domingo, 15 de outubro de 2023

CARLA HENRIQUES E PREDRO CARDOSO EM DESTAQUE NA PAMPILHOSA

 
Organizado pelos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa com a parceria e apoio técnico da Associação Trilhos Luso Bussaco e com o apoio da Junta de Freguesia da Pampilhosa e da Câmara Municipal da Mealhada, teve lugar na manhã de domingo 15 de outubro o 4º Trail Solidário dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, com uma prova de corrida de 17km e uma caminhada, revertendo a receita do evento a favor daquela corporação para apoiar as obras de requalificação do quartel.
Participaram 5 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, 2, na caminhada e 3 na prova de 17km, tendo Carla Henriques, alcançado na prova de 17 km, a 4ª posição na classificação feminina e o 1º lugar no escalão F35.
Na mesma distância, mas no sector masculino, Pedro Cardoso, alcançou o 6º lugar na classificação geral masculino e o 2º lugar no escalão M45 e José Mendes, o 54º lugar masculino e o 6º no escalão M35.
Colectivamente no final da competição a equipa alcançou o 5° lugar na classificação geral colectiva, entre as 10 equipas que terminaram a prova.
Destaque para os pódios dos atletas, Pedro Cardoso e de Carla Henriques, que registou nesta competição a sua estreia com a camisola da Sociedade Columbófila.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Câmara de Cantanhede investe 400 mil euros na infraestrutura. Relvado sintético já está a ser colocado no parque desportivo de Febres

 
Está quase concluída a instalação do relvado sintético no campo de treinos do parque desportivo de Febres. A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, esteve no local, acompanhada pelo vereador do Desporto, Adérito Machado, e por dirigentes do Febres Sport Clube, para se inteirar dos trabalhos em curso.
A obra, recorde-se, foi consignada em maio passado e tem um prazo de execução de seis meses. O investimento da Câmara de Cantanhede é de 400.577,07€.
Com esta intervenção, o Febres Sport Clube vê cumprida uma ambição antiga, que passava por dotar o campo de treinos de melhores condições, nomeadamente para os treinos do futebol de formação, e permite uma melhor gestão do relvado natural.
Estamos perante um investimento significativo da Câmara Municipal, todavia, acreditamos que permitirá abrir novos horizontes ao nível do futebol de formação. O parque desportivo constituirá, assim, um importante polo dinamizador da prática desportiva, com impacto local, mas também nas localidades envolventes”, sintetiza a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.
Também o vereador do Desporto, Adérito Machado, entende este investimento como uma “mais-valia para a disseminação da prática desportiva” por todo o concelho.
O investimento em infraestruturas desportivas realizado nos últimos anos é a prova evidente da importância que a autarquia dá à prática desportiva, em particular junto das crianças e jovens”, refere.
A intervenção em curso consiste na execução de um campo de relva sintética com as dimensões de 72 x 110 m, colocação de drenagem em torno do campo, execução de sistema de rega automática, reforço da iluminação com projetores de LED, marcações para futebol 11 e futebol 7.
Está também contemplada a aplicação de equipamentos (balizas, bandeirolas, cabinas de suplentes e de árbitros) e aplicada uma rede parábolas.


Marinha Grande | CANTORA LUÍSA SOBRAL ENCANTOU EM CONCERTO PARA BEBÉS

Uma plateia esgotada recebeu a cantora Luísa Sobral e os artistas Inesa Markava,  Isabel Catarino, Paulo Lameiro, Alberto Roque, José Lopes e Pedro Santos, em mais um Concerto para Bebés, na tarde de sábado, 14 de outubro, no Teatro Stephens.
Música, voz, movimento, sons, palavras, cores, texturas e muita interação, foram os ingredientes deste espetáculo intitulado “Dançam palavras, nascem bebés”, que fez as delícias dos tenros espectadores e suas famílias.

Obrigado a todos por este bonito e inspirador momento cultural.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Crise na Saúde: PSD Aveiro crítica Governo do PS pela falta de reformas no SNS e pede abertura do curso de Medicina na UA em 2024/2025

 Início do trabalho das ULS, mais eficiência e produtividade nas Unidades de Saúde e sensibilização dos médicos para darem prioridade à saúde e à vida 

A Comissão Política do Partido Social Democrata da Secção de Aveiro (PSD Aveiro), considera incompreensível o encerramento no período noturno da urgência de cirurgia geral no Hospital de Aveiro, de 14 para 15 e de 16 para 17 de outubro, facto da total da inteira responsabilidade do Governo do Partido Socialista (PS), a que se juntam outros problemas em vários setores fundamentais do nosso Estado de Direito.

Na governação do Estado e nomeadamente na Saúde, a única preocupação do PS, ano após ano, é a de vencer eleições, deixando apodrecer a situação nacional, revertendo medidas do Governo do PSD (2011-2014) e fazendo muito pouco para adequar o Sistema Nacional de Saúde às exigências dos novos tempos, mantendo e intensificando uma lógica de gestão da Saúde alicerçada a 100% no Orçamento de Estado e na Administração Pública, com perdas de causa e de eficiência a vários níveis.

O PSD Aveiro exige desta forma ao Governo do PS que faça o seu trabalho de reforma global do SNS, nomeadamente a regulação deste grave conflito, procurando pontos de consenso junto da Ordem, dos Sindicatos e dos próprios Médicos, para resolver este grave problema, conforme é a sua competência e que afeta principalmente os que menos têm e os que mais precisam do Estado para cuidar da sua saúde.

 

Aplicação da ULS, mais eficiência nas USF’s e o curso de Medicina em Aveiro

Para a boa gestão do SNS na Região e no Município de Aveiro é também muito importante que o Governo do Partido Socialista (PS), avance com a aplicação prática e urgente, da decisão da criação das Unidades Locais de Saúde (ULS), colocando a funcionar uma administração comum e articulada entre o Centro Hospitalar do Baixo Vouga e as Unidades de Saúde da mesma área geográfica, para que seja possível aumentar a produtividade e eficiência das Unidades de Saúde, que devido à sua inoperância são corresponsáveis pela pressão sobre as urgências hospitalares.

Do mesmo modo e dando seguimento à reforma profunda que o SNS necessita, o PSD Aveiro sublinha a premência da necessidade da abertura do curso de Medicina na Universidade de Aveiro (UA), no próximo ano letivo (2024/2025), para que a médio-longo prazo possamos aumentar a quantidade de médicos e com isso mitigar os problemas derivados de um SNS ávido de profissionais e de capacidade para fazer cumprir o seu desígnio junto das populações, nomeadamente da população do Município e da Região de Aveiro.

 

Apelo à reflexão e prioridade à saúde e à vida

Relativamente à posição dos médicos, o PSD Aveiro apela à mais ponderada e fria reflexão da sua posição, que com esta decisão colocam em causa a saúde e a vida de muitos Cidadãos. Estamos a falar de utentes que chegam ao Hospital, muitas vezes para intervenções de última hora, em estado limite, vítimas de acidentes de diversa ordem e que lhes veem ser vedado esse direito, durante 24 horas.

O PSD Aveiro faz assim um apelo à sensibilização de todos os médicos que realizam o seu serviço no SNS, em Aveiro, para tenham em conta o seu papel indelével na nossa sociedade e exerçam o seu trabalho com o maior respeito pelo direito à Saúde dos doentes e da comunidade, colocando-os sempre à frente de qualquer outra variável – sem, obviamente, colocar em causa premência e razão das suas reivindicações, provocadas pela ingerência do Governo do Partido Socialista (PS).

 

Simão Santana

Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD

AVISO À POPULAÇÃO: PRECIPITAÇÃO, VENTO E AGITAÇÃO MARÍTIMA – MEDIDAS PREVENTIVAS

 

1. SITUAÇÃO
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias:

- Precipitação, por vezes forte e persistente, em especial nas regiões Norte e Centro (pontualmente na região Sul), a partir do final do dia de amanhã, 16 de outubro, e durante o dia de terça-feira, 17 de outubro, com acumulados que poderão atingir 25-30 mm/3h;
- Vento a predominar do quadrante sul a intensificar a partir da tarde de amanhã, 16 de outubro, no litoral Oeste e nas terras altas, com rajadas até 65 Km/h e 90 Km/h respetivamente, tornando-se mais intenso na terça-feira, 17 de outubro, com rajadas até 80 Km/h no litoral e até 100 Km/h nas terras altas. Condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento;
- Agitação marítima forte com ondas até 5,5 m a partir da madrugada de terça-feira, 17 de outubro, com picos até 9 m a norte do cabo Raso, e ondas até 5m a sul do cabo Raso.

Acompanhe a informação meteorológica em www.ipma.pt

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Os episódios típicos das estações de transição, com a ocorrência das primeiras chuvas acompanhadas de vento forte, são propícios:
- À ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento;
- A ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras;
- A originar instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo;
- À contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais;
- Ao arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente:
- Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
- Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
- Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
- Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
- Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
- Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
- Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
- Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

ANEPC | Divisão de Comunicação e Sensibilização

Câmara de Cantanhede investe 400 mil euros na infraestrutura. Relvado sintético já está a ser colocado no parque desportivo de Febres

 
Está quase concluída a instalação do relvado sintético no campo de treinos do parque desportivo de Febres. A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, esteve no local, acompanhada pelo vereador do Desporto, Adérito Machado, e por dirigentes do Febres Sport Clube, para se inteirar dos trabalhos em curso.
A obra, recorde-se, foi consignada em maio passado e tem um prazo de execução de seis meses. O investimento da Câmara de Cantanhede é de 400.577,07€.
Com esta intervenção, o Febres Sport Clube vê cumprida uma ambição antiga, que passava por dotar o campo de treinos de melhores condições, nomeadamente para os treinos do futebol de formação, e permite uma melhor gestão do relvado natural.
Estamos perante um investimento significativo da Câmara Municipal, todavia, acreditamos que permitirá abrir novos horizontes ao nível do futebol de formação. O parque desportivo constituirá, assim, um importante polo dinamizador da prática desportiva, com impacto local, mas também nas localidades envolventes”, sintetiza a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.
Também o vereador do Desporto, Adérito Machado, entende este investimento como uma “mais-valia para a disseminação da prática desportiva” por todo o concelho.
O investimento em infraestruturas desportivas realizado nos últimos anos é a prova evidente da importância que a autarquia dá à prática desportiva, em particular junto das crianças e jovens”, refere.
A intervenção em curso consiste na execução de um campo de relva sintética com as dimensões de 72 x 110 m, colocação de drenagem em torno do campo, execução de sistema de rega automática, reforço da iluminação com projetores de LED, marcações para futebol 11 e futebol 7.
Está também contemplada a aplicação de equipamentos (balizas, bandeirolas, cabinas de suplentes e de árbitros) e aplicada uma rede parábolas.


*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo