domingo, 25 de setembro de 2016

PETCOKE – A Barreira Eólica está pronta…

É HORA DE ESPUMANTE E FOGUETES!...

Foi uma caminhada longa, mas proveitosa, batalhando contra ventos e marés, contra alguns que não queriam, contra os indiferentes e contra os cépticos.
Sempre acreditámos que os nossos parceiros de jornada, A Cimpor e a actual Administração do Porto de Aveiro, iam cumprir o prometido.
Aí está erguida, no Porto Comercial, a Barreira Eólica contra ventos dominantes de Norte e Noroeste.
Esta obra, associada às melhorias já introduzidas na movimentação do Petcoke (canhão de água pulverizada, cuidado no manuseamento das gruas, mais rápido escoamento do produto, camions cobertos, etc) vai permitir que as populações e principalmente os nossos filhos e netos herdem uma Gafanha mais limpa, um ar mais puro. E quando falamos na Gafanha da Nazaré, não esquecemos as populações das outras Gafanhas a Sul, Ílhavo e Aveiro.

E não cansamos de repetir:
“A ADIG esforçou-se para conseguir este desiderato e está reconhecida a todos aqueles que a acompanharam e apoiaram. Sem a sua ajuda e, principalmente, sem o seu incentivo, seria mais difícil alimentar o entusiasmo que sempre nos norteou.

Aos mais cépticos, àqueles que duvidaram de conseguirmos alcançar os objectivos, compreendemo-los, tantas têm sido as lutas perdidas ao longo dos tempos, mas só podemos reiterar-lhes o nosso agradecimento, pois a sua atitude só mais acirrou a nossa teimosia, na defesa dos direitos das populações.
Para os Poderes Públicos só uma simples e curta frase: Ficou provado que tínhamos razão…”

Somos gratos aos Administradores da Cimpor e à actual Administração do Porto de Aveiro.

Bem sabemos que os críticos e os cépticos vão dizer que estas empresas só cumpriram o seu dever (e que já o deviam ter feito há mais tempo…), mas nós, não podemos deixar de perguntar “E quantos têm obrigações e cumprir e, simplesmente, as esquecem ou ignoram?
A ADIG ficou satisfeita e sabemos que os habitantes da Gafanha também ficaram…
É esse o nosso lema: Defesa dos Interesses (dos direitos) da Gafanha.

Humberto Rocha

Gafanha, 23 Set 2016
Fonte:Facebook

Colheita de Sangue e Inscrição para Medula Óssea Dia 28 de Setembro no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Colheita de Sangue e Inscrição para Medula Óssea Dia 28 de Setembro no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

A sessão de Colheitas de Sangue vai decorrer entre as 15:00 horas e as 19:00 horas no Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, em Aveiro.
Lembramos que o Mercado Municipal de Santiago dispõe de excelentes para estacionamento das viaturas, como ainda a serventia  de elevador até ao 1º. Piso. 

À custa do nosso sangue


O mundo não se juntou para conspirar contra os homossexuais e os problemas de autoestima de grupos minoritários não podem ser resolvidos à custa da segurança colectiva em temas como a doação de sangue
  • Luis Carvalho Rodrigues

Há coisa de um ano, o presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) foi mandado comparecer no parlamento para explicar às luminárias do BE as razões de um abuso inaudito: apesar da proibição de incluir nos questionários feitos aos dadores de sangue perguntas sobre o seu comportamento sexual, tais perguntas continuavam a ser feitas. O professor Hélder Trindade bem tentou explicar que há uma diferença entre “orientação” sexual e “comportamento” sexual, e que o “contacto sexual de homens com outros homens” (e não a orientação hetero ou homossexual) comporta um risco especialmente elevado para doenças como a SIDA: não se livrou da acusação de preconceituoso e homofóbico. Que as suas posições fossem suportadas por todos os estudos epidemiológicos dos últimos trinta anos foi absolutamente irrelevante para os seus inquisidores. O que o presidente do IPST dizia não estava conforme com a cartilha aprovada pelos activistas do politicamente correcto, logo não era aceitável.
Já em 2009 a secretária de Estado da Igualdade (do governo PS), fervorosamente secundada pela ILGA, “desafiava” o presidente do então Instituto Português do Sangue (IPS) a retirar dos questionários feitos aos dadores perguntas “discriminatórias” e do “foro privado”, a saber: se o dador “nos últimos seis meses teve novo(a) parceiro(a) sexual” e se “alguma vez teve contactos sexuais a troco de dinheiro ou drogas”. Para a secretária de Estado da Igualdade e para a ILGA, o facto de o IPS,baseando-se no estado da arte sobre as vias de transmissão das doenças infecciosas, considerar como factores de risco a promiscuidade sexual, a prostituição e a toxicodependência, e pretender questionar os potenciais dadores sobre esses temas em entrevistas sujeitas a sigilo profissional, constituía uma intolerável “discriminação”, que devia ser, como todas as prepotências, “desafiada”.
Agora a Direcção-Geral da Saúde emitiu uma norma onde se aceita a dádiva de sangue de “homens que tenham feito sexo com outros homens”. Desde que – atenção – o candidato não tenha relações com outros homens há mais de um ano. Deixemos de lado a extraordinária ideia de que alguém possa estar disposto a ser celibatário durante um ano apenas para poder dar sangue. A questão que interessa é: para quê? Qual é a utilidade desta norma?
O problema não é que uma decisão política se sobreponha a considerações técnicas. O problema é a ausência de racionalidade da medida. Não se está a resolver nenhum problema real. Ninguém é prejudicado por não dar sangue. Não se perde o emprego, não se é perseguido na rua. As normas que os activistas da ILGA e o BE contestam não são sequer exclusivas dos homossexuais. Aplica-se o mesmo tipo de reserva a qualquer pessoa que tenha relações sexuais com doentes de SIDA, hepatite B ou C, ou com pessoas oriundas de regiões onde essas doenças são endémicas, ou com novos parceiros. O mundo não se juntou agora para conspirar contra os homossexuais.
Esperemos que o bom senso dos profissionais prevaleça mais uma vez. Os problemas de auto-estima de grupos minoritários não podem ser resolvidos à custa da segurança colectiva. O despacho do ministério da Saúde que, meses atrás, encomendava à DGS a norma agora publicada, já apontava que “em situações de dúvida deverá sempre aplicar-se o princípio cautelar de segurança máxima”. Que é como quem diz: podem, mas é melhor não.
Médico
Fonte:observador

Hora de Fecho: Germano Silva: "Às vezes sinto-me um homem rico"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ENTREVISTA DE VIDA 
Germano Silva ia descalço para a escola e, com 11 anos, puseram-no a trabalhar. Lutou. Foi jornalista durante 40 anos e ninguém sabe tanto sobre o Porto quanto ele. Agora, vai ser Honoris Causa.
Alguns casaram com o género oposto, tiveram filhos, mas nunca assumiram a sua orientação. A educação católica mói, os lares são conservadores. Lisboa não quer os idosos homossexuais no armário.
O Conselho de Segurança da ONU reúne-se esta manhã para discutir a crise humanitária na Síria. A reunião foi convocada com caráter de emergência pela França, EUA e Reino Unido.
Aviões sírios e russos voltaram a bombardear o leste de Aleppo, controlada pelos rebeldes, a horas de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.
Internacional português foi substituído aos 70 minutos, no jogo frente ao Las Palmas, e não escondeu o desagrado com a opção do treinador do Real Madrid. As imagens não demoraram a tornar-se virais.
A Polícia Judiciária está a investigar o incêndio que deflagrou no sábado à tarde no complexo turístico Zmar, em Odemira, e que obrigou à evacuação do espaço.
Com o incêndio dominado, é tempo de primeiro balanço. 700 pessoas foram retiradas, ninguém ficou ferido, mas os prejuízos materiais são "avultados".
Derrubadas por terramotos e tsunamis, afundadas nas profundezas pelo próprio Homem, deixadas ao abandono pelo governo. Conheça as histórias de nove cidades perdidas no fundo do mar.
Pelo menos oito pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas, nenhuma com gravidade, num tiroteio no sábado à noite, na cidade norte-americana de Baltimore. Três suspeitos armados estão em fuga.
A polícia da cidade norte-americana de Charlotte divulgou o vídeo que capta o momento da morte de um afro-americano após encontro com agentes do estado da Carolina do norte.
O jogo de bastidores na corrida à Casa Branca subiu de tom. Trump convidou uma ex-amante de Bill Clinton para a primeira fila do debate desta segunda-feira com Hillary. E Gennifer Flowers aceitou. 
Opinião

Manuel Villaverde Cabral
A redução das desigualdades dependerá sobretudo da troca de impostos indirectos sobre o consumo, que afectam proporcionalmente mais os «pobres», por impostos directos sobre o rendimento.

Luis Carvalho Rodrigues
O mundo não se juntou para conspirar contra os homossexuais e os problemas de autoestima de grupos minoritários não podem ser resolvidos à custa da segurança colectiva em temas como a doação de sangue

André Azevedo Alves
O PS está a atirar para o caixote do lixo o seu legado na construção do actual regime democrático, feita contra a mesma extrema-esquerda revolucionária de que passou a depender para se manter no poder

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A Igreja católica rejubila com a ‘beatificação’ do padre Jacques Hamel, mas a espontaneidade do extraordinário gesto pontifício não deverá servir de precedente a futuras beatificações ou canonizações.

Rui Ramos
Porque é que Ana Gomes parece ser a única socialista à vontade para dizer em público o que deve ser dito, isto é, que José Sócrates, pelo que admitiu, não deveria ter lugar na vida do regime?
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Separado à força, casal de idosos com 62 anos de casamento volta a viver junto

belo
Caso foi divulgado em Agosto num vídeo emotivo publicado no Facebook. Agora há novo vídeo com imagens da reunificação do casal.
Wolfram, de 83 anos, e a mulher Anita, de 81, foram notícia no final de Agosto depois de a neta ter publicado no Facebook aquela a que chamou a "a foto mais triste" que já tinha tirado.
A imagem apresenta os avós: um homem doente com cancro e de cadeira de rodas; e uma mulher com um andarilho.
Ambos estão sentados e a secar as lágrimas no momento em que se separam depois do encontro esporádico que têm desde que foram colocados a viver em separado, cada um em seu lar, naquilo que a família considerava uma falha do sistema de saúde do Canadá.
O casal vivia junto há 62 anos e estava agora em residências diferentes para idosos em Surrey, na província da Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá.
Agora, a mesma neta, Ashley Baryk, voltou a publicar no Facebook, mas desta vez a notícia foi boa. Os avós foram "finalmente" juntos no mesmo lar para idosos, num cenário de "lágrimas de alegria", o que significa, diz, que poderão viver "debaixo do mesmo telhado até ao final dos seus dias".
Além do relato desta reunião de família, Ashley agradeceu aos media por terem divulgado a história, bem como a todos os que a discutiram nas redes sociais um pouco por todo o mundo, recordando que nesta região do Canadá ainda existem mais casais na mesma situação.
TSF

Trabalhadores dos impostos dizem que Sócrates juntou-se à extrema-direita

Resultado de imagem para Trabalhadores dos impostos dizem que Sócrates juntou-se à extrema-direitaAntigo primeiro-ministro critica fiscalização do fisco a contas superiores a 50 mil euros. O sindicato diz que no tempo de Sócrates, de facto, nada se fez para combater a fraude e fuga ao fisco.
O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos não gostou de ouvir José Sócrates dizer ontem à noite, em Lisboa, no primeiro dia da Universidade de verão do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas, que o PS e o governo estão a dar demasiado poder ao fisco.
Em causa está a aprovação do diploma que obriga os bancos a informarem a Autoridade Tributária sobre quem tem contas com saldo superior a 50 mil euros. Sócrates teme que exista uma concentração de meios num organismo do Estado o que potencia o abuso de poder.

Na reação, à TSF, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos acusa o antigo primeiro-ministro de fazer declarações muito próximas às da extrema-direita.
Paulo Ralha defende que quando o antigo líder do PS esteve no governo pouco foi feito na Autoridade Tributária e a maioria das medidas foram naquele que diz ser o sentido contrário: "sem grandes mexidas" ou mesmo com mudanças que andaram para trás, por exemplo através de perdões fiscais.
TSF

Domingo com sol de Outono

Resultado de imagem para Domingo com sol de Outono
Céu geralmente muito nublado, sendo por nuvens altas a partir do meio da manhã.
Períodos de chuva fraca nas regiões Norte e Centro e no Alto Alentejo até ao início da manhã.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, soprando moderado (20 a 35 km/h) no litoral oeste
e sendo por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.
Pequena subida da temperatura mínima.
Pequena descida da temperatura máxima.

GRANDE LISBOA:
Céu geralmente muito nublado, sendo por nuvens altas a partir do início da manhã.
Vento moderado (20 a 30 km/h) de noroeste.

GRANDE PORTO:
Céu geralmente muito nublado, sendo por nuvens altas a partir do meio da manhã.
Possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca até ao início da manhã.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h)
de noroeste durante a tarde.
Neblina matinal.

COIMBRA - 14/25ºC
MIRA - 12/22ºC
CANTANHEDE - 13/25ºC
MEALHADA - 13/26ºC
VAGOS - 14/23ºC
ANADIA - 13/26ºC
Fonte:IPMA

As Circulares Informativas são documentos que contêm um conjunto de informação relativa a procedimentos de actuação em determinada área do SNS

img

2016
Circular Informativa nº 26 de 23/08/2016Parametrização da plataforma Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio -SAPA
Circular Informativa n.º 24 de 05/07/2016Implementação do sistema de codificação clínica ICD-10-CM/PCS em Portugal, em substituição da atual ICD-9-CM
Circular Informativa n.º 23 de 28/06/2016Regularização de património - extinta Direcção-Geral das Instalações e Equipamentos de Saúde - DGIES

Circular Informativa n.º22 de 07/06/2016Despacho n.º 5911-C/2016, de 3 de maio – Interpretação e Aplicação

Circular Informativa n.º 20 de 06/05/2016Contratação ou renovação de contratos de trabalho pelos hospitais, centros hospitalares e unidades locais de saúde com a natureza de entidade pública empresarial integrados no Serviço Nacional de Saúde - regime excecional previsto no Despacho n.º 5911-C/2016, de 3 de maio- Formulário

Circular Informativa n.º 19 de 18/04/2016
Contratação de Médicos Aposentados durante o ano de 2016, ao abrigo do Decreto-Lei n.º89/2010, de 21 de julho
Perguntas Frequentes
Circular Informativa n.º18 de 18/04/2016Regime de mobilidade parcial prevista no artigo 22.º-A do Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, aprovado pelo Decreto-Lei n.º11/93, de 15 de janeiro
Circular Informativa n.º 17 de 08/04/2016Manual de Consolidação de Contas do Ministério da Saúde-2015
Anexo I
Circular Informativa n.º 12 de 07/03/2016Implementação de regras respeitantes à prestação de contas mensais

Circular Informativa n.º 11 de 04/03/2016
Redução remuneraória aplicável à retribuição auferida pelos investigadores no âmbito de ensaios clínicos
Circular Informativa n.º 8 de 15/02/2016
Protocolo de desabituação do uso crónico de benzodiazepinas.

Circular Informativa n.º 7 de 15/02/2016
Convite à participação no programa SIMPLEX
Carta SIMPLEX

Fonte:acss

Cobertura nos Cuidados de Saúde Primários (2.ª publicação periódica)

img


A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, I.P.) procede à divulgação do segundo relatório relativo à cobertura dos utentes em médicos de família nos cuidados de saúde primários, incluindo agora a divulgação do número de utentes por médico de família, na sequência da publicação do Despacho n.º4389/2015, de 30 de abril.

O objetivo desta publicação é o de melhorar articulação entre as diferentes unidades de prestação cuidados de saúde primários, no âmbito dos diferentes Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e entre eles, visando melhorar a eficiência na cobertura dos utentes com médico de família e, ainda, reforçar a transparência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A ACSS, I.P., tendo por base os critérios e procedimentos definidos pelo Despacho n.º 13795/2012, de 24 de outubro, agora alterado pelo Despacho n.º 4389/2015, de 30 de abril, tem vindo a levar a cabo, em conjunto a tutela e as Administrações Regionais de Saúde (ARS), um processo de atualização do número de utentes inscritos no SNS e de otimização e melhoria da eficiência da utilização dos recursos disponíveis nos cuidados de saúde primários, promovendo o reforço da acessibilidade aos cuidados e serviços de saúde, reduzindo o número de utentes sem médico de família atribuído.
A informação apresentada nesta publicação além de apresentar um caráter inovador, mas nesta fase meramente informativo e destinada ainda a validação pelos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), resulta de um trabalho de aperfeiçoamento contínuo que se encontra em curso entre a ACSS, I.P., as ARS, visando a melhoria em termos de cobertura da população por médico de família. A nova atualização desta informação será divulgada durante o mês de junho. 
No âmbito deste processo os utentes são classificados de acordo com as seguintes categorias: 1) utente com médico de família atribuído; 2) utente a aguardar inclusão em lista de utentes de médico de família; 3) utente sem médico de família por opção; e 4) utente inscrito no ACES sem contacto nos últimos três anos.
Ao serem publicados os dados desagregados por profissional, pretende-se fundamentalmente que este seja um processo de melhoria contínua e aperfeiçoamento gradual para uma melhor utilização dos recursos existentes, salientando-se a possibilidade do próprio utente, perante o direito que lhe assiste de dispor de um médico de família, solicitar diretamente ao ACES a atribuição de médico de família, em qualquer momento. 
Sublinha-se que os utentes não frequentadores não serão excluídos das listas, mantendo o direito a um médico de família.  


Evolução dos dados 
Relatório sobre a cobertura nos cuidados de saúde primários
Utentes inscritos
Utentes com MdF atribuído
Utentes sem MdF atribuído
Utentes sem MdF atribuído por opção
Taxa de utilização de consultas médicas (Todos os utentes)
Taxa de utilização de consultas médicas (utentes sem MdF)
10.02.2015
10.215.047
8.901.347 (87,1%)
1.284.820 (12,6%)
28.880 (0,3%)
- -
- -
05.05.2015
10.170.554
8.908.060 (87,6%)
1.233.236 (12,1%)
29.258 (0,3%)
65,8%
42,8%

Novo pacote de medidas para um SNS mais eficiente
O Conselho de Ministros extraordinário realizado ontem, dia 15 de Setembro, aprovou um conjunto de medidas que pretendem reforçar a importância do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que passam pela promoção da equidade no acesso à saúde, pela valorização da saúde pública,...
2016-09-16
Abertura de cursos de formação em Codificação Clínica
Na sequência do projeto de implementação do sistema de codificação clínica em ICD-10-CM/PCS, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) irá realizar entre os dias 19 de Setembro e 28 de outubro, cursos de formação destinados aos médicos codificadores das...
2016-09-16
Serviço Nacional de Saúde : 37 anos ao serviço dos cidadãos
O Serviço Nacional de Saúde celebrou o seu 37.º aniversário, no passado dia 15 de Setembro, com a realização de um evento que decorreu no Centro de Congressos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
2016-09-16
MySNS – A nova aplicação móvel para a saúde
Por ocasião do 37.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi lançada uma nova aplicação de saúde que integra as novas funcionalidades recentemente introduzidas no Portal do SNS. A app MySNS, desenvolvida pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Sáude,...
2016-09-16
Execução orçamental do Serviço Nacional de Saúde
Os resultados da Conta do SNS referentes ao mês de julho apresentam um excedente de 1,7M€, melhorando o resultado face ao ano anterior em 74M€.
2016-08-31
Abertas inscrições para o concurso de Internato Médico de 2017
A ACSS informa que decorre entre 1 e 21 de setembro o prazo de inscrição para o Concurso Internato Médico 2017.
2016-08-31
Abertas candidaturas para a Prova de Comunicação Médica
O processo de candidatura para a realização da Prova de Comunicação Médica, aprovado por despacho do Conselho Diretivo da ACSS, teve início esta sexta-feira, dia 26, com a publicação em Diário da República do Aviso nº 10676/2016.
2016-08-26
ACSS revela dados de acesso, eficiência e qualidade no SNS
Com o intuito de reforçar a transparência e a prestação de informação sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), a ACSS está a divulgar um conjunto de publicações, de periodicidade mensal, tendo como base três principais temáticas: acesso, eficiência e qualidade.
2016-08-25
ACSS recruta 3 técnicos para Unidade de Acompanhamento dos Hospitais
A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. está a recrutar três técnicos superiores, através de procedimento de mobilidade interna, para integrarem a Unidade de Acompanhamento dos Hospitais da instituição.
2016-08-25
Transferências cirúrgicas entre hospitais do SNS aumentam em 2016
As transferências de doentes entre hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ascenderam a 7.235 até meados de agosto de 2016, o que representa uma duplicação do fluxo de utentes entre instituições do SNS face ao período homólogo do ano anterior. Este aumento surge na...
Transferências cirúrgicas entre hospitais do SNS aumentam em 2016

As transferências de doentes entre hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ascenderam a 7.235 até meados de agosto de 2016, o que representa uma duplicação do fluxo de utentes entre instituições do SNS face ao período homólogo do ano anterior. Este aumento surge na sequência da criação do Programa de Incentivo à Realização de Atividade Cirúrgica dentro do SNS, que teve início em maio de 2016, e que conta já com a participação de 62 Serviços Cirúrgicos de 18 instituições hospitalares do SNS.

Para além deste aumento de transferências entre instituições do SNS, e conforme demonstram os dados divulgados através do microsite de monitorização do SNS, registou-se também um crescimento da produção cirúrgica interna dos hospitais do SNS durante o primeiro semestre de 2016, mais 3,9 por cento, com destaque para a componente de cirurgia de ambulatório que cresceu 7 por cento em relação ao período homólogo.
 
Recorde-se que o Programa de Incentivo à Realização de Atividade Cirúrgica no SNS visa rentabilizar a capacidade cirúrgica instalada na rede de estabelecimentos públicos. Este programa está aberto a todas as instituições hospitalares do SNS que reúnam condições para responder com eficácia e de forma atempada à população, de forma a cumprir os tempos máximos de resposta garantidos.

Fonte:acss

2016-08-20