quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Concerto da Orquestra de Câmara do Alentejo com obras ligadas à história de Reguengos de Monsaraz


“Entre Monsaraz e os Perdigões” é o tema do concerto de ano novo da Orquestra de Câmara do Alentejo que vai decorrer no dia 12 de janeiro, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Neste concerto organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, a orquestra vai interpretar composições com ligação ao território do concelho.

Nessa rota entre a vila medieval e o Monte dos Perdigões, foi escolhida para abrir o concerto uma obra de Luís de Freitas Branco, nomeadamente “A morte de Manfred”. O autor viveu no Monte dos Perdigões, que foi propriedade da sua família durante séculos, local onde compôs algumas obras e realizou tertúlias com personalidades como o matemático Bento de Jesus Caraça e o compositor Joly Braga Santos.

Segue-se “Sharish – concerto para tuba”, uma composição de Alexandre Almeida que vai ser interpretada pela primeira vez ao vivo e que terá também em palco o solista Gil Gonçalves. Esta obra foi escrita e inspirada em Monsaraz, que durante a ocupação muçulmana se denominava Sharish.

A fechar, a orquestra vai tocar “Concerto Op. 17” de Joly Braga Santos, compositor que permaneceu largas temporadas no Monte dos Perdigões com o seu mestre e mentor, Luís de Freitas Branco. A Orquestra de Câmara do Alentejo tem direção musical de João Defeza.

Novidades Dez 2018 do Ténis de Mesa SC Povoense - Cantanhede


CAMPEONATO NACIONAL 2ª DIVISÃO - Zona Centro Sul
 

Vitória de excelência tranquiliza equipa do SC Povoense


No dia 8 de Dezembro de 2018 a equipa principal do SC Povoense recebeu em Cantanhede a formação do GD Montargilense, uma partida referente à sétima jornada do Campeonato Nacional (2ª Divisão, zona Centro-Sul). Este confronto revestia-se de grande importância para as contas da manutenção nesta divisão, pois ambas as equipas lutam pelo mesmo objetivo e todas as vitórias podem ser cruciais.
A importância do encontro galvanizou os nossos atletas, que obtiveram uma vitória categórica por 4-0, revelando muita confiança e nunca tremendo nos momentos decisivos. Esta partida teve a particularidade dos cinco jogadores que compõem a nossa equipa estarem todos disponíveis e terem sido utilizados no mesmo jogo pela primeira vez, o que sem dúvida demonstra a qualidade de todos eles.

Após este triunfo a equipa pode assim olhar de uma forma mais tranquila para a classificação e afrontar o resto da época com maior estabilidade, tendo já somado três vitórias frente a adversários com as mesmas aspirações.

Também no mês de Dezembro a equipa teve uma jornada dupla onde no mesmo dia se deslocou a Sintra e a Torres Vedras para defrontar as formações do TopSpin B e do S.C.Torres, com quem estavam em igualdade pontual. Embora os jogos tenham sido muito equilibrados - principalmente com o S.C. Torres com quase todas as partidas a terminar 3-2 - o dia não correu bem para os nossos atletas, averbando duas derrotas por 4-1 e 4-2, respetivamente.

Embora as diferenças existentes entre as diversas equipas sejam notórias e o nível de qualidade individual seja muito alto, a equipa continua a bater-se muito bem contra qualquer formação, demonstrando que pode alcançar uma posição interessante no campeonato tendo em conta o objetivo inicial. Força equipa!
 

CAMPEONATO DISTRITAL ATM Coimbra

Assalto à liderança do campeonato após grande vitória da equipa B do SC Povoense

 
A sétima jornada do campeonato distrital de séniores (série B) deparou para a equipa do SC Povoense "B" um encontro em Cantanhede frente à forte equipa do Ega "B", que se encontra nos lugares cimeiros da classificação e que também luta pela conquista do campeonato. Tendo a nossa equipa somado a sua única derrota precisamente na Ega há dois meses atrás na primeira volta, esta partida seria um bom indicador da evolução dos nossos atletas. Numa noite com algum público na nossa sala, a equipa alcançou um enorme triunfo por 4-2, tendo estado a perder por 1-2 e conseguindo a reviravolta no marcador. Dentro do já habitual equilíbrio entre ambas as formações, que foi patente em todos os jogos, a enorme crença dos atletas e o facto de demonstrar um excelente espírito competitivo levou a que os pontos decisivos caíssem para o nosso lado.

Esta vitória fez com que a equipa do SC Povoense "B" se aproximasse cada vez mais do primeiro lugar da sua série, estando em terceiro lugar mas com um jogo a menos relativamente às formações do Ega "B" e ACM Coimbra. As performances vão sendo cada vez mais positivas à medida que se aproxima a segunda fase do campeonato, que irá reunir na mesma série as seis melhores equipas do distrito. 

O mês de Dezembro foi muito exigente para equipa C do SC Povoense, que também se encontra a competir no campeonato distrital da ATM Coimbra mas na série A. Neste período defrontou as fortes equipas do SBU Alhadense, Ginásio Figueirense e CP Abrunheira, provavelmente as três equipas favoritas a alcançarem as posições cimeiras. De forma natural a nossa equipa averbou três derrotas, por 1-4, 0-4 e 0-4, respetivamente. No entanto nem tudo é negativo, pois a missão de proporcionar oportunidades de competição a mais atletas tem-se revelado um sucesso, com destaque para o nosso atleta Tiago Pratas, que se estreou contra a formação do SBU Alhadense e logo com uma vitória individual.

Certamente virão tempos melhores e os bons resultados irão aparecer, pois com dedicação e espírito de sacrifício tudo é possível. Vamos equipa!

OUTRAS ATIVIDADES

 

Convívio natalício do SC Povoense para encerrar o ano da melhor forma


No passado dia 21 de Dezembro realizou-se nas instalações do SC Povoense um convívio entre todos os membros da nossa equipa, de modo a fomentar laços de companheirismo e fraternidade entre atletas e familiares e assim despedir o ano de 2018 da melhor maneira possível. Deu-se início ao convívio com a realização de jogos de ténis de mesa e pequenas brincadeiras, onde todos os atletas das mais diversas idades e escalões puderam jogar entre si e divertir-se, que era sem dúvida o principal objetivo, e de seguida todos se sentaram à mesa no já tradicional jantar de Natal do nosso clube. 

Foi sem dúvida um ano positivo e marcante para o ténis de mesa em Cantanhede, no qual o SC Povoense continuou a evolução gradual a que se propôs em diversas aspetos, onde se destacam o aumento do número de atletas e melhoria das condições do nosso clube. Somos uma família e modalidade com cada vez maior visibilidade no concelho de Cantanhede e com uma ambição muito grande, e o nosso principal desejo para 2019 passa por alcançar todos os objetivos para os quais lutamos e poder assim continuar a crescer e a dinamizar o nosso clube, representando a nossa região da melhor forma possível. Feliz ano de 2019 para todos!


INFORMAÇÕES ÚTEIS
Horários para a época 18/19


Criada em 2010 pelo Treinador Pedro Ratola, a secção do Ténis de Mesa do SC Povoense, em Cantanhede, tem vindo a crescer paulatinamente e com o decorrer das temporadas os resultados obtidos têm vindo a ser cada vez mais positivos. Prova disso é o facto de a equipa sénior se encontrar na quinta temporada consecutiva a competir no Campeonato Nacional (2ª Divisão, zona Centro-Sul), onde o nível mesa tenístico é bastante elevado.
 
Nesta época o Ténis de Mesa do SC Povoense está a dar sequência a tudo aquilo que de bom foi feito na época passada de forma a consolidar o projeto em todos os escalões, especialmente ao nível da iniciação. Desta forma estamos recetivos a acolher jovens atletas, tanto masculinos como femininos, que queiram acima de tudo aprender e divertir-se. Estamos de portas abertas às 3ª, 4ª e 6ª a partir das 17h30 nos antigos Bombeiros Voluntários de Cantanhede (por cima da loja do cidadão, em Cantanhede).

Este ano foi introduzida também uma secção de Lazer, destinada aos atletas seniores que não competem nos campeonatos nacionais e distritais, de modo a que quem queira apenas disfrutar e divertir-se sem ter necessariamente de competir, o possa fazer. O horário semanal desta turma é às 2ª pelas 20h30 e às 5ª pelas 21h30. Apareçam!
 

José Rosinhas expõe “Marionnettes – Les Oeuvres Manipulées” | Teatro Municipal Vila do Conde

Exposição “Marionnettes – Les Oeuvres Manipulées” | 12 de janeiro a 10 de fevereiro | Teatro Municipal de Vila do Conde


Este sábado, abre ao público no Teatro Municipal a Exposição “Marionnettes – Les Oeuvres Manipulées” da autoria de José Rosinhas.

Nesta mostra, poderão ser apreciadas pinturas sobre papel e sobre madeira, serigrafias à base de água, fotografias e o livro de artista. As obras não são marionetas para o puro entretenimento do espectador, mas sim elementos fulcrais de uma provocação artística, com referências ao universo religioso e a momentos biográficos da vida do autor.

Os trabalhos suspensos na parede, tornam-se assim obras manipuladas pelo autor que tenta contar uma história em que cada espectador é livre de criar a sua própria leitura, a sua narrativa e ser co-autor da mostra apresentada.

A exposição poderá ser visitada até 10 de fevereiro no seguinte horário:
Terça a Sábado
10h30 às 12h30 | 14h30 às 19h| (Em dias de espetáculo 20h30 às 23h30)
Domingo
15h30 às 19h

Vila Galé divulga balanço de 2018 e avança com seis novos hotéis

Receitas da Vila Galé sobem 6% para 184 milhões de euros em 2018



Os 32 hotéis Vila Galé alcançaram um volume de negócios de 184 milhões de euros em 2018, mais 6% do que em 2017.

Em Portugal, onde detém 23 hotéis, o grupo teve receitas de 112 milhões de euros, que comparam com os 106 milhões registados no exercício anterior. No ano passado, no mercado nacional, contabilizaram-se cerca de 977 mil quartos ocupados, em linha com 2017.

Recorde-se que em abril e maio, a Vila Galé inaugurou dois hotéis em território nacional: o hotel Vila Galé Sintra, com um conceito de saúde e bem-estar, e o Vila Galé Collection Braga, respetivamente. Excluindo o impacto destas duas unidades, as receitas em Portugal foram de 107 milhões de euros, verificando-se mais de 932 mil quartos ocupados.

Em 2018, os portugueses mantiveram-se como o principal público nos hotéis Vila Galé em Portugal, representando cerca de 30%. Seguiram-se os mercados alemão, britânico, espanhol e francês. Contudo, é de destacar o crescimento da procura por parte de norte-americanos e brasileiros, que protagonizaram as maiores subidas quanto ao número de noites.

Relativamente às unidades no Brasil, somaram receitas de 318 milhões de reais, representando um aumento de 20% face aos 265 milhões de reais verificados em 2017.

Neste país, a Vila Galé detém três hotéis de cidade (Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza) e cinco resorts: Marés, Ecoresort do Cabo, Ecoresort de Angra, Cumbuco e, inaugurados este ano, em setembro, o Vila Galé Touros e, em dezembro, o Vila Galé Costa dos Ventos Suites. Considerando um câmbio de 1€ =4,4R$, a operação no Brasil gerou 72 milhões de euros, reflectindo também algum efeito cambial já que, no anterior exercício se verificava uma taxa de câmbio de 1€ = 3,9R$.

No total, contabilizaram-se 535 mil quartos ocupados, mais 8% do que em 2017.

Quando se analisa o mesmo número de hotéis, ou seja, descontando o volume de negócios destas duas novas unidades, as receitas ascenderam a 302 milhões de reais e foram ocupados mais de 516 mil quartos.

Ao longo de 2018, a Vila Galé criou 100 postos de trabalho em Portugal e 400 no Brasil.

Neste período, o grupo investiu ainda cerca de 1,5 milhões de euros em renovações e novos conceitos em Portugal, destacando-se a abertura de duas pizzarias Massa Fina (em Vilamoura e Lagos), o lançamento do conceito Vila Galé Café e a renovação de quartos no hotel Vila Galé Ampalius (Vilamoura).

As ampliações e remodelações em unidades brasileiras mereceram um investimento de quase 20 milhões de reais. Aqui, são de evidenciar o aumento do número de quartos nos resorts Vila Galé Marés e Vila Galé Cumbuco, que passaram a ter mais de 500 quartos cada um.
                                                                                               
Além das quatro inaugurações e renovações concretizadas em 2018, o ano ficou ainda marcado pelo 30º aniversário da abertura do primeiro hotel, o Vila Galé Atlântico, na Praia da Galé. A efeméride foi celebrada com uma campanha, em que o grupo ofereceu 30 prémios por mês (semanas de férias, voucherspara estadias e para experiências gastronómicas ou aniversários infantis Nep) a partir de maio, num total de 240. E teve cerca de 20 mil participações.

Seis hotéis a avançar
Atualmente, o grupo tem seis projetos a avançar. Em abril deste ano deverá ser inaugurado o Vila Galé Collection Elvas onde o grupo está a investir mais de oito milhões de euros. E também a primeira fase do Vila Galé Douro Vineyards, inicialmente com sete quartos que, na segunda etapa, prevista para 2020, passarão a 49, num investimento total a rondar os dez milhões de euros. Prevê-se que primeiro hotel de montanha, o Vila Galé Serra da Estrela, esteja concluído no último trimestre de 2019, com um investimento superior a dez milhões de euros.

A estreia em São Paulo, Brasil, onde o grupo vai investir 80 milhões de reais para desenvolver um hotel próximo da Avenida Paulista, na área de Bela Cintra, está agendada para 2020. Nesse ano, merecendo um investimento de oito milhões de euros, abrirá também o Vila Galé Alter Real, em Alter do Chão, Portugal, concretizando-se mais um projeto no âmbito do programa Revive, a par do Vila Galé Collection Elvas.

A abertura do Vila Galé Costa do Cacau, na região de Una/Ilhéus será em 2021, após serem investidos cerca de 150 milhões de reais num resort all inclusive.

Militar deixou o Comando Territorial de Aveiro | CORONEL NELSON COUTO ESTEVE NA CÂMARA MUNICIPAL E AGRADECEU COLABORAÇÃO DA AUTARQUIA



A propósito da sua passagem à situação de reserva, a partir de hoje, depois de três anos em exercício de funções no distrito, o Comandante Territorial da GNR de Aveiro, Coronel Nelson Machado Couto, esteve recentemente na Câmara Municipal, apresentando cumprimentos de despedida ao Executivo Municipal de Castelo de Paiva, presidido porGonçalo Rocha.

Numa cerimonia singela realizada nos Paços do Concelho, o oficial da GNR, que se fazia acompanhar do Capitão Rosado e do Sargento Bruno Martins , comandante do Posto da GNR de Castelo de Paiva, deu conta da sua passagem à reserva, do trabalho efectuado no Comando Territorial e agradeceu ao edil paivense toda a colaboração prestada à Guarda nas mais diversas acções no município.

Nesta sessão informal de cumprimentos, o presidente Gonçalo Rocha evidenciou, em jeito de despedida, o louvável trabalho protagonizado pelo Coronel Nelson Couto neste período em que esteve colocado no distrito, destacando a sua disponibilidade e interesse em colaborar sempre com o Município, garantindo uma excelente relação institucional, mostrando rigor e profissionalismo no desempenho das suas funções nesta área territorial, onde realçou o empenhado envolvimento da GNR ao nível do funcionamento da Rede Social e da CCPJ local.
     Na habitual entrega de lembranças por parte da edilidade, o militar da GNR deixou também uma placa alusiva à sua passagem pelo território distrital e agradeceu toda a colaboração e apoio que recebeu por parte da Câmara Municipal no desempenho da sua missão.

Recorde-se que o Coronel Nélson Manuel Machado Couto ingressou em 1987 na GNR, tendo ao longo da sua carreira profissional desempenhado funções de comando e chefia em diferentes unidades da GNR, designadamente no Centro de Instrução (actualmente Escola da Guarda) na Brigada Territorial n.º 4, na Brigada Territorial n.º 5 e, mais recentemente, no Comando Territorial de Aveiro, como Comandante. Tem como principais habilitações académicas uma licenciatura em História e uma pós-graduação em Segurança, Defesa e Resolução de Conflitos.

CAMPANHA DE NATAL PROMOVEU O COMÉRCIO TRADICIONAL

A campanha “Este Natal a rua é sua! Compre no Comércio Tradicional” promoveu, de 23 de novembro a 6 de janeiro, o comércio tradicional e dinamizou o centro histórico de Torres Vedras e o núcleo central de Santa Cruz.

A iluminação, as Árvores de Natal e a música ambiente levaram o espírito natalício até às ruas destas duas localidades, com um programa que incluiu ainda animação de rua, teatro, música, concertos, oficinas e o comboio de Natal.

O Mercado de Natal, que decorreu de 1 a 24 de dezembro, contou com a participação de 24 operadores e artesãos que aproveitaram esta iniciativa para divulgar os seus produtos. A praça em frente ao Mercado Municipal foi decorada de acordo com esta quadra, tendo em permanência um carrossel artesanal, uma casa do Pai Natal e uma casinha de doces.

Naquele local realizou-se também a 6.ª edição do Mercadinho de Palmo e Meio, no qual participaram 20 crianças.

No âmbito deste programa, o Mercado Municipal promoveu uma campanha pensada para toda a família, com várias atividades de animação e oferta de prémios.

A campanha “Este Natal a rua é sua! Compre no Comércio Tradicional”, organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com a Promotorres e a Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste – ACIRO, contou com a adesão de 55 estabelecimentos ao kit de decoração padronizada da ACIRO.

Mulher exilada durante menstruação morre com os dois filhos no Nepal

Uma mulher e os dois filhos morreram isolados numa aldeia remota do Nepal devido a uma tradição religiosa hindu que obriga mulheres a exilarem-se durante a menstruação.
Resultado de imagem para Mulher exilada durante menstruação morre com os dois filhos no Nepal
Jornal de Notícias
A mulher de 35 anos e os dois filhos foram encontrados mortos por familiares, na quarta-feira, numa pequena cabana em Bajura, a cerca de 400 quilómetros a noroeste da capital, Katmandu.
O chefe do distrito de Bajura, Chetraj Baral, acredita que as mortes se deveram à inalação de fumo.

De acordo com o jornal Kathmandu Post, a cabana, construída para as mulheres da família praticarem o chamado "Chhaupadi", não tinha janelas nem ventilação.
A tradição religiosa hindu "Chhaupadi", praticada na parte ocidental do Nepal, proíbe as mulheres de estarem em contacto com outras pessoas durante o período de menstruação.
Em 2005, o Supremo Tribunal do país proibiu a prática, hoje punível com pena de prisão.
Ainda assim, nos últimos dois anos, pelo menos quatro mulheres morreram no Nepal em situações semelhantes.
Lusa

Países do Grupo de Lima vão proibir entrada de membros do Governo de Nicolás Maduro

Países do Grupo de Lima juntam-se a uma decisão adotada na segunda-feira pelo Governo do Peru, de não permitir a entrada no país de pessoas vinculadas ao Governo venezuelano.
Resultado de imagem para Países do Grupo de Lima vão proibir entrada de membros do Governo de Nicolás Maduro
Os países que integram o Grupo de Lima, com exceção do México, vão proibir a entrada em território nacional dos membros do Governo de Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira o ministro colombiano de Relações Exteriores. Com este anúncio os países do Grupo de Lima juntam-se a uma decisão adotada na segunda-feira pelo Governo do Peru, de não permitir a entrada no país de pessoas vinculadas ao Governo venezuelano.
"Acordamos fazer uma avaliação constante do estado e do nível das relações diplomáticas com a Venezuela e impedir os altos funcionários do regime venezuelano de entrar no território dos países do Grupo de Lima", disse o ministro Carlos Holmes Trujillo durante uma conferência de imprensa em Bogotá.
Segundo o ministro colombiano vão ser ainda elaboradas listagens de pessoas naturais e entidades jurídicas com as que as entidades financeiras vão estar impedidas de operar. Carlos Holmes Trujillo instou a comunidade internacional a adotar também medidas "contra o regime" venezuelano até que "a democracia seja restabelecida".
Na segunda-feira o ministro de Relações Exteriores do Peru, Néstor Popolizio, anunciou que o seu Governo proibirá a entrada, no território peruano, de indivíduos relacionados com o Governo venezuelano e de seus familiares. O anúncio tem lugar depois de a 4 de Janeiro último os países do Grupo de Lima, com exceção do México, terem assinado um documento em que acordavam não reconhecer o novo mandado do Presidente Nicolás Maduro, que inicia neste dia 10 de Janeiro.
O Grupo de Lima é formado pelos Governos da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lucia.
O Presidente da Venezuela vai prestar juramento para um novo mandado presidencial, perante o Supremo Tribunal de Justiça, ao invés da Assembleia Nacional (parlamento, onde a oposição detém a maioria) já que Maduro reconhece a legitimidade deste órgão, que acusa de estar a afrontar as sentenças daquele tribunal. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Maduro foi reeleito para um novo mandato presidencial nas eleições antecipadas de 20 de maio de 2018, com 6.248.864 votos (67,84%).
Um dia depois das eleições, a oposição venezuelana questionou os resultados, alegando irregularidades e o não respeito pelos tratados de direitos humanos ou pela Constituição da Venezuela.
Lusa

CIDADE · COIMBRA República de Coimbra em “risco de ruína” e com residentes ameaçados de despejo


A Câmara de Coimbra concluiu em 2017 que uma república de Coimbra está em risco de ruína, mas ainda não há decisão sobre se haverá obras coercivas, num momento em que os estudantes são ameaçados de despejo.
No relatório da vistoria realizada por técnicos do município em julho de 2017, consultado pela agência Lusa, foi concluído que o edifício do Solar Residência dos Estudantes Açorianos está em risco de ruína e que oferece perigo à segurança e saúde das pessoas, mas sem necessitar de retirada dos habitantes. No entanto, só em novembro de 2018 é que houve notificação por parte da Câmara Municipal à proprietária sobre a necessidade de obras urgentes.
As partes interessadas aguardam há mais de um mês por uma decisão da autarquia para saber se haverá ordem de obras coercivas e possível posse administrativa do município ou se o processo será suspenso, como pede a advogada da senhoria.
Entretanto, os estudantes desta república, integrada desde dezembro de 2018 no regulamento municipal que protege entidades de interesse histórico, esperam por uma decisão célere numa casa onde o telhado ameaça ruir e se registam várias infiltrações, condições essas que se agravaram desde a passagem da tempestade Leslie.
Ao mesmo tempo, enfrentam um processo de despejo por parte da proprietária, mantendo-se na casa e a pagar a renda de 824,77 euros (atualizada em janeiro de 2017) para garantir que o solar, fundado em 1962, se mantém de pé, disse à agência Lusa Diogo Asenjo.
Numa casa com cinco andares e 13 quartos, moram neste momento sete estudantes, que partilham apenas os “quatro quartos que estão bons e que não têm infiltrações”, refere o residente.
O processo está a cansá-los psicologicamente, conta.
“Não sei se o telhado vai cair ou não, não sei se acordo a meio da noite com água no quarto”, protesta.
Naquela república, os estudantes tiveram que colocar dois pilares para suportar uma varanda em risco de ruir, há escórias a segurar um teto, um buraco no chão, uma banheira que caiu de um andar para o outro, e, nos andares de cima da casa, veem-se várias rachas nas paredes e infiltrações.
O relatório da vistoria de 2017 que confirma alguns desses problemas teve despacho do vereador com o pelouro da habitação, Francisco Queirós (CDU), a 06 de abril de 2018, mas os estudantes questionam a morosidade do município em agir.
Em 2013, a casa já tinha sido alvo de posse administrativa por parte da autarquia, face à ausência de resposta do pedido de obras coercivas à senhoria.
Restituídos os 12 mil euros do valor das obras, a posse já regressou à senhoria, que é representada por uma tutora, que, em 2018, avançou com um processo de despejo contra os residentes.
“A proprietária veio a descobrir que nenhum dos residentes era estudante açoriano e o contrato destina-se à habitação de estudantes açorianos, única e exclusivamente”, explicou à Lusa a advogada da proprietária, Ângela Frota.
Ângela Frota defende que o imóvel deve ser “entregue, livre de bens e pessoas, à proprietária”.
Para a advogada, a senhoria deveria “assegurar [condições de habitabilidade] em casos normais, mas, neste caso, não, porque há uma série de incumprimentos contratuais de quem estava”.
Face ao pedido de obras urgentes na sequência da vistoria, a advogada exerceu o direito de audiência prévia, avançando com um pedido de suspensão desse processo face à ação de despejo e os estudantes com um requerimento para que esse pedido fosse indeferido, ainda sem resposta.
Questionado pela agência Lusa, o vereador Francisco Queirós notou que a demora no processo “não é justificável”, garantindo que vai tentar perceber o porquê das delongas dos serviços.
Porém, sublinha que a vistoria, apesar de identificar risco de ruína, não propõe a retirada dos habitantes, sendo que o documento mais recente que tem sobre a casa, que não está associado ao relatório de vistoria, afirma que “não há risco de ruína, apenas más condições de habitabilidade”.
“Pode haver um mau entendimento da palavra risco”, aclara.
Relativamente à audiência de interessados, o vereador realça que ainda hoje vai reunir-se com os estudantes e que a decisão vai ser dada “o mais depressa possível”, estando o processo a ser analisado pelo departamento jurídico municipal, afirmando que a sua preocupação é que se possa salvaguardar a república.

NDC

360º - Investigação Observador: ouça as outras chamadas que afastaram médico do INEM. Os conspiradores estão à espera de Montenegro para desafiar Rio

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Há mais casos polémicos no processo do médico que trabalhava no transporte por helicóptero e foi afastado do INEM. Como escreve a Sara Antunes de Oliveira, além do episódio da tourada foram investigados outros dois: um idoso com um AVC que António Peças recusou transportar e a resistência ao transporte de uma mulher com um aneurisma. Ouça as chamadas aqui.

Ontem, surgiram fotos relativas ao caso da tourada. O médico que terá dito que se sentia indisposto para não transportar um doente esteve mesmo numa tourada, naquele dia e por volta da mesma hora. As imagens que o mostram fazem parte da reportagem fotográfica feita por um site dedicado à tauromaquia.

A Procuradora-Geral da República já confirmou ao Observador que está a investigar o médico do INEM de Évora. António Peças é suspeito de prestar serviço no hospital e ao INEM ao mesmo tempo. 


Mais informação importante

No PSD, está de volta a possibilidade de uma disputa pela liderança. Luís Montenegro deu o sinal que os críticos de Rio aguardavam, dizendo que “este estado de coisas tem de acabar e isto tem de mudar”. E prometeu mais "em breve". A moção de censura é a arma dos conspiradores e Rio respondeu-lhes dando gás às europeias, como se tudo estivesse a correr normalmente.

A administração do Hospital de São João, no Porto, demitiu-se depois de o mandato ter cessado. O hospital assegura que foi para "facilitar a substituição". Mas o bastonário diz que podem existir outras razões.

Afinal, Marcelo mudou ou não de opinião sobre as propinas? (O Presidente diz que evoluiu.) E Manuel Heitor? (O ministro garante que não.) E já agora: as propinas são mesmo para acabar? (Mais ou menos.)

Depois do aeroporto, o Governo anunciou mais dinheiro para expandir o Metro de Lisboa. António Costa fala num “grande investimento na mobilidade urbana”. Grande, é.

Quais vão ser os maiores investimentos para a próxima década? Hoje deve ser aprovado o Programa Nacional de Investimentos para 2021/2030. No papel estão previstos 20 mil milhões de euros para infraestruturas. A ferrovia tem a maior fatia.

Na primeira audição da comissão parlamentar de inquérito a Tancos, o antigo comandante do Regimento de Infantaria deu as suas razões para o caso: fim do Serviço Militar Obrigatório, contratos de seis anos para militares que depois saem para a vida civil e a responsabilidade de segurança de material sensível nas mãos de (atenção ao detalhe) militares naturais de “bairros problemáticos”.

O Tribunal Constitucional não aceitou o argumento da REN de que a contribuição sobre o setor energético é inconstitucional. O efeito pode atingir a Galp, que contesta a CESE. O conflito com fisco já supera os 500 milhões.

Hoje começa a convenção do Movimento Europa e Liberdade, uma espécie de "Aula Magna do centro-direita" que alguns vêem como mais uma manifestação da oposição anti-Rio. Assunção Cristas e Santana Lopes vão falar.

Há mais desenvolvimentos nas novelas dos programas da manhã:

Donald Trump abandonou ontem uma reunião com os democratas  para negociar o fim do "shutdown" depois de lhe serem negado fundos para o muro. No Twitter, o Presidente escreveu "bye bye" e disse que foi "uma perda de tempo". Este encerramento do governo americano já é o segundo mais longo da História, escreve o New York Times.

Os deputados ingleses voltaram a debater o Brexit. Para além das farpas de Corbyn, May sofreu uma nova derrota com uma emenda apoiada por alguns dos seus próprios deputados para que apresente um plano B. O debate ficou ainda marcado pelas dúvidas sobre a "integridade" do presidente da Câmara dos Comuns.


Os nossos Especiais

Nicolás Maduro toma hoje posse para o seu terceiro mandato presidencial. Está praticamente sozinho, sem líderes internacionais relevantes ao seu lado. E vai governar um país que já não é normal. Apesar de ser uma das maiores potências petrolíferas do mundo, e de ter sido uma das nações mais ricas da América do Sul, a Venezuela está à beira do colapso. O João de Almeida Dias explica os números de quatro pesadelos:
  1. A escassez alimentar;
  2. A insegurança galopante;
  3. A falência do sistema de saúde;
  4. E o êxodo de todos aqueles que querem fugir a este cenário.

O caso da inspetora da PJ que foi condenada e absolvida quatro vezes pode ter chegado ontem ao fim. Ana Saltão era a principal suspeita da morte da avó do marido, mas ontem a Relação de Coimbra declarou-a inocente. A Carolina Branco conta os detalhes do processo.


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve "Apetece-me puxar da pistola quando não se calam com o populismo": "O fantasma do populismo serve hoje para justificar todas as piruetas dos políticos, mas de caminho vamos esquecendo que são os problemas que ficam por resolver que alimentam os ressentimentos radicais".

Helena Garrido escreve "Corrupção e justiça em Portugal não é um problema?": "O Governo anda irritado com a OCDE porque quer falar sobre a justiça e corrupção em Portugal. Não há nenhum problema? A crise expôs muitas más práticas e violações à lei. Quantos casos estão julgados?"

José Ferreira Gomes escreve "As propinas vão acabar!": "Com este governo diminuiu a despesa executada anualmente pela FCT; diminuiu a transferência para as instituições; diminuiu a despesa com Ação Social. Mas agora acha que pode aumentar a despesa em 30%".

João Dias da Silva escreve "Tempo de serviço dos docentes tem de ter solução": "O Governo não pode ignorar o tempo de serviço prestado, passando uma esponja sobre ele. Pelo contrário, é de elementar justiça que os professores retomem o desenvolvimento das suas carreiras".


Notícias surpreendentes

Hoje estreia “Vox Lux” e Natalie Portman é o melhor de um filme ambicioso mas desequilibrado. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.

Há mais dois filmes para ver esta semana: “Terra Franca” é um documentário da portuguesa Leonor Teles; e “Astérix: O Segredo da Poção Mágica” é uma animação digital que tem como heróis Astérix e Obélix
 
Hoje temos dois aniversários que vale a pena celebrar:
  • O Tintin faz 90 anos e André Abrantes Amaral explica que "o seu segredo é ser normal". "É o que qualquer um de nós pode ser: corajoso e intrépido, frontal e leal. Decidido e bondoso. Perspicaz e atrevido."
  • “Os Sopranos” faz 20 anos e o argumentista e realizador Artur Ribeiro recorda a importância da série e o seu papel de figurante num dos episódios.

Kate Middleton faz 37 anos e está na família real há oito. Como é que o seu look foi evoluindo? O Mauro Gonçalves mostra.

O New York Times põe os Açores no top 10 dos sítios a visitar em 2019. O jornal destaca a "exuberância verde mítica", as termas naturais e os vulcões — e tem toda a razão. Veja a lista completa das 52 escolhas.

 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa
______________________