domingo, 1 de janeiro de 2017

Agradecimento público a todos os dadores pelo valoroso gesto de estender o braço e fazer a vossa dádiva de sangue

Agradecimento

Foto de Jose Sousa Passos.
Caros Amigos Dadores de Sangue, em nome de uma família e que eu pessoalmente também sou familiar vimos agradecer a todos os dadores o vosso valoroso gesto de estender o braço e fazer a vossa dádiva de sangue.

Foi com esse vosso gesto de solidariedade que este Marido e Pai conseguiu durante três anos sobreviver e lutar pela vida até ao ultimo alento.



Infelizmente todo esse esforço já não era mais possível pois a sua doença foi mais forte.

Aqui mostramos Amigos Dadores o quanto de valioso tem a nossa dádiva de sangue.

Só com a vossa solidariedade foi possível lutar contra uma doença durante tanto tempo, com a espectativa de melhoras, tal não foi mais possível, mas Amigos foram três anos de esperança , mesmo com o desfecho que teve ajudou como ajuda aos milhares de doentes que do nosso sangue precisam.

Mesmo com dor recente, as palavras de agradecimento aos dadores de sangue, que nos pediram para transmitir a todos em geral, mostraram que a solidariedade que todos demonstramos é grandiosa.

Foram ao longo de três anos muitas mas muitas unidades de sangue que deram alento dia após dia numa luta pela vida, é isso Amigos que nos dá força para continuar, é ajudar todos estes doentes, que também tem o direito de viver, mas que a lei da vida contraria.

Foi com um nó na garganta que ouvi da boca duma filha que acabava de perder o Pai, um agradecimento a vocês todos.

Portanto este agradecimento não é só dirigido aos dadores de Viana, mas sim a todo o universo de dadores, pois o sangue não escolhe doentes mas sim para todos os doentes, sejam do Norte, Centro ou Sul.

Vamos pois caros amigos continuar a doar, á sempre um doente que vai precisar do teu sangue.

Ajuda quem precisa ou vai precisar, o sangue tem que esperar pelo doente e não o doente esperar por sangue.

Como familiar deste doente que lutou três anos pela cura com a ajuda do nosso sangue e como dirigente desta instituição, tenho também que vos agradecer pois foram três anos que vocês deram de vida, hoje foi para este nosso familiar, amanhã será para outro doente que também tem o direito de ter esperança e de viver.

Ajuda a minorar o sofrimento, doando um pouco do teu sangue. Obrigado Amigos.



Elisabete Montenegro Montenegro UM BEM HAJA A TODOS OS DADORES A ELES DEVO A VIDA DA MINHA FILHA QUE CURIOSAMENTE TAMBÉM ERA DADORA.AGORA JÁ NÃO PODE SE EU PUDESSE DAVA TAMBÉM

Comentário: quantas e quantas vezes os dadores de sangue são vilipendiados injustamente, quando são acusados de doarem sangue motivados pela isenção das taxas moderadoras. Lamentamos profundamente este género de avaliação. É provável que o famigerado (má memória) Paulo Macedo e o seu adjunto Fernando Leal da Costa com as medidas que tomaram contra nós, tenham reforçado este conceito.

Se nós dadores de sangue nos compararmos aos bombeiros voluntários, não deve ser exagerado. Os bombeiros só são lembrados quando a nossa casa está em chamas, e alguém têm que as apagar. Assim, acontece com os dadores, quando uma doença dá um murro no estômago de uma família qualquer, sendo necessário recorrer a tratamentos na base de componentes sanguíneos, surge o apelo à solidariedade, ainda assim a indiferença fala mais alto.

Até no IPST por estranho que possa parecer, existem funcionários objectivamente contra os dadores, suas as associações, esquecendo-se porém que somos nós que contribuímos para os seus ordenados no final de cada mês, para a manutenção de milhares de postos de trabalho. Pedimos mais respeito pela dignidade de que não abdicamos.

J. Carlos
(dador à 36 anos e dirigente associativo)

O Melhor Discurso de Todos os Tempos



Publicado em 26 de mar de 2012
Um dos discursos mais importantes registados pela historia, feito por um comediante activista pela humanidade de seu nome Charlie Chaplin.

Texto do discurso: 
https://www.facebook.com/photo.php?fb...

Já a pensar nas férias para 2017? Aproveite estes feriados

Feriados à segunda ou sexta-feira e dias indicados para fazer ponte. Dê já uma vista de olhos e planeie o ano que está a chegar.

Com o arranque do ano novo, chega a altura de os portugueses começarem a pensar nas férias de 2017. Porque descanso nunca é demais e o corpo agradece.
Se é adepto de tirar um ou outro dia ao longo do ano, temos boas notícias. Há alguns feriados que lhe permitem fazer ponte e aproveitar um fim de semana prolongado.
Se, pelo contrário, não tiver oportunidade de o fazer, as notícias não são más. 2017 tem alguns feriados à segunda e sexta-feira, ótimos para quem quer espairecer e esquecer o trabalho por três dias.
Sobre o primeiro dia do ano, já pouco há a dizer. A passagem do ano 2016 para 2017 não deu direito a dias de descanso, porque 1 de janeiro é domingo. Não desespere, daqui a um ano há boas notícias.
E com uma breve passagem por fevereiro (o Carnaval celebra-se a 28, mas o dia não é assinalado como feriado), chegamos a abril, o mês da Páscoa.
O feriado religioso que celebra a ressurreição de Jesus Cristo marca-se no calendário a 16 de abril, domingo, naturalmente. Por isso, dia 14 é Sexta-feira Santa e, portanto, dia de descanso. O Dia da Liberdade, 25 de Abril, calha a uma terça-feira e dá uma oportunidade àqueles que têm a possibilidade de fazer ponte.
E porque o Dia do Trabalhador é, em 2017, a uma segunda-feira, pode preparar-se para um fim de semana prolongado. A semana de 1 de Maio tem apenas quatro dias de trabalho.
Em junho não há lugar a tanto entusiasmo. O Dia de Portugal10 de Junho, calha a um sábado. Já o Corpo de Deus acontece numa quinta-feira, 15 de Junho, e convida a mais uma ponte.
O mesmo se pode dizer em relação ao 15 de Agosto, que o calendário de 2017 marca à terça-feira. O sol e a praia esperam-no no dia anterior, segunda-feira. Nada como tirar o dia e aproveitar umas mini-férias.
A Implantação da República, 5 de Outubro, celebra-se a uma quinta-feira e convida a mais uma ponte. Já o Dia de Todos os Santos, 1 de Novembro, é uma quarta-feira.
Dezembro, prepare-se, vai ter apenas um fim de semana de dois dias. Todos os outros são prolongados, por culpa dos feriados que se celebram a 1, 8 e 25, além de 1 de janeiro de 2018.
Fonte:noticiasaominuto

Mulheres têm maior probabilidade de ter doenças autoimunes. E a culpa é da genética

Novo estudo revela que o problema estaá nos genes e não nas hormonas sexuais
Oitenta por cento das pessoas que têm doenças autoimunes são do sexo feminino, mas ninguém sabe porquê. Investigadores da Universidade do Michigan acreditam ter encontrado a resposta para esta questão.
Nestes casos, o sistema imunitário ataca inadvertidamente as células saudáveis existentes no organismo. Psoríase, Crohn e artrite reumatoide são alguns exemplos de doenças autoimunes.
Estudos antigos sobre este assunto focavam-se apenas nas hormonas sexuais, como o estrogénio e a testosterona.  Agora, este grupo de investigadores decidiu-se estudar o caso através de um novo ângulo, concentrando-se nos genes humanos.
Segundo o jornal Independent, os investigadores analisaram o material genético de 82 homens e mulheres saudáveis e descobriram que existem 661 genes que se manifestam de forma diferente no sexo masculino e no feminino. Muitos destes estavam ligados ao sistema imunitário e parte às doenças autoimunes.
“Estas conclusões sugerem que os genes sexualmente distintos contribuem para o aumento da probabilidade de desenvolver a doença (…) Neste contexto, vemos que ser do sexo feminino é um dos fatores de risco mais fortes para o desenvolvimento da autoimunidade”, revela o estudo, citado pelo Independent.
Fonte: Jornal I
Para ler o artigo original, clique aqui.

Angola: Centena e meia de novas firmas

1 de Janeiro, 2017
Resultado de imagem para Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS)
O Centro de Empreendedorismo e Serviços Municipais do Instituto Nacional de Segurança Social em Viana registou 457 empresas em 2016, as quais garantiram emprego para 18.318 populares.

Estes dados constam no relatório anual daqueles serviços afectos ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), fornecido à Angop na semana passada.

Estes resultados, considera o relatório, representam o cumprimento das directrizes do Executivo no sentido de garantir emprego à população. O documento refere que, no quadro das admissões directas efectuadas pelas entidades empregadoras, foram admitidos 201 trabalhadores - 12 no sector da construção civil, 45 na indústria, 30 no comércio e 50 na agricultura. O relatório afirma que as desvinculações duplicaram este ano para 3.638, contra 1.824 em 2015.


Uma rede nacional de Centros Locais de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (CLESE) foi criada por Decreto Presidencial em 2011 e implantada no ano seguinte em todas as províncias angolanas.

O objectivo desses serviços é contrariar um certo “adormecimento” do espírito de empreendedorismo resultante dos anos de conflito armado vividos e outros problemas, disse o director nacional de Emprego e Formação Profissional, na altura em que o processo começou a ser implementado em 2012, Leonel Bernardo.

Fonte: Jornaldeangola

Processo de inscrição arranca amanhã

Walter António |
1 de Janeiro, 2017

O secretário-geral da UNTA-Confederação Sindical assegurou que estão criadas as condições para a inscrição dos trabalhadores domésticos no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) a partir de amanhã.
Manuel Viage, que falava na cerimónia formal de cumprimentos de fim-de-ano da maior organização sindical de Angola, recordou que a regulamentação do trabalho doméstico surgiu na sequência da publicação, no Diário da República, do Decreto Presidencial n.º 155/16, de 9 de Agosto, que aprova o regime jurídico e de protecção social desta classe profissional.
No acto de inscrição no INSS, o empregador deve apresentar cópias do bilhete de identidade e do cartão de contribuinte e o empregado tem de entregar cópia do bilhete de identidade e a caderneta de trabalhador doméstico.
Os empregadores têm, a partir do mês em curso, de assinar um contrato com os trabalhadores, devendo, para o efeito, dirigir-se ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social para levantar a carteira de trabalhador doméstico.
Manuel Viage frisou que os trabalhadores domésticos passam a ter direito a férias, horário de trabalho diário de oito horas, reforma e  subsídios de Natal e de maternidade. Os que vivem em casa dos empregadores, de acordo com o decreto, passam a trabalhar dez horas por dia, no máximo. Com a regulamentação do trabalho doméstico, o vencimento dos empregados não pode ser inferior ao salário mínimo nacional, que é actualmente de 15 mil kwanzas.

Balanço positivo

O secretário-geral da UNTA-Confederação Sindical considerou positiva a actividade desenvolvida pela organização durante o ano passado, apesar da crise económica e financeira que afecta o país. Manuel Viage disse que o ano findo foi bastante difícil devido a crise que se repercute sobre as empresas e as famílias. “Apesar da crise que o país enfrenta, estivemos à altura de representar a UNTA-CS junto dos órgãos competentes do Estado onde se faz a concertação das políticas públicas, quer no domínio da economia, quer social, e participámos em actividades internacionais”, referiu. O sindicalista elogiou o trabalho dos sindicalistas a nível nacional, que contribuiu para que 2016 fosse positivo para a UNTA-CS e assegurou que a maior confederação sindical do país procurou, nesta fase de crise, equacionar da melhor forma possível os seus métodos de actuação para estar à altura das dificuldades e ajudar a resolução dos problemas.
Manuel Viage reconheceu que a UNTA-CS perdeu alguns filiados em consequência do encerramento de algumas empresas e da redução dos custos operacionais por parte de outras. A crise provocou ainda, segundo o secretário-geral, a diminuição dos apoios que a UNTA-CS recebe do Estado, derivados da sua condição de instituição de utilidade pública.

Participação nas eleições

Manuel Viage apelou aos mais de 400 mil filiados a participarem activamente nas eleições gerais que são realizadas em Agosto deste ano e lembrou que os sindicatos não são organizações partidárias, mas também não são apolíticas. “Sendo associações não apolíticas, elas estão interessadas e procuram oferecer contribuições sobre todos os assuntos que ocorrem na sociedade”, esclareceu.
Dentro do processo de preparação das eleições gerais, a confederação sindical vai orientar os filiados para o trabalho de educação cívica, no sentido dos trabalhadores e os seus agregados familiares fazerem o registo eleitoral, a fim de estarem habilitados ao exercício  do voto, afirmou Manuel Viage.
Na fase do processo da campanha eleitoral em si, a UNTA-CS deverá continuar com o seu trabalho de educação cívica, orientado fundamentalmente para o exercício do direito de voto por todos os cidadãos maiores de idade, para que não ocorram abstenções nas eleições gerais”, acentuou.

Fonte:jornaldeangola

Polícia perde uma mão e um olho em explosão de bomba em Florença

Um polícia perdeu hoje a mão e um olho quando uma bomba rebentou à porta de uma livraria na cidade italiana de Florença, segundo fontes policiais citadas pela agência de informação italiana Agi.Resultado de imagem para Polícia perde uma mão e um olho em explosão de bomba em Florença

O polícia foi levado para o hospital, mas os médicos foram incapazes de salvar a mão e um dos olhos, acrescentaram as mesmas fontes.
A polícia de explosivos foi chamada a intervir para averiguar um saco suspeito que foi deixado à porta da livraria, que tem ligações a um grupo de extrema-direita chamado Casa Pound.
Quando os polícias se aproximavam, o engenho explodiu, disseram os investigadores citados pela Agi, explicando que a bomba estava armadilhada com um cronómetro.
A Casa Pound nasceu em Roma em 2003; o movimento tem várias centenas de membros, que realizam frequentemente protestos contra a política de imigração e contra a União Europeia.
O líder do grupo, Gianluca Iannone, disse que este é o terceiro ataque contra esta livraria "cujo único pecado é ser próximo da Casa Pound".
O presidente da câmara de Florença, Dario Nardella, descreveu o incidente como "muito sério e sem qualquer justificação".
O primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, chamou o ministro do Interior, Marco Miniti, para se inteirar do estado de saúde do polícia, segundo a Agi.
Lusa
____________________________________________________________

PCP acusa plano de saúde da Sonae de publicidade enganosa

Grupo parlamentar comunista questiona ministérios da Saúde e Economia.
Resultado de imagem para PCP acusa plano de saúde da Sonae de publicidade enganosa
O PCP questionou os ministérios da Economia e da Saúde sobre publicidade enganosa e violação das regras da concorrência do plano de saúde Well's, lançado em Outubro pela Sonae, associado ao cartão Continente.
Nas perguntas dirigidas ao Ministério da Economia, o grupo parlamentar do PCP quer saber qual a apreciação que a Autoridade da Concorrência, a ASAE e a Comissão Nacional de Protecção de Dados estão a fazer da campanha ao novo plano de saúde, enquanto à Saúde pergunta se está a acompanhar este plano.
A Sonae (dona do PÚBLICO) lançou em Outubro um plano de saúde para titulares do cartão Continente que, numa parceria com a seguradora AdvanceCare, atribui descontos em serviços de saúde privados e traduz a aposta do grupo na área do bem-estar.
“Temos uma estratégia clara na área da saúde e do bem-estar, que é uma nova avenida de crescimento, e esta é a primeira materialização dessa estratégia”, afirmou então em declarações à agência Lusa a administradora da Sonae MC responsável por este segmento.
De acordo com o grupo parlamentar comunista, a informação prestada na página da Wells, para aceder ao plano “basta ter efectuado uma média mensal de 50 euros em compras nos últimos seis meses com o seu cartão Continente, nas lojas Continente, Well's e/ou Meu Super, para estar abrangido pelo plano de saúde durante os seis meses seguintes”.
Isto é, para ter descontos na ordem dos 40% em cuidados de saúde, os subscritores têm que ter gasto pelo menos 300 euros nos seis meses anteriores, informação que "não é claramente fornecida, pelo que podemos estar perante publicidade enganosa".
Na missiva, o PCP aponta que associar o plano de saúde a compras no montante igual ou superior a 300 euros "poderá significar a prática de venda de mercadorias ou serviços abaixo do seu custo nas referidas lojas do grupo Sonae ou nos prestadores de saúde convencionados".
"A confirmar-se, este facto corresponderá a uma prática identificada como violação da concorrência e manipulação do mercado prevista no Código da Concorrência", denuncia o partido.
Lusa
Imagem: DN
____________________________________________________

Operação da GNR para Ano Novo já registou 427 acidentes e cinco mortos

Resultado de imagem para Operação da GNR
Menos e igual número de vítimas mortais face ao mesmo período do ano passado.
A GNR registou 427 acidentes e cinco mortos desde as 0h de sexta-feira, na operação do Ano Novo, menos ocorrências que no passado e igual número de vítimas, estimou neste domingo fonte daquela força policial.
Na operação, que decorre até segunda-feira, já foram contabilizados 427 acidentes, cinco vítimas mortais, seis feridos graves e 117 ligeiros, referiu à agência Lusa fonte do comando-geral da Guarda Nacional Republicana (GNR).
A comparação com os resultados da operação da passagem do ano de 2015 para 2016 permite estimar que, até agora, "há menos acidentes e igual número de vítimas mortais", acrescentou.
O distrito de Aveiro registou duas mortes em acidentes rodoviários, enquanto Santarém, Viseu e Leiria contribuíram com uma vítima mortal cada um para o total de mortos nas estradas naquele período, segundo aquela fonte da GNR.
Quanto à distribuição pelo país do número total de acidentes, o Porto lidera com 62 ocorrências, seguido de Braga, com 46, e Aveiro, com 45.
A operação da GNR durante o período das festividades do Ano Novo está a fiscalizar, nomeadamente, a falta de habilitação legal para conduzir, a condução sob influência do álcool e drogas, o excesso de velocidade, a incorrecta ou não utilização do cinto de segurança e de sistemas de retenção para crianças (cadeiras) e o uso indevido de telemóvel durante a condução.
A acção mobiliza militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos comandos territoriais, reforçados pela Unidade de Intervenção de Segurança e Honras de Estado.
Na operação Natal Tranquilo, realizada entre os passados dias 23 e 26, a GNR registou um morto em 750 acidentes, representando mais 126 desastres e menos seis mortos do que no mesmo período de 2015.
Durante a operação Natal Tranquilo foram ainda registados oito feridos graves, menos 12 que em 2015, e 240 feridos ligeiros, menos 44.
público

Colheitas de Sangue para Janeiro e Fevereiro de 2017 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro




No sentido de facilitar a inscrição junto do administrativo do IPST para efeitos da dádiva de sangue, ou para a inscrição de potencial dador de medula óssea, convém que os candidatos se façam portadores do Cartão de Cidadão vs. Cartão Nacional de Dador de Sangue, caso não o façam, podem surgir problemas no atendimento.

Para quem pretende doar sangue da parte da tarde, após tomar o almoço deve fazê-lo após decorridas 2:30 horas período de tempo considerado suficiente para a fazer a digestão. Não se deve doar sangue em jejum.

Sempre disponíveis para qualquer esclarecimento, Votos de Próspero Ano 2017.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Tm: 964 470 432

Hora de Fecho: "Detestaria que todos gostassem de mim"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Jornalista há mais de 20 anos, escreve muitas vezes sobre causas fraturantes. Em véspera de casar pela igreja, falou do seu percurso e do novo livro onde vinca que qualquer um pode fazer a diferença.
Um clube de diversão noturna em Istambul foi alvo de um ataque que fez, pelo menos, 39 vítimas mortais. Pelo menos 16 dos mortos são estrangeiros, mas não deverá haver portugueses entre as vítimas.
Um homem atacou uma mesquita no norte de Istambul. Há, pelo menos, dois feridos entre as pessoas que estavam a rezar.
O Jornal de Angola voltou hoje a criticar, no primeiro editorial do ano de 2017, alguma imprensa portuguesa, que acusa de ingerência e de não aceitar a independência angolana.
"Esperem o inesperado". Esta é a primeira frase de um relatório de antecipação de 2017, de um dos principais bancos de investimento. Saiba o que vai mexer com a economia e com o investimento.
Um espetáculo que nasce torto dificilmente se endireita. E assim foi, no "show" de Mariah Carey na passagem de ano em Nova Iorque. Problemas técnicos com "playback" levaram a cantora a sair de palco.
Lutadora norte-americana tentava o regresso após um ano de ausência dos ringues. Mas foi esmagada pela brasileira Amanda Nunes numa derrota que pode ter acabado com a carreira.
Presidente da República estreou-se a dar o primeiro mergulho do ano na qualidade de chefe de Estado. "Isto é uma tradição minha, não recomendo a ninguém", disse Marcelo.
Todos têm uma história para contar, variam entre os 3 e os 3 mil euros e nasceram em regiões diferentes de Portugal, Açores incluído. Reunimos 10 propostas para que o ano comece de copo bem erguido.
Nos primeiros três meses de 2017 há produções televisivas em estreia. Nem todas são já certas em Portugal mas, como habitual, é uma questão de tempo. Escolhemos 20 nas quais apostamos.
Presidente-eleito dos EUA desejou bom anos a todos, mas destacou os seus "inimigos", que "perderam tão horrivelmente que ficaram sem saber o que fazer" 

Opinião

No RSS items found.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Cerca de 28.000 adeptos apoiaram o FC Porto no primeiro treino do ano

A equipa de futebol do FC Porto treinou hoje no primeiro dia do ano no Estádio do Dragão, perante 28.000 adeptos, batendo assim o recorde de assistência alcançado em 2015, com 23.000 espectadores.Resultado de imagem para Cerca de 28.000 adeptos apoiaram o FC Porto no primeiro treino do ano

As portas do estádio abriram cerca de uma hora antes do início do treino e já as filas intermináveis em torno do Dragão faziam prever a enchente no habitual treino aberto da equipa `azul e branca` no início do ano.
Pouco antes do início da sessão de trabalhos ter início, o treinador Nuno Espírito Santo dirigiu-se à plateia e deixou uma mensagem.
"Quero deixar, em nome de todos, uma promessa de que tudo faremos no máximo da nossas forças para lutarmos juntos contra tudo e contra todos", prometeu.
A sessão durou perto de hora e meia, com jogo a quase todo o terreno e com os jogadores e a equipa técnica a interagirem com o público, oferecendo chapéus e bolas de futebol.
Nas bancadas, foram muitos os que chegaram ainda de manhã para conseguirem os lugares mais perto do relvado para verem melhor os seus ídolos.
Esse foi o caso de Filipa Palmeirão, que, à semelhança do que tinha acontecido em 2015, chegou com um principal objetivo: conseguir a camisola do médio mexicano Herrera.
"Gosto muito do Herrera como jogador. Penso que é o verdadeiro jogador com a mística do nosso clube. Queria muito a camisola dele. Em 2015 consegui que me desse. Vamos ver como corre este ano", disse a adepta portista, que, no entanto, não teve a mesma sorte este ano para conseguir a camisola de Herrera.
Na linha da frente esteve também Jorge Casemiro que, à agência Lusa, mostrou-se surpreendido com a afluência ao Estádio do Dragão.
"Não pensei que viesse tanta gente. Mas fico muito contente. Para conseguirmos uma equipa à Porto temos que mostrar primeiro que somos adeptos à Porto. E é isso que está a acontecer, para no final conseguirmos o que mais queremos, os títulos", referiu ainda.
O FC Porto regressa aos trabalhos esta segunda-feira, desta feita no Centro de Estágio do Olival.
A equipa portista defronta o Moreirense pelas 21:15 horas de terça-feira, para a terceira e última jornada do grupo B da Taça da Liga, e está obrigada a vencer por um resultado melhor que o do Belenenses, que joga no mesmo dia com o Feirense.
O Moreirense lidera o grupo B da Taça da Liga, com quatro pontos, seguido de Belenenses (2.º) e do FC Porto (3.º), ambos com dois, e do Feirense (4.º), com um. O primeiro classificado apura-se para as meias-finais.
Lusa
Foto: RTP

Brasil: Invadiu festa de final de ano e matou 11 familiares

Emoção na retirada dos corpos após o crime (Foto: José Braz/ EPTV)

Um homem invadiu uma residência, em Campinas, no estado de S.Paulo, e matou 11 pessoas da mesma família, incluindo a ex-mulher e o filho de nove anos, e suicidou-se, informou hoje a polícia brasileira.

O homicida saltou o muro da residência, localizada no Jardim Aurélia, em Campinas, onde decorria uma festa de final de ano, entrou na sala principal e começou a disparar indiscriminadamente com uma pistola.
Além das 12 vítimas da mesma família, ficaram feridas três pessoas.
O agressor, de 40 anos, estava em processo de divórcio e não aceitava a separação.
Depois de ter matado e ferido os participantes na festa, nove dos quais eram mulheres, o homem disparou contra si próprio.
Fonte: Lusa
Foto:http://g1.globo.com/

2017: salário mínimo, pensões e a sobretaxa de IRS

Resultado de imagem para 2017: salário mínimo, pensões e a sobretaxa de IRS
A eliminação da sobretaxa de IRS para os contribuintes dos dois primeiros escalões de rendimento entra em vigor a 1 de janeiro.
Quem ganha até pouco mais de 20.261 euros por ano deixa de pagar, já em janeiro, a sobretaxa de IRS. A medida com impacto nos primeiros dois escalões de IRS deverá beneficiar cerca de 1,2 milhões de famílias.
Quem estiver no terceiro escalão, auferindo anualmente entre 20.261 e 40.522 euros só se vê livre da sobretaxa a meio do ano. Quem ganhar acima dos 40.522 euros por ano continuará a reter sobretaxa até novembro.
O salário mínimo nacional sobe já em janeiro para os 557 euros. O aumento terá impacto em quase 650 mil trabalhadores. A acompanhar este movimento está ainda uma redução para as entidades patronais na ordem dos 1,25 pontos percentuais.
As pensões também vão aumentar em 2017. Em janeiro, acompanhando a linha da inflação, todas as pensões até 838 euros vão aumentar 0,5%. Já quem recebe até 631 euros de reforma terá, em agosto, um aumento de 10 euros na pensão. Quem recebe abaixo dos 263 euros de reforma será aumentado em 6 euros.
No abono de família também haverá novidades. Em alguns casos, o beneficio aumenta para o dobro e é reposto o 4 escalão de rendimentos. O Governo garante que a reposição vai beneficiar 30 mil crianças.
Os funcionários públicos, que viram os cortes salariais serem eliminados em 2016, terão em 2017 duas atualizações no subsidio de refeição. Em janeiro, o subsídio de almoço sobe 25 cêntimos voltando a subir novamente 25 cêntimos em agosto.
Fonte: TSF
Foto: Fabrizio Bensch/Reuters