terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Marinha Grande | MÚSICA E TEATRO INFANTIL NA PROGRAMAÇÃO DO TEATRO STEPHENS

O Município da Marinha Grande inicia a programação do ano 2023 da Casa da Cultura Teatro Stephens, com concertos dos projetos "A Garota Não” e “Time for T” e a peça de teatro infantil “História de uma boneca abandonada”, convidando-se a população a assistir a estes espetáculos de reconhecida qualidade.

"A Garota Não" atua no Teatro Stephens a 18 de janeiro, às 21h30, num concerto comemorativo da revolta operária do 18 de janeiro de 1934. Cátia Mazari Oliveira, a cantautora portuguesa que se apresenta com o nome artístico “A Garota não”, canta a intervenção através de uma doce reflexão sobre os tempos que vivemos. Percorre uma viagem social, política, de quem luta com o coração e dá corpo, alma e voz a um projeto absolutamente único.
Em 2022, lançou “2 de abril”, álbum de homenagem ao bairro homónimo onde cresceu, em Setúbal. Um álbum, segundo a própria, “temperado com vontade, comoção, repulsa, cansaço e aquela dose de angústia de onde se arrancam os temas mais doridos. E depois serenidade. E depois alegria. E no fim disto tudo, uma grande gratidão”.

Com duração de 60 minutos, o preço dos bilhetes é de 10 euros. A classificação etária é de maiores de 6 anos.
A 28 de janeiro, às 21h30, decorre o espetáculo de “Time for T”, no Teatro Stephens. Trata-se de um projeto que, tal como os seus membros, é nómada e multicultural. Os membros são provenientes de Portugal, Inglaterra, Brasil e Espanha, tendo começado em Brighton, mas encontrando-se agora entre Lisboa e Madrid. Tocam ritmos transatlânticos, com texturas de guitarra solarengas e vozes anglo-saxónicas que cantam temáticas narrativas e introspectivas. Uma banda difícil de categorizar, mas já descrita como algo entre Bob Dylan e Fela Kuti.

“Time for T” já atuaram em festivais como o Vodafone Paredes de Coura, Meo Sudoeste, NOS Alive, Green Man, Sundance Film Festival, além de várias digressões europeias.

A banda é constituída por Tiago Saga - guitarra elétrica, voz; Joshua Taylor - baixo elétrico, voz; Juan Torán - guitarra elétrica, teclado, voz; Felipe Bastos - bateria e percussão. O preço de cada bilhete é de 5€.

Com “História de uma boneca abandonada” convidam-se as famílias a assistir a este espetáculo de teatro infantil, que decorre a 4 de fevereiro, pelas 16h00, no Teatro Stephens. A peça fala de uma boneca que é abandonada no meio da rua pela sua dona, uma menina mimada, malcriada e um pouco arrogante. A boneca está agora destruída e feia e a menina não gosta dela, pois não a soube cuidar.

Outra menina, de bom coração, encontra-a e observa que ela é linda, embora esteja estragada e muito mal cuidada. Então a menina chama o seu amigo sapateiro para ajudar a consertá-la. A boneca está como nova. Quando a menina mimada descobre que a sua boneca desprezada está novinha em folha e que a outra menina a tem entre os braços, ela imediatamente a quer de volta.

Realizado pela companhia de teatro “Lendias d’Encantar”, o espetáculo tem a duração de 45 minutos e a classificação etária é para maiores de 3 anos. O preço do bilhete é de 3 euros.

Os bilhetes podem ser adquiridos em bol.pt ou na bilheteira do Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Jovem detida por tráfico com ecstasy e haxixe em Arganil


A GNR de Arganil no dia 2 de janeiro, deteve uma mulher de 20 anos, por tráfico de drogas, naquele concelho.
Numa ação de fiscalização rodoviária, os militares da Guarda abordaram um veículo, sendo que no momento da fiscalização detetaram produto estupefaciente no seu interior.
No decorrer das diligências policiais foi efetuada uma busca sumária ao veículo e uma revista pessoal à condutora, que culminou na apreensão do seguinte material:
  • 14 doses de haxixe;
  • 18 doses ecstasy;
  • 17 doses de MDMA.
A detida foi constituída arguida e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Arganil.

Único município da região a ser distinguido desde a primeira edição do projeto. Cantanhede volta a ser “Autarquia Familiarmente Responsável”

 

Cantanhede voltou a ser distinguida este ano como “Autarquia Familiarmente Responsável” nos termos dos critérios do respetivo observatório criado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas para “dar visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias”.

Em 2022, o número de municípios que receberam o galardão pela adoção de tais práticas aumentou para 95, integrando Cantanhede o restrito lote dos que têm vindo a ser reconhecidos a esse nível desde a primeira edição do projeto, sendo aliás o único da região de Coimbra nessa situação.

O Município de Cantanhede é uma referência nesta área”, considera Helena Teodósio, aludindo ao facto de a Câmara Municipal a que preside “ter visto reconhecido em 14 anos consecutivos os resultados do trabalho desenvolvido no âmbito da políticas pró-família que tem vindo a adotar”.

O estatuto de “Autarquia Familiarmente Responsável” atribuído à autarquia cantanhedense resulta de medidas já implementadas, entre as quais o Incentivo à Natalidade, que este ano reforçou a comparticipação a atribuir às famílias pelo nascimento do primeiro filho, aumentando-a para os 750 euros, 1.000 euros pelo nascimento do segundo filho, 1.250 euros pelo terceiro e 1.500 euros pelo quarto e seguintes, desde que com a mesma filiação.

Outra medida valorizada pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis diz respeito à introdução do designado IMI Familiar, traduzido numa redução deste imposto para os agregados familiares beneficiários, designadamente em 20 euros para os que têm com um dependente ao seu encargo, 40 euros para os que têm dois dependentes e 70 euros para as que têm três ou mais dependentes.

Por outro lado, o Município de Cantanhede suporta financeiramente a tarifa social praticada pela INOVA-EM às famílias numerosas, transferindo para a empresa municipal o valor que esta deixa de receber por cobrar pela água um preço bastante inferior àquele que consta no tarifário normal.

Além disso, a autarquia cantanhedense desenvolve outros programas de intervenção social orientados para as famílias mais vulneráveis, seja através de apoios pecuniários no âmbito de programas de apoio específicos, seja através de medidas favoráveis à minimização dos encargos a diversos níveis. Entre estas destaca-se a que estão a ser empreendidas no âmbito do Banco de Recursos Colmeia, do Regulamento Municipal de Atribuição de Subsídios às Famílias em Situação de Extrema Carência Económica do Concelho de Cantanhede, do Cartão Abem (para acesso a medicamentos de forma gratuita) e do Banco de Voluntariado, sem esquecer as ações de intervenção social em parceria com entidades locais e regionais, nomeadamente a CPCJ de Cantanhede, o CLDS Cantanhede 4G, o VirtuALL, o Banco de Leite e o CuidiN.

Noutra vertente, o Município de Cantanhede tem estado também particularmente empenhado no reforço das condições favoráveis à compatibilização da vida e a familiar dos seus colaboradores, sempre que tal seja possível e esteja enquadrado na legislação em vigor.

À edição deste ano do projeto “Autarquia Familiarmente Responsável” aderiram 145 autarquias e 95 vão receber a bandeira verde, o que representa um aumento de 13% face à edição anterior. A cerimónia de entrega das respetivas insígnias realiza-se no dia 26 de janeiro, em Coimbra.

Vai acontecer no espaço do Auditório Municipal. Câmara de Castelo de Paiva vai promover XXIII Encontro de Cantares das Janeiras


A exemplo de anos anteriores, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai promover o XXIII ENCONTRO DE CANTARES DE JANEIRAS, uma iniciativa cultural agendada para a noite de 7 de Janeiro, a partir das 21 horas, no espaço do Auditório Municipal, na urbe paivense. É o regresso desta iniciativa municipal depois das interrupções que aconteceram motivadas pela recente pandemia.

As colectividades, instituições e grupos que manifestaram vontade de participar no evento estão já a preparar a presença em mais uma jornada cultural, retomando uma bonita e secular tradição que, nesta região, continua a renovar-se a cada ano e ganhando cada vez mais entusiastas, estando confirmadas as presenças de ranchos folcloricos locais, bandas de musica, grupos tradicionais, escolas de música e grupos corais.

Entretanto, a autarquia de Castelo de Paiva já deu a conhecer o formato para a realização desta iniciativa cultural no espaço do Auditório Municipal, aproveitando para apelar ao rigor nos dois temas a apresentar por cada participante, que devem ser alusivos à época, e que os intervenientes nos grupos possam vir trajados, dentro do possível, como nos tempos de outrora, para além de que, o cenário este ano será condizente com o verdadeiro e tradicional espírito do Cantar das Janeiras.

Recorde-se que, neste evento municipal, que todos os anos motiva entusiasmo e grande alegria, pretende-se juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm ainda viva esta secular tradição de Cantar os Reis ou Janeiras, na perspectiva de que todos estejam imbuídos no espírito festivo que se atravessa, procurando retratar a tradição de outros tempos.

Confirmadas estão as presenças da Academia de Musica de Castelo de Paiva, Rancho Folclórico de Bairros, Banda Musical de Fornos, Universidade Sénior de Castelo de Paiva, Banda Marcial de Bairros, Rancho Folclórico de S. Martinho, Grupo As Camponesas de Real, Grupo “ Os Amigos da Sexta “, Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras e o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva.

No intervalo deste espectáculo cultural, será realizado o ultimo sorteio dos prémios da Campanha “Compras de Natal no Comercio Local”, promovida com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva.

Carlos Oliveira

TRADIÇÕES DAS ALDEIAS DE MONTANHA DESCEM À CIDADE DA COVILHÃ

Promover, valorizar e revelar a identidade em estado puro das aldeias de montanha do concelho é a forte aposta da Câmara Municipal da Covilhã com a iniciativa "A Montanha Desce à Cidade com os Reis". Nos próximos dias 7 e 8 de janeiro, a Praça do Município acolhe um vasto conjunto de atividades que visa celebrar o Dia de Reis e encerrar a programação do “Natal Com Arte”, sob o mote do «retorno ao mundo natural». Este evento enquadra-se na estratégia promocional das Aldeias de Montanha, levada a cabo pela autarquia. A Montanha Desce à Cidade com os Reis" é um evento que traz agora atividades e tradições ao centro histórico da Covilhã para dar a conhecer o artesanato e os sabores da Serra, os jogos tradicionais como o jogo do arco, a corrida de cântaros, a malha, entre outros.

Para a vereadora Regina Gouveia, este será "um evento com artesanato e sabores da Serra, jogos e atividades tradicionais das zonas de montanha num retorno ao mundo rural».”

"A Montanha Desce à Cidade com os Reis" realiza-se na Praça do Município das 10h00 às 19h00 nos dias 7 e 8 de janeiro.

Proença-a-Nova | Zonas de Caça Municipais apoiadas em mais de 9 mil euros

 

Duas das 6 zonas de caça municipais de Proença-a-Nova receberam mais de 9 mil euros, resultantes da aprovação de 5 candidaturas ao Programa de Apoio ao Ordenamento e à Gestão de Zonas de Caça 2022, inserido no Fundo Florestal Permanente.

Este montante representa a soma dos valores que as associações de Vale da Mua, Moitas, Clube Pinheiro Bravo de Vale de Água, Associações de Caçadores de São Pedro do Esteval e Clube de Caçadores do concelho de Proença-a-Nova receberam no âmbito das respetivas candidaturas, cuja taxa máxima de financiamento é de 100%, sob a forma de subsídio não reembolsável.

O Programa de Apoio ao Ordenamento e à Gestão de Zonas de Caça 2022 tem como objetivo apoiar e promover o ordenamento e a gestão dos terrenos inseridos em zona de caça, nomeadamente a instalação de campos de alimentação e comedouros; bebedouros; morouços; limpezas de matos e limpeza de pontos de água; cercas de contenção de caça maior instaladas com objetivos sanitários; repovoamentos com espécies cinegéticas; outras ações de melhoria de habitats.

Além do javali, existem no concelho espécies como a perdiz, coelho e lebre. Por lei todos os caçadores têm acesso às zonas de caça municipais (ZCM), cabendo às entidades gestoras garantir a igualdade de oportunidades a todos os interessados. O Município colabora com as entidades gestoras na divulgação das condições de candidatura, disponibilizando os planos anuais de exploração das seis ZCM: Alvito da Beira, Cortiçada, Sobreira Formosa, Vale d'Água e Vergão.

Além de iniciativas promovidas pontualmente por associações e clubes locais, alguns eventos reúnem de forma articulada várias das zonas de caça. É o caso da Largada de perdizes, faisões e patos, que já conquistou lugar cativo no calendário de eventos do Município e que em 2023 se realiza a 21 de janeiro, no Campo de Tiro Nave à Metade. As inscrições estão a decorrer até dia 16 de janeiro na Câmara Municipal.

PAPERA 2023: Candidaturas abertas até 31de janeiro

 A edição 2023 do Programa de Apoio a Projetos e Eventos da Região de Aveiro - PAPERA 2023 está a decorrer, com o período de candidaturas aberto até 31 de janeiro.


Com um orçamento global de 40.000€, o PAPERA 2023 tem como principal objetivo a estruturação de plataformas de diálogo e de parceria com as Associações sem fins lucrativos dos 11 Municípios da Região de Aveiro, contribuindo para a realização de ações que promovam o fortalecimento e a valorização das Associações da Região e o dinamismo das Comunidades.

Em 2023, reiteramos a aposta neste Programa de Parceria com o Tecido Associativo da Região.

Destinado a todas as Associações sem fins lucrativos as candidaturas podem ser efetuadas a nível individual ou em grupo, pretendendo-se apoiar, na parceria institucional e no financiamento de projetos que contribuam para a dinâmica da Região de Aveiro, para a capacidade de iniciativa das Associações, bem como para a capacidade de estabelecer parcerias e desenvolver trabalhos conjuntos com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.


Neste âmbito, podem ser apoiados projetos relacionados com a Região de Aveiro, abrangendo as áreas da Cidadania, do Desporto, do Ambiente, da Gastronomia, da História, da Cultura e da Cultura do Mar, privilegiando-se os temas de Desportos Náuticos e de Aventura.

Candidatura
O processo de candidatura deve ser formalizado através do preenchimento de um formulário próprio disponível no site da Região de Aveiro, a remeter por correio postal ou por correio eletrónico para:

Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
(PAPERA 2023)
Rua do Carmo n.º 20
3800 – 127 Aveiro
ou

O Calendário dos procedimentos é o seguinte:
1. Apresentação de candidaturas até 31 de janeiro de 2023;
2. Análise e Decisão sobre as candidaturas até 20 de fevereiro de 2023;
3. Assinatura dos Acordos de Financiamento das candidaturas aprovadas até 03 de março 2023;
4. Período de execução dos projetos: 1 de março a 30 de novembro de 2023.


Embaixada do Brasil em Lisboa: PELÉ - informação

 A Embaixada do Brasil em Lisboa informa ter o Governo brasileiro declarado luto oficial de três dias em razão do falecimento de Edson Arantes do Nascimento - o PELÉ, em 29 de dezembro de 2022.

Livro de condolências ficará aberto na sede da Embaixada do Brasil (Estrada das Laranjeiras, 144, Sete Rios), no período de 2 a 6 de janeiro de 2023, das 10:00 às 17:00 horas. Mensagens de condolências também podem ser encaminhadas em meio virtual, até dia 6 de janeiro, para o e-mail gabinete.lisboa@itamaraty.gov.br  

SAINT DOMINIC' S GOSPEL CHOIR FECHA ESPETÁCULOS DO SILVES ALEGRIA DO NATAL

 Uma formação dos Saint Dominic's Gospel Choir sobe ao palco do Silves Alegria do Natal no próximo dia 08 de janeiro, pelas 18h00, com a interpretação de diversos temas da quadra, como “Santa Claus is comin’ to Town” ou “Oh Happy Day”. A iniciativa tem entrada livre.
Fundado e liderado por João Castro, Saint Dominic's Gospel Choir ultrapassou no ano de 2022 a marca de 1200 concertos ao longo da sua carreira de 20 anos, com atuações distintas por todo o país tendo, ainda, ganho notoriedade com presenças regulares na televisão portuguesa e ao acompanhar os mais conhecidos artistas do panorama nacional. Fundado a 7 de outubro de 2002 tornou-se rapidamente no maior e mais prestigiado coro Gospel a nascer em Portugal, merecedor das melhores apreciações de lendas do Gospel como: Rev. Milton Biggham, Ricky Dillard e Kirk Franklin; tendo inclusivamente, mesmo durante a pandemia, marcado presença no GMWA - Gospel Music Workshop of America, a mais prestigiada conferência da indústria Gospel com o tema The Best Days rearranjado e gravado, remotamente, com cada interveniente e com a cantora de Gospel Shantell Hankerson.
A formação que atuará em Silves é composta por oito elementos, que trarão muita animação e a musicalidade tão característica do gospel.

Portugal eleito o melhor país do mundo para mudar de vida

“É tão barato que nem precisará de trabalhar” 
A revista Forbes elegeu Portugal como o primeiro dos 10 países “mais baratos” para viver, em especial para cidadãos dos EUA que desejam deixar o emprego e mudar de vida. De acordo com a publicação, nestes países o custo de vida “é tão barato que nem precisará de trabalhar”.
A revista sublinha que esta lista foi feita a pensar em quem “procura uma vida melhor, mais acessível ou apenas uma maneira de escapar de tudo – do ritmo frenético da vida, da violência, da política, da divisão”.
Sublinha-se que para a elaboração da lista, a revista tem como base os dados do International Living, que todos os anos divulga quais são os melhores países para aproveitar a reforma, apesar da lista não se cingir exclusivamente a estes casos.
No que diz respeito a Portugal, Jennifer Stevens, editora executiva da International Living, sublinha este ano o país foi eleito o melhor para se viver, “em parte por causa da força do dólar americano nos dias de hoje”, sendo que “a Europa está efetivamente à venda se comprar coisas com dólares”. Além disso, destaca que “as opções de visto em Portugal tornam relativamente fácil ficar lá por um longo período de tempo”.
“O custo de vida é baixo comparado com os EUA – um casal pode cobrir confortavelmente as despesas (incluindo a renda e tudo o resto) com cerca de 2.800 dólares [2.654 euros] por mês”, refere Stevens. “Um solteiro poderia viver bem com cerca de 2.000 dólares [1.895 euros] por mês, com tudo incluído (ou menos em áreas rurais)”, acrescenta.
Adianta ainda que é previsível que cidades como o Porto e Lisboa fiquem mais caras, mas deixa três sugestões de cidades mais pequenas, nomeadamente no Algarve, como Lagos, Vilamoura e Tavira.
“Lagos é uma cidade com história na ensolarada costa algarvia de Portugal. Vilamoura é uma comunidade de resort paisagístico com praias deslumbrantes. Com um antigo porto marítimo romano, Tavira está repleta de edifícios cobertos de azulejos azuis e brancos”, destaca.
Depois de Portugal, a lista da Forbes prossegue com o México e o Panamá em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Mais abaixo na lista encontra-se a nossa vizinha Espanha, em sexto lugar, seguida pela Grécia, França e Itália.
Veja a lista completa:

1-Portugal;
2-México;
3-Panamá;
4-Equador;
5-Costa Rica;
6-Espanha;
7-Grécia;
8-França;
9.Itália;
10.Tailândia.

Beatriz Cavaca - Executive Digest

“NATAL ACTIVO É DIVERTIDO” DEU VIDA À PAUSA ESCOLAR DAS FÉRIAS DO NATAL

Foram muitas as crianças que aderiram ao desafio proposto, nesta quadra do Natal, pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que através do grupo coordenador e de alguns técnicos, proporcionou um programa de ocupação dos seus tempos livres em período de pausa escolar, com a promoção de diversas actividades lúdicas com forte componente no lazer.

Embora não descurando as actividades físicas e os jogos colectivos o programa teve grande incidência na realização de algumas tarefas que permitiu às crianças que participaram neste projecto, manipular um conjunto de materiais, que lhes possibilitou em diversas situações, realizar alguns jogos educativos e de integração.

Aproveitando o programa levado a cabo pelo Municipio de Cantanhede e pela União de Freguesias de Cantanhede Pocariça, nesta quadra natalícia, as crianças participantes, sempre que as condições climatéricas o permitiram, participaram com regularidade nas referidas actividades.

Para além da prática destas actividades as crianças participantes tiveram oportunidade de se divertirem, praticando algumas modalidades desportivas, com destaque para o minibasquete, futebol, jogos tradicionais, entre outras.

Num plano mais divertido as crianças, nesta quadra festiva, tiveram oportunidade de participar em algumas “oficinas”, nas quais potenciaram a sua criatividade, nomeadamente colocando à “prova” os seus dotes culinários.



SOCIEDADE COLUMBÓFILA PREPARA A PRÓXIMA ÉPOCA DA PATINAGEM ARTÍSTICA

 

Após o início das actividades do ensino da patinagem artística no seio da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense que ocorreu em 15 de outubro de 2022, a Direcção Geral liderada pela Presidente Lurdes Silva que estava acompanhada pela vice presidente Magda Silva, reuniu ao fim da tarde, no passado dia 27 de dezembro na sua sede social, com a Professora Mariana Veloso, responsável técnica pelo trabalho já realizado.

Esta reunião teve como principal objectivo, avaliar o trabalho desenvolvido anteriormente, e planificar o que vai ser colocado em prática neste ano de 2023.

Perspetivando-se um crescimento gradual do número de praticantes nas aulas de aprendizagem da modalidade, tudo se conjuga para que no arranque dos trabalhos, para além dos “primeiros passos”, venha a concretizar-se a realização de um trabalho mais específico e de grande exigência na área do treino de competição, nomeadamente com um conjunto de atletas, de grau competitivo avançado, que irão ao longo do ano competir nas variantes de patinagem artística individual (Patinagem Livre), em pares (Pares Artísticos) e em Show e Precisão (Quarteto e Grupo Pequeno), em campeonatos nacionais e em provas internacionais, embora nesta variante, a participação será apenas, em Show e Precisão.

Qualquer informação estará disponível, nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila ou através dos telefones 231423186 e 963784373.



BANDA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA SILVENSE APRESENTA CONCERTO DE ANO NOVO NO SILVES ALEGRIA DO NATAL

 Integrando a programação do evento Silves Alegria do Natal, a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense irá apresentar-se em concerto de ano novo, no próximo dia 7 de janeiro, pelas 17h00, na Praça Al-Muthamid. A entrada é livre.
Abílio Sampaio, de Rogério Barros; Domus, de Jan Van Der Roost; Gabriel’s Oboé, de E. Morricone, arr. Robert Longfield; Pearl Harbor, de Hans Zimmer, arr. Frank Bernaerts; e Abba Mia, por arr. Luís Cardoso são os temas e os compositores que serão relembrados neste concerto.
O Município de Silves convida todos a participar neste espetáculo que assinala a entrada neste novo ano.

CANDIDATURAS AOS PROGRAMAS DE APOIO À REABILITAÇÃO URBANA DE SILVES, SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES, ALCANTARILHA, ALGOZ E SÃO MARCOS DA SERRA DECORREM ATÉ AO FINAL DE MARÇO

 

Decorrem, até dia 31 de março de 2023, as candidaturas ao Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) do edificado localizado nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) de Silves, São Bartolomeu de Messines, Alcantarilha, Algoz e São Marcos da Serra, e ao Programa de Apoio à Recuperação dos Jardins e Pátios Interiores (PARJPI) na ARU de Silves.

Todos os documentos inerentes aos processos de candidatura, assim como os respetivos regulamentos, estão disponíveis para consulta e download em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1427/operacoes-de-reabilitacao-urbana.aspx, devendo as candidaturas ser formalizadas através do endereço de correio eletrónico reabilitacao.urbana@cm-silves.pt.

Relembramos que o PAHAB pretende contribuir para a melhoria das condições de habitabilidade do edificado localizado nas ARU de Silves, São Bartolomeu de Messines, Alcantarilha, Algoz e São Marcos da Serra, e, desse modo, reforçar a atratividade dessas áreas de reabilitação, designadamente para fins habitacionais, contribuindo para aumentar a oferta de habitação nas áreas centrais dos aglomerados, revitalizando-as e dinamizando-as. A comparticipação do Município de Silves fixa-se em 20% do valor máximo de despesa elegível (sendo que o máximo da despesa elegível varia de acordo com a tipologia dos trabalhos comparticipáveis definidos em regulamento).

Por sua vez, o PARJPI visa contribuir para a valorização, promoção e conhecimento do património natural e paisagístico da cidade de Silves, mais concretamente dos espaços verdes privados localizados na ARU de Silves. Neste programa, a comparticipação do Município de Silves fixa-se em 20% do valor das obras realizadas, tendo como limite máximo, por intervenção, o montante de 500 euros.

De salientar que as ARU se localizam em território "Geoparque Algarvensis", estando alinhadas com os princípios e valores inerentes ao Geoparque, contribuindo para a qualificação do território e dos valores patrimoniais em presença.

Por fim, importa relevar ainda que os programas de apoio à reabilitação urbana se encontram alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), designadamente com o ODS 7 – Energias renováveis e acessíveis, o ODS 10 – reduzir as desigualdades e o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

» informação detalhada:

 

Rotas Açores vencem Prémio Nacional de Turismo 2022

O projeto “Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos” eleito vencedor do Prémio Nacional de Turismo 2022, na categoria “Turismo Autêntico”.
Centradas na cultura de infindável domesticação do território por parte dos Açorianos, a “Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos” contemplam três Rotas Temáticas dedicadas à Baleação, às Vinhas e aos Vulcões.
Estas Rotas são disponibilizadas a todo o público através da plataforma rotas.azores.gov.pt, contando com mais de 60 parceiros públicos e privados e oferecendo uma multiplicidade de diferentes recursos do território.
Atualmente, o projecto continua em crescimento com o desenvolvimento de duas noavas Rotas Temáticas dedicadas ao Turismo Industrial e às Explorações Marítimas.

Multinews

Greves de professores marcam regresso às aulas

 Três sindicatos organizam protestos no arranque do 2.º período.
O segundo período do ano letivo arranca esta terça-feira, mas muitos alunos poderão não regressar ainda às aulas devido à realização de greves de professores, que se prolongam durante todo o mês de janeiro.
No dia em que milhares de alunos deveriam regressar às aulas após a interrupção letiva do Natal, os professores voltam a estar em greve, com paralisações convocadas por três sindicatos.
O Sindicato de Todos os Professores (STOP) vai retomar a greve por tempo indeterminado que decorre desde 9 de dezembro e levou ao encerramento pontual de várias escolas nos últimos dias do primeiro período.
A paralisação foi convocada em protesto contra as propostas do Governo para a revisão do regime de recrutamento, atualmente em negociação com os sindicatos, e para exigir respostas da tutela a um conjunto de outros problemas relacionados com a carreira docente e condições de trabalho.
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof), uma das principais organizações sindicais do setor, também decidiu retomar as greves ao sobretrabalho e às horas extraordinárias, que tinham sido iniciadas em 24 de outubro.
O Sindicato Independente dos Professores e Educadores (SIPE) convocou uma greve parcial, igualmente em protesto contra algumas propostas de alteração ao regime de recrutamento. Neste caso, a paralisação é apenas ao primeiro tempo de aulas de cada docente, o que significa que os professores poderão estar em greve em diferentes momentos do dia.

Concentração em frente ao Ministério da Educação
Para esta terça-feira está também agendada uma concentração, organizada pela Fenprof, em frente ao Ministério da Educação, para a entrega de um abaixo-assinado, subscrito por cerca de 43 mil professores, contra a possibilidade de diretores ou entidades locais contratarem docentes.
Trata-se do principal motivo de contestação dos professores quanto à revisão do regime de recrutamento, que começou a ser negociado em setembro entre o Ministério da Educação e as organizações sindicais.
Na última reunião negocial, no início de novembro, o ministro João Costa apresentou algumas propostas gerais que previam, por exemplo, a transformação dos atuais 10 quadros de zona pedagógica em mapas docentes interconcelhios, alinhados com as 23 comunidades intermunicipais, bem como a criação de conselhos locais de diretores que decidiriam sobre a alocação às escolas dos professores integrados em cada mapa.
Os sindicatos rejeitaram essa possibilidade, justificando que representa um passo na municipalização da contratação de professores, e exigiram que a graduação profissional continue a ser o único critério dos concursos.
O processo negocial deverá ser retomado nas próximas semanas, não estando agendada ainda nova reunião. Entretanto, além das greves que arrancam hoje, os sindicatos têm previstas outras ações de luta.

Marcha pela escola pública a 14 de janeiro
O STOP vai organizar no dia 14 de janeiro em Lisboa uma marcha pela escola pública e antes disso a Fenprof vai promover um acampamento junto ao Ministério da Educação entre os dias 10 e 13 se, até lá, o ministro não recuar nas propostas de alteração aos concursos e aceitar abrir processos negociais sobre outros temas.
Em articulação com outros sete sindicatos, a Fenprof convocou também uma greve por distritos, durante 18 dias entre 16 de janeiro e 08 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, realiza-se uma manifestação nacional organizada pelas oito organizações.

SIC Notícias

Ministério Público abre inquérito sobre indemnização de 500 mil euros paga pela TAP a Alexandra Reis

O Ministério Público abriu, esta segunda-feira, um inquérito sobre a legalidade da indemnização de 500 mil euros paga pela companhia aérea portuguesa TAP à ex-secretária de Estado do Tesouro Alexandra Reis.
A investigação está entregue ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa e sujeita a segredo de justiça, revelou fonte oficial da Procuradoria-Geral da República (PGR) esta segunda-feira, citada pela Lusa.

Após a saída de Alexandra Reis da TAP e o valor da sua indemnização ter-se tornado público, seguiram-se várias demissões no Governo, do qual a ex-secretária de Estado do Tesouro só fez parte apenas 25 dias, tendo-se demitido no dia 27 de dezembro a pedido do ministro das Finanças Fernando Medina.

Alexandra Reis esteve na transportadora aérea até fevereiro de 2022, de onde saiu por divergências com a presidente executiva. Embora a CEO da TAP tivesse a intenção de a afastar da empresa, houve uma negociação que declarou, em vez de uma destituição, uma renúncia.

Embora inicialmente tivesse exigido 1,5 milhões de euros, o acordo entre ambas as partes estipulou 500 mil euros, uma indemnização inferior à que teria direito se fosse sem justa causa. Este valor foi-lhe pago por sair antecipadamente do cargo de administradora executiva da TAP quando tinha de cumprir funções dois anos.

A TAP prestou esclarecimentos sobre as negociações feitas com a ex-funcionária à Inspeção-Geral de Finanças (IGF) e à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Em julho, a ex-secretária de Estado do Tesouro voltou a integrar uma empresa pública, começando a fazer parte da presidência da Navegação Aérea de Portugal (NAV) após nomeação do Governo.

Multinews
Imagem: Público

Estado vai indemnizar homem que esteve preso injustamente

O indivíduo e o filho foram detidos em março de 2019 acusados de crimes de escravidão e tráfico de pessoas.

Um homem, que esteve em prisão domiciliária durante nove meses, vai ser indemnizado pelo Estado português em 27.500 euros. O indivíduo em causa e o filho foram detidos em março de 2019 acusados de crimes de escravidão e tráfico de pessoas.
Segundo o Ministério Público, terão obrigado dois homens a trabalhar durante 11 anos seguidos sem nunca lhes terem pago e a viver em condições precárias de alojamento e higiene.
Em primeira instância, no Tribunal da Guarda, o homem que já reclamava uma indemnização de 76 mil euros acabou condenado a uma multa de 1.020 euros por litigância de má-fé.
Recorreu e, em novembro de 2019, o Tribunal da Relação de Coimbra considerou-os inocentes, mas manteve-os detidos em casa com pulseira eletrónica.
Após a absolvição, este homem processou o Estado. Pedia 55 mil euros por danos não patrimoniais, segundo avança o Jornal de Notícias, agora vai ser indemnizado mas receberá apenas metade em compensação pelos meses em que esteve detido injustamente.

SIC Notícias