sexta-feira, 5 de julho de 2019

Figueiró dos Vinhos | Festas da Feira de São Pantaleão 2019



Julho é mês de São Pantaleão e, este ano, Figueiró dos Vinhos não esquece a tradição com mais de 500 anos. O culto deste santo mártir aliado à realização de uma feira franca de génese medieval foi razão, para todos os anos, entre 26 e 28 de julho, se comemorar as Festas da Feira de S. Pantaleão. Apesar do culto religioso se ter perdido, o costume feirante e festivo permaneceu.

Figueiró dos Vinhos oferece, assim, três dias de Feira Tradicional e Feira de Artesanato e Produtos Regionais, e muita música em cartaz. Quim Barreiros é quem abre a Festa logo na sexta-feira, pelas 22h00. O sábado vai ter sabor a teatro musical com “Vou levar-te comigo”, um espetáculo divertido, conduzido pelas mãos do ator José Raposo, que trará à lembrança canções de várias épocas. O último dia é preenchido com o Festival de Bandas Filarmónicas e com a Final da 5ªEdição do Concurso “Figueiró SuperStar”.

Um fim-de-semana figueiroense emblemático e prazenteiro é o convite deixado a todos os que queiram visitar as Festas da Feira de S. Pantaleão 2019.

Julho é mês de São Pantaleão, e este ano Figueiró dos Vinhos não esquece a tradição com mais de 500 anos. O culto deste santo mártir aliado à realização de uma feira franca de génese medieval foi razão, para todos os anos, entre 26 e 28 de julho, se comemorar as Festas da Feira de S. Pantaleão. Apesar do culto religioso se ter perdido, o costume feirante e festivo permaneceu.

Figueiró dos Vinhos oferece, assim, três dias de Feira Tradicional e Feira de Artesanato e Produtos Regionais, e muita música em cartaz. Quim Barreiros é quem abre a Festa logo na sexta-feira, pelas 22h00. O sábado vai ter sabor a teatro musical com “Vou levar-te comigo”, um espetáculo divertido, conduzido pelas mãos do ator José Raposo, que trará à lembrança canções de várias épocas. O último dia é preenchido com o Festival de Bandas Filarmónicas e com a Final da 5ªEdição do Concurso “Figueiró SuperStar”.

Um fim-de-semana figueiroense emblemático e prazenteiro é o convite deixado a todos os que queiram visitar as Festas da Feira de S. Pantaleão 2019.

Coimbra | Proteção e Controlo de Informação Segura em análise na FCTUC


Nos próximos dias 10 e 11 de julho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acolhe uma reunião geral do projeto de investigação europeu POSEIDON.

O encontro realiza-se no Departamento de Engenharia Informática (DEI). Tem início às 9 horas do dia 10 de julho e termina às 19 horas do dia 11.

O projeto POSEIDON, do qual faz parte uma equipa da FCTUC, tem por objetivo o desenvolvimento de uma plataforma que permita que pessoas individuais e coletivas tenham controlo sobre a informação que disponibilizam e processam, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia. Para tal, o projeto explora tecnologias inovadoras comoBlockchain e contratos inteligentes.

Esta reunião inclui um workshop sobre o tema “Privacidade, proteção de dados e identidade digital”.

Mais informação do projeto POSEIDON disponível em: https://www.poseidon-h2020.eu.

Cristina Pinto

Bom dia para a praia com 26 graus em Coimbra e 24 na Figueira da Foz

Barra | Litoral Centro - Comunicação e Imagem
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã, podendo essa nebulosidade persistir em alguns locais do litoral a norte do Cabo Espichel.
Está também prevista a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no litoral a norte do Cabo de Espichel até meio da manhã.
Durante a tarde, prevê-se um aumento de nebulosidade no interior da região Norte com possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas zonas montanhosas.
A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, sendo do quadrante sul até início da tarde e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Aveiro) e as máximas entre os 23 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 31 (em Santarém).
Hoje, a temperatura máxima vai chegar aos 26 graus em Coimbra e aos 24 na Figueira da Foz, mas amanhã pode contar com uma subida de dois graus nestas cidades.

Hospitais terão mais autonomia de gestão já a partir deste ano

Os hospitais, institutos e unidades locais de saúde EPE do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão ver reforçada já a partir deste ano a sua autonomia de gestão, podendo contratar e substituir pessoal, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, o despacho conjunto dos secretários de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, e do Tesouro, Álvaro Novo, já foi assinado e prevê que durante este ano e nos anos seguintes seja desenvolvido e aplicado o projeto de reforço da autonomia de gestão das Entidades Públicas Empresarias (EPE) que integram o SNS.
Este projeto abrange todos os hospitais, centros hospitalares, institutos portugueses de oncologia e unidades locais de saúde (ULS) EPE do SNS, agrupando-os em três grupos por níveis de eficiência.
Prevê igualmente a criação de uma Estrutura de Acompanhamento e Avaliação de Desempenho (EAAD) para acompanhar, monitorizar e a avaliar “o desenvolvimento das funções de gestão nas EPE integradas no SNS” e que terá representantes da tutela da Saúde, de entre a Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS) e de cada Administração Regional de Saúde (ARS), e um máximo de três representantes nomeados pela área das Finanças.
Esta estrutura deverá acompanhar “localmente e em proximidade” o desempenho operacional das EPE do SNS, detetando eventuais desvios ao cumprimento das orientações e dos compromissos assumidos em termos de desempenho assistencial e económico financeiros.
Deverá igualmente emitir recomendações para implementação de medidas concretas que contribuam para corrigir eventuais desvios detetados, estabelecendo prazos para a sua aplicação.
Segundo o despacho, a que a Lusa teve acesso, as unidades de saúde envolvidas serão agrupadas em três grupos: o primeiro com as entidades mais eficientes de cada grupo de ‘benchmarking’ utilizado pela ACSS, o segundo com aquelas que têm níveis de eficiência intermédios (entre 95% e 80% do mais eficiente do grupo de ‘benchmarking’) e o terceiro com as EFE com níveis de eficiência mais baixos (inferiores a 80%).
“Torna-se essencial criar as condições que permitam obter mais e melhores resultados a partir dos recursos disponíveis, ou seja, aumentar a eficiência do SNS, sendo para isso necessário melhorar a eficácia dos instrumentos de planeamento e de governação, recuperar a autonomia e a responsabilidade da gestão no SNS, permitindo uma prestação de cuidados de saúde de qualidade, com segurança e em tempo útil”, refere o texto do despacho.
No despacho, os secretários de Estado do Tesouro e Adjunto e da Saúde defendem que a responsabilização e a consequente autonomia “contribuirá também para a melhoria das condições de financiamento e redução expectável do endividamento, que permitirá o acesso a regras menos restritivas no cálculo dos fundos disponíveis para a assunção de compromissos sem autorização prévia”
As unidades de saúde abrangidas terão de ter os seus planos de atividades e orçamento aprovados para poderem ter autonomia para a substituição de recursos humanos e contratação e realização dos investimentos aprovados, “sem prejuízo da necessária autorização para a assunção de compromissos plurianuais”, acrescenta.
O despacho prevê ainda a revisão dos termos dos Contratos de Gestão que são estabelecidos entre os membros dos conselhos de administração das EPE do SNS e o Estado, “designadamente no que se refere aos incentivos e responsabilização associados”.

NDC

Moçambique | Desporto: Délcio e Adelvino estreiam-se com derrota no Mundial de vólei de praia


Délcio Soares e Adelvino Nuvunga iniciaram com uma derrota diante da dupla italiana Lupo e Nicolai, no passado sábado (29), a disputa do Campeonato do Mundo de vólei de praia que decorre na Alemanha. A dupla moçambicana voltou a perder neste domingo (30) para os brasileiros Andre e George.

Inseridos no Grupo H, Délcio e Adelvino enfrentaram na estreia uma dupla italiana que ocupa o oitavo lugar do ranking mundial. Perderam o 1º set por 21-12 e foram derrotados no 2º set por 21-4 numa partida que durou apenas 26 minutos.

Na 2ª partida os moçambicanos ainda tentaram dar luta aos brasileiros que são os 17º classificados do ranking mas perderam o 1º set por 21-13 e o 2º set por 21-11.

Nesta quarta-feira (03) Délcio e Adelvino, classificados em 41º lugar do ranking mundial, vão enfrentar os austríacos Seidl e Waller, números 32 do ranking, com quem repartem o último lugar do Grupo.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Falta de horário, indicação da lotação ou luminoso com destino nos transportes públicos de passageiros custará multa


A ausência da tabela de horários no interior dos transportes públicos de passageiros, a falta da legenda da lotação ou de um letreiro luminoso no exterior indicando o destino da carreira ou de um serviço de aluguer passará a custar uma multa de 20 mil Meticais ao abrigo do novo Regulamento de Transporte em Veículos Automóveis.

“O veículo empregue em transporte público de passageiros deve ter: No Interior, em local bem visível, a tabela de horários, tarifas das carreiras e a matrícula do veículo”, determina o número 1 do Artigo 110 do Decreto 35/2019 que entra em vigor no próximo mês e multa em 20 mil Meticais a falta desta informação.

Adicionalmente os transporte público de passageiros devem ter no exterior, em local bem visível, sob pena de serem multados em 20 mil Meticais: “Legendas referentes à lotação, escritas em letras vermelhas sobre fundo branco de uma tabela de dimensões não inferiores a 0,80 x 0,30 m; Um letreiro, à noite devidamente iluminado, no qual se indica o local de destino da carreira e, quando o veículo efectuar o desdobramento ou um serviço de aluguer ou de excursão ou se deslocar para outros fins, o letreiro indicará respectivamente Desdobramento, Aluguer, Excursão ou reservado”.

O novo Regulamento de Transporte em Veículos Automóveis impõe ainda, no que a inscrições que devem constar nos veículos de transporte de passageiros diz respeito, que “a entidade licenciadora deve aprovar as cores e dimensões das faixas de identificação do veículo podendo ser em letras e números colocados nos veículos em local bem visível”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Comando da Polícia esconde criminalidade em Maputo

O Comando da Polícia na Cidade de Maputo escondeu informação sobre a criminalidade durante os últimos 3 meses de 2018 influenciando uma redução de 4.500 nos crimes registados em Moçambique, ainda assim na capital aconteceram quase metade de todos actos criminais. Assinalável foi também o aumento de menores indiciados pelas autoridades com destaque para a Província de Gaza com 21,4 por cento.
O número de crimes registados em Moçambique reduziu de 21.176 para 16.653 porque a Cidade de Maputo, que tem a taxa mais alta de crimes, disponibilizou ao Instituto Nacional de Estatística (INE) apenas “informação referente aos primeiros 9 meses” de 2018.
Uma situação que não é nova em 2013, 2014 e 2015 o Comando da Polícia na Cidade de Maputo também não disponibilizou informação completa sobre a criminalidade originando uma redução. No entanto só em 9 meses ocorreram 8.968 crimes na capital moçambicana, quase a metade de todo o resto do país junto.
De acordo com as “Estatísticas de Crime e Justiça em 2018” compiladas pelo INE, 4.988 dos casos registados na Cidade de Maputo foram crimes contra a propriedade (roubos, assaltos à mão armada, furto qualificado, furto simples, furto doméstico, abuso de confiança, cheque sem cobertura, extorsão, fogo posto e outros crimes relacionados com a perda de posse de um bem e a constituição de novo proprietário desse mesmo bem), 3.392 crimes contra pessoas (homicídio voluntário, homicídio frustrado, ofensas corporais voluntárias simples, ofensas corporais voluntárias qualificadas, violações, estupro), e 136 foram crimes contra a ordem e tranquilidade pública.
Também alta é a criminalidade na Província de Maputo, 3.258 crimes foram registados em 2018, com maior incidência para 2.174 crimes contra a propriedade e 927 crimes contra pessoas.
De acordo com o documento publicado esta semana grande dos criminosos em Moçambique são do sexo masculino, 94,4 por cento no entanto as indiciadas do sexo feminino aumentaram de 3,4 por cento em 2017 para 5,6 por cento em 2018 sendo que a maioria dos crimes praticados por mulheres ocorreram na Cidade de Maputo.
Manica é a Província com menor criminalidade
As “Estatísticas de Crime e Justiça em 2018” revelam outros dados preocupantes que é o aumento de menores criminosos particularmente na Província de Gaza onde dos 632 indiciados 21,4 por cento tem menos de 18 anos de idade, na Província de Nampula 19,7 por cento dos 635 indiciados são menores e na Província de Tete 14,3 por cento dos 251 criminosos são crianças.
Os menores cometeram principalmente crimes contra a propriedade mas também existem muitas crianças indiciadas por crimes contra pessoas.
Manica é a Província com menor criminalidade, durante o ano passado a Polícia da República de Moçambique registou apenas 172 crimes, menos do que os 228 de 2017, sendo que 75 foram crimes contra a propriedade e 64 crimes contra pessoas.
A taxa de criminalidade também é baixa na Província de Tete onde foram registados 198 crimes em 2018, dos quais 88 foram contra a propriedade e 64 crimes contra pessoas.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Religião | Exposição da Scala Sancta em Roma

A escada em que Jesus Cristo subiu vertendo sangue, para ser julgado pelo cônsul romano Pôncio Pilatos, ficou exposta este ano entre a Páscoa e Pentecostes, quando os romeiros puderam galgá-la de joelhos. 
Durante um milénio e meio, incontáveis peregrinos subiram essa escada, desgastando seus degraus de mármore até formarem-se calhas com buracos em certos pontos. É por isso os Papas a revestiram de nogueira. 
Depois de restaurada, para solenizar o feito, ela ficou descoberta. Cruzes douradas marcam os lugares onde caíram gotas do preciosíssimo sangue de Jesus Cristo, que a percorreu rumo ao mais injusto crime jurídico da História. Nela, homens redimidos pedem perdão pela injustiça e oferecem reparação a Nosso Senhor.

ABIM

Casa da Criança da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra festeja encerramento do ano letivo com muita Animação!


Foi no passado dia 21 de junho que se realizou mais uma festa de encerramento do ano letivo na Casa da Criança da Misericórdia de Pampilhosa da Serra.

Trata-se de um momento simbólico que assinala o final do ano letivo, em especial para as crianças que ingressam no 1.º Ciclo de Ensino Básico. Este ano foram três as meninas que festejaram a entrada numa nova Escola, deixando muitas saudades às crianças que continuam o seu percurso e a Instituição muito orgulhosa pois mantiveram-se na resposta social desde os 4/5 meses de idade. São cerca de 6 anos de muitas brincadeiras, aprendizagens sociais e pessoais, de muito convívio e de ligações emocionais e afetivas que ficam para a Vida! Uma das mães declamou um poema da sua autoria onde descreveu, de forma muito positiva, todo o percurso da filha e das suas amigas focando o aspeto da relação afetiva criada, de todo o cuidado, carinho e atenção por parte dos funcionários e, claro, das aprendizagens que fez através do Brincar e do convívio entre pares e com as Educadoras. 

A festa, animada pela “Banda do Apito” contou com cerca de uma centena de participantes, entre pais, avós e crianças. Teve o seu momento mais marcante com o desfile da Marcha Popular, participada por todas as crianças que frequentam a Casa da Criança, com exceção dos bebés do Berçário que também não faltaram à festa! 

No final, foi ainda divulgado o vencedor do Concurso de Majerico intitulado “Olh´ó Majerico!” desafio lançado aos pais e familiares numa lógica de aproximar a família à Instituição! As crianças levaram um majerico em papelão para decorar conjuntamente com as suas famílias que entusiasticamente aderiram ao desafio tendo apresentado verdadeiras obras de arte que foram expostas na festa, e votadas por todos os presentes tendo o vencedor presenteado com um livro infantil. 

A Festa contou ainda com a apresentação do filme “Direitos das Criança” produzido pela CPCJ de Pampilhosa da Serra com a colaboração das crianças do Concelho e terminou com um delicioso lanche partilhado.

Mira | “Precisamos urgentemente de lugares de estacionamento!”, afirmam os comerciantes de Mira

Desde há alguns meses a esta parte que os comerciantes localizados na EN109, em Mira, têm reclamado medidas de intervenção ao executivo, por considerarem que "há uma manifesta falta de estacionamento nesta zona"...
Jornal Mira Online contatou o Presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, para conhecer o atual ponto de situação sobre um assunto que diz respeito à um número razoável de comerciantes mirenses, que criticam "a falta de espaço para estacionamento de veículos de potenciais clientes de passagem", que - segundo estes - "acabam por fazer compras em outros locais, uma vez que não encontram vagas para estacionar por aqui".
Estando bastante perto de onde se situa a Câmara Municipal de Mira, o local onde, alegadamente, há falta de espaço para que as pessoas possam estacionar, engloba diversas lojas, cujos proprietários sentem-se "bastante afetados" no seu negócio. Chegam, mesmo, a denunciar "a falta de sensibilidade" das autoridades que chegam a "multar-nos por, em brevíssimos instantes, estarmos com os carros em cima do passeio, a descarregar os produtos que compramos e precisamos trazer para as lojas, para reposição do stock" como afirma, Isabel João, uma das lojistas.
Raul Almeida, quando questionado sobre o assunto em causa, confirmou que "tivemos uma primeira reunião com os comerciantes, onde escutamos as suas queixas", assegurando que "temos, neste momento, duas opções em cima da mesa: a primeira é a colocação de parquímetros na zona, para que os veículos não fiquem ali estacionados, muitas vezes, durante todo o dia e a segunda opção que está a ser considerada é a de que, eventualmente, possa haver permissão para estacionamento provisório em cima dos passeios".
Afirmando estar a "aguardar uma reunião com a GNR e a Junta de Freguesia de Mira para encontrarmos a solução mais adequada", o edil mirense pensa que "ainda este mês possamos ter este dossier concluído" para que o problema dos comerciantes esteja definitivamente resolvido. Estes, porém, permanecem na expectativa de que tal aconteça rapidamente, para bem dos seus negócios, uma vez que, como alegam, "não tem sido nada fáceis estes tempos... e, necessitamos urgentemente de medidas que proporcionem às pessoas, a possibilidade de olhar para as nossas montras e conseguirem um lugar de estacionamento para poder visitar-nos!"
Fonte: Foto e texto Jornal Mira Online

Anadia | Animação de verão na Estância Termal da Curia

Resultado de imagem para Curia com Verão muito animado…
À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, o Município de Anadia vai promover a animação de verão na Estância Termal da Curia, a qual irá decorrer, entre 6 de Julho e 7 de Setembro, no Parque das Termas da Curia e no anfiteatro, junto ao Edifício Dr. Luís Navega.
O programa de animação começa no próximo dia 6 de Julho, pelas 18h00, com um Especial Folk Ancas, com a atuação do trio Espiral. Neste mesmo dia, mas à noite, pelas 21h45, junto ao Edifício Dr. Luís Navega, terá lugar o desfile e atuação das Marchas dos Santos Populares. No dia seguinte, à tarde, pelas 16h00, no mesmo local, atuará o Rancho Folclórico de Paredes do Bairro.
Os concertos, à exceção do primeiro dia (Especial Folk) e dos ranchos folclóricos têm o seu início sempre às 21h30, no parque das Termas. Os ranchos folclóricos atuam à tarde, pelas 16h00, no anfiteatro contiguo ao Edifício Dr. Luís Navega.
Nos dias 9, 10 e 11 de agosto a animação sofre um interregno, devido à Festa do Leitão e do Espumante, promovida pela União de Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro que acontece no Parque de Merendas, junto à Estação da CP da Curia.
Ao longo de três meses, 13 grupos, dos mais variados estilos musicais, vão animar aquela estância termal, tendo como principal objetivo atrair um maior número de turistas à Curia durante a época estival.
PROGRAMAÇÃO
6 de Julho – Especial Folk Ancas – Anadia com Espiral (18h00)
6 de Julho – Marchas dos Santos Populares (21h45)
7 de Julho – Rancho Folclórico de Paredes do Bairro (16h00)
13 de Julho – Fado ao Centro (21h30)
14 de Julho – Rancho Folclórico da Pedralva (16h00)
20 de Julho – Filipe Pinto (21h30)
21 de Julho – Rancho Folclórico Olhitos da Bairrada (16h00)
27 de Julho – Sons de Avelãs (21h30)
03 de Agosto – Rogério Charraz (21h30)
09 a 11 de Agosto - Festa do Leitão e do Espumante
17 de Agosto – “Blue & White” (21h30)
18 de Agosto – Rancho Folclórico de Vilarinho do Bairro (16h00)
24 de Agosto – InCantus – Tocares e Cantares de Avelãs de Cima (21h30)
31 de Agosto – Doutor Roque (21h30)
07 de Setembro – Camerata Joanina - concerto música clássica (21h30)
______________________

Justiça | Azeredo Lopes. Antigo ministro da Defesa constituído arguido no processo de Tancos

Resultado de imagem para Azeredo Lopes. Antigo ministro da Defesa constituído arguido no processo de Tancos
Sapo
O ex-ministro da Defesa Nacional Azeredo Lopes anunciou hoje que foi constituído arguido no processo sobre o furto de Tancos, considerando que esta condição, apesar de garantir mais direitos processuais, é “socialmente destruidora”.
“Comunico que fui ontem (quinta-feira) constituído arguido no processo relativo ao chamado ‘caso Tancos’. Esta condição, se é verdade que me garante mais direitos processuais, é absolutamente inexplicável tendo em conta os factos relativos ao meu envolvimento do processo, que foi apenas de tutela política”, refere Azeredo Lopes, em comunicado enviado à agência Lusa.
O ex-ministro da Defesa Nacional frisa que está “convicto” que vai ser “absolutamente ilibado de quaisquer responsabilidades neste processo”.
O furto de material de guerra foi divulgado pelo Exército em 29 de junho de 2017 e, quatro meses depois, a PJM revelou o aparecimento do material furtado, na região da Chamusca, a 20 quilómetros de Tancos, em colaboração com elementos do núcleo de investigação criminal da GNR de Loulé.
Entre o material furtado estavam granadas, incluindo antitanque, explosivos de plástico e uma grande quantidade de munições.
O processo de recuperação do material militar levou a uma investigação judicial em que foram detidos o agora ex-diretor da PJM.
Além da investigação judicial, que ainda continua, Tancos passa a ter um palco no parlamento, na comissão de inquérito, onde serão feitas, durante semanas, 45 audições, incluindo Rovisco Duarte e Azeredo Lopes. O primeiro-ministro, António Costa, respondeu a perguntas dos deputados por escrito.
Como já ficara claro no relatório do Ministério da Defesa sobre o furto, são evidenciadas, nas muitas horas de audições, falhas de segurança nos paióis de Tancos, quer a nível das instalações, quer na falta de efetivos.
Nas audições, os militares falam de falhas no sistema de comunicações, na videovigilância, que deixou de existir a partir de 2006, de buracos nas redes de segurança e até de cabras a pastar junto aos paióis.
A versão final do relatório da comissão de inquérito ao furto de Tancos sustenta que “não ficou provado” que tenha havido interferência política na ação do Exército ou na atividade da PJM, apesar da tentativa dos partidos de direita, em especial do CDS-PP, de uma maior responsabilização de António Costa.
Do processo judicial, foi o próprio diretor nacional da PJ, Luís Neves, quando foi ouvido na comissão de inquérito, em Março, a adiantar que a investigação ao caso do furto de Tancos deverá estar praticamente concluída em “junho ou Julho”.
Lusa

México | Schneider Electric Migra Su Flotilla Corporativa A Vehículos Eléctricos E Inaugura Nueva Estación De Carga En Costa Rica


por Yesica Flores
·Schneider Electric anunció el inicio de la migración de su flotilla corporativa a vehículos 100 por ciento eléctricos, y que, en su totalidad, tendrá una reducción de 50 toneladas de emisiones de CO2 anuales.
La compañía inaugura su cuarta estación de carga para vehículos eléctricos, EV Link, en sus oficinas de San José, Costa Rica en alianza con Portafolio Inmobiliaria
·En consonancia con el Plan Nacional de Descarbonización, Schneider Electric Centroamérica recibe la certificación de la Compañía Nacional de Fuerza y Luz, el cual testifica que la energía consumida es 100 por renovable.
Sumada al compromiso global de Schneider Electric, empresa líder en la transformación digital de la gestión de energía y automatización. De ser una compañía carbono neutral para 2030 y en consonancia con la visión de Costa Rica del Plan Nacional de Descarbonización, la filial de la firma francesa en el país ha iniciado la migración de su flotilla vehicular corporativa a carros 100 por ciento eléctricos, proceso que inició hoy con un evento en su oficina corporativa de Centroamérica en San José. La acción inicial de la compañía es la migración de cinco vehículos, la cual trae consigo una reducción de la huella de carbono de 17 toneladas de CO2 anuales. El cambio completo y paulatino de la flotilla vehicular significará reducir las emisiones de CO2 en 50 toneladas anuales siendo equivalente a sembrar más de 100 árboles.
Una de estas soluciones es EV Link, marca de cargadores para vehículos eléctricos de Schneider Electric, que ofrece un valor destacado a través de ciertas características como el ahorro de energía, monitoreo y control de carga, control de acceso, fácil instalación y monitoreo remoto. Esta solución de carga de Schneider Electric está presente en múltiples puntos de Costa Rica, incluido la zona Norte, Guanacaste y la gran área metropolitana, en sitios privados (como la nueva planta de Coca Cola y el Centro Nacional de Convenciones); como públicos y comerciales, centros comerciales, residenciales y oficentros. En ese sentido, Schneider Electric inauguró también hoy un cuarto cargador EV Link en sus instalaciones, que se suma a tres previamente instalados y abiertos para uso público. Esta iniciativa se llevó a cabo con Portafolio Inmobiliario, uno de los más grandes desarrolladores inmobiliarios del país de proyectos como El Cedral, oficentro donde Schneider Electric tiene su oficina corporativa.
 “Para 2020, en Schneider Electric tenemos como misión ayudar a nuestros clientes evitar la emisión de 100 millones de toneladas métricas de CO2, a través de tecnologías y productos de eficiencia y de transición ante el escenario climático. Con las acciones que anunciamos hoy, Schneider Electric Centroamérica se suma este compromiso global de reducir la huella de carbono en todos los aspectos de su operación, desde la oferta de productos hasta los recursos internos utilizados para sus actividades”, afirmó Carlos León de Garay, vicepresidente de Schneider Electric Centroamérica.
Schneider Electric Centroamérica y el Plan Nacional de Descarbonización
Como consumidor de energía y como proveedor de soluciones, Schneider Electric Centroamérica hace consonancia con el Plan Nacional de Descarbonización de Costa Rica, principalmente en los pilares de Transformación Digital, Equidad y Sostenibilidad, los cuales buscan transformar progresivamente flotas vehiculares en el país, los sistemas eléctricos y la transición a energías renovables; así como la digitalización de procesos institucionales y comerciales, desarrollar edificaciones de uso comercial, residencial e institucional bajo estándares de alta eficiencia y bajas emisiones, y modernizar el sector industrial a través de la aplicación de procesos eléctricos sostenibles y más eficientes.
Las acciones de la firma francesa en el país y en la región que destacan para contribuir a estos objetivos son:
  • Aplicar la economía circular a los procesos en las plantas de manufactura y todo el ciclo de fabricación de los productos.
  • Etiquetas Green Premium, en un alto porcentaje de nuestro portafolio de productos actual, lo cual garantiza una optimización en el uso de recursos, en el ciclo de vida completo de los dispositivos.
  • Instalación de nuestra plataforma interoperable de IoT, EcoStruxure, en nuestras propias facilidades. Una de ellas es la planta inteligente en Monterrey México, que tiene como objetivo encaminar nuestra industria hacia un modelo green, sostenible y limpio, apalancado del uso de la tecnología en procesos industriales.
  • Certificación de nuestras sedes con estándares globales de eficiencia y sostenibilidad, como la oficina de Costa Rica que, en 2015, obtuvo la primera certificación nivel platino, en la categoría de Commercial Interiors para Centroamérica del programa LEED del US Green Building Council.
  • Para el 2020, un 80 por ciento de la energía consumida debe ser proveniente de fuentes renovables.
Y es desde ese último modelo que Schneider Electric Centroamérica, recibe hoy la certificación de la Compañía Nacional de Fuerza y Luz, la cual garantiza que la energía que consume es 100 por ciento renovable.
Con estas acciones, Schneider Electric avanza en su agenda de sostenibilidad y transformación digital, elementos clave para enfrentar los retos ambientales y energéticos que se enfrentan alrededor del mundo.
 Schneider Electric Costa Rica forma parte de la región de la compañía en México y Centroamérica, la cual reúne más de 9 mil colaboradores y 14 oficinas regionales, incluyendo la de la Ciudad de México.

México | Implementación De 5G Requiere Apertura Y Colaboración En América Latina


por Yesica Flores
Durante el CLT 2019, Huawei destacó la importancia de un enfoque estratégico y futurista hacia la nueva generación de telecomunicaciones y economía digital en la región
La apertura y la colaboración son fundamentales para la implementación de un 5G inclusivo en América Latina, lo cual involucra en gran medida acciones por parte de gobierno, operadores, proveedores de infraestructura e industria, afirmó el Dr. Mohamed Madkour, vicepresidente de Marketing y Soluciones de Redes Inalámbricas y Nube de Huawei durante su participación en el Congreso Latinoamericano de Telecomunicaciones, CLT 2019.
Para desplegar el potencial del 5G, Madkour dijo que es clave que los gobiernos reconozcan la necesidad de políticas orientadas al crecimiento y a un marco de espectro futurista; donde los operadores tomen acciones sobre una transformación holística, innovación de servicios y conectividad total; los proveedores proporcionen un ecosistema de infraestructura simple, ágil y eficiente; y las industrias consideren las necesidades de digitalización y colaboración para la sustentabilidad empresarial.
“La innovación tecnológica, la digitalización de industrias, una sociedad inclusiva y una economía próspera… estos son los cuatro elementos necesarios de la visión 4-Core para hacer que 5G suceda en cualquier mercado del mundo, y Latinoamérica no es la excepción”, dijo el vicepresidente.
“Todo esto ofrece la esperanza para que cada persona viva más feliz, más saludable, más segura. La esperanza para que cada organización logre negocios eficientes y exitosos, y la esperanza de que cada país desarrolle su economía y se coloque en el mapa de liderazgo en TIC. Este es el tipo de propósito que todos buscamos, no solo aspiramos a alcanzar la conectividad 5G, o 4G, o de fibra por sí mismas, sino que buscamos un futuro integral y brillante”, agregó.
Como líder en el desarrollo y comercialización de la tecnología 5G, Huawei cree que el enfoque estratégico para el 5G debe ser poderoso, simple, eficiente y rentable. Esto significa que su comercialización depende de un suministro eficiente, con una evolución más suave, un despliegue más rápido y una operación simple, en equilibrio con las demandas de valor de innovación de servicio, crecimiento de datos y exploración.
Madkour mencionó que existen dos fases para la comercialización de servicios 5G: una que cubre el acceso fijo inalámbrico y el servicio mejorado de MBB (banda ancha móvil), así como el acceso a internet comercial; esta primera fase está ocurriendo en este momento. La segunda fase, que estará disponible comercialmente para 2021 y más allá, después de finalizar los estándares 3GPP, versión 16, cubrirá todas las industrias del ecosistema, incluidos los servicios que requieren los atributos uRLL (baja latencia ultra confiable). Sin embargo, destacó específicamente el papel de 5G en el suministro de banda ancha inalámbrica eficiente y excepcional a hogares en América Latina. Los operadores pueden obtener una ventaja competitiva, mejorar indirectamente el uso de 4G y atender un nuevo segmento de mercado VIP de 5G aprovechando las ventajas de velocidad, capacidad y costo de bits de 5G.
Señalando las innovaciones tecnológicas de vanguardia como Massive MIMO (Multiple Input, Multiple Output, o entrada múltiple-salida múltiple) y una mayor disponibilidad de espectro, describió brevemente el enfoque de Huawei para la infraestructura 5G, que se basa en la convergencia, la simplicidad, la modularidad y el concepto ecológico ultra-delgado. Esto trae una alta eficiencia en el consumo de energía, integración, espectro, despliegue y operación.
Huawei participó en la exitosa edición 2019 del Congreso Latinoamericano de Telecomunicaciones, destacando el liderazgo de la compañía en el desarrollo de tecnología de vanguardia, con la misión de llevar lo digital a cada persona, hogar y organización, para un mundo inteligente y completamente conectado.