O Município de Vagos aderiu, mais uma vez, à SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE e ao DIA EUROPEU SEM CARROS.
O Município de Vagos, juntamente com o Agrupamento de Escolas de Vagos, encontra-se a desenvolver, para essa semana, atividades de sensibilização junto da comunidade escolar e para a comunidade em geral, tais como:
  1. No Dia Europeu sem Carros, dia 22 de setembro, a Avenida Padre Alyrio de Melo (rua entre a EB 2,3 e Secundária de Vagos) estará encerrada ao tráfego automóvel, entre as 7h e as 19h, sendo permitida, apenas, a mobilidade a peões, ciclistas, veículos prioritários e transportes públicos.
  1. Sensibilização da comunidade escolar para privilegiar o uso da bicicleta nas deslocações casa-escola-casa. Sensibilização da comunidade geral para privilegiar o uso da bicicleta nas deslocações casa-trabalho-casa, e incentivar uso da bicicleta para outros tipos de deslocações. Será feito um apelo para que divulguem nas redes sociais as suas fotografias nestas ou em outras deslocações, utilizando os #hashtags #VagosMobility; #MobilityWeek; #bike4EU e identificando o município de Vagos @municipiovagos. Desta forma conseguimos monitorizar a adesão à iniciativa.
  1. Visionamento do vídeo promocional da campanha “Emissões Zero, Mobilidade para todos” nas zonas comuns das escolas do agrupamento de escolas de Vagos, nos ecrãs do espaço do cidadão da câmara municipal de Vagos e da biblioteca municipal.
  1. Afixação de cartazes de sensibilização para a campanha “Emissões Zero, Mobilidade para todos” nas escolas do Agrupamento de Escolas de Vagos e edifícios públicos (câmara municipal, biblioteca municipal, piscinas municipais, estádio municipal, etc.).
A SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2020 (SEM) é uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio político e financeiro da Direção-Geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia.
O objetivo da campanha, que decorre desde o dia 16 até ao dia 22 de setembro, é possibilitar, às localidades, a oportunidade de testar alternativas de transporte sustentável. Ao incentivar a escolha de meios de transporte sustentáveis, como andar a pé e de bicicleta, podemos reduzir as nossas emissões de carbono, melhorar a qualidade do nosso ar e tornar as nossas cidades locais em locais mais agradáveis para se viver e trabalhar. O tema, deste ano, é Emissões Zero, Mobilidade para todos.
A semana culmina com o evento “Dia Sem Carros”, onde vilas e cidades participantes fecham, durante todo o dia, uma ou várias zonas ao tráfego automóvel, circulando apenas peões, ciclistas e transportes públicos.
São mais de 2.300 localidades a participam na SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2020 e Vagos conta com a sua sétima participação, participando desde 2014.

Emissões Zero, Mobilidade para todos

O tema para 2020 pretende dar especial destaque à importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção de uma mobilidade inclusiva.
Neste ano atípico, quando o mundo foi obrigado a parar, foi claramente visível os efeitos da poluição nos nossos ecossistemas. As águas tornaram-se novamente cristalinas, o sol voltou a brilhar, os animais conseguiram disfrutar dos seus habitats normalmente.
Chegamos à conclusão que temos estado a caminhar no sentido errado. Foi mais uma vez comprovado as consequências das emissões de veículos automóveis no ambiente. Por isso, é necessária uma mudança! É urgente que se mudem os hábitos e se adotem cada vez mais comportamentos com emissões zero, como utilização de bicicleta, o uso de transportes públicos e as deslocações a pé.
É necessário mudar! Contamos com todos.
Participem nas atividades da Semana Europeia da Mobilidade e ingressem nesta aventura de lutar por um mundo melhor!!
Usem os nossos #hashtags e mostrem as vossas atitudes zero emissões.
#VagosMobility; #MobilityWeek; #bike4EU