sexta-feira, 21 de abril de 2023

Estarreja | Em Pardilhó já se aprende a arte da construção naval

 Há uma nova esperança para a construção naval artesanal na Ria de Aveiro. Ancorado numa forte ligação emocional e histórica à Ria e a esta arte, o Município de Estarreja lançou um projeto de formação profissional que viu a luz do dia na segunda-feira, dia 17 de abril, no Centro de Interpretação da Construção Naval, em Pardilhó. Às portas da emblemática e renovada Ribeira d’Aldeia, 12 formandos estão a aprender e, ao mesmo tempo, a dar o seu contributo para preservar este que já foi considerado património cultural imaterial nacional.
 
O curso de formação profissional de Construção Naval é promovido pelo Município de Estarreja em parceria com a FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar e com o Centro Qualifica de Estarreja – Agrupamento de Escolas de Estarreja.
 
Defender uma arte em vias de extinção
 
A iniciativa surge da vontade e da necessidade de defesa da arte da construção naval, que atualmente é apenas praticada de forma regular por cinco mestres construtores e por um pintor de moliceiros, sedeados nos concelhos de Estarreja e Murtosa.
 
Recorde-se que a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) inscreveu “como registo de salvaguarda urgente” o «Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, conforme despacho publicado no dia 15 de dezembro de 2022, em Diário da República. 
 
Os barcos moliceiros – verdadeiros ex-libris das gentes ribeirinhas e que encerram na sua construção técnicas milenares – têm em Pardilhó o seu ‘núcleo’ de produção. A arte da construção de barcos em madeira ainda ganha vida pelas mãos dos mestres construtores António Esteves, Arménio Almeida e Felisberto Amador, de Pardilhó, "terra da ria e berço de centenas de construtores navais de machado e enxó", e que foram homenageados com a Medalha de Mérito Municipal em 2019 (veja aqui o vídeo de homenagem).
 
O carpinteiro Arménio Almeida aceitou o desafio do Município para integrar o corpo de formadores do curso, colocando o seu conhecimento como carpinteiro naval ao serviço das novas gerações, e assim garantindo a aprendizagem e continuidade desta arte tradicional.
 
Antigo estaleiro é centro de interpretação
 
Doado pelo mestre José Duarte da Silva, conhecido em Pardilhó por José Pitarma e pela família de Diniz Tavares de Matos, o antigo estaleiro tradicional em madeira onde durante meio século se construíram e repararam barcos de recreio, foi reerguido e transformado em Centro de Interpretação da Construção Naval e sede da Estação Náutica de Estarreja. Fruto do esforço da Câmara Municipal de Estarreja em salvaguardar o vasto e rico património material e imaterial ligado à construção naval, preservando, assim, a história local e “privilegiando a memória da Construção Naval”, realçou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, presente no primeiro dia de aulas.
 
Este curso profissional visa incutir esta paixão nos formandos, contribuindo para preservar um património significativo para as gentes ligadas à Ria e representativo da proximidade à zona ribeirinha e da “ligação intrínseca à Ria de Aveiro e à construção naval”, disse Diamantino Sabina, acreditando que este seja um projeto de continuidade. Para o autarca, ter pessoas interessadas em obter o conhecimento da arte e do saber-fazer é uma conquista. Mesmo que daqui não saiam futuros carpinteiros navais, a transmissão do conhecimento será assegurada e, quem sabe, este pode ser o embrião para outras navegações. Diamantino Sabina lançou o desafio aos alunos para a criação de uma empresa de construção naval artesanal.
 
A construção de barcos em madeira no concelho remonta ao século XIX
 
O Concelho de Estarreja, sempre teve uma ligação direta com a Ria de Aveiro, através dos seus inúmeros esteiros e canais, nas várias freguesias. A freguesia de Pardilhó, situada à margem dos grandes eixos rodoviários e fortemente marcada pela importância dos seus esteiros, particularmente da Ribeira da Aldeia, do Nacinho, das Bulhas e das Teixugueiras, sempre foi uma terra dedicada à agricultura.
A sua direta ligação à Ria fez com que se desenvolvesse a indústria da construção naval, de cujos estaleiros saíram os Moliceiros, que sulcando águas com toda a sua elegância e magnificência cumpriram a tarefa única da apanha do moliço, e os barcos mercantéis, autênticos pioneiros e suportes do tráfego comercial entre Aveiro e as comunidades ribeirinhas, sobretudo no transporte do sal e de materiais de construção civil.
 
Segundo a Estatística Industrial do Distrito de Aveiro, de 1867, o concelho de Estarreja que então abrangia a Murtosa, registou o lançamento à água de 85 barcos, entre os quais barcos grandes de pesca no mar.
 
No início do século XX, a carpintaria naval intensificou-se, com o aumento do lançamento à água de várias embarcações. O engenho e destreza dos mestres e a abundância da mão-de-obra especializada justificou a fixação em Pardilhó, em 1937, da sede do Sindicato Nacional dos Carpinteiros Navais do Distrito de Aveiro.
 
Na década de 40/50 havia, só em Pardilhó, mais de 30 carpinteiros navais no ativo. A arte foi passando, de geração em geração, com instrução pelos velhos mestres e os estaleiros servindo de escola aos novos aprendizes. A Carpintaria Naval foi a atividade económica mais significativa da história de Pardilhó.
 
Curso de Formação Profissional de Construção Naval
(Gratuito)
Duração: 400 horas (em vários módulos, 3 dias por semana)
Horário: Segundas e quartas-feiras 18h – 23h / Quinzenalmente aos sábados (8h30 – 13h30)
Parcerias:
FOR-MAR – CENTRO DE Formação Profissional das Pescas e do Mar
Centro Qualifica de Estarreja
Cofinanciado por IEFP e DGRM
 
 
Carla Miranda

Cantanhede | Termina do próximo dia 29 de abril. Exposição de Irmandades de Enxofães e Murtede patente na Biblioteca Municipal

 
Continua patente até ao próximo dia 28 de abril, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, a mostra Irmandades de Enxofães e Murtede. A importância da preservação do seu legado no enriquecimento da história do concelho.
Com a curadoria de Fernando António Rodrigues Costa, a exposição apresenta 29 peças pertencentes às irmandades religiosas, das localidades de Enxofães e de Murtede, cujo empréstimo temporário resultou de vários acordos, nomeadamente da Diocese de Coimbra, da Paróquia de Murtede, da Junta de Freguesia de Murtede, da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Murtede, da Comissão da Capela de Enxofães.

Esta exposição de arte sacra, tem como principal objetivo apelar para a necessidade da inventariação, preservação e divulgação do muito espólio histórico, religioso e laico, existente nesta e noutras freguesias do concelho de Cantanhede, oferecendo ainda a possibilidade de conhecer este espólio único das Irmandades outrora existentes em Enxofães e Murtede, particularmente a do Santíssimo Sacramento (Murtede) e a de Nossa Senhora do Terço (Enxofães).
Recorde-se que as Irmandades eram associações de fiéis constituídas com a finalidade de praticarem obras de piedade ou caridade e de promoverem o culto público. Genericamente, foram fundamentais para reforçar os elos da solidariedade humana e da fraternidade cristã, principalmente em situações de fome, de doença, de pobreza ou de cativeiro; bem como o enterramento dos mortos e as orações pela sua alma.
A origem das confrarias situa-se, no continente europeu, durante a baixa Idade Média. Em Portugal, as primeiras associações deste tipo surgiram no século XIV, instituídas, normalmente, em igrejas paroquiais, caracterizando-se por serem, na sua essência, um movimento laical.
A Irmandade ou Confraria do Santíssimo constituiu ao longo de cerca de dois séculos e meio, uma instituição bem representativa da vitalidade e determinação das gentes de Murtede. A constituição da confraria verificou-se em outubro de 1755 e a sua extinção em fevereiro de 1995.
A Irmandade de Nossa Senhora do Terço, de Enxofães, constiui-se 1875 e teve a sua extinção em 1 de janeiro de 1999.

Câmara de Águeda aumenta investimento e fecha ano com saldo muito positivo

 O aumento de receita e de investimento e a capacidade de endividamento entre os principais indicadores que revelam as “boas contas” da Câmara de Águeda em 2022
“Os números falam por si e revelam aumentos significativos ao nível tanto da receita como da despesa, o que quer dizer que indiscutivelmente houve mais investimento e uma maior receita do que nos anos anteriores”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sobre o relatório de contas relativo a 2022, aprovado, quinta-feira, em reunião de Câmara.
Os resultados obtidos são, sublinha, fruto de uma “gestão rigorosa, cuidada, empenhada e transparente”, espelham, “de uma forma clara e inequívoca, os compromissos assumidos num ano particularmente difícil e extremamente marcado pela incerteza e instabilidade” e reforçam “a confiança na resiliência destes servidores públicos para os tempos que aí vêm, mas também na capacidade de superação da sociedade civil que continua a arriscar e a crescer”.
As contas certas apresentadas, de forma consistente pelo Executivo, têm permitido ao Município “ter disponibilidade financeira para oferecer uma resposta completa perante a ameaça que nos atingiu nos últimos anos, garantindo um nível de proteção social e económica que em anteriores circunstâncias não seria possível e que nos permita corresponder às vicissitudes que se perspetivam para um futuro muito próximo”.
A Câmara obteve, em 2022, uma receita de 37.053.521,15 euros, uma despesa de 34.783.319,74 euros e um resultado líquido positivo superior a 1,19 milhões de euros (1.196.169,80 euros).
“Os resultados que apresentamos são manifestamente positivos, tendo em conta tanto as muitas obras e investimentos que realizámos por todo o concelho como os apoios que continuamos a conceder às diversas instituições para fazerem face às dificuldades sentidas na pós-pandemia e na conjuntura que vivemos”, declarou Jorge Almeida, acrescentando que as contas apresentadas são tanto mais expressivas pelo facto de que os impostos em 2022 terem continuado em valores mínimos (IRS e IMI), “essenciais para apoiar as famílias e as empresas”.
As contas municipais de 2022 apresentam uma dívida efetiva de 1,1 milhões de euros, que se referem essencialmente a fornecedores, que respeitam a faturas que se encontravam em conferência e dentro dos prazos de pagamento contratuais. Os prazos são de 24 dias, não havendo pagamentos em atraso.
Os restantes valores apontados como dívida referem-se às normais obrigações que têm que ver com impostos vencidos a 31 de dezembro e cujo pagamento é efetuado nos meses do ano seguinte, bem como respeitam às garantias bancárias e cauções das empreitadas em curso, e as contribuições salariais dos trabalhadores municipais referentes aos últimos meses do ano e em prazo de pagamento.
No que se refere à dívida bancária, a Câmara de Águeda, durante o ano 2022 voltou a não efetuar novos financiamentos, estando a autarquia a pagar, unicamente, os empréstimos contratualizados há mais de uma década, com uma dívida, a 31 de dezembro de 2022, de 209.036,38 euros (que reflete uma amortização de 89.551,92 euros face a 2021).
As contas de 2022 revelam, concluiu Jorge Almeida, “um esforço e equilíbrio financeiros”, fruto de “uma boa e exemplar gestão”.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES CONVIDA SENIORES A NAVEGAR DEPOIS DOS 60

 A Biblioteca Municipal de Silves irá dinamizar a partir do dia 9 de maio a atividade “Navegar depois dos 60”. A iniciativa é dirigida a munícipes maiores de 60 anos e pretende dotar os seniores com competências digitais essenciais para a execução de algumas tarefas do dia-a-dia, como utilizar o correio eletrónico, validar faturas ou marcar consultas, através do smartphone e de aplicativos para telemóveis.
São conteúdos desta formação enviar e responder mensagens de texto, utilizar a câmara (funções zoom, selfie, armazenamento, edição), rádio, relógio, alarme, agenda, conexões por bluetooth, uso de WhatsApp, Youtube, navegar na internet, aceder a sites institucionais e executar tarefas nos mesmos; ler revistas e livros através da internet, entre outras funcionalidades. Considerando a exposição do idoso ao oportunismo cibernético e aos crimes digitais, o projeto contempla, ainda, noções de navegação em segurança, proteção contra golpes financeiros, amorosos, furto de dados etc..
As sessões, num total de 20, decorrerão às terças e quintas-feiras, das 14h00 às 15h30, na sala Garcia Domingues, estando a participação nesta atividade limitada a seis seniores. As inscrições são gratuitas e decorrem até dia 29 de abril, através do telefone 282 440 899 (chamada para a rede fixa nacional) ou no local.

 

Franceses continuam a protestar contra a reforma das pensões apesar de a lei estar aprovada

Em França, cinco dias após a aprovação da lei da reforma das pensões, os sindicatos continuam a exigir a retirada do diploma.
Esta quinta-feira voltou a haver protestos em várias cidades francesas.
Em Paris, um grupo de manifestantes invadiu o operador de bolsa, Euronext.
Em Lyon, os escritórios da SNCF foram invadidos por mais  de uma centena de  trabalhadores ferroviários.
No protesto da central sindical CGT, em Gardanne, a líder, Sophie Binet, apelou para um dia histórico de mobilização no dia 1 de maio.
O dia 1 de maio será um dia de mobilização sem precedentes e excecional. Sem precedentes, porque é a primeira vez que todas as organizações sindicais apelam a uma manifestação no dia 1 de maio, pelo que será um dia de mobilização unida e popular".
Entretanto, numa visita a uma escola na região de Hérault, o presidente Macron foi novamente desafiado por residentes locais e reagiu: "É normal que a raiva seja expressa, temos de continuar a avançar, também aí. Continuaremos a avançar nos projetos escolares e continuaremos a manter os nossos compromissos".
Macron está numa digressão pela França rural para tentar acalmar a raiva dos cidadãos pela sua aprovação da reforma das pensões, após três meses de intensas manifestações por todo o país.

Euronews

Avião russo bombardeia a cidade russa de Belgorod


Um avião de combate russo bombardeou acidentalmente a cidade de Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia.
A explosão feriu pelo menos duas pessoas e deixou uma enorme cratera com cerca de 20 metros de largura no centro da cidade.

Segundo o Ministério da Defesa russo um caça SU-34 descarregou acidentalmente as munições que transportava sobre a cidade russa e está em curso uma investigação.

Belgorod é uma cidade de 370 mil habitantes, a 40 quilómetros da fronteira com a Ucrânia. É sobrevoada diariamente por jatos russos e já foi atacada várias vezes desde o início da guerra na Ucrânia; razões suficientes para que os seus habitantes vivam em permanente sobressalto.

Segundo o governador da região, Vyacheslav Gladkov, já foram mortas 30 pessoas e mais de 90 ficaram feridas, em bombardeamentos na região desde o início da invasão russa da Ucrânia.

Em outubro de 2022, um SU-34 caiu num edifício residencial na cidade de Yeysk, no sul da Rússia, também perto da fronteira com a Ucrânia, matando 16 pessoas, incluindo várias crianças.

Em julho de 2022, Gladkov disse que as explosões perto do centro de Belgorod tinham matado pelo menos quatro pessoas e ferido outras quatro. O exército russo alegou mais tarde ter abatido três mísseis ucranianos lançados contra a cidade.

Euronews


13ª EDIÇÃO DO SILVES TOUR APOIA A INSTITUIÇÃO AMIGOS DOS PEQUENINOS DE SILVES

 A 13ª edição do Silves Tour acontecerá no próximo dia 7 de maio, sendo a Instituição Amigos dos Pequeninos de Silves, aquela para a qual reverterão as verbas angariadas através da campanha “#Eu Ajudo!”.
Esta instituição será apoiada pela importância do seu projeto “Jardim Sensorial Inclusivo”, na resposta à necessidade de apoiar crianças em risco ou com atraso no desenvolvimento durante a primeira infância, bem como auxiliar as respetivas famílias.
Os donativos serão angariados através da venda da t-shirt alusiva ao evento, com o custo de 5,00€ para adulto e 3,00€ para criança, que se encontra disponível em vários pontos do concelho: Instituição Amigos dos Pequeninos de Silves, Juntas de Freguesia do concelho e Complexo das Piscinas Municipais de Silves.
Relembramos que o Silves Tour é uma atividade que visa promover a prática desportiva e simultaneamente apoiar causas sociais de relevo, permitindo que participantes de todas as idades se reúnam para a prática de atividade física, seja ela realizada a pé ou de bicicleta, e como dia 7 de maio é Dia da Mãe, estará associada a “Mini Mamã” com um programa diversificado de atividades para toda a família.
O Silves Tour está inserido no Calendário Regional de Marcha e Corrida do Algarve do IPDJ, e disponibiliza dois percursos de marcha e corrida de 10,8Km e 7Km, um percurso de bicicleta (guiado) de 17,5Km, e um percurso integrado na Mini Mamã de 2 Km pela Ciclovia do Parque da Cidade de Silves.
A partida do Silves Tour e da Mini Mamã, far-se-á no dia 7 de Maio, pelas 09h30, junto do edifício das Piscinas Municipais de Silves.
A inscrição em qualquer uma das atividades é gratuita, mas de carácter obrigatório para efeitos de seguro desportivo, bem como o uso de capacete é obrigatório no passeio de bicicleta.
 
Programa:
Silves Tour
08h30 - Abertura do Secretariado
09h15 - Cerimónia de entrega do cheque
09h20 – Aquecimento
09h25 - Partida Bicicleta/BTT
09h30 - Partida Marcha e Corrida
09h35- Partida Marcha da Mini Mamã
 
Espaço Mini Mamã
10h00 - Jogos Diversos
10h15 - Aulas de Grupo
 
 
+ info: Sector de Desporto | 282 440 270 (chamada para a rede fixa nacional) | desporto@cm-silves.pt   

Proença-a-Nova | Cento e doze pessoas angariam 206 quilos de alimentos para o Banco Solidário

 
O Intermarché Contact vai doar 206 quilos de alimentos ao Banco Solidário do Município de Proença-a-Nova para serem distribuídos pelas famílias carenciadas do concelho. Para alcançar estes resultados, 112 pessoas pedalaram e caminharam nos equipamentos que foram disponibilizados nesta superfície comercial entre os dias 10 e 14 de abril. A novidade da edição deste ano foi a colocação de uma passadeira, para além de duas bicicletas estáticas, que permitiu ampliar as opções disponíveis: um quilo de alimentos seria doado por cada quilómetro caminhado ou por cada 10 quilómetros pedalados.
Desagregando estes resultados, 57 pessoas escolheram a passadeira, tendo percorrido um total de 127 quilómetros. Na bicicleta, 55 pessoas foram responsáveis por pedalar 794 quilómetros, o que totaliza os 206 quilos de alimentos. Para além da vertente solidária deste evento, os mais rápidos em cada uma das categorias foram premiados com um voucher para utilização dos equipamentos desportivos municipais durante o mês.
Esta iniciativa, cuja primeira edição remonta a 2016, tendo sido apenas interrompida devido à pandemia, tem permitido angariar uma média de 200 quilos de alimentos por ano. Em 2019, o último ano em que foi realizada, 218 pessoas pedalaram por uma causa, batendo o recorde de participações, pedalando 2.122 quilómetros que foram transformados em 212 quilos de alimentos.

Proença-a-Nova | Armadilhas e atrativos para captura da vespa velutina disponíveis na Casa das Associações

 

Os apicultores do concelho de Proença-a-Nova podem levantar, de forma gratuita, uma armadilha e dez atrativos por apiário para intensificar o combate à vespa velutina nesta época do ano. Para tal, o apicultor terá de entregar a declaração de existências do ano anterior, em que se comprova a residência e a localização dos apiários – que também têm de estar no concelho – na Casa das Associações, em Proença-a-Nova, durante o horário de funcionamento (das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30), a partir do dia 24 de abril. Tanto as armadilhas como os atrativos são limitados ao stock existente.

Esta iniciativa do Município, resultante de uma candidatura aprovada no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, pretende contribuir para a redução da vespa velutina, comumente conhecida como vespa asiática. De acordo com os especialistas, a colocação das armadilhas é fundamental para capturar as velutinas fundadoras na primeira fase do seu ciclo de vida a partir de fevereiro, quando surgem as primeiras fontes de néctar. Capturar a fundadora irá impedir a formação de novos ninhos e a posterior destruição de colmeias no período de predação da vespa que decorre entre julho e outubro.
Recorde-se que os serviços municipais foram responsáveis pela destruição, durante 2022, de 62 ninhos de vespa asiática, tendo ainda procedido à sua inserção na plataforma do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) SOS-VESPA.

26 de abril | 16h00 às 17h30 | Auditório H1 da ESAC. Sessão comemorativa do 136º aniversário da ESAC

 A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) assinala, através de uma sessão comemorativa a ter lugar no dia 26 de abril, no Auditório H1, com início pelas 16h00, o seu 136.º aniversário. 
A ESAC perfaz 136 anos no dia 22 de abril de 2023, mas este ano foi escolhido o dia 26 para celebrar a efeméride.
A sessão comemorativa contará com as intervenções do Presidente do IPC, Jorge Conde, do Presidente da ESAC, Rui Amaro e da Presidente da Associação de Estudantes da ESAC, Diana Crisóstomo.
O programa contempla o anúncio da fotografia vencedora do concurso “Estudar (n)a Natureza 2023”, o lançamento do livro “Pessoas não humanas”, cuja apresentação será feita por Leila Rodrigues, bem como um momento de homenagem a trabalhadores da ESAC aposentados, a apresentação dos novos funcionários e referências em memória dos Professores Carlos Ribeiro e Manuel Machado Faria. Culmina com um Porto de Honra.
 
 

Greve dos trabalhadores da ERSUC condiciona recolha de resíduos em Aveiro


A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que devido a um pré-aviso de greve decretado pelos trabalhadores da empresa privada ERSUC S.A. – empresa que detém a exclusividade do tratamento dos resíduos urbanos na Região Centro, incluindo Aveiro – o serviço estará condicionado das 00h00 do dia 24 de abril até às 24h00 de dia 26 de abril de 2023 (segunda, terça e quarta-feira).
Apesar dos serviços mínimos serem assegurados pela empresa ERSUC S.A., em colaboração com a Veolia Portugal S.A., poderá não ser possível a receção de todos os resíduos urbanos indiferenciados recolhidos, pelo que pedimos a compreensão e colaboração dos nossos concidadãos para evitarem a deposição de resíduos nos contentores do lixo e, consequentemente, a acumulação de resíduos na via pública, durante esses três dias. A recolha dos resíduos seletivos (papel, plástico e vidro) está também condicionada por ser gerida diretamente pela ERSUC.
O serviço de tratamento de resíduos irá retomar o seu curso normal no dia 27 de abril, quinta-feira.

Exército em demonstração de paraquedismo este domingo na Feira de Março


No próximo dia 23 de abril, domingo, pelas 16h00, no relvado do Parque de Feiras e Exposições, terão lugar saltos de paraquedas pela Equipa de Paraquedismo do Exército Português "Os Falcões Negros" e pelos paraquedistas do Regimento de Infantaria n.º 10 – Área Militar de São Jacinto.

Esta ação, integrada no programa de animação da Feira de Março, irá contar com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, e do Comandante do RI10, Coronel Almeida Sousa.



Mário Centeno é o convidado de honra nas comemorações do 49.º Aniversário do 25 de Abril em Cantanhede

 

O Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, vai intervir na Sessão Solene Comemorativa do 49.º Aniversário do 25 de Abril em Cantanhede, a convite da presidente da Câmara, Helena Teodósio.
Outro dos momentos altos da cerimónia que vai ter lugar no salão nobre dos Paços do Concelho, a partir das 15h30, é a entrega da Medalha de Ouro da Cidade a Diamantino Miguéis, Rui Crisóstomo e Jorge Catarino. Aprovada pelo executivo camarário, por unanimidade, nos termos da proposta apresentada por Helena Teodósio, e pela Assembleia Municipal, a atribuição da mais alta condecoração da autarquia fundamenta-se no mérito dos serviços prestados ao Município pelos homenageados, na qualidade de presidentes da Câmara Municipal.
As celebrações do 49.º Aniversário do 25 de Abril em Cantanhede terminam com o Concerto da Liberdade, pelo Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz.

Coimbra: Curta-metragem com sobreviventes de cancro é finalista em Festival da OMS

 A curta-metragem “CHOOSE the HEALTHy way” [Escolhe uma vida saudável], do projeto europeu OACCUs - Outdoor Against Cancer Connects Us, é finalista no Festival de Cinema “Saúde para Todos 2023”, da Organização Mundial de Saúde (OMS). Das mais de 780 inscrições submetidas, a OMS selecionou 90 filmes entre os quais esta produção na categoria "Filme muito breve - Prémio Especial".

Em Portugal a produção cinematográfica foi filmada em alguns dos locais mais emblemáticos de Coimbra, cidade que acolhe as três instituições do país parceiras no projeto: a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC).
Pelo quarto ano, o Festival de Cinema “Saúde para Todos" desafiou produtores de vídeos a apresentar trabalhos que destaquem conteúdos relevantes da área da saúde. O projeto OACCUs, co-financiado pela União Europeia (UE), respondeu a este apelo com a produção da sua própria curta-metragem.
“Os filmes são uma forma poderosa de aumentar a consciencialização, melhorar a compreensão e incentivar mudanças positivas de comportamento”, salienta a OMS.
“CHOOSE the HEALTHy way” sensibiliza para os desafios dos jovens sobreviventes de cancro: protagonistas da Grécia, Portugal e Espanha, que sobreviveram ao cancro aos 19, 14 e 23 anos, respetivamente, partilham testemunhos emocionantes de resiliência e superação.
Esta nomeação representa uma oportunidade de aumentar a consciencialização para as necessidades dos jovens sobreviventes de cancro, incentivando-os à adoção de uma vida saudável. Os quatro pilares do projeto - atividade física e desporto ao ar livre, nutrição equilibrada, sustentabilidade e natureza e bem-estar físico e mental – são determinantes para a promoção da saúde e prevenção da recidiva após a doença.
Nas próximas semanas, o júri - que inclui especialistas seniores da OMS e figuras públicas, como a Sharon Stone -, recomendará os vencedores ao diretor-geral desta entidade, responsável pela decisão final. Os vencedores serão anunciados no início de junho de 2023 durante a cerimónia virtual de entrega dos prémios no Festival de Cinema “Saúde para Todos 2023”.
O conceito e a ideia da curta-metragem são da autoria da, também ela, sobrevivente de cancro, Petra Thaller, fundadora e presidente da OAC. A realização coube a Bojan Hadžiabdić e Zoran Kubura, da Bósnia e Herzegovina.
O vídeo, já legendado em português, pode ser visualizado em https://bit.ly/3zFVjCF.
Mais informações sobre o projeto OACCUs podem, também, ser consultadas em https://oac-connect.eu/.

Silves | Integrando as comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril

BENVINDO BARROS “CANTA CABO VERDE” A 29 DE ABRIL NO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO

Benvindo Barros sobe ao palco do Teatro Mascarenhas Gregório no dia 29 de abril, pelas 21h00, onde apresenta o seu projeto “Cantar Cabo Verde”, num concerto que assinala os seus 35 anos de carreira. A entrada é livre.
 
Será, assim, um serão marcado pelas sonoridades e ritmos cabo-verdianos - que contará com a participação especial de um grupo de batucadeiras - com originais sobre as tradições e músicas populares daquele país revisitados por este autor, compositor e letrista.
 
O Município de Silves convida todos a viver Abril em Silves, de 21 de abril a 06 de maio, período durante o qual é proposto um variado leque de atividades para todas as idades,  com teatro, música, poesia, multimédia e cinema; destacando-se o concerto com João Pedro Pais e o espetáculo de Paulo de Carvalho “Voz e Piano”, com o virtuoso pianista cubano Victor Zamora, como dois dos momentos altos destas comemorações.
 
 
+ sobre Benvindo Barros
Benvindo Barros é natural de Cabo Verde, onde nasceu em 1953. Reside em Portugal, desde 1971.
Frequentou a Escola Duarte Costa, em Lisboa, onde se iniciou na aprendizagem de guitarra, decorria o ano de 1972. Já no Porto teve oportunidade de aprender piano com a professora Olívia, onde aprofundou o seu conhecimento ao nível da leitura de pautas musicais e teoria.
Em 1997 lançou o seu primeiro álbum, intitulado “Graças a Deus”; a que se seguiu, em 2005, “Fabateira”, desta feita por terras algarvias. Em 2020 lançou o meu mais recente álbum “Luar di Sperança”.
Benvindo Barros prepara-se para lançar o seu próximo álbum, previsivelmente, no próximo verão.

Fogo em fábrica de Coimbra: dezenas de bombeiros combatem reacendimento

Chamas estão a destruir fábrica Lugrade, unidade industrial de seca de bacalhau. Incêndio tinha sido dado como extinto na quinta-feira à noite.
Dezenas de bombeiros estão esta sexta-feira de manhã a combater um incêndio que reacendeu numa unidade industrial de seca de bacalhau, em Coimbra.
O incêndio, que começou nas arcas frigoríficas e alastrou-se à cobertura, começou na quinta-feira e entrou em resolução ainda no mesmo dia.
As chamas estão a destruir por completo a unidade fabril, que tem mais de 30 anos.
No local, às 10:50, estavam 150 operacionais, apoiados por 46 viaturas.
A empresa revela que o incêndio provocou avultados danos materiais.

SIC Notícias

Um evento que celebra a natureza e as tradições da serra. FESTIVAL “PÉS NA SERRA” EM MAIO NO TERRITÓRIO DAS MONTANHAS MÁGICAS

  Nos dias 6 e 7 de Maio, comunidades de pontos remotos na região das Montanhas Mágicas vão juntar-se para organizar o Festival Pés na Serra, um evento de base comunitária que (também) canta e dança e que tem entrada livre.
Este festival, promovido pela ADRIMAG, tem como objectivo celebrar a natureza, as comunidades das serras e as suas tradições, no cenário das montanhas em Maio, quando estas estão cheias de cores, sendo que, a iniciativa abraçará os sete concelhos das montanhas mágicas, nomeadamente os territórios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

Festival Pés na Serra (chamado Pés na Terra, na edição de estreia, no ano passado) está de volta e traz às Montanhas Mágicas, nomes conhecidos como Tó TripsCelina da Piedade e vários outros artistas nacionais.

Pés na Serra envolve os sete concelhos das Montanhas Mágicas e celebra a natureza, as comunidades da(s) serra(s) e as suas tradições, no cenário inesquecível das montanhas em tempo de Primavera, que estarão vestidas com as suas cores mais bonitas.

A iniciativa cultural apresenta muita música, com espectáculos e bailes tradicionais com Celina da Piedade, Márcia e Tó Trips, entre outros… mas o Pés na Serra é muito mais e há caminhadas e passeios fotográficos em alguns dos cenários mais marcantes das Montanhas Mágicas, oficinas de artesanato e tradições que não podem perder-se, danças do mundo, mercados de produtos locais e biológicos, “vintage” e segunda mão, “land art”, oficinas de cerâmica e macramé, yoga, meditação e “jiu jitsu” ao ar livre, bem como sessões de desenvolvimento pessoal.

E no meio de todas estas actividades e animação, há a possibilidade de as crianças alimentarem os cabritos e as ovelhas dos rebanhos das Serras de Arada e da Freita e de serem pastores por umas horas… e há ainda a vertente ambiental, com sessões sobre o papel dos rebanhos e das abelhas nos ecossistemas, a preocupação face às espécies invasoras e a utilização de madeira e cerâmica nos espaços de refeição, em vez de plástico.

Carlos Oliveira

REALIZADOR JOÃO BOTELHO VEM A SILVES POR OCASIÃO DA EXIBIÇÃO DO FILME “O JOVEM CUNHAL”

 Iniciativa contempla conversa e sessão de autógrafos com o cineasta
Integrando a programação do 49.º aniversário do 25 de Abril, o cineasta português João Botelho marcará presença no próximo dia 25 de abril, pelas 18h00, no Teatro Mascarenhas Gregório, na exibição do filme “O jovem Cunhal”, onde estará à conversa sobre este filme biográfico que relata a vida daquele que é uma das figuras mais emblemáticas da cena política portuguesa. A atividade culimará com uma sessão de autógrafos. A entrada é livre.
 
Será uma oportunidade para conhecer na primeira pessoa e para além da sua obra, João Botelho, cujo percurso conta já com 34 filmes, entre longas-metragens de ficção e documentários, de entre os quais se destacam Conversa Acabada (1981), Um Adeus Português (1985); Tempos Difíceis (1987), Aqui na Terra (1993), Tráfico (1998), A Corte do Norte (2008), Filme do Desassossego (2010), Os Maias (2014), Peregrinação (2017), O Ano da Morte de Ricardo Reis (2020) ou Um Filem em Forma de Assim (2022).
 
O Município de Silves convida todos a viver Abril em Silves, de 21 de abril a 06 de maio, período durante o qual é proposto um variado leque de atividades para todas as idades,  com teatro, música, poesia, multimédia e cinema; destacando-se o concerto com João Pedro Pais e o espetáculo de Paulo de Carvalho “Voz e Piano”, com o virtuoso pianista cubano Victor Zamora, como dois dos momentos altos destas comemorações.
 
 
JOAO BOTELHO NA PRIMEIRA PESSOA
Nasci. Lamego 1949, Escola Primária. Vila Real 1959, Liceu. Coimbra 1967, Faculdade de Ciências. CITAC, Círculo de Artes Plásticas, Cineclube. Crise Estudantil1969, Atividades Políticas. Porto 1971, Faculdade de Engenharia, Cineclube e FEC-ML. Gráficas nas editoras “A Regra do Jogo” e “Afrontamento”. Ilustração para livros de crianças, sobretudo de M.A.Pina. Professor na Escola Técnica de Matosinhos. Lisboa 1974, Escola de Cinema do Conservatório Nacional. Realizador de Cinema a partir de 1977.