sábado, 7 de julho de 2018

Câmara de Portimão apresenta resultados consolidados de quase 22 milhões de euros

A Assembleia Municipal de Portimão aprovou, esta quarta-feira, 4 de julho, o documento de contas consolidadas de 2017 apresentado pela Câmara.
O documento indica que o Resultado Líquido foi de 21,9 milhões de euros, mais 10,1 milhões de euros (+85,58%) que o alcançado no ano transato.
Os resultados foram considerados bons por praticamente todas as bancadas, embora com algumas nuances.
Da parte da Câmara e do PS destacou-se o facto de serem “os melhores resultados de sempre” e atribuiu-se isso, em boa medida, à gestão desenvolvida pela equipa liderada por Isilda Gomes.
Da parte da oposição, o mérito pelos bons resultados foi atribuído aos cidadãos do concelho que têm sido forçados a pagar taxas e impostos municipais pelo valor máximo.
Fonte: oalgarve

Rita Ferro Rodrigues: "Não houve nenhuma fiscalização à Capazes"

A apresentadora esteve à conversa com Filomena Cautela onde esclareceu o assunto.
Rita Ferro Rodrigues: "Não houve nenhuma fiscalização à Capazes"
Rita Ferro Rodrigues foi uma das últimas convidadas do programa da RTP1, ‘5 Para a Meia Noite’. À conversa com Filomena Cautela, a apresentadora aproveitou para esclarecer a polémica gerada à volta de um subsídio europeu recebido pela associação feminista.

Questionada acerca da polémica, Rita esclareceu: “Tinha a ver com um subsídio a que a Capazes se candidatou, como tantas outras entidades, um subsídio europeu, para um projeto que nós temos nas escolas, que é um projeto muito importante no Alentejo, que é onde existe maior dificuldade de acesso à informação sobre igualdade de género". 
“Foi uma notícia que nos causou algum dano porque basicamente parecia que tínhamos metido ao bolso 75 mil euros, o que não é verdade. Fizemos uma candidatura que foi aceite pela entidades europeias”, reflete.
Por fim, explica como as coisas aconteceram: “Não nos dão assim o dinheiro e pronto. Aliás, só dão contra pagamento, tens de provar que tiveste determinadas despesas. Na verdade, até ao momento, recebemos oito mil e poucos euros. A notícia é que nós tínhamos sido fiscalizadas, não é verdade, não houve nenhuma fiscalização à Capazes”.
Fonte: Noticiasaominuto

Uma "granita", Amesterdão sem Amesterdão e o biscoito de casa da avó

 
P
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  

As férias têm sempre o mesmo (grande) defeito e por isso já estou de volta. A boa notícia é que lhe trago sugestões para as suas férias. E porque não começarmos por um destino de sol e praia, daqueles que apetecem mesmo por esta altura? A Renata Monteiro foi experimentar o novíssimo Club Med Cefalù, na Sicília, e partilha aqui e aqui memórias de dias azuis com vista para o mar Tirreno e sabor a granita. Vamos com ela para a ilha?

Ou será que prefere a sugestão do Victor Ferreira, que andou a descobrir o que há para descobrir à volta de Amesterdão? E há castelos, arte e até safaris, quem diria. De Larden a Naaren, passando por Almere e pela reserva de Oostvaardersplassen, eis um roteiro de Amesterdão sem Amesterdão.


Por cá, começa hoje o Agitágueda, o festival que até dia 23 vai pôr Águeda a mexer. Entre guarda-chuvas na rua, um Carnaval fora de horas e um encontro de homens-estátua, ainda há espaço para descobrir aldeias com tradições comunitárias, a pateira e um restaurante instalado numa antiga escola primária que tem argumentos de peso para nos prender à mesa. A Maria José Santana traça o roteiro. E é também ela, já agora, que nos apresenta ao Espaço Criativo Biscoito, esse já em Aveiro, onde nos sentimos como em casa da avó. Ora espreite.


Se por estes dias está pelo Algarve, aproveite a sugestão do José Augusto Moreira, que foi experimentar as delícias do Vistas, o restaurante que Albano Lourenço dirige no Monte Rei Golf & Country Club, em Sesmarias, Vila Nova de Cacela. Abrir aspas: “Há o privilégio de uma cozinha evoluída, que mima texturas e sabores, e um serviço de vinhos que explora a diferença e identidade. Vale a pena!”

Por fim, convido-o a conhecer a história de Adriana Freire, a protagonista da semana. Ela é um dos rostos por trás do projecto Cozinha Popular da Mouraria e, em conversa com a Mara Gonçalves, conta como ainda tem esperança de tornar Lisboa uma cidade comestível.

Tudo dito por hoje. Regresso para a semana, com mais sugestões para as suas férias – mas até lá visite-nos sempre aqui. Bom descanso, se for o caso, e boas viagens.

No hospital da Tocha, os carros elétricos autónomos já fazem parte do dia-a-dia. E são portugueses

Os carros autónomos elétricos, que costumam aparecer sobretudo em filmes de ficção científica, há cerca de oito anos que fazem parte do dia-a-dia do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais, na Tocha.
Batizados como MOVE, os veículos nasceram na portuguesa TULA e, depois do hospital e de um hotel suíço, vão chegar em breve também a Viseu e a Cascais, segundo Célia Pereira, da gestão de produtos da empresa.
Num espaço com 144 hectares e distâncias consideráveis entre edifícios, sobretudo para pessoas com dificuldades de deslocação, o MOVE ajuda e ainda desperta muito curiosidade, porque ‘anda sozinho’, sem qualquer motorista à vista.
“Toda a gente acha muito curioso e depois ficam um bocadinho pasmadas, por já existir há algum tempo aqui e é mais um produto que, até há uns tempos, toda a gente considerava que era um bocadinho ficção científica”, relata a responsável à agência Lusa.
E até nas apresentações do veículo, numa espécie de tira-teimas, as pessoas “metem-se à frente para ver se ele para, mas eu acho que isso é natural, porque as pessoas, à partida, não confiam logo numa máquina. A máquina tem de dar provas de que funciona”, argumentou.
Mas “toda a gente quer experimentar” e afinal também houve medo dos automóveis quando estes apareceram, acrescentou a mesma responsável, que acredita que o sentimento de estar “um bocadinho num filme” acabará por tornar numa “coisa banal”.
A circulação dos veículos é condicionada, uma “coisa quase laboratorial” e, por enquanto, estão afastados do trânsito, até porque a legislação nesta área é “inexistente”.
“Acho que não houve regulação porque ainda não foi necessário. A necessidade tem de ser criada, se a utilização for maior, vai obrigar a haver uma legislação”, prevê a responsável, notando estarem em causa questões sobre regulação de testes e do uso de veículos autónomos e como proceder em relação a seguros.
Depois de nascer no Instituto Pedro Nunes (Coimbra), o desenvolvimento e a comercialização do MOVE seguiu para a TULA, onde não houve dúvidas sobre a opção de o fazer circular com eletricidade, uma mais valia que tem ganhado importância, face às preocupações ambientais crescentes.
Com um preço a depender do que o cliente quer, até porque se está perante um “serviço mais de alfaiate do que de pronto a vestir”, Célia Pereira avança estarem em causa valores semelhantes à compra de um “minibus”.
Os carros resultam de parceiras, já que a TULA não é um construtor de automóveis, mas antes responsável pela “navegação e da tecnologia e não propriamente pela ‘casca’ do veículo”.
O objetivo é melhorar o MOVE e, na lista de melhorias, está o fim das interferências atuais de , como as tampas de saneamento, e poder usar o cabo elétrico, enterrado no chão para garantir a frequência, apenas como “complemento de outras tecnologias de navegação”.
Paulo Costa, coordenador do serviço de manutenção do hospital Rovisco Pais, conta que se têm registado apenas “avarias pontuais de fácil resolução” nos dois carros, que cumprem dois trajetos distintos.
Por dia, devem somar-se cerca de 30 viagens dos MUVE, que já fizeram pessoas deslocarem-se propositadamente ao local para os verem, relatou o funcionário, que garante que o funcionamento ali “não tem problema”, mas que, por enquanto, prefere “não os levar para casa”.
Fonte e Foto: Lusa

Hora de Fecho: A frustração que fez Rita Fior investigar cancro /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A investigadora da Fundação Champalimaud não consegue aceitar que os doentes sejam cobaias dos seus próprios tratamentos e quer arranjar maneira de prever como é que o tumor vai reagir aos fármacos.
Um acidente com uma carrinha perto da gruta onde se encontram presos 12 jovens e um adulto provocou quatro feridos. Três têm ferimentos ligeiros. A quarta vítima está em estado crítico.
Quase uma semana depois da entrada em vigor das 35 horas de trabalho semanais para milhares de profissionais de saúde, Ana Rita Cavaco prevê que as dificuldades nos hospitais se mantenham.
O PSD de Rui Rio critica as reformas do Governo de Passos, quando Teixeira da Cruz era ministra da Justiça. Críticas recaem sobre mapa judiciário, código de processo civil e processo de inventário.
Proposta irá a votação final esta semana, depois de a esquerda ter deixado passar projeto do CDS na primeira votação. Discussão na especialidade foi acelerada para ser votada antes das férias.
Portugal saltou do "orgulhosamente sós" para "o segredo mais bem guardado da Europa", até chegar ao boom turístico. Mas o campo foi sempre uma paisagem ideológica. Um ensaio de Bruno Vieira Amaral.
Chama-se Glam to Glam e é o primeiro "marketplace" português dedicado, em exclusivo, à moda em segunda mão. Qualquer pessoa pode vender e comprar roupa, sai mais barato e o ambiente agradece.
Segundo dia dos quartos de final do Campeonato do Mundo: a Inglaterra já eliminou a Suécia (0-2), Maguire e Dele Alli marcaram os golos. Rússia e Croácia disputam último jogo às 19h.
Rússia eliminou a Espanha nos oitavos do Mundial depois de grandes penalidades, mas a grande surpresa para o plantel deu-se antes do desempate: o presidente Putin telefonou e deu uma ajuda extra.
A 7 de julho de 1978, há 40 anos, Martina Navratilova venceu o torneio de Wimbledon pela primeira vez. Ganhou a uma das melhores amigas e não pôde ter a família nas bancadas.
Depois de ter estado no Porto, o ex-presidente dos EUA seguiu para Espanha para uma escapadela, com o rei Filipe VI, até ao Museu Rainha Sofia onde a Guernica despertou especial atenção. 
Opinião

João Pedro Marques
Se o fito de Fernanda Câncio for esclarecer a opinião pública, então deve parar um pouco para se informar melhor. Mas se a sua intenção for flagelar Portugal, então não precisa de se informar.

Fernando Leal da Costa
O que for gasto a pagar mais 5 horas por semana, seja por contratar mais pessoal ou em horas extraordinárias, vai faltar para medicamentos, cirurgias do programa de combate às listas de espera e TAC's

Helena Garrido
Se deve mil tem um problema, se deve milhões não se preocupe. Se pertence à elite que partilhou escola ainda se deve preocupar menos. E nada se é parte do grupo certo, seja de que partido ou clube for

Paulo Tunhas
Ao contrário dos broncos americanos, nós por cá temos a poção mágica em que Marcelix caiu quando era pequenino e que Costix nos distribui. Um golinho e, zás!, somos “os melhores dos melhores".

Miguel Pinheiro
Santana percebeu que existe um flagrante vazio na política portuguesa: não há um partido que represente, com convicção e gosto, um eleitorado conservador nos costumes. E que queira ser o anti-BE.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

SAÚDE: iniciativas parlamentares do BE nas últimas semanas (25 a 27)

Aprovada a utilização de canábis para fins medicinais
TOPO-BLOCO-INICIATIVAS-saude (2).jpg
Por iniciativa do Bloco, a Assembleia da República debateu a utilização da canábis para fins medicinais.
O diploma aprovado, disponível aqui, contou com os votos favoráveis de todos os partido se a abstenção do CDS-PP.
O texto aprovado reforça o papel do Infarmed e introduz a possibilidade de o Laboratório Militar contribuir para a produção das substâncias em causa.
De fora ficou a proposta inicial do Bloco de Esquerda que incluía a possibilidade de auto cultivo para fins medicinais.

Lei de Bases da Saúde
No dia 22 de junho foi debatido o Projeto de Lei do Bloco de Esquerda por uma Nova Lei de Bases da Saúde.
Este projeto, que tem como base o trabalho de António Arnaut e João Semedo,  conta com o contributo de dezenas de outras pessoas que participaram em debates organizados sobre este tema, bem como na consulta pública promovida pelo Bloco de Esquerda.
Esta iniciativa baixou à Comissão de Saúde, sem votação, por 120 dias.

Comissão Parlamentar de Saúde
No dia 20 de junho decorreu uma audição com o Ministro da Saúde. Nesta sessão, entre outros assuntos, Moisés Ferreira interpelou o Ministro sobre a concessão de serviços do SNS a privados, a falta de profissionais no SNS bem como sobre a abertura de mais vagas para a formação de médicos especialistas. A audição encontra-se disponível na íntegra aqui.
No dia 4 de julho decorreu uma audição com o Ministro da Saúde para entre outros assuntos, debater o ponto de situação da negociação das carreira do SNS, a pedido do Bloco.


Projeto de Resolução
- Foi aprovado o projeto que recomenda a tomada de medidas urgentes de reforço do quadro de profissionais e de qualificação física e de equipamento das maternidades Daniel de Matos e Bissaya Barreto, em Coimbra.
- Foi aprovado o projeto do Bloco que recomenda ao Governo que desencadeie o processo para a construção do Hospital Central do Algarve bem como o Hospital de Lagos.
- Foi aprovado o projeto pela descativação de verbas do orçamento da Entidade Reguladora da Saúde.
- No dia 11 de julho será debatido o projeto que recomenda a implementação de medidas para o acesso a suplementos nutricionais com fins medicinais específicos por parte de doentes que necessitam de nutrição entérica ou parentérica bem como o
projeto que recomenda ao governo que desencadeie as ações necessárias tendo em vista a construção do novo Hospital de Barcelos.


Perguntas endereçadas ao Governo
- Atendimento de pedopsiquiatria em Bragança encontra-se em risco (aqui)
- Medidas para proceder à contratação dos profissionais para Serviço Nacional de Saúde (aqui)


Respostas a perguntas endereçadas ao Governo
- Serviço de urgência do Hospital dos Covões, em Coimbra (ver aqui)
- Cuidados de saúde na área da radioterapia na região centro (ver aqui)
- Campanha anti tabagismo: uma princesa não fuma (ver aqui)
- 676 médicos/as sem vaga para formação especializada (ver aqui)
- Inexistência de vagas para a formação especializada de médicos em Pneumologia, no Centro Hospitalar de Lisboa Norte (aqui)
- Demissão de 33 diretores de serviço do Centro Hospitalar Tondela Viseu (ver aqui)
- Regulamento interno do Hospital de Cascais impõe normas inaceitáveis aos trabalhadores (ver aqui)
- Falhas no sistema informático da ULS de Matosinhos (ver aqui)
- Infestação com piolho de pombo na unidade coronária do Hospital de Faro, no Algarve (ver aqui)
- Contratação de profissionais e reforço do investimento na Unidade Local de Saúde da Guarda (ver aqui)
- ARS do Algarve notifica enfermeiros para pagamento de danos em viaturas de serviço (ver aqui)


Audiências
- Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares
- Plataforma Prohomeopatia
- União de Estudantes das Terapêuticas não Convencionais
- União das Medicinas Naturais   
- APFC: Associação Portuguesa de Fitoterapia Clássica
- APNA: Associação Portuguesa de Naturopatia
- União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Setúbal


Vídeos de intervenções em Plenário

Intervenção para apresentação da proposta do Bloco de uma Nova Lei de Bases da Saúde

Moisés Ferreira responde às interpelações do PS, PEV e PSD sobre a Nova Lei de Bases da Saúde

Isabel Pires interpela PSD: “Escolha do PSD é defender os grandes grupos económicos que lucram com o SNS”

Moisés Ferreira interpela PS no debate sobre uma nova Lei de Bases da Saúde

Pedro Filipe Soares encerra o debate sobre a nova Lei de Bases da Saúde

Moisés Ferreira: “É preciso um compromisso claro com o Serviço Nacional de Saúde”

Moisés Ferreira: "Faltam profissionais no Serviço Nacional de Saúde"

São Caetano espera por si, na sua semana cultural

Uma exposição intimista em Cantanhede…

Pedro Machado reeleito para mais cinco anos como presidente do Turismo Centro de Portugal

Atual presidente foi reeleito sem oposição para um segundo mandato. Lista única obteve 99% por cento dos votos a favor.
Resultado de imagem para Pedro Machado reeleito para mais cinco anos como presidente do Turismo Centro de Portugal

A Assembleia Geral Eleitoral da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal (TCP) reelegeu hoje a Comissão Executiva liderada por Pedro Machado para mais um mandato, que corresponde ao período 2018-23.

O ato eleitoral, que determinou a composição da Mesa da Assembleia Geral, da Comissão Executiva e do Conselho de Marketing, realizou-se em três mesas de voto, situadas em Aveiro, Guarda e Leiria.

A lista liderada por Pedro Machado foi a única a apresentar-se a sufrágio.

Votou 57% do universo do colégio eleitoral. Dos votos expressos em urna, 99% votou a favor.

“Agradeço a confiança reforçada que os autarcas, associações e empresários da região Centro de Portugal manifestaram na lista por mim apresentada, a qual traduz a representação dos 100 municípios, de todas as oito comunidades intermunicipais e dos principais movimentos associativos regionais e nacionais. Estão presentes todos os territórios que compõem a marca Centro de Portugal, ao mesmo tempo que há um aumento da representatividade das várias associações nos órgãos da Turismo Centro de Portugal”, sublinhou Pedro Machado.

“Tive a oportunidade de evidenciar as prioridades que identifiquei para este mandato, e que foram assim validadas Estas passam por consolidar o processo de crescimento turístico da região Centro de Portugal, prosseguindo a estratégia de promoção da marca Centro de Portugal a nível nacional e internacional; reforçar a aposta no turismo religioso, não só o católico, com Fátima, mas também o judaico, muito expressivo em territórios de baixa densidade e de fronteira; apostar noutros nichos de mercado que aproveitem as potencialidades do Centro de Portugal, como são o turismo ativo e desportivo, o turismo cultural e patrimonial ou o turismo de natureza; colocar a sustentabilidade como um desígnio do turismo no Centro de Portugal; e apostar decisivamente na qualificação dos agentes, serviços e produtos da área do turismo, de forma a reforçar a qualidade e diversidade da oferta e, através disso, combater a sazonalidade e aumentar a permanência média na região”, acrescentou.

A tomada de posse dos órgãos sociais terá lugar às 15h00 de dia 13 de Julho, no Hotel Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo.

Os órgãos sociais da TCP, para o período 2018-23, são os seguintes:

Comissão Executiva:
Pedro Manuel Monteiro Machado (Presidente)
João Nuno Ferreira Gonçalves Azevedo (Presidente da Câmara Municipal de Mangualde)
José Agostinho Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro)
Maria do Céu de Oliveira Antunes Albuquerque (Presidente da Câmara Municipal de Abrantes e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo)
Jorge Manuel da Silva Almeida (Vice-Presidente da AHRESP)

Mesa da Assembleia Geral: 
Presidente da Mesa: Luís Manuel dos Santos Correia (Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco)
Secretário da Mesa: Manuel Augusto Soares Machado (Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Nacional de Municípios Portugueses)

Conselho de Marketing:
Gonçalo Nuno Bértolo Gordalina Lopes (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Leiria)
Pedro Miguel Ferreira Folgado (Presidente da Câmara Municipal de Alenquer e Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste)
José Eduardo Arimateia Antunes (Grupo Visabeira)
António Luís Vaz da Veiga Camões (Associação da Hotelaria de Portugal)
Victor Jorge Paiva Leal (Presidente da Associação Termas de Portugal)
Paulo Alexandre Bernardo Fernandes (Presidente da ADXTUR – Associação das Aldeias do Xisto)
António dos Santos Robalo (Presidente da Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico)

Pedro Machado nasceu em Coimbra, a 27 de novembro de 1966. É licenciado em Filosofia e Mestre em Psicologia Educacional, pela Universidade de Coimbra. Frequenta o doutoramento em Turismo, pela Universidade de Aveiro. É Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal desde 2013 e também preside à ARPT - Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal desde 2012. Integra o Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu e é membro cooptado do DGEIT – Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro, e da ESTH/IGP - Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda.

Pontão da Ereira reaberto ao público em Montemor-o-Velho após surto de gastroenterite

A Câmara de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, anunciou a inexistência de uma relação direta entre as águas do Pontão da Ereira e os casos de diarreias e vómitos registados recentemente no Baixo Mondego.
Por esse motivo, a Câmara liderada por Emílio Torrão reabriu o espaço balnear, que estava encerrado desde sexta-feira, na sequência de “algumas ocorrências de mau estar em inúmeras crianças, jovens e adultos”.
No dia 29 de junho, Emílio Torrão disse que foram reportados dezenas de casos de vómitos e diarreias na região do Baixo Mondego, sendo as causas ainda desconhecidas.
Em declarações à agência Lusa, Emílio Torrão afirmou então que a autarquia alertou as autoridades de saúde para a situação, tendo identificado "mais de 50 casos" de crianças, jovens e de adultos com vómitos e diarreias na quinta e na sexta-feira, a maioria dos quais esteve na chamado Pontão da Ereira, uma zona balnear existente junto ao rio Mondego, interditada nessa altura preventivamente pela Câmara Municipal.
No mesmo dia, contactada pela Lusa, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) confirmou que a Unidade de Saúde Pública (USP) do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego "tem estado a acompanhar a situação" desde a tarde de sexta-feira, após alerta da autarquia de Montemor-o-Velho, mas apenas confirmou os casos de cinco crianças assistidas na urgência do Hospital Distrital da Figueira da Foz "com sintomas de náuseas e dores abdominais".
Na segunda-feira, a ARSC disse ainda desconhecer a razão do surto de gastroenterite aguda numa colónia de férias de Montemor-o-Velho.
“A Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego iniciou a investigação do surto no dia 29, altura em que teve conhecimento da situação. A informação até agora recolhida permite equacionar várias hipóteses de vias de transmissão da doença (exposição alimentar, a água recreativa, a ingestão de água, agentes químicos, pessoa-a-pessoa), sendo mais plausível a etiologia viral tendo em conta as características clínicas e epidemiológicas até agora conhecidas”, lê-se numa informação enviada à agência Lusa.
A ARSC diz ainda que, “desde essa data, foram observados mais um adulto, uma criança e uma jovem no serviço de atendimento do Centro de Saúde de Montemor-o-Velho e no serviço de urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra”.
Hoje, Emílio Torrão, citado em comunicado da autarquia, diz que “o encerramento preventivo demonstra o cuidado que quer a Junta de Freguesia (que deu o alerta e espoletou o apurar da situação), quer a Câmara Municipal (que, em função das recomendações do delegado de saúde e da ARH determinou a interdição preventiva do espaço) têm na proteção e segurança das pessoas”.
O autarca garante andar atento e vigilante para que “aquele que é o espaço de eleição para ir a banhos no concelho de Montemor-o-Velho seja seguro”.
“Estamos atentos, somos diligentes e atuamos para além das análises que são efetuadas mensalmente e que sempre comprovaram a boa qualidade da água daquele local. A saúde pública é essencial e assumimos esta prioridade preventivamente, em favor da população”, acrescentou.
Lusa

Praia da Tocha recebe Espaço “Pop-up” Bairrada

A Associação Rota da Bairrada inaugura, no dia 9 de Julho, um novo Espaço “Pop-up” Bairrada na Praia da Tocha. Estará aberto diariamente para promover a oferta turística da região e receber os veraneantes desta praia no município associado de Cantanhede.

Os Espaços Bairrada são locais de promoção e divulgação da oferta turística regional criados com o objetivo de promoção do território, tendo a oferta organizada e estruturada, fomentando o trabalho em rede, incorporando não só, os diversos produtos e serviços mas também as infraestruturas de apoio que compõe um produto capaz de responder às atuais exigências dos visitantes. Tratam-se de um conceito que marca a identidade da Bairrada, já implementado no Município de Anadia (Espaço Bairrada – Curia, sede da Associação), de Oliveira do Bairro, em formato “Pop-up” ou sazonal na Praia da Vagueira e agora também na Tocha.
Este Espaço, a inaugurar no início do mês de Julho, dia 9, terá o seu papel de informação e promoção turística ao visitante e simultaneamente comercialização dos produtos e serviços da Bairrada. Pretende-se que seja um espaço onde, residentes e turistas, que visitem a região passem momentos agradáveis e de convívio em torno dos produtos da Bairrada, tendo a possibilidade de os adquirir. Neste espaço será possível encontrar os mais variados produtos que vão desde os vinhos Bairrada, tintos, brancos e rosés, aos espumantes, licorosos e aguardentes, passando pelos doces tradicionais, artesanato ou mesmo livros de autores bairradinos. Todos estes produtos poderão ser adquiridos neste espaço que servirá igualmente como sala de prova dos vinhos da região Bairrada.
Jorge Sampaio, presidente da Associação refere ‘O turismo em Portugal tem crescido e a Bairrada vai acompanhando também este crescimento, não só em termos de procura, mas também da oferta que é cada vez mais organizada. Tendo presente esta realidade, importa promover a região e os seus produtos endógenos a todos os visitantes que estão na região e nesta belíssima praia da Bairrada, a Tocha’ .