quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Castelo de Paiva | Confraternização juntou mais de 300 pessoas. Banda Marcial de Bairros promoveu convívio e concerto de encerramento de época

 
A exemplo de anos anteriores, a Banda Marcial de Bairros, em Castelo de Paiva, promoveu ontem, nas instalações do Agrupamento de Escolas de Sobrado, o seu Convívio e Concerto de Encerramento relativo à presente temporada, numa iniciativa marcada por uma salutar confraternização entre dirigentes, associados regente e músicos que integram a reconhecida filarmónica paivense, que já conta 213 anos de existência, tendo marcado presença o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, o Vice-Presidente José António Vilela, a Vereadora da Cultura, Liliana Vieira, entre outros autarcas locais, dirigentes associativos e diversas entidades.
 
Depois do concerto e da homenagem a músicos, sócios e individualidades, o almoço de confraternização reuniu mais de 300 pessoas, entre associados, amigos e convidados, sendo que, o presidente da Direcção, Manuel Freitas, considerou que este é sempre um momento por todos desejado, depois de uma época de intensa actividade como foi este ano, com participação em festas e arraiais pelo país e em algumas iniciativas municipais, procurando proporcionar um momento festivo a todos os seus componentes, aproveitando-se a ocasião festiva para homenagear pessoas que se distinguiram ao longo dos anos na colaboração e apoio à filarmónica.
O dirigente referiu que a temporada cumpriu as expectativas, porque se traduziu numa boa participação com a presença em cerca de 14 actuações, destacando-se o concerto de encerramento como o mais importante, pela questão da saudável convivialidade entre todos, desde dirigentes, músicos e amigos.
O presidente Manuel Freitas falou nas obras de remodelação da sede social, concluída que está a 1ª fase, entrando agora na fase de conclusão (revestimentos e acabamentos) num investimento que rondará os 200 mil euros, aproveitando para agradecer os gestos amigos e altruístas de quem tem ajudado a associação nas mais diversas formas, a ultrapassar este desafio e a concretizar esta obra tão desejada, urgente e necessária.
Recorde-se que o anterior presidente,
Gualter Rocha, esteve quatro mandatos à frente dos destinos da popular filarmónica paivense e ajudou a banda a impor-se graças a um assinalável crescimento técnico, agora com jovens e experientes músicos, ajudando a consolidar e a exaltar o mérito e o prestígio que esta banda musical orgulhosamente apresenta, e que, recorde-se, foi já distinguida pela Edilidade Paivense com a Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro.
 Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, congratulou-se com a efeméride, elogiando o trabalho que tem sido realizado em prol da cultura paivense por esta prestigiada filarmónica de Bairros, evidenciando esta história de sucesso com mais de dois séculos de existência, destacando ainda, o espírito bairrista sempre presente nestas louváveis iniciativas e todos aqueles que foram contribuindo para a grandeza desta instituição cultural.
O edil José Rocha destacou este momento como o grande orgulho da família bairrista, realçando também o notável contributo que a filarmónica tem dado à cultura paivense ao longo de tantos anos, sublinhando que, as bandas de música do concelho estão, com inteira justiça e de modo inequívoco, na primeira linha daqueles que merecem o reconhecimento municipal pela sua relevante actividade nas áreas da música e da cultura, pela sua entrega e dedicação à causa pública, daí relevar que,a propósito das obras de requalificação da sede social da banda, que estão na fase de acabamentos, a Câmara Municipal aprovou recentemente, um apoio financeiro de 8 mil euros, para a aplicação de caixilharias.
O programa festivo, que se realizou durante a manhã, contemplou uma romagem ao cemitério em homenagem de sócios e músicos já falecidos, um concerto comemorativo sob a regência do maestro Victor Pereira, na Sala Multiusos da Escola Secundária de Castelo de Paiva, uma homenagem a músicos, sócios e individualidades que se destacaram no apoio e colaboração à filarmónica ao longo do ano, terminando com um almoço de confraternização e animado convívio musical com Nel Marçal.



*Carlos Oliveira

Gabinete de Imprensa e Relações Públicas


Castelo de Paiva | OBJECTIVO ERA DIVULGAR O PATRIMÓNIO PROJECTO PEDAGÓGICO DA ROTA DO ROMÂNICO TROUXE ALUNOS A VISITAR O “ MARMOIRAL “

 
No passado dia 12 de Outubro, terminaram as sessões programadas do Projecto Pedagógico da Rota do Românico, referente ao ano lectivo 2023/2024, que se traduziu num sucesso educativo.
Esta actividade foi especialmente dirigida aos alunos do 4º ano do Ensino Básico, tendo em Castelo de Paiva, participado nesta edição os alunos da EB1 Castelo de Paiva, EB1 S. Lourenço, EB1 Oliveira do Arda e EB1 Casal da Renda.
O objectivo desta actividade escolar era contribuir para a divulgação do nosso Património Local, bem como potenciar aos alunos a oportunidade de o sentirem, através do contacto directo, neste caso com o Monumento da Rota do Românico localizado no concelho, o Marmoiral de Sobrado, situado na entrada da vila.
Os técnicos do Serviço Educativo da Rota do Românico foram os dinamizadores desta actividade que se dividiu em duas sessões, a primeira em contexto de sala de aula e a segunda, em contexto de visita ao monumento.
Mais uma vez, o Município de Castelo de Paiva colaborou na iniciativa, com todo o apoio solicitado, disponibilizando o transporte necessário para a deslocação de todos os envolvidos, e desta forma contribuir para o sucesso desta actividade, por todos apreciada.

Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Marinha Grande | PROGRAMA “ARRENDAR PARA SUBARRENDAR”

 O Município da Marinha Grande informa que, até ao dia 31 de outubro de 2023, decorre o prazo para apresentação de candidaturas ao programa "Arrendar para Subarrendar”, promovido pelo IHRU, I.P..

A Câmara Municipal garante apoio aos munícipes, na submissão de candidaturas a este programa, através dos técnicos da Divisão e Ação Social.

Esta é uma das medidas inscritas no pacote "Mais Habitação”, para permitir aumentar o número de casas no mercado de arrendamento. Destina-se a arrendar imóveis e, posteriormente, subarrendá-los às famílias a preços acessíveis.

Os inquilinos pagam um valor de renda acessível, fixado pelo IHRU, I.P., que não poderá corresponder a uma taxa de esforço superior a 35% do rendimento médio mensal do agregado familiar ou habitacional.
      •As pessoas terão de apresentar candidatura na respetiva plataforma do IHRU, através de um preenchimento de formulário eletrónico;
      •São elegíveis as pessoas isoladas ou agregados cujo rendimento anual bruto máximo seja igual ou inferior ao 6º escalão do IRS;
com prioridade:
      •Jovens até aos 35 anos;
      •Famílias monoparentais;
      •Famílias com quebras de rendimentos superiores a 20% face aos rendimentos dos três meses precedentes ou do mesmo período homólogo do ano anterior.

O IHRU tem protocolos com entidades para angariação de imóveis a nível nacional, nomeadamente:
      •ESTAMO – Participações Imobiliárias, S.A.
      •Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I. P.
      •Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
      •Remax Portugal
      •Century 21 Portugal – Serviços Imobiliários
      •ERA - Imobiliária.
Qualquer proprietário pode disponibilizar o seu imóvel para arrendar através do IHRU, sendo oferecidas um conjunto de vantagens como: 
      .Rendimento estável e seguro com duração ajustável dos contratos às necessidades/objetivos dos Senhorios;
      •Benefícios Fiscais, para os contratos cujo valor da renda não ultrapasse os limites gerais de preço de renda por tipologia e em função do concelho onde se localiza o imóvel;
      •Possibilidade de liquidez imediata através do mecanismo de antecipação do pagamento de rendas ou do pagamento de caução;
      •Garantia do pagamento pontual das rendas, através da celebração de contratos com o IHRU, I.P.
      •Garantia de devolução dos imóveis no final do prazo do contrato em condições idênticas às que detinham à data da celebração do contrato;
      •No caso dos imóveis angariados pela ESTAMO junto de mediadores imobiliários, o proprietário não paga qualquer comissão de mediação.

A informação sobre este programa pode ser consultada no sítio de internet do Município da Marinha Grade, no link https://www.cm-mgrande.pt/p/arrendar

Gabinete de Comunicação e Imagem

De 21 de outubro a 5 de novembro. Um Halloween Assombrado no SEA LIFE Porto


Um ambiente de arrepiar a espinha chegou ao maior aquário do norte do país. Esqueletos, bruxas, gritos e um fumo misterioso cai sobre o SEA LIFE Porto, do dia 21 de outubro a 5 de novembro, para assombrar os seres humanos mortais mais corajosos. Poderá ainda participar nas oficinas de coroas assutadoras com materias recicláveias para despertar o seu espírito de Halloween.
O Halloween é já uma tradição do SEA LIFE Porto, que convida todas as bruxinhas, vampiros, fantasmas e pequenos monstrinhos a fazer parte desta celebração cheia de doçuras e travessuras. Durante duas semanas de decoração, sustos e DIYs terroríficos, o aquário do Porto será um ponto de paragem obrigatória para quem se quer deixar levar pelos encantos da vida marinha.

Esta é a oportunidade ideal para descobrir o lado mais escuro dos oceanos, com um programa especial onde os visitantes serão recebidos num ambiente fantasmagórico decorado a rigor. Mas a diversão não termina com as decorações, entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro, os mais pequenos poderão ainda visitar as oficinas e criar as suas próprias coroas assustadoras com materiais recicláveis. É o momento perfeito para estimular a criatividade das crianças e ensiná-las sobre a importância da sustentabilidade. O melhor de tudo, é que as coroas que forem criadas poderão ser usadas como adereço no Halloween.

O dia mais assustador do ano está mesmo a chegar e o SEA LIFE Porto preparou uma experiência imersiva de “cortar a respiração”. Venha descobrir este reino mágico e misterioso das profundezas dos oceanos num evento de duas semanas, assustadoramente divertido para os miúdos e graúdos. De 21 de outubro a 5 de novembro, das 10h00 às 18h00, durante a semana e das 10h00 às 19h00, aos fins de semana, todos os caminhos vão dar ao aquário do Porto.

RAQUEL BELO
Communication Consultant

MAU TEMPO - PONTO DE SITUAÇÃO

 O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, convocou uma reunião, ao final da manhã de hoje, 19 de outubro, com os agentes de proteção civil e os serviços camarários, para fazer o ponto de situação das ocorrências registadas, identificar constrangimentos e definir estratégias até ao final do dia de hoje.

Registaram-se cerca de uma centena de ocorrências resultantes do quadro meteorológico adverso, envolvendo 25 veículos e 55 operacionais, provenientes dos agentes de proteção civil, Câmara Municipal e Juntas de Freguesia.

O Serviço Municipal de Proteção Civil alerta que a situação ainda inspira alguns cuidados, pelo que a população deve cumprir as medidas de mitigação dos efeitos do mau estado do tempo.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Agrária de Coimbra promove 6.º Seminário “Desafios da Conservação em Portugal”


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove, no próximo dia 25 de outubro, das 10h30 às 13h00, presencialmente (auditório H1) e on-line (via plataforma Zoom), mais uma edição do Seminário "Desafios da Conservação em Portugal".

Para este seminário, que vai já na sua 6.ª edição e é promovido no âmbito da Unidade Curricular de Biodiversidade e Conservação da Licenciatura de Turismo em Espaços Rurais e Naturais da ESAC, estão convidados oradores de renome nas temáticas que compõem o programa: “Conservação das Aves Estepárias”; “Diversidade e conservação de mamíferos terrestres”; “Invasões biológicas como uma ameaça à biodiversidade marinha”; “Sustentabilidade na gastronomia” e “Importância da educação ambiental para o turismo”.

O seminário conta com as boas-vindas de Manuela Abelho, coordenadora da Licenciatura de Turismo em Espaços Rurais e Naturais e, no final, com a intervenção de Hélia Marchante, professora responsável pela Unidade Curricular de Biodiversidade e Conservação.

Os interessados em participar devem inscrever-se até às 12h00 do dia 24 de outubro, em https://tinyurl.com/6DesafiosConservacao.

Anexo: Programa do 6.º Seminário “Desafios da Conservação em Portugal”.

Isabel Silva

Barcelos | 2ª Grow Your Skills Up contou com mais de 100 empresas e 1400 participantes


O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e o Município de Barcelos, em colaboração com a Associação Académica do IPCA (AAIPCA), a Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB), e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) promoveram a segunda edição da Grow Your Skills Up (GYSUP), a Feira de Emprego e Formação de Barcelos.
A GYSU decorreu nos dias 16 e 17 de outubro, no Campus do IPCA, em Barcelos, e recebeu 102 empresas e entidades, de âmbito nacional e regional, traduzindo o interesse que esta feira vem despertando nas entidades empregadoras interessadas em conhecer e contratar talentos do concelho de Barcelos e concelhos vizinhos, sendo já uma referência.

A GYSUP tem como objetivo alicerçar relações entre o tecido empresarial, entidades de formação, jovens e desempregados, partilhando oportunidades de estágio, emprego e formação. Esta iniciativa contou com uma forte componente de capacitação, que se revelou nas 26 sessões de formação e nos 24 pitch´s, nos quais foram as empresas a apresentarem-se aos estudantes. Esta componente de capacitação foi promovida em conjunto com empresas parceiras e especialistas em diversas áreas como a tecnologia, turismo, empregabilidade, design e gestão.

À semelhança do ano passado as Speed Interviews foram um momento de interação personalizada e de elevado valor acrescentado. Nestas sessões os participantes puderam simular uma entrevista real, com técnicos de Recursos Humanos de empresas parceiras, como a MecWide, a YouOn Group, a Valérius, a Carclasse, a Balanças Marque e a Oficina das Competências, bem como testar a qualidade do seu CV, para obter os melhores resultados possíveis, durante a feira.

Apesar do mau tempo, a adesão superou as espectativas e contou com 1400 participantes, que viram na GYSUP uma oportunidade a não perder para uma inserção positiva no mercado de trabalho, junto de empresas e entidades de referência.


*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Évora | IMATERIAL VENCE PRÉMIO FESTIVAL DO FUTURO


Correlacionando-se com os objetivos de sustentabilidade do universo UPBEAT (Plataforma europeia de divulgação de músicas do mundo), o "Future Festival Award" vai todos os anos para um festival enraizado no Património Cultural, aproveitando o presente sem comprometer o futuro.
Este ano o Festival Imaterial saiu vencedor entre 8 concorrentes escolhidos pelos conselheiros da UPBEAT. Ao vencer este prémio, o Festival IMATERIAL passa a integrar a rede UPBEAT como parceiro associado.
Organizado anualmente pela Câmara Municipal de Évora em parceria com a Fundação Inatel, o IMATERIAL apresenta uma gama diversificada de música, no Teatro Garcia de Resende, envolvendo também outros lugares patrimoniais e sítios arqueológicos que desafiam a atenção dos visitantes.
O IMATERIAL celebra a nossa herança partilhada: música, histórias, imagens, os tesouros tangíveis e intangíveis nos quais os humanos se reconhecem, em todo o mundo. Em maio deste ano a 3ª edição do Festival recebeu cerca de 6 mil espetadores ao longo de nove dias de programação. Em 2024 o Imaterial regressa a Évora de 17 a 25 de maio.

Turismo Centro de Portugal saúda escolha de Manteigas e Sortelha como “Melhores Aldeias Turísticas 2023”


Distinção foi hoje conhecida na Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, no Usbequistão.
A Turismo Centro de Portugal recebeu hoje com grande satisfação o anúncio de que dois destinos da região foram distinguidos ao mais alto nível pela Organização Mundial do Turismo (OMT), com o prémio de “Melhor Aldeia Turística 2023”.

Manteigas e a Aldeia Histórica de Sortelha, no Sabugal, foram os locais distinguidos na edição deste ano da iniciativa, depois de o mesmo galardão ter sido atribuído às Aldeias Históricas de Castelo Rodrigo, em 2021, e de Castelo Novo, em 2022. O anúncio foi feito hoje, no decorrer da Assembleia Geral da OMT, em Samarcanda, Usbequistão.
Com esta distinção, Manteigas e Sortelha juntam-se à Rede Global de Melhores Aldeias Turísticas da OMT, criada em 2021 e que reúne 190 aldeias dos cinco continentes.

De acordo com a OMT, “o galardão de ‘Melhor Aldeia Turística’ reconhece as aldeias que constituem um exemplo notável de um destino turístico com ativos culturais e naturais acreditados, que preservam e promovem valores, produtos e estilos de vida rurais e comunitários e que têm um compromisso claro com a inovação e sustentabilidade em todas as suas vertentes – económica, social e ambiental”.

Nesta terceira edição da iniciativa, foram eleitos 54 destinos de todo o mundo. De notar que, em Portugal, também a Ericeira, em Mafra, foi contemplada. A aldeia de Vila de Frades, na Vidigueira, foi selecionada para o Programa de Desenvolvimento, que se destina a aldeias que ainda não cumprem totalmente os critérios para serem Melhor Aldeia Turística mas que justificam o apoio da OMT.

“Aplaudimos a distinção internacional de que foram hoje alvo Manteigas e a Aldeia Histórica de Sortelha. A Organização Mundial do Turismo premiou dois destinos diversificados do Centro de Portugal, que têm em comum estarem implantados no território das Beiras e Serra da Estrela e serem escolhas preferenciais dos visitantes”, salienta Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.

“Visitar Manteigas é conhecer o coração da Serra da Estrela, onde as paisagens envolventes são magníficas, a gastronomia é distintiva e o modo de vida da população mantém ainda um carácter comunitário. Percorrer Sortelha é voltar atrás no tempo, até à época medieval, numa paisagem rochosa que não deixa ninguém indiferente. São dois exemplos paradigmáticos do impacto positivo que a atividade turística deixa nos territórios de baixa densidade, o que foi agora justamente reconhecido pelas Nações Unidas. Estão de parabéns o Município de Manteigas e a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, pelas candidaturas apresentadas”, acrescenta.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

TAÇA DE PORTUGAL SKOIY 1ª FASE – 2ª ELIMINATÓRIA FEMININOS SENIORES

 
ACADÉMICA - 42 X COLUMBÓFILA/FLATLANTIC - 63
Dia 15 de outubro de 2023 – 16:30H
Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia
Constituição da equipa da ASSSCC/FLATLANTIC:

01 – Milena Santos
05 - Maria Miguel Cruz
06 – Beatriz Vieira
08 - Mariana Melo
10 – Beatriz Fernandes
11 – Matilde Melo
12 – Sofia Conceição
15 – Ana Ferreira
16 – Inês Pinho
20 – Sofia Moreira
28 – Inês Anastácio

Treinador Principal: João André Costa
Treinador Adjunto: Gonçalo Melo
Team Manager: Ana Maria Rodrigues

CAMPEONATO DO CENTRO SUB – 14 – FEMININOS SÉRIE ABC

 
ACADÉMICA – 73 X COLUMBÓFILA - 38
Dia 14 de outubro de 2023 – 09H30
Pavilhão Ginásio Figueirense – Figueira da Foz
Constituição da equipa da ASSSCC:
2 - Camila Ferreira
3 – Leonor Gonçalves
4 – Mariana Dias
5 – Clara Dinis
6 – Maria Malta
8 – Ema Santos
9 – Lia Silva
15 – Maria Bucete
16 – Patricia Santos
23 – Laura Ventura
25 – Yana Pylpyyuk
26 – Francisca Jerónimo


Treinador Principal: João André Costa
Trinador Adjunto: Mariana Melo

Team Manager: Ana Maria Rodrigues

RODRIGO LEÃO ATUA NA MARINHA GRANDE

 O compositor Rodrigo Leão atua, pela primeira vez, na Marinha Grande, para o concerto comemorativo do 9.º aniversário do Teatro Stephens, para apresentar o novo álbum “Piano Para Piano”, no dia 25 de outubro (quarta-feira), pelas 21h30.
Rodrigo Leão é o primeiro a dizer que não é pianista, mas a verdade é que o piano tem surgido na sua obra como um complemento dos sintetizadores, que já usou bastas vezes para escrever memoráveis melodias e pensar nos envolventes arranjos a que foi dando corpo com os ensembles que criou.

“Piano Para Piano” é o novo álbum de originais, editado no passado dia 13 de outubro, que se constitui como uma viagem ao maravilhoso desconhecido com assinatura de um dos mais celebrados compositores portugueses e que integra a participação da sua filha, Rosa Leão. É um projeto que nasceu depois de uma encomenda do Festival de Piano em Vila Nova de Cerveira, desafio que o levou a compor duas novas peças, que acabaram por ser o início de várias composições para este novo trabalho.
O concerto que celebra o aniversário do Teatro Stephens, conta ainda com a participação do compositor marinhense André Barros e do pianista Tiago Ferreira, que vão interpretar alguns temas, a quatro mãos.

M/6
Duração: 90 minutos
Preço: 7,50€
Bilheteira: https://bol.pt/Comprar/Bilhetes/130809-9o_aniversario_concerto_piano_para_piano-t_stephens_museu_vidro/ ou Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Nos estabelecimentos de ensino do concelho. Município de Cantanhede retoma “Momentos J” com os jovens

 

O Município de Cantanhede vai dar continuidade, ao longo do presente ano letivo, às diversas ações designadas de "Momento J”.
Destinadas a alunos do 3.º Ciclo, Ensino Secundário e Ensino Profissional, estas ações têm como objetivos aproximar os jovens às atividades que a autarquia desenvolve no âmbito da Juventude, envolver e partilhar atividades em Cantanhede, assim como apresentar programas juvenis nacionais e internacionais.


À semelhança do ano letivo anterior, a autarquia vai realizar ações nos agrupamentos de escolas Marquês Marialva, Lima-de-Faria e Gândara Mar, na Escola Técnico-Profissional de Cantanhede e na Academia de Música de Cantanhede.
O papel dos estabelecimentos de ensino é determinante no sucesso desta iniciativa, não apenas no plano de divulgação, mas também no encorajamento dos Jovens à participação ativa na comunidade.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, responsável pelo pelouro da Juventude, “estes Momentos J são uma oportunidade para a autarquia estar mais próxima dos jovens do nosso concelho, levar-lhes informação do seu interesse, bem como desafiá-los a uma cidadania mais participativa”.
Ainda de acordo com o autarca, no ano letivo 2022/2023, estas ações nos estabelecimentos de ensino do concelho “atingiram um universo de 490 alunos”.


*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo




Silves | ORÇAMENTO MUNICIPAL PARTICIPATIVO

Tendo em vista a recolha da opinião da população e a promoção da sua participação na elaboração do Orçamento do Município, a Câmara Municipal de Silves irá promover, entre 23 de outubro e 07 de novembro, a iniciativa “Orçamento Municipal 2024”, através da realização de sessões públicas em cada uma das freguesias do concelho.
Nestas sessões, pretende-se envolver os munícipes sobre os investimentos que considerem prioritários para a freguesia e/ou concelho, cabendo ao Executivo fazer a avaliação final das propostas, com base em critérios técnicos, financeiros e estratégicos. 
Agradecemos a sua participação!
 
Consulte o programa.
 


Marinha Grande | Efeitos do mau tempo

 O Município da Marinha Grande continua a acompanhar os efeitos do mau tempo no concelho, tendo-se registado inundações, desde a manhã de hoje, 19 de outubro.

O Serviço Municipal de Proteção Civil,  restantes serviços da Câmara Municipal, bem como os Bombeiros da Marinha Grande, Bombeiros de Vieira de Leiria, PSP e GNR, continuam a assegurar a vigilância e a atuar nos casos mais graves, decorrentes da chuva que se têm feito sentir, por todo o concelho.

Recordamos as medidas preventivas:
− Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais;
− Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas;
− Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas;
− Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas;
− Não praticar atividades relacionadas com o mar;
− Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade;
− Não atravessar zonas inundadas;
− Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | Assinalando o Dia Internacional da Paisagem

 MUNICÍPIO DE SILVES APRESENTA EXPOSIÇÃO “APAGAMENTO E REVELAÇÃO DA PAISAGEM” EM TERRITÓRIO ASPIRANTE A GEOPARQUE
A Casa Museu João de Deus acolhe, de 21 de outubro a 30 de novembro, a exposição de artes plásticas “Apagamento e revelação da paisagem”, de Tatiana Silva. A mostra tem entrada livre e inaugura dia 21 de outubro, pelas 16h00, apresentando-se como uma aposta de comemoração do Dia Internacional da paisagem neste território aspirante a Geoparque Algarvensis.
Através desta exibição, a jovem Tatiana Silva, descortina, a partir de aparecimentos da linha, da mancha e do volume, um processo contínuo incessantemente temporal, que anuncia para a inevitável interatividade da forma na paisagem; num procedimento de exploração plástica e conceptual que atravessa, apaga, realça e subverte o contexto, abstrato e concreto, a natureza.
Formada em arquitetura, esta artista algarvia frequentou, ainda, o mestrado da Faculdade de Belas Artes, estando, atualmente, a desenvolver um projeto de doutoramento afirmando um pouco mais a experimentação procurada e a interdisciplinaridade entre as artes, investigando a categoria da Escultura, continuando a ter como pontos de interesse o estudo de diversos territórios e paisagens, a investigação sobre formas, espaços e tempos ocupados, e ainda, a questão que Tatiana Silva considera estrutural na sua produção, que são as das relações e fronteiras diversas existentes entre: arte, público e ecologia; academia e sociedade; espaço privado e público; galeria e paisagem; política e espaço ecológico, social e cultural; e por fim, entre as diversas categorias da Arte, em especial o Desenho, a Escultura, a Arquitetura e a Pintura.
De referir que a iniciativa integra as comemorações do Dia Internacional da Paisagem, assinalado a 20 de outubro, efeméride que visa celebrar a importância da paisagem como "componente essencial do ambiente humano, expressão da diversidade do seu património comum cultural e natural e base da sua identidade".
 
+ sobre Tatiana Silva


Chamo-me Tatiana, sou natural de Faro; Comecei por estudar Arquitetura em Lisboa, na Universidade Lusíada, mas foi no Instituto Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, onde obtive a minha licenciatura pós-Bolonha, e ainda onde finalizei o 1º ano do 2º ciclo do mestrado integrado em Arquitetura. 
 
Posteriormente optei por aprofundar o interesse que desde cedo senti pela disciplina de Desenho, entrando para o mestrado da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde concluí uma dissertação teórico-prática a partir do estudo de um território específico que questionou a relação existente entre desenhar e caminhar e deu contributo para o alargamento do papel do desenho na minha prática, fazendo-o interagir com diferentes categorias artísticas e com a ecologia. 
Atualmente, estou a desenvolver um projeto de doutoramento também na Faculdade de Belas Artes. Desta vez, afirmando um pouco mais a experimentação procurada e a interdisciplinaridade entre as artes, investigo a categoria da Escultura, continuando a ter como pontos de interesse, o estudo de diversos territórios e paisagens, a investigação sobre formas, espaços e tempos ocupados, e ainda, a questão que considero estrutural na minha produção, que são as das relações e fronteiras diversas existentes entre: arte, público e ecologia; academia e sociedade; espaço privado e público; galeria e paisagem; política e espaço ecológico, social e cultural; e por fim, entre as diversas categorias da Arte, em especial o Desenho, a Escultura, a Arquitetura e a Pintura.
 
+ sobre a exposição “Apagamento e revelação da paisagem”


a partir de aparecimentos da linha, da mancha e do volume, um processo contínuo incessantemente temporal, avisa para a inevitável interatividade da forma na paisagem.
 
procedimento de exploração plástica e conceptual que atravessa, apaga, realça e subverte o contexto, abstrato e concreto, a natureza.
 
contingente à matéria, ao suporte e ao lugar, ocupa o espaço e estuda o apagamento e aparecimento, o recorte, a memória e a cor.
 
verde, amarelo, laranja, azul e branco, e também o negro, predominam.
 
investigação para propostas ao que vem a ser e ao que foi em tempos o mundo e cada uma, a água, a terra, a luz e a extinção.

CAMPEONATO DO CENTRO SUB – 14 – MASCULINOS SÉRIE ABC

 GINÁSIO FIGUEIRENSE - A – 70 X COLUMBÓFILA - 40
Dia 14 de outubro de 2023 – 14H30
Pavilhão Galamba Marques – Figueira da Foz
Constituição da equipa da ASSSCC:
1 – Tiago Marques
3 – Guilherme Cortesão
5 – Hélio Victorino
7 – Guilherme Monteiro
9 – João Pedro Sarmento
12 – Miguel Dinis
22 – Tiago Bessa
23 – Diogo Ribeiro
28 - Tomás Miranda
34 – Bernardo Bento
38 – Gabriel Farinha
87 – Bernardo Caldeira
Treinador principal: João André Costa
Trinador Adjunto: David Ferreira
Team Manager: Ana Maria Rodrigues

Reguengos de Monsaraz assinala o Dia Mundial da Alimentação com iniciativas para todas as idades


O Município de Reguengos de Monsaraz assinalou o Dia Mundial da Alimentação no dia 16 de outubro com uma ação do Projeto Tempos Cruzados. A iniciativa juntou na Escola Secundária Conde de Monsaraz os alunos do Curso Profissional de Técnico de Restaurante/Bar e as alunas do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca, para partilharem experiências e conhecimentos sobre a alimentação e as diferenças na confeção das refeições.
Nesta iniciativa que teve como tema "O desperdício alimentar no passado e no presente" foi abordada a dimensão do desperdício alimentar, comparando hábitos antigos com os atuais e identificando estratégias para aplicar em casa. Durante a atividade, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Restaurante/Bar prepararam e serviram um lanche com alimentos saudáveis.
No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, hoje, dia 19 de outubro, a oferta da fruta escolar nas escolas do 1.ª Ciclo e nos jardins de infância do concelho será banana com manteiga de amendoim, que é um alimento saudável e fonte de gorduras boas, de fibra, de vitaminas e de minerais. Neste dia, pelas 17h30, a autarquia preparou um workshop aberto à população intitulado “Comer bem é mais barato”, com a nutricionista Anabela Gaspar e a técnica da DECO Helena Guerra, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.
Para fechar a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, no dia 20 de outubro, às 9h, realiza-se no Mercado Municipal o showcooking “Da Horta para a Mesa”, com os chefes Celestino Grave e César Couto, do Hotel São Lourenço do Barrocal.

Carlos Manuel Barão
Comunicação e Imagem


Congresso da Região de Aveiro: canceladas ações previstas para esta quinta-feira

 Considerando as condições atmosféricas adversas que a Região de Aveiro vive no dia de hoje, e sendo necessária a máxima concentração de atenções e meios das Câmaras Municipais e dos seus Presidentes pelas suas responsabilidades na gestão da Proteção Civil Municipal, assim como das Corporações de Bombeiros e dos seus Comandantes e dos responsáveis da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro comunica a decisão de cancelar as duas ações do Congresso da Região de Aveiro previstas para hoje, dia 19OUT23 (de manhã em Anadia, sobre a Proteção Civil, e à tarde na Torreira / Murtosa sobre o Barco Moliceiro).
As duas ações em causa serão remarcadas para data oportuna.
Agradecemos desde já a compreensão de todos.

Gabinete de Comunicação da CI Região de Aveiro

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

OPINIÃO Uma maioria absoluta precisa de fiscalização quinzenal

 Os debates quinzenais voltaram à nossa vida política. Se tivermos em conta que em Inglaterra o primeiro ministro vai todas as semanas ao parlamento prestar contas da sua governação, penso que em Portugal, o executivo com mais governantes da nossa História, terá que prestar contas da ação deste enorme elenco de políticos.
Muito surpreendido fiquei, quando ouvi as declarações da presidente de câmara socialista,  Inês de Medeiros,  a dizer que esta frequência de debates só seria útil para achincalhar o sistema político e em que nada serviria para o progresso de Portugal.

Se ao menos argumentasse que o debate ficaria mais "afunilado" nos líderes partidários e tiraria agenda à prestação de esclarecimentos dos ministros no parlamento,  ainda poderia concordar, agora usar o argumento de degradação do sistema político,  parece-me desapropriado e um argumento exagerado, só compreensível devido a algum receio dos partidos do "bloco central" ou não fosse este receio também sentido nas declarações de Ribau Esteves do PSD a propósito da participação do CHEGA nestas sessões que passarão a ser mais frequentes.

Estes debates quinzenais foram introduzidos no mandato de José Sócrates, talvez pelo o próprio achar-se um "animal feroz" na sua capacidade argumentativa mas acabou por expor as suas próprias fragilidades, devido à realidade dos portugueses ser bem diferente, além de outros episódios importantes como os gestos deploráveis de Manuel Pinho que levaram à sua demissão. 

A desastrosa liderança de Rui Rio e da sua calamitosa direção, retirou de forma errada, estes debates que agora são repostos a bem da fiscalização do governo, embora com regras temporais mais limitadas do que anteriormente. 

Veremos pois os episódios dos próximos capítulos da governação socialista e se não acontecerá como na modalidade desportiva do judo, em que o próprio adversário muitas vezes cai, fruto da sua própria força...

*Paulo Freitas do Amaral
Professor de História 


Apresentação Pública e Batismo do novo Ferryboat Elétrico de Aveiro, a 26 de outubro

 Realiza-se na próxima quinta-feira, dia 26 de outubro, pelas 11h00, nos Estaleiros da Navaltagus, no Seixal, a Cerimónia de Apresentação Pública e Batismo do novo Ferryboat Elétrico, “Salicórnia”, que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves e Luís Nagy, Presidente do Conselho de Administração do Grupo ETE e de Luís Figueiredo, Acionista e Administrador do Grupo ETE.
A embarcação, que integrará a operação AveiroBus e que resulta de um investimento global de 7.326.490,13€, fará a ligação entre São Jacinto, em Aveiro, e o forte da Barra, em Ílhavo, substituindo o atual navio responsável por esta travessia. O novo Ferryboat terá zero emissões de CO2, permitindo a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo modelo em funcionamento, reduzindo igualmente em cerca de 30% o consumo energético.
O navio terá capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 30% e 90% respetivamente do que o atual ferryboat. A esta capacidade reforçada de transporte acrescenta-se o aumento do conforto para os passageiros, graças aos baixos níveis de ruído, e uma vista panorâmica 360º no piso superior, o que irá permitir aos utilizadores usufruírem de imagens únicas da Ria de Aveiro e de São Jacinto.
“Salicórnia” é o primeiro Ferryboat 100% Elétrico a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por marcas nacionais, para servir uma região portuguesa. É também um dos primeiros em toda a Europa, com exceção feita aos países nórdicos, onde esta tipologia de transporte já é utilizada, constituindo-se também como um elemento relevante de marketing territorial, em especial dos valores ambientais do Município de Aveiro, de São Jacinto e da Ria de Aveiro.
Após a cerimónia, o Ferryboat inicia viagem para Aveiro, com chegada prevista à Barra de Aveiro para a manhã de domingo, 29 de outubro (sujeita às condições marítimas e climatéricas). A embarcação ficará nesse local em testes de navegação e de carregamento até ao momento da sua inauguração oficial, que anunciaremos proximamente.
O projeto do Ferryboat Elétrico é cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão, no valor de 2,25 milhões de euros, para um investimento total da CMA (Ferryboat e Sistema de Carregamento) de cerca de 9 milhões de euros.

Fique a conhecer o novo Ferryboat Elétrico de Aveiro aqui<https://youtu.be/Z4b05_w0um8>

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]