quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Dirigido a empresários do concelho de Silves: WORKSHOP “O EMPRESÁRIO DE MPME E A CAPACITAÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE” TEM LUGAR A 15 DE NOVEMBRO

 Um ciclo de formação subordinado ao tema “Capacitação para a Competitividade" terá início no próximo dia 15 de novembro, pelas 21h00, via Zoom, com o 1.º Workshop de sensibilização e trabalho com empresários. A iniciativa realiza-se no âmbito do protocolo assinado entre o Município de Silves e a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), com o objetivo de apoiar os Micro, Pequenos e Médios Empresários (MPME) e desenvolver iniciativas que visem a dinamização do tecido empresarial e económico do território.
 
O workshop, dirigido a empresários do concelho de Silves, tem inscrição gratuita mas obrigatória, devendo a mesma ser efetuada em https://forms.gle/oYNrNjxJpC2f6DgN8
 
Após a inscrição, cada empresário(a) receberá a documentação que irá ser trabalhada durante a sessão, sendo solicitado o seu prévio preenchimento.
 
Mais informações poderão ser recolhidas junto da CPPME através do email cppme@cppme.pt.

Cantanhede | Promovido pela Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares. Encontro de Carmen Zita Ferreira com alunos das EB Sanguinheira e Vilamar

Cerca de 60 alunos estiveram, ontem, dia 9 de novembro, presentes na iniciativa A Escritora Carmen Zita Ferreira vem à minha Escola, que decorreu nas Escolas Básicas da Sanguinheira e Vilamar. A atividade contou com duas sessões, às 10h30, na EB da Sanguinheira e às 14h00, na EB de Vilamar, à qual assistiram todos os alunos destes estabelecimentos de ensino, que se fizeram acompanhar pelas respetivas docentes.

Promovida pela Biblioteca Municipal em parceria com as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas Gândara Mar e Lima-de-Faria, a ação teve como principais objetivos a promoção da leitura e fomentar a interação entre alunos, escritores e outros profissionais da literatura, de forma a descentralizar a oferta cultural.

Este conjunto de atividades está integrada no Plano Anual de Atividades da Rede de Bibliotecas de Cantanhede, previstos para o presente ano letivo 2022/2023, visando criar e consolidar os hábitos de leitura, para além elevar os índices de literacia dos alunos.

A escritora Carmen Zita Ferreira abordou várias áreas, com particular destaque sobre a sua obra, leu extratos de alguns dos seus mais recentes livros infantojuvenis, partilhando com os alunos episódios relacionados com os seus contos. No final das sessões, alunos e docentes tiveram oportunidade de confraternizar com a autora e adquirir livros, que Carmen Zita Ferreira que fez questão de autografar individualmente.


Sobre Carmen Zita Ferreira

Carmen Zita Ferreira nasceu em Ourém, em 1974. Desde cedo ligada à música, aprendeu a tocar Trompa de Harmonia, Cavaquinho, Viola e Bandolim. As suas atividades preferidas são ler, viajar e cantar

Estudou na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde concluiu a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses. Tem uma Pós-graduações no Ramo de Formação Educacional e em Cultura Portuguesa Contemporânea.

É Mestre em Ciências Documentais, na variante de Bibliotecas e Centros de Documentação, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com a Dissertação “Biblioterapia aplicada a idosos: um novo desafio para as bibliotecas públicas portuguesas” (2013).

Em 2010, estreou-se na Literatura Infantil e Juvenil, com o livro “O Bicho de sete cabeças – História de uma eleição democrática”, ilustrado por Sandra Serra e recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (para apoio a projetos relacionados com Cidadania). Publicou em 2004 o livro de poesia “Jogo de Espelhos” e em 2006, “Do mar grande e doutras águas”.

Em 2013, editou o livro de poesia para a infância “Dois dedos de conversa”, ilustrado por Sara Cunha. Em 2015, editou o livro “O Pequeno Trevo vai à escola”, ilustrado por Bruno Gaspar e em janeiro de 2016, o livro “O Morcego Bibliotecário, ilustrado por Paulo Galindro (também recomendado pelo PNL).

Em 2017, Carmen Zita Ferreira editou o livro “Beatriz, a árvore feliz”, ilustrado por Hélder Barbosa.

Em 2018, participou na Antologia Poética "Os Direitos das Crianças", que conta com capa do ilustrador João Vaz de Carvalho e com a participação de 18 poetas portugueses, galegos e brasileiros.


Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estrutura dedicam sessão à 516 Arouca

 A 516 Arouca – ponte suspensa está em destaque nas Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estrutura, que colocam o foco, nesta edição, em duas emblemáticas pontes suspensas nacionais: a Ponte 25 de Abril e a Ponte 516 Arouca. O evento decorre no Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, e prolonga-se até 11 de novembro.
 
Durante a sessão especial dedicada à infraestrutura arouquense, agendada para a tarde desta sexta-feira, dia 11 de novembro, serão efetuadas diversas comunicações que irão abordar a ideia, o projeto e a construção desta ponte suspensa, bem como detalhes técnicos tais como os desafios aerodinâmicos apresentados nesta obra, as condições de vibração em serviço da ponte pedonal e a definição de classes de tráfego admissíveis na 516 Arouca.
 
Para Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca, “ver o exemplo da construção da 516 Arouca ser apresentado e debatido num evento técnico desta dimensão, e em especial se olharmos para a outra estrutura em destaque – a Ponte 25 de Abril – reforça a importância da ponte suspensa não só para o afirmar de um território e de uma estratégia de promoção turística assente nos seus recursos endógenos, mas também da importância que esta obra teve a nível nacional quer em termos de engenharia, quer de desafios de construção”. A edil sublinha ainda o reconhecimento internacional que a obra tem tido, relembrando que “a 516 Arouca se encontra entre as seis pontes finalistas do prémio da IABSE na categoria de pontes pedonáveis e cicláveis, cujos resultados serão conhecidos no final da próxima semana”.
 
As Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estrutura são organizadas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em parceria com a Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas, o Grupo Português de Betão Estrutural e a Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica. O evento tem periodicidade de oito anos e tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e informação no domínio da engenharia de estruturas.
 
A 516 Arouca – ponte suspensa liga as margens do rio Paiva, nas imediações da Cascata das Aguieiras e da Garganta do Paiva, através de um tabuleiro em gradil metálico que dista aproximadamente 175 metros de altura das águas do Paiva. Desde a sua inauguração, a 2 de maio de 2021, a 516 Arouca soma mais de 150 mil visitantes. A infraestrutura representou um investimento total de 2,1 milhões de euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020 (PROVERE), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Distinções recebidas pela 516 Arouca – ponte suspensa:
Melhor Atração de Desenvolvimento Turístico – Europa | World Travel Awards 2021
Melhor Joia Escondida | Remarkable Venue Awards 2021
Turismo Inovador [menção honrosa]| Prémio Nacional de Turismo 2021
Prémio ATEG de Arquitectura y Construcción Otilio García 2021

Lousã | Câmara Municipal aprova votos de reconhecimento ao Comandante João Melo e a todo o Dispositivo de Combate a Incêndios Rurais

O Executivo Municipal aprovou um voto de reconhecimento ao Comandante João Pedro Melo – extensivo a todos os elementos do Comando que o acompanharam ao longo dos anos - que cessou funções de Comando no passado dia 28 de outubro. Bombeiro com mais de 40 anos no ativo, exerceu o cargo de Comandante em substituição de 19 de abril de 1999 a 18 de fevereiro de 2000 e de Comandante desde 28 de abril de 2011. 


De igual forma, foi também aprovado um voto de reconhecimento a todo o Dispositivo de Combate a Incêndios Rurais - nomeadamente aos Bombeiros Municipais da Lousã, aos Bombeiros Voluntários de Serpins, Sapadores Florestais, GIPS/GNR, SEPNA - pela prontidão, capacidade de resposta e dedicação na proteção de pessoas e bens - num ano particularmente exigente.
De referir que estes votos são extensivos a todos os que, direta ou indiretamente, contribuíram para para este objetivo.


ORDENAMENTO DO ESTACIONAMENTO DA RUA CÂNDIDO DOS REIS, EM SILVES, JÁ ARRANCOU

 Num investimento que ronda os 29 mil euros, o Município de Silves deu, recentemente, início à empreitada de ordenamento do estacionamento na rua Cândido dos Reis, em Silves. Pretende-se com esta intervenção, que abrangerá uma extensão de 270 m, a reabilitação do passeio do referido arruamento e a estruturação do estacionamento longitudinal, deixando o parqueamento de ser efetuado sobre o passeio.
 
Na prática, a intervenção abrangerá a substituição do pavimento do passeio por calçada nova, a substituição dos troços horizontais de tubos de queda das águas pluviais prediais por caleiras com grelha e a marcação de lugares de estacionamento na faixa de rodagem, dotando, desta forma, a rua Cândido dos Reis de melhores condições de circulação pedonal, promovendo, simultaneamente, a acalmia do trânsito através da redução da largura de faixa de rodagem disponível.
De salientar que a intervenção, com uma duração estimada de um mês, será efetuada de forma faseada, com o objetivo de minorar os incómodos causados a todos ao que circulem neste arruamento. O Município de Silves lamenta os constrangimentos de circulação (pedonal e rodoviária) e de estacionamento que a realização destes trabalhos poderá causar e agradece a melhor compreensão dos residentes, peões e automobilistas.

 

Silves | De 10 a 13 de novembro: SOFIA ALVES É CABEÇA DE CARTAZ DO VII ACTO - FESTIVAL DE TEATRO

 
O Município de Silves promoverá entre os próximos dias 10 e 13 de novembro mais um Festival de Teatro. Neste VII Acto, que contará com a participação de quatro grupos de teatro, será cabeça de cartaz a atriz Sofia Alves. A entrada é livre, mas limitada à capacidade dos espaços.
 
A iniciativa integrará diversas atividades onde se incluem o teatro de revista, teatro infantil/juvenil e workshops. A Associação Resmalhar, a Companhia de Teatro Krisálida, a Companhia de Teatro Dramax e a Byfurcação Teatro são os grupos participantes neste VII Acto, que decorrerá no Teatro Mascarenhas Gregório em Silves.
 
Os dois workshops estão a cargo da Associação Falajar, um destinado ao público mais adulto e outro a um público infantil.
 
Para reservas, inscrições nos workshops e fornecimento de informação adicional, os interessados deverão contactar com o sector de Cultura da CMS através do telefone 282 400 856 ou email cultura@cm-silves.pt.
 

Programa FESTIVAL DE TEATRO VII ACTO
 
10 Nov (quinta-feira) - 21h00
Leitura Encenada - Chovem amores na Rua do Matador
pela Associação Resmalhar
 
11 Nov (sexta) - 21h00
CALDO VERDE
por Krisálida
 
12 Nov (sábado) - 16h00
Workshop de Teatro
pela Associação Falajar
 
12 Nov (sábado) - 21h00
UM AMOR DE FAMÍLIA
por Dramax
 
13 Nov (domingo) - 15h00
CONTA-ME ESTÓRIAS
por Byfurcação Teatro
 
13 Nov (domingo) - 16h00
Workshop de Teatro Infantil
Pela Associação Falajar

 

MUNICÍPIO DE SILVES PROSSEGUE COM RENOVAÇÃO DE FROTA DE VIATURAS

A Câmara Municipal de Silves prossegue a renovação da sua frota de viaturas ligeiras e pesadas com a aquisição e entrada ao serviço de três viaturas, compostas por um automóvel ligeiro, uma viatura de mercadorias de caixa aberta e uma viatura com plataforma elevatória. 
Os veículos destinam-se, respetivamente, à utilização dos serviços de Higiene e Segurança no Trabalho, de Pintura e de Jardins da autarquia, representando um investimento superior a 133 mil euros.
De salientar que a modernização do parque de máquinas e viaturas permitirá, para além da melhoria na qualidade e da eficiência dos serviços à comunidade, uma redução nos encargos com manutenções e reparações.

LADO B TRAZ BEATRIZ FELÍCIO A SILVES

 O LADO B da Câmara Municipal de Silves, regressa no dia 18 de novembro pelas 21h30, com Beatriz Felício no Teatro Mascarenhas Gregório em Silves.

Ainda muito jovem, participou em alguns programas de televisão como “Uma Canção Para Ti” em 2011, “Grande Prémio do Fado” e “The Voice Portugal” em 2015 e em 2017 “Festival da Canção”.
 
Mas foi nas casas de Fado em Lisboa, que recebeu dos mais velhos os ensinamentos fadistas e escolheu as suas grandes referências: Amália Rodrigues, Fernanda Maria, Teresa Tarouca, Lucília do Carmo, Ana Moura e Carminho.
 
E assim, deu os primeiros passos nesta que se tornou a sua canção.
 
Hoje em dia canta regularmente em algumas das principais casas de fado lisboetas, como o “Faia”, “Mesa de Frades”, “Parreirinha de Alfama”, “Casa de Linhares – Bacalhau de Molho” e o “Fado Menor”.

Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos através da bilheteira online BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com o custo associado de 10 euros. Podem, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h00, caso haja disponibilidade de bilheteira.
 
Relembramos que a rúbrica Lado B, promovida pelo Município de Silves, procura apresentar ao público uma versão mais descontraída e intimista dos artistas. Ao concerto, por norma, associa-se uma breve conversa como forma de aproximar o público ao artista.
Classificação etária: M/6
+ info: tel. 282 440 800 (ext.2742) | cultura@cm-silves.pt

 

RUA DO FURADOURO, EM SB MESSINES, SOFRE CORTE PARCIAL DE TRÂNSITO NA TARDE DO DIA 14 DE NOVEMBRO

 O Município de Silves informa que, na sequência de betonagem em obra particular, a rua do Furadouro, em SB Messines, estará encerrada à circulação automóvel no troço compreendido entre a sua interseção com a rua Teófilo Fontainhas Neto e o acesso ao Intermarché, na tarde do próximo dia 14 de novembro, entre as 13h00 e as 19h00. Como alternativa, os automobilistas deverão utilizar a rua Teófilo Fontainhas Neto.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

 

Proença-a-Nova | Aeródromo das Moitas recebeu a última prova ‘Drag Race’ da temporada

A pista do Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova, na localidade de Moitas, recebeu no dia 6 de novembro a última prova da primeira edição do Campeonato de Portugal ‘Drag Race’, conhecida como ‘corrida de arranques’, modalidade criada pela AFPK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
A prova ‘Drag Race’ em Proença-a-Nova, uma iniciativa da Escuderia Castelo Branco em conjunto com o Município de Proença-a-Nova e o Drag Racing 402 Clube Portugal, ficou parcialmente completa na ronda da manhã, reservada apenas aos concorrentes do Campeonato de Portugal. Neste capítulo, José Realista, já anteriormente coroado campeão, voltou a exibir o seu colorido Volkswagen Polo, perante uma composta moldura humana que se deslocou até às Moitas.
No setor da tarde 58 pilotos marcaram presença na Prova Extra, que abriu espaço à participação geral, tendo sido disputadas diversas corridas entre todas as categorias. Entre as diferentes modalidades destacam-se as conquistas de José Realista (Volkswagen Polo) na classe Pro 4x2, com um tempo de 11,696 segundos; de Tiago Pereira (BMW M4) na classe Street Gasolina Turbo; de Joaquim Rocha (Honda CRX) entre os Street Gasolina Atmosféricos; e David Nunes (BMW 140i) na classe Street 4x4, que se sagraram vencedores na pista das Moitas. Na classificação geral, David Nunes superiorizou-se a todos os restantes adversários ao percorrer 400 metros em 10,5 segundos.
A Escuderia de Castelo Branco convidou ainda a Funspeed para mostrar o seu monolugar Fórmula, desenvolvido no distrito de Castelo Branco. A equipa Funspeed acedeu ao convite e fez questão de exibir o projeto no Aeródromo Municipal, demonstrando todas as capacidades e características deste Fórmula.
Para a segura realização da prova estiveram envolvidos, em estrita cooperação, entidades como os Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, Proteção Civil, GNR e equipa da Escuderia Castelo Branco.


COVID-19: Vacinação a partir dos 50 anos vai avançar em breve

 

As pessoas a partir dos 50 anos vão poder vacinar-se contra a covid-19 em breve, anunciou a secretária de Estado da Promoção da Saúde, que apela aos mais velhos que não deixem de se vacinar

Numa entrevista ao jornal Público, Margarida Tavares explica que a estratégia da Direção-Geral da Saúde (DGS) “foi mais cautelosa” - o plano era o de vacinar apenas as pessoas a partir dos 60 anos até dezembro – porque as autoridades queriam concentrar-se nas classes etárias de maior risco, mas que, em breve, a idade para a vacinação vai baixar para os 50 anos.

Essa medida vai ser anunciada pela Direção-Geral da Saúde em breve”, revela.

Margarida Tavares reconhece que a taxa de vacinação nas pessoas acima dos 80 anos - que está abaixo dos 70% - é inferior ao que o Governo gostaria e apela à vacinação dos mais velhos: “Gostaríamos que fosse mais e faço aqui um apelo a todas as pessoas mais velhas: não deixem de se vacinar”.

Sobre o inverno, reconhece que “não vai ser fácil”, com a circulação, em simultâneo, do vírus que provoca a covid-19, do da gripe e do vírus sincicial respiratório.

Como infecciologista, sabia que, volvido algum tempo, estaríamos a assistir a uma dinâmica dos vírus respiratórios que foi totalmente alterada e não me surpreende nada que o vírus sincicial respiratório se tenha antecipado e que os casos de gripe sejam mais precoces”, afirma.

A secretária de Estado fala ainda do plano de contingência para o inverno que o Governo está a preparar e, quanto à reunião de peritos agendada para sexta-feira no Infarmed, diz que “vai ser apenas um momento de reflexão e transparência”, não devendo ser tomadas novas medidas de contenção.

Contudo, alerta que as máscaras “não desapareceram” e que são “altamente recomendadas para as pessoas que têm sintomas respiratórios, quando estão próximas de outras pessoas”.

Vamos recomendá-las vivamente nos espaços fechados. Eventualmente, vamos fazer recomendações mais apertadas para os transportes públicos, por exemplo”, revela.

Depois de o ministro Manuel Pizarro ter esta semana admitido criar Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo C temporárias para responder à falta de médicos de família, uma possibilidade que o Bloco de Esquerda considerou ser a “privatização” dos cuidados primários de saúde, Margarida Tavares admite que a “constituição de cooperativas de médicos poderá ser uma resposta” para algumas regiões.

Em algumas regiões do país, até por períodos limitados de tempo, a constituição de cooperativas de médicos poderá ser uma resposta, por exemplo, com médicos reformados”, afirma.

Contudo, a governante diz que “será uma possibilidade remota, localizada no tempo e no espaço e ponderada caso a caso”, insistindo: “Não nos passa pela cabeça privatizar os cuidados de saúde primários”.

Sobre os programas prioritários da DGS, refere que “precisam de ser reforçados” e reconhece a falta de meios da Direção-Geral da Saúde, lembrando que a estrutura também “está muito pesada e difícil de gerir”.

A este propósito, a secretária de Estado da Promoção da Saúde adianta que será criada uma nova estrutura, dentro do Ministério da Saúde,” para “reorganizar a promoção da saúde e dar-lhe o devido espaço, recursos e meios e uma visão moderna da saúde”.

A governante acrescenta ainda que o Governo tenciona ir mais longe na legislação do tabaco e que quer “regulamentar melhor a questão do fumo em espaços fechados”.

SapoLifestyle


Confirmado: Lula da Silva vem a Portugal ainda este mês

Depois de muita especulação e depois de o gabinete de António Costa já ter adiantado que seria “possível” um encontro em breve entre o primeiro-ministro e Lula da Silva, está confirmado que o presidente eleito do Brasil vai estar em Portugal ainda este mês.
De acordo com a TSF, fonte da equipa de Lula da Silva confirma que o presidente eleito pelo PT vai chegar ao nosso país já no dia 18 de novembro. O presidente brasileiro eleito terá encontros marcados com o primeiro-ministro António Costa e com o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, durante a estadia de dois dias.
Lula da Silva virá a Portugal logo depois de terminar a sua participação na Cop27, a 27.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, na qual António Costa discursou esta terça-feira.
O sucessor de Jair Bolsonaro na presidência do Brasil aterra em Portugal no dia seguinte a terminar a sua participação na cimeira do clima, onde estará entre os dias 16 e 17 de novembro.

Pedro Zagacho Gonçalves/ Multinews
Imagem: JN


A edição de 2022 mostra um aumento global nos números de doações e transplantes


O EDQM/Conselho da Europa, publicou a edição de 2022 da Newsletter Transplant, que apresenta dados internacionais sobre doação e transplante de órgãos, tecidos e células.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação, através da Coordenação Nacional de Transplantação, reporta anualmente a atividade nacional de doação e transplantação de órgãos para diversas entidades internacionais entre as quais a Organización Nacional de Trasplantes (ONT), sediada em Espanha, a qual coordena a publicação anual da Newsletter Transplant. Esta importante publicação reúne os dados internacionais sobre a referida atividade, através da análise dos dados reportados pelos diversos pontos focais, estando Portugal incluído nesta rede.

 

Clique em Volume 27, setembro de 2022 para download da Newsletter Transplant ou em  Loja EDQM para cópias gratuitas em papel.
Fonte: EDQM)/Conselho da Europa

Dia Europeu da Doação e Transplantação de Órgãos (EODD)


Desde 1996 que se assinala o Dia Europeu da Doação e Transplantação de Órgãos (EODD), a Polónia foi o país anfitrião da edição deste ano. Este evento visa sensibilizar o público para a necessidade da dádiva de tecidos e células e promover o princípio da dádiva voluntária e não remunerada.

“Torne-se um 'influenciador para a vida' foi o tema escolhido para a edição de 2022 do Dia Europeu da Doação e Transplante de Órgãos, que incentiva as pessoas a partilharem o que há de mais precioso ”.

O transplante de órgãos, tecidos e células é um dos grandes sucessos médicos dos tempos modernos, que proporciona grandes benefícios terapêuticos e melhoria na qualidade de vida. É também, em muitos casos, o único tratamento capaz de restaurar funções essenciais.

O Dia Europeu da Doação e Transplantação de Órgãos deve ser visto como uma ocasião para homenagear todos os dadores e as suas famílias e agradecer aos profissionais envolvidos nesta atividade, cuja dedicação é essencial para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de muitos doentes.
Saiba mais em EODD 2022

XIV Reunião de Doação de Órgãos e de Transplantação Renal do HGO | 25 anos


Realizou-se, no dia 28 de setembro, a XIV reunião de doação de órgãos e de transplantação renal do HGO – 25 anos, onde, celebrando os 25 anos de transplantação renal, este hospital aproveitou a oportunidade para homenagear alguns profissionais que aqui contribuíram para o desenvolvimento desta atividade, entre eles alguns cirurgiões e a Senhora Dra. Ana França.

Esteve presente nesta homenagem a Senhora Presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação, Dra. Cristina Jorge e a Senhora Coordenadora Nacional da Transplantação, Dra. Margarida Ivo da Silva. A Dra. Margarida Ivo da Silva foi moderadora numa mesa com o tema: “Doação de Órgãos e Transplantação”, onde a CNT apresentou um breve resumo dos dados nacionais de 2021 e do 1º semestre de 2022 - Dra. Catarina Bolotinha.

Foram ainda apresentados os dados do Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, pelo seu diretor, e um resumo histórico dos dados relativos à doação neste hospital, pelo Coordenador Hospitalar de Doação.

Outros temas em foco, como a otimização do estudo Imunológico dos pares dador-recetor, apresentado pelo Dr. Dário Ligeiro, ou a alocação de órgãos de acordo com classes etárias, bem como os resultados do HGO na transplantação renal, foram alvo de inspiração para a discussão produtiva e do maior interesse para a comunidade profissional da Área da Transplantação nacional que caracteriza esta reunião anual.

Desmistificar a Dádiva de Células | A Importância do Suporte Familiar

Celebrou-se no dia 17 de setembro, o Dia Mundial do Dador de Medula Óssea, dia de gratidão aos dadores e aos profissionais de saúde que trabalham nesta área.
O testemunho dos doentes reforça a importância da celebração deste dia, reconhecendo o trabalho de toda a equipa que se encontra envolvida na incansável procura de dadores. A generosidade dos dadores de medula óssea é também agradecido por estes doentes, que veem aumentada a esperança no tratamento que necessitam.
O CEDACE distribuiu o Livro da Gratidão, compilado a partir dos testemunhos nas cartas de dadores e doentes do seu arquivo recente.
O IPO Porto organizou o evento Desmistificar a dádiva de células, este ano em tributo ao Dia Mundial do Dador de Medula Óssea, com o tema “A Importância do Suporte Familiar”.

IPST: 7º Encontro Anual FOEDUS-EOEO


A plataforma FOEDUS, é uma importante ferramenta de gestão de troca de órgãos sólidos para transplante entre diferentes países europeus. O IPST como membro e associado desta iniciativa, participou no passado dia 21 de setembro no 7º Encontro Anual FOEDUS-EOEO.

No encontro foram efetuadas apresentações do trabalho desenvolvido no último ano, com o recurso a indicadores e dados estatísticos. Para além disso, foi também apresentada e discutida, a renovação e melhoria da respetiva plataforma informática como uma necessidade fundamental para o funcionamento da mesma. Por fim, foram debatidos os aspetos de governação a ter em conta no futuro da organização, e as melhorias e/ou ameaças para este programa facilitador de troca de órgãos no contexto governativo internacional.

IPST

Coimbra | Centro de Estudos Sociais participa em investigação que visa a transformação sustentável do fabrico de biossensores

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) integra o novo projeto de investigação ‘BIOASSEMBLER – Integrando a montagem bio-inspirada na tecnologia de fabrico de semicondutores para biossensores’, que procura promover a integração das Ciências Sociais e Humanidade no desenvolvimento de tecnologias inovadoras no fabrico de microssensores e na transformação sustentável deste sector.

Ao integrar esta pesquisa financiado pela União Europeia (UE), o CES-UC irá liderar a avaliação social e económica destas inovações tecnológicas e o desenvolvimento de estratégias inovadoras para uma ligação entre a ciência e a sociedade, contribuindo para o avanço de políticas científicas e para uma sociedade mais informada.

Os sensores microelectromecânicos são hoje componentes essenciais em todos os sectores da vida, tais como os transportes, as telecomunicações e a eletrónica de consumo. São produzidos por tecnologia de sistemas microelectromecânicos (MEMS) na superfície de pastilhas de silicone (discos redondos finos com um diâmetro de 15, 20 ou 30 cm). Esta tecnologia é fantástica graças às suas muitas aplicações, mas envolve um grau de especialização que é difícil de atingir. A tecnologia MEMS requer investimentos em instalações de salas limpas altamente especializadas e dispendiosas, o que levou à concentração do negócio de fabrico de sensores num pequeno número de grandes empresas na indústria de semicondutores, muitas das quais a operar na Ásia. Além disso, a expansão de possíveis aplicações da tecnologia no campo da deteção de compostos bioativos (biosensing) ainda é dificultada pelas dificuldades de montagem de elementos bio-específicos em matrizes de sensores miniaturizadas capazes de detetar e identificar diferentes substâncias.

BIOASSEMBLER propõe alterar este cenário. O seu objetivo é produzir uma nova geração de biossensores fabricados através de um processo biointeligente, aliando silicone e biomoléculas. Esta nova tecnologia permitirá aplicações importantes para os sensores MEMS, particularmente como biossensores, até aqui não disponíveis. Por exemplo, estes pequenos sensores de diagnóstico poderão medir marcadores moleculares de saúde e doença em pequenas gotículas de líquidos biológicos (tais como saliva, sangue e urina). Além disso, se estes biossensores tiverem a capacidade de medir vários analitos em paralelo (ou seja, de fazer uma deteção simultânea de várias substâncias) abre-se um grande conjunto de possibilidades, não só na auto-monitorização da saúde mas também em diferentes aplicações bioanalíticas, tais como nos cuidados de saúde profissionais, na alimentação e agricultura, na aplicação da lei (por exemplo, testes de drogas) ou na monitorização ambiental.

O CES irá assumir a responsabilidade de coordenar a comunicação do projeto e as tarefas relacionadas com as análises socioeconómicas dos impactos da nova tecnologia, investigando a adequação da nova tecnologia aos princípios da economia circular, na análise dos fatores que impulsionam a transformação dos processos de fabricação de microssensores e na compreensão das necessidades atuais e futuras de biossensores multiplex. Irá ainda implementar estratégias participativas e colaborativas para promover um envolvimento efetivo com a sociedade.

Para além da inovação tecnológica, o BIOASSEMBLER inova também na ligação entre ciência e sociedade”, salienta Rita Campos, investigadora do CES que integra  equipa. “O projeto prevê a produção de materiais de informação e educação que combinem arte e ciência, e a colaboração entre cientistas e diferentes atores sociais para melhor comunicar a investigação e os resultados alcançados”, acrescenta. “Este é um grande desafio, que permitirá à equipa portuguesa conhecer melhor o universo da inovação tecnológica na área dos microssensores e as oportunidades para a transformação sustentável do sector”, refere ainda Hugo Pinto, outro elemento da equipa do CES, notando também a oportunidade de estabelecer novas formas de diálogo entre disciplinas científicas, indústria, decisores políticos, utilizadores, educadores e criadores artísticos.

O consórcio começou a trabalhar em setembro deste ano e terá três anos para cumprir o seu principal objetivo: desenvolver uma tecnologia de montagem de inspiração biológica para o fabrico em escala de biossensores multiplex sem rótulo à base de silicone em plataformas de fabrico de semicondutores e, assim, conduzir a uma transformação sustentável dos sistemas de fabrico tradicionais na Europa.

Centro de Estudos Sociais UC




PARABÉNS A TODOS OS VENCEDORES DA 2.ª EDIÇÃO DO PRÉMIO JORNALISMO DE EXCELÊNCIA VICENTE JORGE SILVA.

 Histórias inspiradoras que celebram o jornalismo e o jornalista.
 
Teve ontem lugar no Clube dos Jornalistas a cerimónia de apresentação do artigo vencedor da 2.ª edição deste prémio, que presta homenagem a um nome incontornável na história contemporânea do jornalismo em Portugal e a todos os profissionais, que levam mais longe as suas histórias. Esta iniciativa da Imprensa Nacional–Casa da Moeda, realizada em parceira com o Clube de Jornalistas, reuniu 45 candidaturas de 42 profissionais e 19 meios de comunicação social.
 
A cerimónia foi marcada por um ambiente intimista de celebração, partilha e homenagem, contando com a presença de familiares e amigos de Vicente Jorge Silva, para além da presença do Senhor Ministro da Cultura, do Senhor Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, da Presidente do Clube de Jornalistas, da Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, dos membros do júri e dos premiados.
 
O desafio da nomeação do artigo vencedor pelos elementos do júri desta 2.ª edição, Nicolau Santos, que preside, Manuel Carvalho, João Vieira Pereira, Luísa Meireles e Francisco Belard, foi elevado, pela qualidade dos textos recebidos, levando o júri a atribuir duas menções honrosas. 
 
“Por ti, Portugal, eu juro!” é o artigo vencedor, de Sofia da Palma Rodrigues - Editora Executiva -, Diogo Cardoso – Diretor -, e Luciana Maruta – Jornalista. Este artigo, publicado na Divergente, retrata o cenário durante a Guerra Colonial, em que milhares de africanos combateram ao lado de Portugal e arriscaram a vida pela pátria que acreditavam ser sua. A mesma pátria que os abandonou depois da Revolução de Abril. Quase 50 anos depois, os Comandos Africanos da Guiné contam pela primeira vez a sua história. Uma história de guerra, perseguição e morte. Uma história de denúncia de um Estado que os usou, explorou e, por fim, descartou.
As duas menções honrosas foram atribuídas aos artigos “Os 25 anos do Rendimento Social de Inserção: O RSI não é um sítio aonde eu queira voltar”, da autoria de Natália Faria – Jornalista -, e Paulo Pimenta – Fotojornalista; e “Corrupção em África? Gabriel Obiang mostra como se faz”, de Micael Pereira - Grande Repórter. 
O primeiro artigo, publicado no Jornal Público, foca o impacto do Rendimento Social de Inserção (RSI), o principal instrumento de combate e minimização da pobreza em Portugal, no ano em que fez 25 anos, dando rosto aos beneficiários daquele que é o apoio mais escrutinado social e politicamente, por ter inaugurado uma nova geração de políticas sociais. 
O segundo artigo, publicado no Jornal Expresso, é o resultado de uma investigação jornalística que demorou cerca de seis meses, em colaboração com jornalistas de outros países, incluindo a Guiné Equatorial, a Holanda, a Espanha e o Chipre, coordenados pelo OCCRP (Organized Crime and Corruption Reporting Project), um consórcio internacional de jornalismo de investigação, e que também publicou a história. 
 
O Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva atribuí anualmente uma bolsa para a investigação jornalística no valor de 5.000€, reconhecendo a importância da informação na construção de uma sociedade mais participativa e democrática.
 
A Imprensa Nacional–Casa da Moeda e o Clube de Jornalistas dão os parabéns aos vencedores desta edição e agradecem a todos os que nos inspiram com as suas histórias, contribuindo assim para a homenagem maior de Vicente Jorge Siva, um nome incontornável no jornalismo contemporâneo nacional.
 

Consulte toda a informação, descubra os artigos e recorde os melhores momentos desta cerimónia inesquecível em premiovicentejorgesilva.pt.
 
A organização do Prémio Vicente Jorge Silva

Arouca acolheu reunião com Ministra da Coesão para reforço das redes de água e saneamento

 
Arouca, Oliveira de Azeméis, Paredes, Santo Tirso e Vale de Cambra foram os cinco municípios que estiveram reunidos esta manhã, em Arouca, com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Na agenda, a necessidade de se reforçar de modo substancial a cobertura das redes de água e saneamento com vista a atingir-se as metas estabelecidas no Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais.
 

Defendendo que a escassa cobertura de água e saneamento se traduz “num grave problema ambiental e de saúde pública que afeta a qualidade de vida das populações e a competitividade dos territórios”, os autarcas sensibilizaram para a necessidade de dotar estes concelhos “com rede de água e saneamento a 100% ou melhorá-la substancialmente para níveis dignos de municípios do século XXI”, o que só será possível com recurso a fundos comunitários.
 

“Aumentar a cobertura da rede de água e saneamento, procurando progressivamente o controlo e ajustamento do tarifário com preços mais justos, foi este o compromisso que assumimos com os arouquenses e é na sua concretização que trabalhamos diariamente, como hoje o estamos a fazer ao reunirmos com a Ministra Ana Abrunhosa”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
 
Arouca dispõe atualmente de uma cobertura da rede de água de 82% e de saneamento de 51% e visa atingir uma cobertura de 95% e 80% respetivamente do território. O custo de expansão da rede de saneamento está estimado nos 15 milhões de euros.
 
Atualmente está a decorrer uma empreitada de beneficiação da rede de água e saneamento no valor de 2.743.812,37 € e que abrange Santa Eulália (Minhãos, Porta e Ronde), Chave (Quintela e Ribães) e a União de Freguesias de Arouca e Burgo (Figueiredo, Lourosa de Campos, Valdasna e Penso).

Vencedor do Archi’Nature 2022 propõe paisagem cénica de árvores dentro de jangadas e barcos no Lago Alqueva

 
O vencedor do concurso Archi'Nature 2022 foi Ivo Andrade com o projeto “Itinerários pelo entendimento do que nos rodeia”. Este projeto pretende sensibilizar para a importância e contribuição da árvore no equilíbrio dos ecossistemas, através da criação de uma paisagem cénica de árvores dentro de jangadas e barcos junto às margens do Lago Alqueva. As jovens árvores de espécies autóctones e adaptadas ao clima da região permanecerão nas jangadas e barcos presos com cordas às margens do lago até ao outono do próximo ano, altura em que serão plantadas no local definitivo, juntamente com uma placa informativa sobre o projeto destacando a sua importância no ecossistema.
 

O concurso Archi'Nature 2022, organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, foi subordinado ao tema “Perto da Minha Árvore – Diálogos entre espaços humanos e biodiversidade” e teve quatro candidatos. O projeto de Ivo Andrade obteve a melhor avaliação do júri, composto pelos parceiros do Festival Archi’Nature, por um representante da autarquia e outro de uma associação local, sendo premiado com 1.500 euros para cobrir custos associados à participação e realização da obra.
 
Ivo Andrade é um artista que realiza exposições desde 2006 e incorpora no seu trabalho o uso de diferentes disciplinas e materiais, desde fotografia, desenho, pintura, vídeo, instalação e projetos site-specific, trabalhando temas como os dispositivos de mediação do real, vacuidade e condição humana, mas também questões ligadas aos ecossistemas e modos de vida sincronizados com a natureza e os seus ciclos.
 
O artista refere que neste projeto que venceu o concurso Archi'Nature 2022, “para além da sensibilização da importância das árvores através da criação desse cenário fora do comum e estranho, essas árvores serão posteriormente plantadas em diferentes pontos das margens do Alqueva, devidamente identificadas, desempenhando o seu papel no ecossistema e contribuindo para este de uma forma impercetível aos nossos olhos. É assim a realização de uma viagem (em duplo sentido) que se propõe: uma viagem das árvores até ao seu local de plantação definitivo e uma viagem das nossas consciências rumo a uma maior perceção sobre a preservação do meio ambiente, através destas árvores que passaremos a chamar nossas”.
 
A construção da instalação artística no local decorre até 31 de janeiro de 2023 e a inauguração acontecerá numa data a definir no período de 1 a 15 de fevereiro de 2023. O concurso Archi'Nature 2022 é cofinanciado pelo Programa Erasmus + da União Europeia e visa valorizar o território e os seus recursos naturais e paisagísticos através da arte, promover a utilização de materiais ecológicos na criação de obras de arte e reconhecer e premiar a criatividade.

 Carlos Manuel Barão