sábado, 27 de novembro de 2021

Em Montemor-o-Velho, o Castelo será Mágico

Viaja até ao maior parque temático de Natal do Centro!

Localizado no coração de Portugal, o castelo de Montemor-o-Velho, um dos ex-líbris da região de Coimbra, será, de 2 a 30 de dezembro, a casa dos sonhos de Natal.

A magia vai invadir o Castelo Mágico e presentear miúdos e graúdos com espetáculos únicos, neve, pista de gelo, insufláveis, exposições, a casa do Pai Natal, carrossel, passeios com animais, um mercadinho de Natal e muitas outras experiências que farão deste local encantado o eleito para os seus serões em família.


Depois de horas repletas de emoção e diversão, o conforto dos sabores da street food vão certamente reconfortar os mais inquietos.

O Castelo Mágico é uma combinação de saberes e sabores, que farão viajar pela magia de Natal todos aqueles que não deixam de sonhar.

Câmara de Anadia aprova taxas municipais

Os valores da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), da Derrama e da participação no IRS vão manter-se inalterados em 2022. A deliberação foi tomada, por unanimidade, pelo executivo municipal da Câmara de Anadia, na sua reunião do passado dia 25 de novembro.

A taxa do IMI vai manter-se nos valores mínimos no próximo ano, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, ou seja, 0,3 por cento para todos os prédios urbanos, e de 0,8 por cento para os prédios rústicos.

A proposta prevê ainda a redução da taxa do IMI em função do número de dependentes que integram o agregado familiar do proprietário. No caso de um ou dois dependentes a cargo, a dedução é, respetivamente, de 20 e de 40 euros, passando para 70 euros nas situações em que haja três ou mais dependentes.

Foi também deliberado fixar uma redução de 10% da taxa do IMI aos prédios urbanos com eficiência energética, enquanto que aos prédios urbanos degradados será aplicada uma majoração de 30%. No que concerne aos prédios ou frações autónomas em ruínas será aplicado o triplo da taxa fixada, ou seja, 0,9%.

No que respeita aos prédios classificados como de interesse público, de valor municipal ou património cultural (nos termos do nº 12 do artigo 112º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis), será fixada uma redução de 25% da taxa do IMI.

O valor da Derrama vai manter-se no mínimo, ou seja, 0,5%, sobre o lucro tributável do imposto relativo ao Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) referente ao exercício de 2021 e a ser cobrado em 2022. As receitas da cobrança serão destinadas a fazer face, nomeadamente, ao reforço dos apoios municipais ao comércio local.

A derrama é um imposto que incide sobre o lucro tributável das empresas, tendo sido fixada em 0,5% em vez da taxa máxima de 1,5%, o que se traduz num benefício fiscal para as empresas sediadas no concelho de Anadia.

Relativamente ao IRS - Rendimento das Pessoas Singulares -, foi deliberado fixar, uma participação de 3% do Município no IRS, dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho de Anadia, para vigorar no ano de 2022.

A aplicação desta taxa de participação no IRS terá efeitos no Orçamento Municipal, consubstanciada numa redução de receita na ordem dos 495.036,00 euros, valor este que reverterá a favor dos munícipes, desagravando assim a sua carga fiscal.

De salientar que, de acordo com a lei, os municípios têm direito, em cada ano, a uma participação variável, até cinco por cento, no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal na respetiva circunscrição territorial, relativamente aos rendimentos do ano anterior.

Na mesma reunião foi também aprovada a Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP) que será de 0,25%, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores.

As deliberações vão agora ser enviadas à Assembleia Municipal para discussão e aprovação em sessão que deverá acontecer durante o próximo mês de dezembro.

 

Alec Baldwin contrata ex-procurador federal para enfrentar processos por morte durante as filmagens

O ator Alec Baldwin contratou um ex-procurador federal dos Estados Unidos para representá-lo nos processos civis pelo disparo que matou a diretora de fotografia no cenário de "Rust", filme que estava a produzir e protagonizar, informou a imprensa nesta sexta-feira.

Aaron S. Dyer, um advogado que trabalhou por sete anos na Procuradoria-Geral da Califórnia, em Los Angeles, assumirá a defesa de Baldwin e também da produção deste filme western de baixo orçamento, segundo a publicação especializada Variety. Dyer não respondeu aos pedidos de comentários da AFP.

O filme estava a ser gravado num cenário do Novo México quando, durante um ensaio em 21 de outubro, a cineasta Halyna Hutchins morreu por um ferimento de bala depois de Baldwin ter disparado uma arma que lhe foi entregue como "fria", jargão cinematográfico que se refere a uma arma de fogo descarregada.

Dois membros da equipa processaram Baldwin e os outros produtores do longa-metragem.

Serge Svetnoy, o diretor de iluminação do filme, apresentou há duas semanas uma denúncia de "negligência" contra o ator, a produção e Hannah Gutierrez-Reed, a armeira de 24 anos responsável pelas pistolas usadas durante as filmagens.

Svetnoy alega que Baldwin, o diretor assistente Dave Halls - que entregou a arma ao ator -, e Gutierrez-Reed não seguiram as práticas da indústria cinematográfica no manuseio das armas e "permitiram que um revólver carregado com munições reais fosse apontado a pessoas".

Uma semana depois, Mamie Mitchell, a guionista do filme, entrou com outra ação judicial contra os três. Mitchell disse que sofreu "stress emocional" e outros distúrbios causados pelos danos "causados intencionalmente" pela produção.

"Os eventos que levaram ao disparo de uma arma carregada pelo senhor Baldwin não são mera negligência", advertiu a advogada da guionista, Gloria Allred. "Baldwin optou por jogar a roleta russa quando acionou uma arma sem a ter verificado e sem que o armeiro o tivesse feito na sua presença."

Imagem: Sapo24

Farmácias antecipam procura de testes covid e reforçam pessoal

Com as novas medidas de combate à pandemia que exigem testes para entrar em vários estabelecimentos, as farmácias começaram a recrutar profissionais para antecipar a afluência. No entanto, apenas 22% aderiram aos testes gratuitos porque as condições do Governo não são consideradas vantajosas.

De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, as farmácias estão a recrutar profissionais, a reorganizar horários e a comprar novas estruturas para responderem ao previsível aumento da procura de testes que ocorrerá nas próximas semanas.

Em causa estão as novas medidas de combate à covid-19, anunciadas por António Costa e com implementação a partir de 1 de dezembro. Entre o novo pacote de regras está a apresentação obrigatória de teste negativo para visitar lares ou pacientes internados em estabelecimentos de saúde, frequentar grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos e para entrar em discotecas e bares. Recorde-se que esta medida inclui toda a gente, mesmo vacinados.

Por isso mesmo, “há muitas farmácias a antecipar o pico de procura e a organizarem-se, contratando profissionais e a criarem novas estruturas", disse Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), ao JN.

A ANF pede às pessoas que agendem os testes com tempo para evitarem "dissabores de última hora", sendo que já começaram a ser marcados testes para o Natal.

Para facilitar o processo, o Ministério da Saúde voltou a comparticipar a realização de testes rápidos de antigénio, uma medida que abrange toda a população e se estende até 31 de dezembro, prazo que pode ser prorrogado, ao abrigo do regime excecional e temporário de comparticipação de TRAg.

A portaria fixa em 10 euros o valor máximo que o Governo vai pagar às farmácias por cada teste realizado, que será gratuito para os utentes. Os testes gratuitos ficam limitados a quatro por mês e por utente, sendo que os testes apenas podem ter lugar nas farmácias e laboratórios devidamente autorizados pela Entidade Reguladora de Saúde como já acontecia antes.

Para Ema Paulino, o problema está no preço, pouco atrativo para as farmácias. Para a presidente da ANF, uma das soluções está nos acordos com os municípios. "Em municípios onde há acordos, há mais farmácias a aderir aos testes gratuitos", disse ao JN. Exemplo disso é Lisboa, onde a Câmara paga, desde o verão, 15 euros por cada teste.

Ao todo, há perto de 300 farmácias, no continente e ilhas, que fazem testes gratuitos comparticipados pelas câmaras.

O regime excecional e temporário tinha cessado em outubro, tendo em conta que Portugal estava próximo de atingir os 85% da população totalmente vacinada contra a covid-19, mas o ministério decidiu reativá-lo devido à atual situação epidemiológica, com o aumento de casos de covid-19 e dos internamentos.

“Importa voltar a intensificar a realização de testes para deteção do SARS-CoV-2, de forma progressiva e proporcionada ao risco, que contribuam para o reforço do controlo da pandemia covid-19”, explicou em comunicado no dia em que saiu a portaria (18 de novembro).

Madremedia

Um país precário. Um quarto dos trabalhadores ganha salário mínimo e são sobretudo mulheres e jovens

Cerca de um quarto dos trabalhadores em Portugal recebe o salário mínimo nacional (SMN), que é sobretudo auferido pelos trabalhadores precários, pelas mulheres, pelos jovens e por pessoas com menos habilitações, que trabalham maioritariamente em pequenas empresas.

De acordo com o relatório ‘Retribuição Mínima Mensal Garantida 2021’, do Gabinete de Estatística e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, em junho de 2021 ganhavam o SMN 24,6% dos trabalhadores.

Segundo o documento, que foi distribuído na reunião da Comissão Permanente de Concertação Social de dia 16 de novembro, “a incidência do salário mínimo nacional é razoavelmente mais elevada nos Trabalhadores por Conta de Outrem (TCO) com contratos não permanentes do que nos TCO com contratos permanentes”.

“Com efeito, em 2019, 30,2% dos TCO com contratos não permanentes tinham remuneração base igual ao salário mínimo, o que compara com 17,1% dos TCO com contratos permanentes (mais 13,1 pontos percentuais)”, refere.

Da análise feita “sobressai um padrão de continuidade do ponto de vista do sexo, sendo que a incidência da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) é sempre mais elevada nas mulheres do que nos homens, padrão que reflete as desigualdades salariais prevalecentes entre os dois sexos”.

Em junho de 2021, 27,0% das mulheres tinham remuneração base equivalente ao valor da RMMG, o que compara com 22,6% dos homens.

Por escalão etário, verificou-se que, entre os jovens com menos de 25 anos, a proporção de trabalhadores com salários iguais à RMMG, nos primeiros seis meses de 2021, se manteve próxima dos 34,0%, acima do segmento dos jovens adultos (25-29 anos), onde a proporção de pessoas abrangidos pela RMMG rondou os 26,0%.

Nos dois casos, e em termos trimestrais, a variação dos últimos três meses face ao primeiro trimestre do ano representou uma ligeira diminuição (menos de 0,2 pontos percentuais).

Nas pessoas com mais de 30 anos, que representavam em junho de 2021 cerca de 24,0% dos trabalhadores com remuneração declarada igual à RMMG, registou-se uma variação na mesma ordem de grandeza, de 24,0% para 23,8% entre os dois trimestres de 2021.

Segundo o relatório do GEP, na situação observada no mês de julho de 2021, e tendo em atenção as características das pessoas empregadas e das entidades empregadoras com maior incidência do salário mínimo nacional no emprego, sobressaiu mais uma vez a incidência relativamente mais elevada da RMMG nas mulheres (29,3%) e nos jovens com menos de 25 anos (40,3%), sendo que os dados mostram ainda que o peso relativo do salário mínimo é mais elevado nos trabalhadores com habilitações até ao 3.º ciclo do ensino básico (33,3%) e quase residual nas pessoas com o ensino superior (6,6%).

Tendo como referência as características das entidades empregadoras, sobressaem, por apresentarem uma incidência elevada de pessoas abrangidos pela RMMG, as atividades das famílias empregadoras de pessoal doméstico e atividades de produção das famílias para uso próprio (45,4%), o setor do alojamento, restauração e similares (45,3%) e a agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca (44,0%), seguidas pelas atividades imobiliárias (35,2%) e pela construção (34,6%).

O relatório salienta também que “a incidência do salário mínimo tende a ser tanto maior quanto menor o escalão de dimensão da empresa, variando entre um mínimo de 11,3% nas entidades empregadoras com 1.000 e mais trabalhadores e um máximo de 47,4% nas entidades empregadoras com menos de cinco trabalhadores”.

Madremedia/Lusa

BOAS FESTAS EM AVEIRO 2021/2022

 

Iluminação de Rua, Casa do Pai Natal, Cinema em Drive-in e Sabores com Tradição entre os principais destaques 

Imagem: Litoral Centro

Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a iniciativa “Boas Festas em Aveiro” regressa, ainda em edição especial e adaptada aos condicionalismos provocados pela Pandemia de Covid-19.

O “Boas Festas em Aveiro” celebrará assim, entre 1 de dezembro de 2021 e 10 de janeiro de 2022, o Natal e a Festa de São Gonçalinho, sem haver lugar à Passagem do Ano e outros eventos que, por força das limitações que temos de viver no Combate à Pandemia do Covid-19, decidimos não preparar.

O tradicional Acender das Luzes de Rua e da Árvore de Natal no Jardim da Fonte Nova vai acontecer no dia 1 de dezembro às 19h30. A ligação da iluminação de Natal da Cidade e da maior Árvore de Natal de Portugal, será acompanhada simbolicamente pelo soar natalício inédito e em simultâneo dos sinos de cinco torres sineiras do centro histórico.

Principais Novidades

O Jardim da Fonte Nova vai acolher a Casa do Pai Natal – Espelho Mágico onde poderá ser entregue a Carta ao Pai Natal. A abertura será no dia 1 de dezembro, pelas 19h30. Nos feriados e fins-de-semana a Casa estará aberta das 11h00 às 20h00. Nos restantes dias abrirá das 18h00 às 20h00.

A vivência da quadra natalícia em Família será contemplada com o Cine Drive In de Natal – Infantil. De 17 a 19 de dezembro, pelas 18h00 e 21h00, no Parque de Exposições de Aveiro, as Famílias são convidadas a experienciarem o formato drive-in, com toda a envolvência de Hollywood e da fantasia de Natal, com plena componente cénica através de filmes marcantes para as crianças, não faltando as tradicionais pipocas. O acesso é livre, mas sujeita a inscrição prévia.

De 3 a 5 de dezembro e de 10 a 12 de dezembro, serão apresentados vários espetáculos de videomapping. Nos dias 3, 4 e 5 será na Igreja da Misericórdia com “Glória: Deus Menino” com sessões às 19h00 e 22h00. Já nos dias 10, 11 e 12 de dezembro será exibido o “Quebra Nozes Digital” no ATLAS Aveiro com sessões às 19h00 e 24h00.

A entrada no novo ano será marcada com o tradicional Concerto de Ano Novo pela Orquestra Filarmonia das Beiras, na sexta-feira, dia 1 de janeiro, pelas 18h00, no Teatro Aveirense.

O programa inclui, ainda, o Concerto de Reis pelo Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, no dia 6 de janeiro, pelas 21h30, no Teatro Aveirense.

Aveiro, Sabores com Tradição

“Aveiro, Sabores com Tradição” é uma aposta da Câmara de Aveiro na promoção da Cidade e do Município enquanto destino de referência no panorama gastronómico nacional. A realizar-se de 1 de dezembro a 10 de janeiro 2022, esta é uma marca distintiva para todo o ano nos restaurantes aderentes, que são convidados a criar um menu atrativo de pratos confecionados com produtos locais identitários, que perpetuem na memória os sabores da cozinha tradicional aveirense.

A intenção desta iniciativa é reforçar a gastronomia de Aveiro como elemento identitário da Região, e este ano fortalecer a mensagem de qualidade e segurança dos Nossos Restaurantes no que respeita ao cumprimento das regras Anti-Covid-19, apelando aos Cidadãos que façam refeições na Restauração do Município de Aveiro dado que esse é o principal apoio que lhe podemos prestar.

Dos menus constarão as melhores iguarias de Aveiro, tais como, Bolos de Bacalhau e Espetadas de Mexilhão, Sopa de Enguias, de Peixe ou Chora/Canja de Bacalhau, Caldeirada de Enguias ou Peixe, Leitão ou Chanfana, Ovos-Moles ou Cavacas, sempre com Vinho ou Espumante da Região da Bairrada, a região de excelência vinícola de Aveiro, terminando com a já mística “Bandeja de digestivos Aveiro”, constituída pelos Licores de Alguidar e Aguardentes Bairrada.

Festas de São Gonçalinho de Aveiro

Salienta-se, ainda, a Festa de São Gonçalinho de Aveiro de 6 a 10 de janeiro de 2022 (programa próprio a consultar), que, como habitualmente, marca o encerramento do programa e está sob a responsabilidade da sua Mordomia, sendo a CMA uma importante entidade Parceira.

Comércio Tradicional de Aveiro

Ainda enquadrado na quadra natalícia, a CMA colabora com a Associação Comercial de Aveiro (ACA) no âmbito do projeto “Aveiro Montras, Esplanadas e Fachadas”, do qual será selecionada a melhor montra de natal, a melhor fachada natalícia, a esplanada mais natalícia e montras de São Gonçalinho.

O “Boas Festas em Aveiro” tem este ano um orçamento total de cerca de 190.000€, que corresponde a cerca de um terço do orçamento de 2019, sendo esta dimensão justificada pela opção de realizar este evento como elemento de apoio à vida, à atividade social e económica do Município de Aveiro, e adequada às restrições impostas pelo Combate à Pandemia do Covid-19 em que Todos estamos envolvidos.


BOAS FESTAS EM AVEIRO

1 de dezembro de 2021 a 10 de janeiro de 2022

www.facebook.com/boasfestasemAveiro

www.instagram.com/boasfestasemaveiro

BREAKING NEWS: Biden admin announces travel ban for South Africa and 7 other countries, citing new variant

The Biden Administration announced plans on Friday to ban travel to the United States from South Africa and seven other countries, just hours after a new coronavirus variant was deemed a highly transmissible virus of concern.

The travel restrictions will begin Monday, according to a senior administration official, affecting South Africa, Botswana, Zimbabwe, Namibia, Lesotho, Eswatini, Mozambique and Malawi. The administration’s decision was in response to advice from Anthony Fauci, the president’s chief medical adviser, and the Centers for Disease Control and Prevention.

Read more: https://www.politico.com/news/2021/11/26/biden-admin-announces-travel-ban-for-south-africa-and-7-other-countries-citing-new-variant-523394

Fonte: POLITICO

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 30 DE NOVEMBRO NA ESTRADA MUNICIPAL 269 NA ENTRADA POENTE DE ALGOZ NA UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALGOZ E TUNES ENTRE AS 09H00 E AS 13H00

A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de realização de trabalhos no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água” o fornecimento de água será interrompido na Estrada Municipal 269 na entrada poente de Algoz, na União de Freguesias de Algoz e Tunes, no dia 30 de novembro, entre as 09h00 e as 13h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 30 DE NOVEMBRO NA ZONA POENTE DA RUA ALMEIDA GARRETT EM PÊRA NA UNIÃO FREGUESIAS DE ALCANTARILHA E PÊRA ENTRE AS 09H00 E AS 17H00

A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de realização de trabalhos no âmbito da empreitada de “Requalificação Urbana do Largo 1º de Maio - Pêra” o fornecimento de água será interrompido na zona poente da Rua Almeida Garrett em Pêra, na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, no dia 30 de novembro, entre as 09h00 e as 17h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Covid-19: Bruxelas quer suspender voos da África Austral devido a nova variante

A Comissão Europeia vai propor a suspensão dos voos provenientes da África Austral devido à descoberta de uma nova variante da Covid-19, a B.1.1.529. A informação foi avançada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, através do Twitter. Alemanha eItália já anunciaram esta sexta-feira de manhã a proibição voos da região. Antes, Israel e o Reino Unido foram os primeiros países a fazê-lo, proibindo os voos vindos de seis países africanos. A nova variante da Covid-19 foi detetada no Botswana, África do Sul e Hong Kong.

O Secretário da Saúde do Reino Unido, Sajid Javid, afirmou ao anunciar a restrição de voos: "Os nossos cientistas estão profundamente preocupados com esta variante - estou preocupado, claro - e essa é uma das razões pelas quais tomámos esta medida hoje. Direi que não sabemos o suficiente sobre esta variante. Ninguém sabe. "

A variante está atualmente designada como B.1.1.529. Levanta preocupação porque transporta um "número extremamente elevado" de mutações - o que significa que a proteína "spike" é agora muito diferente - podendo colocar em risco a eficácia das vacinas.

Joseph Phaahla, ministo da Saúde da África do Sul diz que conta ter mais informação durante o fim de semana, altura e que a equipa de cientistas terá mais informação, mas adianta que "pela experiência dos últimos 21 meses, quase que se pode prever a evolução da situação".

Israel anunciou o primeiro caso desta estirpe num passageiro vindo do Malawi. O primeiro país onde a estirpe foi detetada foi o Botswana, mas sabe-se que já chegou à África do Sul, Namíbia, Lesoto, antiga Suazilândia, Zimbabué e e Hong Kong.

O grupo de trabalho técnico da Organização Mundial de Saúde (OMS) deverá reunir-se para avaliar o nível de perigosidade desta nova variante.

Fonte: euronews