelizmente é para isto que servem alguns dirigentes associativos.

A todos os nossos respeitosos cumprimentos,

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO DURANTE O ANO DE 2015?

NB: os formulários estão disponíveis em PDF no site indicado acima, podendo ser impressos.



  

8 dicas científicas de como estudar para detonar suas provas

8 dicas científicas de como estudar para detonar suas provas


Você é do tipo que entra em pânico quando uma prova se aproxima, e fica a noite anterior inteira acordado estudando?

Pois saiba que a ciência ligou esse método de estudo aos piores resultados globais de testes. Então, se você nunca vai bem na prova, já sabe por quê.

Confira algumas dicas para estudar de forma mais eficiente:
Como estudar? Divida o estudo em sessões
Pesquisas têm demonstrado que a melhor forma de estudar é um pouco de cada vez. Ou seja, ao invés de passar 10 horas inteiras estudando como um louco, é melhor separar essas sessões em 20 de 30 minutos cada.
Isso é mais eficiente porque seu cérebro é melhor em guardar informações curtas e repetidas, ao invés de memorizar vários dados passados de uma só vez. É por isso que mesmo aulas de ténis e de violão, por exemplo, são divididas em sessões que seguem uma estrutura. O mesmo vale para estudar qualquer tema.

Durma bem
Já falamos que passar a noite toda acordado estudando não funciona. Isso ocorre porque lógica e memória são afectadas pela falta de sono (e as consequências negativas podem ser vistas por até quatro dias depois).
Como dissemos acima, o cérebro prefere receber informações aos poucos, ao invés de uma só vez.
Siga um padrão
Seguir um padrão pode ajudar bastante nosso cérebro a guardar informações. É melhor marcar um horário para estudar todos os dias por alguns minutos (por exemplo, das 15h às 16h) do que fazer isso aleatoriamente.
Aos poucos, seu cérebro vai se habituar à rotina, e se tornará mais fácil aprender naquela hora do dia.

Use cartões de tópicos e defina uma meta
Você gosta de estudar relendo suas anotações ou destacando trechos de livros didácticos? Pesquisas têm mostrado que esse método passivo não é tão competente assim. Na verdade, pode até ser prejudicial, uma vez que tem o potencial de divergir sua atenção para informações menos importantes.
Uma opção mais eficiente são cartões de estudo com os tópicos mais importantes a serem memorizados.
Estudos também crêem que ter uma meta de aprendizado ajuda. Por exemplo, se você está estudando para uma prova de francês, decida que, hoje, você vai aprender a conjugar 5 verbos.
Ensine o conteúdo para alguém
Em um estudo, participantes tiveram que aprender um conceito. Foi dito a alguns que eles teriam que fazer um teste para ver se haviam entendido bem o assunto, enquanto o resto teria que ensinar a outras pessoas o mesmo conceito.
Os participantes que tinham que ensinar o conteúdo entenderam muito melhor as ideias principais. Isso porque, quando o cérebro espera ter que passar a informação adiante, ele a organiza de maneira mais coerente.
Pratique bastante
Vai prestar um concurso? Procure as provas dos anos anteriores e pratique bastante. Mesmo que você cometa vários erros, isso só vai te ajudar a identificar seus pontos fracos.
Além disso, pesquisas mostram que fazer testes simulados podem aumentar a confiança das pessoas, melhorando sua performance no dia da prova verdadeira.
Escolha um local adequado para estudar
Se possuir um horário de estudos, seguir uma estrutura e ter uma meta clara ajudam seu cérebro a ficar mais confortável, estudar sempre no mesmo local, equipado com tudo que você possa precisar, é mais um item que pode dar a sua mente o padrão que ela precisa para memorizar informações de maneira eficiente.

Esqueça música (e qualquer outra distracção)
É interessante também que esse local de estudo seja silencioso. Enquanto alguns estudos já sugeriram que música clássica pode melhorar a performance em testes, outras pesquisas chegaram a conclusões diferentes, de que ruídos de fundo podem na verdade prejudicar o foco. No geral, os que estudaram sem música se saíram melhor.
Aliás, mesmo que você não for ouvir música, deixe o celular bem longe quando estiver estudando. Distracções como a troca de mensagens com amigos tiram sua concentração. Obviamente, isso não é bom.

Esse artigo foi feito baseado no vídeo do canal AsapSCIENCE. Confira abaixo (em inglês):