sábado, 4 de maio de 2019

Faleceu a velha glória do Beira-Mar,o Nartanga.


Fernando Ferreira Dias partilhou uma publicação.
Gente que faz Aveiro - 2

Personagens que fazem Aveiro-2
Nartanga-Um atleta de coração aveirense

Nasceu a 6 de Abril de 1937 na Guiné-Bissau, na altura colónia portuguesa, com o nome de João Lopes Cardoso. Veio para Lisboa para o Benfica, onde ficou dois anos.
Nartanga jogava a ponta de lança e ficou célebre por alguns golos, principalmente de cabeça, a sua grande arma, representando clubes como Benfica, Sporting da Covilhã, Marinhense, Beira-Mar, Nazarenos e Alba. Na 1ª divisão, apenas atuou pelo SCBM, em 65/66 e 66/67. Fez 33 jogos e marcou 11 golos.
Sobre a passagem pelo Beira-Mar, bem me lembro que ele muitas alegrias deu aos auri negros. 
Hoje podemos encontra-lo ao sol da tarde, nos Arcos e sempre dá conversa a quem com ele fala. 
Gostaria de dizer que é uma pena que o Clube Aveirense não o possa apoiar como o João merece e não são homenagens e medalhas que o farão ficar mais feliz na velhice.

Fonte: Facebook, dia 4/05/2019

OPINIÃO | Mãe, é tudo!



Joaquim Carlos *
Maternidade não é apenas processo material e biológico, mas, principalmente, tarefa espiritual. E haverá função mais nobre?
Somente a mãe tem o privilégio de sentir em outro ser humano o seu próprio corpo. Tão forte é o sentimento da maternidade na mulher que, não tendo filhos, ela sofre e procura atenuar a amargura, dedicando-se aos filhos alheios.
A solicitude com que a mãe trata o bebé, cria em torno dele um clima de afectividade que concorrerá para a expansão de simpatia com os seres e as coisas. É o ambiente humano propício ao desenvolvimento da criança e também o de que ela necessita para conseguir e desenvolver a verdadeira maturidade. Convergem, portanto, os interesses da mãe e do filho. Tudo que impede a realização do ideal materno, afecta os filhos: inferiores condições de habitação, falta de segurança provinda do mau acolhimento que o pai oferece à família.
Só consegue educar quem se educa, por isso inicia uma vida mais profunda a mulher que se forma mãe.
Dar à luz uma criança, amamentá-la, distribuir carinhos ou palmadas, conforme o bom ou mau humor, é pouco em conforto com o sentido espiritual da maternidade. Esse consiste em auxiliar alguém a tornar-se adulto.
Pelos problemas que criam, os filhos educam as mães, obrigando-as a uma revisão de si mesmas, a uma correcção de atitudes, e tudo isto não significa uma dilatação do horizonte humano?
Ser mãe é realizar sensibilidade, intuição do próximo, tacto, doçura e principalmente procurar colocar-se no lugar dos outros, deixá-los expandir-se num ambiente de serenidade, ordem e beleza. É tarefa que exige além de inteligência e sensibilidade, também cultura humana.
Somente a mãe é capaz de entremear as tarefas domésticas com factos, gestos e palavras dos filhinhos. É a pessoa indicada para ajudá-los e encorajá-los, a que não tem hora marca para atendê-los.
Sua presença acalma e solicita confidência que estabelece confiança.
Enquanto a mãe ensina o filho a conhecer-se e compreender-se, num esforço consciente e constante, procura também conhecê-lo e compreendê-lo. É ainda ela que orienta a criança para travar boas relações com o próximo: verdadeira iniciação do amor, chave das relações humanas.
Lutando para auxiliar os filhos, instruí-los e educá-los, é a si mesma que a mulher se auxilia, pois conquista um alto nível moral. Por isso, todas as tarefas que lhe forem propostas, quer sejam de natureza económica ou profissional, nenhuma oferecerá essa oportunidade de ascensão espiritual.
O trabalho fora do lar é sempre um prejuízo à maternidade. Cada partida da mãe é marcada por gritos e choros que provocam o sentimento de abandono.
No fim do dia, ao revê-la, a criança paga com juros a ausência, entregando-se a excessos de carinho o que também é condenado em matéria de educação.
A mãe, por sua vez, ao voltar do trabalho, já cansada, tem duas atitudes: ou deixa a criança entregue a si mesma sem oportunidade de quem lhe encoraja as falhas, ou torna-se irritada e irritante num estado deplorável de nervos. Zanga-se facilmente e desaparece o diálogo mãe e filho tão importante para despertar confiança.
Depois de certo tempo, o afastamento se transforma em hábito, mas a criança muda de atitude, fala pouco por não ter ocasião de expandir a personalidade; tem necessidade de entregar-se, de fazer confidências.
Habitua-se com a pessoa a quem foi confiada mas desorienta-se. Como atender a duas orientações?
Chega com a idade escolar mais uma orientação. Todos esses contactos criam nela uma aceitação passiva que lhe é prejudicial porque não se utiliza do raciocínio nem da vontade.
Minada inconscientemente pelo remorso a mãe entulha-a de roupas, brinquedos e jóias. Oferece-lhe todo o conforto material porque o moral não pode dar.
Tem valor inestimável a maternidade espiritual, a que torna a mulher mais rigorosa consigo mesma, que a livra de qualquer baixeza, que a incita a conquistar uma vida sem manchas à custa de lutas e sofrimentos, mas que deixa como herança aos filhos a lembrança de uma bela imagem.
Um feliz dia da mãe.

*Director

Oliveira de Azeméis: 7 viaturas furtadas foram recuperadas


O Comando Territorial de Aveiro, através do Posto Territorial de Cucujães recuperou sete viaturas furtadas, no concelho de Oliveira de Azeméis.

No seguimento de uma mandado de detenção ordenado pelo Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira, os militares detetaram sete veículos na residência do visado, de 43 anos. Após algumas diligências, foi possível apurar que todos os veículos tinham sido furtados entre Março e Abril deste ano, na área Metropolitana do Porto. As viaturas recuperadas serão entregues aos seus legítimos proprietários.

A operação contou ainda com o apoio de militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Oliveira de Azeméis.

Semana do Cabrito em Condeixa-a-Nova espera servir mais de 10 mil refeições

A Semana do Cabrito assado à moda de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, espera servir mais de 10 mil refeições até ao dia 12 de maio, em 19 restaurantes aderentes, disse hoje o presidente do município.

“No ano passado servimos 10 mil refeições, metade das quais a visitantes fora do concelho, e este ano, com mais três restaurantes aderentes, pensamos que vamos servir mais”, disse Nuno Moita à agência Lusa.
O autarca considera que as previsões estão feitas por “baixo, já que este número [10 mil] se baseia no número de votações que existe nos restaurantes, mas não acredito que todos os comensais votem [para a melhor confeção]”.
O presidente da autarquia de Condeixa-a-Nova adiantou que o município oferece 12 cabritos a cada um dos restaurantes aderentes, para permitir que refeição completa seja vendida a 13 euros, valor “muito abaixo do normal, que são 25 euros”.
Segundo Nuno Moita, este é um modelo “estabilizado que tem dado resultado, com cada vez mais restaurantes interessados, e pretende promover o cabrito assado à moda de Condeixa-a-Nova e incentivar que este prato conste todo o ano dos menus dos restaurantes do concelho”.
Além do cabrito, o festival promove também a escarpiada, um doce típico do concelho, confecionado à base de massa de pão, açúcar amarelo com canela e azeite, que foi um dos selecionados para a segunda fase do concurso as “7 Maravilhas Doces de Portugal”.
Durante os dias do evento, promovido pela Câmara Municipal em parceria com a restauração local, os restaurantes aderentes propõem-se servir, ao almoço e jantar, o cabrito assado à moda de Condeixa, numa ementa que contempla ainda a escarpiada, além de entradas, bebida e café, pelo preço fixo de 13 euros.
“Quando esta iniciativa arrancou tivemos a participação de dez restaurantes, um número que quase duplicou e que expressa a evolução considerável de um evento que tem vindo a consolidar-se e a afirmar-se na região”, salienta o presidente do município de Condeixa-a-Nova.


NDC
___________________________




Sessões de colheitas de sangue a realizar pela ADASCA em Aveiro no mês de Maio

Convido a seguir o Litoral Centro - Comunicação e Imagem pelo
links https://litoralcentro.blogs.sapo.pt/ | http://www.adasca.pt/
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ + vejam o mapa anula no site www.adasca.pt + http://www.adasca.pt/…/Mapa%20das%20Brigadas%20com%20datas%…


Notre Dame – Final


  • Plinio Maria Solimeo
O capelão-mor dos bombeiros, Pe. Jean-Marie Fournier [foto], encontrava-se no trânsito parisiense com um grupo de colegas militares quando percebeu colunas negras de fumaça sobre a região central da cidade. Bastou consultar o seu celular para saber que um incêndio devastava nada menos que a Catedral de Notre Dame.

Sabendo que seus bombeiros já se achavam lá para dar combate ao fogo, o sacerdote correu rapidamente para o local a fim de assisti-los. Ao chegar, ele afirmou em entrevista a um canal de televisão: “Duas coisas me parecem essenciais fazer. A primeira é salvar a Coroa de Espinhos. E, claro, Jesus presente no Santíssimo Sacramento”.

Segundo o serviço de emergência local, o sacerdote não demonstrava temor algum quando, decididamente, partiu rumo ao local da Coroa de Espinhos para se assegurar que ela estivesse a salvo. O fato de ele acompanhar os bombeiros em suas mais perigosas empresas, quando vê a morte de perto quase todos os dias, parece ter-lhe dado segurança de enfrentar as chamas.

O objetivo não poderia ser outro que o de salvar o máximo possível as sagradas relíquias. O Pe. Fournier afirmou: “Acompanhado de um oficial superior, a nossa dificuldade maior foi encontrar quem nos desse o código para abrirmos a caixa forte que abrigava as relíquias. Fomos forçados a romper o relicário, lamentavelmente”.

Foi assim que se conseguiu retirar as relíquias e colocá-las em um lugar seguro sob a proteção das forças da ordem, neste caso os funcionários da prefeitura de polícia.O capelão ainda esclareceu não ter havido pânico, mas um pouco de tensão, pois o tempo jogava contra eles. “A tensão nessa hora costuma ser boa, ajuda a tomar decisões rápidas”, explicou.

O diligente capelão depois de se certificar onde se encontravam as hóstias consagradas, foi antes ao altar dos Cônegos onde as havia em maior quantidade, segundo o sacristão.Mas no local já havia um “emaranhado de vigas fumegantes e chumbo derretido” que caíam continuamente do telhado. “Uma visão do que é o inferno”, disse o Padre. Absolutamente impossível alcançar as sagradas hóstias que lá estavam, e as deixou aos cuidados de Deus.

Entretanto, ele podia recolher as que estavam num segundo local mais acessível, no sacrário do altar de São Jorge. Essa operação foi mais fácil pois “havia encontrado a chave do sacrário”. Assim ele pode recuperar as Hóstias consagradas. Quando o fogo começava a atingiu a torre norte, explicou o capelão, ele saía do interior da catedral com o Santíssimo Sacramento.

Diante das circunstâncias, aproveitou para dar uma bênção com o Santíssimo. Ele estava completamente só na catedral em meio às chamas e às coisas que caíam. Ao dar a bênção, num ato de fé na presença real, pediu a Jesus Sacramentado que ajudasse a preservar o templo dedicado à sua Mãe Santíssima.

Com efeito, sua bênção coincidiu com o início de fogo na Torre Norte, que logo depois debelado. Os dois campanários foram salvos. Questionado sobre os seus pensamentos naqueles momentos, o Pe. Jean-Marie lembrou que o fogo se dera no começo da Semana Santa… E também das palavras pronunciados no início da Quaresma: “Lembra-te de que és pó e em pó hás de tornar”.

Ao mesmo tempo que manifestou grande tristeza por todas as perdas causadas pelo terrível incêndio na catedral, demonstrou muita confiança de que, à maneira de uma ressurreição, em breve ela será reconstruída ainda mais bela, mais forte e mais viva.

ABIM

CONCELHO DE TORRES VEDRAS TEM CINCO EMPRESAS GAZELA



Torres Vedras mantém um lugar de destaque no ranking das Empresas Gazela 2018, um estudo elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDRC. O anúncio foi feito durante a 5.ª Gala das Empresas Gazela, que se realizou no passado dia 30 de abril, no Mercado de Sant’Ana, em Leiria.

Neste evento, que contou com a presença da presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, e do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, foram homenageadas 95 empresas responsáveis por estimular a economia e contribuir para a coesão e a competitividade da Região Centro.

O estudo identificou no concelho de Torres Vedras cinco empresas gazela, sendo que apenas quatro autorizaram a divulgação: Binary Subject, S.A; CNS Saúde, Lda; Fluxológico - Sistemas Elétricos E Telecomunicações, Unip., Lda; e PD - Combustíveis, Unipessoal, Lda. Entende-se por empresas gazela empresas “jovens e com elevados ritmos de crescimento”, que se traduziram, por exemplo, na criação de postos de trabalho.

Segundo o estudo, as empresas gazela estão bastante disseminadas pelo território, repartindo-se por 41 municípios da Região Centro. Os concelhos de Coimbra e Leiria são os que têm um maior número, com oito empresas gazela cada, seguidos pelo município de Aveiro que conta com sete e por Torres Vedras e Viseu com cinco empresas cada. Os municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha, Estarreja, Ílhavo e Mangualde têm, cada um, três empresas gazela.

Para identificar as Empresas Gazela de 2018 foram tidos em conta os seguintes critérios: apresentarem crescimentos do volume de negócios superiores a 20% ao ano em 2015, 2016 e 2017; terem sido constituídas a partir de 2009 e possuírem a sede na Região Centro; empregarem pelo menos dez trabalhadores em 2017; e possuírem faturação igual ou superior a 500 mil euros em 2017.

Estudo disponível aqui.


Cantanhede | “Inclusão, cidadania e os desafios da sociedade atual” em destaque no Auditório do Museu da Pedra



“Inclusão, cidadania e os desafios da sociedade atual” esteve em destaque no seminário que decorreu no dia 02 de maio de 2019, no Museu da Pedra, em Cantanhede. Integrado nas Jornadas Pela inclusão, o seminário foi organizado pelo Município de Cantanhede e pela EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, num ano em que se assinala o ano nacional da colaboração, cujo slogan é “colaboração – colaborar faz toda a diferença”. Trata-se de uma parceria sólida e profícua que tem sido sustentada ao longo dos anos.
A sessão de abertura contou com a presença do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Dr. Pedro Cardoso, a Presidente da Mesa co Conselho Geral da EAPN, Dr.ª Paula Duarte, a Dr.ª Ana Maria Carvalho, representante do Centro Distrital de Coimbra e a Presidente do Conselho Local de Ação Social de Cantanhede, Enf. Célia Simões.

Com o presente seminário pretendeu-se proporcionar um espaço de reflexão com conteúdos transversais alusivos à temática em questão, por um lado, e por outro pretendeu-se proporcionar a disseminação de boas práticas de outros territórios.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Dr. Pedro Cardoso, realçou “a importância desta iniciativa em termos de sensibilização da comunidade em geral para a responsabilidade de todos na promoção da inclusão, da importância das parcerias e cooperação neste desafio enorme, e reiterar a determinação e empenho do Município na luta contra a pobreza, a exclusão social e a discriminação. A autarquia tem por objectivo reforçar a inclusão e a coesão social de todos e permitir a todos os munícipes gozarem de igualdade de acesso às oportunidades e aos recursos disponíveis, assim como eliminar progressivamente as barreiras que dificultem essa mesma inclusão”.
Estiveram presente, no Painel I “Os desafios da sociedade atual”, a Prof. Doutora Clara Santos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que abordou a temática dos Direitos Humanos e Direitos Sociais, reforçou a necessidade da participação das pessoas em situação de vulnerabilidade como forma de garantir os seus direitos de cidadania. Esta participação resulta no pedido de reconhecimento por parte dos cidadãos das suas dificuldades, por um lado, e por outro um pedido de maior responsabilização por parte do Estado e das Instâncias Periciais para com estes mesmos cidadãos. Este reconhecimento visa dar visibilidade a estes atores sociais. No mesmo painel esteve o Dr. Francisco Rodrigues, Junior Research do Centro de Estudos Sociais, da Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra, com a comunicação “Perspetivas de género nos domínios da política pública: requisitos de boa governação”. Abordou o conceito de igualdade de género e salientou que o estereótipo de género promove a segregação vertical e horizontal. Explanou ainda a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030, que assenta em três planos de ação, nomeadamente: o Plano de Ação para a Igualdade entre Homens e Mulheres, o Plano de Ação para a Prevenção e Combate à Violência Doméstica e o Plano de Ação para o Combate à Discriminação em Razão da Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género e Características Sexuais. Referiu ainda que estes planos se norteiam por linhas transversais assentes na interseccionalidade, na territorialização e na promoção de parcerias. Mencionou ainda os dez requisitos para uma boa execução dos planos de ação.
No painel II “A promoção de uma sociedade inclusiva: programas promotores da inclusão” esteve presente o Presidente da CPCJ de Vila Nova de Poiares, Dr. Artur Santos, e a Educadora Albertina Ramos, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, com a comunicação “Selo Protetor”. De acordo com os visados o selo protetor constitui-se como um sistema integrado de gestão do risco e perigo e representa uma oportunidade de autodiagnóstico e capacitação dirigida às Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude (ECMIJ) no âmbito da promoção e proteção dos direitos da criança, de acordo com o previsto no Artigo 7º da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo. Esta dinâmica proporciona estratégias e práticas de excelência na área da prevenção dos direitos das crianças através de parcerias com entidades públicas e privadas (CPCJ, Câmara, Juntas de Freguesia, Centro de Saúde, Bombeiros, AEdP, Empresas, APPCDM, ADIP, CBEISA, Irmandade). Seguiu-se a Dr.ª Graça Martins, Coordenadora do Gabinete Pedagógico da Universidade de Aveiro, que partilhou a experiência do estabelecimento universitário enquanto entidade que detém a “Marca de Entidade Empregadora Inclusiva”, galardão que se destina a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade. A Dr.ª Eduarda Saraiva, Chefe de Divisão da Unidade de Coordenação e Gestão de Parcerias do Instituto Nacional para a Reabilitação, deu a conhecer o Balcão da Inclusão que tem como missão prestar informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, suas famílias, organizações e outros que direta ou indiretamente intervêm na área da deficiência. Por fim, a Dr.ª Susana Lima, técnica da EAPN Portugal, apresentou o projeto “Despir os preconceitos, vestir a inclusão”. Trata-se de um projeto promovido pelos Núcleos Distritais da Região Centro da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza, nomeadamente Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Guarda, Santarém e Viseu, em conjunto com os respetivos Conselhos Locais de Cidadãos e surge no seguimento de alguns estudos realizados pela EAPN Portugal, em que se verificou que ainda existem muitas representações negativas acerca dos grupos mais vulneráveis, pelo que, se considerou uma necessidade, atuar junto da comunidade ao nível da informação e sensibilização para a não discriminação e promoção da inclusão social.
O Seminário teve por objetivo aludir à Inclusão, INCLUIR colocando no centro das agendas políticas e da sociedade civil, os direitos humanos, os direitos sociais, a pessoa humana no seu todo. Todos somos iguais nos direitos, mas poucos os são na plenitude do seu acesso. Desta forma, se cada um de nós contribuir com uma ação positiva, no conjunto seremos uma sociedade cada vez mais atenta e inclusiva.

Torres Vedras | CICLO DE CONFERÊNCIAS A OESTE: TORRES VEDRAS SERÁ PALCO DE DEBATE SOBRE A SAÚDE

Debater a integração de cuidados e a descentralização da sua gestão e prestação no Oeste é o que propõem o Fórum Saúde Século XXI e a Câmara Municipal de Torres Vedras com a realização do Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019. O ciclo tem início a 18 de maio, sábado, às 9h30, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho, em Torres Vedras.
"As pessoas no centro do sistema e das políticas de saúde" é o tema desta primeira conferência, que irá contar com várias comunicações e dois painéis de discussão.

Programa

9h00 - Registo e receção
9h30 - Boas-vindas. Com Laura Rodrigues, vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras
10h00 - Integração de cuidados: o desafio do SNS do futuro. Com Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde
10h20 - Integração de cuidados: apresentação do programa de cuidados integrados de doentes crónicos complexos do CHLO / ACES Lisboa. Com Luís Campos, diretor do Serviço de Medicina Interna do CHLO
10h40 - Integração de cuidados: apresentação de um caso de sucesso da Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHO. Com Elsa Baião, presidente do Conselho de Administração do CHO
11h00 - Painel de discussão


Moderadora: Cristina Campos, presidente da Novartis Portugal

Participantes: Adalberto Campos Fernandes, Luís Campos e Elsa Baião

11h30 - Pausa para café
11h45 - Painel de discussão: A complementaridade entre o setor público, privado e social como fator de proximidade e satisfação das pessoas


Moderador: Nelson Fontainhas, partner na Deloitte

Participantes: Luís Pisco, presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo, João Marrana, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Diácono Horácio Félix, presidente do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz e presidente da Assembleia-Geral da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Lisboa (UDIPSS) e Joaquim Ferreira, neurologista, professor de Neurologia e Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina (FMUL), diretor do Laboratório de Farmacologia Clínica da FMUL, líder de grupo, Instituto de Medicina Molecular e diretor clínico do CNS - Campus Neurológico Sénior.

12h45 - Encerramento. Com Mário Pinto, Assessor para a Saúde da Presidência da República.
13h00 - Networking Lunch nos Paços do Concelho



As inscrições devem ser feitas através do linktvedras.pt/forumdasaudexxi


No ano em que se assinalam os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde - SNS, o Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019 pretende realçar o impacto do SNS na sociedade portuguesa, nomeadamente enquanto fator de coesão social. No entanto, este é também o momento para refletir sobre as expectativas dos cidadãos relativamente ao SNS e os desafios que este terá de enfrentar.
Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019 continua a 21 de setembro sob o tema "IA ao serviço da saúde e das pessoas" e a 23 de novembro com o tema "A descentralização e uma visão para o futuro da saúde no Oeste".
No âmbito do Fórum Saúde XXI irão, ainda, decorrer as tertúlias "Bang Talks", reservadas a profissionais de saúde, que terão lugar na sala Bang Venue e antecedem as conferências.

“CONHECER O CONCELHO” REGRESSA À COVILHÃ



Está de regresso o projeto “Conhecer o Concelho”, uma iniciativa que vai já na quarta edição e que pretende levar os alunos da cidade a conhecer as tradições e as vivencias das freguesias da Covilhã. 

A partir de 6 de maio e durante mês e meio, cerca de 540 alunos do 5º e 6ºanos de escolaridade vão visitar as 21 freguesias do concelho e experienciar novas realidades. 

As viagens pelo concelho vão abranger todo o território e vão contar com a presença da comunidade escolar dos agrupamentos de escolas e Conservatório Regional de Musica. 

Cada visita tem a duração de um dia, com oferta de almoço numa instituição local e tem em vista a descoberta das seguintes características das freguesias: território; memória; tradição; identidade. 

Para o Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, “esta é uma iniciativa didática que tem como objetivo reforçar a identidade do território e melhorar o conhecimento, por parte dos jovens, das tradições das freguesias”. Para o autarca, «é preciso reforçar as sinergias entre a cidade e as freguesias, sendo este projeto uma das melhores formas de alcançar este objetivo”. 

A viagem pelo concelho começa já no dia 6 de maio.

O Município de Águeda volta uma vez mais a mostrar uma forte preocupação com a segurança dos peregrinos.


A segurança dos peregrinos que percorrem o concelho de Águeda é uma preocupação da Câmara Municipal. Desta forma, foi criado um percurso devidamente sinalizado para o efeito, que reúne o trajeto mais rápido, mais seguro e mais agradável, e foram efetuados uma série de outros trabalhos, nomeadamente a recolha de lixos, a limpeza, manutenção e beneficiação de caminhos e acessos onde os peregrinos vão passar, a supressão de vias - em articulação com a IP – Infraestruturas de Portugal, a colocação de 13 recetáculos de lixo com a devida sinalética e a instalação de 3 wc’s, que se situam no Parque do Marnel em Lamas do Vouga, na Zona dos Abadinhos em Águeda, e na Landiosa, em Aguada de Baixo. De mencionar também que o serviço municipal de Proteção Civil estará na rua para dar todo o apoio que possa ser necessário. 

O Município tem ao longo dos anos efetuado um trabalho nesta área e este ano dá mais um passo no sentido de melhorar as condições que proporciona aos peregrinos que todos os anos passam no concelho. 
Desde o lugar da Cavada Nova a norte, até Aguada de Baixo a sul, o Município de Águeda colocou sinais orientadores, dando conta do percurso mais seguro e mais curto, na passagem ao longo da EN1/IC2 na área do concelho de Águeda. Desta forma, pretende-se desviar os  peregrinos da variante do IC2, uma via que tem mais movimento e, consequentemente, mais perigo para os peões, ao mesmo tempo que lhes proporciona uma breve visita pelo centro da Cidade de Águeda. 
Recorde-se que em 2007, o Município de Águeda delimitou um trajecto específico para os peregrinos que passam no concelho rumo a Fátima. Esse percurso encontra-se sinalizado com uma sinalética característica, que é exclusiva do Concelho de Águeda, e para a qual o painel pretende chamar à atenção. Com o lema “Pelos Caminhos de Águeda até Fátima”, esta iniciativa pretende auxiliar os peregrinos, ao facultar-lhes o acesso a um percurso mais rápido, seguro e, ao mesmo tempo, mais agradável de percorrer. 
É também intenção da Autarquia valorizar esta Rota de Peregrinação através da sinalização adequada, manter os parques e áreas de descanso devidamente limpos e preparados para prestar o apoio necessário.
Jorge Almeida, Presidente do Município, referiu sobre este assunto: “Ano após ano temos em mente a segurança dos peregrinos que passam em Águeda na sua jornada rumo a Fátima. Temos implementado algumas medidas que visam sobretudo tornar o percurso mais seguro e agradável, este ano demos mais um passo nesse sentido com a colocação dos wc’s para utilização dos peregrinos. Desejo a todos uma peregrinação segura e um bom regresso a casa, e espero que possam visitar Águeda num futuro próximo e conheçam tudo o que o concelho tem para oferecer.”







Torres Vedras | AGÊNCIA INVESTIR ACOLHE SESSÃO DE INFORMAÇÃO SOBRE GESTÃO URBANÍSTICA



No dia 8 de maio, às 17h00, no edifício da Agência Investir Torres Vedras, será realizada uma sessão de informação a técnicos e investidores sobre Gestão Urbanística, com o objetivo de divulgar e esclarecer as iniciativas em desenvolvimento neste âmbito.

Para além das matérias da Divisão de Gestão Urbanística, será efetuada uma apresentação relativa às Áreas de Reabilitação Urbana em vigor no concelho de Torres Vedras, bem como a divulgação dos requisitos e benefícios fiscais e programas de financiamento de incentivo à reabilitação urbana.

Na sessão vai, ainda, ser realizada uma breve apresentação dos serviços da Agencia Investir Torres Vedras, face à sua estreita relação com a Gestão Urbanística em matérias como os serviços no âmbito do «Licenciamento Zero» e a articulação e acompanhamento de projetos de investimento no concelho de Torres Vedras.

Agência Investir Torres Vedras
Segunda a sexta: 09h00 às 16h00
Ediício CAERO 
Rua António Leal d'Ascensão 
2560-309 Torres Vedras

+351 261 310 418 

Leiria | Festa dos Museus abre portas a mais de 100 atividades

Resultado de imagem para Museu de Leiria

A Festa dos Museus regressa a Leiria de 15 a 19 de maio, com a realização de mais de 100 atividades em vários espaços culturais do concelho. 

Os eventos que marcam a agenda diária abrangem todo o tipo de público e caracterizam-se pela diversidade, originalidade e associação a outras artes, como o cinema, a dança ou o teatro. 

Durante cinco dias, estão abertas as portas do Agromuseu Municipal Dona Julinha, Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, m|i|mo – museu da imagem em movimento, Moinho do Papel e Museu de Leiria. 

A Festa dos Museus realiza-se no âmbito do Dia Internacional dos Museus, que se celebra no dia 18, e tem como objetivo principal proporcionar à população em geral iniciativas que promovam o património cultural do concelho e o acesso à cultura. 

Cumprindo a estratégia para 2019, o evento potencia a rede de museus e espaços de Leiria, procurando atrair cada vez mais público e diversificando a oferta programática. 

Ao evento juntam-se ainda a Casa-Museu João Soares, o Museu do Cimento da Fábrica Maceira-Liz, o Museu Escolar dos Marrazes, o Museu Etnográfico de Monte Redondo e o Museu Etnográfico do Freixial. 

O programa completo e as informações sobre cada atividade podem ser consultados em www.visiteleiria.pt/festa-dos-museus/.

S. PEDRO DO SUL | CONTAS DE 2018 APROVADAS PELOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS


Resultado de imagem para S. PEDRO DO SUL
Os órgãos municipais aprovaram, no passado mês de abril, os documentos de prestação de contas relativas ao exercício de 2018.

Nas contas de 2018, aprovadas na Assembleia Municipal sem votos contra, destaca-se a elevada execução orçamental alcançada, com uma receita total cobrada superior a 21 milhões de euros, que corresponde a 86% dos valores previstos, demonstrando o reduzido montante de encargos assumidos e não pagos no final do exercício.

As contas evidenciam o elevado rigor e prudência impostos pelo executivo municipal, e o cumprimento da legislação em vigor em matéria financeira, com especial destaque para a Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso, mantendo-se ao longo do ano a ausência de pagamentos em atraso e a consolidação do saldo positivo de fundos disponíveis, constatando-se igualmente o cumprimento, com grande margem, dos limites da dívida municipal.

Verificou-se em 2018 a manutenção do esforço de acompanhamento do equilíbrio financeiro, já registado nos últimos anos, que permitiu a redução dos níveis de endividamento em cerca de 2,5%, situando-se a dívida total no final do exercício em 6,5 milhões de euros.

Chuva de meteoros acontece neste domingo (5); saiba como observar



Registro da Eta Aquarídeos em 2013 (Foto: David Kingham / Flickr)

Por Wagner Wakka| 03 de Maio de 2019 às 16h14

O cometa Halley deve demorar ainda um bom tempo para passar novamente perto da Terra — sua próxima passagem acontecerá somente em 2062. Contudo, é possível ver rastros dele pelo menos duas vezes por ano, no fenômeno que é chamado de chuva de meteoros. Uma delas (a chamada Eta Aquarídeos) acontece agora, no próximo final de semana (5), quando que a Terra vai passará perto do trajeto pelo qual o Halley passou, deixando seus detritos pelo caminho. Com isso, no final de semana poderemos ver mais uma chuva de meteoros no céu — e se você quer observar o fenômeno, a gente explica como.

O que é?


O efeito chamado de chuva de meteoros acontece quando há um aumento de partículas espaciais entrando na atmosfera terrestre. Quando um corpo celeste entra em contato com os gases atmosféricos, sua queima cria uma luz no céu, o que popularmente chamamos de estrela cadente. Já quando isso acontece com vários corpos de uma só vez, com várias "estrelas cadentes" surgindo no céu noturno em sequência, chamamos o fenômeno de chuva de meteoros.

E a chuva Eta Aquarídeos é resultante do cometa Halley, sendo visível anualmente entre os dias 19 de abril e 28 de maio, com a atividade máxima ocorrendo tipicamente nos primeiros dias de meio. Nesses dias mais intensos, podem ser observados até 20 meteoros por hora no hemisfério norte e até 40 meteoros por hora no hemisfério sul.


A boa notícia é que não é preciso nenhum tipo de equipamento especial para ver o fenômeno. Na madrugada entre os dias 4 e 5, caso faça um tempo bom, sem muitas nuvens no céu, basta ir para um lugar escuro (preferencialmente afastado das luzes da cidade), mas que também seja seguro para observar o céu, claro.

O pico de eventos vai acontecer entre 2h e 2h30 da manhã de domingo. Para identificar a posição correta de observação (que é a região da constelação de Aquário), vale usar um aplicativo de observação do céu — existem vários do tipo para Android e iOS, como o Carta Celeste (Star Chart), por exemplo. Nele, procure por Eta Aquáridas ou pela constelação de Aquário e olhe para esta região no céu. Entretanto, se você não pode contar com esta ferramenta, a dica é olhar para o leste, onde pode haver mais chances de observar algum meteoro.

Especialistas esperam entre 30 e 40 meteoros por hora. Ou seja, em configurações ideais, pode ser muito fácil observar pelo menos um deles brilhando no céu.


Fonte: canaltech