quarta-feira, 28 de junho de 2017

A Vida é uma peça de teatro...

imagem não exibida

Navio-escola - NRP Sagres III

imagem não exibida
O atual Sagres é o terceiro navio com esse nome a desempenhar funções de instrução náutica na Marinha Portuguesa, sendo por isso, também conhecido por "Sagres III". É o navio mais conhecido desta componente das Forças Armadas Portuguesas, identificado pelas suas velas ostentando a cruz da Ordem de Cristo.

Este navio-escola tem como missão permitir o treino e o contacto com a vida no mar aos cadetes da Escola Naval, futuros oficiais da Marinha Portuguesa. Complementarmente...
Ponte 25 de Abril, Lisboa, Portugal

Apoio aos Bombeiros de Cantanhede Noite solidária regressa à EXPOFACIC com muita animação

A Noite Branca está de regresso à EXPOFACIC. No sábado, 5 de agosto, o recinto veste-se de branco para recolher fundos que vão reverter para os Bombeiros Voluntários de Cantanhede.




A EXPOFACIC promove este ano a Noite Branca, no dia 5 de agosto, sábado, a favor dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, com a venda de camisolas brancas a 2 euros, patrocinadas pela Sagres, Licor Beirão e Turismo do Centro, sendo o valor final entregue aos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.
O Grupo Alves Bandeira associa-se também à Noite Branca com a venda de ímanes solidários a 1,00€ e em que 0,75€ revertem a favor dos Bombeiros Voluntários.
Por todo o recinto vão ser criados cenários tendo como base o branco, com a decoração de vários elementos da exposição, num ambiente diferente e especial que vai acolher os muitos visitantes que são esperados nessa noite.
Para os amantes do futebol, vai ter lugar a transmissão em direto da final da Super Taça Cândido Oliveira nos seis écrans distribuídos pelo recinto, sendo que, durante o jogo, a cerveja será vendida a metade do preço nos vários quiosques.
Nessa noite, meia hora após o término do jogo da supertaça, sobem ao Palco Principal C4 Pedro e Matias Damásio, enquanto que no Palco Sagres a animação fica a cargo de RIOT e Lzrd & dBMatter.
A Noite Branca vai ser assinalada nas várias portas de entrada do certame, com figuras humanas iluminadas (“human frames”) e, na entrada principal, grandes arcos brancos a receber os visitantes. Um pouco por todo o lado vão ser instalados muitos adereços especiais e os troncos de árvore vão ser revestidos com 1.500 metros quadrados de tecido branco. Com este pano de fundo, bandas e animadores de rua, malabaristas e bailarinas, dança e fantasia em tons de branco, fazem parte da animação preparada para esta noite, interagindo com o público e contribuindo para uma experiência inesquecível.
Os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, que fazem 115 anos no dia 24 de agosto, procuram conseguir verbas para ajudar à aquisição de dois carros de combate aos incêndios. Para Adérito Machado, presidente desta associação, a expetativa para esta iniciativa é que as pessoas adiram a esta causa: “As pessoas são sensíveis aos bombeiros, porque sabem que os bombeiros existem para servir as pessoas”. O responsável lembra ainda que “os bombeiros trabalham gratuitamente, enquanto noutros países são pagos”, e que, apesar duma gestão muito cuidada dos recursos existentes, existem sempre lacunas, pelo que é muito importante esta contribuição da sociedade civil: “A solidariedade é um gesto muito digna, devemos cooperar uns com os outros sempre que é necessário”.



CARTAZ DE CONCERTOS


DATA


PALCO PRINCIPAL


PALCO SAGRES
27 julho
Richie Campbell, Dengaz
Magazino
28 julho
Kura, Jimmy P, Virgul
Menaka
29 julho
God Save the Queen,
Redfoo & The Party Rock Crew
Francisco Cunha
30 julho
Tony Carreira, Somos Portugal (TVI)
Sara Santini
31 julho
D.A.M.A., Karetus
Menasso
1 agosto
Diogo Piçarra, Salvador Sobral
KEVU
2 agosto
Mariza, Cuca Roseta
Diana Oliveira
3 agosto
UB40 feat. Ali Campbell, Astro & Mickey
Naughty Boy
Rodrigo Vieira
4 agosto
Agir, Áurea, Diego Miranda
Steven Rod
5 agosto
C4 Pedro, Matias Damásio
RIOT, Lzrd & dBMatter
6 agosto
Xutos & Pontapés, Brigada Vitor Jara
Overule



XIX Tapas & Papas - Feira de Gastronomia e Artesanato Cantanhede ConVida! - Município de Cantanhede


Fase de votação do Orçamento Participativo 2017 termina a 30 de junho



Os dois projetos escolhidos pelos Munícipes no âmbito do processo Albergaria Participa 2016 – Orçamento Participativo estão em fase de conclusão. O canil e gatil de S. Marcos e o arranjo urbanístico do cruzamento da Rua da Cruz com a EN-16, em Angeja, estão em fase de conclusão, numa altura em que chega ao fim, na sexta-feira, dia 30 de junho, a fase de votação do Orçamento Participativo 2017.

 O canil e gatil, na Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, é uma das escolhas vencedoras de todos aqueles que participaram no Orçamento Participativo 2016. É um equipamento para todo o Concelho que permite recolher, em melhores condições, os cães e gatos errantes. O albergue de animais ocupa uma área de 385 metros quadrados e é composto por 26 celas. Cada cela tem cerca de dez metros quadrados, com um espaço de recinto fechado e outro ao ar livre. O edifício contempla ainda um depósito de rações e um pequeno espaço de arrumos.

O projeto beneficiou ainda da cedência de um terreno por parte do Munícipe Serafim Dias dos Santos. O albergue de animais errantes, conforme o nome da proposta apresentada, resulta de um investimento de 35 mil euros, de acordo com o limite imposto pelo Orçamento Participativo.

  Também em fase de conclusão encontra-se o arranjo urbanístico do cruzamento da Rua da Cruz com a EN-16, uma das principais entradas do Concelho e da Freguesia de Angeja. O projeto surgiu na Assembleia Participativa que teve lugar na Junta de Freguesia, na fase de apresentação do Orçamento Participativo 2016.

A intervenção inclui a redefinição do desenho urbano da inserção da EN-16 com a Rua da Cruz, no lado Sul, criando um melhor ângulo de acesso automóvel, beneficiando a circulação envolvente. Foram colocados passeios junto à via e está a ser criada uma área de estacionamento. O local beneficiará também de um pequeno parque de lazer onde serão plantadas diversas espécies arbóreas. A obra foi adjudicada por cerca de 35 mil euros.

  O albergue de animais errantes e o arranjo urbanístico do cruzamento da EN-16 são duas das três propostas vencedoras do Orçamento Participativo de 2016. Inaugurado em março deste ano, o arranjo urbanístico da Avenida da N.ª S.ª do Socorro veio beneficiar os acessos à capela e ao monte e também a romaria anual que se realiza no terceiro domingo de agosto. Foi também uma proposta surgida na Assembleia Participativa que teve lugar na Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior.

No Orçamento Participativo 2017, cuja fase de votação termina no dia 30 de junho, estão 20 propostas a concurso, com projetos muito distintos, abrangendo todo o território concelhio. Para proceder à votação é necessário o registo na plataforma digital op.cm-albergaria.pt e distribuir os três votos que cada inscrição tem direito. Embora destinado aos Munícipes, o Orçamento Participativo privilegia a participação universal, estando a votação aberta a residentes, emigrantes, visitantes, estudantes, investidores, representantes da sociedade civil e todos os amigos de Albergaria-a-Velha. 

Clandestinidade em Angola. A luta pela democracia contada na primeira pessoa

Uma imagem com texto

Descrição gerada com confiança alta
Franco-Atiradores é um livro de grandes revelações sobre mais de meio século de clandestinidade e resistência em Angola. Chega agora a Portugal, publicado pela Guerra e Paz, com a autoria de Jonuel Gonçalves, nome literário de José Manuel Gonçalves, professor universitário em Angola, no Brasil e na África do Sul.
Jonuel Gonçalves entrou na clandestinidade em 1961 e dedicou grande parte da sua vida à luta pela independência e democracia em Angola. E o relato dessas vivências que apresenta em Franco-Atiradores, o livro-testemunho que chega às livrarias a 5 de Julho. O lançamento oficial decorre a 4 de Julho, às 18h30, na Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa. Com apresentação de Adolfo Maria, outra figura ímpar das lutas pela democracia em Angola.

Este é um livro que ajuda a compreender a história política recente de Angola. E que nos ajuda a compreender que a história oficial das lutas de libertação em Angola, é uma história que esconde e sufoca muitos episódios e muitas figuras essenciais.
Entre Abril de 1958 e Abril de 2017, Jonuel Gonçalves passou por várias estruturas e formas de luta pela defesa da liberdade e democracia contra a tentação do Poder e das ditaduras: o movimento indepen­dentista, os bastidores da guerrilha, a assunção do poder pelo MPLA, as batalhas da guerra civil. A partir da sua própria experiência e de teste­munhos de outros resistentes empenhados nesses combates, Franco-Atiradores revela arriscadas formas de oposição e de militância e o contributo que deram ao processo de abertura em Angola.

Todos os movimentos angolanos criados na segunda metade do século xx tiveram origem em pequenos grupos – às vezes uma célula – clan­destinos ou exilados. Três cresceram e criaram grandes estruturas partidárias, tendo surgido dis­sidências no interior dos mesmos por reivindica­ções democráticas. Antes e depois da independência, também surgiram grupos informais anónimos, de duração variável e renovação constante. Após os anos 90, a crítica informal manteve-se, com vários riscos mas sem clandestinidade. Este contexto, revelador da dinâmica cívica angolana, é aqui analisado na perspetiva de um franco-atirador, ou seja, de alguém que preserva a liberdade e a independência críticas. Inicialmente publicado em Angola, a actual versão, que agora a Guerra e Paz publica, é uma edição actualizada e aumentada. Essencial para todos os que se interessam pela história da colonização, pelas lutas de libertação, pela descolonização e pela independência de Angola.

R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Workshop de Teatro | Cantanhede ConVida! - Município de Cantanhede


Crianças Da Educação Pré-Escolar Com Atividades De Animação Em Julho E Setembro

A Câmara Municipal de Carregal do Sal em articulação com o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal conseguiu estender as Atividades de Animação e Apoio à família (AAAF) da Educação Pré-Escolar (entre os 3 e os 6 anos) aos meses de julho e setembro.
Depois de no ano letivo anterior terem, pela primeira vez no concelho, garantido a realização das atividades durante a totalidade do mês de julho, este ano foi dado mais um importante passo no sentido de se garantir a realização de atividades durante o mês de setembro, até ao início das aulas.
Assim, durante este verão, as AAAF estender-se-ão por todos os dias úteis desde o encerramento das atividades de 2016/2017 (30 de junho) até à abertura do novo ano letivo 2017/2018 (previsivelmente a 13 de setembro), com exceção do mês de agosto.
Trata-se de um anseio dos pais e encarregados de educação que durante as férias de verão, devido aos seus afazeres profissionais, sentem alguns constrangimentos relativamente à ocupação dos seus filhos.
Este alargamento constitui um salto enorme relativamente ao que até há bem pouco tempo e durante anos foi a realidade do nosso concelho. O próximo desafio é, futuramente, cobrir todo o verão com estas atividades o que, atualmente, não é possível, devido à inexistência de recursos humanos. É, porém, um desafio em aberto que merecerá a atenção da Câmara Municipal.

Apresentação de Candidatura do Dr. Raul Almeida à Câmara Municipal de Mira

Autárquicas 2017 – Aprovação de Candidato à Câmara Municipal de Mira
A Comissão Politica do PSD de Mira aprovou por unanimidade a recandidatura do Dr. Raul Almeida à Câmara Municipal de Mira para as próximas eleições Autárquicas que vão decorrer em Outubro.
O partido reconhece toda a dedicação e empenho com que o Dr. Raul Almeida e a sua equipa têm gerido os destinos de Mira e manifesta o seu profundo agradecimento por manter a disponibilidade e vontade para se recandidatar às próximas eleições autárquicas.
A Comissão Politica do PSD de Mira

Caros Mirenses
Sou Candidato a Presidente da Câmara Municipal de Mira!
Na sequência da decisão dos órgãos do meu partido, apresento-me novamente como candidato a Presidente da Câmara Municipal de Mira.
Recandidato-me porque não posso ficar indiferente aos apelos e incentivos que recebi dos Mirenses que comigo têm contactado. Recandidato-me porque o projeto que idealizei para Mira ainda agora começou e precisa de ser concretizado.
Nestes 4 anos, com muito trabalho e dedicação, conseguimos apresentar obra e, simultaneamente, reduzir, significativamente, a dívida municipal.
Nunca esquecerei os últimos 4 anos porque tenho muito orgulho no trabalho feito!
Mira é, hoje, uma referência em qualquer roteiro turístico e económico. Apostámos no desenvolvimento económico e na criação de emprego e, não temos dúvidas, reforçámos o orgulho em ser Mirense.
É visível o trabalho de requalificação, limpeza e asseio dos nossos espaços públicos.
O ambiente foi uma preocupação permanente. Encetámos contactos e diligências com a SIMRIA, de forma a resolver o problema das águas residuais vindas de Cantanhede. Procedemos à limpeza das valas, através de um protocolo com o exército (um trabalho nunca antes feito).Conseguimos, também, desbloquear, através de negociação com o Consórcio Polis Ria de Aveiro, o desassoreamento da Barrinha. Esta obra será concretizada já nos próximos meses de Setembro e Outubro
Ao nível do desenvolvimento económico, criámos a Zona Industrial do Montalvo (há muitos anos desejada por todos mas, principalmente, pelas gentes do sul).Resgatámos a Incubadora de Empresas do processo de insolvência. Hoje em dia é um espaço de investigação, um espaço com vida e um espaço de criação de emprego.
Tem sido nossa prioridade potenciar o desenvolvimento e a coesão social, atraindo e criando condições para o investimento no nosso Concelho em projetos geradores de emprego de modo a que cada mirense tenha, na sua terra, condições para viver com dignidade.
Não poderia terminar sem falar no Turismo.
Nestes 4 anos, tudo temos feito para combater a sazonalidade. Realizámos obras que tornaram o Concelho mais atrativo, requalificámos os espaços verdes e realizámos eventos que trouxeram milhares de pessoas ao nosso Concelho, designadamente, ao nível do desporto nunca tanto foi feito: criámos condições para que atletas de todo o mundo realizassem em Mira a sua preparação para as grandes competições mundiais. Conseguimos trazer para Mira competições Nacionais e Internacionais. Neste domínio, Mira está na moda!
Atraímos novos visitantes ao mesmo tempo que melhorámos a qualidade de vida dos seus habitantes e ainda fomentámos, manifestamente, a economia local.
Mas não me deslumbro com a obra feita! Tenho consciência que, apesar de tudo o que foi feito, ainda há muito para fazer.
Quero dar continuidade a este trabalho. Existem desafios importantes para o nosso concelho. Projetos iniciados que devem ter continuidade e problemas ainda por resolver:
  • Continuar a combater a sazonalidade através da realização de obras que melhorem os espaços urbanos, bem como, através da realização de eventos de referência (Ex: Passagem de Ano);
  • Potenciar o desenvolvimento e a coesão social, criando condições para atracão de investimento e para a criação de emprego (desenvolver ZI Montalvo e requalificar e aumentar o Polo I);
  • Melhorar e assegurar a distribuição de água e aumentar a cobertura da rede de saneamento.
Fazer de Mira um concelho melhor é para mim uma paixão!
Aceito este desafio porque estou convicto que Mira está no caminho certo!

Raul Almeida

Noite solidária regressa à EXPOFACIC com muita animação

A Noite Branca está de regresso à EXPOFACIC. No sábado, 5 de agosto, o recinto veste-se de branco para recolher fundos que vão reverter para os Bombeiros Voluntários de Cantanhede.
Resultado de imagem para Noite solidária regressa à EXPOFACIC com muita animação
 A EXPOFACIC promove este ano a Noite Branca, no dia 5 de agosto, sábado, a favor dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, com a venda de camisolas brancas a 2 euros, patrocinadas pela Sagres, Licor Beirão e Turismo do Centro, sendo o valor final entregue aos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.
O Grupo Alves Bandeira associa-se também à Noite Branca com a venda de ímanes solidários a 1,00€ e em que 0,75€ revertem a favor dos Bombeiros Voluntários.
Por todo o recinto vão ser criados cenários tendo como base o branco, com a decoração de vários elementos da exposição, num ambiente diferente e especial que vai acolher os muitos visitantes que são esperados nessa noite.
Para os amantes do futebol, vai ter lugar a transmissão em direto da final da Super Taça Cândido Oliveira nos seis écrans distribuídos pelo recinto, sendo que, durante o jogo, a cerveja será vendida a metade do preço nos vários quiosques.
Nessa noite, meia hora após o término do jogo da supertaça, sobem ao Palco Principal C4 Pedro e Matias Damásio, enquanto que no Palco Sagres a animação fica a cargo de RIOT e Lzrd & dBMatter.
A Noite Branca vai ser assinalada nas várias portas de entrada do certame, com figuras humanas iluminadas (“human frames”) e, na entrada principal, grandes arcos brancos a receber os visitantes. Um pouco por todo o lado vão ser instalados muitos adereços especiais e os troncos de árvore vão ser revestidos com 1.500 metros quadrados de tecido branco. Com este pano de fundo, bandas e animadores de rua, malabaristas e bailarinas, dança e fantasia em tons de branco, fazem parte da animação preparada para esta noite, interagindo com o público e contribuindo para uma experiência inesquecível.
Os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, que fazem 115 anos no dia 24 de agosto, procuram conseguir verbas para ajudar à aquisição de dois carros de combate aos incêndios. Para Adérito Machado, presidente desta associação, a expetativa para esta iniciativa é que as pessoas adiram a esta causa: “As pessoas são sensíveis aos bombeiros, porque sabem que os bombeiros existem para servir as pessoas”. O responsável lembra ainda que “os bombeiros trabalham gratuitamente, enquanto noutros países são pagos”, e que, apesar duma gestão muito cuidada dos recursos existentes, existem sempre lacunas, pelo que é muito importante esta contribuição da sociedade civil: “A solidariedade é um gesto muito digna, devemos cooperar uns com os outros sempre que é necessário”.

CARTAZ DE CONCERTOS
 
DATA
 
PALCO PRINCIPAL
 
PALCO SAGRES
27 julhoRichie Campbell, DengazMagazino
28 julhoKura, Jimmy P, VirgulMenaka
29 julhoGod Save the Queen,
Redfoo & The Party Rock Crew
Francisco Cunha
30 julhoTony Carreira, Somos Portugal (TVI)Sara Santini
31 julhoD.A.M.A., KaretusMenasso
1 agostoDiogo Piçarra, Salvador SobralKEVU
2 agostoMariza, Cuca RosetaDiana Oliveira
3 agostoUB40 feat. Ali Campbell, Astro & Mickey
Naughty Boy
Rodrigo Vieira
4 agostoAgir, Áurea, Diego MirandaSteven Rod
5 agostoC4 Pedro, Matias DamásioRIOT, Lzrd & dBMatter
6 agostoXutos & Pontapés, Brigada Vitor JaraOverule

3.ª RESISTÊNCIA BTT NOTURNA DE VAGOS

Realiza-se, no próximo dia 8 de julho de 2017, a 3.ª Resistência de BTT noturna de Vagos, uma prova de BTT que irá percorrer alguns dos mais bonitos trilhos de Vagos, com um percurso de aproximadamente 5 km´s que ligará o centro da Vila  de Vagos à natureza envolvente.
O ponto de encontro está marcado na Quinta do Ega, local onde irão decorrer, também, diversas atividades.
A partir das 14h00, abre o secretariado e a prova de resistência BTT tem início às 19h30. Mas antes, pelas 17h30, haverá aulas de spinning e entre as 18h30 e as 00h00, a Clínica Litoralis realizará sessões de fisioterapia de prevenção e recuperação. Das 20h00 às 21h00, decorrem as aulas de Imotiondance e Imotionteen. Às 22h30 termina a prova de resistência de btt e às 22h45 realiza-se a cerimónia de entrega de prémios.
A organização está a cargo da Associação de Ciclismo Trepanelas, Associação Desportiva e Cultural Sosense e Câmara Municipal de Vagos.
Acompanhe este evento no FACEBOOK:
Inscreva-se em:
Para mais informações:
resistenciaquintadoega@gmail.com
Tlmv: +351 965 745 535

Rede de tráfico na Segurança Social cobrava até 10 mil euros e ficava com salários de imigrantes

PJ deteve 12 pessoas por corrupção na legalização de imigrantes na Segurança Social. Entre os detidos estão seis funcionários do Instituto da Segurança Social, suspeitos de corrupção e falsificação de documentos.

José Maria FerreiraOs suspeitos de uma rede de tráfico de pessoas, desmantelada nesta terça-feira pela Polícia Judiciária, entre eles seis funcionários do Instituto da Segurança Social, cobrariam entre 300 euros a 10 mil euros a cada imigrante para o qual conseguissem a legalização em Portugal.

A maioria destes imigrantes são nepaleses e paquistaneses. Como conseguiriam pagar esses montantes? Ficariam a pagar as verbas boa parte da sua vida: os elementos da rede ficavam com uma parte substância do salário auferido pelos imigrantes, que na maior parte das vezes conseguiram entretanto emprego no sector da restauração, adiantou ao PÚBLICO fonte da PJ. No esquema de legalização, levado a cabo por redes de tráfico de pessoas ligadas à Índia, Paquistão, Nepal e Bangladesh, terão sido envolvidos mais de 500 imigrantes.

A investigação começou há um ano, mas há cerca de dois anos que a rede funcionava sem alguma vez ter tido qualquer problema. O departamento de informática da Segurança Social, porém, terá detectado os primeiros sinais que levaram à suspeita de crime. Os funcionários da Segurança Social andariam a manipular o sistema da Segurança Social.

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária deteve 12 pessoas por corrupção, falsificação de documentos e outos crimes relacionados com a legalização de imigrantes oriundos do Sudoeste asiático.

Em comunicado, a Polícia Judiciária adiantou que entre os 12 detidos estão, além dos funcionários da Segurança Social, também seis cidadãos estrangeiros, estando em causa, neste processo, crimes de corrupção passiva e activa para acto ilícito, abuso de poder, falsidade informática e falsificação de documentos.

Manipulação do sistema informático

Segundo a PJ, o modus operandi consistia na manipulação do sistema informático da Segurança Social, por meio da criação e alteração de registos na base de dados, atribuindo números de identificação da segurança social fraudulentos a cidadãos estrangeiros mediante o recebimento de contrapartidas, no valor de centenas de milhares de euros.

Durante a Operação Social Number, a PJ realizou 48 buscas na área da Grande Lisboa, das quais 26 domiciliárias e 22 não domiciliárias. As buscas não domiciliárias foram realizadas a várias empresas e a instalações da Segurança Social, designadamente ao centro distrital da Segurança Social de Lisboa, tendo sido apreendidos documentos e material relacionado com a actividade criminosa em investigação e ainda mais de 50 mil euros em dinheiro, revela aquela polícia.

Fonte policial disse à agência Lusa que a manipulação do sistema informático com vista à criação de um número na Segurança Social e autorização de residência permitiu a entrada ilegal em Portugal de cidadãos do Paquistão, Bangladesh, Nepal e India. A mesma fonte admitiu que este esquema criou uma falha de segurança na entrada em Portugal de cidadãos desses países, mas não há indícios de aproveitamento desta situação por parte de grupos radicais.

A operação foi efetuada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.A acção policial, que contou com a colaboração dos serviços da Segurança Social, vai continuar com vista à continuação de recolha de prova.

Segurança Social denunciou

Em comunicado, o Instituto da Segurança Social indica que a investigação resulta da denúncia das práticas internas de detecção de fraude interna desenvolvidas no âmbito do Plano de Prevenção dos Riscos de Corrupção e Infrações Conexas.

"O Instituto da Segurança Social continuará empenhado no combate a todos o tipo de práticas que não estejam alinhadas com o seu Código de Ética ou que violem as normas que enquadram a actuação da Administração Pública", refere o Instituto da Segurança Social, sublinhando que se trata de "uma situação isolada".

Os 12 detidos, seis dos quais funcionários do Núcleo de Gestão do Cliente do Instituto da Segurança Social, vão ser ouvidos por um juiz de instrução criminal para aplicação das medidas de coacção. A investigação prossegue com vista à continuação de recolha de prova. Com Lusa

Fonte: Público

Colheita de Sangue dia 1 de Julho entre as 9 horas e as 13,00 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Dêem mais sentido à vida
Compareçam, não deixem de convidar os vossos familiares e amigos. O Posto Fixo da ADASCA fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. O dito mercado dispõe de um elevador, um parque de estacionamento onde os dadores podem estacionar as viaturas, sem que corram o risco de serem multados.

Todas as pessoas interessadas em aderir pela primeira vez à dádiva de sangue, estão convidadas a comparecer, fazendo-se acompanhar do cartão de Cidadão ou do seu substituto de forma a facilitar a inscrição junto do administrativo do IPST, o mesmo deve acontecer com os dadores regulares.

Após tomar o almoço, convém deixar decorrer pelo menos 2:30 horas, tempo considerado necessário para a digestão. Não se deve doar sangue em jejum, deve-se sim, tomar o pequeno-almoço com exclusão de bebidas alcoólicas.

Doar sangue não cria habituação, não emagrece nem engorda, bem pelo contrário, faz bem á saúde.

Lembramos que é necessário efectuar duas dádivas no ano económico para continuar a beneficiar da isenção das taxas moderadoras, nos Centros de Saúde (cuidados primários), agora também nos hospitais públicos através da apresentação da Declaração emitida pelos Administrativos do IPST, devendo os dadores guardar uma cópia da referida dádiva.

O sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. O Sangue corre nas suas veias. É saudável? Dê Sangue! Ajude os outros… Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Doar sangue e medula óssea é um gesto solidário que ajuda a salvar vidas. Não fique indiferente.

Dádiva a dádiva… e a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro, contacte-nos pelos meios abaixo indicados.

Deixe-se levar pelo Coração. Dê Sangue, porque dar sangue é dar vida. Os questionários para a dádiva de sangue, são distribuídos pela ADASCA no local a partir das 8:00 horas, para adiantar o atendimento dos dadores. O Sangue é "a água necessária" que faz correr o rio da vida! (Elsa Oliveira). Esta jovem já nos deixou… fisicamente. Paz à sua alma.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.


Amem a liberdade, sejam felizes.
J. Carlos

Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432

Tips para evitar errores al presentar



por Yesica Flores
Un mexicano realiza presentaciones por lo menos una vez al mes. Ya seas estudiante o profesional, ponerte frente a un público es algo que forma parte de la vida diaria. Por tanto, es muy importante mantener la calma para evitar que los nervios se apoderen de tu persona. Pero ¿qué más necesitas saber para dar la mejor presentación del mes?
Voy a compartir contigo algunos consejos para que desarrolles la ponencia que convencerá a quien tengas enfrente, ya sea tu jefe, tus colegas, un inversionista e incluso tu profesor de la universidad.
Límite de tiempo
Lo primero que necesitas considerar es que una presentación inicia desde el momento en que comienzas a prepararte. El punto clave es la práctica, por lo que tener preparado tu discurso, te ayudará a sentirte cómodo y sobretodo confiado respecto a lo que estás hablando, en vez de confiar por completo en la presentación para conseguir mediante ella una gran ponencia.
Tu material visual de apoyo es únicamente eso: un apoyo. Si tu presentación tiene muchas diapositivas llenas de texto, no significa que va a hacer el trabajo por ti, solamente llevará a tu audiencia al aburrimiento y perderán interés sobre lo que estás hablando.
El cerebro humano pondrá la mayor parte de su concentración sobre el texto y dejará de escuchar a la persona que tiene en frente. Toma en cuenta que tienes 20 segundos o menos para captar la atención de tu audiencia y ganar su confianza, después de estos 2 pasos necesitas convencerlos de lo que intentas exponer.
Recuerda que lo más sencillo y breve es lo que mejor funciona, intenta resumir tu pitch en 2 palabras, por muy complicado que suene, ordena tus pensamientos y podrás lograrlo. Al igual que cualquier otra cosa en la vida, pitchear requiere práctica, tomar medidas y ser constante para desarrollar y mejorar tu mensaje.
Cuéntame una historia
Las presentaciones conversacionales son las que permanecen mayor tiempo en la memoria. ¿De qué estoy hablando? Como mencioné párrafos arriba, en el momento en que comienzas a dar una ponencia necesitas captar la atención de tu público. La forma más efectiva de hacerlo es contando una historia, esto se debe a que las personas suelen poner más atención si ven cómo se desarrolla una narrativa.
Dentro de esta técnica se suele hacer una presentación inclusiva, es decir, provocar que el público interactúe durante la ponencia. Para ello necesitas incorporar y entrelazar componentes interactivos y elementos visuales en tu discurso con el fin de captar la atención de todos los presentes.
Ya que estás incluyendo a tu público en la presentación debes hacer tu tarea y asegurarte de aprender lo más que puedas de la persona u organización que quieres impresionar. Siempre mantente un paso por delante de tu audiencia.
Por otro lado, el tono que utilices también va a afectar tu presentación, si el ambiente es amigable y relajado, o formal y profesional, necesitas adaptarte. Los procesos de tono más exitosos se basan en conexiones empáticas, ese es uno de los puntos que debes considerar al momento de hablar frente a tu público. Además, conocer las necesidades de tu audiencia te ayudará a posicionarte como un recurso valioso, debido a lo que ofreces y entregas.
Ponte en mis zapatos
Como recomendación final: ponte en los zapatos de quien te está escuchando. ¿Te agrada mirar a la pared con un texto gigante que apenas puedes leer? A nadie le gusta eso, entonces elimina todo lo que no necesites, confía en tus conocimientos, en la práctica que vertiste en la presentación y mírate desde la perspectiva del público.
Quita todo lo que no sea contenido de valor, cerciórate de que estás entregando información interesante y que sea de importancia para la gente que te está escuchando. Tu objetivo es hacer una propuesta de valor con un discurso que se centre en dos puntos: demostrar la importancia de lo que estás diciendo y el valor que aporta objetivamente sobre su entorno.
Un guión ensayado y sin flexibilidad va a provocar que tus oyentes batallen y realicen esfuerzos extremos para permanecer atentos. Lo cual es cada vez más difícil si tomas en cuenta que cada persona carga un telefóno móvil en la mano y se puede distraer con facilidad, es decir, el período de atención disminuye a cada momento y necesitas hacer algo al respecto.
Realizar una presentación llamativa e interactiva, acompañada de un discurso incluyente y conversacional, son elementos clave para que tu público reciba el mensaje que quieres comunicar de forma rápida y con un alto impacto en la memoria.
Precio y disponibilidad
Prezi Next está disponible ahora en todo el mundo. Por lo que te invitamos a que visiteshttps://prezi.com/pricing/ dónde podrás encontrar el paquete y programa que mejor se adecúa a tus necesidades.

La mitad de los correos que reciben las grandes empresas son maliciosos



por Yesica Flores
Las empresas multinacionales reciben millones de correos electrónicos al día, pero en el último año se ha observado una mayor incidencia de email basura o malware, al grado que ya representan alrededor del 50 por ciento del total, advirtió Alejandro Canela, CIO de Siemens México y Centroamérica.
El encargado de la seguridad cibernética de Siemens precisó que, ante los últimos ciberataques a nivel mundial, las medidas de seguridad se han vuelto una prioridad para todo tipo de empresas.
“México es el segundo país con mayor cantidad de ataques cibernéticos en América Latina, lo que representa un punto de inflexión sobre la necesidad de que las empresas cuenten con sistemas de protección de red robustas, y mayores inversiones en ciberseguridad”, informó.
Canela detalló que Siemens cuenta con centros de defensa dedicados al monitoreo y reacción ante incidentes, procesos para la administración de vulnerabilidades y actualización de software y aislamiento de la información crítica de la compañía.
No obstante, sostuvo que la inversión en infraestructura y sistemas de protección resulta inútil, si no se tiene una cultura de seguridad en la compañía. “Es importante invertir también en entrenamiento y comunicación para que todos los colaboradores integren en su día a día una cultura de seguridad”.
El CIO de Siemens México y Centroamérica dijo que es necesario que los colaboradores de una empresa tomen conciencia antes de abrir un correo sospechoso, insertar una memoria externa, descargar un archivo, visitar una página o incluso intercambiar información informalmente con personas.
Por su parte, Nicolás Rodríguez Guevara, Information Security Officer para México y Centroamérica, explicó que es importante hacer énfasis en entrenar al personal sobre las posibilidades de un robo de identidad o de información financiera a través de su correo electrónico.
Señaló que también es importante solicitar que los proveedores o socios de negocio tengan sistemas de seguridad robustos, porque forman parte de la cadena de valor de la compañía. “La seguridad hoy en día no es un lujo, debe estar inserta en el capital humano, en su tecnología y forma parte de sus procesos”, explicó a su vez Alejandro Canela.

Hora de Fecho: Em direto/ "Não há no Governo quem ponha ordem na casa?"

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
É o primeiro debate quinzenal desde o incêndio. Costa vai ter de explicar ação do Governo e falhas do SIRESP. Passos vai ter de explicar equívoco nas declarações sobre suicídios. Siga em direto.
Constança Urbano de Sousa disse, em entrevista à RTP, que a comunicação dos operacionais no incêndio de Pedrógão Grande tinha ficado assegurada na noite de sábado. Ficou mesmo?
O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que não empurra responsabilidades para terceiros, questionado sobre o que falhou em Pedrógão Grande. E falou do projeto piloto a lançar na região.
O presidente da Associação Sindical dos profissionais da Polícia denunciou, esta quarta-feira, que o SIRESP falha em sítios como os estádios do Benfica e do Sporting, no Colombo e no MEO Arena.
As cerimónias do feriado do Dia da Bastilha, em França, vão ter uma presença especial este ano. Donald Trump demorou apenas um dia a aceitar o convite do presidente francês.
O presidente da Câmara de Lisboa vai propor ao Governo que crie um regime fiscal mais favorável ao arrendamento de longa duração. Há sete meses votou contra proposta semelhante apresentada pelo CDS.
O ministro da Educação afirmou, esta quarta-feira, que o exame nacional de português do 12.º ano não vai ser anulado nem repetido. Se fuga vier a ser confirmada, haverá penalizações.
O cantor recorreu à sua página de Facebook para pedir desculpa pela piada que fez durante o concerto de solidariedade. Mas já não é a primeira vez que um comentário seu gera controvérsia.
Na noite de terça, no Meo Arena em Lisboa, 25 artistas portugueses deram um concerto especial. Marcelo esteve na plateia, Salvador Sobral foi o último a atuar e deixou a piada viral.
Numa noite histórica, o país esteve sintonizado num só canal, numa frequência, Juntos por Todos, para ajudar as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande e lembrar que isto não pode voltar a acontecer.
Os bilhetes do concerto "Juntos por Todos" esgotaram. 25 artistas atuam numa homenagem às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande. Veja as reações ao concerto e à piada de Salvador Sobral. 
Opinião

Luís Aguiar-Conraria
Se os políticos não estão à altura das circunstâncias, e não estão, tem de ser a sociedade civil a elevar o nível de exigência e a criar condições para uma comissão realmente capaz e independente

Maria João Marques
Todos têm as suas prioridades e já vimos como, por duas vezes, as catástrofes que assolam as regiões que governa vêm, para Costa, uns degraus abaixo da festa socialista de campanha. Desprezível.

Pedro Afonso
Exige-se aos responsáveis políticos que falem de imediato, quando na maior parte das vezes a prudência, e a humildade do silêncio, seriam a melhor homenagem que a ser feita às vítimas e às famílias.

Rui Ramos
Ao fim de uma semana, tivemos desculpas do líder da oposição por um comentário, mas nem uma palavra de contrição do governo pelo descontrole que matou 64 pessoas e deixou mais de 200 feridas.

Laurinda Alves
Resgatar bens e vidas não passa apenas por salvar pessoas e animais, tirando-os dos escombros. Falta reorganizar e reconstruir. Falta ouvir, conversar, validar sentimentos e perdas, avaliar cada caso.

7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa