sábado, 2 de janeiro de 2016

O POLÍCIA QUE ACALMOU O PIOR BAIRRO DE AVEIRO


Conhece as histórias do Bairro de Santiago, em Aveiro, quase de cor. Alberto Gomes, o único polícia de bairro, patrulha a zona mais problemática da cidade há um ano e considera-se "quase um residente". Os moradores agradecem e os conflitos diminuíram.
foto Ricardo Estudante/Global Imagens
"Bom dia, Ti Gomes. Vá, dê cá um beijo!". Madalena, residente do Bairro de Santiago, é a primeira de muitas pessoas que, logo de manhã, abordam Alberto Gomes, o agente da PSP de Aveiro destacado, há cerca de um ano, para o Bairro de Santiago. É o primeiro e único polícia do género em Aveiro.

O local é considerado o mais problemático da cidade, mas Alberto Gomes patrulha as ruas com perícia, sem medo, e tenta estar ao corrente dos problemas dos residentes. Muitos já o vêem como um amigo. "Gosto muito do senhor Gomes", frisa Madalena.

SALOMÉ FILIPE | JN 

Manuel Saraiva
30.01.2012/02:13
O Bairro de Santiago, quando comparado com os verdadeiros bairros sociais/ghetos de Lisboa ou Porto é um Barro "chique", civilizado, e bem integrado. Os problemas de segurança que o afectam são facilmente controláveis e as pessoas que lá moram são sobretudo trabalhadores de baixos recursos. Santiago não é um gheto de minorias étnicas, felizmente. É um bairro pobre, de gente humilde, que está longe do que é um bairro social urbano em termos de crime e insegurança, apesar de os apresentar. 

É preciso mais intervenção policial mas sobretudo social para impedir que se torne no típico bairro incontrolável que pontua a malha urbana das nossas cidades. A localização privilegiada na cidade permite alguma integração social.

O PLANO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO


1. Deus deseja que todo homem tenha vida eterna e abundante.

A Bíblia diz: Eu (Jesus) vim para que tenhais vida, e vida em abundancia. (João10,10)
Para que tivessemos vida um sacrifício tinha que ser feito.Deus escolheu entregar o seu melhor por nós.
E Deus amou o mundo, que enviou seu filho Jesus Cristo, para que todo aquele que Nele crer, não pereça, mais tenha vida eterna.(Jo 3,16)

2. Reconheça que você está separado de Deus pelo pecado.

(Is 59,2) Os nossos pecados fazem separação entre nós e Deus.
(Rom3,23) Todos pecaram e separados estão da Glória ( presença) de Deus.
(Rom6, 23) O Salário do pecado é a morte, mais o dom de Deus é a vida eterna através de seu filho, Jesus.

3. Acredite que Deus providenciou a solução para separação entre Ele e o homem.

Jesus Cristo é o Unico caminho para a salvação. Foi Ele quem morreu na cruz e também ressucitou entre os mortos, para a redenção e todo aquele que Nele crer. Ele é a ponte que nos liga a Deus.
(Rom5,8) E Deus provou o seu amor para conosco que Cristo morreu sendo nós ainda pecadores.
(I Tm 1,5) Existe um só Deus e um só mediador. Jesus Cristo.
(Jo 14,6) E disse Jesus: Eu sou o Caminho a verdade e a vida. Nenhum homem chegará ao Pai se não for por mim.

4. Ore e receba Jesus como teu suficiente Salvador.

Se com a tua boca confessares Jesus Cristo como teu salvador e em teu coração creres que Deus o ressucitou dos mortos, serás salvo. ( Rom 10,9).

1. Você reconhece que precisa de perdão para os teus pecados?
2. Você está disposto a re arrepender e vivar as costas para eles?
3. Você está disposto a receber Jesus Cristo como teu Senhor e Salvador agora?

5. Você está a um passo da salvação. Quem salva é Jesus!

Ore com fé e receba o perdão dos seus pecados e o presente da vida eterna. Essa será a oração mais importante que você já fez em sua vida. Você pode simplesmente repetir está oração em alta voz:

"Senhor Jesus, Eu creio que tu és o Filho de Deus. Creio viestes a terra para morrer na cruz e derramar seu sangue precioso por mim, para minha salvação. Eu creio que ressucitastes dos mortos vencendo assim a morte. Senhor Jesus, eu confesso que sou um pecador e necessito do teu perdão. Perdoa todos os meus pecados. Me limpe com o teu sangue. Eu te dou a minha vida. Eu te recebo agora como meu Unico e suficiente salvador. Escreve o meu nome no livro da vida. Sou Teu para sempre. Te seguirei todos os dias enquanto aqui eu viver. Não perteço a esse mundo, nasci denovo para ti. Obrigado por conquistar na cruz, a minha salvação, me dando assim a vida eterna. Em nome de Jesus, Amém."

Fazendo esta simples oração, confessando os teus pecados, Deus te deu o direito de passar de Criatura de Deus e se tornar seu Filho.

A Biblia diz que: Todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.
(Jo1, 12).

Seja bem vindo a família de Deus. Saiba, Jesus foi preparar lugar para com Ele estarmos para sempre e Ele voltará para nos buscar. Guarde firme a sua fé. Grande será sua recompensa no reino de Jesus.
Aconselho-te que busques uma igreja evangelica para que aprenda mais sobre Jesus.
Lembre-se sempre: Foi Jesus quem morreu e também ressucitou por você. Olhe sempre para Ele.



Pra. Thaís Itaborahy

COMUNICADO nº. 01/2015 da Plataforma Nacional Independente dos Dadores de Sangue e Medula Óssea



A Plataforma Nacional Independente dos Dadores de Sangue e Medula Óssea, vem repudiar as declarações divulgadas na reportagem inserida no Correio da Manhã no dia 19 -12-2015 pelo Presidente da F.A.S - Federação das Associações de Dadores de Sangue de Portugal, no referente á reposição das Taxas Moderadoras aos Dadores de Sangue.
Ao fazer essas declarações, demonstra que não tem qualquer conhecimento sobre a temática do sangue e muito menos ainda no referente á isenção das Taxas Moderadoras, sendo assim indigno de exercer as funções para que foi eleito, portanto deveria apresentar a sua demissão.
A isenção das Taxas Moderadoras não pode ser considerado um pagamento aos dadores por doarem sangue, mas sim o reconhecimento público de vários Governos, é sim um incentivo para que cada vez haja mais dádivas e nunca um meio de pagamento ou contrapartida.
Quem faz uma leitura dessas não pode estar do lado dos dadores, logo deve em consciência sair de cena porque defende outros interesses subterrâneos.
Ao pronunciar tais declarações este dirigente demonstra que não soube ou não quis saber que no Governo anterior a quebra nas doações devem-se á notória falta de respeito que esse mesmo Governo demonstrou para com os Dadores de Sangue, porque ao retirar parte desses incentivos, ao objectivar os Dadores de terroristas do sangue e sindicalistas, todo o género de tropelias que fizeram, este mesmo dirigente nunca surgiu publicamente a defender pelo menos os Dadores que o elegeram, aliás nenhuma das duas federações defenderam os Dadores de Sangue, mas sim desmarcaram-se sempre da luta pela Dignificação do Dador, única maneira de justificarem os chorudos (montantes) subsídios atribuídos pelo IPST para os desbaratarem em Turismo Gastronómico e passeatas dentro e fora do País.
Os dinheiros públicos, dos contribuintes não podem continuar a ser "queimados" desta forma. Haja respeito por quem paga para ser solidário: os dadores de sangue.
Este dirigente fala em bicos dos pés do que não conhece, e da causa que motivou á quebra das dádivas, sim porque este dirigente é apenas de gabinete, e nunca esteve ou está no terreno, não ouve as reclamações dos Dadores não os contempla olhos nos olhos como nós e muitos outros dirigentes que disponibilizamos a nossa cara, os nossos ouvidos, as confidencias de quem se desloca quilómetros á sua custa para ser solidário a pensar nos que mais necessitam do nosso gesto solidário.
Esta Plataforma vai encetar diligencias, tantas quantas forem consideradas necessárias para acabar com a atribuição dos subsídios ás federações pelo IPST, pois na nossa opinião devem ser as suas federadas a custear os seus gastos e nunca os dinheiros públicos como vem acontecendo há anos a esta parte.
.A pergunta que se impõe publicamente é a seguinte: O que é que uma federação faz, que a outra não faz em prol da causa da dádiva e por sua vez em prol dos dadores de sangue?
Com certeza que, as suas federadas lhes pediriam explicações reais sobre os gastos das suas contribuições. Assim, como não acontece, é gastar á tripa forra, todas as justificações são válidas porque os apoios são atribuídos por outra entidade cujo orçamento anual faz parte integrante do Orçamento do Estado
Com as declarações constantes no Correio da Manhã, no pretérito dia 19 do corrente, e que motivaram á distribuição do presente comunicado, ficou demonstrado a inutilidade da existência destas federações que são o principal problema, e, nunca a solução para a desunião existente no associativismo da dádiva de sangue.
É tempo das Associações e Dadores federados nessas instituições, mostrarem que os Dadores de Sangue são dignos do mais profundo respeito, e nunca suporte para todas as tropelias a que têm sido sujeitos. BASTA.
É tempo de elevar a voz da indignação em uníssono e dizer BASTA.
Esta Plataforma está a dar os passos certos para que isso aconteça, nesse sentido apelamos ao Senhor Ministro da Saúde para que intervenha quanto antes.
Face ao exposto, esta Plataforma repudia enérgica e publicamente todas as declarações negativas feitas nas costas dos Dadores de Sangue.
É tempo de acabar com essas federações que nunca fizeram nada pelos Dadores de Sangue, mas sim alimentaram as suas quezílias.
Estas federações sempre estiveram e estão contra o Estatuto do Dador, portanto contra os Dadores de Sangue. Logo quem não é por eles é contra eles.
É tempo dos Dadores de Sangue repudiarem esta gente que só se tem servido deles para atingirem os seus fins pessoais e nunca os dos Dadores.
Os dadores necessitam de dirigentes sérios, com autoridade moral para se imporem na defesa da sua dignidade humana no verdadeiro sentido da palavra, nunca de oportunistas da verdade engravatada.

Viana do Castelo ao 21 de Dezembro de 2015
P” Comissão Instaladora

José Passos


Estas declarações são de todo lamentáveis, com agravante de serem da autoria de um dirigente federativo, com responsabilidades acrescidas. Por esta atitude e por outras fica-se a saber como os dadores têm sido representados. Impõe-se uma observação: para que serve uma federação de dadores de sangue, afinal?

Hora de Fecho: Como cumprir (mesmo) as resoluções de ano novo

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
2015-2016 
Com a chegada de 2016, reunimos vários conselhos para que cumpra todos os objetivos de uma nova etapa. Saiba como pode deixar de fumar, emagrecer, mudar de alimentação e até lançar um negócio próprio.
POLÉMICA 
O livro escrito por Hitler acaba de ser reeditado em Portugal e entrou no domínio público a 1 de janeiro de 2016. Que veneno resta nele, 90 anos depois de publicado? José Carlos Fernandes responde.
PRESIDENCIAIS 2016 
Arrancou a primeira ronda de debates presidenciais. Nóvoa e Marisa abriram as hostilidades, Marcelo fechou a noite frente a Tino de Rans, Jorge Sequeira e Cândido Ferreira - que abandonou o estúdio.
NOVO GOVERNO 
Num artigo de opinião, Costa elenca as medidas já aprovadas, destacando a supressão ou redução da sobretaxa do IRS, e afirma que o Orçamento vai mostrar que "é possível reverter o empobrecimento".
SPORTING-FC PORTO 
Ao fim de 68 jornadas, Lopetegui lidera o campeonato. Jesus conseguiu o seu melhor arranque de sempre. Ambos estão com mais pontos que na época passada e vão reecontrar-se depois da picardia.
ESTADOS UNIDOS 
Os céus de Pasadena, na Califórnia, encheram-se de mensagens anti-Trump, durante o desfile de Ano Novo. A CBS já revelou que foi um milionário promotor imobiliário de Alabama que financiou a operação.
ELEIÇÕES ESPANHA 2015 
Perante o impasse, com o PSOE preso entre viabilizar um governo de Rajoy ou negociar à sua esquerda, até com separatistas, barões socialistas já preveem novas eleições e querem Susana Díaz como líder.
TURQUIA 
Não é novidade que Erdogan quer que a Turquia se transforme num sistema presidencialista. Novidade é o exemplo que escolheu para reforçar a sua tese. Agora, diz que as suas palavras foram distorcidas.
TERRORISMO 
Ano Novo, as mesmas notícias. Num só dia, 47 pessoas condenadas por "terrorismo" foram executadas em 12 cidades diferentes da Arábia Saudita.
PORTO 
A Câmara do Porto vai voltar a tentar vender, em hasta pública, no próximo dia 18, as duas frações da Casa Manoel de Oliveira, na Foz do Douro, por pelo menos 1,58 milhões de euros.
ENSINO ARTÍSTICO 
Visto que a maioria dos professores do ensino artístico "ainda não recebeu os salários em atraso", a Fenprof decidiu manter a greve do mês de janeiro para justificar eventuais faltas ao serviço.
Opinião

João Marques de Almeida
Catarina Martins será a maior defensora do governo do PS e tudo fará para que se cumpra toda a legislatura. Sabe que Costa só irá a votos quando estiver convencido que reduzira o BE aos 5%.

André Azevedo Alves
Mais do que saber quem será o próximo líder, importa que o CDS discuta ideias e políticas e reflicta sobre a sua razão de ser no sistema político-partidário português.

Manuel Villaverde Cabral
Passou-se do condicionamento e do proteccionismo à apropriação dos bancos pelos governos e vice-versa, sem qualquer freio aos cruzamentos entre os buracos desse queijo Gruyère que é a banca portuguesa

Rui Ramos
O processo pelo qual a nossa banca se vai tornar espanhola não começou agora. Começou em 1975, quando o MFA decidiu destruir os grupos financeiros nacionais.

Miguel Tamen
Em 2015, em Portugal, surgiu esta ideia: as acções a que chamamos politicamente legítimas não são bem legítimas; e as acções a que chamamos moralmente legítimas são sempre legítimas.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Empresas em layoff estão a optar cada vez mais por reduzir horários de trabalho

Dos 1171 trabalhadores que estavam em situação de layoff no final de Novembro, 81% estavam por redução de horário, a percentagem mais elevada desde que os dados são divulgados.

As empresas em crise que aderiram ao layoff estão a optar cada vez mais por reduzir o tempo de trabalho dos seus funcionários, em vez de suspenderem temporariamente os seus contratos. A conclusão é retirada da análise às estatísticas da Segurança Social que, em Novembro, dão conta de 1171 trabalhadores afectados por layoff, a maioria dos quais, 81%, viram o seu horário reduzir-se. Trata-se da percentagem mais elevada desde que os dados são divulgados.
layoff é um mecanismo previsto no Código do Trabalho para as empresas em situação económica difícil ou afectadas por catástrofes e que podem reduzir temporariamente os horários de trabalho ou suspender os contratos com os trabalhadores por um determinado período de tempo, desde que provem que essas medidas são indispensáveis para assegurar a viabilidade da empresa e manter os postos de trabalho.
Dos 1171 trabalhadores que estavam em situação de layoff no final de Novembro, 948 viram o seu horário reduzido e 223 os contratos suspensos.
A tendência para as empresas enveredarem mais pela redução de horários, para fazerem face a dificuldades conjunturais, iniciou-se em Setembro de 2014 e manteve-se nos meses seguintes, tendo sido particularmente visível em Outubro passado, quando 78,8% dos trabalhadores tiveram cortes nas horas de trabalho, o que já representava um recorde. Em Novembro, esta percentagem subiu para os 81%.
O número total de pessoas abrangidas pelos dois mecanismos aumentou 33% face a 2014 e 46% em relação a Outubro. Contudo, o número de empresas a accionar o layoff (82 empresas) apenas registou uma subida de 2,4% no último ano e de 9,3% em relação ao mês anterior.
A explicação para este aumento desfasado entre o número de pessoas afectadas e o número de empresas pode ter que ver com a dimensão das próprias empresas. Os dados divulgados mostram grandes oscilações ao longo dos meses que, segundo a secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, “têm que ver com as empresas em causa”. “[Os dados] não nos permitem tirar grandes conclusões sobre o recurso ao layoff, porque basta uma empresa ser de maior dimensão para o número de trabalhadores aumentar substancialmente [ou vice-versa]”, diz.
Na primeira metade de 2015, a Segurança Social registou em média cerca de 1500 trabalhadores em layoff por mês. Nos meses de Verão, esse número reduziu-se para metade, tendo aumentado de novo em Outubro e Novembro.
Olhando para trás, o recurso ao layoff aumentou substancialmente ao longo de todo o ano de 2009, quando se atingiram valores médios mensais de 4900 trabalhadores afectados por este mecanismo, coincidindo com a recessão da economia. Nos anos seguintes, o número de pessoas afectadas reduziu-se significativamente; para voltar a aumentar para valores acima dos 3000 no final de 2012 e nos dois primeiros meses de 2013.
layoff pode durar seis meses, renovados por igual período, bastando para isso que a empresa comunique a sua intenção aos trabalhadores. Durante esse período, os trabalhadores têm direito a receber dois terços do seu salário, tendo como limite mínimo 505 euros (o salário mínimo nacional) e máximo 1515 euros (três vezes o salário mínimo). Esta compensação retributiva é paga pelo empregador, mas a Segurança Social comparticipa 70% do valor, além de também comparticipar a formação dos trabalhadores afectados pelas reduções ou suspensões de contratos.
Em troca, as empresas têm de cumprir algumas obrigações. Durante a suspensão dos contratos ou a redução do tempo de trabalho, assim como nos 30 (em caso de suspensão de contrato) ou 60 dias (em caso de redução do tempo de trabalho) a seguir à aplicação do regime, a empresa não pode despedir os trabalhadores afectados. Ficam também impedidas de distribuir lucros ou aumentar a remuneração dos corpos sociais.

TARANTINO PROCESSADO EM 100 MILHÕES POR PLÁGIO


 
Entre os maiores sucessos de Tarantino contam-se os icónicos Reservoir Dogs, Pulp Fiction, Kill Bill e, mais recentemente, Inglourious Basterds.
Entre os maiores sucessos de Tarantino contam-se os icónicos Reservoir Dogs (1992), Pulp Fiction (1994), Kill Bill (2003) e Inglourious Basterds (2009).
Os escritores Oscar Colvin Jr. e Torrance J. Colvin abriram um processo contra Quentin Tarantino e contra as companhias The Weinstein Company e Columbia Pictures. Em causa está o filme “Django Libertado”, de 2012.
Os queixosos, que pedem mais de 100 milhões de dólares, alegam que o realizador americanoQuentin Tarantino, que há poucos dias recebeu uma estrela no Passeio da Fama em Hollywood, roubou a ideia do argumento de “Freedom”, escrito pelos mesmos.
The Wrap teve acesso ao processo apresentado por Oscar Colvin Jr. e Torrance J. Colvin, que foi entregue num tribunal de Washington no passado dia 24.
“Antes de Django Freeman, existiu um escravo que fugiu chamado Jackson Freeman que queria comprar a liberdade da família, que pertencia a um malévolo dono de uma plantação”, pode ler-se nos documentos.
Os escritores acusam Quentin Tarantino de ser “um ladrão confesso”, relembrando uma afirmação que o cineasta fez no passado: “Eu roubo de todos os filmes feitos”.
Recorde-se que “Django Libertado” é uma homenagem ao filme “Django, de 1966, cujos direitos foram comprados pelo realizador. A longa-metragem rendeu um lucro de 425 milhões de dólares em todo o mundo, sendo o maior sucesso de bilheteira de Tarantino.
Para já, nem os estúdios nem o realizador se pronunciaram sobre o assunto.
Entre os maiores sucessos de Tarantino contam-se os icónicos Reservoir Dogs (1992), Pulp Fiction(1994), Kill Bill (2003) e Inglourious Basterds (2009).

O PÓLO NORTE ESTÁ 30 GRAUS MAIS QUENTE E A CULPA É DO EL NIÑO


 
É um tempo de Verão em pleno Dezembro e a culpa é do El Niño. As temperaturas estão mais altas do que é costume, em pleno Inverno, em vários países do mundo e até o Pólo Norte está a “derreter”.
Inundações na América do Sul, tornados nos EUA, cheias em Inglaterra e falta de neve para atrair turistas na Suíça, fruto das temperaturas inesperadamente quentes para um Inverno europeu. Eis alguns dos efeitos que o fenómeno meteorológico El Niño está a provocar em todo o mundo.
Portugal também já esteve sob alerta e no Pólo Norte as temperaturas estão superiores em 30 graus àquilo que é normal nesta época do ano, rondando entre os 0 e os 2° centígrados negativos.
Cientistas do Observatório Ambiental do Pólo Norte adiantaram que as temperaturas na zona aumentaram subitamente de segunda para quarta-feira, passando dos 37 graus negativos para os 8 negativos.
É caso para dizer que o Pólo Norte está a ponto de derreter por culpa do El Niño mais forte dos últimos 15 anos, segundo já foi apontado.
No Canadá, no dia 24 de Dezembro, as temperaturas registaram cerca de 15 graus quando é habitual estarem nos 10 graus negativos.
Dados que se verificam um pouco por todo o continente – a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) anunciou este mês que, em Novembro de 2015, se registaram as temperaturas médias mais altas de sempre, desde que estes dados são registados, ou seja, em 136 anos.
Reflexos do aquecimento climático que, conjugado com o El Niño, está a confundir as estações e que deve deixar a humanidade preocupada.
SV, ZAP

INVESTIGADORES PORTUGUESES DESCOBREM ANTÍDOTO PARA O “CHAPÉU DA MORTE”


 
Amanita phalloides, o "chapéu da morte"
Amanita phalloides, o “chapéu da morte”
Um estudo desenvolvido por investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto resultou na descoberta de um antídoto para cogumelos venenosos, responsáveis por 90 a 95% das mortes que resultam da ingestão de cogumelos silvestres.
Recorrendo a ferramentas modernas de simulação em computador, complementadas com estudos em animais de laboratório, a equipa da FFUP conseguiu descobrir um antibiótico – a polimixina B – eficaz nas intoxicações por cogumelos da espécie Amanita phalloides, também conhecida como “chapéu da morte”.
Para Félix Dias Carvalho, Professor Catedrático da FFUP e orientador do estudo, a importância da descoberta deve-se à urgência de “combater as toxinas presentes nestes cogumelos, denominadas de amatoxinas, que afetam diretamente o fígado e rins das pessoas intoxicadas”.
O estudo, que teve como primeiro autor a investigadora Juliana Garcia, foi publicado na conceituada revista de toxicologia Archives of Toxicology.
A espécie de cogumelos estudada é abundante em Portugal e tem sido responsável pela grande maioria – 90 a 95% – das mortes por ingestão de cogumelos, “para os quais até agora não existia antídoto eficaz”, explica o investigador.
Os investigadores da U.Porto acreditam que a descoberta será aplicada na clínica dentro de muito pouco tempo.
A polimixina B já se encontra disponível nas farmácias dos hospitais, podendo ser colmatada rapidamente a falta de alternativas eficazes numa intoxicação com elevada mortalidade e morbilidade”, aponta a investigadora Vera Costa, também envolvida no estudo.

MORREU NATALIE COLE


 

Natalie Cole, filha de Nat 'King' Cole
Natalie Cole, filha de Nat ‘King’ Cole
Natalie Cole, filha de Nat “King” Cole e vencedora de vários prémios Grammy, morreu esta quinta-feira, aos 65 anos, num hospital de Los Angeles.
De acordo com o TMZ, a cantora, que sofria de hepatite C, terá sido vítima de insuficiência cardíaca.
Natalie Cole, que fez em 2009 um transplante de rim, cancelou recentemente os espectáculos que tinha agendados para o final de dezembro.
“Com tristeza informamos que a nossa mãe e irmã faleceu. Natalie lutou de forma valente e morreu como viveu: com dignidade, força e honra”, afirma uma comunicado divulgado pela família da artista, que casou três vezes e deixa um filho.
A lendária cantora, filha de uma ainda maior lenda, construiu uma carreira por mérito próprio, e venceu nove prémios Grammy.
O seu álbum “Unforgettable… With Love” vendeu 14 milhões de cópias. O disco era composto por versões de alguns dos temas mais icónicos do seu pai, o “rei” do jazz, Nat “King” Cole.
“Unforgettable”, que dá título ao álbum, é um dueto virtual em que Natalie canta com a voz do pai, que morreu de cancro do pulmão em 1965. http://zap.aeiou.pt/morreu-natalie-cole-95745
ZAP / Move

IRÃO AMEAÇA ARÁBIA SAUDITA APÓS EXECUÇÃO DE LÍDER XIITA


 
Free Sheikh Nimr Baqir Al-Nimr / Facebook
Nimr Baqir Al-Nimr
Nimr Baqir Al-Nimr
A Arábia Saudita executou 47 pessoas condenadas por terrorismo, entre elas o dignitário xiita Nimr Baqir al-Nimr, figura da contestação contra o regime saudita.
Um comunicado do Ministério do Interior saudita publicado este sábado diz que os executados tinham sido condenados por terem adotado a ideologia radical “takfiri”, juntando-se a “organizações terroristas” e implementando várias “parcelas criminosas”.
A lista também inclui sunitas condenados por envolvimento em ataques reivindicados pela Al-Qaeda em 2003 e 2004 e que mataram sauditas e estrangeiros. Na lista encontra-se um egípcio e um chadiano, sendo os restantes sauditas.
O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Ansari Jaber, afirmou hoje que a Arábia Saudita vai pagar um “preço elevado” pela execução do dignitário religioso xiita Nimr Bager al-Nimr.
“O governo saudita apoia, por um lado, os movimentos terroristas e extremistas e, ao mesmo tempo, utiliza a linguagem da repressão e da pena de morte contra os seus opositores internos. O governovai pagar um preço elevado por estas políticas“, afirmou Ansari Jaber, citado pela agência de notícias iraniana Irna.
O dignitário religioso xiita Nimr Bager al-Nimr, crítico do regime saudita, foi condenado à morte em outubro de 2014 por rebelião, desobediência ao soberano e porte de armas.
O dirigente religioso esteve na liderança dos protestos da população xiita em 2011 e 2012 no leste da Arábia Saudita, onde são maioritários, num país em que predomina o islamismo sunita, praticado por 85% dos 30 milhões de habitantes.
Estas foram as primeiras execuções de 2016 na Arábia Saudita, um país ultraconservador que executou 153 pessoas em 2015, segundo uma contagem realizada pela agência France Presse (AFP) com base em números oficiais.

MÉDICOS A GANHAR 1.000 EUROS POR URGÊNCIA POR CAUSA DA FALTA DE RECURSOS


 
A falta de médicos nas urgências de vários hospitais está a aumentar de forma flagrante os preços pagos por algumas unidades para atrair profissionais para estes serviços.
Diário de Notícias reporta que há hospitais a aumentarem os pagamentos à hora de tal forma que os valores a receber chegam aos mil euros por um turno de 24 horas.
Uma forma de conseguir preencher as escalas de urgência que se debatem com a falta de médicos disponíveis.
O jornal cita, nomeadamente, os casos de hospitais de Lisboa e de Coimbra que estarão até “a tentar contratar médicos de família, que há anos estão dispensados deste serviço”, e onde os pagamentos chegarão “a ser o triplo do habitual”.
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, já assumiu que algumas unidades hospitalares “estão a atingir os máximos da sua capacidade de resposta“.
Uma declaração que surge no rescaldo da morte de um jovem de 29 anos no Hospital de S. José, em Lisboa, por não haver neurocirurgiões especializados para o operarem durante o fim-de-semana. A circunstância foi motivada pelas divergências quanto aos valores a pagar pelos serviços prestados pelos médicos.
ZAP

O poder legislativo não é omnipotente


O poder legislativo não é omnipotente. A função de legislar não é absoluta. O legislador não cria Direito. Este existe antes e por cima das regras que formam o Direito Positivo. Aquele está contido em princípios gerais de Moral, Justiça, de Equidade, princípios que constituem "normas" a que deve obedecer o legislador. Uma destas "normas" é o velho preceito: “Não matarás!”
Qual é a função de legislar em matéria penal? Tomar aquilo que é injusto, imoral e traduzi-lo em tipos de delitos. Assim a anti-juridicidade, como elemento de um delito que é o contrário do Direito, deriva de "normas" que são a essência cultural de um país. Assim, se o legislador coloca nas suas leis penais princípios que sejam contrários às normas da cultura, de moral, de justiça, extravasa o seu poder e o seu acto constitui um abuso legislativo.
Por isto a pena de morte quando admitida é um abuso do legislador.


José Troconis “A denominada pena de morte”

O PODER DA VONTADE

Querer é poder! O poder da vontade é ilimitado. O homem, consciente de si mesmo, de seus recursos latentes, sente crescerem suas forças na razão dos esforços. Sabe que tudo o que de bem e bom desejar há de, mais cedo ou mais tarde, realizar-se inevitavelmente, ou na actualidade ou na série das suas existências, quando seu pensamento se puser de acordo com a Lei divina. E é nisso que se verifica a palavra celeste: “A fé transporta montanhas.”

Não é consolador e belo poder dizer: “Sou uma inteligência e uma vontade livres; a mim mesmo me fiz, inconscientemente, através das idades; edifiquei lentamente minha individualidade e liberdade e agora conheço a grandeza e a força que há em mim. Amparar-me-ei nelas; não deixarei que uma simples dúvida as empane por um instante sequer e, fazendo uso delas com o auxílio de Deus e de meus irmãos do espaço, elevar-me-ei acima de todas as dificuldades; vencerei o mal em mim; desapegar-me- ei de tudo o que me acorrenta às coisas grosseiras para levantar o vôo para os mundos felizes!”

Vejo claramente o caminho que se desenrola e que tenho de percorrer. Esse caminho atravessa a extensão ilimitada e não tem fim; mas, para guiar-me na estrada infinita, tenho um guia seguro – a compreensão da lei de vida, progresso e amor que rege todas as coisas; aprendi a conhecer-me, a crer em mim e em Deus. Possuo, pois, a chave de toda elevação e, na vida imensa que tenho diante de mim, conservar-me-ei firme, inabalável na vontade de enobrecer-me e elevar-me, cada vez mais; atrairei, com o auxílio de minha inteligência, que é filha de Deus, todas as riquezas morais e participarei de todas as maravilhas do Cosmo.

Minha vontade chama-me: “Para frente, sempre para frente, cada vez mais conhecimento, mais vida, vida divina!” E com ela conquistarei a plenitude da existência, construirei para mim uma personalidade melhor, mais radiosa e amante. Saí para sempre do estado inferior do ser ignorante, inconsciente de seu valor e poder; afirmo-me na independência e dignidade de minha consciência e estendo a mão a todos os meus irmãos, dizendo- lhes:

Despertai de vosso pesado sono; rasgai o véu material que vos envolve, aprendei a conhecer-vos, a conhecer as potências de vossa alma e a utilizá-las. Todas as vozes da Natureza, todas as vozes do espaço vos bradam: “Levantai-vos e marchai! Apressai- vos para a conquista de vossos destinos!”

A todos vós que vergais ao peso da vida, que, julgando-vos sós e fracos, vos entregais à tristeza, ao desespero, ou que aspirais ao nada, venho dizer: “O nada não existe; a morte é um novo nascimento, um encaminhar para novas tarefas, novos trabalhos, novas colheitas; a vida é uma comunhão universal e eterna que liga Deus a todos os seus filhos.”

A vós todos, que vos credes gastos pelos sofrimentos e decepções, pobres seres aflitos, corações que o vento áspero das provações secou; Espíritos esmagados, dilacerados pela roda de ferro da adversidade, venho dizer-vos:
“Não há alma que não possa renascer, fazendo brotar novas florescências. Basta-vos querer para sentirdes o despertar em vós de forças desconhecidas. Crede em vós, em vosso rejuvenescimento em novas vidas; crede em vossos destinos imortais. Crede em Deus, Sol dos sóis, foco imenso, do qual brilha em vós uma centelha, que se pode converter em chama ardente e generosa!

“Sabei que todo homem pode ser bom e feliz; para vir a sê-lo basta que o queira com energia e constância. A concepção mental do ser, elaborada na obscuridade das existências dolorosas, preparada pela vagarosa evolução das idades, expandir-se-á à luz das vidas superiores e todos conquistarão a magnífica individualidade que lhes está reservada.

“Dirigi incessantemente vosso pensamento para esta verdade: podeis vir a ser o que quiserdes. E sabei querer ser cada vez maiores e melhores. Tal é a noção do progresso eterno e o meio de realizá-lo; tal é o segredo da força mental, da qua emanam todas as forças magnéticas e físicas. Quando tiverdes conquistado esse domínio sobre vós mesmos, não mais tereis que temer os retardamentos nem as quedas, nem as doenças, nem a morte; tereis feito de vosso “eu” inferior e frágil uma alta e poderosa individualidade!”

Léon Denis

Por Marco Aurélio Rocha 

O PODER DA PALAVRA

Quantas vezes as pessoas falam coisas erradas, e escolhem os piores momentos possíveis. E quantos comentários maledicentes conseguem destruir a reputação de pessoas boas e inocentes, e quando nos damos conta já é tarde demais?
Não só a língua pode ser usada como arma, mas os ouvidos também, uma vez que muitas vezes as pessoas se deixam levar por comentários menos favoráveis.

Não é que seja errado ver o mal quando ele existe, e alertar as pessoas. Não. O que é errada é a forma como isso é feita. Afinal, basta as vezes uma palavra ferina pra destruir anos de bom relacionamento.

Se você Não tem nada de bom a dizer sobre uma pessoa, tome uma atitude inteligente: NÃO DIGA NADA.

Mas se você precisar fazer um alerta sobre a conduta imprópria de determinada pessoa, faça-o com muita classe:

· Certifique-se de que o que pretende dizer É VERDADE
- Certifique-se de que a notícia que vai contar REALMENTE INTERESSA
- Existe um bom motivo para espalhar uma notícia ruim?
- A informação será útil na prática para algumas pessoas?

Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo.
Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras?
- Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade.
Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta e, arremata Sócrates:
-Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas do planeta.


Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.
Muitas pessoas sentem-se realizadas quando abrem a boca para denegrir a imagem de alguém, pois isso lhe faz parecer uma pessoa melhor. São os tipos de pessoas que tem auto-estima sempre em baixa e pra que se sintam melhor precisam sempre denegrir a imagem de alguém que está próximo. Portanto cuidado com fofocas. Geralmente quem faz intriga traz informações deformadas, ou até mesmo falsas, sempre na intenção de prejudicar alguém.

E naturalmente, quem se deixa levar por essas informações falsificas, também são pessoas que precisam de orientação a respeito da vida e dos fatos.

Algumas pessoas armam suas redes de intriga de forma tão perfeita, que só se descobre a verdade muito tempo depois, quando não há mais nada a ser feito, por exemplo, quando a vítima da fofoca falece.

Será que esse tipo de comportamento trás alegria ao coração? Será que quando uma pessoa consegue difamar outra tão sordidamente, consegue colocar a cabeça no travesseiro e dormir?

Será que uma pessoa que precisa sabotar o semelhante pra se sentir realizada consegue ser feliz? Não seria ela uma vítima constante de suas incessantes frustrações? Digo frustrações porque a campanha difamatória é um “trabalho”desgastante e que (Graças a Deus) nem sempre traz os resultados esperados. Desse modo, o caluniador, que não consegue equilibrar sua auto-estima senão as custas do prejuízo moral de outrem, trabalha incessante para ferir seu semelhante, desmerecê-lo perante a sociedade, criando assim, a ilusão que é uma pessoa importante e que está fazendo um “grande bem para humanidade”, caluniando seu próximo. Isso cria uma perniciosa ilusão em sua mente, achando que se o outro vale menos, ele vale mais. É o efeito gangorra: “pra que uma pessoa suba, outra precisa descer”.

O que tais pessoas precisam é de uma luz que as faça perceber que todos nós temos nosso valor, e que tal valor PODE SER NOTADO POR TODOS sem que precisem recorrer a esses intrigas. Se, ao invés de praticar intrigas, tais pessoas escolhessem praticar o bem, o amor ao próximo, se soubessem silenciar quando não tem nada de bom a dizer, se pudessem ajudar seu semelhante a sair do buraco em que caiu, com certeza sua auto-estima melhoraria automaticamente, porque as boas acções nos fazem sentir melhor, já que somos nos transformamos em fonte do bem. É impossível ser bom fazendo coisas ruins. Portanto recorde-se sempre daquele velho ditado que diz: “A palavra vale prata, mas o silêncio vale ouro”.

NÃO JULGUEIS

Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.
E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?

Existe um velho ditado que diz que: aquilo que vemos nas pessoas é o que vemos em nós; ou seja, o outro é nosso espelho. Uma vez que se trata de espelho, nossos olhos não devem deformar aquilo que vê.

Explico-me:
Quando apontamos no semelhante certos defeitos (Não todos), mas alguns defeitos, é por que nós também o possuímos. Senão como poderíamos identificar tão facilmente? E justamente porque não gostamos daquilo que vemos, muitas vezes, passamos a não gostar do portador do defeito.
Da mesma forma tendemos a gostar muito das pessoas que possuem as nossas qualidades, isso gera empatia imediata, porque é fácil identificar quando alguém trás dentro de si coisas boas, especialmente as mesmas coisas boas que nós também possuímos.

Porém, existem aquelas pessoas que não estão preparadas pra admirar o bom e o belo. Por quanto tempo uma pessoa medíocre consegue viver ao lado de uma pessoa boa sem que lhe desperte um sentimento de inferioridade, gerando invejas e ciúmes?

Naturalmente não estou generalizando. Existem pessoas medíocres que se tornaram óptimas pessoas no convívio diário com pessoas boas, pois a energia saudável é contagiosa desde que as pessoas se abram para recebê-las. Isso vem provar que as pessoas podem mudar seu jeito de ser, e quem ontem era uma pessoa má, amanhã poderá se tornar uma pessoa exemplar, basta que ela queira.



Como alguém pode apontar o dedo, mostrando os defeitos do semelhante, quando seu próprio dedo está sujo? Antes de julgarmos o semelhante, seja lá quem for, sempre devemos nos questionar: “será que o defeito que ora aponto, também não o possuo?”; “será que não tenho defeitos piores”? “e se tenho defeitos o que posso fazer para melhorar a mim?”” será que julgando duramente meu semelhante estarei contribuindo para a melhoria do meu carácter?” e assim, cada vez que nos questionarmos estaremos colaborando e muito para nos tornarmos cada vez mais, pessoas melhores, e consequentemente mais queridas e rodeada de amigos e pessoas boas....


PENSAMENTO POSITIVO

Pois em verdade vos digo, se tivésseis a fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha: Transporta-te daí para ali e ela se transportaria, e nada vos seria impossível. (S. MATEUS, cap. XVII, vv. 14 a 20.)

Assim como existem leis que governam a química, a física, a mecânica, etc... existem leis que governam o pensamento que nada mais é a chave de nosso destino. É a partir daquilo que pensamos que construímos nosso futuro.

Pensamentos optimistas geram acontecimentos optimistas.
Pensamentos pessimistas geram acontecimentos pessimistas.

Essa é a imutável lei da atracção.
Você se transforma naquilo que pensa.
“Mas como conseguir transformar pensamentos negativos em pensamentos positivos?”
Forçar a mente a ter pensamentos positivos não funciona, já que ninguém consegue pensar coisas boas nos momentos difíceis; isso sem dizer que a nossa mente não funciona na força bruta. A tendência é que soframos um bloqueio toda vez que forçamos nossa mente a aceitar uma ideia nova.

Então como proceder?

A resposta é Substituição.

É agir como agem as crianças em tenra idade. Não lute contra um pensamento negativo, mas substitua-o por algo positivo e simples como uma flor, um jardim, um dia de sol, uma pessoa agradável, ou mesmo Deus, Jesus, Buda, etc. Não questione. Simplesmente pense em algo positivo. O simples fato de mudar de sintonia fará você se sentir melhor.

É como ligar a TV: se o noticiário da noite nos trás notícias ruins (o que sempre ocorre), e isso nos deixa nervosos, basta que mudemos de canal. Não adianta lutar e reclamar contra o noticiário ruim. Quanto mais lutamos contra coisas ruins, mais elas se fazem presentes. O jeito é esquecer que elas existem. Isso vale pra pessoas também.

Se você se deixar dominar por pensamentos menos optimistas em pouco tempo passará a ter crises de depressão, angústia e a única pessoa que poderá te ajudar será o psiquiatra, pois chega uma hora que a só medicação alivia o sofrimento, gerando, muitas vezes dependência.
Nos momentos em que a angústia tentar te dominar, o melhor quer você tem a fazer é seguir a velha receita do “sair pra espairecer”.

“Mas o problema continua”.

Sim, eu não disse que sair resolve o problema; eu quis dizer que quando uma pessoa saí pra espairecer, ou pra visitar pessoas queridas, ou fazer compras, está na verdade SUBSTITUINDO PENSAMENTOS RUINS POR PENSAMENTOS BONS, ou seja, são pensamentos que vão te ajudar a esquecer o negativismo por algum tempo, o que fará com que sua mente clareie, ajudando muitas vezes a encontrar uma saída.
Daí a importância de não falar de problemas. Quanto mais se fala, mais ele se faz presente.
“E porque ele se faz presente?”
Justamente porque ele está sendo abordado, lembrado, muitas vezes ruminado.
A nossa mente só consegue encontrar soluções BOAS estando bem. E pra que esteja bem, se as coisas não estão bem), a única forma é relaxá-la. Só assim, sua mente será capaz de encontrar respostas criativas pra todo tipo de problema.
O controle do pensamento positivo é mais uma questão de hábito do que de conhecimento. Note-se que existem pessoas singelas que estão sempre de bem com a vida, enquanto outras, transpiram erudição e problemas.
Aquele que se acostumou a achar que tudo sempre dá certo, não tem maiores preocupações; ele simplesmente coloca sua canoa no rio e permite que a correnteza o leve, pois sabe que se canoa virar, terá força suficiente para prosseguir a nado.
Outros entretanto, temem o encontro de pequenas pedras no caminho. E passam sua caminhada olhando sempre para baixo, pois temem encontrar pedras que o farão sucumbir. Enquanto procuram desviar-se das pedras imaginárias, perdem a beleza da viagem.
Por isso que Cristo dizia “Bem-Aventurados os simples de coração”.

Pensamento positivo é hábito.
E hábito se adquire com treino
E treino requer paciência.
Note como os desportistas treinam suas mentes para vencer obstáculos. Uma pessoa comum consegue vencer uma maratona, por mais que tenha vontade? NÃO. Pra isso é preciso TREINO. Condicionamento físico e mental. Se, ambos os condicionamentos estiverem em sintonia dentro de si, o atleta tem altas chances de ser campeão. No entanto se ele desanima frente a um adversário, mesmo que seu preparo físico seja excelente, fatalmente será derrotado.

É a prática que leva à perfeição. Portanto TREINE o pensamento positivo. Seja um atleta tentando vencer a si mesmo.

Treinando o pensamento positivo, você não se sentirá melhor no primeiro minuto, no primeiro dia, nem na primeira semana. E isso fará com que muitas pessoas desanimem. É a PRÁTICA CONSTANTE DO PENSAMENTO POSITIVO QUE DÁ RESULTADOS NO MOMENTO EXACTO, geralmente nos momentos que mais precisamos. E como foi dito acima, a prática consiste em substituir o pensamento negativo pelo positivo maquinalmente, sem questionar a razão.

Essa prática, como tudo na vida exige tempo porque se trata de ajustes que são feitos em sua mente. É como derrubar uma casa antiga pra construir uma nova. Durante a reforma, a confusão impera. Mas só depois de pronta é que percebemos o quanto valeu o sacrifício.

"Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las." - SENECA