quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

"Tarifa Social de Águas Residuais e Resíduos Sólidos Urbanos"


No âmbito das medidas de apoio social às famílias carenciadas e numerosas, neste caso constituídas por 5 ou mais elementos, a Câmara Municipal de Carregal do Sal, implementou, no ano de 2015, o Tarifário Social.
Destinado a beneficiar aqueles agregados familiares, o Tarifário Social traduz-se na isenção ou redução das tarifas de águas residuais e de resíduos sólidos urbanos, a conceder mediante requerimento a apresentar pelos interessados e desde que cumpram os requisitos regulamentares em vigor.
Trata-se, assim, de um benefício diretamente associado à habitação permanente, aplicável a quem, efetivamente, reúna os respetivos requisitos, quer no que diz respeito à composição do agregado familiar, quer no que diz respeito aos rendimentos per capita. 
Saiba se pode usufruir desta medida e como deve proceder, dirigindo-se ao Gabinete de Apoio ao Munícipe, a funcionar no Balcão Multisserviços de Carregal do Sal.
5.ª Concentração
do Circuito Municipal Escolas de Natação
Atleta da Natação Adaptada

Gil Mendes, atleta da Escola de Natação de Carregal do Sal, no âmbito do projeto “Natação Adaptada”, participou em mais uma concentração do Circuito Municipal de Escolas de Natação.
 A competição - 5.ª Concentração do Circuito, realizou-se no dia 9 de fevereiro, em Arganil, e o atleta carregalense obteve os seguintes resultados:
Categoria C8
- 100 Costas - 1,50,06
- 50 Bruços - 1,01,43
Informam-se todos os interessados que a Piscina Municipal de Carregal do Sal tem ao seu dispor um Programa de Natação Adaptada para populações especiais em idade escolar.
Para mais informações contacte: 232 960 495
Nadadores da ARCA
Os nadadores da A.R.C. Alvarelhos, que representam a natação competitiva do Concelho em parceria com a Câmara Municipal, obtiveram os seguintes resultados:
₋ Três Primeiros lugares
- Seis segundos lugares
- Dois terceiros lugares
- Três quartos lugares
- Um sexto lugar
- Um nono lugar.
De realçar que foram ainda batidos sete recordes pessoais nas 16 provas realizadas.
Os oito nadadores que pontuaram nos escalões a que pertencem foram:
- David (dois 1.ºs lugares e recorde pessoal nos 50 metros bruços e mariposa);
- Renato (1.º lugar nos 50m mariposa e 2.º nos 50m bruços);
- Daniela (2.º lugar nos 50m mariposa e nos 200m estilos);
- André (2.º lugar nos 50m bruços com recorde pessoal e 4.º lugar nos 100m costas);
- Laís (2.º lugar nos 50m bruços e 4.º lugar nos 100m costas com 2 recordes pessoais);
- Maria (3.º lugar nos 100m costas e 4.º lugar nos 50m bruços com recorde pessoal);
- Matilde (2.º lugar nos 50m bruços com recorde pessoal e 9.º lugar nos 100m costas);
- Edgar (4.º lugar nos 50m bruços com recorde pessoal e 6.º lugar nos 100m costas).
Registe-se ainda a presença da Carolina, uma nadadora com técnica, mas a tentar chegar aos “mínimos” nesta competição.
A 5.ª concentração do Circuito Municipal de Escolas de Natação contou com a participação de 19 equipas e um nadador individual representando 18 Concelhos dos Distritos de Viseu, Coimbra e Guarda num total de 221 Nadadores, 24 Técnicos e 30 Auxiliares, incluindo a equipa de arbitragem.
A próxima prova, considerada das mais longas e difíceis do Circuito, realiza-se no dia 9 de março, em Castro Daire.
Candidaturas abertas à “Diversificação de atividades na exploração”
Está aberto o 3.º Concurso para a Operação 10.2.1.3 - Diversificação de atividades na exploração.
A área geográfica para apresentação de candidaturas contempla os territórios de intervenção da ADICES, em que se inclui Carregal do Sal.
O período de apresentação das candidaturas, a efetuar no âmbito do programa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), decorre até às 16:55:59 do dia 30 de abril de 2019.
Consulte os Anúncios de Abertura de Período de Apresentação de Candidaturas e demais informação relevante, nomeadamente Legislação, Formulário e Orientações Técnicas, no site da ADICESwww.adices.pt, no portal do Portugal 2020 em www.portugal2020.pt e no portal do PDR2020 emwww.pdr-2020.pt.
PROPOSTAS

NO ÂMBITO DO “ PROJECTO MICAS “ | DIA DO AMIGO FOI ONTEM SINALIZADO EM FESTA DAS IPSS LOCAIS



Integrado no projecto MICAS, o gabinete local da Rede Social em parceria com o Centro Social de Santa Maria de Sardoura, promoveu na tarde de ontem, no espaço da Quinta das Vessadas, em Fornos, uma actividade para assinalar o Dia do Amigo, contando com a participação de todas as IPSS do concelho que trabalham a área da terceira idade, num programa gizado para uma jornada de saudável confraternização dos utentes das diversas instituições, protagonizando várias dinâmicas de grupo, com muita animação musical, troca de mensagens de amizade e procura do par amigo.
        
Enquadrado na “ Semana dos Afectos “, desenvolveu-se mais uma etapa do projecto “ P’los Trajectos da Vida “ numa tarde bem animada, com musica, danças e canções, que potenciou um ambiente de muita amizade e de grande confraternização, onde as instituições presentes fizeram questão de evidenciar os valores da amizade e da solidariedade, incentivando os participantes nesta acção, a valorizar ainda mais as relações de afectividade, compreensão e estima perante os outros, deixando bem presente que, a verdadeira amizade sempre ajuda a viver melhor e a evidenciar a partilha, sentimento importante que deveria merecer mais importância na sociedade actual.
                No formato desta jornada, houve a criação de três grupos por cada instituição para integrar três tipos diferentes de actividades a desenvolver, nomeadamente um workshop - " Relações em Diferentes Tempos ", oficina de jogos e oficina de culinária, tendo marcado presença nesta acção, o Centro Social de Santa Maria de Sardoura, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, ARPIP de Pedorido, Centro Social de Real, Cantinho Sénior de Fornos e o Centro Cívico de S. Martinhodestacando a participação do Gabinete Local da Rede Social, na cerimónia final de entrega de certificadosque fez questão de agradecer à Urbe Consultores a cedência do espaço para esta actividade do projecto MICAS.
                Já antes, o Vereador do Pelouro da Acção Social, José Manuel Carvalho, tinha enaltecido esta iniciativa, evidenciando o notável trabalho desenvolvido pelas IPSS nas mais diversas respostas sociais e lembrando a importância da amizade entre os mais idosos, destacando que o lazer está associado tanto ao ócio, à despreocupação e ao descanso, como também ao prazer e ao divertimento, o que faz com que ele ocupe um importante papel na vida das pessoas de qualquer idade, considerando crucial a construção de grupos de amizade e de partilha de sentimentos e experiencias de vida, como forma de alcançar um equilíbrio entre a recreação e a sociabilidade.
               

Marinha Grande recebe fase nacional de Corta-Mato


A fase nacional do Corta-Mato do Desporto Escolar, do Corta-Mato Curto, do Campeonato de Veteranos e do Corta-Mato Universitário decorre no Parque da Cerca, na Marinha Grande, no próximo sábado, 23 de fevereiro, a partir das 09h00.

Pela primeira vez, a cidade que organiza o mais antigo corta-mato escolar do País recebe a fase nacional desta modalidade num evento que vai contar com a participação de cerca de 2400 atletas, cujas idades vão dos 12 aos 80 anos, distribuídos pelos vários escalões e campeonatos.

A organização está a cargo da Direção-Geral de Educação e Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, em parceria com a Câmara Municipal da Marinha Grande.

Para que seja possível assegurar o evento, conta-se com o apoio da Associação de Atletismo de Leiria, Agrupamentos de Escolas do concelho, Instituto Nacional de Emergência Médica, Centro Hospitalar de Leiria, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana.

A presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, congratula-se com “a realização do evento na Marinha Grande que revela o nível de organização e parceria que o Município tem garantido em eventos desportivos, nomeadamente na fase regional do Corta-Mato Escolar”. “Somos o município com o mais antigo corta-mato escolar do país e trazer à nossa cidade um evento nacional da modalidade é um motivo de redobrada satisfação”, acrescenta.

Cidália Ferreira apela à “participação da população para vir ao Parque da Cerca apoiar os atletas e demonstrar que a Marinha Grande sabe acolher bem os seus visitantes”. “É importante para os atletas sentir o calor humano do público, num cenário que tem condições naturais e de excelência para a realização da prova”, continua.

A presidente da Câmara “agradece o envolvimento de todas as entidades na organização e apoio do Corta-Mato Nacional e aos muitos voluntários, que se associam e que tudo têm feito para proporcionar um grande evento desportivo no próximo sábado”.

“O Corta-Mato Nacional é sempre uma festa. A participação de alunos atletas de todo o País, das cinco direções regionais do Continente e das regiões autónomas da Madeira e Açores, traz um colorido especial à que é considerada a prova rainha do Desporto Escolar”, refere Rui Carvalho, coordenador nacional do Desporto Escolar.

“Mas esta prova espelha, também, as várias sinergias que o Desporto Escolar consegue gerar. A colaboração de longa data com a Federação Portuguesa de Atletismo e com a Federação Académica do Desporto Universitário, através da realização de provas que se complementam e abrangem os mais diversos escalões, demonstra o sólido relacionamento que existe entre estas instituições.”, salienta ainda.

Para Rui Carvalho “Não menos importante é o inexcedível envolvimento que o Município da Marinha Grande tem demonstrado na organização deste ano, da que é a mais antiga competição do Desporto Escolar, proporcionando as condições mais adequadas para a concretização deste grande evento nacional, e que não podemos deixar de agradecer.”

2400 atletas correm no Parque da Cerca

O Corta-Mato Nacional Escolar conta com a presença de cerca de 1400 alunos e professores, que representam 24 coordenações locais do Desporto Escolar das cinco direções de Serviços Regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e da Região Autónoma dos Açores. 

Para além da prova do Desporto Escolar, decorrem o Corta-Mato Nacional Curto da Federação Portuguesa de Atletismo, o Campeonato Nacional de Veteranos e o Corta-Mato Nacional Universitário da Federação Académica de Desporto Universitário, que vão ser participados por cerca de 1000 atletas.

As comitivas de atletas de todo o País são recebidas no dia 22 de fevereiro, no Parque Municipal de Exposições, onde vai estar instalada uma Fun Zone, com parede de escalada, simulador de falta da gravidade e torre multiatividades, para que os participantes possam conviver entre si.

O programa do Corta-Mato Nacional é o seguinte:

23 de fevereiro . sábado
Parque da Cerca
09h00 . Concentração dos atletas e reconhecimento do percurso
09h30 às 10h50 . Início das provas e entregas de prémios do Corta-Mato Escolar
11h00 às 12h50 . Corta-Mato Nacional Curto da FPA e Prova Nacional Universitária e entregas de prémios
13h10 . Campeonato Nacional de Veteranos.

Devido à realização das provas, por motivos de segurança e conforme acordado previamente com a Polícia de Segurança Pública, será necessário proceder-se ao corte do trânsito nos dois sentidos da Avenida Infante D. Henrique e num sentido na Avenida João Beare, a partir do dia 22 de fevereiro.




TEATRO GARCIA DE RESENDE RECEBE O CICLO PALCO ABERTO, COM CINDAZUNDA, MAZGANI E THE LAST INTERNATIONALE





O Teatro Garcia de Resende que, em 2019, celebra 127 anos da sua inauguração, recebe novas expressões musicais e novas formas artísticas. Ainda em fevereiro, nos dias 22, 23 e 24, o conjunto de propostas musicais que a Câmara Municipal de Évora agrupou como “Ciclo Palco Aberto “, convida o público para três experiências sensoriais bem diversas.
Os primeiros a estrear este novo ciclo, dia 22, sexta-feira, são os Cindazunda, um grupo formado por quatro músicos que fundem a música tradicional europeia com o folk, o jazz e com as músicas do mundo; não deixando ninguém indiferente à sua energia contagiante.
No dia seguinte, 23 de fevereiro, sábado, Mazgani sobe a este palco centenário para promover o seu quinto álbum, intitulado “The Poet’s Death”. Um disco produzido pelo cantor e compositor em colaboração com Peixe, ex-membro dos “Ornatos Violeta”, que também se encarregou das guitarras. Victor Coimbra toca o baixo e Isaac Achega a bateria.
Com o “Ciclo Palco Aberto” a Câmara Municipal de Évora pretende que a cidade tenha oportunidade de usufruir das novas tendências artísticas incontornáveis, assim como de projetos artísticos que se demarcam pela sua individualidade.

Estes espetáculos contemplam, entre outros, descontos para estudantes, podendo os bilhetes ser adquiridos no Teatro Garcia de Resende, na Arena de Évora e no Posto de Turismo Municipal, noutros postos de venda na cidade, e on line, em: www.bol.pt.

Construção Passive House em Portugal | Este é o primeiro escritório sustentável em Portugal

É possível monitorizar em tempo real, numa plataforma de acesso livre, o desempenho energético do nZEBoffice+, que permite poupanças de energia entre os 75% e 90% e também ganhos na saúde e produtividade dos ocupantes. Promover e implementar a construção ecoeficiente e sustentável, ainda pouco conhecida em Portugal, é o grande objetivo deste projeto Passive House.
Um estudo recente da Universidade de Harvard revela que o desempenho dos ocupantes em ambientes otimizados aumentou para o dobro em comparação com um escritório convencional.

PASSIVE HOUSE

Passive House é um conceito construtivo que define um padrão de elevado desempenho que é eficiente energeticamente, saudável, confortável, economicamente acessível e sustentável.
Saúde e conforto
A Passive House contribui para o bem-estar e saúde dos seus ocupantes. O ambiente interior numa Passive House é caracterizado pela boa qualidade do ar, conforto térmico (temperatura mínima 20ºC e temperatura máxima 25ºC) e inexistência de grandes variações térmicas.
Edifício saudável
Uma Passive House é desenvolvida tendo por base o respeito pelos princípios da física dos edifícios evitando o surgimento de patologias e optimizando o desempenho do edifício.
Eficiência energética
A Passive House é o mais elevado padrão de eficiência energética a nível mundial: as poupanças energéticas atingem os 75% em comparação com os edifícios convencionais. A Passive House é uma solução testada e com provas dadas que corresponde inteiramente à definição do NZEB – Nearly Zero Energy Building (edifício com necessidades quase nulas de energia).
Acessível
Uma Passive House pode ser construída ao mesmo preço que um edifício convencional. Os custos de operação de uma Passive House são substancialmente mais baixos que um edifício convencional devido às reduzidas necessidades energéticas e de manutenção.
Sustentável
Numa Passive House há uma redução drástica das emissões de CO2, devido à eficiência energética. O conceito Passive House contribui para a proteção climática pela menor dependência de combustíveis fósseis. As baixas necessidades energéticas de uma Passive House podem ser facilmente supridas por fontes renováveis de energia.
Está concluído e em funcionamento o primeiro escritório e a primeira reabilitação Passive House em Portugal. Desenvolvido pela Homegrid, que trouxe para o país o conceito de casa sustentável, o nZEBoffice+ é o novo escritório da empresa e também sede da Associação Passivhaus Portugal. Localizado em Ílhavo, Aveiro, este espaço foi reabilitado segundo os princípios da construção ecoeficiente e sustentável que corresponde a elevados padrões de conforto, qualidade do ar e eficiência energética.
O projeto nZEBoffice+ e os resultados do seu desempenho serão apresentados publicamente na Roca Lisboa Gallery, no dia 28 de fevereiro, quinta-feira, pelas 18 horas. Mais informações aqui.
O nZEBoffice+ pretende ser, acima de tudo, um protótipo demonstrador que é possível implementar a construção sustentável em Portugal, permitindo poupanças de energia entre os 75% e 90%, um balanço de energia positivo com recurso a pouca potência instalada de geração de eletricidade e também ganhos na saúde e produtividade dos ocupantes.

nzeboffice+.jpg

Diferentes estudos têm mostrado a relação entre ambientes interiores saudáveis e um aumento da produtividade. Um estudo recente da Universidade de Harvard revela que o desempenho dos ocupantes em ambientes otimizados aumentou para o dobro em comparação com um escritório convencional.
Sendo a construção Passive House ainda uma realidade pouco conhecida em Portugal, os resultados do desempenho deste projeto estão disponíveis numa plataforma online de acesso livre onde é possível qualquer pessoa verificar em tempo real o desempenho do nZEBoffice+. É possível saber, a qualquer altura, qual o consumo global de energia, a produção de energia a partir dos painéis fotovoltaicos, quanto se consome gasta para aquecer e arrefecer o escritório, temperatura e humidade interior e exterior, bem como níveis de dióxido de carbono interior. O acesso pode ser feito aqui com os seguintes dados:
  • User: Passivhaus
  • Password: Passivhaus
O pioneiro na implementação da Passive House em Portugal, João Marcelino, afirma que este projeto pretende mostrar que é possível e viável a transição para um parque edificado eficiente, confortável e saudável, referindo que “é preciso informar os técnicos e o público em geral que os edifícios são responsáveis direta e indiretamente por uma grande parte dos problemas de saúde dos portugueses e que a Passive House oferece uma resposta eficaz, custo-eficiente e com provas dadas”.
Passive House é saúde
João Marcelino salienta que “a realidade do parque edificado em Portugal revela que não temos casas preparadas para o frio, que a qualidade do ar no interior dos edifícios em Portugal é preocupante, que a exposição ao ruído é muito elevada e que há uma elevada exposição a bolores nas casas portuguesas”.
A Associação Passivhaus Portugal alerta que o mais recente relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias, divulgado em dezembro de 2018, revela uma grande preocupação com a qualidade do ar no interior dos edifícios em Portugal.
Deste relatório, a Associação destaca o facto de as doenças respiratórias serem a terceira causa de morte no país e um dos principais motivos de internamento, pelo que deve ser feita uma investigação à qualidade do ar nos edifícios portugueses para que se possa adoptar formas de melhorar a saúde. De referir também que há cada vez mais evidências de que mesmo a exposição a pequenas concentrações de poluentes é perigosa e que, por exemplo, a deficiente ventilação em infantários aumenta a percentagem de crianças com pieira ou asma.

Expo Estrela - Manteigas 2019 / Feriado Municipal de Manteigas




Desfile de Carnaval em Évora no dia 1 de Março

Resultado de imagem para Desfile de Carnaval em Évora no dia 1 de Março
“CulturÉvora” é o tema do desfile de Carnaval que surge enquadrado no tema central da Câmara eborense para 2019 – a afirmação da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027.

O desfile está agendado para as 10h30 e tem início na Rua Cândido dos Reis, passando pelo Largo Luís de Camões e Rua João de Deus, terminando na Praça do Giraldo.

Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Évora (CME), tendo como parceiros externos o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Polícia de Segurança Pública e Bombeiros de Évora, a União de Freguesias de Évora, o Agrupamento de Escolas Severim de Faria, o Agrupamento de Escolas André de Gouveia, o Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, a EPRAL, a CIMAC, a Montra Alentejana e a Frutas Mangas.

Participam na animação do desfile carnavalesco os Gigabombos, os 7Dixie, a animação Néroca, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial da Escola Secundária Severim de Faria e o Curso Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação da Escola Secundária André de Gouveia. O DJ Grouse e os Professores André Mira e Ana Pinto fazem a animação final na Praça do Giraldo.

Este cortejo de Carnaval, além de ser um momento de animação de um dos eixos do centro histórico de Évora, é uma oportunidade educativa para trabalhar o tema central da CME e, neste caso, dar a conhecer melhor a identidade cultural do nosso território. Trata-se, também, de uma oportunidade para mostrar à comunidade os trabalhos criativos desenvolvidos por 28 instituições das áreas educativas e sociais do concelho de Évora, com a presença de cerca de 2200 participantes.

Alterações de Trânsito


A Câmara Municipal de Évora procederá a alterações de trânsito entre as 08:30 e as 13 horas nas vias que integram o percurso do desfile: Rua Cândido Dos Reis, acessos à Praça Joaquim António de Aguiar, Rua Elias Garcia, Largo de Camões, Rua João de Deus, e vias de acesso à Praça do Giraldo. Em alternativa, sugere-se que o acesso à Rua do Menino Jesus e Rua de Aviz seja realizado pela Rua de José Estevão Cordovil (rampa do Seminário). A Câmara apela para o cumprimento da sinalização temporária instalada, bem como à compreensão de todos para os eventuais transtornos.

Hora de Fecho: Em direto/ Costa e o "fantasma do socratismo despesista"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A esquerda uniu-se nas críticas à moção de censura e fala de "um xeque ao Rio". Costa citou o fantasma "socratista" ao PSD e diz a Cristas "já vimos o que é capaz de fazer aqui"
Relação dá razão ao MP e acusa Ivo Rosa de violar "a legalidade democrática". Em causa a "persistente" interferência na investigação do caso EDP. Pode haver consequências disciplinares para o juiz.
Chegou com um sobretudo e com uma mala de mão. Comeu uma última refeição — lulas recheadas — e instalou-se no jardim em frente ao Palácio de Belém. Para ficar até poder: "Alguma coisa tem de mudar".
Na entrevista à SIC, esta terça-feira, Carlos Costa garantiu que não participou nas operações de crédito mais ruinosas. Mas, além de fazer algumas revelações, deixou várias questões por responder.
Um conselheiro de Obama revelou os pormenores sobre a reunião que antecedeu a decisão de Obama capturar Bin Laden. Traçaram-se cenários e receios. E até a forma como a lua acelerou a operação.
"Sabemos como fazer isto e vamos implementar estes planos imediatamente, logo que as ameaças se tornem uma realidade", disse o Putin face à possibilidade de os EUA implementarem mísseis na Europa.
O banco UBS terá de pagar 3,7 mil milhões de euros. Esta é a multa mais pesada aplicada pela justiça francesa num caso de evasão fiscal. O banco já anunciou que vai recorrer da decisão.
O vice-presidente da Microsoft disse que têm sido identificados ataques informáticos na Europa relacionados com um grupo responsável por alegadas interferências russas nas eleições dos EUA, em 2016.
Novos formatos para principais nomes da casa, incluindo Tânia Ribas de Oliveira, Catarina Furtado e Filomena Cautela. Coprodução de 13 telefilmes. O regresso de “Conta-me Como Foi” e séries de humor.
Foi revelado o trailer do documentário com a história e os depoimentos de duas alegadas vítimas de abusos sexuais de Michael Jackson. "Leaving Neverland" estreia-se a 3 de março na HBO Portugal.
A primeira edição dos The World Restaurant Awards já elegeu os melhores restaurantes e chefs do mundo. Portugal teve direito a sete nomeações, mas o grande prémio foi para a África do Sul. 
Opinião

Miguel Pinheiro
Nas eleições europeias, o PS é contra a "Europa da troika", contra a "Europa dos populistas" e contra a "Europa do Brexit". Ou seja: é uma soma de confusões, contradições e baralhações.
Tiago Dores
A óptima notícia foi o afastamento de vários ministros do Governo de António Costa. A péssima notícia foi que Costa os substituiu logo por novos ministros, ainda mais seus amigos que os anteriores.
Maria João Marques
Costa promoveu pessoas com pouquíssima experiência profissional fora da vida política. É dos piores indicadores para qualquer político. Viver sempre na bolha dos partidos é péssimo cartão de visita.
André Abrantes Amaral
É do ataque constante ao capital que advêm as empresas descapitalizadas, as famílias endividadas e um Estado sujeito a três resgates internacionais.
Mário Pinto
Saudamos o Manifesto da Iniciativa Liberal, mesmo não partilhando muitas das suas propostas. Saudamos em especial a defesa do princípio da subsidiariedade, base para a "democratização da democracia".
MAGG

Rita Espassandim
São utilizadas para limpar os poros e manter a pele macia, mas há quem as esteja a associar à blackface. Polémica surgiu no Twitter. 

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa