domingo, 2 de julho de 2023

JOÃO CAVADAS JOSÉ MENDES E CATARINA MARQUES COMPETIRAM NA 5ª EDIÇÃO DAS DUAS LÉGUAS GANDAREZAS


Organizado pelo Atletismo Clube da Tocha, pelo Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira e da Junta de Freguesia da Sanguinheira e com o apoio do Município de Cantanhede, realizou-se no passado sábado, dia 1 de julho a 5ª edição das Duas Léguas Gandaresas, com início e fim no Parque S. João na Sanguinheira, contando com uma prova competitiva de 10km e uma caminhada, com aproximadamente 8 km.
Participaram 3 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense na prova de 10km, tendo a atleta Catarina Marques, alcançado no final a 7ª posição na classificação geral feminina e o 4º lugar no escalão F40.
No sector Masculino, João Cavadas, alcançou no final de percorrer os 10 km o 43º lugar na classificação geral masculina e o 3º lugar no escalão M55, tendo José Mendes, alcançado o 74º lugar masculino e o 5º lugar no escalão M35.
Destaque para o pódio do atleta João Cavadas.
Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NO TRAIL ROTA DA BROA

 
Numa organização do Centro Cultural de Cumeeira, realizou-se nos dias 1 e 2 de Julho de 2023, o Trail Rota da Broa que teve por objetivo divulgar e promover não só a prática desportiva, em especial na modalidade de trail running, mas também o território onde decorreu o evento, que contou com 2 distâncias competitivas de 30km, 17km e ainda uma caminhada.
Participaram 12 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na prova de 17km, pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra 2022/2023 na vertente de Trail Curto, tendo no sector feminino Catarina Tudela, alcançado a 21ª posição na classificação geral feminina e 10ª posição no escalão F Sem, Otília Costa, 22ª feminina, 4ª F40, Catarina Marques, 24ª feminina, 5ª F40
Claudia Ferreira, 87ª feminina, 34ª FSen e Luísa Santos, 91ª feminina, 25ª F45.
No sector masculino Luís Couto, alcançou ni final de percorrer os 17 kms o 6º lugar na classificação geral masculina e o 2º lugar no escalão M40, José Santos, 26º masculino, 8º M40 Nelson Almeida, 36º masculino, 14º MSen, Pedro Cardoso, 49º masculino, 9º M45, Nuno Almeida, 101º masculino, 23º M45, André Santos, 129º masculino, 40º MSen e José Mendes, 194º masculino, 61º MSen.
Coletivamente a equipa da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense alcançou o 4° lugar em 34 equipas que completaram a prova de 17km, registando-se igualmente, o pódio alcançado pelo atleta Luís Couto. 
Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


Desfile contou com cerca de 500 marchantes. Mais de um milhar de pessoas nas marchas populares de Cantanhede

 
As marchas populares em honra de S. Pedro, padroeiro da cidade, regressaram este sábado, 1 de julho, a Cantanhede, com mais de 500 marchantes a percorrer algumas das ruas do centro urbano até chegarem à Praça Marquês de Marialva, onde cerca de um milhar de pessoas aguardava a apresentação final das coreografias dos oito grupos participantes. Entre a assistência esteve o Executivo Municipal, nomeadamente a presidente Helena Teodósio, o vice-presidente Pedro Cardoso, e os vereadores Fernando Pais Alves, Adérito Machado, Célia Simões e Sérgio Negrão. Marcaram ainda presença o presidente da Assembleia Municipal, João Pais de Moura, o presidente da União de Freguesia de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira, além de outros autarcas de freguesia.
Organizado pelo Município de Cantanhede, em parceria com a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, o desfile, repleto de cor e alegria, foi protagonizado pelos grupos de Murtede, Gira Sol, Cantanhede, Vilamar, Arrôtas, Fontinha, Tocha e Febres.
Coube à Gira Sol abrir o desfile, dando expressão à natureza em flor, tema escolhido no âmbito do projeto educativo “De mãos dadas pelo mundo das plantas”.
Seguiu-se a Marcha da Arrôtas, que recordou os anos 60 e o Rock n’Roll, e a Marcha da Fontinha, que dedicou o seu espetáculo à Rádio Auri-Negra, que também nos anos 60 era a voz da Gândara no FM.
Já a Marcha de Cantanhede quis enfatizar e valorizar o Parque Mayer, uma referência cultural do país durante quase um século e que entrou em declínio.
De regresso ao ativo após alguns anos de interregno, a Marcha de Febres retratou as típicas festas das aldeias, maioritariamente celebradas em agosto, mês indiretamente evocado pela Marcha de Murtede, que destacou a emigração na sua atuação, intitulada Portugueses no Mundo.
A Tocha evocou a sua Praia e as suas gentes, enquanto a Marcha de Vilamar homenageou quem viveu da costura, com o tema “Um Vestido por Medida e um Fato Catita”.
Posição destacada no programa teve, como habitualmente, a Praia da Tocha, que realizou uma semana antes, a 24 de junho, as marchas populares em honra de S. João.
O desfile, marcado ano após ano pela elevada adesão popular, foi realizado em parceria com a Associação de Moradores da Praia da Tocha e Junta de Freguesia da Tocha.

Paulo Cardantas

BOLETIM INFOADASCA, EDIÇÃO Nº. 35 PARA JULHO 2023


É sempre um prazer disponibilizar o nosso Boletim por este meio aos dadores associados da ADASCA, aos que não o são, como ainda a quem acompanha as actividades desta associação, única do género existente no Concelho de Aveiro há 16 anos.
Já chegámos à edição nº. 35, o que para muitos não passaria de um falhado projecto, quais “Velhos do Restelo”, uma expressão que ainda se vai ouvindo, deixando transparecer a desesperança e frustração de muitos.

Nesta edição damos destaque de primeira página à “Semana do Dador de Sangue que a ADASCA organização entre os dias 12 e 16 de Junho na Praça Marquês de Pombal, em Aveiro, em simultâneo com a comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue, com uma sessão para a dádiva de sangue no Posto Fixo da ADASCA, não tendo sido possível atender todas as pessoas que fizeram questão de comparecer, umas já dadoras outras potenciais candidatas à dádiva pela primeira vez.

O sumário reúne um conjunto de artigos que consideramos de extrema importância para os leitores, dois dos quais de investigadores universitários.

Destacamos a fotorreportagem da brigada que foi realizada no dia 18 de Junho em Cacia, com a oferta do Pastel de Nata, sendo no final oferecido um almoço-convívio, cujas imagens são disponibilizadas através deste link

O editorial também deve ser digno de ser lido e reflectido, porque vivemos tempos complicados, ninguém está imune às suas consequências. Por muito valentes que possamos parecer ou fazer querer, aos olhos dos nossos semelhantes, não somos mais do que seres frágeis.

Devemos despertar para o que se passa ao nosso lado, na rua do nosso bairro, por ai existem muitas fragilidades humanas.

Boa leituras e se entenderem enviem-nos as vossas opiniões para o geral@adasca.pt .

Joaquim Carlos

Aveiro | Reunião de Câmara – 01 de julho de 2023

 Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, sábado, dia 01 de julho de 2023, no Auditório da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.
Intervenção do Presidente da CMA no Período Antes da Ordem do Dia:
No período de antes da ordem do dia o Presidente Ribau Esteves, anunciou o resultado dos dois protestos públicos que apresentou na semana passada.
O primeiro foi apresentado ao Presidente do ICNF pelo absurdo encerramento a visitas da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, invocando a presença de uma matilha de cães (existente há cerca de 4 anos) tendo a Reserva sido reaberta no final da semana passada, reiterando o Presidente da CMA o convite aos Cidadãos para visitarem a Reserva que tem uma oferta única de valores ambientais caraterísticos deste território.
O segundo protesto foi apresentado à Ministra da Habitação e ao Presidente do IHRU pelo absurdo do facto da obra de reabilitação do Bairro do Griné que o IHRU vai começar, tratar apenas as patologias de dois dos seus Blocos. A CMA reivindica a execução de uma obra de requalificação total do Bairro do Griné e do Caião, no que respeita aos espaços comuns dos Blocos, aos fogos dos inquilinos do IHRU e aos espaços exteriores. Em reação a este protesto, o novo Presidente do IHRU marcou uma visita e reunião de trabalho em Aveiro com o Presidente da CMA para o próximo dia 04JUL23.

1.     Aquisição de terreno para construção da nova Unidade de Saúde de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz
O Executivo Municipal deliberou aprovar a aquisição de um terreno rústico com a área de 6.943 m2, pelo valor de 220.000€, junto ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, para construção da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários da Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz.
Trata-se de uma obra premente, face às carências do Edifício do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora onde tem funcionado a referida Unidade de Saúde, tendo também o importante objetivo para criar as condições para que o Ministério da Saúde garanta a permanência da qualidade da prestação do serviço aos Cidadãos da zona do Município que se referencia na União de Freguesias de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz.
Neste momento a Câmara Municipal de Aveiro tem já em curso o respetivo projeto de execução do novo Edifício, e está no processo de negociação do financiamento da empreitada pelos Fundos Comunitários do Plano de Recuperação e Resiliência ou do Portugal 2030.
A opção pela compra do terreno junto à Sede da Junta de Freguesia, ao Centro Social e à Igreja, tem em consideração a centralidade desta zona da localidade de Nossa Senhora de Fátima, com proximidade a vários serviços e equipamentos que servem toda a comunidade.

2.     Recuperação de Habitações Sociais em São Jacinto – Fase 2
O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura do Concurso Público para recuperação de quatro moradias de habitação social, na urbanização de São Jacinto, pelo valor base de 127.200€.
Com esta obra vai proceder à qualificação geral dos edifícios, com o objetivo de resolver os problemas associados à conservação da estrutura, renovação do mobiliário de cozinha, loiça sanitária e infraestruturas de águas, gás e rede elétrica.

3.     Novo concurso para construção da Casa Mortuária de São Jacinto
O concurso público para construção da Casa Mortuária de São Jacinto, aberto em Reunião de Câmara de 02 de setembro de 2021, acabou por não ter seguimento, já que até à data de fecho do procedimento não se registou qualquer proposta válida.
Neste sentido e após a devida reavaliação técnica, o Executivo Municipal deliberou agora, aprovar o a abertura de um novo Concurso Público para Construção da Casa Mortuária de São Jacinto, pelo valor base de 212.000€ e um prazo de execução de 150 dias.
O novo equipamento municipal será construído junto ao Cemitério de São Jacinto, sendo servido por uma zona de estacionamento e passeios de acesso e terá, além do espaço para a cerimónia fúnebre, um pequeno arrumo de apoio ao Cemitério, uma instalação sanitária e uma área de apoio interior, preenchendo assim uma lacuna existente na Freguesia contribuindo para a melhoria das condições de realização das cerimónias fúnebres.

4.     Zonas dedicadas aos peões em São Jacinto durante o verão
De acordo com o divulgado esta quinta-feira, 29 de junho, o Executivo Municipal tomou conhecimento da decisão da Câmara Municipal de Aveiro, através de despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, de restringir o acesso ao trânsito automóvel na Marginal Frente-Ria de São Jacinto, Rua Senhora das Areias e Rua das Flores, durante os fins de semana e feriados desde o dia 01 de julho e até 17 de setembro, incluindo os dias 25, 26 e 27 de agosto (sexta-feira a domingo), devido à realização do Festival Dunas de São Jacinto.

5.     Câmara adjudica construção de nova rotunda a poente do Túnel de Esgueira por 1,5 milhões de euros
De acordo com o divulgado esta quinta-feira, dia 29 de junho, o Executivo Municipal deliberou adjudicar a construção de uma nova rotunda a poente do “Túnel de Esgueira”, no entroncamento entre a Rua de Viseu e a Rua Senhor dos Milagres, pelo valor 1.568.920,57€, à empresa Manuel Francisco de Almeida S.A., com um prazo de execução de 10 meses.
A obra inclui a qualificação de todo o Túnel, com nova ciclovia e qualificação de circuitos pedonais e um novo acesso à nova rotunda da Avenida D. António Francisco dos Santos a partir do denominado “prédio Vougalar.

6.     Aquisição de terreno para requalificação da envolvente à Capela de Verba

O Executivo Municipal deliberou aprovar a aquisição de uma parcela de terreno com a área de 875 m2, pelo valor de 20.000€, tendo em vista a requalificação da área central da localidade de Verba e a criação de um espaço de encontro da comunidade, na zona envolvente à Capela, entre a Rua Direita (a Norte) e a Rua do Carral (a poente).

7.     Desmantelamento de mais 10 veículos abandonados na via pública
No âmbito do serviço de recolha, depósito e tratamento de veículos abandonados nas na via pública, no Município de Aveiro, o Executivo Municipal deliberou desmantelar mais 10 viaturas em fim de vida, que foram recentemente recolhidas do espaço público.
A remoção destes veículos da via pública respeita o conceito de prioridade, quer pela sua localização ou avançado estado de degradação, como pelo local onde se encontram, contribuindo para a má organização do espaço público envolvente, a que adicionamos sempre a reiterada e prioritária preocupação ambiental.
Para a realização desta operação e de acordo com a lei e com o devido processamento administrativo, foram considerados abandonados, decorrido o prazo de 45 dias sem que os seus titulares os tenham reclamado.
Recordamos que no mês de maio do presente ano, a Câmara Municipal de Aveiro tinha já procedido à remoção do espaço público, de outras 18 viaturas em fim de vida.

8.     Hasta Pública para ocupação de espaço público na Supertaça 2023
No âmbito da 45.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira, que se realiza a 08 ou 09 de agosto, o Executivo Municipal deliberou autorizar o procedimento por hasta pública, por licitação verbal, para atribuição do direito de ocupação de espaço público para instalação e exercício da atividade de comércio a retalho e prestação de serviços de restauração ou de bebidas, em 16 espaços de venda, na envolvente ao Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte.
A Hasta Pública está agendada para o próximo dia 01 de agosto, pelas 10h00, no Gabinete 5 do Centro de Congressos de Aveiro, sito no Cais da Fonte Nova, em Aveiro.
Podem concorrer todos os interessados, pessoas individuais ou coletivas, desde que apresentem previamente os documentos necessários no Gabinete de Atendimento Integrado (GAI), no Centro de Congressos de Aveiro ou através do endereço de correio eletrónico geral@cm-aveiro.pt<mailto:geral@cm-aveiro.pt>, até às 16h30 do dia 21 de julho.

9.     Fornecimento de refeições do Pré-Escolar ao Ensino Secundário adjudicado por 9,5 milhões de euros para o ano letivo 2023/2024
O Executivo Municipal deliberou adjudicar a prestação de serviços de fornecimento de refeições nos estabelecimentos de educação do Pré-Escolar ao Ensino Secundário, para o ano letivo 2023/2024, com a possibilidade de renovação por mais dois anos letivos, à empresa GERTAL – Companhia Geral de Restaurantes e Alimentação S.A., pelo valor de 9.598.758,33€.
A CMA assegura o fornecimento de mais de um milhão de refeições ao longo de 2023/2024, logo a partir do dia 1 de setembro, em todos os estabelecimentos de ensino da rede pública, desde a Educação Pré-Escolar, passando pelo 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Trata-se de um serviço de vital importância, destinado a crianças e jovens com idades compreendidas maioritariamente entre os 3 e os 18 anos de idade, sendo cerca de 40% das refeições são fornecidas a alunos subsidiados com Escalão A e B, para os quais a CMA garante a isenção do pagamento (Escalão A) e a redução de 50% no pagamento do valor definido para as refeições escolares (3,22€ na Educação Pré Escolar e 1.º Ciclo e 3,12€ nos 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário).

10.  Confraria dos Ovos Moles de Aveiro doa peça cerâmica de autoria de Bordalo Pinheiro
O Executivo Municipal deliberou aceitar a doação feita pela Confraria dos Ovos Moles de Aveiro da peça representativa de uma Canastra de Ovos Moles, em vidro cerâmico, da autoria de Bordalo Pinheiro (2022), com 18 Ovos Moles que combinam vários elementos patrimoniais da identidade e da memória coletiva Aveirense.
A Câmara Municipal aprovou também o agradecimento público pela generosidade e a cidadania ativa demonstrada pela Confraria doadora que, com esta manifestação de altruísmo, contribui para o enriquecimento do acervo museológico municipal.


Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

BA GLASS DA MARINHA GRANDE ASSINALA CENTENÁRIO

 A fábrica da Marinha Grande da BA Glass assinalou este sábado, 1 de julho, o seu centenário, através da realização de um “Open Day”, que incluiu visitas à empresa e uma festa com atividades lúdicas dirigidas aos trabalhadores, suas famílias e visitantes.
O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, e entidades locais e regionais, participaram na comemoração, tendo sido guiados pelo diretor da BA Glass da Marinha Grande, Venancio Roalez, e outros responsáveis da empresa, numa visita pelas instalações.
Aurélio Ferreira admitiu que “somos muito orgulhosos da BA que temos hoje”, agradecendo o facto de estar instalada na Marinha Grande. Destacou a vanguarda tecnológica e de engenharia da empresa, que transformou qualitativamente a indústria vidreira. O presidente da Câmara lançou ainda o desafio à BA, de poder vir a integrar o Turismo Industrial da Marinha Grande, para dar a conhecer a excelência da sua produção.
Na festa de celebração, o diretor Venancio Roalez prestou homenagem a todos aqueles que, há 100 anos, fundaram a empresa e “fizeram um bom trabalho, que estamos a continuar ao fazer bom vidro e a levar a Marinha Grande por todo o mundo”. O responsável agradeceu o compromisso e responsabilidade de todos os trabalhadores, que permitem garantir a qualidade dos seus produtos e o futuro da empresa.
A BA Glass da Marinha Grande emprega 260 trabalhadores. Por dia, produz 3,4 a 3,5 milhões de embalagens, entre frascos e garrafas, com mais de metade da produção destinada à exportação, para vários pontos do mundo. Por exemplo, só numa das linhas de produção de frascos de iogurte, são concebidas 700 embalagens por minuto.
Foi demonstrado o escrupuloso cumprimento do controle de qualidade dos produtos, dado destinarem-se, sobretudo, ao setor alimentar.  Outros dos fatores destacados no Open Day foi a evolução tecnológica da BA e a preocupação com a segurança dos trabalhadores.

Marinha Grande | 2.º MEETING JOVEM NO ESTÁDIO MUNICIPAL

 Decorreu no Estádio Municipal da Marinha Grande, na manhã deste sábado, 1 de julho, o 2.º Meeting Jovem Mónica Rosa, apadrinhado pelo atleta olímpico marinhense Raimundo Santos.
O encontro contou com a participação de 117 atletas, dos 5 aos 14 anos, nas disciplinas de velocidade, lançamento, salto e resistência, que procuraram obter marcas que lhes permitam ter acesso a competições nacionais.
O 2.º Meeting Jovem contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; da presidente do CAMR, Mónica Rosa; do padrinho da iniciativa, Raimundo Santos; de outros dirigentes do clube, patrocinadores e famílias dos atletas, a quem a organização agradeceu a presença e empenhada colaboração na realização do evento.
A organização esteve a cargo do Clube de Atletismo Mónica Rosa (CAMR) e teve o apoio do Município da Marinha Grande, Junta de Freguesia, Associação Distrital de Atletismo de Leiria e das empresas Grifin, Intermarché Marinha Grande e Damistore.pt.