quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

As férias de Carnaval estão a chegar (algumas ideias!)

 Olá Litoral,

Hoje venho partilhar algumas ideias para o Carnaval, mas antes gostava de pedir desculpa pela última mensagem (com dicas sobre o Dubai) ter sido enviada em duplicado. Foi um engano que espero não volte a acontecer.

A propósito, essa viagem aos Emirados Árabes Unidos teve uma segunda etapa, em Abu Dhabi, pelo que aqui deixo todos os artigos com dicas e sugestões resultantes dessa viagem:

Quanto ao Carnaval, não posso deixar de sugerir dois locais no Norte de Portugal que proporcionam grandes experiências nessa época do ano. Primeiro, a aldeia de Pitões das Júnias, onde estive em reportagem na semana passada e cujo Entrudo é muito divertido mas intimista (e nada turístico). Segundo, o mais famoso Carnaval de Podence, uma festa já muito concorrida mas sempre espetacular.

E, caso esteja a pensar ir para fora do país e procura algo mais fora da caixa, sugiro que pesquise sobre a Mamoiada na Sardenha (Itália) ou os mandingas do Carnaval do Mindelo, em São Vicente (Cabo Verde). Mas, se o Brasil for hipótese, que tal ir até Olinda desfrutar do seu maravilhoso Carnaval de rua e ouvir uma seresta? São todas excelentes sugestões para o Carnaval, e ainda vai a tempo de planear!

A terminar, renovo o pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue sem publicidade). Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens!

Filipe Morato Gomes

P.S. No próximo sábado, 27 janeiro, estarei em Aveiro a falar de Angola. Será no Espaço Exodus, pelas 21:30.

Comunicado: Dia Internacional da Educação


O primeiro artigo de uma série de 5 da edição de outubro de 2012 da revista Despertai!, perguntou: Que palavra vem à sua mente quando ouve a palavra “escola”? Cansativa ou empolgante? Frustrante ou gratificante?

Stressante ou divertida?
Para assinalar o Dia Internacional da Educação – 24 de janeiro –, e destacando como o tema vem a merecer, por cerca de 8 décadas, várias iniciativas por parte das Testemunhas de Jeová, junto o Comunicado de Imprensa que com certeza irá merecer a sua atenção.

*Amílcar Pinto
Porta-Voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro

Marinha Grande | HÁ ROBÔS NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

No dia 10 de fevereiro, pelas 15h00, o Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, recebe a atividade “Há Robots no Museu! - Oficina de Exploração do Museu com Robôs”, dirigida por Patrícia Pinho, cuja participação é gratuita.
Nesta oficina será utilizada a metodologia Roboticar que combina atividades de robótica educativa com o estímulo das inteligências múltiplas, articulando os conhecimentos já existentes com outros a adquirir. As crianças trabalharão em equipas e serão levadas a conhecer o Museu Joaquim Correia e as suas obras, enquanto vão aprendendo a programar diferentes robôs, em diferentes tarefas.

A tecnologia está sempre a evoluir. As nossas crianças também. A relação delas com a tecnologia é quase inata. No entanto, cabe a quem já tem mais alguma experiência (adultos) ajudar as crianças a relacionarem-se de forma mais pedagógica e educativa com a tecnologia, nomeadamente com os robôs, de modo a que através do jogo e da tecnologia possam desenvolver novas competências e apropriar-se de novos conhecimentos juntamente com outras crianças.
A iniciativa destina-se a crianças dos 7 aos 10 anos, a frequentar os 2.º, 3.º ou 4.º anos. Terá a duração de 90 minutos, com o limite de 12 participantes.

A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt , indicando nome, idade, telemóvel e email (do adulto responsável).

Gabinete de Comunicação e Imagem

45ª Feira do Queijo de celorico da Beira

No âmbito da 45.ª Feira do Queijo de Celorico da Beira, que terá lugar de 16 a 18 de 18 de fevereiro de 2024, o Gabinete de Comunicação e Relações Públicas disponibiliza os conteúdos comunicacionais do evento em

*Prazeres Portugal

Conferência sobre ética pública reúne especialistas de Portugal e Brasil em Cantanhede

 
Edson Leonardo Dalescio Sá Teles, Conselheiro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República do Brasil, e Wagner Siqueira, Presidente do Conselho Regional de Administração do Rio Janeiro, são dois dos intervenientes na Conferência sobre Transparência e Ética Pública que vai decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Cantanhede, na próxima quarta-feira, 31 de janeiro, a partir das 18h00.
Contando também com a participação de Jorge Leitão, Diretor na Diretoria do Centro da Polícia Judiciária, e Margarida Mano, Presidente da Direção da Transparência e Integridade Portugal, a iniciativa é organizada pela autarquia cantanhedense, em parceria com a Coimbra Business School, e a ANAM - Associação Nacional de Assembleias de Municípios, cujos presidentes, respetivamente Helena Teodósio, Alexandre Silva e Albino Almeida, farão a abertura dos trabalhos. Apoiam ainda a realização da conferência a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social e a ADA - Associação de Direito Administrativo.
O foco da sessão será a refração política, social e criminal da temática da transparência e da ética na gestão pública, um dos temas dominantes da atualidade, constituindo o centro dos debates públicos no espaço europeu e no mundo lusófono.
Esta conferência surge na sequência do colóquio sobre “Ética, Cidadania, Governança e Corrupção”, também organizado pelo Município de Cantanhede, neste caso com intervenções de José António Mouraz Lopes, Juiz do Tribunal de Contas, José Santos Cabral, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, e Manuel Castelo Branco, ex-presidente e atualmente professor do Instituto ISCAC – Instituto Superior de Administração e Contabilidade de Coimbra.


*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Evento "Roadshow I&D 2024" - NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra

 Coimbra, 31 de janeiro de 2024 - A AIP (Associação Industrial Portuguesa), em parceria com a NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra e colaboração com a Uninova e a Fnway, está a promover o "RoadShow – Promover a Investigação aplicada em prol das necessidades das PME".

🎯 Impulsionar avanços significativos na economia 4.0 atuando nas áreas vitais como 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗼𝗽𝗲𝗿𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗦𝗶𝘀𝘁𝗲𝗺𝗮𝘀, 𝗘𝗳𝗶𝗰𝗶ê𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗘𝗻𝗲𝗿𝗴é𝘁𝗶𝗰𝗮, 𝗥𝗼𝗯ó𝘁𝗶𝗰𝗮 𝗲 𝗦𝗶𝘀𝘁𝗲𝗺𝗮𝘀 𝗜𝗻𝗱𝘂𝘀𝘁𝗿𝗶𝗮𝗶𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗹𝗲𝘅𝗼𝘀.

🎯Incrementar a 𝗶𝗻𝘃𝗲𝘀𝘁𝗶𝗴𝗮çã𝗼 𝗲 𝗱𝗲𝘀𝗲𝗻𝘃𝗼𝗹𝘃𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 (𝗜&𝗗) 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝗱𝗮 𝗻𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀, e com isso pavimentarmos o caminho para um futuro tecnológico mais avançado e sustentável.

🎯 Estes domínios representam os pilares fundamentais da inovação industrial, onde a colaboração entre setores, a otimização dos recursos energéticos, a automação inteligente e a resolução de desafios complexos convergem, com respeito pelos itens fundamentais da cibersegurança.

🎯 Aproveitar os projetos de financiamento do PT2030 e Horizonte Europa.

 

Detalhes do Evento:

 


A participação neste evento, de extrema importância para o desenvolvimento económico da região, é GRATUITA. Empresários e empreendedores terão a oportunidade de interagir, promovendo a colaboração entre setores, otimizando recursos energéticos, e explorando soluções inovadoras para desafios complexos, sempre com foco nos princípios fundamentais da cibersegurança.

 

Programa da Sessão:

 

10h00 - Abertura:

  • Horácio Pina Prata, Presidente da Associação Empresarial da Região de Coimbra
  • José Eduardo Carvalho, Presidente da AIP

 

10h10 - A Investigação e o Desenvolvimento Tecnológico (I&DT), os Programas Nacionais e o Horizonte Europa:

  • Mira Amaral, FNWAY

 

10h30 - Projetos de I&D desenvolvidos na FCT-UNL:

  • Ricardo Jardim Gonçalves, Professor Catedrático

 

10h50 - Reuniões com Empresas | Cross Ideias:

  • Levantamento das necessidades de I&D das empresas

*NERC –ACIC- Associação Empresarial da Região da Coimbra

 

Marinha Grande | MUNICÍPIO REALIZA QUESTIONÁRIO PARA CARACTERIZAR CLUBES DO CONCELHO

O Município da Marinha Grande está a aplicar um questionário às entidades desportivas do concelho, com o intuito de promover um diagnóstico e análise estratégica e formular propostas de desenvolvimento do desporto, devendo as entidades responder até ao dia 31 de janeiro.

O formulário, maioritariamente de resposta curta e escolha múltipla, tem como objetivo recolher informações gerais de identificação, caracterização e desenvolvimento da atividade desportiva dos Clube; caracterizar os recursos envolvidos no desenvolvimento das atividades desportivas de cada associação; identificar o perfil dos agentes desportivos; e fazer o levantamento de outros âmbitos de ação e caracterização complementar dos clubes.

A aplicação deste inquérito insere-se no âmbito da elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo do Município da Marinha Grande. A sua criação assenta num envolvimento comunitário de pessoas e instituições, no contributo necessário para a investigação e implementação deste importante e ambicioso projeto.

O inquérito está disponível no link https://shre.ink/rAds

Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Antiga Escola Primária do Vale da Ursa em hasta pública para alojamento local

 
Até ao próximo dia 19 de fevereiro está em hasta pública o procedimento de hasta pública para a cessão de exploração de antigo edifício escolar localizado em Vale Ursa e destinado para Alojamento Local.
O valor base de licitação da prestação mensal para o arrendamento do espaço composto por duas casas independentes cada uma com um quarto duplo, um quarto individual, sala e cozinha, equipados com móveis e equipamentos é de 200,00€.
As propostas podem ser entregues pessoalmente, na Unidade Jurídica, até às 17:00 do dia 16 de fevereiro contra recibo, ou remetidas pelo correio, registadas e com aviso de receção. O ato público realizar-se-á no dia 19 de fevereiro pelas 9h30, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
O procedimento de hasta pública está disponível no site do Município e na Unidade Jurídica, onde poderá ser consultado nos dias úteis, nas horas de expediente, até à data e hora limite da entrega das propostas.
O espaço pode ser visitado por qualquer interessado até ao último dia útil anterior à data da entrega das propostas, no horário das 10:00H às 11:30H e das 14:00H às 16:00H, desde que requerido com antecedência de, pelo menos, dois dias úteis, relativamente à data pretendida, junto do Gabinete Técnico.


*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

 

Dois projetos com ligação ao Departamento de Arquitetura da UC integram a lista final do Prémio Mies van der Rohe

 
Dois projetos da autoria de dois coletivos com ligação ao Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) integram a lista final do Prémio Mies van der Rohe.

A obra “Praça e Posto de Turismo Piódão”, da autoria dos arquitetos João Branco e Paula del Río (Branco del Río), ambos estudantes do doutoramento em Arquitetura Coimbra Studio, no DARQ, e o “Edifício General Silveira”, sito no Porto, de Tiago Antero e Vítor Fernandes, antigos alunos deste Departamento, são dois dos três projetos selecionados para um dos mais importantes prémios de arquitetura do mundo.

Segundo os arquitetos João Branco e Paula del Río, o principal objetivo da intervenção na “Praça e Posto de Turismo Piódão” prendeu-se com recuperação desta «única área plana e aberta da vila como espaço de receção e de encontro. O antigo parque de estacionamento é redesenhado, pavimentado e arborizado usando materiais e técnicas tradicionais». Em suma, «o espaço é devolvido às pessoas dando continuidade à sua cultura material e construtiva».

Por sua vez, os arquitetos Tiago Antero e Vítor Fernandes, projetaram o “Edifício General Silveira”, no Porto, com o objetivo de consolidar um quarteirão qualificado no centro da cidade. «Coseu-se o programa solicitado – habitação – com a necessidade de colmatar a rutura de escala do vazio urbano a intervir», constatam, reforçando que a «métrica dos alçados, a escolha do padrão e cor de azulejo, as distâncias entre vãos, bem como o seu desenho e composição, remetem para a dinâmica e tectónica dos edifícios contíguos».
O Prémio Mies van der Rohe é atribuído a obras arquitetónicas únicas que demonstrem excelência em termos conceptuais, sociais, culturais e técnicos.

Para saber mais sobre a intervenção no Piódão, consultar: https://www.branco-delrio.com/projects/praca-e-posto-de-turismo-piodao. Sobre a obra no Porto, consultar: https://ata-atelier.com/.

*Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Proença-a-Nova | Projeto “salta.acorda” promove hábitos saudáveis nas Escolas

 
Promover hábitos de vida saudável entre as crianças proencenses é o mote do projeto “salta.acorda”, que visitou a Escola de 1º ciclo de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa para distribuir cordas pelos alunos, a dia 19 de janeiro.
O projeto, incluído no Programa Local de Saúde Escolar de Proença-a-Nova e organizado pelo Centro de Saúde em parceria com o Município e a Associação de Pais e Encarregados de Educação deste concelho, surge assim da necessidade encontrada em promover o desenvolvimento infantil equilibrado, tanto físico como psicológico, através de práticas lúdicas de combate ao sedentarismo, assim como, combater a obesidade tendo em conta o facto de esta ser a maior causadora de doenças crónicas.
A proposta patente neste projeto assenta na ideia de que as brincadeiras mais tradicionais poderão permitir às crianças aumentar os níveis de atividade física durante o tempo de recreio, que geralmente se prolonga por períodos de 15/20 minutos. O saltar à corda surge como um dos exercícios aeróbicos mais equilibrados, por ser acessível a todos, numa perfeita relação de custo-benefício para educadores/familiares e crianças.
As crianças do 1º ciclo do concelho foram ainda incentivadas a usar as lancheiras oferecidas pelo Município no dia da Criança em 2023, no sentido da promoção de uma alimentação saudável nas escolas. A oferta de lancheiras, da responsabilidade do Município, foi integrada no âmbito do projeto “Raiz Forte Planta Saudável”, que tem como grande objetivo a prevenção e diminuição da obesidade infantil. Ambos os projetos encontram-se ainda em desenvolvimento, estando previstas mais iniciativas a envolver as Escolas do concelho de Proença-a-Nova.


*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos