segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Cantanhede | No âmbito da iniciativa Ao sábado… há conto! Biblioteca Municipal promoveu sessões de conto para crianças e pais

 

A Biblioteca Municipal de Cantanhede realizou no passado sábado, dia 2 de dezembro, no âmbito do projeto Ao sábado… há conto!, duas sessões de leitura para duas dezenas de crianças, acompanhadas pelos progenitores, pais e mães.
Para esta décima sessão, a obra selecionada foi O elefante da dona Bibi, de Reza Davland, autor e ilustrador iraniano. O elefante da dona Bibi é um ternurento conto sobre cidadania, que reflete sobre a amizade entre homens e animais e no respeito que deve existir entre estes grupos.
A iniciativa Ao sábado… há conto! é um projeto desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, que promove regularmente, aos sábados de manhã, sessões de leitura e atividades lúdicas e pedagógicas em horários que permitam que os pais acompanhem os filhos.
As sessões realizam-se quinzenalmente e os grupos participantes não deverão exceder as dez crianças. As inscrições podem fazer-se na Biblioteca Municipal pelo telefone 231 410 870 ou pelo email biblioteca@cm-cantanhede.pt

*GABINETE DE COMUNICAÇÃO
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Cantanhede | No passado sábado, 2 de dezembro Novo livro de Carlos Garcia apresentado na Biblioteca Municipal

 
Cerca de uma centena de pessoas estiveram presentes no passado sábado, dia 2 de dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede para assistir à apresentação editorial de “Os empecilhos”, de Carlos Garcia.
Na mesa de honra, para além do autor, estiveram Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, e Maria João Espírito Santo, apresentadora da publicação.
Na sua intervenção, Pedro Cardoso aproveitou para enaltecer Carlos Garcia, considerando-o “um cidadão de indiscutível valor na nossa comunidade pelo seu exemplo cívico, intervenção pública, mas, também, por tudo o que à mesma tem oferecido, de forma tão generosa. Um exemplo marcante de uma vida inteiramente devotada ao serviço desta terra, das suas gentes, da cultura, do folclore, da etnografia, do teatro, do associativismo, do voluntariado, da participação e vivência comunitária. Sem esquecer o inegável interesse dos livros que escreveu sobre a história e os costumes do concelho de Cantanhede e o seu talento como artesão de miniaturas de imóveis com valor patrimonial e artefactos tradicionais”
. O responsável pelo pelouro da Cultura felicitou o autor por “aos 91 anos nos agraciar com mais uma publicação”, reforçando a “coragem de abordar de forma tão desassombrada um tema tão interpelador e incómodo, deixando um tocante testemunho sobre a vivência de muitos idosos na atualidade.”
A apresentação de “Os empecilhos” esteve a cargo de Maria João Espírito Santo, que aproveitou a ocasião para abordar algumas das temáticas que constam na publicação, dando voz, juntamente com alguns amigos do autor que fizeram questão de estar presentes na sessão, a alguns trechos da mais recente obra de Carlos Garcia.


Sobre Carlos de Jesus Garcia
Carlos de Jesus Garcia nasceu em 1932, em Cantanhede, onde reside. Desde os 12 anos até à reforma, aos 68 anos, exerceu a profissão de carpinteiro / marceneiro, distinguindo-se como empresário nessa área.
Não obstante o facto de possuir, apenas, a escolaridade básica (4.ª classe antiga), nunca desistiu de seguir os seus intentos – transmitir os seus conhecimentos, fruto das vivências pessoais e da experiência, através da escrita.
Carlos Garcia é autor de Manta de Retalhos, seu primeiro livro, autobiográfico (2005); de Cantanhede: Memórias para o futuro (2006); de Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede – 75 Anos ao serviço da cultura (2010) e de Caminhos da vida – histórias da vida real (2013). Os empecilhos, seu quinto livro, sobre a Terceira Idade, é composto por pequenas histórias que relatam vivências de famílias, nas quais o autor evidencia casos de solidão e abandono familiar dos elementos mais velhos.
Na sessão, Carlos de Jesus Garcia manifestou-se um “homem realizado, feliz e acarinhado pela sua família”, mas, afirmou, sentiu a necessidade de partilhar com os leitores “algumas histórias menos felizes cujos protagonistas são idosos, muitas vezes apelidados de “Os empecilhos”.

Sobre Maria João Espírito Santo
Maria João Espírito Santo, residente em Cadima, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; possui uma formação no Centro de Estudos para Formação Autárquica (C.E.F.A.) e uma Pós-Graduação em Bibliotecas e Animação de Leitura, pela Escola Superior de Educação de Coimbra, as duas em Coimbra.
Mestre em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2022), é aluna do 1.º Ano do Doutoramento em Ciências da Educação – especialidade em Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos – na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Maria João Espírito Santo é funcionária do Município de Cantanhede, desempenhado funções na Biblioteca Municipal.

*GABINETE DE COMUNICAÇÃO
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

AMGEN CAPABILITY CENTER PORTUGAL RECONHECIDO COMO GREAT PLACE TO WORK®

 Apenas dois anos depois da criação em Portugal do primeiro centro de competências e excelência fora dos Estados Unidos,
a AMGEN obtém a certificação Great Place To Work® 2023.
Lisboa, 4 de dezembro de 2023 – O AMGEN Capability Center Portugal, o primeiro centro de competências da biofarmacêutica AMGEN fora dos Estados Unidos, obteve a certificação Great Place to Work® em Portugal, atribuída pela prestigiada consultora de recursos humanos Great Place to Work.
 
A certificação reconhece a cultura de alta confiança e orgulho, resultando de um diagnóstico ao ambiente organizacional realizado com base num inquérito global aos colaboradores. Dos excelentes resultados do centro de competências da AMGEN, destacam-se:
 

O Índice de Confiança dos colaboradores alcançou os 88%, superando a média das empresas certificadas em Portugal (84%);
Um número expressivo de 92% dos colaboradores recomenda o centro de competências da AMGEN como um Excelente Lugar para Trabalhar em Portugal, tendo em conta os fatores do questionário;
Pontos fortes identificados pelos colaboradores:
- Credibilidade da empresa
- Orgulho
- Equidade e Justiça
- Respeito
- Camaradagem.
 
Daniel Campanha, General Manager do AMGEN Capability Center Portugal, destaca: “É com muito orgulho que recebemos a certificação de Great Place To Work,uma conquista notável, alcançada apenas em dois anos desde a constituição do nosso centro de excelência em Portugal. É o reconhecimento da nossa equipa, das nossas pessoas que todos os dias nos inspiram a sermos melhores. Esta certificação reflete, igualmente, o nosso foco na criação de uma cultura centrada nas pessoas, que promove um ambiente de trabalho diverso, o respeito e a colaboração. Na AMGEN acreditamos que só assim conseguiremos cumprir a nossa missão de servir os doentes e melhorar a saúde e qualidade de vida das pessoas que sofrem de algumas das doenças mais graves.
 
De acordo com o inquérito realizado pela Great Place to Work, os colaboradores  também realçaram o elevado sentimento de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a diversidade étnico-cultural, a par do reconhecimento e celebração do trabalho realizado.
 
Para Ana Sofia Brazão, Human Ressources Lead do AMGEN Capability Center Portugal, “trabalhamos intensamente para assegurar aos nossos colaboradores uma melhor conciliação entre trabalho e vida pessoal, ao mesmo tempo que implementamos inúmeras iniciativas destinadas a promover o bem-estar físico e psicológico, e a inclusão, uma vez que trabalhamos num ambiente multicultural representatitivo de mais de 35 nacionalidades.”
 ______________________
A AMGEN abriu, em 2021, o seu primeiro centro de competências fora dos Estados Unidos – o AMGEN Capability Center Portugal. Localizado na sede da companhia em Lisboa, a mais recente unidade de negócio no País emprega atualmente mais de 300 colaboradores que trabalham em áreas especializadas, como Contracts & Pricing, Data & Analítica, Regulatory Affairs, Cybersegurança e Proteção Digital, Tecnologia & Inovação Digital, Sourcing Estratégico Global, Finanças & Planeamento, Capacitação de Negócio, entre outras, e que operam em estreita colaboração com os mercados da Europa, Médio Oriente e África, América do Sul e Canadá, assim como a nível global com os Estados Unidos e alguns países asiáticos.
 
A Great Place to Work® é uma consultora que trabalha há mais de 30 anos com empresas em todo o mundo para identificar, criar e sustentar culturas de alta confiança e alto desempenho, ajudando as organizações a serem reconhecidas como Great Place to Work.

*Ana Tiago 
**Lara Faria 

 

Proença-a-Nova | Aberta discussão pública das OIGP’S de Fórneas, Corgas e Alvito da Beira

 
Está aberta a discussão pública às propostas de Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP) de Fórneas, Alvito da Beira e Corgas.
As propostas de OIGP estão disponibilizadas para consulta e recolha de sugestões, na sede do Município de Proença-a-Nova, diretamente no Gabinete de Proteção Civil e Florestas, e no site da DGT – Direção Geral do Território. No caso de Alvito da Beira e Fórneas, os interessados em participar têm até ao dia 12 de janeiro de 2024 para se manifestar – um prazo de 30 dias úteis a contar da data da sua publicação, 28 de novembro. Já os proprietários de terrenos da aldeia de Corgas terão até ao dia 17 de janeiro, contando o mesmo prazo de 30 dias úteis desde a data da sua publicação, a 30 de novembro. Os contributos deverão ser apresentados por escrito no Balcão Único do Município, sendo que quaisquer informações ou dúvidas deverão ser remetidas à entidade gestora, a Pinhal Natural - Serviços de Consultoria e Comércio de Produtos Regionais LDA.
Para mais tarde, depois de terminado o prazo, está convocada uma reunião conjunta com os proprietários e demais titulares de direitos reais, quem exerça poderes legais de representação e ainda produtores florestais abrangidos pela AIGP. Em Fórneas, esta reunião decorrerá no dia 24 de janeiro, pelas 19h00, na sede da Associação Desportiva, Cultural e Social das Fórneas. Em Alvito da Beira, a reunião será no dia 22 de janeiro de 2024, também pelas 19h00, na sede da antiga Junta de Freguesia de Alvito da Beira. No caso de Corgas, haverá dois momentos de reunião: a primeira, a realizar-se no dia 26 de janeiro, pelas 19h00, na Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Corgas e a 29 de janeiro, pelas 19h00, na antiga Escola Primária de Malhadal.
Este é mais um passo dado numa estratégia maior “na reformulação e ordenamento da nossa floresta e território”, explica João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. “Estas ações são uma das variáveis de uma equação maior, que assentam noutras ferramentas que estão agora desenhadas para se virem a realizar em ações do território, nomeadamente as áreas de intervenção de gestão da paisagem (AIGP) e os mosaicos florestais. É, portanto, imperativo que proprietários, administração local e administração central convirjam naquilo que são as soluções para, de facto, a traduzirmos na floresta que queremos”, conclui o autarca.
De recordar que a Pinhal Natural – Serviços de Consultoria e Comércio de Produtos Regionais LDA é também a entidade gestora da Área Integrada na Paisagem da Penafalcão e responsável pela constituição da Operação Integrada de Gestão da Paisagem da Penafalcão (OIGP), ou seja, o conjunto de intervenções a realizar na transformação da paisagem de reconversão de culturas e valorização do território, onde também se inclui o modelo de gestão desta área, às quais se juntam Fórneas, Alvito da Beira e Corgas.
As OIGP definem no espaço e no tempo as intervenções de transformação da paisagem e de reconversão de culturas e valorização e revitalização territorial, bem como o modelo operativo, os recursos financeiros e o sistema de gestão e de monitorização a implementar.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

ESAC recebe palestra “As necessidades nutricionais nas diferentes etapas da vida do gato e do cão”

 “As necessidades nutricionais nas diferentes etapas da vida do gato e do cão” é o tema da palestra que a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) acolhe no próximo dia 6 de dezembro, às 09h00, na sala A1.13.
A palestra é promovida no âmbito da Unidade Curricular de Nutrição e Saúde Animal da Licenciatura em Enfermagem Veterinária e é proferida por Thierry Correia, do Departamento de Comunicação Científica da Royal Canin em Portugal.
A participação na palestra é livre.
 
 
Isabel Silva

Alvaiázere | 3ª Edição do FICA tem a maior exposição de Pais Natais do país

O FICA- Festival de Inverno no Concelho de Alvaiázere decorre nesta edição entre os dias 15 de dezembro de 2023 e 7 de janeiro de 2024.
Este que é um festival que celebra a magia do Natal e os valores que esta quadra representa foi estruturado de forma a ser possível visitar, de forma gratuita, o recinto todos os dias da semana durante aproximadamente 1 mês, contribuindo para fortalecer os laços na comunidade e na família.
Com duas edições realizadas está comprovada a aposta ganha neste evento em dar aos alvaiazerenses a oportunidade de celebrar a quadra natalícia na sua terra! Não obstante a procura pela melhoria continua é uma preocupação constante na dinâmica do evento.
Desta forma, esta edição tem como novidade a presença no recinto da maior exposição de Pais Natais do país. A exposição terá expostas cerca de 3 000 figuras de Pais Natais.
Inserido nesta edição, para além da envolvência do Natal através da maior exposição de Pais Natais do Pais, concebemos novamente um conjunto de atividades no recinto do Parque Multiusos tais como: pista de gelo, insufláveis, a Casa do Pai Natal, e várias atividades de animação para os mais pequenos. As crianças podem escrever cartas ao Pai Natal com posterior resposta e prenda, e o Pai Natal deslocar-se-á a todas as Freguesias.
A Autarquia irá promover um concurso de presépios, o Cantar do Reis, e até realizar um Mercado de Natal em que promove os produtos endógenos. Também a noite de passagem de ano será celebrada com artistas e fogo de artificio.
São vários os artistas a animar os dias do festival: Smells Like 90's(15/dez.); Buba Espinho(16/dez.); Batatinha(17/dez.); Padre Borga (22/dez.); Avô Cantigas (23/dez); Emanuel Moura (23/dez); Funk Boys (31/dez.); Só Ritmo (31/dez.)

*Gabinete de Comunicação

Roteiro de viagem em ANGOLA

 Olá Litoral,

Estive recentemente a explorar Angola, e gostava de partilhar em primeira mão a maravilhosa experiência que vivi naquele país. Escrevi, por isso, um longo artigo no blogue que resume o meu roteiro de viagem em Angola. A aventura não foi isenta de problemas, mas até isso faz parte da experiência de viajar em África.

Caso tenha interesse em ouvir de viva voz, tenho já agendadas três tertúlias sobre esta viagem a Angola: no Porto (Espiga, 6 dezembro), Aveiro (Espaço Exodus, 9 janeiro) e Lisboa (Kreatori, 27 janeiro).

De resto, acabámos de lançar mais um episódio do Rostos da Aldeia, desta vez sobre a aldeia transmontana de Uva. Deixo aqui o convite para ver o vídeo abaixo e para visitar o Rostos da Aldeia.

video preview

A terminar, deixo o habitual pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue livre de publicidade). Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens!

Filipe Morato Gomes

10 anos de Ribau Esteves e de Aliança com Aveiro na gestão da Câmara Municipal de Aveiro 5: “Qualificação Urbana e Viária

5: “Qualificação Urbana e Viária”

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue com a apresentação do trabalho realizado pelo Presidente José Ribau Esteves e pelas equipas eleitas no quadro político da Aliança com Aveiro (coligação PSD, CDS, PPM), nos últimos dez anos (2013 – 2023).

Esta semana é abordado o tema da Qualificação Urbana e Viária.

Ao longo da última década, foram realizadas inúmeras obras por todo o Município, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade, a segurança e o conforto do espaço público, capacitando a Cidade e o Município de Aveiro de infraestruturas capazes de responder ao crescimento populacional e turístico, ao mesmo que reforçámos a aposta na sustentabilidade, nos modos suaves de transporte e na prioridade ao peão e aos espaços de estar e de lazer.
Na requalificação de estradas, entre 2014 e 2023, totalizam-se 795, sendo que destas, 150 (52.000 toneladas de betuminoso) foram da responsabilidade direta da CMA, executadas pelas suas equipas especializadas.
Recorde-se que até 2023, Aveiro era um Município conhecido pelo mau estado das suas estradas, com muitos processos de indeminização por danos em viaturas, tendo-se conseguido com muito investimento e trabalho ter hoje uma rede viária com qualidade e terminado com danos causados aos seus utilizadores.
É importante também dar a nota histórica da CMA ter estado, até abril de 2017, impossibilitada por Lei de realizar várias tipologias de investimentos que não fossem “serviços públicos essenciais” por força do não cumprimento da Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso, situação ultrapassada pelos bons resultados alcançados com base no Plano de Ajustamento Municipal (PAM) aprovado e financiado pelo Fundo de Apoio Municipal (FAM).
A CMA adquiriu um equipamento para pavimentação de rodovias em 2015, e que após o devido período de formação de equipa, entrou em funcionamento em 2016, constituindo um investimento de cerca de 300.000€.

Obras por Todo o Município
Durante a última década a CMA concretizou um vasto mapa de trabalhos na qualificação urbana e viária por Todo o Município, com obras no Centro Urbano da Cidade de Aveiro, na Área da Cidade Nova (ampliada na Revisão do PDM) e noutros locais de todas as dez Freguesias do Município, totalizando 795 obras. Estes investimentos correspondem a um valor global de cerca de 70 Milhões de Euros.
A CMA continua o seu trabalho intenso de proximidade e transparência absoluta com os Cidadãos, procurando promover uma Cidadania Ativa e Participativa, divulgando o trabalho realizado nas diversas áreas de atuação nos últimos dez anos.

[apresentação disponível aqui<https://we.tl/t-d4KCzC26in>]

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Natal chega a Proença-a-Nova com propostas para todos os públicos

 
Proença-a-Nova é o sítio certo para visitar em dezembro: música, gastronomia e animação de natal para famílias são várias as iniciativas promovidas pelo Município e por entidades privadas com a mesma temática: o Natal.
Este é o convite para a população descobrir a magia e os sabores do Natal através de um conjunto de iniciativas dirigidas a vários públicos e que incluem concertos de natal, mercado de natal, workshops temáticos e atividades para os mais novos.
“Natal em família” do palhaço Mário Faísca é o primeiro espetáculo com o espírito desta quadra e arranca a 1 de dezembro, percorrendo quatro aldeias do concelho e com uma passagem pela biblioteca municipal de Proença-a-Nova.
Com o slogan “as pessoas precisam do Natal e as aldeias precisam de pessoas”, a iniciativa Na’Tal Aldeia, promovida pela Soul Speaking Out Loud com o apoio do Município, promete levar a magia natalícia à aldeia da Figueira. Workshops de vinho quente com especiarias e chocolate quente, presença do pai natal com direito a sessão fotográfica, hora do conto e um concerto de natal são algumas das propostas que constam do cartaz desta iniciativa que decorre de 8 a 10 de dezembro.
No dia 10, domingo, às 15h30, a Igreja do Pergulho, recebe um Concerto de Natal, organizado pela Associação do Pergulho e Murteira, e que contará com a presença de quatro coros: o Grupo Coral de Proença-a-Nova, o Coro do Clube Ferroviário de Portugal, o Coro Ad Divitias do INE e o Coro da EDP.
Acompanhados pela Christmas Orchestra, os alunos do 2º ciclo do Agrupamento de Escolas vão apresentar o seu habitual Concerto de Natal, a 14 de dezembro, na Igreja Matriz de Proença-a-Nova, às 20h45.
No fim de semana seguinte, a 16 e 17 de dezembro, chega o Mercado dos Sabores de Natal ao Pavilhão Municipal, com destaque para o Passeio Pedestre nº200 que se realiza no domingo. Fritos regionais, cozinha ao vivo, animação circense, comboio e carrossel de Natal são algumas das propostas confirmadas do programa deste evento organizado pelo Município.
Além de todas as propostas organizadas em muitas aldeias ainda se realiza o tradicional madeiro, que junta os habitantes locais em convívio.
Todas as informações sobre os eventos deste mês já estão disponíveis no site do Município .

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Proença-a-Nova | Comprar é ganhar chega a 42 estabelecimentos do concelho

 
Durante o mês de dezembro, há 18 mil cupões a ser distribuídos por 42 estabelecimentos comerciais que aderiram à iniciativa “Comprar é Ganhar no Comércio Local”: contas feitas, serão um total de 15 mil euros em prémios de 10 euros, de 15 euros, 50 euros e 100 euros. Além dos valores monetários há ainda 500 entradas no Centro Ciência Viva da Floresta e 2.000 brindes. Promovido pelo Município de Proença-a-Nova há 11 anos, o concurso tem como principal objetivo dinamizar o comércio local do concelho, já que se trata de um apoio direto aos comerciantes: os consumidores terão de gastar o valor recebido no mesmo estabelecimento comercial.
Quem fizer compras nos estabelecimentos aderentes em valores superiores aos determinados no regulamento (no comércio e restauração será entregue um cupão por cada 20€ de compras realizadas - até um máximo de cinco cupões por compra. Já no caso dos alojamentos/hotelaria será entregue um cupão sempre que a compra for igual ou superior a 60 euros e nas superfícies comerciais quando a compra for igual ou superior a 80 euros) recebe um ou mais cupões com prémio, brinde ou sem prémio.
A probabilidade de ganho é de 1:16, sendo o número de cupões distribuídos da seguinte forma: 20 raspadinhas de 50 euros, 760 raspadinhas de 10 euros, 360 raspadinhas de 15 euros e 10 raspadinhas de 100 euros.
A lista completa de estabelecimentos pode ser consultada no site do Município.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Marinha Grande | OBRAS DE ANTÓNIO PEDRO EM TINTA DA CHINA E VIDRO EM EXPOSIÇÃO

O Foyer do Teatro Stephens tem patente a exposição “Duas Paixões”, da autoria do artista António Pedro, cuja inauguração ocorreu este domingo, 3 de dezembro, numa iniciativa do Município da Marinha Grande.
Estiveram presentes o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; a vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; a presidente da Junta da Marinha Grande, Maria Neves; o autor; e vários convidados, que testemunharam o resultado de uma vida dedicada à pintura e ao vidro, as duas paixões de António Pedro, aqui retratadas em mais de 20 obras.
O presidente Aurélio Ferreira agradeceu ao artista a disponibilidade para aceitar a parceria com o Município, que “permite exibir o seu extraordinário trabalho artístico e que a população deve conhecer”.
António Pedro confessou sentir-se reconhecido por expor num local que, outrora, foi a escola da sua mãe e que integra o complexo da antiga Fábrica Escola Irmãos Stephens, onde, ele próprio, também trabalhou.

Nesta exposição, o artista que desde sempre se dedicou ao desenho e à pintura com aguarela, retrata o Pinhal do Rei, São Pedro de Moel e a Praia da Concha, explorando técnicas como a pintura e colagem de pequenos pedaços de vidro ou a tinta da china aguarelada.

A mostra “Duas Paixões” está patente de 3 de dezembro a 28 de janeiro de 2024, podendo ser vista de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30). A entrada é gratuita.

Gabinete de Comunicação e Imagem