domingo, 27 de dezembro de 2015

ASSOCIAÇÃO “PARCEIROS DA AMIZADE” COM FESTA DE NATAL MULTICULTURAL

A Associação “Parceiros da Amizade” realizou a sua festa de Natal no Edifício Távora, conforme documenta as imagens que aqui disponibilizadas.
É sempre uma honra para o Litoral Centro corresponder aos convites que lhe endereçados para estar presente nestas iniciativas, e naturalmente associar-se à alegria dos mais pequeninos que vivem o espírito do Natal como ninguém.
A figura do Pai Natal é incontornável, aliás, principal personagem nesta festa, distribuindo bombons, convívio à volta da mesa onde não faltou doces originais da Ucrânia, não habituais na mesa dos portugueses, verdadeira delicia. 
Para todos votos de continuação de Boas Festas, e um ano de 2016 recheado de sucesso profissional, de plena saúde, já agora sejam felizes neste País que vos acolheu.

J. Carlos





























História do Natal

História do Natal, 25 de dezembro, história do Papai Noel, a tradição da árvore de Natal, origem do presépio, decorações natalinas, símbolos natalinos

Origem do Natal e o significado da comemoração

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

O Papai Noel : origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel 

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

A Árvore de Natal e o Presépio





Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.

Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países

- Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).



COMO SE DIZ FELIZ NATAL EM VÁRIAS LÍNGUAS:

- Albanês - Gëzuar Krishtlindjet
- Alemão - Frohe Weihnachten
- Armênio - Shenoraavor Nor Dari yev Pari gaghand
- Basco - Zorionak
- Búlgaro - Весела Коледа
- Catalão - Bon Nadal
- Coreano - Chuk Sung Tan
- Croata - Sretan Božić
- Dinamarquês - Glædelig jul
- Eslovaco - veselé Vianoce
- Espanhol - ! Feliz Navidad
- Esperanto - Gajan Kristnaskon
- Estoniano - Häid jõule
- Finlandês - Hyvää joulua
- Francês - Joyeux Noël
- Grego - Καλά Χριστούγεννα
- Inglês - Merry Christmas
- Italiano - Buon Natale
- Japonês - Merii Kurisumasu (adaptado do inglês)
- Mandarim - Kung His Hsin Nien
- Neerlandês - Prettig Kerstfeest
- Norueguês - God Jul
- Romeno - Crăciun fericit
- Russo - S prazdnikom Rozdestva Hristova
- Sueco - God Jul
- Tcheco - Veselé Vánoce
- Turco - Mutlu Noeller
- Ucraniano - Srozhdestvom Kristovym

A Fome em pleno Século XXI


Em pleno Séc.XXI, milhares de pessoas morrem todo ano de fome, a miséria têm assolado as nações, aqueles que deveriam fazer alguma coisa, estão de braços cruzados, assistindo da poltrona a sentença de morte de inocentes que não cometeram crime algum, apenas querem sobreviver.

Eu vos convido, diante desse cenário terrível, para olhar ao seu redor e ver que tem pessoas que precisam de ajuda e você de alguma forma pode ajuda-la.

PENSE NISSO!
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros. (Romanos Cap.13;Vers.8a). Há por ai muitas boas pessoas a bater com as duas mãos no peito, como se de santos se trata-se, mas, vendo bem as coisas nada fazem pelo próximo que vive na sua rua, virando-lhe a cara, como se aquele ser humano não seja tão humano quanto ela/ele.

Imagens semelhantes a esta deviam transformar-se em chagas na consciência dos senhores da política, esses sim, que têm conduzido os países á ruína, arrastando os povos para uma condição humana humilhante. Tenham vergonha, deixem-se fazer mais promessas.

O povo tem necessidade de decisões práticas, para poder viver neste mundo cão com a alguma dignidade, e não de promessas ocas, sem futuro, ilusórias.

J. Carlos


A ENFERMAGEM DÁ SAÚDE A PORTUGAL


Nos tempos actuais, o saber que a enfermagem detém deve ser mobilizado para proporcionar conhecimentos e soluções de cuidados para todos os cidadãos tendo em vista a equidade. A potenciação de projectos de promoção da saúde que levam a menos gastos, ou seja, tornando a Saúde mais eficiente e sustentável, é também uma oportunidade a não perder.
Os enfermeiros devem pensar global e agir local, onde a sua motivação é fundamental para mobilizar projectos com proactividade e empreendedorismo. Acredito que os enfermeiros não se rendem às dificuldades. É verdade que a profissão não tem sido devidamente respeitada pelos políticos e gestores deste país.
No entanto, a maioria dos cidadãos residentes em Portugal utilizadores dos cuidados de enfermagem sabem bem qual é o valor destes profissionais, sabem que precisam de nós para terem saúde. Os enfermeiros não irão permanecer passivos a aguardar que os outros façam por si o que desejam; têm e devem ser os enfermeiros, e as suas organizações representativas, onde incluo a Ordem dos Enfermeiros, a dar visibilidade à sua importância e necessidade.
É verdade que a maioria dos profissionais não se revêem nesta Ordem. Isto porque existe uma profunda confusão instalada entre o papel regulador da Ordem e o papel de defesa de direitos dos trabalhadores das estruturas sindicais. Sou de opinião que a falta de comunicação interna dos órgãos da Ordem para com os seus membros é potenciador para este não reconhecimento, embora também alguns enfermeiros, penso que devido a desmotivação, não procurem a informação necessária. Por fim, a Ordem nem sempre tem feito as melhores escolhas dos caminhos a percorrer nos momentos correctos, como foi o exemplo do aumento de quotas num momento de crise. Estas situações são incompreensíveis para os enfermeiros! É preciso aproximar a Ordem aos enfermeiros, promover a defesa da sua dignidade e valor social em momentos, como os actuais, em que são constantemente ameaçados e, infelizmente, abusados por pessoas e instituições sem escrúpulos. Lamento ainda que o financiamento das instituições de saúde apenas tem em consideração os actos médicos.
O financiamento institucional está desadequado face à realidade actual. Convém esclarecer que a esmagadora maioria dos cuidados de saúde prestados nas instituições é realizado por enfermeiros, sendo que praticamente apenas os cuidados médicos são contabilizados para efeitos de financiamento institucional! A título de exemplo, as consultas médicas, os diagnósticos médicos, as urgências atendidas e as altas dadas, são actos médicos que contribuem para financiar qualquer hospital. Por outro lado, todos os cuidados de enfermagem prestados aos utentes não são considerados nessa contabilização. Ora, sabendo que existem outros cuidados de saúde prestados nas instituições para além dos médicos, é um erro continuar com esta metodologia. Existem diversos países onde as instituições também são financiadas pelas intervenções dos enfermeiros, pelo que não há necessidade de “inventar a roda”. Porém, também reconheço que esta é uma mudança estrutural, diria mesmo paradigmática, a ser operada.

Germano Couto
Presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros



A DIETA DO TIPO SANGUÍNEO


Entenda mais sobre o seu tipo sanguíneo veja como ele pode ajudar no seu bem-estar e, consequentemente, no seu emagrecimento.

Combata todos esses males de uma vez!
Além de ajudar a emagrecer, a dieta do tipo sanguíneo ajuda a acabar com:
Cólica menstrual,
TPM,
Diabetes,
Hipertensão,
Manchas na pele,
Alergias respiratório,
Enxaqueca,
Envelhecimento precoce,
Gorduras localizadas,
Ansiedade,
Artrose, artite,
Estresse,

Os alimentos certos para cada tipo sanguíneo Sangue tipo O

Coma carne animal!
Quase 50% da população mundial! Precisa comer carne animal.
O aparelho digestivo é forte, produz muito suco gástrico, bom para a digestão da carne.
Mas, por isso, pode ter doenças estomacais (gastrite e úlcera).
Tem sistema imunológico ativo. Reage ao estresse com atividade física.
Prefira
Carnes De boi, cordeiro, avestruz
Peixes e frutos do mar: Bacalhau, linguado e salmão
Outros alimentos: Mussarela, leite de soja e tofu, Frutas: Ameixa-preta ou vermelha, figo
Verduras: Acelga, cebola, brocólis, escarola, espinafre
Evite:
Carnes: De porco – que incluem presunto, toucinho, Peixes e frutos do mar: Salmão defumado, polvo
Derivados do leite: Leite, creme de leite, iogurte, a maioria dos queijos
Frutas: Laranja, morango, amora
Verduras: Berinjela, milho, repolho, Cereais, massas e pães: Aveia, trigo, pão branco

Estimulam o emagrecimento
Brocólis, peixes, frutos do mar, espinafre, couve-manteiga, carne vermelha.
Estimulam o aumento de peso
Couve-flor, feijão, lentilha, milho, repolho, trigo.

Sangue tipo A
Prefira os derivados de soja
Cerca de 36% da população mundial! O aparelho digestivo é sensível, tem dificuldades para decompor a gordura de origem animal, pois produz menos suco gástrico. A pessoa é sensível a doenças do coração, câncer e diabetes. O sistema imunológico reage melhor ao estresse com atividades relaxantes.
Prefira
Carnes: De frango, avestruz e peru, Peixes e frutos do mar: Bacalhau fresco, salmão, sardinha, truta
Outros alimentos: Leite e queijo de soja, tofu
Frutas: Abacaxi, ameixa, cereja, limão, amora, damasco
Verduras: Brocólis, cebola, cenoura, espinafre

Evite
Carnes: De boi, carneiro, cordeiro, pato, porco
Peixes e frutos do mar: Camarão, caranguejo, polvo
Derivados do leite: Creme de leite, sorvete, leite, manteiga, requeijão
Frutas: Banana, laranja, manga, papaia, coco
Verduras: Berinjela, repolho, tomate
Cereais, massas e pães: Farinha de trigo integral, pão integral, farinha branca
Estimulam o emagrecimento
Abacaxi, verduras, feijão de soja e pratos com soja.
Estimulam o aumento de peso
Carne, feijão mulatinho, produtos do leite, trigo.

Sangue tipo B
Destaque da Matéria

Tipo de sangue que se dá bem com laticínios
Cerca de 10% da população mundial! É o único tipo de sangue que se dá bem com laticínios. O sistema imunológico do sangue tipo B é forte, reage melhor ao estresse com criatividade.

Prefira
Carnes: De carneiro, cordeiro, coelho Peixes e frutos do mar: Bacalhau, salmão, truta, sardinha
Outros alimentos: Iogurte, leite, queijo, ovos, ricota
Frutas: Abacaxi, ameixa, banana, mamão, uva
Verduras: Beterraba, brocólis, cenoura, couve, repolho

Evite
Carnes: De frango, pato, porco, Peixes e frutos do mar: Anchova, camarão, caranguejo, lagosta, polvo, ostra
Derivados do leite: Queijo fundido e roquefort, sorvete com leite
Frutas: Carambola, caqui, coco, romã
Verduras: Alcachofra, tomate, azeitona
Cereais, massas e pães: Farinha de trigo, milho, centeio
Estimulam o emagrecimento
Ovos, leite e derivados com baixo teor de gordura, carne, verduras.
Estimulam o aumento de peso
Milho, trigo, lentilhas, amendoins e gergelim.

Sangue tipo AB
Destaque da Matéria
Aposte no consumo de peixe
Apenas 4% da população mundial! Surgiu da mistura do A e do B.
O aparelho digestivo é sensível e o sistema imunológico, bem tolerante.
Prefira
Carnes: De carneiro, coelho, cordeiro e peru Peixes e frutos do mar: Atum, bacalhau, cavala, sardinha, truta
Derivados do leite: Coalhada, iogurte, mussarela, ricota, queijo cottage
Frutas: Abacaxi, ameixa, cereja, figo, kiwi, uva
Verduras: Aipo, alho, beterraba, berinjela, brocólis, couve, pepino
Evite
Carnes: De frango, boi, porco
Peixes e frutos do mar: Anchova, camarão, caranguejo, linguado, siri
Derivados do leite: Leite integral, creme de leite, queijo parmesão, provolone
Frutas: Banana, caqui, goiaba, laranja, manga
Verduras: Alcachofra, milho-verde, nabo, pimentão, rabanete
Cereais, massas e pães: Farinha de milho, cereais e amido de milho
Estimulam o emagrecimento
Abacaxi, peixe, couve-manteiga, produtos do leite.
Estimulam o aumento de peso
Trigo, feijão mulatinho, milho, nozes, carne vermelha.

TAGS » A dieta do tipo sanguíneo, a maioria dos queijos Frutas: Laranja, abacaxi, Acelga, Aipo, alcachofra, Alergias respiratório, alho, ameixa, amendoins e gergelim., amora, ansiedade, artite, Artrose, avestruz e peru, avestruz Peixes e frutos do mar: Bacalhau, azeitona Cereais, bacalhau, banana, berinjela, beterraba, boi, brócolis, camarão, caqui, caranguejo, carne, carne vermelha, carneiro, cavala, cebola, cenoura, centeio, cereais, cereais e amido de milho, cereja, Coalhada, coco, coelho, coelho Peixes e frutos do mar: Bacalhau, Cólica menstrual, cordeiro, cordeiro e peru Peixes e frutos do mar: Atum, couve, couve-flor, couve-manteiga, creme de leite, damasco, De boi, De porco - que incluem presunto, destaque, diabetes, Envelhecimento precoce, enxaqueca, escarola, espinafre, estresse, farinha branca, Farinha de trigo integral, feijão, feijão de soja e pratos com soja., feijão mulatinho, figo, frango, Frutas: Ameixa-preta ou vermelha, Frutos do mar, goiaba, Gorduras localizadas, hipertensão, iogurte, Kiwi, lagosta, laranja, leite, leite de soja e tofu, leite e derivados com baixo teor de gordura, Leite e queijo de soja, Leite integral, lentilha, Lentilhas, limão, linguado e salmão, mamão, Manchas na pele, manga, manteiga, massas e pães: Aveia, massas e pães: Farinha de milho, massas e pães: Farinha de trigo, milho, milho-verde, morango, mussarela, nabo, nozes, ostra, ovos, pão branco, pão integral, papaia, pato, peixe, peixes, Peixes e frutos do mar: Anchova, Peixes e frutos do mar: Bacalhau fresco, Peixes e frutos do mar: Salmão defumado, pepino, pimentão, polvo, porco, produtos do leite., provolone, queijo, Queijo Cottage, Queijo fundido e roquefort, queijo parmesão, rabanete Cereais, repolho, requeijão, Ricota, romã, salmão, sardinha, sorvete, sorvete com leite Frutas: Carambola, tofu, tomate, toucinho, tpm, trigo, truta, uva, verduras